Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONNutri

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Nutri

Description:
Nutriçao1

Author:
AVATAR

Creation Date:
26/08/2019

Category:
Others

Number of questions: 113
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Refere-se ao conjunto de processos que incluem agricultura, pecuária, produção, processamento, distribuição,importação e exportação, publicidade, abastecimento, comercialização, preparação e consumo de alimentos e bebidas Sistema alimentar Alimentação saudável Nutrição Dieta.
É pressuposto da ........ Ampliar e fomentar a autonomia decisória dos indivíduos e grupos, por meio do acesso à informação para a escolha e adoção de praticas alimentares (e de vida) saudáveis Promoção da alimentação saudável Alimentação Nutrição Saúde.
Pode ser definida como o processo pelo qual os seres vivos obtêm e assimilam alimentos para compor a sua dieta, com a finalidade de assegurar as suas funções vitais. Nutrição Alimentação Sistema alimentar Alimentação saudável.
Refere-se à processos por meio dos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e decreta as substancias alimentares Nutrição Alimentação Dieta Carboidratos.
Enquanto a alimentação consiste em um processo involuntário. A nutrição é voluntário V F.
É aquela que se preocupa em fornecer uma diversidade de nutrientes (agua, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais), os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Alimentação saudavel Nutrição Dieta Sistema alimentar.
Quais são as fases da nutrição Alimentação Metabolismo Excreção Ingestão.
Compreende as etapas que vão desde a escolha e aquisição do alimento, preparo, ingestão, até a sua digestão, no organismo. Cabe ressaltar que a digestão e a absorção são processos que ocorrem simultaneamente, isto é, os nutrientes passam a ser absorvidos assim que estejam na forma simplificada em que o organismo é capaz de absorve-los Alimentação Metabolismo Excreção.
Inclui absorção dos nutrientes até o momento em que o organismo os utiliza como material para execução normal de suas funções Alimentação Metabolismo Excreção.
Compreende a eliminação do material não utilizado pelo organismo Alimentação Metabolismo Excreção.
Processos da nutrição: escolha do alimento, aquisição, preparo, ingestão, digestão Alimentação Metabolismo Excreção.
Processo de Nutrição: são reações químicas inter relacionadas, que ocorrem no organismo, e que permitem o aproveitamento dos nutrientes obtidos através da alimentação; absorção Alimentação Metabolismo Excreção.
Processo de Nutrição: processo de eliminação dos nutrientes não aproveitados ou que o tubo digestivo não tem capacidade de digerir e/ou absorver Alimentação Metabolismo Excreção.
São substâncias naturais ou industrializadas dotadas de características sensoriais ( cor, sabor, consistência, odor, textura e aparências), que estimulam o apetite e contem uma variedades de nutrientes em quantidades que variam com a composição Química do alimento Alimentos Nutrição Ferro Fibra.
Quais são os tipos de alimentos Convencional Organico Hidroponico Funcional Transgênico ou geneticamente modificados Diet Light Enriquecimento ou fortificado Inorgânicos.
É aquele produzido com uso do solo, de adubos químicos altamente solúveis com o uso de agrotóxico Alimento convencional Alimento hidropônico Alimento orgânico Alimento funcional.
É aquele produzido com o uso de solo equilibrado, ou seja, um solo vivo com boas condições desenvolvimento da planta. Não é permitido a utilização de agrotóxicos e adubos químicos de alta solubilidade e de nenhum produto que deixe resíduo no solo, na água, no animal e nos alimentos. O alimento traz em sua embalagem o selo verde como garantia de sua qualidade Alimento convencional Alimento orgânico Alimento funcional Alimento hidropônico.
É aquele produzido em ambiente protegido (estufas) sem uso de solo e com uso de adubos químicos de alta solubilidade em água Alimento hidropônico Alimento orgânico Alimento funcional Alimento convencional.
São alimentos capazes de propiciar efeitos benéficos à saúde quando consumidos com frequência, ao mesmo tempo, nutrem e previnem doenças Alimento funcional Alimento hidropônico Alimento orgânico Alimento convencional.
Possui composto que reduzem as concentrações de colesterol no sangue e a pressão sanguínea, além de inibir a agregação plaquetária. Possui outros compostos com ação anti-inflamatória Alho Castanha do Brasil Maçã Aveia.
Fonte de proteína, Selênio, magnésio, zinco, vitamina E, além de ácidos graxos insaturados Alho Beringela Castanha do Brasil Maçã.
São aqueles que tiveram introduzido entre os seus genes um novo gene ou fragmento de ácido desoxirribonucleico (DNA), pelo processo de engenharia genética Alimento transgênico Alimento funcional Alimento light Alimento convencional.
São aqueles especialmente formulados e /ou padronizados de forma que sua composição atenda às necessidades dietoterápicas especiais, de pessoas com exigência físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológicas particulares. Total ausência de um determinado ingrediente Alimento diet Alimento light Alimento funcional Alimento convencional.
São alimentos com redução mínima de 25% de qualquer de seus atributos, com o calorias, açúcar, sal, gordura, carboidrato e colesterol Alimento Light Alimento diet Alimento funcional Alimento convencional.
É quando um ou mais nutrientes essenciais contidos naturalmente ou não no alimento, são adicionados com o objetivo de reforçar oh seu valor nutritivo e/ou prevenir ou corrigir deficiências demonstradas em um ou mais nutrientes na alimentação da população ou em um grupo específico Alimento enriquecido Alimento light Alimento diet Alimento transgênico.
Características físicas dos alimentos Aspecto Cor Aroma Sabor Consistência Estrutura Temperatura.
Fatores que modificam os alimentos Físicos Químicos Biológicos Tempo.
São todas as substancias que após a digestão (simplificação) dos alimentos , exercem funções de Nutrição, ou seja, contribuem para a manutenção da saúde e atividades normais do individuo Nutrientes Fibras Ferro Carboidratos.
Exemplos de nutrientes Proteínas Glicidios Lipídios Sais minerais Vitaminas Fibras.
A alta ingestão ou má absorção/aproveitamento dos nutrientes provocam enfermidades carenciais V F.
Alguns nutrientes são necessários em quantidades extremamente pequenas. Mesmo assim, a sua ausência do regime alimentar pode provocar graves disfunções e doentes que podem pôr em risco a vida do indivíduo V F.
Quais são as funções dos nutrientes Plásticas Energéticas Reguladoras Fortificadoras.
Desempenhada pelos nutrientes que são utilizados para formar, repor e regenerar células e tecidos. É exercida principalmente por proteínas Função plástica Função energética Função reguladora.
Esta função assegura a regulação de todos os processos organicos, acelerando, controlando ou viabilizando as reações bioquímicas específicas para o funcionamento normal do corpo. É desempenhada principalmente por : agua, sais minerais e vitaminas Reguladora Plástica Energética.
Alimentos que possuem função reguladoras, plásticos ou energéticos ao mesmo tempo Leguminosas Frutas oleaginosas Hortaliças Cereais Água.
São conhecidos genericamente como açúcares pelo gosto adocicado da maioria das substâncias pertencentes a este grupo Glicidios Proteinas Lipídios Calcio.
Como são classificados os carboidratos simples Monossacarídeos Dissacarídeos Amido Glicogênio.
Como são classificados os carboidratos complexos Monossacarídeos Dissacarídeos Amido Glicogênio.
São as menores unidades dos carboidratos., não necessitam sofrer qualquer transformação para serem absorvidos pelo organismo. Ex glicose, frutose e galactose Monossacarídeos Dissacarídeos Amido Glicogênio.
Necessitam de enzimas específicas para que sejam desdobrados nas menores unidades de carboidratos. Ex sacarose ( açúcar comum, glicose + frutose), lactose (açúcar do leite, glicose + galactose) Monossacarídeos Dissacarídeos Amido Glicogênio.
Carboidratos complexos precisam sofrer digestão ate se transformarem em carboidratos simples, para serem absorvidos pelo organismo V F.
A União de muitas moléculas de glicose forma Amido Glicogênio Sucralose Stevia.
É o carboidrato dos vegetais, presente em grande quantidade em cereais, leguminosas e tubérculos Amido Glicogênio Sucralose Stevia.
É a forma sob qual a glicose é armazenada no organismo animal, especificamente no fígado e musculos Glicogênio Amido Sucralose Stevia.
As melhores fontes de ......... São os alimentos naturais pois contém outros nutrientes. Ex açúcar, mel, tuberculos Glicídios Lipídios Proteínas Fibras.
São substâncias de estruturas complexas, que desempenham importantes funções no organismo Proteínas Carboidratos Lipídios Glicídios.
Quais são as menores unidades das proteínas, são de 22 tipos? Aminoácidos Carboidratos Amido Fibras.
Como são classificadas as proteínas? AVB BVB Glicogênio Aminoácidos.
São proteínas completas, formadas por todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes. AVB BVB LVBV AVC.
A soja é o único tubérculo cujas proteínas são consideradas de AVB F V.
São proteínas que tem um ou mais aminoácidos essenciais em quantidades insuficientes, que são chamados de aminoácidos limitantes BVB AVB LAB BAV.
Um recurso utilizado para melhorar o valor protéico da refeição é aliar os alimentos vegetais V F.
Tem a função de fornecer o substrato para a formação e reparação proteínas, células e tecido ( regeneração celular) Fibra Proteínas Carboidratos Vitaminas.
Grupo heterogêneo de substâncias que incluem óleos, banhas e outras gorduras encontradas nos organismos animais e vegetais Lipídios Glicídios Protidios Vitaminas.
São as unidades básicas das gorduras Ácidos graxos Glicidios Protidios Sais minerais.
Os ácidos graxos são divididos em 2 tipos Saturados Insaturados Monossacarídeos Dissacarídeos.
São sólidos à temperatura ambiente. Entre eles se inclui o colesterol Saturados Insaturados Instaurados Monossacarídeos.
São os óleos, que estão na forma líquida à temperatura ambiente. Combatem o aumento do colesterol Insaturados Saturados Dissacarídeos Protidios.
Fornecer energia, fazer parte da estrutura das paredes de todas as células, dar proteção aos órgãos vitais e transportar outras gorduras e vitaminas ( A,D,E,K) é função Lipídios Glicidios Protidios Sais minerais.
As gorduras podem ser de origem animal e mineral V F.
Fontes de origem animal (ricas em AGS): creme de leite, toucinho, banha, carnes V F.
Fontes de origem vegetal (ricas em AGI): óleos (milho, soja, oliva), gorduras deu cacau, abacate, frutas oleaginosas) V F.
São nutrientes não energéticos cuja presença na dieta, em quantidades mínimas, é indispensavel para garantir o perfeito desenvolvimento e funcionamento do organismo Vitaminas Sais minerais Gorduras Carboidratos.
Se o organismo não recebe, ou recebe quantidade insuficiente de uma vitamina durante um determinado período, ocorrem perturbações que são chamadas Hipovitaminose Hipervitaminose Vitamina A Vitaminas hidrossoluveis.
A hipervitaminose é a ingestão excessiva de vitamina V F.
Como são classificadas as vitaminas Hidrossoluveis Lipossoluveis Niacina Tiamina.
Vitaminas solúveis em gorduras (A,D,E,K) Lipossoluveis Hidrossoluveis Tiamina Niacina.
A vitamina .... É a inerente ao processo visual, cuja falta pode causar cegueira noturna A B9 E K.
Fígado, óleo de fígado de bacalhau,cenoura erva-doce são fonte de vitamina A B E K.
A deficiência de vitamina ..... Na infância leva ao raquitismo A D K B.
As fontes da vitamina .... São os óleos de fígado de peixe, gema de ovo, leite e seus derivados fortificados A D K B.
Constitui um dos principais antioxidantes do organismo, ou seja, atua no combate aos radicais livres. Protege as membranas celulares contra o estresse oxidativo. Vitamina ..... A D K E.
Tem como função mais conhecida a inerente ao processo de coagulação sanguínea, sendo conhecida como vitamina anti-hemorrágica. Vitamina .... A E D K.
Vegetais escuros(couve, espinafre,brócolis, agrião), alface, nabo, fígado, são fontes de vitamina .... A D E K.
A deficiência da vitamina .... Desenvolveram o escorbuto A D B C.
Vitamina b1 ou tiamina parece atuar na transmissão nervosa. Ex carnes magras, grãos integrais, castanha do Brasil. V F.
A vitamina b2 ou riboflavina possui múltiplas funções de importante papel metabolismo energético, bem como na regulação das enzimas tireoidianas, formação das células vermelhas do sangue e na ativação da vitamina b6. Ex amêndoas, fígado, soja V F.
A vitamina b3 é essencial para a produção de glóbulos vermelhos V F.
A falta da vitamina b3 ou niacina chama-se pelagra V F.
As gestantes devem fazem amplo uso desta vitamina nos tres primeiros meses, pois ela é essencial para a formação do sistema nervoso B9 ou acido fólico B3 B6 B4 ou piridoxina.
Grande parte desse mineral é encontrada nos dentes e ossos (99%). Constitui, ainda, o minério mais abundante do organismo. Com sua maior porção encontra-se no esqueleto, desempenha importante função estrutural, além de ser utilizado na contração muscular e coagulação sanguínea. Ex leite e derivados, amêndoa, avelã, vegetais verde-escuro e sardinha Calcio Fosforo Ferro Iodo.
Sua principal função esta ligada ao transporte de oxigênio realizado pela hemoglobina hemácias e pela mioglobina, no musculo Ferro Calcio Magnesio Iodo.
Os refrigerantes à base de cola reduzen absorção do ferro se consumidos durante a refeição. É essencial para a formação de glóbulos vermelhos e células musculares V F.
Sua principal função é compor os hormônios da tireoide. Ex cavala, mexilhão, bacalhau Iodo Calcio Ferro Magnésio.
É também muito importante no metabolismo de fósforo, cobre, sódio, ferro e na transmissão neuromuscular, no equilíbrio intracelular e na ativação da tiamina. Ex semente de abóbora, alimentos do mar, amêndoas, avelã Magnésio Cálcio Iodo Selênio.
Participa da estrutura de muitas proteínas, do DNA, dos ossos e de quase todos os tecidos , além de ser importantes para as defesas do organismos. Sua carência durante a infância provoca distúrbios no desenvolvimento sexual. Ex germe de trigo, carne bovina magra, fígado bovino Zinco Magnésio Cálcio Iodo.
Desempenha varias funções importantes como o combate aos radicais livres, juntamente com as vitaminas E,C e A na desintoxicação hepática, ação anticancerigena, conversão de T4 em T3 (hormônios tireoidianos) melhor fonte castanha do Brasil Selênio Cálcio Iodo Magnésio.
A água é de fundamental importância para o organismo e constitui cerca de 70% do peso total do corpo. É essencial para a regulação da temperatura corporal V F.
Podem ser encontradas apenas nos vegetais , pois são estruturas que lhe dão sustentação (cascas, películas, sementes) e não fornecem calorias Sais minerais Fibras Vitaminas Protidios.
As fibras são divididas em solúveis e insolúveis V F.
As fibras insolúveis não absorvem água. O consumo ajuda na prevenção e tratamento da prisão de ventre, hemorroidas e doenças intestinais.Já as fibras solúveis formam um gel dentro do estomago, retendo por mais tempo os alimentos , aumentando a saciedade V F.
A marinha do Brasil divide os alimentos em 5 grupos basicos Leite e derivados Alimentos protidicos Frutas e vegetais Alimentos Glicídicos Óleo e é gorduras Alimento fortificado.
As características especificas dos cereais é que durante a cocção, absorvem água e tem o seu volume aumentado em ate 3 vezes. V F.
Óleo e azeites: composto a de ácidos graxos insaturados, senso considerados as melhores fontes nutricionais de gordura para o homem V F.
Consiste na redução dos nutrientes as suas unidades mais simples, de forma que possam ser absorvidas pelo intestino Nutrição Digestão Alimentaçao Dieta.
A digestão dos Glicídios inicia-se primeiramente na boca V F.
As proteínas não sofrem digestão na boca, porem na mastigação e a salivação formam uma massa semi-sólida que passa ao estômago, onde tem a digestao Química e mecânica. Sua menor unidade é o aminoacido V F.
A emulsão consiste em dividir a gordura em pequenos glóbulos, que as tornam disponíveis para a ação das enzimas V F.
As gorduras não absorvidas servem de lubrificante, para melhorar a função intestinal V F.
Produção e distribuicao de alimentos, perdas de alimentos ou nutrientes, por deterioração ou alterações diversas durante as fases de processamento e transporte e armazenamento inadequados. São fatores que ..... A disponibilidade de alimentos Prejudicam Impedem Dificultam.
Fatores físicos que modificam os alimentos Corte Dissoluçao União Temperatura Enzimas Fungos.
Fatores químicos que modificam os alimentos: fermentos, enzimas, bactérias e fungos V F.
Fatores biológicos que modificam os alimentos: ação de substâncias quimicas F V.
A função principal das proteínas e proporcionar energia F V.
A maior parte da vitamina E é produzida pela flora bacteriana natural F V.
A deficiência da vitamina b1 causa beriberi V F .
A deficiência de vitamina b12 causa Anemia Glossite Redução de esperma Distúrbios psiquiátricos Gastrite.
Fontes exclusivas da vitamina b2 Figado Rins Carne Queijos Ovos.
Participa de muitas funções celulares como metabolismo de energia, proliferação celular e transporte de íons potássio e cálcio. Magnésio Cálcio Ferro Selênio.
Fatores que podem dificultar a utilização de alimentos Educação nutricional Hábitos alimentares Escolha e utilização de alimentos Alergia alimentar.
Fatores que podem impedir o aproveitamento de nutrientes na ingestao Alteração de apetite Cáries, gengivite, aftas Alergia alimentar Desnutrição.
Fatores que podem impedir a absorção de alimentos na digestão e absorção Enfermidades no tubo digestório Desnutrição Doenças malignas Transpiração abundante.
É aquela que possibilita chegar ao organismo o material plástico, energético e regulador, necessários a nutrição do indivíduo, para cumprir as funções de crescimento, desenvolvimento e manutenção de estruturas Alimentação racional Alimentação saudável Dietoterapia Alimentação.
Report abuse Consent Terms of use