Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONJAMAM PB14

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
JAMAM PB14

Description:
JAMAM PB14

Author:
JAMAJ
(Other tests from this author)

Creation Date:
17/11/2018

Category:
Others

Number of questions: 54
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
21 As organizações, buscando maior competitividade, compreenderam que os seus empregados, de maneira geral, são os elementos principais na conquista de novos mercados, de novos clientes e na expansão do negócio quando são bem geridos. Assim, vários são os mecanismos que as organizações passaram a utilizar com o objetivo de desenvolver seus empregados, adotando estratégias que os tornem mais produtivos. O processo de elaboração das estratégias para os recursos humanos (RH) das empresas exige que alguns requisitos básicos sejam atendidos. Fazem parte de tais requisitos que a(s) (A) estratégia seja elaborada pela área de RH e que a implantação fique a cargo do nível operacional, aumentando, assim, a produtividade. (B) área de RH aja com a colaboração de todos os empregados, e que as estratégias de recursos humanos estejam diretamente ligadas à estratégia corporativa. (C) responsabilidade pela elaboração e implantação das estratégias seja dos empregados operacionais, porque o objetivo é aumentar a sua capacitação. (D) estratégias sejam focadas na produção, porque o nível tático da empresa é que atua diretamente na execução das atividades. (E) estratégias sejam individualizadas, tendo em vista que cada ser humano é único e não se pode dar a ele um tratamento padronizado.
22 O ambiente empresarial, de maneira geral, está cada vez mais competitivo, em função das constantes mudanças, sejam elas no ambiente macroeconômico, nas relações de trabalho, nas relações sociais ou mesmo na complexidade do ser humano. As empresas compreenderam que empregados pressionados, insatisfeitos ou desestimulados têm queda na sua produtividade, afetando significativamente o seu desempenho. Nos últimos anos, visando a promover a motivação e a produtividade dos empregados, as empresas têm implantado práticas que promovem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os programas de QVT apresentam visões diferentes, de acordo com a cultura e objetivos das empresas. Uma das visões a respeito de QVT existente no mundo organizacional é (A) paternalista – cumpre as regras legais e outras que existem relativas às obrigações da empresa, com o objetivo de que o empregado perceba o comprometimento da empresa. (B) legalista – implementa práticas de trabalho com o objetivo de fazer com que o empregado se perceba como indivíduo e se sinta prestigiado em seu ambiente laboral. (C) estratégica – os programas implantados e as práticas institucionais são atrelados ao planejamento institucional e aos resultados desejados pela organização. (D) estrutural – as práticas implantadas têm o suporte das gerências existentes na empresa e são definidas pelas diferentes áreas da organização, atendendo às particularidades da área. (E) individualista – as práticas existentes na empresa são individualizadas e particularizadas de acordo com o perfil interpessoal do empregado, possibilitando o seu reconhecimento como indivíduo.
23 As empresas lidam diariamente com diversas pessoas: empregados, clientes, fornecedores e diversos atores que, de alguma forma, mantêm contato com a empresa. Alguns desses atores têm maior interação com a empresa, como é o caso dos empregados. Em algumas ocasiões esse relacionamento passa por situações difíceis que interferem no desempenho do empregado, o que afeta também o desempenho da organização. Quando algum dos empregados passa por situações que afetam seu desempenho, o gestor deve (A) agir com defensividade e resistência, porque problemas pessoais não podem afetar o desempenho profissional. (B) procurar as razões pessoais dos problemas que estão interferindo no desempenho do empregado e atuar diretamente para eliminá-los. (C) ser tolerante com o empregado e tratá-lo de forma diferenciada, porque todos, em algum momento, também passarão por problemas. (D) fazer o empregado identificar o problema e, juntos, desenvolverem um plano de ação para corrigi-lo. (E) permitir que o empregado solucione os problemas no tempo que achar adequado, sem pressioná-lo e sem estabelecer prazo para isso.
24 Um gestor de uma grande empresa atua em uma área em que existem muitos funcionários e muitas atividades diferentes que se integram para a produção do produto final. Na organização das atividades a serem realizadas com o objetivo de conseguir um bom desempenho para a sua área e manter um fluxo de comunicação e de produção eficientes, este gestor formará várias equipes que se integram. Para conseguir formar boas equipes e atingir os seus objetivos, o gestor deverá considerar que cada equipe (A) deverá ser monodisciplinar, porque isto trará uma diversidade de conhecimentos, possibilitando a integração das diferentes equipes. (B) será constituída livremente pelos funcionários, e cada um escolherá em qual equipe deseja trabalhar. (C) precisará ter sinergia, e seus membros integrarão seus conhecimentos e suas habilidades, para atingir os propósitos organizacionais. (D) possibilitará que cada membro, individualmente, estabeleça seus objetivos e metas, gerando, assim, o comprometimento de toda a equipe. (E) compartilhará a visão da organização, que se reflete nos objetivos e valores pessoais na busca pelos resultados individualizados.
25 Um diretor de uma empresa que atua por projetos tem encontrado algumas dificuldades no relacionamento com suas equipes. Para resolver o problema e conseguir que os projetos sob sua responsabilidade fossem realizados dentro do tempo acordado e com a qualidade necessária, que é um dos diferenciais de sua empresa, contratou um consultor. O diagnóstico do consultor é que lhe falta liderança, fato identificado nas entrevistas realizadas com os seus funcionários. O diretor indagou, então, do consultor, quais seriam os tipos de liderança e as principais características de cada um deles, para que ele pudesse adequar-se ao estilo que considerasse mais apropriado ao seu perfil e ao seu trabalho. No estilo de liderança (A) democrática, as diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um são debatidas e decididas pelo grupo, com o apoio e estímulo do líder. (B) autocrática, as formas de execução e as tarefas de cada um são decididas exclusivamente pelo grupo, sem a participação do líder. (C) liberal, o líder fixa as diretrizes, as formas de execução das tarefas e as atribuições de cada um no grupo. (D) participativa, o indivíduo está ligado ao líder como um meio de satisfazer suas necessidades ou de proteger seus interesses. (E) carismática, o líder informa sobre as decisões tomadas relativas às diretrizes estabelecidas e escuta atentamente as opiniões do grupo.
26 Uma empresa do setor hospitalar está estruturando um sistema de avaliação de desempenho para que possa estimular os empregados e providenciar as ações necessárias de acordo com as evidências obtidas através da avaliação. Para que um sistema de avaliação de desempenho contribua positivamente para a melhoria do desempenho organizacional, é necessário que (A) a avaliação seja realizada pelo departamento de recursos humanos, que é o responsável pela admissão e demissão dos empregados. (B) o método utilizado seja o de autoavaliação, que possibilita a avaliação de 180º na organização. (C) o formulário utilizado seja informatizado, para que possibilite a divulgação dos resultados na organização através da intranet. (D) os resultados da avaliação sejam utilizados para a demissão de empregados com desempenho abaixo do esperado. (E) um trabalho de conscientização na organização seja realizado, pois a implantação desse processo requer técnica, treinamento e preparação.
27 O mundo organizacional, apesar de utilizar vários recursos materiais para a conquista de maior competitividade no mercado, depende, em grande parte, das pessoas, para atingir suas metas e cumprir sua missão. Com essa constatação, as organizações passaram a se ocupar mais com o desenvolvimento de seus empregados, buscando maior eficiência, produtividade e competitividade. A própria nomenclatura acompanhou a mudança: com uma concepção fundamentada em uma visão mais complexa, passou-se de recursos humanos para parceria. Na visão de parceria, os empregados de uma empresa passam a (A) investir seu tempo, sua dedicação, sua responsabilidade e seu comprometimento, na organização, com expectativa de retornos profissionais e pessoais. (B) dedicar seu tempo às atividades da empresa, melhorando seu desempenho isoladamente, na expectativa de recompensas monetárias. (C) aumentar seu grau de especialização nas atividades que executam em seus cargos, com a expectativa de se manterem na empresa. (D) ter maior dependência da chefia direta, que é a responsável pela definição do seu desenvolvimento dentro da organização. (E) ter suas atividades determinadas por normas e regras que devem ser seguidas indiscriminadamente.
28 Dois empreendedores estavam conversando sobre algumas questões relativas à gestão de suas empresas. Um deles estava explicando ao outro que a remuneração do empregado consistia em seu salário mais a carga tributária referente ao salário, que compõe o custo total do empregado para a empresa. A explicação do empreendedor relativa à remuneração dos empregados está ERRADA, porque a (A) carga tributária relativa aos salários pagos pelas empresas não compõe o custo do empregado para a empresa. (B) remuneração do empregado consiste somente no salário que lhe é pago, já que o pagamento dos tributos é uma obrigação legal da empresa. (C) remuneração do empregado se refere somente aos benefícios que a empresa lhe concede voluntariamente. (D) remuneração do empregado inclui o salário e benefícios agregados que a empresa dá em reconhecimento ao seu valor como empregado. (E) remuneração do empregado se refere à participação nos lucros da empresa e independe do salário recebido pelo empregado.
29 Uma empresa do setor alimentício está elaborando um plano para seus empregados com o objetivo de motivá-los. O plano será direcionado para o nível gerencial da empresa, e a prática empresarial que poderá contribuir para a motivação dos empregados é (A) estabelecer como parâmetro para os salários que serão pagos aos empregados a média de mercado no setor. (B) delegar responsabilidades aos empregados, enfatizando, na gestão, a comunicação transparente. (C) centralizar as decisões no nível estratégico, delegando ao nível gerencial a execução das atividades. (D) incentivar a permanência dos empregados nos mesmos cargos ao longo do tempo, porque isso melhora o seu desempenho. (E) contratar pessoas de fora da organização para ocupar os cargos mais altos da hierarquia. .
30 Algumas empresas têm aspectos culturais que possibilitam o incentivo ao aprendizado organizacional; outras dificultam esse aprendizado. Constitui-se em um aspecto dominante na empresa que facilita o aprendizado organizacional (A) o fluxo de informações top-down. (B) a visão voltada essencialmente para a obtenção de lucro. (C) a competição individualizada. (D) as atividades voltadas com ênfase para a resolução de problemas. (E) as experiências compartilhadas na busca pela melhoria.
31 Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações. As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado (A) adote uma concepção racionalista de seu desempenho, com foco nas atividades técnicas e operacionais. (B) amplie a sua visão, focando na carreira e nos cargos que poderão ser ocupados por ele a médio e a longo prazos. (C) tenha foco no presente e nos objetivos de curto prazo, centralizando suas ações no âmbito da empresa. (D) tenha uma visão focada essencialmente nas suas atividades atuais, visando ao seu desempenho individual. (E) desempenhe suas atividades com base nos princípios da divisão do trabalho e da unidade de comando.
32 Uma empresa do setor de energia está passando por uma reestruturação para que possa tornar-se mais competitiva e ágil em relação às demandas do mercado em que atua. O consultor que está conduzindo esse processo identificou alguns elementos que dificultam as mudanças. Esses elementos compõem a cultura organizacional. A cultura organizacional é composta por três níveis: (A) a estrutura organizacional, o porte da empresa e o setor em que atua. (B) o porte da empresa, o mercado em que atua e o seu público-alvo. (C) os membros da organização, o mercado em que a empresa atua e o seu público-alvo. (D) os membros da organização, os valores compartilhados e os seus clientes. (E) os artefatos, os valores compartilhados e os pressupostos básicos.
34 No mercado competitivo atual, é difícil alcançar a liderança (regional ou global) sem constituir alianças com empresas locais ou multinacionais. Qual das afirmativas abaixo NÃO descreve as características ou estruturas dessas alianças estratégicas? (A) Alianças bem gerenciadas permitem obter um impacto menor nas vendas, em função do custo maior de suas operações em mercados diversos. (B) Ao atuar em mercados internacionais, as organizações buscam parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas. (C) Muitas alianças estratégicas referem-se à área de marketing no desenvolvimento, na promoção, na logística e no preço dos produtos. (D) O ato de fazer negócios com outro país pode exigir o licenciamento de produtos e a formação de uma joint-venture com uma empresa local. (E) Para manter prósperas suas alianças, as corporações começaram a desenvolver estruturas organizacionais de apoio.
36 Em uma palestra para executivos brasileiros, um renomado consultor internacional descreveu as seguintes características, ao abordar a maneira como uma grande corporação é administrada atualmente: 1. A empresa tem diversos negócios isolados, ou um conjunto de negócios relacionados, que podem ser planejados separadamente. 2. Cada negócio tem seu próprio grupo de concorrentes. 3. A empresa tem um gerente responsável pelo planejamento estratégico e pelo desempenho de cada área, a quem cabe o controle da maioria dos fatores que afetam os lucros. Essas características referem-se às (A) fases do ciclo de vida dos produtos (B) forças e fraquezas competitivas (C) oportunidades e ameaças organizacionais (D) perspectivas estratégicas corporativas (E) unidades estratégicas de negócios.
37 Uma indústria que adotou, no último ano, um sistema de distribuição por multicanais percebe que vem perdendo o controle dos processos mercadológicos, principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários. Ela pode precaver-se dessa desvantagem utilizando ferramentas de (A) comunicação interna (B) marketing direto (C) distribuição própria (D) promoção nos pontos de vendas (E) relações públicas.
38 Além de atrair e reter os consumidores, uma boa gestão pode aumentar a participação das compras, no curto prazo, em cada uma de suas categorias de produto. Uma ação para aumentar essa participação do cliente é (A) ampliar o número de pontos de vendas e reforçar o apoio aos diversos intermediários nos canais. (B) aumentar os investimentos em propaganda institucional, fortalecendo a imagem da organização. (C) estabelecer descontos nas compras à vista nos produtos mais vendidos em cada categoria. (D) promover para os clientes em potencial a combinação de ofertas entre produtos que se complementam. (E) treinar a equipe para realizar vendas incrementais com o intuito de negociar mais produtos com os atuais clientes.
39 A estratégia organizacional deve levar em conta as tendências e forças que mudam o cenário competitivo, de tempos em tempos. Nesse sentido, os gestores devem analisar os fatores que compõem o cenário competitivo atual. Nesse contexto, qual dos fatores identificados está INCORRETO? (A) As ações de marketing também se tornaram um elemento importante na estratégia das organizações sem fins lucrativos. (B) As empresas sofrem pressões para assumir uma responsabilidade maior pelos impactos ambientais e sociais de suas ações. (C) Em um mundo cada vez menor, muitas empresas estão conectadas globalmente com seus clientes e parceiros de negócios. (D) Empresas de todos os tipos estão evitando o mercado internacional para não esbarrarem com a concorrência global. (E) Os avanços nas áreas das telecomunicações, da informação e outras tecnologias criam novas maneiras de aprender sobre os clientes e de rastreá-los.
40 João Pedro participa de um processo seletivo para uma empresa do setor energético. Ele pesquisa informações no site da organização para se preparar para sua entrevista de emprego. Lá, João Pedro lê alguns componentes da estratégia dessa empresa, entre os quais os valores organizacionais, que incluem o(a) (A) respeito pelos colegas de trabalho e a ética nas relações com os clientes. (B) objetivo de ser referência no setor energético daqui a cinco anos. (C) missão de movimentar as empresas e os lares das famílias. (D) economia, a política, a regulação do setor e os aspectos ambientais. (E) clima organizacional, o departamento de pessoal e o setor de recursos humanos.
41 Um analista foi designado para calcular o valor presente de um determinado fluxo futuro de caixa mensal positivo constante gerado por um ativo de uma empresa. Por ser ainda pouco experiente, o analista não estava seguro quanto ao prazo de geração de caixa desse ativo e resolveu considerar um prazo infinito de meses. Considerando que a empresa possui uma taxa de desconto mensal (custo de capital) maior que zero, o analista encontrará um valor presente para o ativo igual (A) a zero (B) a infinito (C) ao valor do primeiro fluxo de caixa (D) a soma dos valores de todos os fluxos (E) ao valor de qualquer um dos fluxos dividido pela taxa.
44 Uma empresa de grande porte, que atua sob o regime de tributação com base no lucro real, está elaborando seu orçamento de longo prazo, e os gestores envolvidos nesse processo estão debatendo a importância estratégica do custo de capital para a empresa. Nesse contexto, endividar-se (A) pode ser bom para o custo de capital. (B) reduz a alavancagem operacional. (C) mantém a alavancagem operacional. (D) reduz a alavancagem financeira. (E) mantém a alavancagem financeira.
45 O orçamento empresarial pode ser entendido como a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. O processo de orçamento empresarial pode utilizar-se de algumas abordagens, como, por exemplo, a “Beyond Budgeting”, que possui algumas características marcantes. Uma dessas características é (A) apresentar metas fixas para os gestores. (B) apresentar um processo decisório centralizado. (C) desestimular as equipes a assumirem riscos. (D) ser semelhante ao orçamento tradicional. (E) prover os recursos quando forem necessários.
46 Alguns ativos e passivos circulantes do Balanço Patrimonial de uma empresa possuem características específicas que os identificam como sendo contas patrimoniais operacionais. O capital de giro operacional líquido de uma empresa não costuma ser constante, podendo variar, por exemplo, mensalmente. Quanto à variação mensal do capital de giro operacional líquido, sendo não nula, no mês em análise, ela sempre (A) implicará novos financiamentos. (B) implicará novos investimentos. (C) impactará o caixa da empresa. (D) resultará em um valor positivo. (E) resultará em um valor negativo.
51 Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa. Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de (A) diversificação (B) skimming lento (C) penetração rápida (D) integração vertical (E) desenvolvimento de retorno.
52 Os consumidores sabem que devem esperar variações na prestação de serviços de um prestador para o outro. Até mesmo por parte do mesmo prestador há variações nas prestações de serviços, afinal, uma das características dos serviços é a heterogeneidade. A diferença entre os níveis de serviço desejado pelo consumidor e aquele que ele considera adequado é denominada (A) intangibilidade (B) expectativa ideal (C) zona de tolerância (D) promessa explícita (E) intensificador transitório.
53 O gerente de uma empresa deseja definir qual o número ótimo de vendedores para um determinado território cuja previsão anual de vendas é da ordem de R$ 3.000.000,00. Dados da empresa mostram que a produtividade mínima desejável por vendedor é de R$ 200.000,00, e o turnover anual de vendedores na empresa é de 20%. Utilizando o método do potencial de vendas, o número ótimo de vendedores para a empresa é (A) 12 (B) 13 (C) 15 (D) 18 (E) 21.
54 Frente a mercados cada vez mais globalizados, empresas locais encontram desafios significativos. Considere o caso de uma empresa local que contava com proteção governamental e passa a atuar em um mercado mais liberalizado como consequência de um acordo de integração econômica. Com as reformas realizadas no país e a abertura do mercado, essa empresa percebe que seus métodos produtivos são ineficientes, e seus produtos, ultrapassados, seus ativos competitivos são adequados somente à realidade anterior do mercado doméstico. Assim, a pressão para globalizar suas atividades elevou-se consideravelmente. Levando em conta as estratégias competitivas para empresas locais, a empresa apresentada é classificada como (A) dodger (B) heater (C) extensora (D) defensora (E) contendora.
55 O gerente de marketing queria testar os produtos de consumo da empresa no mercado. Para tanto, ofereceu o produto a um grupo determinado de consumidores. Uma semana depois, ofereceu o produto novamente a um preço pouco mais baixo que o normal. Repetiu o mesmo procedimento por mais cinco semanas e registrou quantos clientes selecionaram novamente o produto da empresa e o nível de satisfação desses clientes. Esse método de teste de produto de consumo no mercado é denominado (A) pesquisa ininterrupta (B) mercado-teste simulado (C) mercado-teste controlado (D) simulação role playing selling (E) pesquisa de onda de vendas.
61 No planejamento agregado da produção, os gestores da área de operações de uma empresa fabril desenvolvem planos de médio prazo sobre como produzirão seus produtos. O planejamento agregado, entendido como um processo, geralmente apresenta como primeira atividade (A) desenvolver esquemas de recursos alternativos. (B) escolher o melhor plano de produção. (C) prever vendas para cada produto. (D) totalizar as previsões em uma demanda agregada. (E) transformar a demanda agregada em recursos produtivos.
62 A maioria dos métodos utilizados para o planejamento da produção considera a demanda como sendo fixa. No entanto, a cada período, o plano gerado é revisto para incorporar as informações de mercado mais recentes. As opções existentes para mudar os níveis de produção implicam custos relevantes, sendo o mais difícil de ser estimado o custo de (A) atraso de entregas (B) demissão de pessoal (C) horas extras (D) contratação de pessoal (E) subcontratações.
63 Os fabricantes japoneses ajudaram a desmitificar a crença na existência da relação entre busca da qualidade e baixa produtividade. Eles mostraram ao mundo que, se o setor de produção faz certo da primeira vez e produz produtos e serviços sem defeitos, os desperdícios são (A) eliminados, e aumentam-se os custos. (B) eliminados, e reduzem-se os custos. (C) inexistentes, e mantêm-se os custos. (D) reduzidos, e aumentam-se os custos. (E) reduzidos, e mantêm-se os custos.
64 A comunicação entre as partes de uma cadeia de suprimentos é de grande relevância; no entanto, certos tipos de informação podem gerar impactos em toda uma cadeia, gerando o conhecido “Efeito Chicote”. NÃO constitui uma causa desse efeito o(a) (A) alto custo de colocação do pedido (B) agrupamento de pedidos (C) racionamento de produtos (D) estabilidade de preços (E) previsão da demanda de longo prazo.
65 Os gerentes de operações, quando adotam o planejamento das necessidades de materiais – MRP, fazem-no, dentre outros motivos, buscando melhorar o serviço ao cliente e reduzir investimentos em estoques. O sistema MRP apresenta entradas e saídas, e uma de suas saídas principais é o(a) (A) arquivo estrutura analítica do produto (B) arquivo lista de materiais (C) arquivo situação do estoque (D) programa mestre de produção (E) programação de pedidos.
66 A empresa ALFA está tentando reduzir custos na aquisição de determinados insumos de produção. Ela decidiu utilizar o modelo de Lote Econômico de Compra – LEC – para estimar o volume a ser comprado da peça B17. Sabe-se que a sua demanda anual é de 200 peças, o custo para manter uma unidade dessa peça em estoque durante um ano é de R$ 1,00, e o custo médio para emitir um pedido de compra é de R$ 4,00. Qual o LEC de peças B17? (A) 10 (B) 20 (C) 30 (D) 40 (E) 50.
67 “Kanban” é uma palavra japonesa que significa sinal visível ou apenas cartão. Uma determinada estação de trabalho apresenta um volume de produção de 300 peças por hora e leva 15 minutos para receber um contêiner com peças a serem processadas. Sabendo-se que cada contêiner contém 15 peças, qual é o número de kanbans necessários para controlar essa produção? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5.
(ENGPROD 2014) 50 Entre as diversas escolas do pensamento estratégico, aquela que combina as características das escolas de naturezas prescritiva e descritiva, e busca realizar a formulação da estratégia como um processo de transformação, é a escola (A) cognitiva (B) cultural (C) de configuração (D) do design (E) do planejamento.
(ENGPROD 2014) 56 Trabalhos que são muito especializados tendem a gerar insatisfação. Uma técnica motivacional que atua sobre a duração do trabalho e que procura torná-lo mais atraente é conhecida como (A) ampliação do trabalho (B) enriquecimento do trabalho (C) rotação do trabalho (D) tempo flexível do trabalho (E) turnover do trabalho.
(ENGPROD 2014) 63 No século passado, um cientista de uma empresa conheceu uma experiência de outro cientista, um adesivo reposicionável, e passou a desenvolver tiras de papel cobertas com esse adesivo de baixo tato, culminando com a invenção de um novo conceito de bloco de recados. Esse é um caso típico de inovação (A) básica (B) arquitetural (C) incremental avançada (D) incremental intermediária (E) radical.
(ENGPROD 2014) 70 O trecho abaixo identifica um grupo de inovação tecnológica: [...] Quando existe melhoria no que se faz e/ou aperfeiçoamento do modo como se faz, por acrescentar novos materiais, ou desenhos ou embalagens que tornam mais práticos produtos ou processos já anteriormente existentes, ou ainda acrescentando utilidades diferenciadas ou melhoras evidentes que os tornam mais desejados pelos seus clientes/consumidores e portanto mais competitivos. Manual de Inovação – Movimento Brasil Competitivo, 2008. Trata-se de grupo de inovação tecnológica (A) incremental (B) radical (C) semirradical (D) corrente (E) sistemática.
(ENGPROD 2014) 67 Uma firma está avaliando os custos de fabricação de um novo produto. Os encarregados dessa avaliação fizeram três estimativas de custos variáveis, com base em três cenários possíveis de ocorrer, sendo um de menor probabilidade, um outro de maior probabilidade e ainda um terceiro de probabilidade média. Então, o valor esperado dos custos é tomado sob a condição de (A) certeza (B) risco (C) incerteza (D) controle (E) jogos.
(ENGPROD 2014) 62 Manutenção é o termo usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas cuidando de suas instalações físicas. Quando a falha é previsível, a abordagem que visa a realizar manutenção somente quando as instalações precisarem dela, antes da quebra, é denominada manutenção (A) automática (B) conservadora (C) corretiva (D) preventiva (E) preditiva.
(ENGPROD 2014) 51 O modelo de cinco forças de Porter considera cinco fatores que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Entre esses fatores, ou forças competitivas, está o poder de barganha dos compradores, cuja intensidade pode ser determinada pelo(a) (A) grau de rivalidade entre empresas concorrentes (B) impacto do produto na qualidade dos bens produzidos pelo comprador (C) ameaça de novos entrantes potenciais (D) existência de concorrentes divergentes (E) percepção relativa de valor de produtos substitutos.
(ENGPROD 2014) 52 O centro de distribuição de uma fábrica de brinquedos eletrônicos executa diversas atividades que envolvem a distribuição física, EXCETO o(a): (A) acondicionamento dos produtos (B) transporte interno de itens (C) controle de pagamentos dos fornecedores (D) recebimento de encomendas de clientes (E) armazenagem dos brinquedos.
(ENGPROD 2014) 53 A aplicação do programa Seis Sigma nas empresas tem como um de seus objetivos a redução de desperdícios devido à má qualidade. Uma das particularidades mais relevantes desse programa é (A) avaliar as atividades de projetos fazendo uso, unicamente, das ferramentas estatísticas. (B) aplicar uma metodologia individualizada e fragmentada dos processos. (C) ser uma ferramenta de modificação da cultura organizacional sem vínculo imediato com os objetivos do projeto. (D) ser de pouca utilidade para os processos que não fazem uso de análise de capacidade, como é o caso do setor de serviços. (E) unir as ferramentas estatísticas e não estatísticas para a integração do gerenciamento por processo e por diretrizes, com foco nos processos críticos, nos resultados da empresa e nos clientes.
(ENGPROD 2014) 41 Frederick Taylor defendeu que o máximo de prosperidade somente poderia existir como resultado do máximo de produção. De acordo com esse raciocínio, verifica-se que o objetivo mais importante do trabalhador e da administração deve ser a formação e o aperfeiçoamento do pessoal da empresa, de modo que os homens possam executar os tipos mais elevados de trabalho em ritmo mais (A) lento, porém gerando maior eficiência (B) lento, porém gerando maior precisão (C) lento, ainda que com perda de eficiência (D) rápido, gerando maior eficiência (E) rápido, ainda que com perda de eficiência.
(ENGPROD 2014) 27 Numa indústria que trabalha com a produção puxada, o cartão utilizado como uma requisição de materiais ou peças da operação imediatamente anterior àquela que se está executando no momento, e que contém, entre outras informações, a descrição da peça, o número de emissão do kanban, o centro de trabalho precedente e o subsequente, é denominado kanban de (A) estoque mínimo (B) nível de reposição (C) produção (D) fornecedor (E) retirada.
(ENGPROD 2014) 28 Um consultor, ao analisar o desempenho operacional de uma empresa que se destina à condução de projetos mecânicos, sugeriu que se adotasse a estrutura organizacional mostrada abaixo. A sugestão do analista compreende a adoção de um modelo de estrutura (A) funcional, caracterizada pela centralização das decisões e na existência de apenas um superior para cada subordinado, o que facilitará o seu desempenho como empresa de projetos. (B) celular, que tem como característica o autogerenciamento, perfazendo verdadeiras empresas dentro de empresas. (C) matricial, caracterizada por uma dupla subordinação eventual, onde a autoridade sobre um dado recurso é dividida entre o gerente funcional e o de projetos, favorecendo o desempenho da empresa na condução de seus projetos. (D) por projetos, caracterizada por um processo temporário e com seus membros diretamente alocados aos gerentes de projeto, facilitando o desempenho da empresa na condução dos projetos. (E) em rede, que tem como foco a desagregação de funções sob coordenação de um diretor central, o que facilita, sobremaneira, a condução de projetos.
(ENGPROD 2014) 30 Uma das teorias motivacionais mais conhecidas na atualidade estabelece que as necessidades humanas estão arranjadas numa pirâmide de importância e de influenciação do comportamento, conforme representado na Pirâmide de Maslow, a seguir. Sobre essa teoria, verifica-se que as necessidades (A) fisiológicas têm como característica principal sua premência, pois dominam a direção do comportamento humano, enquanto alguma delas não for satisfeita. (B) sociais surgem no comportamento depois que as necessidades de estima e autorrealização estão satisfeitas. (C) de segurança são as que surgem pela presença de antagonismo, hostilidade e resistência ao relacionamento das pessoas que cercam o indivíduo. (D) de estima são aquelas que levam a pessoa a realizar seu próprio potencial. (E) de autorrealização estão relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se enxerga e se autoavalia.
(ENGPROD 2014) 34 Risco de um investimento pode ser conceituado como uma ocorrência discreta, que pode afetar o resultado esperado para melhor ou para pior. Todo risco tem, ao menos, os seguintes componentes: (A) sensibilidade e ponto de nivelamento (B) árvores de decisão e simulação de Monte Carlo (C) planejamento, execução e controle (D) evento em si, probabilidade e impacto (E) identificação, quantificação e qualificação.
(ENGPROD 2014) 35 O Diagrama de Causa e Efeito consiste em uma técnica visual que interliga os resultados (efeitos) com os fatores (causas), constituindo-se num instrumento muito usado para estudar (A) a relação ação/benefício, de modo que se possa priorizar a ação que trará o melhor resultado. (B) a ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. (C) a determinação do estado atual da alocação de recursos e as estimativas de custos e desempenhos. (D) as questões de 5W1H ou de 5W2H. (E) os fatores que determinam os resultados que se desejam obter e as causas de problemas que se precisam evitar.
(ENGPROD 2014) 37 O diretor de uma empresa de produtos químicos deseja identificar demandas que devem ser implementadas através de projetos. Ao receber a lista, ele verifica que NÃO poderá tratar como projeto a (A) ampliação do depósito de drogas (B) substituição do software de controle de processos (C) criação de um sistema de informação gerencial (D) descontaminação semanal do reator de fermentação (E) automação do setor de embalagem de produtos.
(ENGPROD 2014) 39 Em relação ao Balanced Scorecard (BSC), considere as afirmações a seguir. I – Na gestão estratégica competitiva, o BSC é utilizado como um sistema de controle estratégico que permite às organizações utilizarem o desdobramento da estratégia para fazerem o seu planejamento. II – O BSC é uma ferramenta gerencial e, portanto, deve fi car nas mãos da direção e não precisa ser compartilhada com os funcionários. III – Em oposição aos sistemas de avaliação de gestão estratégica dos anos sessenta, o BSC baseia-se em indicadores financeiros e não financeiros. IV – O BSC realiza medições com indicadores para monitoramento em três dimensões-chave: clientes externos, processos internos e financeira. É correto o que se afirma em (A) I e III, apenas (B) II e IV, apenas (C) I, II e III, apenas (D) II, III e IV, apenas (E) I, II, III e IV.
(ENGPROD 2014) 42 A reinvenção da correlação manufatureira entre divisão do trabalho e produtividade revelou-se instrumento de intensificação do trabalho, à medida que o fordismo revela a sua dependência do trabalho vivo. Nesse contexto, Henry Ford defendia que os salários deveriam ser (A) estáveis, mesmo que isso não levasse à prosperidade geral. (B) fixos, mesmo que isso não levasse à prosperidade geral. (C) independentes da produtividade, e isso levaria à prosperidade geral. (D) proporcionais à produtividade, e isso levaria à prosperidade geral. (E) variáveis, mas sem relação com a produtividade e a prosperidade geral.
(ENGPROD 2014) 25 O conceito que enfatiza a análise sistêmica do impacto das decisões de negócios das organizações, dando importância a uma gestão eficaz e eficiente das empresas parceiras da cadeia de suprimentos sustentável, atendendo às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras, é denominado (A) globalização (B) triple bottom line (C) produtividade (D) global sourcing (E) benchmarking.
(ENGPROD 2014) 64 O Relatório Brundtland de 1987 propõe o conceito de desenvolvimento sustentável como sendo o(a) (A) desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades. (B) desenvolvimento onde a prioridade são as relações de trabalho justas, e sem prejudicar a camada de ozônio e outros elementos ambientais no presente. (C) desenvolvimento onde a biodiversidade deve ser preservada a todo custo. (D) forma pela qual a sociedade se organiza, considerando, essencialmente, os meios de produção e as relações trabalhistas. (E) forma de relacionamento entre o homem e o meio ambiente, considerando a maximização do uso dos recursos no presente.
Report abuse Consent Terms of use