Jamam cap09

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Jamam cap09

Description:
JAMAM CAP09

Author:
jamaj
(Other tests from this author)

Creation Date:
11/06/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Comunicação - 1 de 3 Assistiu o vídeo? Não assistiu o vídeo?.
1. (Cespe/Cespe/ MPU / Anal. administrativo/2010) A comunicação constitui atividade que demanda grande parte da atenção de quem ocupa cargo gerencial. Certo Errado.
2. (Cespe/Cespe/ MPU / Anal. administrativo/2010) A ordem é um exemplo típico de comunicação colateral no processo organizacional. Certo Errado.
3. (Esaf/ Receita Federal/Analista/2009) Sobre o tema ‘comunicação organizacional’, é correto afirmar que: a) tanto o emissor quanto o receptor são fontes de comunicação; b) redigir com clareza é condição suficiente para que a comunicação seja bem-sucedida; c) quando operada em fluxo descendente, a comunicação é considerada formal; d) a comunicação informal deve ser evitada e desprezada; e) o uso do melhor canal disponível elimina a ocorrência de ruídos.
4. (FGV/Badesc/Analista adm./2010) As alternativas a seguir apresentam exemplo de comunicação eficaz, à exceção de uma. Assinale-a. a) O significado da mensagem é consistente. b) Há consequências após a comunicação. c) O canal de comunicação não tem ruído. d) O destinatário fornece retroação ao emissor. e) A comunicação é totalmente completada.
5. (Esaf/ MPOG / EPPGG/2009) Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que: a) a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos; b) em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna; c) o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados; d) a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência; e) por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.
6. (Cespe/Cespe/TJCE /Técnico adm./2008) O excesso de mensagens enviadas aos destinatários e o uso de linguagem rebuscada por parte do emissor tendem a provocar ruídos no processo de comunicação organizacional. Certo Errado.
7. (FCC/Arce/Analista reg./2006) Na linguagem verbal há habilidades de comunicação codificadoras e decodificadoras. São decodificadoras as habilidades de: a) leitura e audição; b) escrita e a palavra; c) leitura e escrita; d) audição e a palavra; e) leitura e a palavra.
8. (Cespe/Cespe/ TCU/ ACE/Educação corp./2007) A utilização da internet deve ser incentivada na organização, por ser um canal de comunicação de grande e fácil alcance e que se aplica a qualquer tipo de informação que a organização necessita disseminar. Certo Errado.
9. (FCC/TJ/AP/Analista adm./2009) No intuito de melhorar a comunicação interpessoal e intergrupal numa organização de grande porte deve-se: a) aperfeiçoar os fluxos descendentes e formais de comunicação escrita para melhorar a imagem da direção; b) centralizar os fluxos ascendentes e informais de comunicação oral visando elevar o controle gerencial; c) estimular os fluxos horizontais de comunicação informal e oral entre todos os funcionários em torno de metas e projetos; d) incentivar a comunicação formal e escrita entre os altos dirigentes dos setores de Marketing e RH; e) reduzir os fluxos laterais de comunicação formal e informal para impedir as chamadas “centrais de boatos”.
10. (FCC/Defensoria/SP/Administrador/2010) Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas a seguir. I. Para ser efetivo o feedback deve ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação. II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão. III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos o emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo. IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas. V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização. Está correto o que se afirma APENAS em a) II e V; b) I, III e V; c) I, II e V; d) III, IV e V; e) II, III, IV e V.
11. (Cespe/Cespe/ MPU / Anal. administrativo/2010) Um dos obstáculos à comunicação no processo organizacional é a avaliação prematura da mensagem pelo receptor. Certo Errado.
12. (Cespe/TRT-16/Técnico/2005) Karen, técnica judiciária, trabalha no setor de telefonia do TRT e tem entre suas atribuições a atividade de prestação de informações acerca da tramitação de processos no tribunal. Karen é muito atenciosa e criteriosa e se excede ao dar os esclarecimentos solicitados; ela explica várias vezes o mesmo assunto para que o cliente possa entender bem a sua resposta. Nessa situação, a conduta de Karen, na sua comunicação com o público, é bastante eficiente. Certo Errado.
13. (FCC/Bacen/Analista/2005) Na Teoria da Comunicação, um dos pontos de maior importância é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o receptor. Trata-se de: a) empatia; b) efetividade; c) atitude; d) feedback; e) diretividade.
14. (Cespe/TCU/ACE/2008) A comunicação no serviço público está sujeita a algumas falhas caracterizadas pelos autores como distorção, quando, por exemplo, as chefias não transmitem a orientação necessária à realização das tarefas atribuídas ao servidor, ou, então, como omissão, quando a quantidade de informações transmitidas excede a capacidade do destinatário de processá-las adequadamente. Certo Errado.
15. (Cespe/TRE-AL/Técnico/2004) Muito utilizada em tarefas complexas, devido a seu perfil de descentralização, a comunicação formal tem sido cada vez mais utilizada em organizações que passam por processos de flexibilização organizacional. Certo Errado.
16. (Cespe/TRE-AL/Técnico/2004) A comunicação é capaz de influenciar os indivíduos na busca dos objetivos organizacionais e fazer com que eles se comprometam com a organização. Certo Errado.
17. (FCC/Bahiagas/Administrador/2010) No processo de comunicação, a percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida é denominada: a) codificação; b) feedback positivo; c) decodificação; d) tautologia; e) resposta.
18. (Cesgranrio/Eletrobras/Administrador/2010) Uma adequada gestão de pessoas envolve uma cuidadosa seleção de canais de comunicação e relacionamento com colaboradores. Os canais de comunicação podem ser hierarquizados em função de sua capacidade quanto a • lidar com múltiplos sinais, simultaneamente; • facilitar um feedback rápido de via dupla; • estabelecer um foco pessoal para a comunicação. O(s) canal (ais) de comunicação que atende(m) adequadamente às três capacidades de transmissão de informações é (são): a) conversa ao telefone; b) conversa face a face; c) e-mail e intranet; d) relatórios e boletins; e) memorandos e cartas.
19. (Cespe/Previc / Anal. Administrativo/2011) A comunicação, base de qualquer processo administrativo em uma organização, influencia fortemente a imagem institucional, por isso deve compor o planejamento estratégico da organização. Certo Errado.
20. (Esaf/ AFC CGU – Desen. inst./2008) A comunicação é um exercício de mútua influência presente nas relações humanas de toda ordem. Nas organizações, assume vital importância para que metas e objetivos sejam atingidos. Selecione a opção que expressa corretamente conceitos, elementos, barreiras ou tipos de comunicação nas organizações. a) A escolha do canal, características pessoais, coerência entre o tom de voz e a comunicação verbal podem ser barreiras de comunicação presentes no receptor. b) A reunião é um mecanismo de comunicação organizacional que, além de conteúdo claro, deve ser conduzida de olho nas tarefas e nos relacionamentos. c) A decodificação de uma informação está sujeita a filtros por parte do emissor, que seleciona, avalia, interpreta e decide o uso que fará da mensagem. d) Informar, esclarecer, comandar, avaliar desempenhos e situações, motivar e persuadir são alguns dos requisitos de uma boa comunicação. e) Os canais de comunicação informal, nas organizações, podem ser verticais – descendentes e ascendentes – ou horizontais.
(Cespe/ MPU /Técnico administrativo/2010) Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados. Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional. 21. Ao coletar as informações para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular. Certo Errado.
(Cespe/ MPU /Técnico administrativo/2010) Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados. Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional. 22. Para atender às demandas mais instáveis e urgentes da organização, Paulo deve utilizar a rede formal de comunicação. Certo Errado.
23. (Cespe/MS/Administrador/2010) A organização não governamental (ONG) Viver com Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional. A partir da situação hipotética, julgue o item a seguir com relação ao processo organizacional. Considere a seguinte situação hipotética. No final da segunda etapa do programa Saúde Bucal nas Escolas, a presidência da ONG Viver com Saúde decidiu fazer um churrasco, aproveitando a proximidade das festas de final de ano para comemorar a superação da meta anual do programa em 200%. Seu presidente encaminhou convites para cada chefia dos variados departamentos, solicitando que repassassem o convite para os seus subordinados. Nessa situação, o convite para o churrasco é considerado uma comunicação informal e vertical, pois foi realizado entre níveis diferentes, mas de uma mesma área de atuação. Certo Errado.
24. (Cespe/ TCU/ ACE/Educação corp./2007) Além de fornecer a informação de que as pessoas necessitam para realizar o seu trabalho, a comunicação pode auxiliar a organização a controlar o comportamento dos membros da equipe, além de motivá-los para o trabalho e possibilitar a catarse de suas emoções. Certo Errado.
25. (Cespe/ TCU/ ACE/Educação corp./2007) A organização deve estimular as redes informais de comunicação porque, por meio delas, pode fortalecer as relações entre as equipes e tornar o processo de comunicação mais variado e mais bem administrado pelos gestores. Certo Errado.
26. (Cespe/ TJCE / Técnico adm./2008) É necessário que o processo de comunicação organizacional se dê pelos canais formais estabelecidos, mas os canais informais de comunicação que preexistem ou que podem se formar na organização devem ser considerados nesse processo. Certo Errado.
27. (Cespe/ TJCE / Técnico adm./2008) No contexto organizacional, o processo de comunicação grupal tem como objetivos a troca de informações e a coordenação das atividades entre os membros do grupo. Certo Errado.
28. (Cespe/ TRT-16/Técnico/2005) Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência. A qualidade do trabalho de Jorge é mais influenciada pela apresentação e higiene pessoal que pela habilidade de comunicação verbal, pois este é um atributo dispensável à sua função. Certo Errado.
29. (Cespe/ TRT-16/Técnico/2005) Daniel, técnico judiciário do TRT, é responsável pela realização de contatos ascendentes e descendentes, internos e externos do tribunal. Para cumprir bem suas atribuições, Daniel pode fazer uso de vários canais de comunicação. Nessa situação, a seleção do canal a ser utilizado por Daniel independe do tipo de mensagem a ser transmitida, mas tem de considerar as características do receptor e a disponibilidade do canal. Certo Errado.
30. (Cespe/ TRT-16 / Técnico/2005) Considere a seguinte situação hipotética. Albertino, servidor público, ao se comunicar com seu chefe, manipula as informações para que elas sejam mais bem aceitas por ele. Nessa situação, Albertino está prejudicando sua comunicação com o chefe, pois está colocando uma barreira interpessoal no processo de comunicação com ele. Certo Errado.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.