Questionário 1

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Questionário 1

Description:
Questionário 1

Author:
AVATAR

Creation Date:
08/11/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
SEGUNDO O ESTATUTO DOS MILITARES, O GUARDA MARINHA, O ASPIRANTE A OFICIAL E AS PRAÇAS COM ESTABILIDADE ASSEGURADA, PRESUMIVELMENTE INCAPAZES DE PERMANECEREM COMO MILITARES DA ATIVA, SERÃO SUBMETIDOS A CONSELHO DE: JUSTIÇA DEFESA DISCIPLINA JUSTIFICAÇÃO ALMIRANTES.
ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA COM RELAÇÃO AO ESTATUTO DOS MILITARES. POSTO É O GRAU HIERÁRQUICO DO OFICIAL, CONFERIDO POR ATO DO PRESIDENTE DA REPUBLICA OU DO MINISTRO DE FORÇA SINGULAR E CONFIRMADO EM CARTA PATENTE OS POSTOS DE ALMIRANTE, MARECHAL E MARECHAL-DO-AR SOMENTE SERÃO PROVIDOS EM TEMPO DE GUERRA GRADUAÇÃO É O GRAU HIERÁRQUICO DA PRAÇA, CONFERIDO PELA AUTORIDADE MILITAR COMPETENTE OS GUARDAS-MARINHA OS ASPIRANTES A OFICIAL E OS ALUNOS DE ORGÃOS ESPECÍFICOS DE FORMAÇÃO DE MILITARES SÃO DENOMINADOS PRAÇAS ESPECIAIS AS CARREIRAS DE OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS SÃO FACULTADAS A BRASILEIROS NATURALIZADOS.
QUAIS SÃO OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA LIDERANÇA? LIDERANÇA, LIDERADOS E ORDENS FILOSÓFICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS CONTROLE, FÍSICO E MENTAL MANDO, OBEDIÊNCIA E ATENÇÃO COMANDO, COMANDADOS E ORDENS.
QUAL A BASE INSTITUCIONAL DAS FORÇAS ARMADAS? A AUTORIDADE E A OBEDIÊNCIA A LEI E OS REGULAMENTOS INTERNOS A LIDERANÇA E A OBEDIÊNCIA A HIERARQUIA E A DISCIPLINA O DIREITO E O DEVER.
SEGUNDO O ESTATUTO DOS MILITARES, O OFICIAL PRESUMIVELMENTE INCAPAZ DE PERMANECER COMO MILITAR DA ATIVA SERÁ, NA FORMA DA LEGISLAÇÃO ESPECIFICA SUBMETIDO A CONSELHO DE: DISCIPLINA JUSTIFICAÇÃO ALMIRANTES DEFESA JUSTIÇA.
SEGUNDO O ESTATUTO DOS MILITARES, NÃO SÃO CONSIDERADOS RESERVAS DAS FORÇAS ARMADAS: MILITARES DA RESERVA REMUNERADA DEMAIS CIDADÃOS EM CONDIÇÕES DE CONVOCAÇÃO OU DE MOBILIZAÇÃO PARA A ATIVA AGENTES DE SEGURANÇA PRIVADA POLICIA MILITAR CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.
QUAL É O ESTILO DE LIDERANÇA EM QUE O LÍDER BASEIA SUA ATUAÇÃO NUMA DISCIPLINA RÍGIDA, IMPONDO OBEDIÊNCIA E MANTENDO-SE AFASTADO DE RELACIONAMENTOS MENOS FORMAIS COM SEUS SUBORDINADOS, CONTROLANDO O GRUPO POR MEIO DE INSPEÇÕES DE VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE NORMAS E PADRÕES DE EFICIÊNCIA E EXERCENDO PRESSÃO CONTÍNUA? TRANSFORMACIONAL ORIENTADA PARA TAREFAS DEMOCRÁTICA AUTOCRÁTICA DELEGATIVA.
AS PENAS DISCIPLINARES DE IMPEDIMENTO, DETENÇÃO OU PRISÃO NÃO PODEM ULTRAPASSAR. 10 DIAS 15 DIAS 20 DIAS 25 DIAS 30 DIAS.
QUAL É O NIVEL DE LIDERANÇA QUE É EXERCIDO POR MEIO DO RELACIONAMENTO FACE A FACE ENTRE O LIDER E SEUS LIDERADOS QUE É MAIS PRESENTE NOS ESCALÕES INFERIORES, QUANDO O CONTATO PESSOAL É CONSTANTE ? AUTOCRÁTICO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL SITUACIONAL DIRETO.
SEGUNDO O ESTATUTO DOS MILITARES, AO MILITAR DA ATIVA É VEDADO: ACATAR AS AUTORIDADES CIVIS COMERCIAR OU TOMAR PARTE NA ADMINISTRAÇÃO OU GERÊNCIA DE SOCIEDADE OU DELA SER SÓCIO OU PARTICIPAR, EXCETO COMO ACIONISTA OU QUOTISTA, EM SOCIEDADE ANONIMA OU POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA EXERCER, DIRETAMENTE, A GESTÃO DE SEUS BENS. OBSERVAR AS NORMAS DA BOA EDUCAÇÃO PRATICAR A CAMARADAGEM E DESENVOLVER, PERMANENTEMENTE, O ESPIRITO DE COOPERAÇÃO.
QUAL É O ESTILO DE LIDERANÇA EM QUE O LÍDER ABRE MÃO DE PARTE DA AUTORIDADE FORMAL EM PROL DE UMA ESPERADA PARTICIPAÇÃO DOS SUBORDINADOS E APROVEITAMENTO DE SUAS IDEIAS? DELEGATIVA AUTOCRÁTICA DEMOCRÁTICA TRANSFORMACIONAL TRANSACIONAL.
ASSINALE A OPÇÃO QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS LACUNAS DA SENTENÇA ABAIXO. ''Caracterizados esses dois atributos do comandante, o de chefe e o de líder, pode se afirmar que comandar é exercer a ________ e a ________, afim de conduzir eficazmente a organização no cumprimento da missão''. CHEFIA / LIDERANÇA ORDENANÇA / PRODUTIVIDADE CHEFIA / ESPECIALIDADE ORATORIA / DEFESA PROFISSÃO / CHEFIA.
DE ACORDO COM EMA-137, QUAL O PROCESSO SOCIAL TEM O MÉRITO INICIAL DE ESTIMULAR A ATIVIDADE DOS INDIVIDUOS E DOS GRUPOS, AUMENTANDO-LHES A PRODUTIVIDADE? COOPERAÇÃO ACOMODAÇÃO CONFLITO ASSIMILAÇÃO COMPETIÇÃO.
DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988, AS FORÇAS ARMADAS, CONSTITUIDAS PELA MARINHA, EXERCITO E AERONAUTICA, SÃO INSTITUIÇÕES NACIONAIS: SEMIPERMANENTES E TEMPORÁRIAS PERMANENTES E REGULARES SEMIPERMANENTES E IRREGULARES AUXILIARES E REGULARES BÉLICAS E REGULARES.
DE ACORDO COM O EMA-137 QUAL O ESTILO DE LIDERANÇA É INDICADO PARA ASSUNTOS DE NATUREZA TÉCNICA, NO QUAL O LÍDER ATRIBUI A ASSESSORES A TOMADA DE DECISÕES ESPECIALIZADAS, DEIXANDO-OS AGIR POR SI SÓ? DELEGATIVA TRANSACIONAL PARTICIPATIVA TRANSFORMACIONAL AUTOCRÁTICO.
DE ACORDO COM O EMA-137, QUAL O ESTILO DE LIDERANÇA, PERTENCENTE AO EIXO TIPO DE INCENTIVO, É ESPECIALMENTE INDICADO PARA SITUAÇÕES DE PRESSÃO CRISE E MUDANÇA? ORIENTADO PARA RELACIONAMENTO TRANSACIONAL PARTICIPATIVA TRANSFORMACIONAL DELEGATIVA.
DE ACORDO COM O ESTATUTO DOS MILITARES, NÃO SÃO CONSIDERADOS VAGOS OS CARGOS MILITARES CUJOS OCUPANTES TENHAM: FALECIDO SIDO CONSIDERADOS FALTOSOS SIDO CONSIDERADOS EXTRAVIADOS SIDO FEITOS PRISIONEIROS SIDO CONSIDERADOS DESERTORES .
DE ACORDO COM O EMA-137, QUAIS SÃO OS FATORES DA LIDERANÇA? ATRIBUTO, COMPETÊNCIA E INFLUÊNCIA CONTROLE FÍSICO E MENTAL LÍDER, LIDERADOS, SITUAÇÃO E COMUNICAÇÃO CHEFIA E LIDERANÇA COMANDO, COMANDADOS E ORDENS.
DE ACORDO COM O ESTATUTO DOS MILITARES, QUAL DOCUMENTO RELACIONA E CLASSIFICA OS CRIMES MILITARES E DISPÕE SOBRE A APLICAÇÃO AOS MILITARES DAS PENAS CORRESPONDENTES AOS CRIMES POR ELES COMETIDOS? LIVRO DE REGISTRO DE CONTRAVENÇÕES REGULAMENTO DISCIPLINAR PARA A MARINHA CÓDIGO DE PROCESSO MILITAR NORMAS DE JUSTIÇA E DISCIPLINA CÓDIGO PENAL MILITAR.
EM QUAL PAPEL FUNCIONAL DO MAIS ANTIGO PREVALECE A AUTORIDADE ADVINDA DA RESPONSABILIDADE ATRIBUÍDA À FUNÇÃO, ASSOCIADA COM AQUELA DECORRENTE DE SEU POSTO OU GRADUAÇÃO? LÍDER CHEFE CONDUTOR DE HOMENS ENCARREGADO SUPERIOR.
DE ACORDO COM O ESTATUTO DOS MILITARES, COMO É DENOMINADO O GRAU HIERÁRQUICO DA PRAÇA, CONFERIDO PELA AUTORIDADE MILITAR COMPETENTE? PATENTE HIERARQUIA GRADUAÇÃO NÍVEL POSTO.
DE ACORDO COM O EMA-137, OS ESPECIALISTAS CONCORDAM QUE COEXISTEM E, ATÉ MESMO, SOBREPÕEM-SE, NA MAIORIA DAS SOCIEDADES, OS SEGUINTES PROCESSOS SOCIAIS: COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO ACOMODAÇÃO E CONFLITO COMPETIÇÃO E CONFLITO ASSIMILAÇÃO E COMPETIÇÃO CONFLITO E COOPERAÇÃO.
TODO CIDADÃO, APÓS INGRESSAR EM UMA DAS FORÇAS ARMADAS MEDIANTE INCORPORAÇÃO, MATRÍCULA OU NOMEAÇÃO, PRESTARÁ COMPROMISSO DE HONRA. DE ACORDO COM O ESTATUTO DOS MILITARES, ESSE COMPROMISSO TERÁ CARÁTER SOLENE E SERÁ SEMPRE PRESTADO SOB A FORMA DE: ASSINATURA DE UM TERMO QUE, POSTERIORMENTE, SERÁ LAVRADO EM CARTÓRIO JURAMENTO PERANTE O COMANDANTE E O IMEDIATO ASSINATURA DE COMPROMISSO QUE FICARÁ ARQUIVADO NO SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO DA MARINHA JURAMENTO À BANDEIRA NA PRESENÇA DE TROPA OU GUARNIÇÃO FORMADA JURAMENTO DE FIDELIDADE, DIANTE DO BUSTO DO PATRONO DA FORÇA.
PARA SIMPLIFICAR A APRESENTAÇÃO E O EMPREGO DE UMA GAMA DE ESTILOS DE LIDERANÇA CONSAGRADOS E RELEVANTES PARA O CONTEXTO MILITAR-NAVAL, FORAM CONSIDERADOS ALGUNS ESTILOS SELECIONADOS EM 3 GRANDES EIXOS: GRAU DE CENTRALIZAÇÃO DE PODER, TIPO DE INCENTIVO E FOCO DO LÍDER. DE ACORDO COM O EMA-137, QUAIS SÃO OS ESTILOS PERTENCENTES AO EIXO "FOCO DO LÍDER"? LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E LIDERANÇA TRANSACIONAL LIDERANÇA ORIENTADA PARA TAREFA E LIDERANÇA ORIENTADA PARA O RELACIONAMENTO LIDERANÇA DIRETA, LIDERANÇA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA ESTRATÉGICA LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, LIDERANÇA PARTICIPATIVA E LIDERANÇA DELEGATIVA LIDERANÇA POSITIVA E LIDERANÇA NEGATIVA.
DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988, QUEM EXERCE A AUTORIDADE SUPREMA SOBRE AS FORÇAS ARMADAS? GABINETE MILITAR DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTRO DA DEFESA SUPREMO TRIBUNAL MILITAR PRESIDENTE DA REPÚBLICA AUTORIDADES MILITARES.
DE ACORDO COM O EMA-137, QUANDO É INDICADA A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL? NO COTIDIANO, PARA PODER RESOLVER PROBLEMAS SIMPLES COM MAIS RAPIDEZ EM TODAS AS SITUAÇÕES, EXCETO EM SUBMARINOS QUANDO EXISTE A NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SEM A AÇÃO DO LÍDER PARA SITUAÇÕES DE PRESSÃO, CRISE E MUDANÇA, QUE QUEREM ELEVADOS NÍVEIS DE ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DOS SUBORDINADOS NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DE PAÍSES QUE NÃO ESTÃO EM GUERRA.
DE ACORDO COM O ESTATUTO DOS MILITARES, OS MILITARES DA ATIVA QUE, NO DESEMPENHO VOLUNTÁRIO E PERMANENTE DO SERVIÇO MILITAR, TENHAM VITALICIDADE ASSEGURADA OU PRESUMIDA SÃO CLASSIFICADOS COMO: MILITARES DA RESERVA REMUNERADA MILITARES DA RESERVA NÃO REMUNERADA MILITARES REFORMADOS MILITARES DE CARREIRA INATIVOS E PENSIONISTAS.
QUE DOCUMENTO REGULA A SITUAÇÃO, A OBRIGAÇÃO, OS DEVERES, OS DIREITOS E AS PRERROGATIVAS DOS MEMBROS DAS FORÇAS ARMADAS? CÓDIGO PENAL MILITAR CONSTITUIÇÃO FEDERAL CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL ESTATUTO DOS MILITARES.
DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A QUE SE DESTINAM AS FORÇAS ARMADAS? À GARANTIA DA LEI, DA ORDEM E DO PROGRESSO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE À DEFESA DA PÁTRIA À DEFESA DA PÁTRIA, À GARANTIA DOS PODERES CONSTITUCIONAIS E, POR INICIATIVA DE QUALQUER DESTES, DA LEI E DA ORDEM AO ATAQUE AOS INIMIGOS DA NAÇÃO À DEFESA EXCLUSIVA DAS INSTITUIÇÕES DA PODER EXECUTIVO.
OS REGULAMENTOS DISCIPLINARES DAS FORÇAS ARMADAS ESPECIFICARÃO E CLASSIFICARÃO: O TREINAMENTO FÍSICO AS CONTRAVENÇÕES OU TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES AS NORMAS DE ETIQUETA OS POSTOS E GRADUAÇÕES OS UNIFORMES .
QUAL É O PARÂMETRO FUNDAMENTAL PARA O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA NO ÂMBITO MILITAR: ÉTICA ATITUDE SAÚDE FORÇA SERENIDADE.
DE ACORDO COM O EMA-137, O LÍDER AUTOCRÁTICO BASEIA SUA ATUAÇÃO NUMA: DISCIPLINA RÍGIDA CONVERSA INFORMAL TROCA DE FAVORES RECOMPENSA PROMESSA DE PROMOÇÃO.
A CAPACIDADE DE INFLUENCIAR É UM COMPONENTE INDISPENSÁVEL AO: SECRETÁRIO SUBORDINADO LÍDER MONITOR PORTA-VOZ.
DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988, ASSINALE A OPÇÃO QUE APRESENTA UMA INSTITUIÇÃO NACIONAL PERMANENTE E REGULAR: MARINHA PETROBRÁS ELETROBRÁS ELETRONUCLEAR AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS.
DE ACORDO COM O EMA-137, A ESPECIALIZAÇÃO EM TAREFAS É UMA DAS PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO LÍDER, NA MEDIDA EM QUE POSSUI A NECESSÁRIA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO. SENDO ASSIM, ASSINALE A OPÇÃO QUE APRESENTA O ESTILO DE LIDERANÇA EM QUE O LÍDER FOCALIZA O DESEMPENHO DE TAREFAS E A REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS. AUTOCRÁTICA DEMOCRÁTICA PROGRESSISTA ALTRUÍSTA ORIENTADA PARA A TAREFA.
DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO - 1988, A SEGURANÇA PÚBLICA, DEVER DO ESTADO, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS, É EXERCIDA PARA A PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA E DA INCOLUMIDADE DAS PESSOAS E DO PATRIMÔNIO, ATRAVÉS DOS SEGUINTES ÓRGÃOS: MARINHA, EXÉRCITO E AERONÁUTICA POLÍCIAS E EXÉRCITO POLÍCIAS MILITARES E CORPO DE BOMBEIRO MILITARES POLÍCIA FEDERAL, RODOVIÁRIA FEDERAL E FERROVIÁRIA FEDERAL, POLÍCIAS CIVIS E MILITARES E CORPO DE BOMBEIROS FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E EXÉRCITO.
DE ACORDO COM O EMA-137, QUAL É O NÍVEL DE LIDERANÇA QUE OCORRE EM ORGANIZAÇÕES ONDE OS SUBORDINADOS ESTÃO ACOSTUMADOS A VER SEUS CHEFES FREQUENTEMENTE? PASSIVA ATIVA DIRETA ARTICULADA LOCAL.
DE ACORDO COM O ESTATUTO DOS MILITARES, O GRAU HIERÁRQUICO DA PRAÇA, CONFERIDO POR AUTORIDADE COMPETENTE, É DENOMINADO: POSTO GRADUAÇÃO PATENTE GRAU CÍRCULO.
DE ACORDO COM O EMA-137, QUAL O PROCESSO ESSÊNCIAL A LIDERANÇA, QUE CONSISTE NA TROCA DE ORDEM, INFORMAÇÃO E IDEIAS, E QUE SÓ OCORREM QUANDO A MENSAGEM É RECEBIDA E COMPREENDIDA? EXPOSIÇÃO COMUNICAÇÃO APRESENTAÇÃO RETIFICAÇÃO RATIFICAÇÃO.
A MARINHA, O EXÉRCITO E A AERONÁUTICA CONSTITUEM AS FORÇAS: AUXILIARES MILITARES PÚBLICAS POLICIAIS ARMADAS.
DE ACORDO COM O EMA-137, QUAL É O NÍVEL DE LIDERANÇA EM QUE OS LÍDERES EXPEDEM SUAS POLÍTICAS E DIRETIVAS E INCENTIVAM SEUS LIDERADOS POR MEIO DE SEU STAFF E COMANDANTES SUBORDINADOS? SIMPLES ALIENADA RUDI POLÍTICA ORGANIZACIONAL.
DE ACORDO COM O EMA-137, "NÃO EXISTEM NORMAS NEM FÓRMULAS QUE MOSTREM COM EXATIDÃO O QUE DEVE SER FEITO. O LÍDER PRECISA COMPREENDER A DINÂMICA DO PROCESSO DA LIDERANÇA , OS FATORES PRINCIPAIS QUE A COMPÕEM, AS CARACTERÍSTICAS DE SEUS LIDERADOS E APLICAR ESTES CONHECIMENTOS COMO GUIA PARA CADA SITUAÇÃO EM PARTICULAR". ESSA AFIRMATIVA SE REFERE A DEFINIÇÃO: DE COMUNICAÇÃO DOS LIDERADOS DE EFICIÊNCIA DE SITUAÇÃO DE PROCESSO.
ASSINALE A OPÇÃO QUE NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O PRECONIZADO NO ESTATUTO DOS MILITARES: A DISCIPLINA E O RESPEITO A HIERARQUIA DEVEM SER MANTIDOS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA ENTRE MILITAR DA ATIVA, DA RESERVA REMUNERADA E REFORMADOS CÍRCULOS HIERÁRQUICOS SÃO ÂMBITOS DE CONVIVÊNCIA ENTRE OS MILITARES DE DIFERENTES CATEGORIAS E TEM A FINALIDADE DE DESENVOLVER O ESPÍRITO DE CAMARADAGEM, EM AMBIENTES DE ESTIMA E CONFIANÇA, SEM PREJUÍZO DO RESPEITO MÚTUO. POSTO É O GRAU HIERÁRQUICO DO OFICIAL, CONFERIDO POR ATO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA OU DO MINIISTRO DE FORÇA SINGULAR E CONFIRMADO EM CARTA PATENTE OS POSTOS DE ALMIRANTE, MARECHAL E MARECHAL DO AR SOMENTE SERÃO PROVIDOS EM TEMPO DE GUERRA GRADUAÇÃO É O GRAU HIERÁRQUICO DA PRAÇA, CONFERIDO PELA AUTORIDADE MILITAR COMPETENTE.
NO BRASIL, CABE AO PODER MILITAR: UTILIZAR A FORÇA PARA IMPOR OS INTERESSES DO BRASIL A OUTROS PAÍSES DISSUADIR OUTROS PAÍSES DE USAR A VIOLÊNCIA, SENDO, CONSEQUENTEMENTE, O GUARDIÃO DA PAZ. FAVORECER O COMÉRCIO EXTERNO DO PAÍS SOMENTE PRESERVAR O TERRITÓRIO DO PAÍS INSPECIONAR, NAS ADUANAS, A ENTRADA DE PRODUTOS ADQUIRIDOS NO EXTERIOR .
SEGUNDO O ART.19 DO ESTATUTO DOS MILITARES, A PRECEDÊNCIA ENTRE AS PRAÇAS ESPECIAIS E AS DEMAIS PRAÇAS É ASSIM REGULADA, EXCETO: OS GUARDAS-MARINHA E OS ASPIRANTES A OFICIAL SÃO HIERARQUICAMENTE SUPERIORES AS DEMAIS PRAÇAS OS ALUNOS DE ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES E DO COLÉGIO NAVAL NÃO TEM PRECEDÊNCIA SOBRE OS TERCEIROS SARGENTOS, AOS QUAIS SÃO EQUIPARADOS OS ALUNOS DOS ORGÃOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA, QUANDO FARDADOS, TEM PRECEDÊNCIA SOBRE OS CABOS, AOS QUAIS SÃO EQUIPARADOS OS CABOS TEM PRECEDÊNCIA SOBRE OS ALUNOS DAS ESCOLAS OU DOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS, QUE A ELES SÃO EQUIPARADOS, RESPEITADA, NO CASO DE MILITARES, A ANTIGUIDADE RELATIVA OS ASPIRANTES, ALUNOS DA ESCOLA NAVAL, E OS CADETES, ALUNOS DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS E DA ACADEMIA DA FORÇA AEREA, BEM COMO OS ALUNOS DA ESCOLA DE OFICIAIS ESPECIALISTAS DA AERONAUTICA, SÃO HIERARQUICAMENTE SUPERIORES AOS SUBOFICIAS E AOS SUBTENENTES .
DE ACORDO COM O ESTATUTO DOS MILITARES, ASSINALE A OPÇÃO QUE APRESENTA O POSTO AO QUAL UM MILITAR PODERÁ SER PROMOVIDO SOMENTE EM TEMPO DE GUERRA: CAPITÃO DE MAR E GUERRA CORONEL ALMIRANTE DE ESQUADRA BRIGADEIRO MARECHAL.
QUAL ESTILO DE LIDERANÇA É ESPECIALMENTE INDICADO PARA SITUAÇÕES DE PRESSÃO, CRISE E MUDANÇAS, QUE REQUEREM ELEVADOS NÍVEIS DE ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO DOS SUBORDINADOS DELEGATIVA TRANSFORMACIONAL ORIENTADA PARA TAREFA ORIENTADA PARA RELACIONAMENTO PARTICIPATIVA OU DEMOCRÁTICA.
SEGUNDO O ART.27 DO ESTATUTO DOS MILITARES E MANIFESTAÇÃO ESSENCIAL DO VALOR MILITAR: RESPEITAR A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EMPREGAR TODAS AS SUAS ENERGIAS EM BENEFICIO DO SERVIÇO A FÉ NA MISSÃO ELEVADA DAS FORÇAS ARMADAS ACATAR AS AUTORIDADES CIVIS CUMPRIR SEUS DEVERES DE CIDADÃO.
SEGUNDO O ART.28 DO ESTATUTO DOS MILITARES, O SENTIMENTO DO DEVER, O PUNDONOR MILITAR E O DECORO DA CLASSE IMPÕEM, A CADA UM OS INTEGRANTES DAS FORÇAS ARMADAS, CONDUTA MORAL E PROFISSIONAL IRREPREENSÍVEIS, COM A OBSERVÂNCIA DOS SEGUINTES PRECEITOS DE ÉTICA MILITAR: O AMOR A PROFISSÃO DAS ARMAS E O ENTUSIASMO COM QUE É EXERCIDA O APRIMORAMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL O ESPÍRITO DE CORPO E O ORGULHO DO MILITAR PELA ORGANIZAÇÃO ONDE SERVE O PATRIOTISMO, TRADUZIDO PELA VONTADE INABALÁVEL DE CUMPRIR O DEVER MILITAR E PELO SOLENE JURAMENTO DE FIDELIDADE Á PÁTRIA ATÉ COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA PRATICAR A CAMARADAGEM E DESENVOLVER, PERMANENTEMENTE, O ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO .
SEGUNDO O ART.31 DO ESTATUTO DOS MILITARES, OS DEVERES MILITARES EMANAM DE UM CONJUNTO DE VÍNCULOS RACIONAIS, BEM COMO MORAIS, QUE LIGAM O MILITAR A PÁTRIA E AO SEU SERVIÇO, E COMPREENDEM, ESSENCIALMENTE, EXCETO: A DEDICAÇÃO E A FIDELIDADE A PÁTRIA, CUJA HONRA, INTEGRIDADE E INSTITUIÇÕES DEVEM SER DEFENDIDAS MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA O CULTO AOS SÍMBOLOS NACIONAIS CUMPRIR E FAZER CUMPRIR AS LEIS, OS REGULAMENTOS, AS INSTRUÇÕES E AS ORDENS DAS AUTORIDADES COMPETENTES O RIGOROSO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES E DAS ORDENS A OBRIGAÇÃO DE TRATAR O SUBORDINADO DIGNAMENTE E COM URBANIDADE.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.