Pr - geografia - 4º período 3°ano

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Pr - geografia - 4º período 3°ano

Description:
POVOS EM MOVIMENTO - CAPÍTULO 8

Author:
AVATAR
Prof. Paulo Roberto
(Other tests from this author)


Creation Date:
09/11/2013

Category:
Geography
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Os principais motivos dos movimentos populacionais são: econômicos e naturais êxodo rural e naturais econômicos e pendulares pendulares e diários econômicos e sociais.
Sobre o movimento migratório no Brasil, marque a alternativa correta. o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste. o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano. os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante. as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80. as migrações contribuem apenas para o desenvolvimento cultural.
Assinale a alternativa que descreve corretamente o termo emigração. País que possui grande população de nordestinos Espécie de país onde os negros africanos se refugiavam Movimento de população que sai de seu país de origem. Os brasileiros que saem do país para morar e trabalhar no exterior, por exemplo Movimento de população que entra em país desenvolvido Movimento de população que sai de seu país de origem. Os americanos que entram no Brasil para morar e trabalhar, por exemplo.
As políticas imigratórias recentes dos países europeus tem alterado as relações entre o Brasil e os membros da União Europeia, com desdobramentos inclusive no campo diplomático. Um fator que gerou o aumento de controle sobre os imigrantes brasileiros foi a integração do país a rede de: Espiões industriais religiosos ilegais refugiados ambientais Trabalhadores ilegais estrangeiros desempregados.
(U.E.SANTA CRUZ) Aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem hoje fora de seu país de origem. Esse número engloba tanto os que deixam sua terra natal por vontade própria e decidem viver no exterior — de forma legal ou ilegal —, quanto os refugiados. IMIGRANTES e refugiados. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/ exclusivo/imigrantes-refugiados/index.html>. Acesso em: 21 out. 2009. Adaptado.Considerando-se as informações contidas no texto, é correto afirmar: O aumento da imigração ilegal da África subsaariana para a Europa está relacionado aos conflitos étnicos naquele continente e à expansão da economia europeia, registrada nos últimos cinco anos. O Brasil se tornou um país receptor de imigrantes sulamericanos devido ao bom desempenho de sua economia e da pobreza verificada nos países emigrantes vizinhos. A China, na última década, teve a emigração vetada à população, em consequência do desenvolvimento econômico alcançado, que determinou um aumento, cada vez maior, da necessidade de mão de obra. A Austrália vem tomando duras medidas contra refugiados e imigrantes ilegais, em função da exiguidade de seu território e da concorrência no mercado de trabalho. Os Estados Unidos, nos dias atuais, devido à crise econômica, apresentam-se como o país de maior emigração do globo.
Sobradinho O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar. SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado). O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma conseqüência socioes pacial dessa construção foi: o rebaixamento do nível do lençol freático local. a preservação da memória histórica da região. a migração forçada da população ribeirinha. refugiados da guerra de canudos a redução das áreas de agricultura irrigada.
Marque apenas a alternativa correta. Entre as migrações atuais, podemos dizer que o homem ainda é nômade. Migrações são os deslocamentos de grupos humanos que se afastam de suas residências habituais. Migrações pendulares são aquelas que dura um ano Muitos habitantes dos países desenvolvidos buscam novas oportunidades em países subdesenvolvidos. todas as afirmativas estão incorretas.
O tipo mais comum de migração interna no Brasil êxodo rural local pendular social natural.
Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são: o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. a busca de oportunidades de trabalho e a diminuição de barreiras contra a imigração. a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
Regiões que atraíram mais os imigrantes: norte e nordeste norte e sul sul e centro-oeste sul e sudeste sudeste e norte.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.