Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONOBM 2018 - Capitulo 1

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
OBM 2018 - Capitulo 1

Description:
Completo

Author:
Leandro Silva
(Other tests from this author)

Creation Date:
20/03/2018

Category:
Others

Number of questions: 69
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Foi criado em 10 de junho de 1999, em substituição ao Estado-Maior das Forças Armadas e aos Ministérios Militares: O Ministério da Defesa (MD) Presidência da República Comando da Marinha Comemch.
Os antigos Ministérios das Forças foram transformados em: Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica Ministério da Defesa Assessoria Especial de Planejamento Conselho militar de Defesa.
O Ministério da Defesa, como órgão da administração: Pública Pública Federal Pública de Defesa Pública Militar.
Tem a missão de coordenar o esforço integrado de defesa: Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica Ministério da Defesa Conselho Militar de Defesa Presidente da República.
Tem a missão de contribuir para a garantia da soberania, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e do patrimônio nacional: Chefe do EMCFA Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica Ministério da Defesa Presidente da República.
Tem a missão de contribuir para a salvaguarda dos interesses nacionais e o incremento da inserção do Brasil no cenário internacional: Chefe do EMCFA CEMA CM Ministério da Defesa.
Tem a seu cargo a direção superior das Forças Armadas com vistas ao cumprimento de sua destinação constitucional e de suas atribuições subsidiárias: CEMA CM CEMCFA Ministério da Defesa.
Política de defesa nacional, estratégia nacional de defesa e elaboração do Livro Branco de Defesa Nacional é uma competência do: MD CEMA Presidente CEMCFA.
Políticas e estratégias setoriais de defesa e militares é uma competência do: CEMA CM COMEMCH MD.
Doutrina, planejamento, organização, preparo e emprego conjunto e singular das Forças Armadas é uma competência do: MD EMA Presidente Congresso Nacional.
Projetos especiais de interesse da defesa nacional e inteligência estratégica e operacional no interesse da defesa são de competência do: CM CEB CFAB MD.
Operações militares das Forças Armadas e relacionamento internacional de defesa são competências do: CON CEMA CEMCFA MD.
Orçamento de defesa e legislação de defesa e militar são competências do: MD CM CEMCFA CON.
Política de mobilização nacional e política de ensino de defesa são de competência do: DENSM CIAA CEMA MD.
Política de ciência, tecnologia e inovação de defesa e política de comunicação social de defesa são de competência do: MD CEMA CEMCFA Presidente.
Política de remuneração dos militares e pensionistas é uma competência do: SVPM INPS Presidente MD.
Política marítima nacional e constituição, organização, efetivos, adestramento e aprestamento das forças navais, terrestres e aéreas são competências do: MD CM CEB CFAB.
Segurança da navegação aérea e do tráfego aquaviário e salvaguarda da vida humana no mar são competências do: MD CM CFAB CEB.
Política militar aeronáutica e atuação na política aeroespacial nacional e infraestrutura aeroespacial e aeronáutica são competências do: MD CEB CM CFAB.
Operacionalização do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM é uma competência do: CM MD Presidente Ministério do Meio Ambiente.
Órgãos de assistência direta e imediata; órgãos de assessoramento; órgão central de direção; órgãos específicos singulares; órgãos de estudo de assistência e de apoio; e Forças Armadas; constituem a estrutura organizacional do: Presidente da República Comando da Marinha Ministério da Defesa Comando do Exército.
Gabinete; Assessoria Especial de Planejamento; Consultoria Jurídica; e Secretaria de Controle Interno são: órgãos de assistência direta e imediata órgãos de assessoramento órgão central de direção órgãos de estudo de assistência e de apoio.
Escola Superior de Guerra; Núcleo da Escola Superior de Guerra em Brasília; Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa; e Hospital das Forças Armadas são: órgãos específicos singulares órgãos de assessoramento órgãos de assistência direta e imediata órgãos de estudo de assistência e de apoio.
Conselho Militar de Defesa; e Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas são: órgão central de direção órgãos específicos singulares órgãos de estudo de assistência e de apoio órgãos de assessoramento.
Chefia de Operações Conjuntas: EB FAB MB MD.
Chefia de Assuntos Estratégicos: EB MB FAB MD.
Chefia de Logística: EB FAB MD MB.
Secretaria-Geral: Gabinete do Secretário-Geral; e Departamento do Programa Calha Norte são: órgãos de assistência direta e imediata órgãos de assessoramento órgãos específicos singulares órgão central de direção.
Secretaria de Organização Institucional; Secretaria de Produtos de Defesa; Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto; e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam são: órgãos de estudo de assistência e de apoio órgãos específicos singulares órgão central de direção órgãos de assessoramento.
Assistir o Ministro de Estado da Defesa em sua representação funcional e pessoal, especialmente no preparo e despacho do seu expediente pessoal é uma competência do: MD Secretaria de Controle Interno Instituto Pandiá Calógeras Gabinete.
Acompanhar o andamento dos projetos de interesse do Ministério da Defesa em tramitação no Congresso Nacional é uma competência do: CM MD CEMA Gabinete.
Providenciar o atendimento às consultas e aos requerimentos formulados pelo Congresso Nacional, pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público é uma competência do: Assessoria Especial de Planejamento Consultoria Jurídica MD Gabinete.
Conduzir a elaboração e atualização do Livro Branco de Defesa Nacional é uma competência do: MD Assessoria Especial de Planejamento Consultoria Jurídica Gabinete.
Coordenar a elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Defesa, que culmina com as decisões de direcionamento da instituição frente aos riscos, desafios e responsabilidades definidos a partir dos cenários futuros elaborados é uma competência do: Gabinete Conselho Militar de Defesa Assessoria Especial de Planejamento Chefia de Operações Conjuntas.
Elaborar processo contínuo e sistemático de conhecimento e emprego de cenários futuros, para subsidiar o processo decisório de alto nível do Ministério da Defesa é uma competência do: Consultoria Jurídica Assessoria Especial de Planejamento Ao Gabinete Órgãos de Assessoramento.
Prestar assessoria e consultoria jurídica no âmbito do Ministério é uma competência do: Consultoria Jurídica Secretaria de Controle Interno Conselho Militar de Defesa Gabinete.
Fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos a ser uniformemente seguida na área de atuação do Ministério, quando não houver orientação normativa do Advogado Geral da União é uma competência do: Consultoria Jurídica Assessoria Especial de Planejamento Gabinete Conselho Militar de Defesa.
Atuar, em conjunto com os órgãos técnicos do Ministério, na elaboração de propostas de atos normativos que serão submetidas ao Ministro de Estado é uma competência do: Secretaria de Controle Interno Gabinete Consultoria Jurídica Assessoria Especial de Planejamento.
Assessorar o Ministro de Estado da Defesa, como órgão de apoio à supervisão ministerial é uma competência do: Secretaria de Controle Interno EMCFA Órgãos de Assessoramento Conselho Militar de Defesa.
Acompanhar, controlar, fiscalizar e avaliar a gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, inclusive quanto a economicidade, eficiência e eficácia de seus resultados é uma competência do: MD Secretaria de Controle Interno CMD Chefia de Operações Conjuntas.
Realizar auditorias sobre a gestão de recursos públicos federais sob responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados e sobre acordos e contratos firmados com organismos internacionais é uma competência do: Secretaria de Controle Interno EMCFA Conselho Militar de Defesa Chefia de Operações Conjuntas.
Assessorar o Presidente da República, no que concerne ao emprego de meios militares; e Assessorar o Ministro de Estado da Defesa, no que concerne aos assuntos pertinentes à área militar são competências do: Conselho Militar de Defesa Gabinete Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
Políticas e estratégias nacionais e setoriais de defesa, de inteligência e contra-inteligência; Assuntos e atos internacionais e participação em representações e organismos, no País e no exterior, na área de defesa; logística mobilização e tecnologia militar; e articulação e equipamento das Forças Armadas são competências do: Conselho Militar de Defesa Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Chefia de Operações Conjuntas Chefia de Assuntos Estratégicos.
Assessorar o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nos assuntos relativos a: Exercícios de adestramento conjunto das Forças Armadas; e emprego conjunto das Forças Armadas, em operações reais, em missões de paz, em ações de ajuda humanitária e de defesa civil e em atividades subsidiárias são competências do: Chefia de Operações Conjuntas Chefia de Assuntos Estratégicos Chefia de Logística Secretaria-Geral.
Assessorar o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nos assuntos relativos a política, estratégia, assuntos internacionais, inteligência e contrainteligência estratégicas é competência do: Chefia de Logística Chefia de Assuntos Estratégicos Chefia de Operações Conjuntas Conselho Militar de Defesa.
Assessorar o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nos assuntos relativos à logística, mobilização, cartografia e serviço militar é um competência do: Chefia de Logística Chefia de Assuntos Estratégicos Secretaria-Geral Chefia de Operações Conjuntas .
Assistir o Ministro de Estado da Defesa na definição de diretrizes; coordenar as atividades das Secretarias, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e do Departamento do Programa Calha Norte, que lhe são subordinados; e planejar e coordenar as atividades do Programa Calha Norte são competências do: Gabinete Secretaria-Geral Secretaria de Organização Institucional Secretaria de Produtos de Defesa.
Assistir o Secretário-Geral do Ministério da Defesa em sua representação funcional é uma competência do: Gabinete do Secretário-Geral Gabinete Secretaria de Organização Institucional Departamento do Programa Calha Norte.
Planejar, executar e coordenar as atividades relacionadas com a execução orçamentária e financeira do Programa Calha Norte é uma competência do: Departamento do Programa Calha Norte Gabinete do Secretário-Geral Secretaria-Geral Secretaria de Produtos de Defesa.
Subsidiar o Ministro de Estado da Defesa e o Secretário-Geral nos assuntos de sua competência; elaborar diretrizes para a modernização das estruturas organizacionais, a racionalização e a integração de procedimentos administrativos comuns às Forças Armadas; e elaborar as propostas de atualização das estruturas organizacionais da administração central do Ministério da Defesa e das Forças Armadas são competências do: Secretaria de Produtos de Defesa Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto Secretaria de Organização Institucional Gabinete do Secretário-Geral.
Subsidiar o Ministro de Estado da Defesa e o Secretário-Geral nos assuntos de sua competência; propor os fundamentos para a formulação e atualização da política nacional de ciência, tecnologia e inovação de defesa, para o desenvolvimento tecnológico e a criação de novos produtos de defesa, e acompanhar sua execução; e propor os fundamentos para formulação e atualização da política nacional da indústria de defesa e acompanhar sua execução. são competências do: Secretaria de Organização Institucional Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto CENSIPAM Secretaria de Produtos de Defesa.
Subsidiar o Ministro de Estado da Defesa e o Secretário-Geral nos assuntos de sua competência; formular e atualizar a política de pessoal civil, militar e pensionistas, bem como as políticas, estratégias e diretrizes setoriais de pessoal civil, militar e pensionistas, em seus aspectos comuns a mais de uma Força, e acompanhar a sua execução; e exercer a função de órgão setorial do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal são competências do: Secretaria de Produtos de Defesa Secretaria de Organização Institucional Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto Órgãos de Estudo de Assistência e de Apoio.
Subsidiar o Ministro de Estado da Defesa e o Secretário-Geral nos assuntos de sua competência; propor, acompanhar, implementar e executar as políticas, diretrizes e ações voltadas para o Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, aprovadas e definidas pelo Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM; e fomentar e realizar estudos, pesquisas e o desenvolvimento de recursos humanos no âmbito de sua competência são competências do: Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM Secretaria de Organização Institucional Departamento do Programa Calha Norte Secretaria-Geral.
Desenvolver estudos e avaliações nas respectivas áreas de atuação, prestar assistência e realizar atividades especializadas de apoio é uma competência do: Órgãos de estudo, de assistência e de apoio Forças Armadas Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto Secretaria de Produtos de Defesa.
Atuar, por meio de ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira terrestre, no mar e nas águas interiores, independentemente da posse, da propriedade, da finalidade ou de qualquer gravame que sobre ela recaia, contra delitos transfronteiriços e ambientais, isoladamente ou em coordenação com outros órgãos do Poder Executivo é uma competência do: Órgãos de Estudo de Assistência e de Apoio Órgão Central de Direção Chefia de Operações Conjuntas Forças Armadas.
I- Patrulhamento; II- Revista de pessoas, de veículos terrestres, de embarcações e de aeronaves; III- Prisões em flagrante delito. Quem executa essas ações? Ministério da Defesa Chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Forças Armadas Comando do Exército.
Exercer o Comando da respectiva Força; Executar o planejamento, a orientação, a coordenação e o controle operacional e administrativo das atividades próprias da Força; Realizar a avaliação das organizações integradas da Força; Zelar pela aptidão da Força ao cumprimento de sua missão constitucional e de suas atribuições subsidiárias; Exercer as atribuições que lhe forem expressamente delegadas, admitida a subdelegação; e Formular a legislação específica e aprovar as normas próprias da respectiva Força são competências do: Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica MD Gabinete da Secretaria Geral Órgãos de Estudo de Assistência e de Apoio.
Formular a política naval e a doutrina militar naval e Propor a constituição, a organização e os efetivos, bem como executar o aprestamento das forças navais são competências do: MD Comando da Marinha Forças Armadas Comando do Exército.
Formular o planejamento estratégico e executar o emprego das Forças Navais na defesa do país; e Orientar e realizar estudos e pesquisas de seu interesse são competências do: Comando da Marinha Comando do Exército Comando da Aeronáutica MD.
Contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar; Orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas, no que interessa à defesa nacional; e Prover a segurança da navegação aquaviária e a salvaguarda da vida humana no mar são competências do: Comando da Marinha Comando do Exército Comando da Aeronáutica MD.
Produzir material bélico de seu interesse; Realizar o adestramento militar e a supervisão de adestramento civil no interesse da segurança da navegação nacional; e Executar a inspeção naval são competências do: Comando da Aeronáutica Comando do Exército Comando da Marinha MD.
Implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, no mar e nas águas interiores, em coordenação com órgãos do Poder Executivo, federal ou estadual, quando se fizer necessária, em razão de competências específicas é uma competência do: Comando da Aeronáutica Comando do Exército Comando da Marinha MD.
Formular a política e a doutrina militar terrestre e Propor a constituição, a organização e os efetivos, bem como aparelhar e adestrar as forças terrestres são competências do: Comando da Marinha Comando do Exército Comando da Aeronáutica MD.
Realizar estudos e pesquisas de seu interesse; Formular o planejamento estratégico no que concerne à ação do Exército e executar ações à defesa do país; e Participar na defesa da fronteira marítima e na defesa aérea são competências do: Comando da Aeronáutica Comando do Exército Comando da Marinha MD.
Participar no preparo e na execução na mobilização e desmobilização nacionais; Fiscalizar as atividades envolvendo armas, munições, explosivos e outros produtos de interesse militar; e Produzir material bélico de seu interesse são competências do: Comando do Exército Comando da Marinha Comando da Aeronáutica MD.
Preservadas as competências exclusivas das políticas judiciárias, atuar, de maneira contínua e permanente, por meio das ações de controle do espaço aéreo brasileiro, contra todos os tipos de tráfego aéreo ilícito, com ênfase nos envolvidos no tráfico de drogas, armas, munições e passageiros ilegais, agindo em operação combinada com organismos de fiscalização competentes, aos quais caberá a tarefa de agir após a aterragem das aeronaves envolvidas m tráfego aéreo ilícito, podendo, na ausência destes, revistar pessoas, veículos terrestres, embarcações e aeronaves, bem como efetuar prisões em flagrante delito é uma competência do: Comando da Aeronáutica Comando da Marinha Comando do Exército MD.
Formular e conduzir a política aeronáutica nacional, civil e militar; Propor a constituição, a organização e os efetivos, bem como aparelhar e adestrar a Força Aérea Brasileira; e Formular o planejamento estratégico e executar ações relativas à defesa do país, no campo aeroespacial são competências do: Comando da Aeronáutica Comando da Marinha Comando do Exército MD.
Contribuir para a formulação e condução da política nacional de desenvolvimento das atividades aeroespaciais; Operar o Correio Aéreo Nacional; e Estabelecer, equipar e cooperar, diretamente ou mediante concessão, infraestrutura aeroespacial, aeronáutica e aeroportuária são competências do: Comando da Marinha Comando do Exército Comando da Aeronáutica MD.
Incentivar e realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas com as atividades aeroespaciais; Estimular a indústria aeroespacial; e Prover a segurança da navegação aérea são competências do: Comando da Aeronáutica Comando do Exército Comando da Marinha MD.
Report abuse Consent Terms of use