Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONLiteratura Livro Por Uma Semente de Paz Ganymedes José

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Literatura Livro Por Uma Semente de Paz Ganymedes José

Description:
Livro Por uma semente de paz (parte 1)

Author:
AVATAR

Creation Date:
01/06/2012

Category:
Literature

Number of questions: 15
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Em relação ao Colégio Rainha do Céu, quais das alternativas abaixo caracterizam informações verdadeiras apresentadas no primeiro capítulo da obra? I – Os corredores do Colégio pareciam os de um castelo com vitrais coloridos, ao final, em azul e branco, a imagem de Nossa Senhora. II – O Colégio lembrava um cartão-postal europeu, com tijolos a vista, cercado por árvores sombrias. III – O Colégio tinham inspetores carrancudos, bastantes autoritários, que quando preciso erguiam a voz para ser obedecidos. IV – A clientela do Colégio Rainha do Céu era das melhores e o nível de ensino era excelente. V – Meninas e meninos estudavam no Colégio Rainha do Céu e a calçada ficava entupida com carros novos, muitos motoristas particulares, que vinham buscar os estudantes. • Marque a sequência corretamente: Somente as alternativas II, III e V são verdadeiras. Todas as alternativas são verdadeiras. Somente as alternativas I, II e III são verdadeiras. Somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras. Somente as alternativas I, II e V são verdadeiras.
Liene [...] entrou apressada. Não havia vindo de automóvel como a maioria dos professores. Preferiu o ônibus porque achava chato aparecer com o fusquinha superantigo junto aos carros zerinhos que os professores esnobavam [...]. Bem, Liene não estava ali para pensar em transportes e nem no aumento do preço da gasolina: estava ali para a festa de formatura da oitava série e não iria deixar que a inflação estragasse também a sua noite. Mas no fundo ela estava preocupada. • Marque a alternativa que justifique corretamente as preocupações de Liene. A mãe de Liene tinha ficado em casa muito doente. Havia terminado o período de licença da professora de português e Liene perderia seu lugar como substituta na escola Rainha do Céu. Liene não havia recebido o salário referente ao mês de dezembro. Seria a primeira vez em que Liene participava de uma formatura de seus alunos. Teria que fazer um discurso naquela noite e se sentia insegura.
Na metade do mês de fevereiro, Liene recebeu uma proposta de emprego, substituir uma professora na escola Floriano Matos. Porém, sua antiga chefe, a madre Maria Fernanda, aconselhou-a não aceitar o emprego. • Quais das alternativas abaixo justificam os motivos para que Liene não aceitasse o novo emprego. I – Floriano Matos trata-se de uma escola de periferia e de uma péssima fama. II – A escola Floriano Matos já havia sido invadida e roubada várias vezes e os alunos são indisciplinados. III – A maioria dos alunos da escola Floriano Matos é quase adulta e há muitos problemas; alunos perigosos e envolvidos com drogas. IV – Na escola Floriano Matos os professores devem cumprir três períodos de trabalho, manhã, tarde e noite, sem direito a um horário para planejamento. V – Madre Maria Fernanda adianta que os professores da escola Floriano Matos são bastante arrogantes. • Em relação as alternativas acima, marque a sequência correta: Apenas as alternativas I, III e V estão corretas. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas. Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
- Você está maluca, minha filha! – Falou Dona Augusta de cara fechada. [...] – Onde já se viu, lecionar para marginais? - Mamãe, não exagere! Eu não falei essa palavra. [...] - Escute aqui, Liene, você ficou de miolo mole? Por acaso são anjinhos que fazem essas coisas que deixam a freira de cabelos em pé? [...] - O mundo está podre [...] murmurou Dona Augusta. O diálogo entre Liene e sua mãe, Dona Augusta, desenrola-se num tom alterado. É Dona Augusta que fica nervosa porque acredita que os alunos das escolas da periferia são todos marginais. Outro motivo para tanta revolta de Dona Augusta é que a televisão só apresenta desgraças nos noticiários e só tem prazer em trazer notícia ruim para dentro de casa. o mundo está podre e os jovens cada vez mais desvalorizam os estudos. os alunos das escolas nas periferias não respeitam os professores. as novelas têm mostrado a realidade das periferias das grandes cidades. o noticiário acabara de mostrar um aluno agredindo uma professora.
Celina Miranda (diretora da escola Floriano Matos) já havia passado dos quarenta. No rosto, um sorriso cansado. Veio amistosamente receber Liene e, depois, sentaram-se conversando. Liene revelou todas as suas incertezas, e a diretora sorriu. - Minha filha, acho sua franqueza um bom sinal. Isso demonstra que você é responsável porque conhece os seus limites. • Assinale a alternativa em que confirme as exigências para ser um professor na escola Floriano Matos, segundo a diretora, Celina Miranda. Possuir competências e habilidades para o desempenho das funções escolares. Possuir mais do que conhecimento da matéria que leciona, nervos de aço, ser muito disciplinado e ter amor a vida. Possuir meio de transporte para ir ao trabalho, devido a escola ser afastada da cidade. Ter postura ética, humildade, autoestima e procurar não fazer amizades com os alunos do período noturno. Ser excelente com a disciplina que leciona e estar dispostos aos trabalhos interdisciplinares.
No novo posto de trabalho de Liene, na escola Floriano Matos, o primeiro contato foi com uma quinta série de quarenta alunos. A última aula foi na oitava noturna. Na sexta-feira, recreio maior, os professores estavam reunidos na sala. Liene chegou abraçada aos livros, pensava em um milhão de coisas [...] afundou-se na cadeira e ficou ouvindo os professores conversarem. • Marque as alternativas que correspondam com o que Liene ouviu de seus colegas professores. I – Operário faz greve, funcionário público federal faz greve, médicos fazem greve ... mas quando chega a vez do professor, ele entra pelo cano. II – Maldita a hora em que comecei a lecionar! Eu devia ser qualquer coisa na vida – menos professora! III – A vida está pela hora da morte, não sei o que mais o governo quer da gente! É só tirar, tirar! Meu Deus. IV – Não vejo a hora de passar em um concurso público para outra área, porque ser professor é padecer. V – Como você corrige as provas? – E você acha que sou cretina de corrigir? Dou nota pela cara do aluno, e ele que se arda! VI – Você fez a loto sozinha, querida? – Se é que professor tem dinheiro para fazer jogo de loteria. • Marque a sequência correta. Apenas as alternativas I, II, III, V e VI estão corretas. Apenas as alternativas I, III, IV, V e VI estão corretas. Apenas as alternativas I, III, IV, V e VI estão corretas. Apenas as alternativas I, II, III, IV e V estão corretas. Apenas as alternativas I, II, IV, V e VI estão corretas.
Assim que Liene entrou na classe, sentiu cheiro de cigarro. - Boa noite! – e colocou os cadernos sobre a mesa. Como sempre, ninguém respondeu. Eles não estavam acostumados a cumprimentar nem ser cumprimentados. - Quem está fumando? Perguntou ela. Ainda silêncio. Os olhos percorreram as fileiras. Aí que ela notou que a última carteira da fila da esquerda estava ocupada. Era um rapaz não muito alto, cabelos castanho-claros, compridos e olhos avermelhados. - É proibido fumar em classe – disse ela irritada porque não tolerava cigarro. – Quem está fumando? [...] - Por favor, queira atirar fora o seu cigarro que não é permitido fumar em classe – pediu ela,controlando-se. Com um sorriso debochado, Júnior empurrou o toco de cigarro com o dedo, feito alavanca, que descreveu um círculo no ar e caiu direto na cabeça do aluno da primeira carteira. Uns riram. Quem recebeu o cigarro não gostou. [...] - Não foi muito educado de sua parte [...] por favor, pegue o cigarro e atire-o fora. - Não! – Respondeu o menino coçando a cabeça. [...] Liene sentiu o sangue subir pela cabeça. - Tenha a bondade de atirar o cigarro fora! – insisistiu. Júnior fez um não com a cabeça. Ouviram-se risadinhas abafadas. • Diante dessa situação, marque a alternativa que corresponde a reação da professora Liene. Perdeu o controle e começou a chorar diante dos alunos. Cruzou os braços e falou de forma autoritária com Júnior que atendeu a solicitação da professora. Saiu correndo, tremendo para não chorar e entrou na sala da diretora para pedir ajuda. Recolheu o cigarro do chão e jogou na lixeira, ignorando risos de deboches dos alunos. Deixou o cigarro no chão, fez algumas anotações no seu diário e continuou a aula.
LIGUE a 2ª coluna de acordo com a 1ª: COLÉGIO RAINHA DO CÉU ESCOLA FLORIANO MATOS.
Marque a alternativa correspondente a situação em que a professora Liene solicitou que a turma produzisse uma redação com o tema honestidade. O furto de um celular na sala de aula. O furto do dinheiro de uma aluna. Pelo fato do pneu de seu carro ter sido furado propositalmente por um aluno. Pelo fato do seu carro ter sido riscado propositalmente por um aluno. O sumiço do dinheiro de sua bolsa na sala de aula.
Segundo o Dr. Marcos César, o que está cientificamente comprovado em relação ao uso da maconha. Aumenta a sensibilidade da pele, da visão e da audição, além de estimular a memória. Um viciado quase não se concentra, porém tem seus reflexos estimulados. O indivíduo tem sua percepção e coordenação motora estimulada. Causa sensação de euforia e mal estar, provocando irritação ao usuário. Não aumenta a sensibilidade da pele nem a visão ou audição. Ela produz a perda da memória e o sujeito perde a noção do tempo.
Domingo de sol. [...] Dona Augusta e Liene vinha da missa. [...] - Liene, está me ouvindo? - Estou. - Está nada! Você anda desligadíssima! O que anda acontecendo? • Marque a alternativa que justifica os motivos para Liene estar tão desligada e preocupada. Estava tentando entender um sentimento diferente que lhe surgia pelo Dr. Marcos César. Carlinhos poderia ter morrido ao tentar salvá-la de uma agressão. Procurava entender por qual motivo alguém danificaria seu humilde carro. Simone estaria grávida, sendo menor de idade, sem bons relacionamentos com a mãe, sem emprego e sem segurança. Percebera que era realmente preconceituosa por não entender que o aluno Carlinhos era homossexual.
Marque a alternativa que corresponde corretamente um acontecimento na escola Floriano Matos. Invasão à escola praticada por Júnior e seus amigos. Uma briga entre Edilamar e outro aluno, uma vez que Edilamar foi vítima de discriminação racial. Uma discussão entre os professores por causa do aluno Júnior. Comemoração do aniversário de Liene na sala dos professores. Uma discussão entre o professor Careca e a diretora da escola.
LIGUE a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Bia (mãe da aluna Simone) Dr. Marcos César Carlinhos (aluno) Dr. Câmara (delegado) Simone (aluna) Dona Augusta (mãe de Liene) Liene.
Naquela mesma noite, quando Liene entrou na oitava noturna, logo depois da chamada disse: - Eu gostaria de começar um segundo semestre diferente. [...] Gostaria que na aula de hoje escrevessem tudo que lhes viesse à cabeça [...] Ao ler as redações, Liene encontrou uma resposta na redação de Zé Geraldo, o vovô da sala que nem as faculdades conheciam, segundo ela. Marque as alternativas correspondentes a redação de Zé Geraldo. I – O que me dá mais raiva é que eles pensam que eu não gosto de livros. Gosto sim! II – No ano passado, o professor queria decoreba do nome daqueles complicados Faraós do Egito. III – Ano passado, a professora falava de técnicas de plantação, da importância do álcool na indústria de automóveis e na hora de escrever eu não fazia nada. IV – Matemática! A professora só grita e só ensina problemas complicados. V – Já falei com meu pai de sair da escola, porque sei que vou repetir o ano outra vez. [...] De que serve a escola se não ensina o que eu quero? • Marque a sequência correta. Somente as alternativas I, II e III estão corretas. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas. Somente as alternativas II, IV e V estão corretas. Somente as alternativas III, IV e V estão corretas. Todas as alternativas estão corretas.
- Eu, se fosse você, ia ser faxineira ou babá, em vez de continuar no magistério! – Resmungou a mãe. – Não que eu não valorize a profissão. Mas, francamente, com toda essa insegurança, má remuneração e desgaste... Não vale a pena. • Em relação ao fragmento acima e do contexto geral da obra, marque a alternativa correta. Dona Augusta, mãe de Liene é uma pessoa alienada pelos noticiários da televisão, e acha a vida de professor um tanto sofrida. Dona Augusta sente se revoltada pelo pouco salário que a filha recebe. Dona Augusta sente-se revoltada já que sua filha não declara estar apaixonada pelo Dr. Marcos César. Dona Augusta nunca aprovou que a filha fosse professora, muito menos em escola pública. Todas as alternativas estão corretas.
Report abuse Consent Terms of use