MODELAGEM DE SISTEMAS

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
MODELAGEM DE SISTEMAS

Description:
GTI-MODELAGEM DE SISTEMAS

Author:
AVATAR

Creation Date:
01/10/2018

Category:
University
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
1 - 13 - Assinale a alternativa que contém um diagrama estrutural, um comportamental e outro diagrama estrutural, todos da UML, respectivamente. Diagrama de objetos; diagrama de implantação; diagrama de classes. Diagrama de implantação; diagrama de atividade; diagrama de componentes Diagrama de sequência; diagrama de casos de uso; diagrama de estados. Diagrama de casos de uso; diagrama de classes; diagrama de sequência Diagrama de comunicação; diagrama de casos de uso; diagrama de interatividade.
1 - A Orientação a objetos é uma tecnologia eficiência e de qualidade comprovada, usada em inúmeros projetos e para construção de diferentes tipos de sistemas. Assinale a ÚNICA alternativa que NÃO apresenta uma vantagem no uso Orientação a objetos. Melhor compreensão do código. Facilidade de manutenção dos códigos desenvolvidos. Segurança no uso de componentes por parte do programador. Obter um melhor aproveitamento do código. Menor eficiência de código.
1 - É um princípio da orientação a objetos, que permite que classes compartilhem atributos e métodos. Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos. Herança Encapsulamento Objeto Polimorfismo Classe.
1 - Assinale a opção que define corretamemte UML (Unified Modelling language). metodologia de desenvolvimento de sistemas que inclui desde a análise de requisitos até a especificação de testes do sistema com modelos orientados a objetos. linguagem de modelagem que usa os conceitos de orientação a objetos para permitir a especificação de sistemas em diversos níveis de abstração. notação para o projeto físico de sistemas que usam linguagens orientadas a objetos como o Java e o C++. metodologia que determina como deve ser realizada a análise de requisitos de sistemas complexos. notação para facilitar representação visual de padrões de projeto e desenvolvimento da estrutura lógica de programas em plataformas de objetos distribuídas.
1 - São exemplos de diagramas comportamentais: Casos de Usos, Atividades, Estados e Distribuição. Casos de Usos, Objetos, Estados e Interações. Classes, Atividades, Estados e Interações. Casos de Usos, Atividades, Componentes e Interações. Casos de Usos, Atividades, Estados e Interações.
1 - Qual diagrama tem a função de representar um objeto do mundo real em termos conceituais de POO? Diagrama de classes. Diagrama de casos de usos. Diagrama de estados. Diagrama de atividades. Diagrama de componentes.
1 - A UML divide os diagramas em: Diagramas Comportamentais e Diagramas de Fluxo de Dados Diagramas Estruturais, Diagramas Transacionais e Diagramas de Agrupamento Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais Nenhuma das anteriores Diagramas Estruturais, Diagramas Comportamentais, Diagramas de Notas e Diagramas de Agrupamento.
1 - Os diagramas UML da categoria comportamental são os de: classes, atividades e sequência. casos de uso, atividades e máquinas de estados. objetos, estrutura composta e máquinas de estado. casos de uso, sequência e classes. classes, objetos e componentes.
1 - Considere as seguintes afirmações sobre UML (Unified Modeling Language): I. A UML é uma linguagem, uma notação, e não uma metodologia; II. Um diagrama de classes é um modelo que mostra o relacionamento estático entre as classes, incluindo associações, agregações e generalizações; III. A UML é uma linguagem orientada a objetos baseada numa extensão de XML. Quais afirmações estão corretas? Apenas II. Apenas I e II. I, II e III. Apenas II e III. Apenas I e III.
1 - A UML foi definida para ser utilizada com o paradigma orientada a objetos o que significa que ela possui recursos para representação dos conceitos propostos pela Orientação a objetos. Dentre os conceitos abaixo, marque a opção que assertivamente define o objetivo da UML Ser dependente somente da linguagem de programação. Ser dependente somente do processo de desenvolvimento. Ser independente da linguagem de programação e dependente do processo de desenvolvimento. Ser dependente da linguagem de programação e do processo de desenvolvimento. Ser independente da linguagem de programação e processo de desenvolvimento.
1 - Dos conceitos da orientação a objetos aquele que consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto. Além disto, é utilizado amplamente para impedir o acesso direto ao estado de um objeto, disponibilizando externamente apenas os métodos que alteram estes estados é chamado de: Encapsulamento Objeto Classe Herança Polimorfismo.
1 - A orientação a objetos não é só teoria, mas uma tecnologia de eficiência e qualidade comprovadas, usadas em inúmeros projetos e para construção de diferentes tipos de sistemas. Assinale dentro das opções apresentadas, aquela que não é verdadeira Quando o sistema é desenvolvido com esta tecnologia, temos: Facilidade de Manutenção; Maior segurança no uso de componentes por parte do programador; A certeza do menor tempo de desenvolvimento Melhor aproveitamento do seu código; Melhor compreensão do código;.
1 - Na Análise Orientada a Objetos, o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse é denominado: independência polimorfismo modularidade herança encapsulamento.
2 - 12 - Diagrama UML que por meio de uma linguagem simples possibilita a compreensão do comportamento externo do sistema (em termos de funcionalidades oferecidas por ele) por qualquer pessoa, tentando apresentar o sistema por intermédio de uma perspectiva do usuário. Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Colaboração Diagrama de Classes Diagrama de Sequência Diagrama de Objetos.
Em UML, os diagramas de Caso de Uso tem por objetivo obter funcionalidades e requerimentos do sistema representar o estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema. representar os atributos e operações de uma classe ou objeto. mostrar o fluxo de mensagens de uma atividade do sistema para outra. exibir uma interação entre um conjunto de objetos e seus relacionamentos.
No desenvolvimento de um software para um sistema de venda de produtos nacionais e importados, o analista gerou o diagrama de caso de uso a seguir: Da análise do diagrama, conclui-se que? A execução do caso de uso Consultar estoque incorpora opcionalmente o caso de uso Liberar desconto. A execução do caso de uso Realizar venda de produto nacional incorpora obrigatoriamente o caso de uso Liberar desconto. Um gerente pode interagir com o caso de uso Realizar venda, pois ele é um Usuário. A execução do caso de uso Realizar venda incorpora obrigatoriamente o caso de uso Consultar estoque. A execução do caso de uso Liberar desconto incorpora opcionalmente o caso de uso Realizar venda.
Considere o sistema de um vídeo game moderno (como o PlayStation 4 ou Xbox One), se o mesmo fosse modelado utilizando-se UML, pode-se dizer que possíveis Atores que apareceriam no respectivo Diagrama de Casos de Uso representados seriam: Player 1, Player 2 e CPU Atualizar o sistema, Carregar jogo, Navegar na Internet Pular, Saltar e Correr Blu-Ray, DVD e CD Direcional, Select e Start.
Você foi contratado para construir uma aplicação de uma clínica médica. Inicialmente você utilizará qual diagrama para modelar o sistema e validar os requisitos junto ao cliente? Diagrama de Atividade Diagrama de Classes Diagrama de Sequência Diagrama de Validação Diagrama de caso de uso.
Dados os requisitos: I) Efetuar troca de produtos com defeito. II) Tolerante a falhas. III) A resposta do sistema não deve exceder 30 seg. IV) O sistema deverá rodar num computador 486 com 16MB de memória. V) Não emprestar livros para clientes com débito. Quais dos itens acima são requisitos funcionais de um sistema: I, II, V I, II, III, V. I, IV e V. Somente o V. I e V.
A figura abaixo ilustra um Diagrama de Casos de Uso e é utilizada no desenvolvimento de projetos de sistemas, utilizando ferramentas da Análise Orientada a Objetos. O relacionamento entre o ator Cliente e o caso de uso Comprar um produto, é denominado e definido como: Generalização / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário. Associação / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário. Associação / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do relacionamento. Generalização / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do relacionamento. Globalização / uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do relacionamento.
Quais são os relacionamentos possíveis entre Casos de Uso? generalização, inclusão e extensão associação, inclusão e extensão agregação, inclusão, extensão composição, generalização e extensão agregação, generalização, associação.
(NUCEPE-2015 - SEFAZ-PI) Sobre o Diagrama de Casos de Uso da UML, é correto afirmar que: Não existe relação entre atores do tipo especialização. A relação do tipo includes indica a efetivação obrigatória do comportamento do caso de uso incluído. É utilizado para representar o relacionamento entre os componentes estruturais do software. Um Caso de Uso é representado por um retângulo, com o nome do caso de uso dentro ou abaixo. Um Ator especifica necessariamente um papel executado por um usuário.
No contexto da UML, os casos de uso: são sempre associados a um único requisito funcional. especificam a organização do sistema de software. descrevem o comportamento do sistema de acordo com o ponto de vista dos seus usuários finais. capturam os requisitos não funcionais. definem o comportamento dos componentes de software que serão implementados.
Um relacionamento entre casos de uso ajudam na descrição dos mesmos. Entre um ator e um caso de uso temos um relacionamento de : Include. Especialização. Extends. Generalização. Associação.
2 - O diagrama da UML que fornece uma visão externa do sistema, representando um nível alto de abstração nos quais elementos externos (atores) interagem com o sistema é denominado diagrama de transição de estados. atividades. colaboração. sequência. casos de uso.
3 - 7 - Analise a especificação abaixo, referente ao CENÁRIO PRINCIPAL do caso de uso INCLUIR CLIENTE, referente a um Sistema de Vendas. 1. Cliente informa seu CPF 2. Sistema valida CPF 3. Sistema Busca CPF - uses BUSCAR_CPF 4. Cliente informa demais dados 5. Sistema registra dados do cliente 6. Sistemas encerra o caso de uso Com base na especificação do caso de uso, analise as alternativas a seguir I. O cliente sendo um ator, significa que ele interage com o sistema informando diretamente os seus dados. II. Nesse caso de uso, não caberia nenhum cenário alternativo. III. O passo 3, da forma como esta descrito, mostra que no diagrama de casos de uso, haverá o caso de Uso BUSCAR_CPF, que estará relacionado com INCLUIR CLIENTE, através do relacionamento de ou Uses ou Include Com base em sua análise, assinale a única alternativa correta Estão corretas as assertivas I e II e III Estão corretas apenas as assertivas I e III Estão corretas apenas as assertivas II e III Está correta apenas a assertiva I Está correta apenas a assertiva III.
Quais informações deveram ser contempladas na descrição de um fluxo alternativo caso de uso de validar CPF. Nenhuma informação deve ser apresentada. Informações de procedimentos a serem feitos se o CPF for inválido. Informações de como foi validade do CPF Informações de procedimentos a serem feitos se o CPF for válido. Informações de atributos da classe CPF.
Análise as assertivas a seguir, referentes a técnica de especificação de casos de uso: I. Todo Caso de Uso possui um descrição textual, que define seu passo a passo; II. A Descrição de Caso de Uso é uma seqüência de passos executados por um ator; III. Uma exceção descreve a recuperação da falha de um passo de um Caso de Uso. As assertivas corretas são: Somente a III; Somente a II; I, II e III. Somente a I e II; Somente a I;.
Depois que é feito o diagrama de casos de uso, o próximo passo é documentar essas funcionalidades descrevendo com detalhes suas principais características. Apesar de não existir uma padronização sobre essa especificação funcional, quais podem ser consideradas as principais informações relativas a um Caso de Uso? Protótipo e lista de mensagens Diagrama de implementação correspondente Diagrama de classe e de sequência correspondente Ator responsável, classe correspondente e lista de mensagens Ator responsável, fluxo principal e fluxos secundários.
Analise as assertivas a seguir e classifique cada uma como verdadeiro (V) e falso (F): 1 - ( ) A Descrição de caso de uso não registra a lógica do sistema. 2 - ( ) A descrição de caso de uso, é representação textual dos casos de uso e auxilia a validação do entendimmento dos requisitos do sistema. 3 - ( ) Nem todos os casos de uso devem ser descritos. 4 - ( ) Quanto mais técnico forem os termos da descrição de casos de uso, melhor será para apresentar ao usuário. Com base em sua avaliação, assinale a alternativa que apresente a correta sequencia de V e F: V, F, V, V V, V, F, F F, F, V, V F, V, F, F F, F, V, F.
Na UML, as suposições, pré-condições, pós-condições, garantias mínimas e garantias de sucesso são comumente utilizadas como recursos de narrativa de um(a): herança múltipla. nó caso de uso pacote classe.
3 - A documentação de um caso de uso costuma descrever, por meio de uma linguagem simples, informações sobre ele. Na UML, essa documentação: costuma descrever apenas, em linhas gerais, a função do caso de uso. não possui um formato específico definido. não pode ser feita por meio de outros diagramas deve ser feita por meio de fluxogramas. não costuma deixar claro quais atores interagem com os casos de uso.
4 - Assinale, dentre as alternativas apresentadas, a que mostra o tipo de visibilidade em que um método ou atributo só pode ser usado dentro da classe onde estão especificados. Protected Public Grasp Implementado Private.
Em um diagrama de classes existem duas formas de expressar um relacionamento TODO-PARTE, onde os objetos da classe PARTE são instanciados pelos objetos da classe TODO. Tais relacionamentos são agregação e composição. Assinale a única opção que apresenta a correta diferença entre esses relacionamentos O objeto PARTE instancia e destrói o objeto TODO apenas na agregação A vida dos objetos TODO e PARTE são coincidentes apenas na agregação Na agregação, o objeto PARTE somente pode pertencer a 1 e somente 1 objeto TODO Na composição, o objeto PARTE somente pode pertencer a 1 e somente 1 objeto TODO Na composição, o objeto TODO somente pode conter 1 objeto PARTE.
Os modelos são representados por símbolos e conceitos. No diagrama de classe, definido na UML para representação dos objetos e suas associações, assim como em outros diagramas, cada representação tem um significado. Indique o termo que indica as características de um objeto. papel da associação atributo entidade tipo direção método.
O tipo de associação entre objetos das classes "turmas" e "alunos" identificado, na modelagem de classes da UML, na sentença "turmas são formadas por alunos" é denominada: agregação extensão especialização inclusão generalização.
A UML define diversos tipos de relacionamentos no modelo de classe. Um desses tipos pode ser entendido pelo exemplo a seguir. Observe. Sejam duas classes, ALFA e BETA. Quando BETA herda de ALFA, os atributos e o comportamento de ALFA valem também para BETA. Quando for necessário, BETA pode redefinir o comportamento de ALFA. Além disso, BETA participa em qualquer relacionamento no qual ALFA participa. O caso exemplificado é conhecido como relacionamento de extensão generalização inclusão comunicação associação.
Analise as afrmativas abaixo em relação ao Diagrama de Classes da UML. I. É um diagrama comportamental da UML. II. Pode representar classes e interfaces. III. Pode representar relacionamentos de dependência e generalização. Assinale a alternativa VERDADEIRA: Todas as afirmativas estão corretas. a conexão entre objetos no tempo e no espaço. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Analise os relacionamentos abaixo e assinale a alternativa verdadeira , que pode existir entre classes. I - Include (inclusão) II- Associação III- Agregação IV- Generalização V- composição VI - Extends (extenão). Estão corretas as sentenças III,IV,V,VI. Está correta somente sentenças III. Estão corretas as sentenças I, II, III,IV. Estão corretas as sentenças II, III, IV ,VI . Estão corretas as sentenças II, III, IV ,V .
O diagrama de classe posssui diversas representações com suas especificidades. I - A generalização implementa o processo de hibridismo. II - A auto-associação representa a ligação entre objetos da mesma classe. III - A classe associativa deve ser criada sempre que a ligação tenha atributos que a identificam. Analise as sentenças e selecione a alternativa que aponte assertivas corretas. I - III somente a I. II - III somente a II. I - II.
Em um restaurante a escolha dos pratos pode ser efetivada a partir da constituição calórica dos alimentos. Para isso, o restaurante mantém vários pratos, discriminando os ingredientes e definindo a cada um a porção calórica. A todo prato escolhido é calculado o valor calórico e apresentado ao cliente antes da escolha. Se você fosse desenvolver um sistema para o restaurante conceitualmente o que seria alimento, valor calórico e o cálculo, respectivamente? classe - atributo - processo tupla - tabela - método atributo - classe - processo classe - atributo - método atributo - classe - método.
Em um diagrama de classe existe a classe TIME ligada à classe JOGADOR por um relacionamento com a notação de um diamante vazio e linha contínua, onde o diamante vazio está na proximidade da classe TIME. Assinale a alternativa que define corretamente qual o relacionamento entre as classes do cenário exposto acima? c) Generalização a) Composição d) Associação b) Agregação e) Dependência.
É possível conectar uma classe a ela mesma, representando a conexão entre 2 objetos da mesma classe. Esse tipo de relacionamento chama-se (assinale a única resposta correta): Associação Associação recursiva Associação exclusiva Associação de classe Agregação.
Uma agencia de automóveis vende carros populares, utilitários e e classe A. Os carros possuem as informações chassi e quantidade de passageiros, mas os carros classe A podem ter acessórios especiais e os utilitários possuem percentual de bônus na compra. Qual a simbologia do diagrama de classe deve ser usada nesse contexto? Agregação por referência Agregação por valor Generalização Associação Auto-Associação.
É um tipo especial de associação representando um relacionamento estrutural entre um elemento (o todo) e outros elementos (as partes) onde as partes só podem pertencer ao todo e são criadas e destruídas com ele. Agregação Generalização Dependência Realização Composição.
Num diagrama de classes da UML, multiplicidade se refere: aos dados sobre a quantidades de objetos participantes de uma classe associativa. à quantidade máxima de objetos de uma classe que podem estar associados às demais classes presentes no diagrama. ao tipo de associação entre várias classes que depende da quantidade de objetos que se relacionam. ao número de chamadas de métodos de uma classe por um objeto de outra classe. à informação dos limites inferior e superior da quantidade de objetos aos quais um outro objeto pode estar associado.
(PRODEB 2008) Assinale a alternativa correta. Diagramas de classes são uma técnica conhecida pata descrever o comportamento de um sistema. Diagramas de classes representam a forma básica de estruturação de um sistema orientado a objetos. Diagramas de classes são uma técnica para descrever lógica de procedimentos, processo de negócio e fluxo de trabalho. Diagramas de classes são uma técnica para captar os requisitos funcionais de um sistema. Diagramas de classes descrevem os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles.
Assinale a opção que responde adequadamente ao que acontece quando um método é definido como protegido: Ele poderá ser visto por todas as classes que se relacionam com a classe a qual pertence, qualquer que seja o relacionamento Ele somente poderá ser visto dentro da própria classe Ele poderá ser visto por todas as classes que estão na estrutura de herança Ele poderá ser visto por todas as classes Ele não poderá ser visto por ninguém.
4 - Na UML, o componente que tem acesso aos serviços do outro componente por meio da interface é conectado a ela usando um: relacionamento de generalização. relacionamento de dependência. Diagrama de casos de uso; diagrama de classes; diagrama de sequência auto relacionamento. relacionamento ternário.
5 - O diagrama de sequencia é um diagrama fundamental na UML, que relaciona dois outros de suma relevância: classes e casos de uso. Sobre os conceitos e elementos do diagrama de sequencia, analise as assertivas que seguem I. O diagrama sequencia mostra, como as classes interagem para a implementação de um caso de uso II. Uma das limitações do diagrama de sequencia é a impossibilidade de representação de mensagens disparadas sob alguma condição. III. Iterações(repetições) são representadas no diagrama de sequencia e facilmente podemos identificar o conjunto de mensagens que se repetem, por um retângulo pontilhado envolvendo essas mensagens. IV. Uma das limitações do diagrama de sequencia é a impossibilidade de representar chamadas de métodos da própria classe (auto delegação). Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA alternativa correta Estão corretas apenas as opções I e III Estão corretas apenas as opções II e III Estão corretas apenas as opções III e IV Estão corretas as opções I, II, III e IV Estão corretas apenas as opções II, III e IV.
Quais os modelos, da UML, que nos servem de base para o desenvolvimento do(s) diagrama(s) de sequencia? Todos os outros modelos tem que estar prontos, para poder ser feito os diagramas de sequencia. Diagrama de casos de uso com as respectivas descrições dos fluxos alternativos. Diagramas de estados, diagrama de interação e diagramas de fluxo de dados. Diagrama de implantação, diagrama de caso com as descrições dos casos de uso. Diagrama de Classe (modelo de negocia) e diagrama de caso de uso com as descrições dos casos de uso.
A coesão é um conceito que define o quanto elementos devem permanecer juntos. Assinale a ÚNICA opção que apresenta as características corretas quando uma classe tem baixa coesão. normalmente são de alta visibilidade, difíceis de manter e de se reutilizarem. normalmente são fáceis de compreender, difíceis de manter e de se reutilizarem. normalmente são difíceis de compreender, fácil de manter e de se reutilizarem. normalmente são difíceis de compreender, difíceis de manter e de fácil reutilização; normalmente são difíceis de compreender, difíceis de manter e de se reutilizarem.
A empresa SoftPerfeitos estava desenvolvendo um aplicativo Mobile para um de seus cliente. O programador durante a fase de codificação sentiu extrema dificuldade no entendimento de uma referida regra de negócio expressa no diagrama de caso de uso. Para que o desenvolvedor compreendesse melhor o requisito, o analista de sistema fez uma atualização na documentação do software criando um diagrama com o objetivo de determinar a sequência de eventos que ocorrem em um determinado processo, ou seja, quais condições devem ser satisfeitas e quais métodos devem ser disparados entre os objetos envolvidos e em que ordem durante um processo específico. Com base na UML identifique qual o diagrama o analista de sistemas confeccionou. Diagrama de Sequência. Diagrama de Caso de Uso. Diagrama de Implantação. Diagrama de Classes. Diagrama de Negócio.
A UML (Unified Modeling Language) apresenta uma série de diagramas para a modelagem de sistemas orientados a objetos. Um dos diagramas mais comuns é o diagrama de sequências. A figura mostra um dos elementos do digrama de sequências. < --------------------------------------- O elemento acima, em um diagrama de sequência, significa: mensagem de ligação. mensagem de ativação. mensagem de retorno. mensagem perdida. auto-chamada.
O diagrama de colaboração é apropriado para desenhar ............................, que são uma solução já estabelecida para um determinado problema. Existe uma categoria de problema para a qual já foi dada uma solução, por desenvolvedores experientes e esta deve ser adaptada para uma situação semelhante. Assinale a UNICA alternativa que preenche corretamente a lacuna padrões de uso geral padrões de projeto padrões de casos de uso padrões de análise padrões de colaboração.
O analista de sistemas durante a modelagem e desenvolvimento de um sistema, tem uma grande preocupação em manter um código que tenha pequenos impactos na manutenção e favorecimento a reutilização de códigos. Para alcançar estes objetivos, o código deve ter: Um acoplamento fraco entre classes e manter uma alta coesão nas classes. Um acoplamento alto entre classes e manter uma baixa coesão nas classes. Um acoplamento alto entre classes e manter uma alta coesão nas classes. Um acoplamento fraco entre classes e manter uma fraca coesão nas classes. Um acoplamento alto entre classes e manter uma fraca coesão nas classes.
Assinale, dentre as alternativas apresentadas, a que exibe o diagrama que tem por função mostrar as trocas de mensagens entre os objetos, além de ter como principal elemento a temporalidade na realização de uma operação entre os objetos. Descrição de casos de uso. Diagrama de Classes. Diagrama de atividades. Diagrama de casos der uso. Diagrama de sequência.
Um Analista pretende desenvolver um projeto utilizando UML 2.0 e, em seus propósitos, verificou a possibilidade de uso de alguns diagramas. Um deles é o Diagrama de Sequência que representa a indicação do conjunto de objetos envolvidos em um cenário e a especificação das mensagens trocadas entre estes ao longo de linhas do tempo que são linhas tracejadas, traçadas verticalmente da base dos objetos até a parte inferior do diagrama. Retângulos colocados sobre as linhas de tempo indicam: os períodos de ativação do objeto. as interações entre as atividades, no tempo. o tempo decorrido entre as iterações de um processo recursivo. as etapas em que o objeto estará inativo. os casos de uso de cada objeto.
Em relação ao diagrama de sequência, suas principais características e aplicações no contexto da modelagem de um SI, assinale a alternativa CORRETA O diagrama de sequência é utilizado principalmente para modelar a troca de mensagens entre componentes e nós de um projeto a partir da leitura de especificação de um caso de uso O diagrama de sequência ilustra a sequência de fluxos principais e secundários na modelagem de processos de negócio em projeto de desenvolvimento de software O diagrama de sequência é o primeiro diagrama estrutural a ser feito na modelagem de um SI, identificando cada uma das entidades do domínio em análise junto com seus respectivos relacionamentos O diagrama de sequência ilustra a quantidade de estados possíveis que um objeto pode assumir a partir de uma sequência de interações específicas o diagrama de sequência influencia a atualização e evolução dos diagramas de classe, a partir da eventual identificação de métodos nas classes do projeto.
De acordo com os padrões de projetos, os projetos devem ser desenvolvidos em camadas, função esta que fica a cargo do projetista de sistema. Analise as afirmativas a seguir I. O projetista deve garantir que o código seja reutilizável. II. O código deve ser de fácil manutenção. III. O código não precisa estar organizado de forma a atender as classes do domínio. Com base em suas assertivas, assinale a ÚNICA resposta correta: I, II e III. Somente a I e II; Somente a II; Somente a I; Somente a III;.
Um diagrama UML é uma apresentação gráfica de uma coleção de elementos do modelo de um sistema. Identifique o diagrama utilizado pela UML que apresenta a interação entre os objetos em relação ao tempo. Diagrama de Componentes Diagrama de Implantação Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Atividades Diagrama de Sequência.
5 - Baseado no diagrama abaixo relacione os elementos da simbologia: 1- Objeto; 2- Mensagem; 3- Criação de Instância; 4- Caixa de Ativação; 5- Mensagem Assíncrona 1- Objeto; 2- Linha da Vida; 3-Caixa de Ativação; 4- auto delegação; 5-Método; 1-Caixa de Ativação; 2-Método; 3- auto delegação; 4- Objeto; 5- Linha da Vida; 1- Objeto; 2- Mensagem retorno; 3-Caixa de Ativação; 4- Mensagem Assíncrona; 5- Criação de Instância; 1- Objeto; 2- Linha da Vida; 3-Caixa de Ativação; 4-Método; 5- auto delegação;.
6 - No que se refere ao diagrama de casos de uso e seus elementos e a necessidade de especificarmos o passo a passo de cada caso de uso, analise as assertivas que seguem I. O diagrama de casos de uso objetiva apresentar as objetos que ineteragem com os atores do sistema. II. Um diagrama de casos de uso é usado nas fases de levantamento e identificação dos requisitos do sistema III. O relacionamento INCLUDE ou USES, denota que no caso de uso principal haverá, obrigatoriamente, um desvio de curso para o caso de uso referenciado por esse relacionamento . IV. Quando o caso de uso principal esta relacionado a 3 casos de uso pelo relacionamento EXTENDS , significa que tais casos de uso podem ou não ser executados, conforme condição a ser avaliada. Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta Estão corretas as assertivas I, II, III e IV Está correta apenas a assertiva IV Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV Está correta apenas a assertiva III Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
Entre os diagramas da UML qual deles é responsável por exibir as interações entre os vários componentes de um sistema, e em especial, os objetos e como seus métodos interagem entre si e a ordem? Sequencia. Atividades. Objetos. Casos de usos. Classes.
Caso particular de associação binária utilizado para expressar um relacionamento todo-parte. Entretanto, a parte pode não ser exclusiva de um único todo. No diagrama de classes é uma: Generalização a conexão entre objetos no tempo e no espaço. Composição Ator Agregação.
Considere o caso de uso ilustrado na figura acima, utilizando a notação UML. A descrição do cenário que melhor descreve esse caso de uso é: um paciente liga para a clínica para marcar uma consulta. A atendente verifica o histórico do paciente, somente se o paciente ainda não for cliente da clínica. o atendente inclui os pacientes que têm consulta agendada e não possuem um histórico de atendimento. um paciente liga para a clínica para marcar uma consulta. A atendente verifica o histórico do paciente, busca um horário vazio e agenda a consulta. o atendente não marca consultas para pacientes que não tenham histórico na clínica. o paciente liga para a clínica para agendar uma consulta e para alterar o seu histórico.
Considere os seguintes elementos da UML: I. classes II. associações III. mensagem IV. estado V. transição Os elementos que fazem parte de um diagrama de classes são: somente l, III e IV; somente l e II; somente I, II e III; somente II, III e IV; somente III, IV e V.
Assinale, dentre as alternativas apresentadas, aquela que mostra - a visibilidade que deve ser usada quando, explicitamente, se deseja liberar o acesso a outras classes, sem necessariamente garantir a herança Grasp; Protected Private; Public; Extendida.
(Infraero) Observe as seguintes assertivas sobre a forma de especificação de requisitos conhecida como Caso de Uso: I. Todo caso de uso tem a participação de pelo menos um ator. II. Um ator pode participar somente de um caso de uso. III. O roteiro de um caso de uso não pode utilizar roteiros de outros casos de uso. IV. O roteiro de um caso de uso pode ser alterado por outro caso de uso. As assertivas corretas são somente: I, II, III e IV. I, II e IV. II, III e IV. I e II. I e IV.
Em uma academia de ginástica os alunos, a cada contrato efetivado, escolhem o plano de sua preferência a partir da composição dos exercícios que melhor lhe convier. O preço da mensalidade é calculado por exercício. Com isso cada aluno tem uma mensalidade diferente. Ajude o dono da academia a modelar os seus dados indicando qual a melhor classe para conter o atributo valor da mensalidade a ser paga, considerando o modelo apresentado abaixo. ExerciciosPlano Aluno Exercícios PlanosContratados Plano.
Em um Diagrama de Casos de Uso, representando os casos de uso de uma aparelho celular, os casos de uso que devem ser representados são Ligar o aparelho. Pressionar o botão de menu. Conectar o fone de ouvido. GSM. TDMA. 3G. O usuário. O número do telefone a ser chamado. Ambiente de reunião. Ambiente que exija silêncio. Ambiente normal. Fazer uma ligação. Visualizar mensagens de texto recebidas. Buscar um número de telefone na agenda. .
(IBGE) Considere as seguintes assertivas sobre a técnica de especificação de requisitos conhecida como casos de uso: I. Todo caso de uso possui um roteiro; II. O roteiro é uma sequência de passos executados por um ator; III. Uma exceção descreve a recuperação da falha de um passo de um caso de uso. As assertivas corretas são: Somente II. Somente I. Somente I e II. Somente III. I, II e III.
A partir do diagrama de sequência da figura abaixo, indicar a opção que apresenta os métodos da classe CONTA. RegistrarPedido(), nextItemConta(umProduto) , RecuperarContaAtiva() RegistrarPedido(), Criar(umProduto, quantidade) , Adicionar (umProduto, quantidade) RegistrarPedido(), nextItemConta(umProduto) , Adicionar (umProduto, quantidade) RegistrarPedido(), nextItemConta(umProduto) RegistrarPedido(), RecuperarContaAtiva() ,RecuperarParaPedido(umMesa).
No que se refere aos tipos de visibilidade possíveis para os atributos e métodos de uma classe, analise as assertivas a seguir I. Devemos usar a visibilidade protegida, quando queremos que os atributos e métodos sejam visualizados por todas as classes do sistema. II. Devemos usar a visibilidade publica para atributos de uma classe. III. Os atributos devem ter visibilidade privada e serem acessados por métodos da própria classe. IV. Nunca devemos usar a visibilidade pública para métodos de uma classe. Com base em sua análise, assinale a UNICA opção correta Estão corretas apenas as assertivas I e III. Estão corretas as assertivas I, II, III e IV. Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV. Está correta apenas a assertiva III. Estão corretas apenas as assertivas III e IV. .
Anaĺise as assertivas a seguir pertinentes a forma de descrição de um Caso de Uso : I. Todo caso de uso tem a participação de pelo menos um ator. II. A participação de um ator é limitada somente um caso de uso. III. O descrição de um caso de uso não pode utilizar descrições de outros casos de uso. IV. O roteiro de um caso de uso pode conter um ou mais cenários alternativos. Com base em sua análise, marque a ÚNICA opção correta : I, III e IV; I e IV; I, II, III e IV. II, III e IV; I e II; .
Generalização/Especialização é um tipo de relacionamento possível de ser aplicado ao(s) seguintes elemento(s) de modelo na UML: Casos de uso, classes e atores Classes Casos de uso e atores Casos de uso e classes Classes e atores.
Com relação aos conceitos inerentes as especificações de casos de uso, assinale a ÚNICA resposta INCORRETA. As especificações de casos de uso são narrativas textuais que evidenciam o passo a passo da interação do ator com o sistema Os casos de uso possuem 1(um) cenário principal e podem ter mais de 1 (um) cenário alternativo Um caso de uso pode não ter cenário alternativo Caso de uso e cenário de uso são termos sinônimos, que representam uma interação entre ator e sistema. As especificações dos casos de uso são fundamentais para elaboração do Diagrama de Sequencia.
6 - Analise as assertivas a seguir no que se refere aos conceitos inerentes a visibilidade de atributos e métodos de uma classe. I. Encapsular significa proteger o acesso aos métodos , que somente deve acontecer pelos atributos da classe. II. O encapsulamento é implementado pela visibilidade privada aos atributos da classe. III. O reaproveitamento de código pode ser implementado pelo uso da visibilidade Protegida em atributos ou métodos da classe base IV. Uma classe com atributos públicos fere o principio do encapsulamento. Com base me sua análise, assinale a única alternativa correta Estão corretas apenas as assertivas II e IV Estão corretas apenas as assertivas I e III Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV Está correta apenas a assertiva III Estão corretas apenas as assertivas II e III.
7 - 8 - Na UML, cada tipo de diagrama captura uma perspectiva diferente do sistema. Qual o diagrama que representa o comportamento interno dos objetos, demonstrando todo o seu ciclo de vida Diagrama de Colaboração. Diagrama de Atividades. Diagrama de Implementação. Diagrama de Estados. Diagrama de Atividade.
7 - Na máquina de estados, transição é uma situação na vida de um objeto, durante a qual ele satisfaz alguma condição. a conexão entre objetos no tempo e no espaço. um relacionamento entre dois estados. uma especificação de uma ocorrência que tem uma localização no tempo e no espaço. a linha de vida de duração de um estado.
7 - (FGV-2015 - TCE-SE) Considere a opção de utilizar a família de notações gráficas da UML para ajudar a descrever o projeto de um sistema de software. Os diagramas mais adequados para descrever como grupos de objetos colaboram em algum comportamento, os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles e o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico são, respectivamente: Diagrama de sequência, diagrama de classes e diagrama de atividades; Diagrama de comunicação, diagrama de sequência e diagrama de atividades; Diagrama de sequência, diagrama de classes e diagrama de máquina de estados; Diagrama de comunicação, diagrama de sequência e diagrama de máquina de estados. Diagrama de comunicação, diagrama de objetos e diagrama de atividades;.
7 - Em relação ao diagrama de estados, na modelagem comportamental de um sistema, assinale a alternativa CORRETA: É um diagrama usado para representar o total de estados de um sistema a partir de uma cada funcionalidade Esse tipo de diagrama é usada para modelar as funcionalidades do sistema com os respectivos perfis de acesso É um diagrama que utilizado para representar o estado de cada item de hardware e software identificado na arquitetura do sistema É um diagrama estrutural que modela o estado de todas as classes do sistema de informação de acordo com cada fase de modelagem É um diagrama que ilustra o comportamento dos objetos quando reagem a estímulos, mudando de estado durante o seu ciclo de vida.
7 - Análise abaixo, os conceitos relacionados ao Diagrama de Estados: I - Um estado é a condição em que um objeto se encontra. II - Um evento acarreta uma transição de estados. III - Uma transição indica o relacionamento entre dois estados, indicando que o objeto mudará de estado. IV - Um estado implementa um INCLUDE entre os objetos. Com base em sua análise, assinale a ÚNICA alternativa correta Estão corretas apenas I, III,IV Estão corretas apenas I, II e III. Estão corretas apenas I e III. Estão corretas apenas II , III e IV. Estão corretas apenas I ,II e IV.
7 - Uma ocorrência significativa que pode alterar o estado de um objeto, provocando uma mudança; Como se chama o elemento que uma vez ocorrido provoca essa mudança de estado? Assinale a alternativa correta Evento; Estado; Estimulo; Generalização; Acoplamento;.
7 - (Concurso: Banco do Nordeste) A UML tem sido amplamente adotada no desenvolvimento de sistemas. Sobre os seus principais conceitos e técnicas, é CORRETO afirmar que: a UML é uma poderosa linguagem de programação, que vem sendo utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para o ambiente WEB. o diagrama de estado mostra a seqüência de estados de um objeto em resposta a um estímulo recebido. o diagrama de caso de uso mostra as relações entre as classes. o diagrama de caso de uso mostra a seqüência de estados de um objeto em resposta a um estímulo recebido. o diagrama de classes descreve as funcionalidades do sistema, por meio de uma visão de atores externos, mostrando o relacionamento entre os atores e o sistema.
7 - Analise as assertivas a seguir pertinentes ao diagrama de estados. I- O diagrama de estado exibe os possíveis estados que os objetos de uma classe podem assumir e as transições que eles podem fazer de estado para estado. II- Um estado pode ser composto por outros estados, situação em que recebe o nome de Superestado. III- A modelagem dos estados de uma classe inicia-se com um modelo essencial e faz o mapeamento dele para uma tecnologia escolhida. Com base em sua análise, assinale a UNICA alternativa correta Estão corretas apenas as assertivas II e III Estão corretas as assertivas I e II Está correta apenas a assertiva II Estão corretas as assertivas I, II, III Está correta apenas a assertiva I .
8 - 11 - Em um diagrama de atividades, quando duas(2) ou mais atividades são executadas entre as barras de sincronização, o que NÃO podemos afirmar As atividades iniciam sempre juntas. As atividades são executadas em paralelo Não há limite de quantidade de atividades executando em paralelo. As atividades terminam sempre juntas, ao mesmo tempo, de forma sincronizada As atividades podem ter tempos distintos de execução.
8 - Um diagrama da UML mostra um processo de negócio ou um processo de software como um fluxo de trabalho por meio de uma série de ações. Pessoas, computadores ou componentes de software podem executar essas ações. Seu uso pode descrever os processos de vários tipos, como: I. Um processo de negócios ou um fluxo de trabalho entre usuários e o seu sistema. II. As etapas executadas em um caso de uso. III. Um protocolo de software, ou seja, as sequências permitidas de interações entre os componentes. IV. Um algoritmo de software. Este diagrama é chamado de Diagrama de: Interação. Atividades. Sequência. Comportamento. Estado. .
Assinale a única alternativa que não representa um elemento do diagrama de atividade Atividade Inicio Fim Interface Barras de sincronização (Separação e junção).
O diagrama de atividades é um dos diagramas disponíveis na UML para a modelagem de aspectos dinâmicos de sistemas. Com relação ao diagrama de atividades apresentado, avalie as afirmações a seguir. I. A atividade 05 será executada se a atividade 03 ou a atividade 04 for concluída. II. Caso o resultado da decisão após a Atividade 02 seja [não], é necessário que sejam executadas as atividades 01 e 02. III. As atividades 03 e 04 vão ter início ao mesmo tempo, entretanto, não significa que terminarão ao mesmo tempo. IV. Caso o fluxo da ramificação sequencial existente após a atividade 02 tenha o fluxo [sim], a atividade 02 não será mais executada. É correto apenas o que afirma em III e IV. I, III e IV. I e II. II e III. I, II e IV. .
O diagrama de atividades tem diferentes propósitos mas em linhas gerais apresenta um conjunto de ações que são executadas para diversos propósitos. Com relação ao diagrama de atividades analise as assertivas que seguem I. Um dos propósitos é especificar as ações que ocorrem na realização de um caso de uso. II. Um de seus elementos é a raia de natação, ou swinlines, que informam quem ou onde as atividades são realizadas III. O diagrama de atividades não comporta expressar condições IV. A barra de sincronização permite especificar atividades sequenciais. Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta Estão corretas apenas as opções I, II e III Estão corretas apenas as opções I e II Estão corretas apenas as opções II e IV Estão corretas apenas as opções I, III e IV Estão corretas apenas as opções I, II, e IV.
Sobre as raias de natação que podem, opcionalmente, ser desenhadas no diagrama de atividades , assinale a opção INCORRETA. Mostra onde (raia) são executadas as ações Pode-se ter no mínimo duas raias e no máximo seis raias Muito úteis na modelagem de processos As raias podem ser representadas por departamento ou setor da empresa, função empresarial (como Gerente e vendedor) ou ainda pelo nome de um funcionário específico. Agrupam atividades relacionadas as atividades que executam .
No que se refere ao diagrama de atividade da UML, assinale a opção que apresente o nome do elemento do diagrama de atividade, abaixo descrito A partir desse elemento as atividades seguintes serão efetuadas em paralelo. Separação Transição Encruzilhada Raias de natação Junção.
8 - Analise as duas asserções a seguir. I. Um diagrama de atividades pode ser útil para elaborarmos uma visão gráfica da especificação de um caso de uso complexo. PORQUE II. Casos de uso complexos podem requerer atividades executadas em paralelo, o que seria um tanto inviável expor numa descrição textual. É correto apenas o que se afirma em As duas asserções estão erradas. A segunda asserção esta correta e a primeira esta errada. As duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira. A primeira asserção esta correta e a segunda esta errada. As duas asserções estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
8 - I. Um Diagrama de Atividade serve para modelar melhor e detalhar o passo a passo da execução de um caso de uso. POR QUE II. O Diagrama de Atividade permite escolher a ordem pela qual as coisas devem ser feitas. Analise as opções e assinale a ÚNICA correta. A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa A assertiva II é verdadeira e a assertiva I é falsa As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira As assertivas I e II são falsas.
8 - Texto - Esse diagrama é uma maneira alternativa de se mostrar interações, que ocorrem em um caso e uso com a possibilidade de expressar que ações são executadas. Assinale a opção que apresente o diagrama a que se refere o texto acima Diagrama de colaboração Diagrama de sequencia Diagrama de Implementação Diagrama de Atividade Diagrama de pacotes.
8 - Analise as 2 asserções seguintes I. O diagrama de atividade é uma excelente ferramenta (diagrama da UML) para modelagem do fluxo de trabalho e programação para multiprocessamento. PORQUE II. O diagrama de atividade permite representar o processamento paralelo. Sobre essas asserções, assinale a opção correta A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. .
9 - 7 - Sobre os diagramas de implantação, da UML (Unified modeling language), uteis, especialmente, na fase de projeto de software é INCORRETO afirmar É direcionado para a distribuição, entrega e instalação das partes que formam o sistema físico. Envolvem a topologia do sistema, descrevendo a estrutura do hardware. Modelam uma visão estática de funcionamento de um sistema. É um conjunto de nós conectados, onde um nó é única e exclusivamente uma estação ou servidor. Pode ser integrado ao diagrama de componentes, mostrando que componentes executam em que nó. .
9 - O diagrama de componentes visa modelar a solução da arquitetura do software em termos de seus elementos, que são chamados de componentes. Sobre os conceitos e práticas desse diagrama, analise as assertivas que se seguem I. O diagrama de componentes mostra, além dos componentes que irão compor o software, a dependência entre eles II. A dependência entre os componentes denota que um componente precisa do outro para executar as suas funcionalidades. III. Componentes não podem ser classes IV. A reutilização de componentes entre vários sistemas é um desejo da equipe de desenvolvimento. Com base em sua análise das assertivas, assinale a ÚNICA opção correta Estão corretas apenas as opções II e IV Estão corretas apenas as opções II e III Estão corretas as opções I, II, III e IV Estão corretas apenas as opções I, III e IV Estão corretas apenas as opções I, II e IV.
9 - Analise cada assertiva pertinente ao diagrama de componentes classificando em V (verdadeira) ou F (falsa). I. Um componente necessariamente representa uma biblioteca, como por exemplo uma DLL. II. O diagrama de componentes está diretamente relacionado a arquitetura do software. III. O diagrama de componentes mostra a dependência entre os componentes de software. Assinale a ÚNICA opção que possui a correta sequencia de V e F, para cada assertiva I, II e III. I - V, II - V, III - V. I - F, II - F, III - V. I - V, II - F, III - V. I - F, II - V, III - V. I - F, II - V, III - F. .
9 - Dentre as alternativas apresentadas, assinale a que se refere ao diagrama que mostra: - a arquitetura física do hardware e do software no sistema, além de mostrar os atuais computadores e periféricos junto com as conexões que eles estabelecem entre si. Diagrama de COMPONENTES; Diagrama de IMPLANTAÇÃO; Diagrama de SEQUENCIA; Diagrama de ATIVIDADES; Diagrama de ATIVIDADES/COLABORAÇÃO;.
9 - O diagrama de implantação é também chamado por alguns autores de diagrama de execução. Aponte dentre as opções abaixo aquela que corresponde a opção correta em relação aos objetivos deste diagrama. mostrar a organização do modelo conceitual de classes com o modelo conceitual de dados; mostrar a organização dos casos de uso a ligados aos dispositivos físicos. mostrar a organização do hardware e a ligação do software aos dispositivos físicos. mostrar a organização do hardware necessário ao especificado nos casos de uso. mostrar a organização do hardware e a ligação com o diagrama de classes;.
9 - A definição de um componente, considera entre outras coisas, as condições físicas que o sistema irá executar, por exemplo, tamanho de memória, tempo de execução, módulos mais utilizados, tamanho dos módulos, dentre outros. Supondo, por exemplo, o módulo de login em um software e que o módulo para efetuar o login é de 10 Mbytes e que o software compilado, tem 60 Mbytes. Com base na narrativa acima aponte a opção correta para a seguinte questão: O módulo de login deve ser compilado juntamente com o restante do software gerando um único componente executável? Não, pois o módulo de login será executar várias vezes, e irá ocupar a memória com 20 Mbytes de código que não será mais executado. Não, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 10 Mbytes de código que não será mais executado. Além disso, se desenvolvido em separado poderá ser reutilizado em outros sistemas Sim, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 15 Mbytes de código que não será mais executado; Não, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 15 Mbytes de código que não será mais executado. Sim, pois o módulo de login irá executar uma única vez, e irá ocupar a memória com 5 Mbytes de código que não será mais executado. .
9 - UML é uma linguagem que possibilita a modelagem nas diversas fases de um processo de desenvolvimento de software. Na fase de projeto, definidos a arquitetura e componentes do software e ganham destaque os diagramas de componentes e de implantação. Com base nesses dois diagramas, analise as assertivas a seguir I. O diagrama de implantação modela os aspectos físicos do sistema, mostrando a organização do hardware. II. Em uma diagrama de componente, apenas código em linguagem de programação pode ser representado como um componente III. O diagrama de componentes mostra as dependências entre os elementos do hardware que sustentará o software. IV. O ideal é que um componente desenvolvido possa ser usado em vários sistemas Assinale a ÚNICA opção correta, com base em sua análise das assertivas Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas Apenas as assertivas I e II estão corretas Apenas as assertivas II e III estão corretas Apenas as assertivas III e IV estão corretas Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
10 - 6 - No que se refere ao diagrama de atividades, analise as assertivas a seguir. I. O diagrama de atividades não permite que se expressem decisões. II. O diagrama de atividades permite que atividades complexas sejam decompostas em outros diagramas de atividades (sub atividades) III. O diagrama de atividade somente precisa ter estado inicial, não sendo necessário expressar o estado final. Com base em sua análise das assertivas, assinale a única alternativa correta. Apenas III está correta Apenas I e III estão corretas I,II e III estão corretas. Apenas II está correta Apenas II e III estão corretas.
Um dos diagramas da UML é usado como técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho. Esse diagrama, de várias formas, desempenha um papel semelhante aos fluxogramas, mas a principal diferença entre esse diagrama e o fluxograma é que o diagrama suporta comportamento paralelo. Como se chama esse diagrama acima descrito ? Diagrama de Atividades Diagrama de sequencia Diagrama de estados Diagrama de componentes Diagrama de comunicação.
Com relação a diagramas de estados da UML, assinale a opção correta. As combinações de eventos, estados e transições de estado para determinada classe não podem ser representadas em um único diagrama de estados. Uma condição de guarda é uma expressão booleana que precisa ser falsa para que uma transição ocorra. Não há como expressar condições em diagramas de estados Um estado é uma condição ou situação na vida de um objeto durante a qual o objeto satisfaz alguma condição, realiza alguma atividade ou aguarda um evento Diagramas de estados não podem ser aninhados (decompostos em outros diagramas de estados) e, portanto, não são capazes de expressar situações complexas.
O diagrama de estados mostra os estados que um objeto pode ter ao longo de seu ciclo de vida. Assinale a ÚNICA opção INCORRETA no que se refere ao diagrama de estado Representa além dos estados, todas as transições (mudanças) de estados, evidenciando o evento que acarretou a transição, e se necessário as condições de guarda das transições O diagrama de estados permite que determinadas transições aconteçam caso uma condição seja verdadeira O diagrama de estado apenas pode ter 1 estado Final O diagrama de estado pode não ter estado final. O diagrama de estados deve ser usado para toda classe que tenha pelo menos 2 estados. .
É empregado para a modelagem dos aspectos físicos de um sistema Orientado a Objetos. Mostra a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os artefatos que nele existem. Trata-se de qual diagrama da UML ? (assinale a alternativa correta) comunicação sequência componente implantação atividade.
No que se refere ao diagrama de atividade, assinale a opção que apresente o nome correto do elemento desse diagrama, abaixo descrito - permite mostrar, por exemplo, em qual parte da organização o trabalho é realizado ou ainda que classe realiza o trabalho Raia de natação Evento Separação Transição Junção.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.