Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONJAMAM BR14

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
JAMAM BR14

Description:
JAMAM BR14

Author:
JAMAJ
(Other tests from this author)

Creation Date:
19/11/2018

Category:
Others

Number of questions: 31
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
26 Uma entidade tem $ 320.000 de ativo total ao final de um exercício, no qual obteve lucro de $ 25.000. Se essa entidade tem 55% de participação do capital de terceiros, o seu patrimônio líquido ao final do exercício é (A) $ 25.000,00 (B) $ 119.000,00 (C) $ 144.000,00 (D) $ 176.000,00 (E) $ 295.000,00.
27 De acordo com as normas de Contabilidade vigentes no Brasil, um terreno adquirido por uma entidade e mantido para valorização é classificado no Balanço Patrimonial como (A) investimento (B) ativo circulante (C) ativo imobilizado (D) ativo realizável a longo prazo (E) ativo não circulante mantido para venda.
28 Na nomenclatura de Contabilidade de Custos, uma das classificações, que leva em conta a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade em uma unidade de tempo, segrega os custos e as despesas em fixos ou variáveis. Considerando-se os conceitos de custos e despesas fixas e variáveis, um exemplo de custo variável é (A) aluguel (B) conta telefônica da fábrica (C) mão de obra indireta (D) material direto (E) propaganda.
29 Uma indústria fabrica cinco produtos distintos, cujos custos e preços de venda no último mês estão descritos no Quadro abaixo. Caso a empresa decida descontinuar um dos produtos e utilize o critério da margem de contribuição total, o produto que deve ser descontinuado é (A) CIS (B) GIS (C) KIS (D) MIS (E) XIS.
30 Atualmente existe um consenso, no ambiente empresarial, de que o diferencial da empresa está intimamente ligado ao elemento humano, um fator crítico de sucesso. As organizações procuram estabelecer estratégias que evidenciem sua preocupação com o desenvolvimento de seu pessoal, o reconhecimento relativo ao seu desempenho, dentre outras. As estratégias de recursos humanos e as estratégias da organização, de maneira geral, devem estar correlacionadas. Isso ocorre porque a área de recursos humanos deve (A) estabelecer as diretrizes e a estrutura da organização, para que os empregados possam estabelecer seus planos de desenvolvimento profissional. (B) estruturar primeiramente as estratégias da sua área para que, posteriormente, as estratégias organizacionais sejam estabelecidas. (C) estabelecer as metas e os objetivos para o planejamento estratégico organizacional, em função dos recursos humanos disponíveis. (D) atuar como parceira estratégica da organização, encontrando meios consistentes para contribuir com o seu sucesso. (E) indicar equipes das diversas áreas da empresa para que estas possam implantar as estratégias por ela definidas.
31 Um dirigente de uma empresa está preocupado com seu papel na empresa e com os resultados apresentados, que têm piorado bastante nos últimos meses. Isso tem feito com que ele se questione a respeito de seu estilo de liderança. Para resolver esse problema e melhorar o desempenho de sua organização, ele contratou um consultor que o orientou a adotar um estilo de liderança apoiador, cujas características são: (A) ter preocupação com o bem-estar de seus subordinados, sendo aberto e acessível a eles, tratando-os como iguais. (B) enfatizar a obediência às regras, às metas de desempenho e padrões de comportamento conforme estabelecido. (C) encorajar as discussões em grupo, não consultando os subordinados para tomar as decisões, porém permitindo que os subordinados deem suas sugestões e opiniões. (D) fixar as diretrizes para os subordinados sem a participação destes, providenciando as técnicas e orientação para a execução das tarefas. (E) dar liberdade completa aos subordinados para as decisões do grupo ou mesmo individuais, com a participação mínima do líder.
32 Uma empresa do setor agroindustrial, visando a aumentar a produtividade de seus empregados, resolveu adotar alguns programas institucionais para melhorar a sua relação com eles. Um dos programas utilizados pela empresa, para atingir esse objetivo, foi o programa “Reuniões com a Presidência e Direção”, em que o presidente e a direção da empresa respondiam a perguntas feitas diretamente pelos funcionários. Esse tipo de programa tem como objetivo, na relação da empresa com seus empregados, estabelecer a (A) demissão voluntária (B) avaliação de desempenho (C) competição entre os empregados (D) estrutura de poder (E) comunicação ascendente.
33 Uma empresa que atua prestando assessoria a outras empresas constatou que precisava fazer a gestão de desempenho de seus empregados tendo em vista que era necessário que estes estivessem bem treinados nas atividades realizadas e que se capacitassem cada vez mais para acompanhar os planos de expansão da empresa. Assim, decidiu iniciar um programa de avaliação dos empregados. Para que possa surtir os efeitos positivos esperados pela organização, é necessário que esse programa (A) seja elaborado pelos próprios empregados que definirão quais os critérios e parâmetros pelos quais serão avaliados. (B) tenha seus critérios e parâmetros conhecidos somente pelos superiores hierárquicos porque a avaliação de desempenho é confidencial. (C) realize a avaliação pontualmente quando houver alguma reclamação em relação ao desempenho do empregado. (D) contemple apenas os aspectos técnicos referentes às atividades realizadas pelos empregados. (E) esteja alinhado aos objetivos e metas, ao direcionamento estratégico, missão e princípios existentes na empresa.
34 Uma empresa de projetos tem várias atividades que são compartilhadas por diversas áreas nas quais as equipes dos projetos utilizam as mesmas pessoas que pertencem aos setores funcionais. Isso significa que muitos dos serviços, atividades ou funções são compartilhados por diferentes áreas. Embora essa estrutura exija um nível de confiança mútua, ela possibilita maior versatilidade e otimização dos recursos humanos. A estrutura organizacional utilizada por essa empresa, considerando-se as características apresentadas, é a (A) funcional (B) departamental (C) matricial (D) linear - staff (E) divisional.
35 Uma empresa do setor de tecnologia está buscando um profissional que esteja atualizado com as novas tendências do e-commerce e que conheça bem as melhores práticas em tecnologia estratégica aplicada a esse tipo de negócio. O profissional a ser recrutado deverá, nos últimos três anos, ter trabalhado em empresas que prestam serviços no setor de comércio eletrônico, fazendo assessoria. Assim, a empresa, para atingir seu objetivo, deverá utilizar o recrutamento (A) externo, que possibilita a entrada de novas formas de pensar na organização, permitindo ampliar as competências já existentes. (B) misto, que possibilita o aproveitamento das competências existentes na empresa, sendo um tipo de recrutamento mais rápido. (C) via headhunter, que preenche a vaga existente com base no perfil dos colaboradores da própria empresa, efetuando o treinamento do profissional de acordo com a necessidade. (D) interno, que, embora tenha um custo maior do que os demais tipos de recrutamento, possibilita a motivação dos colaboradores. (E) eRecruitment, que utiliza a intranet e possibilita que todas as áreas da empresa tomem conhecimento da vaga, motivando os colaboradores da empresa, já que não divulga a vaga existente ao público externo.
36 Uma empresa do setor automotivo está estruturando um plano de benefícios para seus empregados, visando a estimular o maior comprometimento no desempenho de suas funções e aumentando, assim, a produtividade. Os benefícios se caracterizam do seguinte modo: (A) constituem-se em meios pelos quais os empregados possam satisfazer as suas necessidades pessoais, e são estritamente de natureza legal. (B) podem ser classificados como legais ou espontâneos e representam uma forma de remuneração indireta. (C) abrangem os fatores assistenciais, visando a prover aos empregados condições de lazer, higiene mental e qualidade de vida. (D) visam a aumentar a rotatividade de pessoal e o absenteísmo, que são fatores fundamentais na produtividade da empresa. (E) devem ser totalmente financiados pela empresa, já que passam a fazer parte da remuneração direta do empregado.
37 Uma empresa do setor de serviços pretende adotar algumas práticas gerenciais visando à motivação de seus empregados. Uma boa prática para motivar os empregados é (A) ter horário de trabalho fixo, estabelecido pelos superiores hierárquicos, porque isso faz com que o empregado saiba exatamente o horário de seu expediente. (B) propor novos desafios nas atividades realizadas pelos empregados, porque isso demonstra a confiança da empresa em sua capacidade. (C) definir equipes de trabalho, considerando os aspectos técnicos e ignorando os aspectos das afinidades, porque, dessa forma, os empregados sabem que todos são igualmente capazes. (D) mudar constantemente prioridades, porque isso estimula o empregado a estar sempre atento às novas formas de trabalho. (E) estabelecer atividades rotineiras, porque estas proporcionam maior segurança aos empregados.
38 No cenário econômico atual, as organizações precisam ter diferenciais em relação aos seus concorrentes. Para que os diferenciais competitivos sejam desenvolvidos, as organizações procuram desenvolver suas competências essenciais ao negócio. As competências essenciais constituem-se no(a) (A) processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada para que os empregados possam executar as atividades que exigem especialização. (B) conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram um diferencial competitivo para as organizações. (C) novo modelo de seleção de pessoal que visa a identificar os melhores profissionais no mercado, dentro do seu setor de atuação para desenvolver práticas de gestão mais eficientes. (D) intensificação da eficiência administrativa, estabelecendo- se princípios e funções específicos, visando à padronização de procedimentos nos moldes do setor de atuação. (E) formação de talentos que se ocupa da especialização e do aperfeiçoamento dos procedimentos, sem considerar os aspectos psicossociais, conforme a abordagem mecanicista.
39 O ambiente organizacional exige que as empresas aprendam rapidamente e que esse processo seja contínuo, de tal forma que a empresa possa desenvolver e reforçar a sua capacidade de desenvolver seu próprio futuro. Existem alguns componentes básicos que caracterizam as organizações de aprendizagem dentre os quais se encontra o(a) (A) sistema fechado (B) trabalho individualizado (C) concepção burocrática (D) abordagem mecanicista (E) visão partilhada construída pela equipe.
40 Dois alunos do curso de Administração estavam conversando sobre os aspectos da cultura organizacional da instituição de ensino na qual estudam. O primeiro disse que a cultura organizacional consiste no conjunto de valores e crenças compartilhados entre o nível estratégico da organização e afirmou que os empregados dos demais níveis organizacionais, por estarem em posição de subordinação, não apresentam aspectos culturais para serem compartilhados na empresa. O segundo aluno explicou que a cultura organizacional abrange, além das normas formais, um conjunto de regras implícitas, que vinculam as atitudes tomadas pelos indivíduos na organização e que essa cultura envolve também um conjunto de pressupostos psicossociais. De acordo com o exposto acima, a análise da conversa entre os dois alunos permite afirmar que (A) ambos os alunos estão corretos em suas explicações sobre a cultura organizacional. (B) ambos os alunos estão errados em suas explicações sobre a cultura organizacional. (C) somente o primeiro aluno está correto na sua afirmação sobre o que constitui a cultura organizacional. (D) somente o segundo aluno está correto em sua explicação sobre os elementos que constituem a cultura organizacional. (E) somente o segundo aluno está errado em sua explicação sobre os elementos que constituem a cultura organizacional.
41 Uma empresa está organizando as informações para iniciar seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos. O consultor que orienta a organização nesse processo estabeleceu alguns elementos fundamentais que devem ser identificados para a elaboração do planejamento estratégico. Na primeira reunião com a equipe da empresa, o consultor solicitou que fossem identificadas as ameaças de novos entrantes. Essas ameaças consistem no(a) (A) estabelecimento do teto de preços imposto no mercado que limita o potencial do setor, havendo maior competição por clientes, em função do número maior de empresas. (B) domínio no mercado de poucas empresas fornecedoras que competem por diferenciação de seus produtos e de sua qualidade, provocando o aumento da competição por clientes. (C) grau de competitividade do mercado que é avaliado com base na capacidade de as empresas entrarem no mesmo mercado e concorrerem por clientes. (D) desempenho das empresas de um setor através da elevação dos preços ou da redução da qualidade, ocasionando um aumento na concorrência. (E) capacidade de os clientes forçarem os preços para baixo, exigindo melhor qualidade e jogando os concorrentes uns contra os outros, ameaçando a competitividade da empresa.
42 O ambiente organizacional constitui-se de vários elementos em função das relações estabelecidas pela empresa com o ambiente em que atua. Dessa forma, pode-se subdividir esse ambiente, sob uma perspectiva mais geral, em três partes distintas, quais sejam: (A) a estrutura organizacional, que representa os níveis hierárquicos existentes na organização; os recursos humanos, que se constituem na força de trabalho que executa as atividades operacionais; e a tecnologia que a empresa utiliza nos seus processos produtivos e em seus sistemas gerenciais. (B) os níveis hierárquicos, que definem o poder decisório e o grau de autonomia dos empregados; o corpo gerencial, que é quem executa o plano estratégico da empresa, atuando como elemento motivador da força de trabalho; e a tecnologia, que representa o maquinário e equipamentos utilizados pela empresa em seus processos produtivos. (C) o ambiente interno, que inclui os fatores que sofrem um controle mais interno e direto da organização; o ambiente das tarefas, que se constitui nos fatores que interagem diretamente com a organização; e o ambiente externo, que inclui os fatores que podem influenciar as decisões estratégicas da organização. (D) os fornecedores, que representam os insumos do processo produtivo da organização; os clientes que adquirem as saídas do processamento realizado, estabelecendo a relação da empresa com o mercado; e os concorrentes que representam o ambiente macroeconômico no qual a empresa atua. (E) a dimensão social, que representa o mercado no qual a empresa opera; a dimensão tecnológica, que abrange os métodos de trabalho e maquinário e equipamentos utilizados pela empresa em seus processos produtivos; e a dimensão legal, que é o fator de restrição para a operação da empresa.
43 Uma empresa do setor de energia, que deseja ampliar a sua participação no mercado, precisa identificar suas forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e concorrentes que existem e que se constituem em desafios que deverão ser aproveitados ou enfrentados pela empresa, em função de seu objetivo. Um desses tipos de desafios está adequadamente descrito da seguinte forma: (A) as oportunidades são elementos do microambiente no qual a empresa atua e se refere às suas competências. (B) as forças se referem ao mercado e aos seus atores, que se constituem em elementos que pressionam a empresa. (C) as ameaças são os aspectos externos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva da empresa. (D) as fraquezas se referem às empresas que atuam no mesmo setor e mercado, mas que não são concorrentes dessa empresa do setor de energia. (E) os concorrentes são as empresas dos diversos setores da economia que apresentam as melhores práticas do mercado.
44 Uma empresa do setor de alimentação oferece ao mercado diversos produtos, porém tem observado que, nos últimos anos, o consumidor tem alterado seu padrão de consumo, buscando adotar uma postura mais consciente, em relação aos produtos que adquire, agregando à dieta alimentos mais saudáveis e incluindo produtos com menor conteúdo de gorduras e calorias. Para aproveitar essa oportunidade e conseguir maior fatia de mercado, a empresa decidiu segmentar o mercado. Essa segmentação de mercado tem como objetivo (A) reduzir o número de produtos ofertados ao mercado, restringindo o público-alvo, visando a aumentar o preço dos produtos. (B) identificar as características principais dos produtos comercializados pela empresa para limitar sua atuação no mercado. (C) classificar os tipos de produtos que são produzidos pela empresa para determinar a missão e os objetivos da organização que são divulgados no mercado. (D) subdividir o mercado maior em grupos menores, chamados de segmentos, que se tornam os mercados-alvo. (E) dar subsídios para que, após essa segmentação, seja feita uma pesquisa de mercado visando à identificação do público-alvo dos produtos ofertados pela empresa.
45 Uma empresa, preocupada em conquistar maior fatia de mercado, contratou um consultor para elaborar sua estratégia de marketing. Ele disse que seria necessário elaborar um plano de ação para que a empresa pudesse alcançar o sucesso desejado. Ele também orientou a organização no que se relaciona à necessidade de compreender o ambiente mercadológico em que a empresa está inserida. Nessa orientação, o consultor explicou a necessidade de utilizar um conjunto de ferramentas para que a empresa possa alcançar seus objetivos de marketing. Constitui-se uma ferramenta de marketing (A) 2 C – Competência e Competitividade (B) 3 M – Mercado, Marca e Mix de Marketing (C) 4 P – Produto, Preço, Promoção e Praça (D) 5 S – Strategy, Sales, Support, Strengths e Supply (E) 5W2H – What, Why, Where, When, Who, How e How much.
46 O setor de serviços hoje tem grande representatividade no mercado de trabalho e também na economia de muitos países. O processo de produção de um serviço é caracterizado como aberto porque tem um alto grau de interação com os clientes. Além disso, ele apresenta algumas características que o diferenciam de produto. Constitui-se em característica do serviço a seguinte propriedade: (A) intangibilidade, que é a padronização de processos na prestação de serviços de tal forma que o cliente possa perceber a uniformização no seu atendimento. (B) inseparabilidade, que é a mensuração do desempenho com pesquisa com clientes e utilização de canais de sugestões e reclamações, unindo a empresa e o cliente. (C) variabilidade, que é a utilização de ferramental, para mostrar a seus clientes que seus serviços são de qualidade, acrescentando evidências físicas a suas ofertas abstratas. (D) personalização, uma vez que os funcionários que prestam os serviços se mostram satisfeitos no atendimento aos clientes, possibilitando a continuidade no pós-venda. (E) perecibilidade, uma vez que não podem ser armazenados para venda ou uso posterior.
47 Uma empresa do setor automobilístico pretende aumentar a sua participação no mercado, em 10% nos próximos 5 anos e, para isso, fez um levantamento referente aos principais problemas existentes na relação da empresa com os seus clientes. Para ajudar nesse processo, a empresa implantou um CRM cujo objetivo primordial é (A) fazer uma análise do poder de compra do cliente e do crescimento do mercado consumidor. (B) estabelecer a correlação de causa e efeito relativa a reclamações dos clientes. (C) melhorar os processos relativos à área comercial, desde a fase do planejamento de vendas. (D) intensificar a comercialização dos produtos da empresa através do comércio eletrônico. (E) buscar a satisfação total do cliente visando à antecipação de suas necessidades e desejos.
48 Uma empresa do setor industrial quer melhorar sua imagem no mercado e, para isso, estabeleceu algumas diretrizes que visam a mostrar aos seus clientes e ao público, em geral, seu compromisso com a sociedade e com a preservação do planeta. Para que a empresa possa mostrar ao público seu compromisso com a responsabilidade social, ela deverá adotar, dentre outras, a seguinte ação: (A) utilizar recursos não renováveis em detrimento dos recursos renováveis em seu processo produtivo. (B) respeitar a diversidade humana e cultural dos colaboradores somente no país em que deseja melhorar sua imagem. (C) desconsiderar a inserção das comunidades locais nas atividades da empresa, preservando a sua cultura. (D) promover princípios do trabalho decente e da não discriminação em suas operações e nas relações com os públicos de interesse. (E) admitir, no seu corpo de funcionários, menores que estejam em situação de risco, para que possam sustentar- se.
49 As empresas adotam várias práticas corporativas que buscam melhorar o relacionamento com seus empregados, o aumento da sua eficiência e a competitividade, dentre outros objetivos. Uma dessas práticas, especificamente, tem como objetivo estimular o ambiente interno da organização, promovendo maior comprometimento de todos e o fortalecimento dos laços internos. Essa prática é o(a) (A) Responsabilidade social (B) Governança corporativa (C) Gerenciamento de qualidade (D) Geração de valor (E) Endomarketing.
50 Um profissional recém-contratado para a área de materiais de uma empresa do setor industrial mecânico, tem como primeira atividade estabelecer a classificação dos materiais existentes na empresa. Ele sabe que existem várias formas de classificação de materiais e que esta deve ser feita de acordo com a similaridade das características dos produtos. Estão classificados adequadamente os seguintes materiais: (A) Produtos acabados — são os materiais que não devem existir em estoque e para os quais não existem critérios de ressuprimento automático. (B) Materiais de importância operacional — são os materiais imprescindíveis ao funcionamento da empresa. (C) Materiais de estoque — são materiais de demanda imprevisível para os quais não são definidos parâmetros para o ressuprimento automático. (D) Materiais de não estoque — são materiais que estão sendo processados ao longo do processo produtivo da empresa. (E) Materiais críticos — são os materiais que poderão ser recondicionados, fabricados internamente ou comprados.
51 As empresas de diferentes portes se utilizam de sistemas de informações gerenciais (SIG), com o objetivo de melhorar a qualidade de suas decisões. Um SIG é um(a) (A) sistema que tem como objetivo gerar informações para a resolução dos problemas organizacionais e a preparação da empresa para aumentar a sua competitividade no mercado. (B) sistema operacional que tem como objetivo centralizar as informações no nível institucional da organização. (C) sistema formado pelas informações do mercado e aquelas de natureza comercial da empresa, visando a decisões que assegurem a variabilidade da eficiência da empresa. (D) ferramenta gerencial, com base na tecnologia da informação, que permite a empresa controlar as variáveis do mercado no seu processo decisório. (E) plataforma tecnológica que propicia a extração de relatórios para acompanhar o processo produtivo e as vendas da empresa.
52 Uma empresa do setor de varejo quer executar o seu plano de vendas, que foi elaborado com base no planejamento realizado pelo diretor de vendas. Para a elaboração desse plano de vendas, foi necessário avaliar o potencial de mercado, que é (A) a capacidade do mercado, de determinada área geográfica ou de um ramo de atividade, em absorver um determinado produto ou serviço. (B) a divisão do mercado em grupos de clientes com necessidades e preferências semelhantes, permitindo determinar o volume de vendas. (C) o recolhimento de informações a respeito do mercado em que a empresa atua, dos concorrentes e dos fornecedores. (D) um processo de análise e identificação de grupos de clientes com necessidades e preferências homogêneas. (E) uma análise microeconômica referente à lealdade à marca, que fixa o mercado em que a empresa atuará. .
53 Uma empresa que atua no mercado varejista implementou um sistema de gestão da qualidade visando à melhoria de seus processos. Para verificar se as rotinas desse sistema foram efetivamente implementadas e estão sendo realizadas segundo as políticas definidas, a empresa adotou uma ferramenta de gestão que é baseada na criação de equipes que farão a verificação in loco dos registros das atividades efetuadas referentes aos diversos processos da organização, segundo parâmetros estabelecidos previamente. Nesse contexto, a ferramenta de gestão utilizada pela empresa para atingir seu objetivo é a(o) (A) auditoria interna (B) sistema de comunicação interna (C) diagrama de Ishikawa (D) brainstorming (E) diagrama de causa e efeito .
54 Uma empresa do setor de tecnologia da informação tem muitos clientes e está em franca expansão de seus negócios. Buscando otimizar seus recursos, decidiu operar segundo os princípios do gerenciamento de projetos, considerando cada um de seus contratos como um projeto. Um projeto caracteriza-se por ser um (A) evento de conclusão de cada etapa de um conjunto de atividades. (B) evento temporário com um objetivo predeterminado e bem definido. (C) conjunto de processos, documentos e regras para o desenvolvimento do trabalho. (D) conjunto de tarefas rotineiras de operação normal da empresa. (E) conjunto de documentos, protótipos e intangíveis relacionados a uma atividade.
68 No âmbito empresarial, umas das principais saídas resultantes do processo de orçamento empresarial são os planos orçamentários gerados. O plano que, por regra, direciona a construção dos demais planos e um exemplo de setor onde as empresas integrantes fugirão a essa regra são, respectivamente, (A) plano de custos indiretos de produção; setor de varejo (B) plano de vendas; setor de petróleo (C) plano de mão de obra direta; setor governamental (D) plano de materiais; setor de construção (E) plano de despesas comerciais; setor de mineração .
69 A abordagem orçamentária beyond budgeting é relativamente recente e vai de encontro à abordagem orçamentária tradicional das empresas. Uma característica marcante da abordagem beyond budgeting é (A) apresentar metas inflexíveis. (B) relacionar remuneração de executivos com atingimento de metas. (C) gerar confiança no provimento de recursos quando necessários. (D) desestimular equipes a assumirem riscos. (E) possuir um processo decisório centralizado.
Report abuse Consent Terms of use