Portugues

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Portugues

Description:
ortografia

Author:
AVATAR

Creation Date:
30/06/2017

Category:
Languages
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA/RR – JORNALISTA – FUNCAB/2013 - ADAPTADA) Grafam-se, respectivamente, com “ss” e com “ç” como os sufixos dos substantivos destacados em “[...] gerou diversas DISCUSSÕES éticas sobre as PERCEPÇÕES biossociais [...]” – os sufixos de: conten__ão (de gastos) – remi __ ão (da pena). conce__ão (de privilégios) – ascen__ão (ao poder). ce__ ão (de direitos) – extin__ão (do cargo). apreen__ão (da carteira) – reten__ão (do veículo). mo__ão (de apoio) – admi__ão (de funcionário).
(Escrevente TJ SP – Vunesp/2013). Assinale a alternativa cujas palavras se apresentam flexionadas de acordo com a norma- -padrão. Os tabeliãos devem preparar o documento. Esses cidadões tinham autorização para portar fuzis. Para autenticar as certidãos, procure o cartório local. Ao descer e subir escadas, segure-se nos corrimãos. Cuidado com os degrais, que são perigosos!.
(Agente de Vigilância e Recepção – VUNESP – 2013). Suponha-se que o cartaz a seguir seja utilizado para informar os usuários sobre o festival Sounderground. Prezado Usuário ________ de oferecer lazer e cultura aos passageiros do metrô, ________ desta segunda-feira (25/02), ________ 17h30, começa o Sounderground, festival internacional que prestigia os músicos que tocam em estações do metrô. Confira o dia e a estação em que os artistas se apresentarão e divirta-se! Para que o texto atenda à norma-padrão, devem-se preencher as lacunas, correta e respectivamente, com as expressões A fim ...a partir ... as A fim ...à partir ... às A fim ...a partir ... às Afim ...a partir ... às Afim ...à partir ... as.
(PETROBRAS – ENGENHEIRO(A) AGRÔNOMO JÚNIOR – CESGRANRIO/2012) Um professor de gramática tradicional, ao corrigir uma redação, leu o trecho a seguir e percebeu algumas inadequações gramaticais em sua estrutura. Os grevistas sabiam o porque da greve, mas não entendiam porque havia tanta repressão. O professor corrigirá essas inadequações, produzindo o seguinte texto: Os grevistas sabiam o por quê da greve, mas não entendiam porque havia tanta repressão. Os grevistas sabiam o porque da greve, mas não entendiam porquê havia tanta repressão. Os grevistas sabiam o porquê da greve, mas não entendiam por que havia tanta repressão. Os grevistas sabiam o por que da greve, mas não entendiam porque havia tanta repressão. Os grevistas sabiam o porquê da greve, mas não entendiam porquê havia tanta repressão.
Em qual das alternativas a frase está corretamente escrita? O mindingo não depositou na cardeneta de poupansa. O mendigo não depositou na caderneta de poupança. O mindigo não depozitou na cardeneta de poupanssa. O mendingo não depozitou na carderneta de poupansa.
(TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO – ADVOGADO - VUNESP/2013) Analise a propaganda do programa 5inco Minutos. 5inco minutos Às vezes dura mais, mas não mantem ela por isso. Em norma-padrão da língua portuguesa, a frase da propaganda, adaptada, assume a seguinte redação: 5INCO MINUTOS: às vezes, dura mais, mas não matem-na porisso 5INCO MINUTOS: as vezes, dura mais, mas não matem-na por isso. 5INCO MINUTOS: às vezes, dura mais, mas não a matem por isso 5INCO MINUTOS: as vezes, dura mais, mas não lhe matem por isso. 5INCO MINUTOS: às vezes, dura mais, mas não a matem porisso.
Está separada corretamente: Sus-sur-rar. Ra-dio-gra-far. Tin-ho-rão. So-bre-ssa-len-te Li-gni-ta.
Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso de “a” e “há”: Daqui a dois meses iremos à Europa. Isto foi há muito tempo. Há meses que não a vejo. A dois meses fomos na casa de sua mãe. Há tempos atrás éramos muito felizes.
Assinale a alternativa cuja frase esteja incorreta: Porque essa cara? Não vou porque não quero. Mas por quê? Você saiu por quê?.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.