Mma - básico

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Mma - básico

Description:
Auxiliar o estudo para o Exame ANAC - Básico

Author:
AVATAR
Rodrigo C. G. Quintas
(Other tests from this author)


Creation Date:
08/10/2015

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
AVATAR
Emanuel Veiga ( uploaded 2 years )
;
Parabéns Pia,
Me Diz Para Mim Quando Tempo Você Levou Para Fazer Tudo Isso,
Eu Levei Aproximadamente Mais De 1:00Hr Para Responder.
Fico Aqui Imaginando O Quando Que Você Levou.
Valeu Guri Parabéns.
Answer
Content:
Qual a principal finalidade do Controle do Peso e Balanceamento ? Definir ponto de equilíbrio durante o voo planado. Distribuição do peso por igual na Aeronave. É a Segurança. Maior eficiência durante o voo.
Por qual motivo se deve refazer a pesagem da Aeronave ? Para manter em dia os Dados de Balanceamento e Peso. As aeronaves têm uma tendência de ganhar peso devido ao acúmulo de sujeira, graxa, etc., em áreas que não são facilmente acessíveis para lavagem e limpeza. Para manter os registros de voo atualizados. Não é necessário realizar o peso da Aeronave em vista de que seu peso não muda.
O que é Teoria do Peso e Balanceamento ? Teoria onde as diferenças de Peso não são significativas para o voo. Ela é a teoria da alavanca,que está em equilíbrio ou balanceada quando está em repouso sobre o fulcro, em posição nivelada. Está relacionada ao peso estrutural da Aeronave no solo. O peso e balanceamento podem ter seu valor alterado em voo.
Coo é chamado a distância entre o fulcro e qualquer objeto ? Alavanca Média. Alavanca. Braço de Torque. Fulcro Mínimo.
O que é Momento ? O braço da alavanca multiplicado pelo peso do objeto nos dá o efeito de rotação em torno do fulcro. Este efeito de rotação é chamado Momento. NDA. Aeronave suspensa sem Movimento. Equilíbrio Dinâmico em voo.
Os dados de peso e balanceamento podem ser obtidos das fontes seguintes ? Especificações e limitações operacionais da aeronave. Manual de vôo da aeronave. Registro de peso e balanceamento da aeronave. Todas as Alternativas.
O que é Plano de Referência ? Plano vertical imaginário, a partir do qual, todas as medidas são tomadas horizontalmente para fins de balanceamento com a aeronave em atitude de vôo nivelado. Linha horizontal paralela à Linha d´agua. Linhas de continuidade do projeto da Aeronave. Nenhuma das Alternativas.
O que é Braço ? O Braço é a distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência. Membro estrutural de uma ASA. Medida adotada no sistema métrico Americano. Nenhuma das Alternativas.
Em qual medida é informado o comprimento do Braço ? Nenhuma das Alternativas. CM². POL. mm.
Ao remover um peso e adicionar um peso, quais os sinais no lado do plano de referência ? Negativo e Positivo. Positivo e Negativo. Positivo e Neutro. Negativo e Neutro.
O que é Centro de Gravidade ? O c.g. de uma aeronave é o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude. Centro máximo para operação. Ponto de fixação para carregamento. Ponto neutro em solo.
O que é peso Máximo ? É o permitido de uma aeronave e seu conteúdo, e está indicado nas especificações. É o peso máximo suportado por uma balança em solo. É o peso máximo admitido por passageiro. É o peso medido da carga.
O que é peso Vazio ? Peso antes da Aeronave ser transportada do Hangar. Peso sem realizar o embarque. O peso vazio de uma aeronave inclui todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa e, que estejam realmente instalados na aeronave. Este peso inclui o peso da célula, grupo motopropulsor, equipamentos necessários, lastro fixo, fluido hidráulico, óleo e combustível residuais. Nenhuma das alternativas.
O que é Carga Útil ? Peso da carga transportada pelos passageiros. Peso valioso no compartimento da carga. A carga útil da aeronave é determinada pela adição do peso vazio e do peso bruto máximo permissível. A carga útil da aeronave é determinada pela subtração do peso vazio do peso bruto máximo permissível.
O que é Centro de Gravidade do Peso Vazio ? Passeio do CG em voo. É o c.g. de uma aeronave em sua condição de peso máximo. É o c.g. de uma aeronave em sua condição de peso vazio. Nenhuma das alternativas.
O que é Passeio do Centro de Gravidade do Peso Vazio ? Limites operacionais em voo. Ajustes para o Centro sem carga. O passeio do CGPV é uma variação permissível dentro dos limites do c.g. O passeio do CGPV é uma variação não permissível dos limites do c.g.
O que é passeio do Centro de Gravidade Operacional ? É a distância compreendida entre os limites dianteiro e traseiro do c.g., indicado na especificação da Aeronave ou nas Folhas de Dados de Certificação de Tipo. Distância mínima para as alterações estruturais permissíveis. Nenhuma das Alternativas. É a distância compreendida fora dos limites dianteiro e traseiro do c.g., indicado na especificação da Aeronave.
o que é C.A.M. ? Sigla Aeronáutica Militar. CAM é a corda média da asa. A secção transversal da asa, (do bordo de ataque ao bordo de fuga é uma secção de aerofólio). Corda imaginária longitudinal à fuselagem. Corda Asa Média.
O que é Peso de Combustível Zero ? É o peso máximo permissível de uma aeronave carregada com combustível. É o peso máximo permissível de uma aeronave carregada sem combustível. É o peso mínimo permissível de uma aeronave carregada sem combustível. É o peso mínimo permissível de uma aeronave carregada com combustível.
O que é Combustível Mínimo ? É a quantidade que deve ser apresentada no relatório de peso e balanceamento, quando a aeronave é carregada para uma verificação de condição extrema. É a quantidade mínima de combustível necessária para voar uma aeronave. É a quantidade mínima antes do marcador indicar 0. Nenhuma das alternativas.
O que é Óleo Total ? Quantidade Máxima para utilizar no Sistema Hidráulico. Soma dos Óleos dos reservatórios subtraindo o das linhas de distribuição. Nenhuma das alternativas. O óleo total é a quantidade de óleo, apresentada como a capacidade de óleo nas Especificações da Aeronave.
O que é Tara ? A tara inclui os pesos de todos os itens extras; tais como macacos e calços, sobre a plataforma da balança de pesagem; exceto o peso do item que estiver sendo pesado. A tara inclui os pesos de todos os itens extras; tais como macacos e calços, sobre a plataforma da balança de pesagem; e o peso do item que estiver sendo pesado. Peso calculado à cada pesagem de 3 ou mais aeronaves. Peso quando a aeronave está suspensa por guinchos.
Qual a função do Lastro ? Permitir a direção da Aeronave mais suave. É usado para se obter o balanceamento do c.g. desejado. Nenhuma das Alterantivas. Peso a ser removido antes de ser fazer a pesagem da aeronave.
Qual a cor do Lastro Permanente ? Vermelho. Amarelo. Azul. Depende do Peso.
O que é Lastro Temporário ? Lastro usado apenas para atingir o CG antes do voo. Lastro usado para satisfazer certas condições de carregamento. Peso removido após a aeronave ser pesada. Nenhuma das alternativas.
O que é Combustível ? É a fonte de energia líquida, utilizada nas aeronaves. É uma substância que, quando combinado com o oxigênio, queima e produz calor. É uma substância, altamente calorífica que produz combustão. É uma substância que pode ser utilizada também nos sistemas hidráulicos.
Qual a composição da Gasolina de Aviação ? Hidrocarbonos (compondo-se de hidrogênio e carbono). Partes de Gasolina e Partes de Alcool. Água e Etanol. Petróleo filtrado com Aditivos.
O que é TEL e qual sua Função ? Sigla aeronáutica. Abreviação de Telefone. Chumbo tetraetil (TEL) e sua função é para melhorar sua performance no motor. Nenhuma das alternativas.
O que é Volatilidade ? Nenhuma das Alternativas. E a medida da tendência, de uma substância líquida, em vaporizar-se sob uma dada condição. Fator de evaporação dos Sólidos. Vapores após a queima.
O que é Calço Vapor ? Vaporização da gasolina, nas linhas de combustível. Vaporização da gasolina, nas linhas de lubrificação. Vaporização da gasolina, nos reservatórios. Vaporização da gasolina, nas bombas de combustível.
Qual o nome da Medida da Tendência da Gasolina para o Calço Vapor ? REID. VOLT. TEL. NDA.
Qual o limite para a Gasolina formar o calço vapor ? 12 PSI. 5 PSI. 7 PSI. 9 PSI.
As condições de formação de Gelo no Carburador são : -4º a 1º C. - 1º a 4º C. -4º a -1º C. -1º a -4º C.
Qual a função dos Hidrocarbonos Aromáticos ? Aumentar a gama de performance de mistura rica. Diminuir a gama de performance de mistura rica. Aumentar a gama de performance de mistura pobre. Diminuir a gama de performance de mistura pobre.
O que é Detonação: Dano causado no motor a pistão. Problema cuasado durante a partida sem combustível. Reclamação por um serviço mal realizado. Aumento excessivo na velocidade de queima.
O que é Ignição de superfície ? Ignição da mistura combustível/ar,causada por pontos quentes ou superfícies na câmara de combustão. Ignição nas linhas de combustível. Ignição de combustível antes da Partida. Ignição pelas centelhas das velas.
A qualidade Anti-Detonante do Combustível de Aviação : Quanto mais alto o grau, maior compressão o combustível poderá suportar sem detonar. Quanto mais baixo o grau, maior compressão o combustível poderá suportar sem detonar. Quanto mais alto o grau, menor compressão o combustível poderá suportar sem detonar. Quanto mais alto o grau, maior compressão o combustível poderá suportar para detonar.
Gasolinas contendo TEL, possuem quais cores ? 115/145 Púrpura. 100/130 Verde. 91/96 Azul. Todas estão corretas.
Complete: Os combustíveis de jato também são compostos de hidrocarbonos ... com um pouco mais de carbono; e, normalmente, contendo mais enxofre do que a gasolina. com um pouco menos de carbono e, normalmente, contendo mais enxofre do que a gasolina. Nenhuma das Alternativas. com um pouco mais de carbono e, normalmente, contendo menos enxofre do que a gasolina.
Quais os tipos de Querosene ? Jet - A ( Querosene de grau de combustível para turbina ). Jet - B ( Mistura de Gasolina e frações de Querosene ). Jet - A - 1 ( produzido para operação em temperaturas extremamente baixas ). Todas as alternativas estão corretas.
O que é Desenvolvimento Microbial ? Microorganismos, que vivem e se multiplicam nas interfaces de água dos combustíveis para jato. Organismos alimentam-se dos hidrocarbonos, que são encontrados nos combustíveis. Todas as alternativas estao corretas. Fungo em desenvolvimento poderá ser vermelha, marrom, cinza ou preta. Se não for devidamente controlada pela remoção freqüente da água livre,.
Norma utilizada na Filtragem de Combustível : MIL-F-8508A MIL-F-8508A MIL-F-8508A Todas estão corretas.
O que é Sistema de Combustível ? Um sistema de combustível de avião armazena e distribui uma quantidade apropriada de combustível limpo a uma pressão correta, para satisfazer a demanda do motor. Um Sistema utilizado para abastecer a Aeronave em Solo. NDA. Somente duas estão certas !.
Qual o tipo de Sistema de Combustível mais Simples ? Pressão Positiva. Presão Absoluta. Sucção por Gravidade. Alimentação por Gravidade.
Principal Bomba no Sistema de Combustível: Bomba de Combustível acionada pelo Motor. Bomba de Combustível acionada pelo Piloto. Bombas Auxiliares. Bombas de Reforço.
Componentes do Sistema de Combustível: Tanques e linhas. Válvulas, Bombas, Unidades de filtragem. Indicadores, Sinais de Advertência e Escorva. Todas as Alternativas estão corretas.
Qual a finalidade dos Vents nos tanques de combustível ? Ventilar os vapores dos combustíveis. Remover vestígios de água. Permitir a leitura do nível do combustível. Manter a pressão atmosférica dentro do tanque.
Quais as indicações nas aberturas de abastecimento ? Não há indicações. Indicações de Perigo. Nenhuma das alternativas. São claramente marcadas com a palavra "FUEL", a capacidade do tanque e o tipo de combustível a ser usado.
Qual a finalidade das válvulas de alijamento ? Alijar o combustível durante o abastecimento. Alijar os resíduos contidos no combustível. Alijar o ar durante o abastecimento do tanque. Reduzir o peso da aeronave ao seu peso máximo de pouso especificado.
Qual o material utilizado para a Célula do tipo câmara de borracha ? Borracha e Nylon. Borracha e Teflon. Borracha e Fibra de Carbono. Borracha Natural.
Como é chamado a Célula Integral de Combustível ? Célula Estrutural. Asa Molhada. Asa estrutural. Célula Molhada.
As Linhas de Combustível são feitas de que Material ? Aço e Cobre. Cobre e Zinco. Alumínio e Fibra de Carbono. Tubulações metálicas são usualmente feitas de liga de alumínio e, os tubos flexíveis, de borracha sintética ou de teflon.
Função de Bombas Auxiliares de Combustível ? Alimentam o combustível sob pressão para a admissão da bomba acionada pelo motor. Para manter pressão no lado de sucção da bomba acionada pelo motor, evitando que se torne baixa, a ponto de permitir a ebulição de combustível Usada para transferir o combustível de um tanque para outro, para alimentar combustível sob pressão para escorva durante a partida do motor, e, como uma unidade de emergência, alimentar combustível ao carburador, no caso de falha da bomba acionada pelo motor. Todas as alternativas estão corretas.
Finalidade da Bomba de Combustível acionada pelo Motor ? Todas as alternativas estão corretas. Fornecer um combustível na quantidade adequada durante o tempo de operação do motor. Fornecer um combustível na pressão adequada durante o tempo de operação do motor. Fornecer um combustível na velocidade adequada durante o tempo de operação do motor.
Finalidade das Válvula Seletoras no Sistema de Combustível ? Para prover um meio de cortar o fluxo de combustível na seleção do tanque e motor, na alimentação cruzada, e na transferência de combustível. Para prover um meio de seleção do tipo de sistema a ser utilizado. Nenhuma das alternativas. Para promover a seleção do motor a ser utilizado.
Quais os tipos de Indicadores do Sistema de Combustível ? Visor de Vidro. Mecânico. Elétrico e Eletrônico. Todas as alternativas estão corretas.
O que é Indicador Totalizador ? Indica o combustível total enchido. Indica o total de combustível já utilizado. Indica a soma das quantidades totais de combustível remanescente em todos os tanques. Nenhuma das alternativas.
Qual indicador de combustível é tido como Direto ? Visor de Vidro. Elétrico. Mecânico. Eletrônico.
Qual tipo de Indicador de Combustível utiliza o método de Capacitância ? Elétrico. Eletrônico. Eletro-mecânico. Eletro-volt.
Medidores de Fluxo de Combustível é utilizado em que tipo de Aeronave ? Hidroplano. Aeromodelo. Multimotoras. Monomotoras.
O Indicador de Pressão do Combustível é : Indicador de Pressão Diferencial. Indicador de Consumo. Indicador de quantidade de combustível. Nenhuma das Alternativas.
Como é feito a Neutralização de tanque de combustível ? Pela limpeza com solventes no interior do tanque por 8 horas. Pela reutilização de tanques estocados. Pela descarga lenta de uma garrafa de extintor de fogo de CO2 (no mínimo, 5 lbs de tamanho) dentro do tanque. Pela pulverização de talco na cor vermelha.
Qual a pressão a ser aplicada para testes de vazamento em Célula de Borracha ? 1/4 ou 1/2 PSI. 1/2 PSI. 1/4 ou 1/8 PSI. 1/3 ou 1/2 PSI.
Após 30 minutos ao que se refere à vazamento de combustível, quais sãos as classificações ? Infiltração Lenta ( Slow Seep ). Vazamento quer molha Área menor que 3/4 de polegada. Infiltração ( Seep ). Vazamento 3/4 a 1-1/2 Polegadas. Infiltração Pesada ( Heavy Seep ) e Corrida ( Running Leak ). 1-1/2 a 3 Polegadas e Pinga no Solo ou ao ser tocado escorre nos dedos. Todas as alternativas estão corretas.
Defina o termo Tubulações de Aeronaves. O termo "tubulações de aeronaves" , não se refere somente a mangueiras, tubos e conexões usados em aeronave; mas, também, aos processos de formação e instalação deles. Dispositivos, que se asseguram a transferência de combustível para a Asa. Nenhuma das Alternativas. Dispositivos, que se asseguram a transferência de combustível para o Tanque.
Sistemas onde são utilizadas tubulações de metal: Combustível e Óleo. Fluido Refrigerante. Oxigênio, Instrumentos e Sistemas Hidráulicos. Todas as Alternativas.
Onde são utilizadas Tubulações Flexíveis ? Áreas próximas ao Motor. Áreas móveis ou onde a tubulação está sujeita a vibração considerável. Onde a tubulação de metal se rompeu. Nenhuma das alternativas.
Tubulações de Liga de Alumínio em linhas sob baixa pressão são de quais cores: 1100 Branca - 3003 Verde. 1100 Branca 3003 Verde 1100 Branca - 3003 Verde.
Tubulações de Liga de Alumínio em linhas sob baixa pressão ou média são de quais cores: 2024 T Vermelha - 5052 O , Sistema Hidráulico ou pneumático 1000 e 1500 psi. NDA.
As tubulações de metal, são medidas pelo diâmetro externo: Errado. Certo. Indicadas e 16 avos. Indicadas e 32 avos.
Quais os materiais Sinteticos para Mangueiras Flexíveis ? Buna-N - Excelente Resistência aos produtos do Petróleo. Neoprene - Base Acetileno e melhor resistência Abrasiva. Butyl - Usar com fluido Hidráulico com base fosfato éster Skydrol. Teflon - Resina tetrafluoroetileno. Todas as alternativas estão corretas.
Classificação de Mangueiras de Borracha: Baixa pressão: qualquer pressão abaixo de 250 p.s.i. Reforço de tecido trançado. Média pressão: pressões até 3.000 p.s.i. Reforço de uma malha de arame. Menores medidas suportam pressão até 1.500 p.s.i. Alta pressão: todas as medidas até 3.000 p.s.i. de pressões de operação. Todas as alternativas estão corretas.
Como é designada a medida das mangueiras flexíveis ? Pelo diâmetro externo. Pela largura da parede. Pelo seu diâmetro interno. Por milímetros.
Identifique a opção errada: As linhas transportando combustível podem ser marcadas INFLAMÁVEL (FLAM). As linhas contendo material tóxico são marcadas TÓXICO (TOXIC). As linhas contendo materiais que possam causar danos físicos, tais como oxigênio, nitrogênio ou freon, são marcadas PHDAN (physically dangerous). As linhas de Oxigênio podem ser marcadas OXI-LIQ.
Tipos de Conexões de Tubulações: Conexões flangeadas e Conexões sem flange. Friso e braçadeira. Estampadas. Todas as alternativas estão corretas.
Qual a função do Acoplamento de Desconexão Rápida ? Auxiliar no processo de soltura do sistema. Os acoplamentos de desconexão rápida permitem que uma linha seja desconectada rapidamente, sem que haja perda de fluido ou entrada de ar no sistema. Remover rapidamente componentes do sistema elétrico. Nenhuma das Alternativas.
Quais o processos de formação de tubo ? Corte e Dobragem. Corte e Flangeamento. Flangeamento e Confecção de Frisos. Corte, Dobragem, Flangeamento e Confecção de Frisos.
Ferramenta de Flangear possui quais matrizes e angulos ? A ferramenta de flangear usada nas tubulações de aeronaves, possue matrizes macho e fêmea, para produzir flanges de 35º a 37º. A ferramenta de flangear usada nas tubulações de aeronaves, possue matrizes macho e fêmea, para produzir flanges de 45º. A ferramenta de flangear usada nas tubulações de aeronaves, possue matrizes macho e fêmea, para produzir flanges de 33º a 37º. A ferramenta de flangear usada nas tubulações de aeronaves, possue matrizes macho e fêmea, para produzir flanges de 45º a 52º.
Tipos de suportes de Fixação: Braçadeiras de Borracha. Braçadeiras Plana. Braçadeiras de Teflon. Braçadeiras de Borracha em linhas sujeitas a vibração e Braçadeiras planas.
Quais as Identificações dos Materias de Aviação ? AN, NAS, MS. MS, SAS, AN. NASA, ASN, NA. Nenhuma das Alternaitvas.
O que são Parafusos ? Peças a serem usadas para fixar. Dispositivos de união por fusão. Dispositivos de fixação, que permitem segurança e rigidez na união de peças. Conjunto de Paraduso e Porcas.
Tipos de Parafuso : Auto Frenantes. Especiais. Bolts grande firmeza rosca rombuda e Screws firmeza não é um fator importante rosca soberba ou rombuda. Nuts e Bolts.
Quantos tipos de parafuso existem na Aviação ? 3 2 4 1.
Quais são as classificações para as roscas dos parafusos ? Classe 1 - "Loose fit" - ajuste com folga ou encaixe deslizante - usado onde o espaço entre as partes conjugadas é essencial para uma rápida montagem, podendo ser girado com os dedos; Classe 2 - "Free fit" - ajuste livre - destinado a partes que são unidas com parafusos e porcas, tipo comerciais onde um pequeno jogo tem uma relativa margem de tolerância; Classe 3 - "Medium fit" - ajuste médio - destinado a partes onde é desejado um valor mínimo de folga ou de jogo entre as partes rosqueadas. Esse tipo de ajuste é geralmente empregado na construção aeronáutica. Classe 4 - "Close fit" - forte ajuste ou ajuste sob pressão - destinado a requisitos especiais. Os parafusos de ajuste sob pressão são instalados com ferramentas ou máquinas. Todas as Alternativas estão corretas.
Os parafusos especiais são identificados com qual letra ? ES. X. S. Spc.
Os parafusos AN são encontrados com quantos tipos de Cabeças ? 4 -Hexagonal, Clevis, Olhal e Universal. 3 - Hexagonal, Clevis e Olhal. 2 - Clevis e Olhal. 1 - Universal.
Os parafusos de cabeça hexagonal, são usados em estruturas em aplicações gerais que envolvam cargas: Cisalhamento. Tensão. Cisalhamento e Tensão. Torção e Flezão.
O que é parafuso de tolerância mínima ? Parafusos usados em aplicações onde uma ajustagem forte é requerida (o parafuso somente será movido de sua posição quando for aplicada uma pancada com um martelo de 12 a 14 onças). Parafusos, com folga aceitável. Parafusos recomendandos para reparos estruturais. Nenhuma das alternativas.
Classifique o parafuso : AN3DD5A "AN", indicam ser um parafuso padrão Air Force-Navy. O "3" indica o diâmetro em dezesseis avos da polegada (3/16"). O "DD", indica que o material é liga de alumínio 2024. A letra "C", no lugar de "D", indicaria aço resistente à corrosão e, a ausência das letras, indicaria aço com banho de cádmio. O "5" indica o comprimento em oitavos da polegada (5/8"). O "A", indica não possuir furo para contrapino. Todas as alternativas estão certas.
Os Parafusos recebem que tipos de inspeção ? Os parafusos que receberam inspeção magnética (Magnaflux) ou por meios fluorescentes (Zyglo), são identificados por uma tinta colorida ou uma marca tipo distintivo na cabeça. Somente Magnaflux. Somente visual. Somente destrutiva.
O que é parafuso Clevis. A cabeça de um parafuso Clevis é redonda e possue ranhuras, para receber uma chave de fenda comum ou para receber uma chave em cruz. Este tipo de parafuso é usado somente onde ocorrem cargas de cizalhamento e nunca de tensão. Ele é muitas vezes colocado como um pino mecânico em um sistema de controle. Todas as alternativas estão corretas.
O que é parafuso Olhal ? Este tipo de parafuso especial é usado onde cargas de tensão são aplicadas. O Olhal tem por finalidade permitir a fixação de peças, como o garfo de um esticador, um pino Clevis ou um terminal de cabo. A parte com rosca pode ou não ter o orifício para contrapino. Todas as alternativas estão corretas.
O que é parafuso Jobolt ? "JOBOLT" é a marca registrada de um rebite. Com rosca interna e composto de três partes Um parafuso de liga de aço, uma porca de aço com rosca e uma luva expansível de aço inoxidável. Todas as alternativas estão corretas.
Parafusos de Retenção: Estes combinam as características de um parafuso e de um rebite de grande resistência, mas possuem vantagens sobre ambos. O parafuso de retenção é geralmente usado na junção de asas, ferragens do trem de pouso, ferragens de células de combustível, longarinas, vigas, união do revestimento e outras uniões importantes da estrutura. São usados principalmente em estruturas primárias e secundárias de aeronaves. Todas as alternativas estão corretas.
Os parafusos de Retenção, podem ser substitutos de : Porcas autofreno. Rebites HI-Shear. Parafusos Screws. Lockbolts.
Quais os tipos de Porcas usadas em Aviação ? Comuns e Autofreno. Comuns e Casteladas. Comuns e Planas. 2.
Tipos de Arruelas de Aviação : Plana, Freno ou Especiais. Plana e Freno. Plana e Redonda. Plana e oval.
Quais os tipos de torquímetros ? Barra flexível, estrutura rígida e estrutura de catraca. Mecânico e Flexível. Ajustável e Fixo. Nenhuma das Alternativas.
Reparo em Roscas Internas ? Heli-Coils. Embuchamento. Alargamento. Adição de Metais.
Tipos de Prendedores de Abertura Rápida: São prendedores usados para fixar janelas de inspeção, portas e outros painéis removíveis da aeronave. Estes prendedores são fabricados e supridos por vários fabricantes e sob várias marcas registradas. Os mais comuns são: Dzus, Camloc e Airloc. Todas as alternativas estão corretas.
Característica dos Prendedores Camloc: São feitos em uma variedade de estilos e formatos. O prendedor Camloc é usado para prender coberturas e carenagens da aeronave. Utilizados em painéis trabalhantes que suportam cargas estruturais. Todas as alternativas estão corretas.
Um cabo de comando de 7x19 possui : 7 pernas e 19 fios. 7 fios e 19 pernas. 7 fios e 7 pernas. Nenhuma das alternativas.
Tipos de Terminais de Cabo mais utilizado : Prensado. Formato de Bola. Garfo e Rosqueado. Todas as alternativas estão corretas.
O que é esticador ? Um esticador é um mecanismo formado por dois terminais roscados, e uma peça intermediária, que, ao ser girada em um sentido, tende a separar os terminais. Em outra direção, tende a junta-los, possibilitando assim, a regulagem da tensão dos cabos de comando ligados aos terminais. Um dos terminais possue rosca esquerda e o outro rosca direita. NDA.
O que é Rollpins ? É um pino colocado sob pressão e com as pontas chanfradas, tem a forma tubular e cortado em todo o seu comprimento. O pino e colocada no lugar por meio de ferramentas manuais, sendo comprimido e girado na posição. NDA.
O que é Frenagem com Arame ? É o mais positivo e satisfatório meio de segurança para bujões, prisioneiros, porcas, cabeças de parafuso e esticadores, os quais não podem ser frenados por outro processo mais prático. É o método de frenar duas ou mais unidades, de tal maneira, que qualquer tendência de afrouxar uma delas será anulada pelo aperto do arame de freno. Todas as alternativas estão corretas.
Regras Gerais para Frenagem com Arame : A frenagem deve terminar com uma ponta de arame torcido de 1/4" a 1/2" (três a seis espiras). Esta ponta deverá ser torcida para trás ou para baixo para não se tornar um estorvo. Em cada frenagem deve ser usado arame novo. Quando frenando porcas castelo com arame, o aperto final deverá ser dado na porca cuidando em alinhar o orifício do parafuso com o castelo da porca. Todas as frenagens com arame deverão ser apertadas depois de efetuadas, mas nunca excessivamente para não enfraquecer o arame que poderá quebrar-se com o manuseio ou com a vibração. O arame deve ser colocado de modo que a tensão exercida por ele seja no sentido de apertar a porca. O arame de freno deve ser torcido com aperto uniforme e entre as porcas, na frenagem em série, deve ser tão esticado quanto possível sem que fique torcido em demasia. O arame de freno deverá sempre ser instalado e torcido de modo que a curva em torno da cabeça do parafuso permaneça em baixo e não tenha a tendência a passar para a parte superior da cabeça, causando uma folga prejudicial. Todas as alternativas estão corretas.
Tipos de Rebites Sólidos: Universal, Redonda, Chata, Escareada e Lentilha. NDA.
Qual é o rebite conhecido como rebite de campo ? Rebite 2117-T. Rebite 1100. Rebite 2017-T. Rebite 2024-T.
Os rebites 2017-T e 2024-T são usados em estruturas de liga de alumínio: Quando for necessária maior resistência do que a obtida com o mesmo tamanho do rebite 2217-T. Estes rebites são recozidos, e depois mantidos refrigerados até que sejam colocados na chapa. O rebite 2017-T deverá ser colocado dentro de aproximadamente uma hora e o 2024-T dentro de 10 a 20 minutos depois de retirado da refrigeração. Todas as Alternativas estão corretas.
O rebite 5056 é usado para rebitar estruturas de: Aço. Alumínio Liga de Magnésio. Liga de Aluminio.
Onde os Rebites de Aço Macio são utilizados ? Em carenagens externas. Em locais sujeitos a corrosão pelos gases quentes. Em aços como paredes de fogo, braçadeiras de escapamento e estruturas semelhantes. Em locais como flapes e revestimentos.
Onde os Rebites de Monel são utilizados ? Rebitar ligas de magnésio. Rebitar ligas de aço-níquel. Rebitar ligas de aço-carbono. Rebitar ligas de aluminio.
Onde e somente o rebite de cobre poderá ser utilizado ? Em superficies finas. Somente em ligas de cobre ou materiais não metálicos, como couro. Somente em tubulações de aço. Pode ser o substituto para o rebite de campo.
Os rebites 2017-T e 2024-T quando tratados à quente, iniciam a fase de endurecimento : uns 5 minutos, após serem expostos à temperatura ambiente. 30 minutos, após serem expostos à temperatura ambiente. 1 Hora, após serem expostos à temperatura ambiente. Pode ser estocado indefinidamente.
Os rebites de geladeira atingem em aproximadamente : Meia hora, a metade da sua resistência máxima, depois de cravados e a total resistência em um dia. Uma hora, a metade da sua resistência máxima, depois de cravados e a total resistência em quatro dias. Uma hora, a metade da sua resistência máxima, depois de cravados e a total resistência em dois dias. Duas horas, a metade da sua resistência máxima, depois de cravados e a total resistência em quatro dias.
Certas ligas de alumínio reagem com as outras e as ligas de alumínio usadas podem ser divididas em dois grupos : Grupo A - 1100 - 3003 - 5052 - 6053. Grupo B - 2117 - 2017 - 2124 - 7075. Os membros contidos no grupo A, ou no grupo B, podem ser considerados semelhantes entre si, e não reagirão uns com os outros do mesmo grupo. Todas as alternativas estão corretas.
O uso de metais diferentes deve ser evitado sempre que possível. Para cumprir com o padrão AN os fabricantes devem pôr uma camada de proteção nos rebites, que podem ser de cromato de zinco, metal pulverizado ou acabamento anodizado. A camada de proteção de um rebite é identificada por sua cor. Um rebite coberto com cromato de zinco é amarelo. Um com a superfície anodizada é cinza perolado. O com metal pulverizado é identificado pela cor cinza prateado. Todas as alternativas estão corretas.
Onde o rebite de cabeça de lentinlha (brazier head) é usado ? Em locais onde uma folga entre as partes a serem unidas é requerida. No interior da aeronave. No exterior da aeronave. Possui uma cabeça de grande diâmetro, usado na rebitagem de chapas finas de revestimento.
Quais os ângulos dos rebites escareados ? Entre 78º a 120º. O mais usado é de 100º. Todas as alternativas estão corretas.
Quais os tipos de Cabeça dos Rebites ? AN426 ou MS20426 - rebites de cabeça escareada (100º) AN430 ou MS20430 - rebites de cabeça redonda AN441 - rebites de cabeça chata AN456 - rebites cabeça de lentilha AN470 ou MS20470 - rebites de cabeça universal. Todas as alternativas estão corretas.
Quais as letras mais comuns na designação de ligas ? A - Liga de alumínio, 1100 ou 3003. AD - Liga de alumínio, 2117-T. D - Liga de alumínio, 2017-T. DD - Liga de alumínio, 2024-T. B - Liga de alumínio, 5056. C - Cobre. M - Monel. Todas as alternativas estão corretas. A ausência de uma letra após o número padrão AN, indica um rebite fabricado de aço macio.
O primeiro número, após, a letra indicadora da composição do material, expressa: Diâmetro do corpo ou espiga do rebite em 32 avos da polegada. Diâmetro do corpo ou espiga do rebite em 16 avos da polegada. Diâmetro do corpo ou espiga do rebite em 8 avos da polegada. Nenhuma das alternativas.
O último número (rebite), separado por um traço do número precedente, expressa: O comprimento da espiga do rebite em 32 avos de polegada. O comprimento da espiga do rebite em 8 avos de polegada. O comprimento da espiga do rebite em 16 avos de polegada. Nenhuma das alternativas.
Identifiqueo Rebite AN470AD3-5 AN - Air Force-Navy. 470 - rebite de cabeça universal. AD - liga de alumínio 2117-T. 3 - diâmetro de 3/32. Todas as alternativas estão corretas. 5 - comprimento de 5/16.
Qual o rebite que pode ser intercabiável com os rebites sólidos ? Pull-Thru. Cherry-Lock com bulbo Auto-cravação Rebites cegos.
Qual a diferença entre Plástico Termoplastic e Termo-endurecidos ? Todas as alternativas estão corretas. Os materiais termoplásticos amolecem com o calor e endurecem quando resfriados. Os plásticos termo-endurecidos, endurecem quando aquecidos e, se reaquecidos não amolecerão. Estes plásticos não podem ser reformados após terem sido endurecidos pela ação do calor.
Quais os tipos de Corrosão ? Ataque químico direto e o ataque eletroquímico. Ataque químico e o ataque eletroquímico direto. Ataque químico e o ataque físico. Ataque químico indireto e o ataque eletroquímico.
O que é ataque quimico direto ? Ataque resultante da exposição direta de uma superfície, exposta a um líquido cáustico ou agentes gasosos. Ataque resultante de aplicação de fluído Skydrol na superfície de alumínio. Ataque direcionado intencionamente. Nenhuma das Alternativas.
O que é Galvanoplastia ? Processo de transferência de metal de um objeto para outro, por meios químicos e elétricos. NDA.
O que é Metalização por pulverização ? Aplicação de metal fundido sobre uma superfície (base) sólida, por aspersão (borrifamento). NDA.
O que é Parco Lubrizing ? Tratamento químico para componentes de aço e ferro, o qual induz ao surgimento, na superfície do metal, de uma cobertura à base de fosfato, não-metálico e absorvente de óleo. É projetado, inicialmente, para reduzir o desgaste nas peças móveis. NDA.
O que é Anodização ? A anodização é o mais comum dos tratamentos das superfícies, das peças feitas de ligas de alumínio, que não sejam "cladeadas" (feitas de "alclad"). Basicamente, a chapa ou peça forjada (ou fundida) de liga de alumínio é fixada ao pólo positivo de um banho eletrolítico, onde a solução ou banho é composto de ácido crômico ( ou outro agente oxidante), o que induz a deposição de uma cobertura de óxido de alúminio sobre a superfície do metal. O óxido de alumínio é naturalmente o seu protetor (da superfície do alumínio), e o processo de anodização tão somente aumenta a espessura e a densidade dessa cobertura natural. NDA.
O que é Alodização ? A alodização é um tratamento químico simples para todas as ligas de alumínio, para aumentar a resistência à corrosão e melhorar a aderência da pintura. Por causa da sua simplicidade, está substituindo rapidamente a anodização no reparo de aeronaves. NDA.
O que é Dureza ? Refere-se a capacidade de um metal resistir a abrasão, penetração, corte e a distorção permanente. NDA.
O que é Fragilidade ? É a propriedade dos metais que lhes impede flexionar ou deformar sem que estilhacem. Um metal frágil quebra ou trinca sem mudar de forma. NDA.
O que é Maleabilidade ? Um metal que possa ser martelado, laminado ou prensado de várias maneiras, sem que trinque, quebre ou sofra outro efeito degenerativo semelhante, é dito ser maleável. NDA.
O que é Ductilidade ? É a propriedade de um metal que lhe permite ser esticado, flexionado ou torcido de várias maneiras, sem quebrar. NDA.
O que é Elasticidade ? É aquela propriedade que permite ao metal voltar a sua forma original, assim que a força que o deforma é removida. Essa propriedade é extremamente valiosa quando se deseja que o componente volte a ter sua forma original, tão logo cesse a ação da força que o deforma. NDA.
O que é Resistência ? Um material que tem resistência vai se contrapor ao corte e à ruptura e pode ser esticado, ou de qualquer maneira deformado sem se romper. NDA.
O que é Densidade ? É a massa (peso) por unidade de volume de um material. NDA.
O que é Fusibilidade ? É a capacidade que tem um metal de tornar-se líquido quando submetido ao calor, especialmente durante o processo de soldagem. NDA.
O que é Condutividade ? É a propriedade que permite ao metal conduzir calor ou eletricidade. NDA.
O que é contração e expansão ? São reações produzidas nos metais como resultado de aquecimento ou resfriamento. O calor aplicado a um metal leva-o a expandir-se, tornando-se maior. NDA.
O que é Tração ? NDA. É a resistência de um material à tração é a resistência à força que tende a separá-lo.
O que é compressão ? NDA. A resistência à compressão de um material é a resistência a uma força de esmagamento, contraria em sentido à força de tração.
O que é cisalhamento ? NDA. Quando um pedaço de metal é cortado com uma tesoura de chapa, as duas lâminas da tesoura exercem sobre o metal uma força conhecida como cisalhamento.
O que é flexão ? Pode ser descrita como a deflexão ou curvatura de um membro, devido a forças atuando sobre ele. NDA.
O que é Torção ? NDA. Pode ser descrita como a deflexão de um membro devido a um binário (e não a forças), atuando sobre ele.
O que é Brinell ? O medidor BRINELL de dureza usa uma esfera de aço muito duro, que é pressionada contra a superfície do metal. NDA.
O que é Rockwell ? O medidor ROCKWELL de dureza, mede a resistência à penetração, do mesmo modo que o medidor BRINELL. Porém, ao contrário de medir o diâmetro da marca da impressão, o medidor ROCKWELL de dureza mede a profundidade da penetração, sendo que a dureza é indicada diretamente na máquina (mostrador). NDA.
O que é Barcol ? NDA. O medidor BARCOL de dureza é uma unidade portátil projetada para efetuar testes em ligas de alumínio, cobre, latão e outros materiais, relativamente macios.
Como são medidos os Martelos de Cabeça Metálicas : Têm suas medidas de acordo com o peso da cabeça sem o cabo. De acordo com a Haste e Cabeça, respectivamentes. Somente pela Haste. Em polegadas.
Que tipo de material são constituídos os Martelos de Face Macia ? Madeira e Chumbo. Madeira, Latão, Chumbo, Couro Cru, Borracha Dura ou Plástico. Madeira, Latão, Chumbo. Borracha Dura ou Plástico.
O que é Macete ? O macete é uma ferramenta semelhante ao martelo com a cabeça feita de madeira (Nogueira), couro cru ou borracha. Tipo de Martelo de face dura. O macete é uma ferramenta semelhante ao martelo com a cabeça feita de metal banhado. O macete é uma ferramenta de se realizar reparos não destrutivos.
Quais são as formas de classificação de chaves de fenda ? Pelo seu formato. Pelo seu tipo. Pelo seu comprimento da haste. Todas as alternativas estão corretas.
Uma chave de fenda comum, deve preencher pelo menos ___ da fenda do parafuso. 45% 65% 90% 75%.
Qual é o tipo de parafuso que possui uma forma perfeita de cruz na cabeça ? Philips. Fenda. Hexagonal. Reed and Prince.
Qual a chave de fenda correta ao ser utilizada com parafuso Philips ? Ponta aguçada. Ponta rombuda. Ponta cruz. Ponta plana.
Qual a chave de fenda que possui dois ângulos de 90º ? Chave especial de fenda. Chave reed and prince. Chave Z. Chave rombuda.
Quais os tipo de alicat encontrado nos reparos de aeronaves ? Diagonal. De ponta e Bico da Pato. Ajustável. Todas as alternativas estão corretas.
Como é determinado o tamanho dos alicates ? Pelo seu peso. Por sua utilização. Pelo seu compimento total. Pelo comprimento sem a cabeça.
Qual a função do Punção de bico ? É usado para fazer marcas de referência no metal. É usado para fazer furos de referência no metal. É usado para fazer marcas de transferência no metal. Nenhuma das alternativas.
Qual o punção utilizado para o início de uma furação ? Centro e é afiada com um ângulo de aproximadamente 60º. Ponta. Vasador. Alinhamento.
Qual o tipo de punção utilizado para extrair rebites danificados ? Extrator ou Cônico. De centro. De bico. Vasador.
Qual o punção que possui haste paralela ? Tocapinos. Centro. Vasador. Referência.
Finalidade do punção de transferência ? Este tipo especial usado para marcar orifícios para rebites quando um gabarito é usado para a traçagem de um revestimento novo. NDA.
Chaves sólidas não ajustáveis possuem quais ângulos ? Paralelas com o punho. 90º. 15º. Todas as alternativas estão corretas.
Quantos pontos as chaves de colar ou caixa possuem ? 15 pontos. 12 pontos. 09 pontos. 16 pontos.
Qual o deslocamento que a chave colar ou caixa possui ? 13º. 12º. 15º 10º.
Uma chave combinada possui : Um lado colar e outro de boca. Um lado um número maior que o outro. Dois lados iguais de colar. Dois lados iguais de boca.
Quais os dois tipos de Arcos de Serra ? Pistola e Cabo punho. Pistola e Cabo reto. Punho fixo e punho ajustável. Nenhuma das Alternativas.
Com oé definido o passo de uma lâmina de serra ? Número de dentes por polegada. Número de dentes total. Número de dentes por centímetro. Número de dentes por lado.
Como é medida as talhadeiras ? Pelo seu comprimento total. Pelo tamanho da sua cabeça. Pelo seu peso. Determinada pela largura da parte cortante.
Como é medido o tamanho de uma lima ? Comprimentos que são medidos excluindo a espiga. Pelo tamanho da espiga. Comprimentos que são medidos somando a espiga. Pelo seu peso.
Angulos formados por uma lima de corte simples ? 65º a 85º. NDA.
Angulos formados por uma lima de corte duplo ? 40º a 45º. NDA.
Qual o ângulo formado na ponta de uma broca ? 32º. 72º. 59º. 75º.
O que são escareadores ? São ferramentas que cortam em forma cônica uma depressão ao redor de um furo, para permitir que um rebite ou parafuso fique no mesmo plano da superfície do material. NDA.
Qual a parte do Paquímetro utilizado para medidas internas, externas e de profundidade ? Orelha, Bico e Haste. Bico, Orelha e Haste. Orelha, Haste e Bico. Nônio ou vernie.
Quais as partes fixas de um Micrômetro ? Arco, a bainha e o encosto. NDA.
Quais as partes móveis de um Micrômetro ? Tambor e a Haste. NDA.
Qual é a ferramenta para abrir roscas internas ? Macho. Fêmea. Cossinete. Broca.
Qual é a ferramenta para abrir roscas externas ? Cossinetes. Fêmea. Macho. Broca.
Qual é a pressão a nível do Mar em Lipras por polegada quadrada ? 14,2 17,4 14,7 12,4.
Qual é a medida em polegadas ao nível do Mar ? 29,00 299,2 pol. 2,992 pol. 29,92 pol.
Definição e Regra da Densidade : Densidade é um termo que significa peso por unidade de volume. A densidade varia em proporção direta com a pressão. A densidade varia inversamente com a temperatura. Todas as alternativas estão corretas.
O que é Umidade do Ar ? Umidade é a quantidade de vapor d'água no ar. A quantidade máxima de vapor que o ar pode absorver varia com a temperatura. Quanto mais elevada a temperatura do ar, mais vapor d'água ele pode absorver. Todas as alternativas estão corretas.
O que é um Aerofólio ? NDA. Superfície projetada para obter uma reação desejável do ar, através do qual esse aerofólio se move. Todas as alternativas estão corretas. Superfície projetada para obter uma reação indesejável do ar, através do qual esse aerofólio se move.
O que é Corda de um aerofólio ? Corda de um aerofólio ou seção da asa é uma linha imaginária que passa da seção do bordo de ataque para o bordo de fuga. NDA.
O que é Ângulo de Ataque ? Ângulo entre a corda da asa e a direção do vento relativo. NDA.
O que é Ângulo de Incidência ? NDA. Ângulo entre a corda da asa e o eixo longitudinal da aeronave.
O que é Centro de Gravidade ? Ponto no qual todo o peso de uma aeronave está equilibrado. Nenhuma das Alternativas. Ponto no qual todo o peso de uma aeronave está concentrado. Centro de pressão de uma ASA.
O que é arrasto parasita ? Arrasto causado por partes exposta numa aeronave. NDA. Arrasto causado pela asa uma aeronave. Nenhuma das Alternativas correta.
Qual é o eixo, que se estende através da fuselagem do nariz para a cauda ? Longitudinal. Diagonal. Vertical. Lateral.
Qual o eixo que se estende transversalmente de ponta a ponta da asa ? Diagonal. Longitudinal. Lateral. Vertical.
Qual o movimento causado no eixo longitudinal ? Rolamento. Arfagem. Guinada. Derrapagem.
Qual o movimento causado no eixo lateral ? Rolamento. Arfagem. Tangagem. Guinada.
Qual o movimento causado no eixo vertical ? Rolamento. Guinada. Tangagem. Virada.
O que é estabilidade estática ? Quando a soma de todas as forças que agem sobre ela, e a soma de todos os momentos é igual a zero. NDA.
Estabilidade Estática Positiva ? NDA. Existe quando o objeto que sofre a perturbação, tende a retornar ao equilíbrio.
Estabilidade Estática Negativa ? Estabilidade negativa ou instabilidade estática existe quando o objeto que sofre a perturbação tende a continuar na direção do distúrbio. Nenhuma das Alternativas. Estabilidade ao sair da neutralidade. Estabilidade negativa ou instabilidade estática existe quando o objeto que sofre a perturbação tende a continuar na direção oposta do distúrbio.
Estabilidade Estática Neutra ? Quando o objeto que sofre a perturbação não tem tendência a retornar, ou a continuar, na direção de deslocamento, porém permanece em equilíbrio na direção do distúrbio. Quando o objeto que sofre a perturbação tem tendência a retornar, ou a continuar, na direção de deslocamento, porém permanece em equilíbrio na direção do distúrbio. Quando o objeto que sofre a perturbação não tem tendência a retornar, ou a continuar, na direção de deslocamento, porém sai do equilíbrio na direção do distúrbio. Quando o objeto que sofre a perturbação não tem tendência a sair do lugar.
Qual é a superficie que controla a estabilidade longitudinal ? AIleron. Asa. Estabilizador Horizontal. Estabilizador Vertical.
Qual é a superficie que controla a estabilidade direcional ? Asa. Estabilizador Vertical. Estabilizador Horizontal. Flpas.
A estabilidade Lateral, ocorre no movimento de : Guinada. Arfagem. Rolamento. NDA>.
Quais os componentes do Grupo Primário de controle de voo ? Ailerons. Profundores. Leme. Todas as alternativas estão corretas.
Quais os componentes do Grupo Secundário de controle de voo ? Compensadores comandáveis. Compensadores conjugados. Compensadores comandáveis e conjugados. Compensadores simples.
Qual a diferença entre compensador comandável e conjugado ? Comandável, corrigir qualquer condição de desbalanceamento durante o voo, sem exercer qualquer pressão sobre os controles primários. Conjugado, para ajudar o piloto na movimentação das superfícies primárias de controle. Todas as alternativas estão corretas.
Quais os componentes do Grupo Auxiliar ? Flapes de Asa. Spoilers. Freios Aerodinâmicos. Slats. Flapes de Bordo ataque. Slots. Todas as alternativas estão corretas.
Quais os tipos de Flapes ? Plano. Bipartido. Fowler. Eslotado. Todas as alternativas estão corretas.
Efeito cone se dá em : Rotor semi-rígido. Rotor articulado. Rotor semi-articulado. Nenhuma das alternativas.
O que é efeito Solo ? Efeito prolongado do uso em Solo. Próximo ao solo, as pás do rotor unem o ar descendente através do disco, com velocidade superior àquela com que ele é capaz de escapar debaixo do helicóptero. Próximo ao solo, as pás do rotor e o ar descendente através do disco, criam um aumento da sustentação. Num vôo pairado, próximo ao solo, as pás do rotor afastam o ar descendente através do disco, com velocidade superior àquela com que ele é capaz de escapar debaixo do helicóptero.
O que é Auto-Rotação ? Condição de vôo durante o qual há fornecimento de potência do motor, e o rotor principal é acionado apenas pela ação do vento relativo. Condição de vôo durante o qual não há fornecimento de potência do motor, e o rotor principal é acionado apenas pela ação do vento relativo. Condição de vôo durante o qual há fornecimento de potência do motor. Condição de vôo durante o qual não há fornecimento de potência do motor, no solo.
Qual a parte do rotor onde a força está sendo criada, quando o montor não está mais suprindo a potência ? Entre 50% e 90%. Entre 50% e 70% do raio, a partir do centro. Entre 25% e 70% do raio, a partir do centro. Entre 15% e 90%.
A região de 25% da parte interna da pá do rotor é chamada de: Região de Sustentação mínima. Região de Estol. Região de Sustentação máxima. Região de velocidade SubSônica.
Os 30% para a extremidade da pá do rotor são conhecidos como : Região de Propulsão. Região de velocidade Ultrasônica. Região de Arrasto Induzido. Região de Batimento.
O que é partida quente ? Partida quente ocorre quando o motor funciona, mas a temperatura dos gases de exaustão excedem os limites especificados. Causado por uma mistura de combustível/ar excessivamente rica, entrando na câmara de combustão. Nesta condição o combustível para o motor deverá ser cortado imediatamente. Todas as alternativas estão corretas.
O que é partida Falsa ou Interrompida ? O motor de partida corta antes de completar o ciclo inicial da partida do motor. Isto é, muitas vezes, o resultado de força insuficiente para o motor de partida. Ocorre quando o motor dá a partida e aparenta estar funcionando normalmente, mas a r.p.m. mantem-se numa gama mais baixa do que o mínimo de marcha lenta. Todas as alternativas estão corretas.
Tipos de Unidades de Fonte ? Automática. Manual e tração própria. Rebocada e Automática. Rebocadas ou com tração própria.
As unidades de força fornecem : Corrente contínua. Voltagem variável C.C. Corrente contínua com voltagem constante. Todas as alternativas estão corretas.
Bancadas portáteis de testes hidráulicos: Drena e Filtra o sistema hidráulico da aeronave Reabastece o sistema da aeronave com um fluído hidráulico limpo e filtrado micrônicamente. Testa o desempenho dos sistemas e subsistemas da aeronave. Testa o sistema hidráulico da aeronave quanto a vazamentos internos e externos. Todas as alternativas estão corretas.
O que é GTC : Gás turbina corrente. Ground Turbine Compressor. Gas Turbine Compressor. Compressor de Turbina de Solo.
Qual a finalidade de manter os tanques sempre abastecidos. Para que não fiquem espaços para a formação de vapores explosivos. Para evitar a condensação de água nos tanques. Os tanques de combustível não deverão ser enchidos completamente até o topo quando a aeronave estiver recolhida ao hangar, principalmente se a temperatura externa for mais baixa do que a de dentro de hangar. Todas as alternativas estão corretas.
Fogo: Classe A - fogo em materiais comuns, como madeira, tecido, papel, e materiais de revestimento interno, etc. Classe B - fogo em produtos inflamáveis do petróleo ou líquidos combustíveis como graxas, solventes, tintas, etc. Classe C - fogo em equipamentos elétricos energizados, onde a não condutividade do agente extintor é um fator importante. Classe D, é definida como um fogo em metais inflamáveis. Todas as alternativas estão corretas.
Agente Extintor ao tipo de incêndio. O fogo classe A cede melhor a água ou a extintores de água, que esfria o combustível abaixo das temperaturas de combustão. O fogo classe B cede bem ao dióxido de carbono (CO2), aos hidrocarbonos halogenados (Halons) e aos pós químicos secos; todos eles deslocam o oxigênio do ar, tornando a combustão impossível. O fogo classe C envolvendo fiação, equipamento ou corrente elétrica, cede melhor ao dióxido de carbono (CO2), que desloca o oxigênio da atmosfera, tornando a combustão improvável. O fogo classe D cede á aplicação de pó químico seco, que evita a oxidação e a chama resultante. Todas as alternativas estão corretas.
O que é inspeção Magnaglo ? A inspeção MAGNAGLO é semelhante a de partículas magnéticas, sendo que é utilizada uma solução de partículas magnéticas fluorescentes, e a inspeção é feita sob luz negra. A eficiência da inspeção é aprimorada pelo brilho tipo néon dos defeitos e indicações de pequenas falhas, que podem ser percebidas mais rapidamente. NDA.
O que é Conujnto do Induzido ? Consiste de bobinas enroladas em um núcleo de ferro, um coletor e as partes mecânicas associadas. Montado sobre um eixo, ele gira através do campo magnético produzido pelas bobinas de campo. O núcleo do induzido age como um condutor de ferro no campo magnético e, sendo assim, é laminado para evitar a circulação de correntes parasitas. Todas as alternativas estão corretas.
Tipos de Geradores de CC. Série, Paralelo, Serie-Paralelo Ou Misto. Série e Paralelo. Serie-Paralelo e Misto. Nenhuma das Alternativas.
Qual a tolerância de um resistor de faixa Dourada ? 8%. 5%. 10%. 2%.
Qual a tolerância de um resistor de faixa Prata ? 5%. 10%. 15%. 8%.
Qual a tolerância de um resistor Sem faixa ? 5%. 10%. 15%. 20%.
Regra da mão esquerda para Bobina: Os dedos curvados indicam o sentido do fluxo de elétrons. O polegar indica o sentido do campo magnético. Eletrons se movem do polo negativo para o positivo. Campo magnético norte se move para o campo magnético sul. Todas as alternativas estão corretas.
Qual a composição do eletrólito das Baterias Chumbo-Acido ? Água e Ácido Sulfúrico. Água e Oxigênio Ácido água e Sulfúrico. Niquel e Cadmio.
Como é feita a verificação da condição de carga de uma Bateria chumbo-acido ? Pela densidade do eletrólito, que é verificada pelo uso de um densímetro. Pelo multimetro na escala de Ampér. Pelo multimetro na escala de Tensão. Pela coloração do eletrólito.
Composição do eletrólito Bateria Chumbo-Acido e Peso específico? 30% ácido 70% água, 1.300 a 1.275 Boa, 1.275 a 1.240 média e 1.240 a 1.200 baixa condição de carga. 25% ácido 75 água, 1.300 a 1.275 Boa, 1.275 a 1.240 média e 1.240 a 1.200 baixa condição de carga. 30% ácido 70% água, 1.600 a 1.275 Boa, 1.275 a 1.240 média e 1.240 a 1.200 baixa condição de carga. 30% ácido 75% água, 1.300 a 1.275 Boa, 1.275 a 1.240 média e 1.240 a 1.200 baixa condição de carga.
Qual a tensão de cada célula de chumbo-acido e qual a tensão para recarregar uma bateria de 12 células ? 2,2 volts cada célula e será necessário aplicar 28 volts por causa da queda de tensão oferecida na resistência interna da bateria. 2 volts cada célula e será necessário aplicar 24 volts por causa da queda de tensão oferecida na resistência interna da bateria. 3,0 volts cada célula e será necessário aplicar 32 volts por causa da queda de tensão oferecida na resistência interna da bateria. 2,2 volts cada célula e será necessário aplicar 26,4 volts por causa da queda de tensão oferecida na resistência interna da bateria.
Qual a composição do eletrólito na célula de níquel-cádmio ? Placas positivas Hidróxido de níquel, placas negativas hidróxido de cádmio, 30% de hidróxido de potássio e 70% de água destilada. Placas positivas Hidróxido de níquel, placas negativas hidróxido de cádmio, 50% de hidróxido de potássio e 50% de água destilada. Placas positivas Hidróxido de níquel, placas negativas hidróxido de cádmio, 70% de hidróxido de potássio e 30% de água destilada. Placas positivas Hidróxido de níquel, placas negativas hidróxido de cádmio, 25% de hidróxido de potássio e 75% de água destilada.
Regra da mão esquerda para Geradores: Polegar indica o movimento do condutor pelo campo magnético. Dedo indicador indica o puxo das linhas de força do campo magnético, Norte para Sul. Dedo médio indica o sentido dos elétrons pelo condutor, Negativo para Positivo. Nenhuma das Alternativas está errada.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.