Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONJAMAM CAP12

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
JAMAM CAP12

Description:
JAMAM CAP12

Author:
jamaj
(Other tests from this author)

Creation Date:
15/06/2018

Category:
Others

Number of questions: 45
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Gerenciamento de Processos - 1 de 4 Assistiu o vídeo? Não assistiu o vídeo?.
Gerenciamento de Processos - 2 de 4 Assistiu o vídeo? Não assistiu o vídeo?.
Gerenciamento de Processos - 3 de 4 Assistiu o vídeo? Não assistiu o vídeo?.
Gerenciamento de Processos - 4 de 4 Assistiu o vídeo? Não assistiu o vídeo?.
1. (FGV/SAD /PE/APOG/2008) Assinale a alternativa que não corresponda à definição de um processo. a) Conjunto definido de passos para a realização de uma tarefa. b) Grupo de atividades realizadas em uma sequência lógica. c) Ordenação ad hoc de atividades. d) Qualquer atividade que recebe um input, adiciona valor e fornece um output. e) Estrutura de ação.
2. (Cespe/TCDF/ACE/2012) De acordo com a abordagem por processos, o fato de um auditor procurar reduzir os custos financeiros dos insumos envolvidos no desenvolvimento de suas atividades de fiscalização constitui um exemplo de auditor que busca melhorar a cadeia de valor do seu processo de fiscalização. Certo Errado.
3. (Cespe/Ceturb-ES/Administrador/2010) Os fluxogramas da empresa contribuem para uma gestão de processos de qualidade. Certo Errado.
4. (Cespe/TCDF/ACE/2012) A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar reduzir os preços de compra, visando negociar de forma que seja mais vantajosa para si do que para seus fornecedores. Certo Errado.
5. (Cespe/Ceturb-ES/Administrador/2010) A reengenharia de processos objetiva a redução do número de colaboradores por meio do redesenho dos fluxos processuais do empreendimento. Certo Errado.
6. (FCC/TJ-AP/Analista/2009) ISO 9000: a) é um conjunto de normas que só podem ser utilizadas por empresas grandes de caráter industrial; b) é um pacote de softwares orientado para implantação de sistemas de qualidade em empresas do setor de informática; c) confere qualidade a um produto (ou serviço), garantindo que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características; d) fornece um certificado segundo o qual o produto avaliado terá maior qualidade que um outro similar sem a certificação; e) diz respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por essa empresa.
7. (Esaf/ MPOG / EPPGG/2009) Sobre o tema “gerenciamento de processos”, é correto afirmar que: a) a partir da estratégia, a organização deve identificar seus processos críticos, gerenciando-os com base em um enfoque de sistema aberto; b) os esforços de mapeamento devem ser abrangentes, de modo a permitir uma completa varredura em todos os processos da organização; c) um bom mapeamento de processos decorre de se saber que a abordagem vertical é mais importante que a abordagem horizontal; d) todos os processos organizacionais devem ser otimizados, mesmo aqueles que não agregam valor; e) considerado um fim em si mesmo, o mapeamento de processos é mais importante que o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos.
8. (Esaf/CVM/Analista2010) Entre as dez mudanças frequentes que ocorrem nas empresas com a reengenharia dos processos, temos: a) as unidades de trabalho mudam, passando de equipes para departamentos; b) os critérios de promoção mudam de desempenho individual para desempenho grupal; c) as estruturas mudam de hierárquicas para pessoais; d) a preparação dos empregados para o serviço muda, deixando de ser treinamento para ser instrução; e) os serviços das pessoas mudam, passando de tarefas simples para trabalhos multidimensionais.
9. (Cespe/FUB/Engenheiro/2011) O conjunto de normas ISO 9000 representa uma espécie de consenso internacional a respeito das boas práticas de administração da qualidade. Certo Errado.
10. (Cespe/Min. Esporte/Administrador/2008) Uma das principais práticas da reengenharia organizacional é a eliminação das barreiras funcionais, por meio da reorganização das atividades em processos. Certo Errado.
11. (FCC/Bahiagas – Administrador/2010) Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes é denominado: a) processo; b) ciclo PDCA; c) kaizen; d) fluxograma; e) just-in-time.
12. (Cespe/Ibram/Administrador/2009) Pode-se considerar como processo organizacional o conjunto de atividades, mesmo que não relacionadas entre si, que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas) que têm valor para um grupo específico de clientes. Certo Errado.
13. (FCC/Infraero/Administrador/2009) São objetivos da gestão por processos: a) simplificar processos, condensando ou eliminando atividades que não acrescentam valor, e adotar um enfoque pontual dos negócios da organização; b) elevar sensivelmente a produtividade, com eficiência e eficácia, e aumentar o valor do produto ou serviço na percepção do cliente; c) determinar metas de longo prazo e adotar cursos de ação e alocação de recursos necessários à consecução dessas metas, além de estabelecer um plano mestre que especifique como a organização alcançará suas metas; d) organizar as atividades em função das tarefas e não das saídas de um processo, como acontece em organizações tradicionais, e reduzir níveis hierárquicos para facilitar a implementação de uma estrutura matricial; e) identificar os responsáveis ou líderes dos processos, para eliminar a necessidade de pontos de controle, e adotar um enfoque sistêmico dos processos.
14. (Esaf/ ANA / Analista adm./2009) A Gestão de Processos envolve o mapeamento e a análise para a melhoria de processos organizacionais. Entre as opções a seguir, selecione a incorreta. a) A modelagem de processos é feita por meio de duas grandes atividades intituladas As is e To be. b) A fase inicial da modelagem de processos tenta, entre outros objetivos, entender o processo existente e identificar suas falhas. c) O redesenho de um processo é executado na fase As is do mapeamento. d) A melhoria contínua é uma das metodologias de racionalização de processos. e) A metodologia de inovação de processos caracteriza-se por ser uma abordagem radical de melhoria de processos.
15. (Cespe/ – MPS – Administrador/2010) Um fluxograma dentro de uma organização mostra como se faz o trabalho e analisa problemas cuja solução é compatível com o exercício de uma administração racional. Trata-se da representação gráfica sequencial de um trabalho, caracterizando as operações e os responsáveis pelo processo. Certo Errado.
16. (Cespe/MPS/Administrador/2010) O estudo de processos críticos na organização tem o objetivo de assegurar a fluidez da movimentação entre pessoas e unidades da organização, estabelecendo limites de decisão que permitam o aumento da eficácia e da eficiência dessas ações sistemáticas. Certo Errado.
17. (Cespe/TJ-ES/Analista/2011) Em razão de enfatizar o cliente, uma das principais características da reengenharia consiste na adoção de mudanças radicais em processos e produtos da organização. Certo Errado.
18. (Esaf/MTE/ – AFT/2006) Indique a opção que corresponde corretamente à frase a seguir: “É o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho.” a) Trata-se da definição de processos de qualidade. b) Trata-se de princípios que norteiam a busca de maior eficácia. c) Trata-se da definição de reengenharia. d) Trata-se de características de um processo de responsabilidade social. e) Trata-se da definição de produtividade.
19. (Esaf/MTE/ AFT/2003) Um dos pontos-chave da reengenharia é repensar de forma fundamental e reprojetar radicalmente os processos para conseguir melhorias drásticas. Indique a opção que expressa corretamente a ideia contida nessa afirmativa. a) Diminuição drástica dos postos de trabalho. b) Terceirização dos serviços não essenciais ao negócio da organização. c) Fusão de unidades organizacionais e de empresas. d) Requalificação da mão de obra na busca de empregabilidade. e) Análise dos clientes, insumos, informações e produtos.
20. (FCC/TJ/AP/Analista adm./2009) Quando uma organização decide realizar o método de reengenharia, ela precisa em primeiro lugar: a) avaliar os métodos de engenharia empregados em sua rotina de processos; b) repensar radicalmente os processos utilizados e os resultados alcançados; c) racionalizar os processos de compra para economizar recursos financeiros; d) formular novos produtos e serviços demandados pelos clientes; e) analisar e comparar seus produtos e serviços com os dos líderes do mercado.
21. (FCC/PGE/RJ/Auditor/2009) “Uma empresa descobriu que sua concorrente utilizava cinco vezes menos empregados para operar o seu departamento de contabilidade de forma eficiente. A solução apresentada pelos consultores foi: ‘jogar fora’ os atuais processos e começar de novo, utilizando o poder da moderna tecnologia da informação para redesenhar completamente os processos, de forma a alcançar profundos melhoramentos na sua performance.” O método gerencial escolhido pelos consultores foi: a) o Empowerment; b) a Reengenharia; c) o Balanced scorecard; d) a Qualidade Total; e) o kaizen.
22. (FCC/TCE/RO/Auditor/2010) Quando aplicada aos processos de reforma da gestão pública, a reengenharia tem como objetivo: a) transformar radicalmente a cultura das organizações, apoiando-se numa visão integrada que vincula mudanças estruturais e mudanças comportamentais; b) reestruturar os processos organizacionais, enfatizando a centralização e a especialização funcional; c) redefinir a estrutura departamental das organizações, preservando os conflitos e as polarizações existentes entre eles; d) descentralizar a gestão do conhecimento tácito das organizações, visando uma maior interação entre direção e estruturas operacionais; e) introduzir continuamente mudanças organizacionais visando a redução de custos, a racionalização dos recursos humanos e a maior eficiência das organizações.
23. (FCC/ISS-SP/AFTM/2007) Constitui princípio basilar do conceito original de reengenharia: a) o estabelecimento de alianças estratégicas para segmentação do mercado; b) o drástico enxugamento do quadro de pessoal; c) a fusão de estruturas e eliminação de redundâncias; d) a radical redefinição dos processos em base zero, conhecido como princípio da “folha em branco”; e) a terceirização em larga escala.
24. (FGV/Sefaz/RJ/Auditor/2009) Com relação aos processos organizacionais, analise as afirmativas a seguir. I. Os processos organizacionais envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia. II. Os processos organizacionais não afetam aspectos relacionados à capacitação das empresas. III. Os processos organizacionais são realizados de diversas maneiras com resultados diferentes em termos de custo, valor, serviço ou qualidade. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta; b) se somente a afirmativa II estiver correta; c) se somente a afirmativa III estiver correta; d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas; e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
25. (FGV/Senado/ Analista adm./2008) A gestão de processos (ou gestão por processos) é hoje uma realidade concreta e desejada por organizações em todo o país. A utilização de fluxogramas é antiga no mundo das organizações no país. Já nas décadas de 1950 e 1960 surgia o fluxograma como um instrumento útil no estudo e na ação das organizações. Contudo, o uso de fluxogramas na atual gestão de processos sofre restrições. Uma dessas restrições é: a) ter uma simbologia incompatível com a moderna gestão de processos, por serem compostos por um número expressivo de símbolos que poucos benefícios trazem, em geral, aos gestores; b) o fato de que os modernos manuais virtuais tornaram o fluxograma um instrumento obsoleto quando se deseja compreender o fluxo de pessoas e papéis num dado momento; c) a natural dificuldade que funcionários de apoio têm na interpretação dos símbolos típicos dos fluxogramas; d) o fato de que não existe gestão de processos com a simples aplicação do fluxograma, pois ele apenas registra, na maioria dos modelos de fluxogramas, um único processo, e raramente menciona alguma correspondência com outros processos; e) que, curiosamente, consultores e gestores têm certa aversão aos fluxogramas porque, em geral, eles apresentam longas rotinas que dificultam sua pronta análise e imediata simplificação.
26. (FGV/Senado/ Analista adm./2008) Como forma de mudança organizacional, a reengenharia de processos se caracteriza pela drástica mudança em muitas estruturas e sistemas. Segundo Thomas Davenport (1994), a mudança baseada na reengenharia de processos deve ser compreendida em termos de certas características, dentre as quais não se destaca: a) magnitude geral da mudança necessária; b) nível de incerteza quanto aos resultados da mudança; c) amplitude da mudança nas e entre organizações; d) nível de penetração necessária das atitudes e comportamentos individuais; e) irrelevância do processo de mudança.
27. (Cespe/MPU/Anal. administrativo/2010) Os processos organizacionais prescindem de alinhamento com a estratégia da organização. Certo Errado.
28. (Cespe/MPU/Anal. administrativo/2010) A gestão organizacional com base em processos pressupõe a estruturação da organização em torno do modo de realização do trabalho, com a preocupação voltada para o valor que cada atividade agrega à anterior. Certo Errado.
29. (Cespe/MPU/Anal. administrativo/2010) Gestão de processos e ações de gestão de qualidade, como as preconizadas pelas normas ISO, não guardam entre si qualquer correlação. Certo Errado.
30. (Cespe/Abin/Oficial técnico/2010) A gestão de processos inclui-se na visão sistêmica de administração pública, na qual predomina o foco na estrutura da organização. Certo Errado.
31. (Cespe/Abin/Oficial técnico/2010) Um processo pode ser aprimorado pela redução do número de etapas que o compõem ou de recursos que utiliza. Certo Errado.
32. (Cespe/ Abin/Oficial técnico/2010) Sem a tecnologia de informação é impossível a implementação da gestão de processos. Certo Errado.
33. (FCC/MP/SE/Administrador/2009) Ao grupo de atividades realizadas em uma sequência lógica com o objetivo de produzir bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes atribui-se o nome: a) insumos; b) processo; c) just-in-time; d) qualidade total; e) kaizen.
34. (FCC/Infraero/Administrador/2009) Em termos de capacidade de geração de valor, os processos em uma organização podem ser classificados como processos: a) primários, que correspondem a atividades que geram valor para o cliente, e de suporte, que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários; b) finalísticos, destinados à geração dos produtos finais, e intermediários, destinados à geração de produtos para clientes internos; c) verticais, relativos ao planejamento e orçamento empresarial e que se relacionam com a alocação de recursos escassos, e horizontais, que são aqueles baseados no fluxo do trabalho; d) de entrada, que definem a quantidade dos insumos e seus fornecedores, e de saída, que definem a quantidade dos produtos finais e os respectivos clientes. e) de mapeamento, que identificam os macroprocessos, e essenciais, que estão associados às regras básicas do negócio.
35. (FCC/TCE/GO/Desenv. Org./2009) Em uma organização, os processos: a) podem ser organizados quanto à área de atuação ou o tipo de cliente, sendo, portanto, ligados à essência da organização, e resultam no produto ou serviço que é recebido pelo cliente; b) responsáveis pelo fluxo de informação e tomada de decisão que resultam em ações de medição e ajuste do desempenho da organização são denominados processos organizacionais ou de integração; c) que viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas de uma organização em busca de seu desempenho global e garantem o suporte aos processos de negócio são denominados processos gerenciais; d) verticais são baseados no fluxo do trabalho e envolvem a coordenação das atividades espalhadas por várias unidades organizacionais; e) horizontais referem-se ao planejamento e orçamento da organização e à alocação de recursos escassos, como financeiros e humanos, sendo importantes para a coordenação lateral.
36. (FCC/Defensoria/SP – Administrador/2010) O ponto crucial na análise de processos de trabalho é a determinação: a) dos processos críticos da organização; b) da lacuna de competências; c) do organograma funcional da organização; d) do clima organizacional; e) dos pontos fortes e oportunidades de negócios.
37. (FCC/TRF 4a Região/Anal. adm./2010) Os processos-chave de negócio estão diretamente relacionados às atividades-fim e são críticos para o sucesso organizacional. Analise, com relação a tais processos: I. Seus resultados produzem alto impacto para os fornecedores. II. Falhas nesses processos comprometem o desempenho parcial do sistema. III. Não são críticos para a execução da estratégia da organização. IV. É preciso haver convergência do esforço organizacional de modo a minimizar riscos, tempo e desperdícios de recursos e maximizar sinergia. V. Todos os processos das unidades de negócios devem estar integrados no sistema de gestão. É correto o que consta APENAS em a) IV e V. b) II e IV. c) III, IV e V. d) I, II e III. e) I e V.
38. (Cespe/ Correios / Administrador/2011) O processo de reengenharia organizacional resulta em mudanças internas, de baixo para cima, nas estruturas organizacionais. Certo Errado.
39. (Cespe/Correios / Administrador/2011) Reengenharia refere-se à reformulação que visa incrementar os processos comerciais de uma organização, de forma a agregar valor ao cliente. Certo Errado.
40. (Cespe/ Correios / Administrador/2011) Entre os objetivos da reengenharia organizacional, destacam-se as melhorias em qualidade, custo, serviço e velocidade dos processos organizacionais. Certo Errado.
(Liquigas administrador 2018) 29 A atual proliferação de teorias de planejamento e de formas alternativas de organização fornece aos gerentes uma variedade enorme de escolhas. Dentre essas escolhas, destaca-se a recriação radical dos processos organizacionais para alcançar grandes ganhos de custos, tempo e prestação de serviços. Denomina-se essa alternativa contemporânea de planejamento organizacional de (A) adhocracia (B) bootlegging (C) reengenharia (D) rightsizing (E) produção enxuta.
Report abuse Consent Terms of use