Projeto de Aplicações Web - Módulo 2

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Projeto de Aplicações Web - Módulo 2

Description:
Atividades Objetivas

Author:
AVATAR

Creation Date:
11/02/2016

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Observe o diagrama de comunicação abaixo: O diagrama de comunicação apresenta a interação entre instâncias de cinco classes. De acordo com o diagrama, quais classes implementam quais métodos? a. Controle:{}, obj_A:{msg_2}, obj_B:{msg_3}, obj_C:{msg_1, msg_4}, obj_D:{msg_5} b. Controle:{msg_1, msg_2, msg_4}, obj_A:{msg_3}, obj_B:{}, obj_C:{msg_5}, obj_D:{} c. Controle:{}, obj_A:{msg_2}, obj_B:{msg_3}, obj_C:{ msg_1, msg_4, msg_5}, obj_D:{} d. Controle:{msg_1, msg_2, msg_4}, obj_A:{msg3}, obj_B:{}, obj_C:{}, obj_D:{msg_5}.
Um dos casos de uso de um sistema de administração de clínica médica é o ‘cadastramento de dados da consulta pelo médico’. Esses dados são os pedidos de exames, o diagnóstico feito e os dados básicos da consulta. Essa função é executada sempre pelo médico que atende o paciente. O processo se dá conforme descrito no diagrama de sequência do sistema abaixo: a. Existem duas molduras representando iterações. b. As mensagens de retorno são representadas por linhas contínuas. c. Os parâmetros das operações devem ser omitidos para não poluir o diagrama. d. O sistema pode ser representado por vários objetos.
Observe o diagrama e o trecho de código a seguir: class Player { private Musica Lista [ ]; public tocarUmaMusica (m: Musica) { m.tocar(); } public tocarTodasAsMusicas () { para i = 1 até número de músicas na Lista Lista[i].tocar(); } } Que tipo de dependência/visibilidade pode-se concluir que existe de um objeto Player para o objeto Lista? Escolha uma: a. Dependência por atributo. b. Dependência local. c. Dependência por parâmetro. d. Dependência global. .
Um diagrama de transição de estados é útil para: I) Modelar o comportamento dos objetos dependente de estados como as transações. II) Mostrar a estrutura dos objetos do sistema e suas relações. III) Modelar as ações dos controladores de sessão de fluxo de interface de usuário. IV) Indicar o fluxo de navegação de páginas, janelas, menu de interface de usuário. Sobre os itens acima, é correto dizer: a. Apenas I e III são verdadeiros. b. II e III são verdadeiros. c. II, III e IV são verdadeiros. d. I, III e IV são verdadeiros. Correto.
Observe o diagrama de classes apresentado abaixo: Sobre este diagrama é correto afirmar que: Escolha uma: a. A classe Vendedor é abstrata. b. O método pesquisar sublinhado é privado. c. O método CalcularBonus da classe VendedorSenior é estático. d. VendedorJunior é uma superclasse da classe Vendedor.
Qual diagrama da UML é empregado para a modelagem dos aspectos físicos da arquitetura de um sistema, mostrando a configuração dos nós de processamento em tempo de execução e os artefatos de software existentes em cada nó? Escolha uma: a. Componentes. b. Implantação. c. Pacotes. d. Atividades.
primeira lista (1) escalabilidade (2) degradação (3) throughput (4) usabilidade (5) disponibilidade (6) manutenibilidade segunda lista (A) O sistema deve ser desenvolvido usando orientação a aspectos para permitir separação entre a lógica de negócio e o código de monitoramento. (B) O sistema deve ser capaz de atender a 10 milhões de usuários cadastrados; cerca de 30% desses usam o sistema a cada dia. (C) A taxa de vazão de informações deve ser de 1Mbps. (D) O sistema deve ser capaz de executar 100 transações em paralelo com desempenho de 0.5 s por transação. Se existirem mais de 100 transações em paralelo, seu desempenho só pode cair no máximo 5% para estas transações acima da centésima. (E) Um usuário final deve conseguir realizar tarefas específicas no sistema após um treinamento de duas horas. (F) O sistema não pode ficar fora do ar e para isso deve ser estabelecida a redundância de servidores. A primeira lista contém alguns tipos de atributos de qualidade de sistemas enquanto a segunda lista apresenta exemplos dos diferentes atributos de qualidade. Qual das alternativas abaixo estabelece a correta relação entre os atributos de qualidade e seus exemplos? Escolha uma: a. 6 A, 1 B, 3 C, 5 D, 4 E, 2 F. b. 6 A, 2 B, 3 C, 1 D, 4 E, 5 F. c. 6 A, 1 B, 3 C, 2 D, 5 E, 4 F. d. 6 A, 1 B, 3 C, 2 D, 4 E, 5 F.
Considere a seguinte descrição extraída do site dos Correios (www.correios.com.br): Aplicativo web para cálculo de prazos e preços de encomendas em lojas virtuais e sites. O aplicativo de cálculo remoto de preços e prazos de encomendas dos Correios é destinado aos clientes SEDEX, e-SEDEX e PAC que necessitam calcular o preço e o prazo de entrega de uma encomenda em seus websites, de forma personalizada. Os clientes que não possuem contrato de encomenda com os Correios podem usar esta ferramenta, porém os preços apresentados serão os praticados no balcão da agência.” Este aplicativo é um elemento que fará parte de uma aplicação maior. Qual o tipo deste elemento dentro da arquitetura da aplicação em que ele será utilizado? Escolha uma: a. Camada. b. Controlador. c. Repositório. d. Webservice.
Considere o diagrama UML abaixo: Sobre o diagrama acima, é correto afirmar: Escolha uma: A. O diagrama apresenta diversos componentes, sendo que o componente “Páginas Web” depende do componente Servidor Web através da interface JSP. b. O diagrama apresenta diversos nós de processamento, sendo que o “Oracle” executa em um deles. c. O diagrama apresenta diversas interfaces de comunicação para integrar componentes, sendo que a interface LDAP é implementada pelo componente “Objetos de negócio”. d. O diagrama apresenta componentes e interfaces, sendo que as setas tracejadas representam a implantação de um componente em um nó de implantação.
Considere as asserções abaixo: Asserção I Ao projetar a arquitetura de uma aplicação Web, devemos utilizar as táticas arquiteturais para satisfazer os requisitos arquiteturais. PORQUE Asserção II As táticas arquiteturais indicam estratégias catalogadas por arquitetos experientes e que podem ser utilizadas na análise de alternativas de soluções candidatas quando projetando a arquitetura de uma aplicação Web. Em relação às asserções I e II, é correto dizer: Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. d. A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Observe o cenário estímulo/resposta descrito abaixo: Quando 100 usuários on-line simultaneamente iniciam a transação “completar pagamento” no sistema com carga normal de execução, o SGBD processa as requisições concorrentemente fornecendo o resultado. Qual dos componentes do padrão estímulo-resposta está ausente na descrição do cenário acima? a. A condição. b. A resposta. c. A medida d. O artefato.
O estilo de camadas utilizado na visão de módulos para descrever uma arquitetura de software deve ser usado para os fins listados abaixo, EXCETO para Escolha uma: a. promover reuso. b. promover a separação de interesses ou preocupações representando abstrações em diferentes níveis. c. facilitar testes incrementais e independentes por camada. d. melhorar o desempenho da aplicação expandindo o número de camadas da arquitetura.
Considere as assertivas abaixo sobre o estilo de aspectos: I) Utilizando aspectos é possível evitar o embaraçamento das funcionalidades de domínio com outros requisitos como rastreabilidade (gravação de log), controle de acesso e gerenciamento de transações. II) Aspectos não devem ser usados em conjunto com o paradigma orientado a objetos. III) Um aspecto pode ter uma relação de crosscuting concern com outros aspectos ou com módulos regulares. Sobre as assertivas, podemos afirmar que Escolha uma: a. apenas I e II estão corretas. b. apenas II e III estão corretas. c. apenas I e III estão corretas d. apenas I está correta.
Sobre o diagrama acima, é correto afirmar que Escolha uma: a. o componente Adventure Catalog DB representa o único repositório do sistema. b. o componente Consumer Website é consumidor dos serviços oferecidos pelo componente OPC. c. o componente Adventure Builder provê cinco serviços externos. d. o componente Adventure Builder comunica com outros serviços através do estilo Publish-Subscribe.
Considere as assertivas abaixo sobre a visão de componentes e conectores: I) A visão de componentes e conectores representa elementos de implementação. II) Na visão de componentes e conectores, os componentes podem possuir diferentes tipos dependendo do estilo arquitetural empregado na documentação. III) A ligação é a relação definida na visão de componentes e conectores. Sobre as assertivas acima, podemos afirmar que Escolha uma: a. apenas I e II estão corretas. b. apenas II e III estão corretas. c. apenas I e III estão corretas. d. apenas I está correta.
Algumas propriedades dos elementos de ambiente devem ser documentadas na arquitetura para garantir a correta alocação dos elementos de software. Todas as propriedades abaixo são relevantes para os elementos de ambiente, EXCETO: Escolha uma: a. Velocidade do clock. b. Número de processadores. c. Capacidade da memória. d. Consumo de recursos. .
São tipos comuns de recursos das interfaces, EXCETO: Escolha uma: a. Chamadas de funções ou métodos. b. Requisições à web services. c. Memória compartilhada. d. Modificação de protocolo de comunicação em tempo de execução.
O diagrama de estados a seguir mostra o fluxo de tarefas com três papéis diferentes: do segurado, da seguradora e da oficina. Sobre este fluxo de tarefas é correto afirmar: Escolha uma: a. A atividade Consertar Automóvel precisa ser realizada depois da atividade Pagar Franquia. b. A atividade Cobrar Franquia e a atividade Consertar Automóvel precisam ambas estar concluídas para se atingir o término do fluxo. c. A atividade Avaliar Danos e a atividade Recolher Automóvel sempre serão executada antes do término do fluxo. d. Este fluxo de tarefas pode se iniciar pela atividade Acionar Seguro, ou Recolher Automóvel, ou Avaliar Danos, pois são as primeiras atividades de cada raia.
Relacione a coluna da esquerda e a coluna da direita considerando as orientações de projeto de leiaute de interface: A – Não estenda o espaço da página B – Organize elementos do leiaute do canto superior esquerdo ao inferior direito. C – Favoreça a liberdade de navegação I. Uma página web deve respeitar a mesma direção de leitura da página de um livro, pois é assim que os usuários farão a leitura e compreensão de uma página. II. A grande maioria dos usuários prefere usar uma aplicação que não possui barra de rolagem. Ela deve ser utilizada apenas quando existir muito conteúdo detalhado para ser apresentado e não for viável dividi-lo em várias páginas. III. O usuário pode chegar a uma página qualquer de diversas formas inclusive através de uma máquina de busca. Precisamos ter certeza que ele consiga entender onde está e tudo que pode fazer a partir dali. A correlação entre os elementos das duas colunas está corretamente feita em: a. AI; BIII; CII b. AII; BI; CIII c. AIII; BII; CI d. AIII; BI; CII.
Considere as afirmações abaixo: I ) O primeiro passo para o projeto de um sistema é entender bem os usuários. A variabilidade das tarefas e das características dos usuários são fatores de grande impacto na usabilidade dos sistemas. Deve-se procurar ter acesso a usuários-chave representantes do sistema. II ) Nem sempre é possível atingir todos os atributos de usabilidade. Nesses casos, é necessário priorizar os atributos para considerar primeiro os mais relevantes. III) A prevenção contra erros indica que o sistema seja construído com alto padrão de qualidade e, no raro caso em que ocorra um erro, que interrompa seu funcionamento imediatamente, mostrando uma mensagem para o usuário. Sobre as afirmativas acima, podemos dizer: Escolha uma: a. Apenas a afirmativa I é verdadeira. b. Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. c. Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. d. Todas as afirmativas são verdadeiras.
Observe a interface apresentada na imagem abaixo: Qual o modelo de ordenação utilizado pela interface apresentada para organizar a informação? Escolha uma: a. Alfabético. b. Geográfico. c. Cronológico. d. Aleatório.
A figura a seguir mostra um mapa conceitual conforme os que são utilizados na disciplina para apresentarem o conteúdo: Qual tipo de estrutura da informação é usado nos mapas conceituais? Escolha uma: a. Estrutura linear. Estrutura hierárquica. c. Estrutura de grade. Estrutura de rede.
Um modelo de navegação descreve a forma como o usuário vai se mover pelo espaço da informação e dos links. Quais as funções do modelo de navegação para o usuário? Escolha uma: a. Indicar os rótulos que representam os assuntos. b. Indicar o conteúdo atual, indicar o conteúdo previamente visitado. c. Indicar a organização do conteúdo mostrando de onde o usuário veio. d. Indicar sua localização atual, indicar onde o usuário esteve, indicar para onde o usuário deve ir.
Correlacione a coluna da esquerda com a coluna da direita considerando as definições de requisitos não funcionais e exemplos relacionados: A – escalabilidade B – degradação C – disponibilidade D - manutenibilidade I. O sistema deve ser desenvolvido usando orientação a aspectos para permitir separação entre lógica de negócio e o código de monitoramento. II. O sistema deve ser capaz de executar 100 transações em paralelo com desempenho de 0.5 s por transação. Se existirem mais de 100 transações em paralelo seu desempenho só pode cair no máximo 5% para estas transações acima da centésima. III. O sistema não pode ficar fora do ar e para isso deve ser estabelecida a redundância de servidores. IV. O sistema está sendo desenvolvido para atender a 10 milhões de usuários cadastrados; cerca de 30% desses usam o sistema a cada dia. A correlação entre as duas colunas está corretamente feita em: Escolha uma: a. A-IV, B-I, C-II, D-III. b. A-II, B-I, C-III, D-IV. c. A-IV, B-III, C-II, D-I. d. A-IV, B-II, C-III, D-I.
Considere a seguinte situação: eu preciso representar o comportamento de um sistema mas percebo que este comportamento pode variar dependendo do conjunto dos valores dos atributos dos objetos deste sistema em cada momento no tempo. Qual diagrama de projeto da UML é o mais apropriado para capturar o comportamento deste sistema? Escolha uma: a. Diagrama de Implantação. b. Diagrama de Transição de Estados. c. Diagrama de Comunicação. d. Diagrama de Pacotes.
Observe a interface apresentada na imagem abaixo extraída do site do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte: Qual o modelo de ordenação utilizado pela interface apresentada para organizar a informação? Escolha uma: a. Alfabético. b. Temporal/Cronológico. c. Espacial/Geográfica. d. Aleatório.
Considere a seguinte descrição adaptada de Referatórios de objetos de aprendizagem e outros recursos educacionais Fredric M. Litto, Aprendizagem a Distância (São Paulo: Imprensa Oficial, 2010): Um “referatório” é um site na web que não faz o armazenamento dos recursos de aprendizagem propriamente ditos, mas, sim, indica a quem tem interesse em aprender, os “metadados” (catalogação extensa) que indicam quais são os locais que detêm recursos sobre determinado assunto. Como tal, é um “agregador” de fontes da informação. Em geral, um “referatório” é um elemento que fará parte de uma aplicação maior que terá uma ferramenta de busca associada e funcionalidades de sugestão de recursos de aprendizagem para outros usuários com base em interesses comuns. Qual o tipo deste elemento dentro da arquitetura da aplicação em que será utilizado? Escolha uma: a. Camada. b. Controlador. c. Webservice. d. Repositório.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.