Períodos literários

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Períodos literários

Description:
Língua Portuguesa

Author:
AVATAR

Creation Date:
04/05/2017

Category:
Languages
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências artísticas da segunda metade do século XIX; de outro, já começava a ser preparada a grande renovação modernista, cujo marco no Brasil é o expressionismo. a semana de arte moderna. a pós-modernidade. a Guerra de Canudos.
Os primeiros anos da república no Brasil foram marcados por governos militares (de 1889 a 1894) e presidentes civis (de 1894 a 1930) ligados às oligarquias rurais cujos interesses defendiam. Ao lado do mundo "cor-de-rosa" das elites, estava a miséria do povo, e pouquíssimos foram os escritores que voltaram os olhos de modo crítico para a realidade brasileira. Os literatos "oficiais" estavam, na verdade, preocupados em defender a política do café com leite. em defender com garra os menos favorecidos. com o prestígio social que a literatura lhes pudesse dar. em produzir uma poesia que alegrasse governantes e governados.
O pré-modernismo, que não chega a constituir propriamente uma "escola literária", designa genericamente esse período, no qual nem tudo era .............................................. . Embora poucos, alguns escritores procuravam interpretar a realidade brasileira, revelar suas tensões e posicionar-se diante dos problemas sócio-políticos da época, antecipando elementos do Modernismo, pelo que foram chamados de pré-modernistas. Assinale a expressão que completa corretamente os pontilhados. conservadorismo e alienação. mil maravilhas. importante. como os poetas imaginavam.
Nos primeiros anos da república, o Brasil foi governado por presidentes militares - era a chamada República da espada (1889 a 1894). A ela seguiu-se um período caracterizado por presidentes ligados às oligarquias rurais, constituídas por cafeicultores de São Paulo e pecuaristas de Minas Gerais - era a chamada República do café com leite (1894-1930). Guerra de Canudos (1896-1897) Guerra do Contestado (1912-1916) Revolta da chibata. (1910).
Na Bahia, a Guerra de Canudos (1896-1897), na qual milhares de sertanejos, liderados por .................................. , foram massacrados pelos canhões e pelas metralhadoras das tropas federais. Raul Pompeia. João Cândido. Martin Lutero. Antônio Conselheiro.
O autor brasileiro que escreveu a obra "Os sertões" é Machado de Assis. Lima Barreto. Euclides da Cunha. Augusto dos Anjos.
Autor brasileiro que escreveu a obra "Triste fim de Policarpo Quaresma" é Lima Barreto. Euclides da Cunha. Monteiro Lobato. José de Alencar.
O autor Lima Barreto, contrariando os seus contemporâneos, procurou nas classes populares e no desmascaramento da vida cotidiana da pequena burguesia a matéria dos seus romances e contos. Isso, aliado ao sarcasmo com que ironiza os políticos e literatos de sua época, fez com que fosse pouco apreciado no seu tempo. Seu desprezo ao .................................................. e à retórica parnasiana levou-o a escrever numa linguagem simples, algumas vezes até desleixada, o que lhe valeu muitas críticas. A expressão que completa corretamente o texto é subjetivismo. realismo. artificialismo. romantismo.
São, também, características do Modernismo o objetivismo, o descritivismo, apego à tradição clássica. o gosto pelo soneto e versos regulares. o nacionalismo, o subjetivismo, o urbanismo. busca de clareza, idealização amorosa e sensualismo.
O período da literatura europeia que se estende de 1886, por aí, a 1914, corresponde, de um modo geral, ao que informalmente se denomina ............................... . Uma de suas características, sob o ponto de vista da história literária, é a pluralidade de tendências filosóficas, científicas, sociais e literárias, advindas do realismo-naturalismo. Muitas das quais não sobreviveriam à grande guerra, transformando-se ou desaparecendo no conflito e arrastando o final do século XIX que em vão tentava ultrapassar os seus próprios limites cronológicos. A expressão que completa corretamente o texto é belle époque. semana de arte moderna. realismo. parnasianismo.
O Romantismo, além de seu significado primeiro - o de ser uma reação à tradição clássica - assumiu em nossa literatura a conotação de movimento anticolonialista e antilusitano, ou seja, de rejeição à literatura produzida na época colonial, em virtude do apego dessa produção aos modelos culturais portugueses. Portanto, um dos traços essenciais de nosso Romantismo é o objetivismo. urbanismo. nacionalismo. racionalismo.
São algumas das características do Parnasianismo: versos irregulares, valorização de temas ligados ao cotidiano. linguagem mais popular, subjetivismo. arte pela arte, apego a tradição clássica, versos regulares. nacionalismo e revisão crítica de nosso passado histórico-cultural.
O início do século XX foi marcado por um extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico. O telégrafo, a eletricidade, o telefone, o cinema, o automóvel e o avião atestam o desenvolvimento técnico da época. Por outro lado, o campo teórico é enriquecido pela Teoria da Relatividade, de Einstein; pela Teoria dos Quanta, de Plank; pela Teoria Psicanalítica, de Freud; e pela Linguística Estrutural, de Saussure. Vive-se ........................................., com a valorização do conforto e do bem viver. Entretanto, desde o final do século XIX, os países.......................... passam por constantes sobressaltos, resultantes da instabilidade política. Qual das alternativas completa corretamente os pontilhados? a euforia da chamada bele époque / europeus. um momento de muita tensão / asiáticos. um momento importante para a literatura nacional / europeus. a euforia do bem estar / da américa latina.
O movimento futurista foi lançado pelo poeta italiano Marinetti, em 1909, data da publicação do primeiro manifesto futurista, no jornal francês "Le Figaro", ao qual se sucederam dezenas de outros. No primeiro manifesto, Marinetti propunha... o culto a poesia de modelo parnasiano. a destruição do passado e a exaltação da vida moderna. a idealização da mulher e a proibição das manifestações revolucionárias. o respeito às bibliotecas e aos museus, por guardarem a memória de uma nação.
O expressionismo, movimento alemão, alcançou grande repercussão no período compreendido entre 1910 e 1920. Segundo Gilberto Mendonça Teles, o Expressionismo, "no seu sentido amplo, caracteriza a arte criada sob o impacto da expressão, mas da expressão da vida interior, das imagens que vêm do fundo do ser e se manifestam pateticamente". O movimento, que teve mais força na pintura do que na literatura, legou a esta uma poesia... sem metáforas e de sintaxe simples, aproximando-se da vida cotidiana. confusa, mantendo os mesmos aspectos da poesia de tradição greco-latina. cheia de metáforas e uma sintaxe confusa, rompendo com o equilíbrio clássico. de sintaxe simples, sem metáforas, compreensível e de conteúdo arcaico.
Inicialmente ligado às artes plásticas, o Cubismo encontra no poeta francês Apollinaire sua expressão literária mais importante. Tanto a pintura como a poesia cubista partiam de objetos da realidade cotidiana, os quais decompunham em diferentes planos geométricos para sugerir sua estrutura global, como se fossem vistos de diferentes ângulos. Assinale três alternativas que caracterizam corretamente a poesia cubista. objetivismo. subjetivismo e ilogismo. enumeração caótica. preocupação com o tempo passado. valorização do humor. valorização do mundo abstrato e a lógica.
Lançado em 1924 pelo poeta francês André Breton, o Surrealismo foi o último movimento de vanguarda europeia dos anos 20. Ligado ao expressionismo e ao Futurismo, valorizava o passado, buscava a emancipação total do homem fora da lógica, da razão, da família, da pátria, da moral e da religião, sem contudo deixar de ter um sentido de organização e reconstrução. Assinale três características do movimento Surrealista. A poesia passa a ser instrumento de ação social. A poesia denúncia a exploração do homem pelo homem. Os surrealistas conferiam importância ao sonho e à exploração do inconsciente. Valorizava o passado e a objetividade dos fatos. Literatura sem finalidade crítica e despreocupada com o homem.
Em 1916, o romeno Tristan Tzara lança em Zurique um manifesto que reflete a atmosfera pessimista da Primeira Guerra Mundial. Surge o Dadaísmo, ou movimento Dadá, cujo nome, escolhido ao acaso num dicionário, para Tzara nada significava. O movimento não tinha outra intenção, senão.... cultivar todos os valores culturais de uma sociedade anárquica. priorizar os movimentos artísticos e os ideais da primeira geração romântica. conservar os traços artísticos simbolistas e parnasianos. destruir todos os valores culturais de uma sociedade que fazia a guerra.
Assinale TODOS os movimentos artísticos que fazem parte das Vanguardas Europeias. Futurismo. Expressionismo. Cubismo. Dadaísmo. Surrealismo. Parnasianismo. Realismo. Romantismo.
A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, inaugura a primeira fase do ................................. Sob as vaias e desconfianças de um público conservador, os .................................... ridicularizam o .................................. e apresentam novas concepções estéticas, marcando uma ruptura definitiva com a arte tradicional, o que já vinha sendo preparado desde a década anterior. Qual das alternativas completa corretamente os pontilhados no fragmento acima? Romantismo brasileiro / poetas / realismo-naturalismo. Pré-modernismo / modernistas / simbolismo. Modernismo brasileiro / artistas / simbolismo. Modernismo brasileiro / modernistas / parnasianismo.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.