Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONQUESTIONÁRIO DE AERODINÂMICA – PROF. HONORATO

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
QUESTIONÁRIO DE AERODINÂMICA – PROF. HONORATO

Description:
Simulado Aerodinamica - ANAC

Author:
Alex Honorato
(Other tests from this author)

Creation Date:
27/06/2019

Category:
Others

Number of questions: 50
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O PRINCIPIO SEGUNDO O QUAL A CADA AÇÃO CORRESPONDE A UMA REAÇÃO, COM A MESMA INTENSIDADE, DIREÇÃO MAS DE SENTIDO OPOSTO É: 1º LEI DE NEWTON 2º LEI DE NEWTON 3º LEI DE NEWTON PRINCIPIO DE BERNOULLI.
ESSA LEI ESTABELECE QUE, SE UMA FORÇA EXTERNA AGE SOBRE UM CORPO, QUE SE MOVE COM VELOCIDADE CONSTANTE, A ALTERAÇÃO DO MOVIMENTO OCORRERÁ NA DIREÇÃO DE ATUAÇÃO DA FORÇA. 1º LEI DE NEWTON 2º LEI DE NEWTON 3º LEI DE NEWTON LEI FUNDAMENTAL.
UM AVIÃO SOBE NUM ANGULO DE 15 GRAUS. O VENTO RELATIVO: É HORIZONTAL SOBE NUM ANGULO DE 15 GRAUS DESCE NUM ANGULO DE 15 GRAUS É NECESSÁRIO CONSULTAR UM METEOROLOGISTA.
NA ATMOSFERA, UM CORPO RECEBE PRESSÃO DE TODOS OS LADOS. A PRESSÃO ATMOSFÉRICA É UMA PRESSÃO: DE IMPACTO DINÂMICA TOTAL ESTÁTICA.
A SUPERFÍCIE AERODINÂMICA É AQUELA QUE SEMPRE PRODUZ: PEQUENA RESISTÊNCIA AO AVANÇO GRANDE RESISTÊNCIA AO AVANÇO PEQUENA RESISTÊNCIA AO AVANÇO E REAÇõES UTEIS AO VOO PEQUENA RESISTÊNCIA AO AVANÇO COMBINADA COM SUSTENTAÇÃO.
SÃO AERÓDINOS TÍPICOS PLANADOR, AVIÃO E HELICÓPTERO AVIÃO, DIRIGÍVEL E HELICÓPTERO PLANADOR, BALÃO DE AR QUENTE E GIRÓPTERO DIRIGÍVEL, PLANADOR E BALÃO DE AR QUENTE.
SE REFERE A QUALQUER MOVIMENTO DA AERONAVE PARA O LADO E PARA BAIXO, NA DIREÇÃO DO INTERIOR DA CURVA. CABRAGEM GLISAGEM ARFAGEM STOLAGEM.
O AR É: UMA MISTURA DE GASES QUIMICAMENTE COMBINADOS UMA MISTURA COMPOSTA BASICAMENTE DE OXIGÊNIO E NITROGÊNIO UMA MISTURA DE VÁRIOS GASES MECANICAMENTE MISTURADOS UMA MISTURA DE GASES LIGADA ELETROSTATICAMENTE.
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA AO NÍVEL DO MAR EQUIVALE, EM CONDIÇÕES PADRÃO, A: 14,7 PSI 29,72 INHG 1013,25 BAR 29,92 HPA.
EM RELAÇÃO À UMIDADE ABSOLUTA DO AR, PODE-SE AFIRMAR QUE: PODE SER MAIOR SE A TEMPERATURA FOR MAIS ALTA PODE SER MAIOR SE A TEMPERATURA FOR MAIS BAIXA PODE SER MAIOR SE A PRESSÃO FOR REDUZIDA PODE SER MAIOR CASO A DENSIDADE FOR MAIS BAIXA.
O VAPOR DE ÁGUA TEM: DENSIDADE MAIOR QUE O AR ATMOSFÉRICO MASSA MAIOR QUE O AR ATMOSFÉRICO DENSIDADE MENOR QUE O AR ATMOSFÉRICO MENOR CALOR ESPECÍFICO QUE O AR ATMOSFÉRICO.
NO ESTREITAMENTO DE UM TUBO DE VENTURI, OCORRE, SEGUNDO O PRINCIPIO DE BERNOULLI AUMENTO DA VELOCIDADE DO AR E DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO DINAMICA DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO DINAMICA E AUMENTO DA PRESSÃO ESTÁTICA AUMENTO DA VELOCIDADE DO AR E DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO ESTÁTICA AUMENTO DA VELOCIDADE DO AR E DA PRESSÃO ESTÁTICA.
EM RELAÇÃO A UMA ASA, PODE-SE AFIRMAR QUE: PODEM SER FIXAS OU ROTATIVAS FORNECEM SUSTENTAÇÃO PARA UM AERÓDINO FUNCIONAM SEGUNDO O PRINCIPIO DE BERNOULLI TODAS ESTÃO CORRETAS.
UM AVIÃO, EM VOO, ESTÁ SUJEITO À: 4 FORÇAS: SUSTENTAÇÃO, ARRASTO, GRAVIDADE E TRAÇÃO 4 FORÇAS: SUSTENTAÇÃO, ACELERAÇÃO, GRAVIDADE E ARRASTO 4 FORÇAS: SUSTENTAÇÃO EMPUXO, TRAÇÃO E PESO 3 FORÇAS: AERODINAMICA, PESO E ARRASTO.
SEGUNDO A 2º LEI DE NEWTON: A ACELERAÇÃO MAIS FORÇA É IGUAL A TRABALHO: FORÇA É IGUAL Á MASSA VEZES A ACELERAÇÃO FORÇA É IGUAL A ACELERAÇÃO DIVIDIDO PELO TEMPO ACELERAÇÃO É IGUAL À FORÇA APLICADA EM UM DETERMINADO TEMPO.
DEFINE-SE ANGULO DE ATAQUE COMO SENDO: ANGULO FORMADO ENTRE A CORDA DO AEROFÓLIO E A DIREÇÃO DO VENTO RELATIVO ANGULO FORMADO ENTRE A CORDA DO AEROFÓLIO E O EIXO LONGITUDINAL DA AERONAVE ANGULO FORMADO ENTRE A DIREÇÃO DO VENTO E O HORIZONTE ANGULO FORMADO ENTRE A CORDA DO AEROFÓLIO E O HORIZONTE NATURAL DA TERRA.
EM UMA ASA EM MOVIMENTO, A MENOR PRESSÃO DE AR ESTÁ: NO BORDO DE ATAQUE NO BORDO DE FUGA NO INTRADORSO NO EXTRADORSO.
A FORÇA DE SUSTENTAÇÃO DEVE-SE A: DIFERENÇA DE PRESSÃO ENTRE O INTRADORSO E O EXTRADORSO DA ASA: MOVIMENTO DE AR NA ASA, TORNANDO O AVIÃO MAIS LEVE QUE O AR DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO DINÂMICA E A PRESSÃO ESTÁTICA EM TORNO DA ASA IMPACTO DE AR CONTRA A ASA.
O ARRASTO INDUZIDO É PRODUZIDO POR AVANÇO DO PERFIL FORMATO DO PERFIL ATRITO COM O AR A AÇÃO DO AEROFÓLIO, QUE NOS DÁ SUSTENTAÇÃO.
QUANDO UMA ASA ATINGE SEU ANGULO CRITICO A SUSTENTAÇÃO É MINIMA O ARRASTO É MINIMO A SUSTENTAÇÃO É MÁXIMA NÃO HÁ SUSTENTAÇÃO.
O ANGULO DE INCIDÊNCIA É: ANGULO FORMADO ENTRE A CORDA DO AEROFÓLIO E A DIREÇÃO DO VENTO RELATIVO ANGULO FORMADO ENTRE A CORDA DO AEROFÓLIO E O EIXO LONGITUDINAL DA AERONAVE ANGULO FORMADO ENTRE A DIREÇÃO DO VENTO RELATIVO E O HORIZONTE ANGULO FORMADO ENTRE A CORDA DO AEROFÓLIO E O HORIZONTE NATURAL DA TERRA.
CASO O ANGULO CRITICO DE UMA ASA SEJA ULTRAPASSADO, OCORRE: PERDA DE SUSTENTAÇÃO ESTOL QUEDA DO NARIZ DO AVIÃO TODAS ESTÃO CORRETA.
PODE-SE DEFINIR EFICIÊNCIA DE UMA ASA PELO-PELA: RAZÃO ENTRE SUSTENTAÇÃO E ARRASTO PRODUTO ENTRE A TRAÇÃO E A SUSTENTAÇÃO RAZÃO ENTRE A TRAÇÃO E SUSTENTAÇÃO RAZÃO ENTRE A ÁREA DA ASA E A SUSTENTAÇÃO.
DIZ RESPEITO A QUALQUER MOVIMENTO PARA CIMA E PARA FORA DO CENTRO DA CURVA. CABRAGEM DERRAPAGEM ARFAGEM STOLAGEM .
O TIPO DE ARRASTO PARASITA MAIS DIFÍCIL DE SER REDUZIDO É: O ARRASTO DOS TRENS DE POUSO O ARRASTO DA EMPENAGEM O ARRASTO DAS ASAS O ARRASTO DE SUPERFÍCIE.
O ARRASTO INDUZIDO, PROVOCADO PELA DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO DO EXTRADORSO E A DO INTRADORSO, MANIFESTA-SE SOB A FORMA DE: VÓRTICE DE PONTA DE ASA TURBILHONAMENTO NO EXTRADORSO DESCOLAMENTO DA CAMADA LIMITE EFEITO COANDÃ.
PARA SE REDUZIR O ARRASTO INDUZIDO, PODE UTILIZAR: WINGLETS TANQUES DE PONTA DE ASA ASAS COM GRANDE ALONGAMENTO TODAS AS ANTERIORES.
O MOVIMENTO DA AERONAVE EFETUADO EM TORNO DO SEU EIXO LONGITUDINAL É DENOMINADO: ARFAGEM GUINADA ROLAMENTO PUCADA.
O MOVIMENTO DA AERONAVE EFETUADO EM TORNO DO SEU EIXO LATERAL É DENOMINADO: ARFAGEM GUINADA ROLAMENTO PICADA.
O MOVIMENTO DA AERONAVE EFETUADO EM TORNO DO SEU EIXO VERTICAL É DENOMINADO: ARFAGEM GUINADA ROLAMENTO PICADA.
A SUPERFÍCIE DE COMANDO RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DE ARFAGEM É: PROFUNDOR AILERON LEME COMPENSADOR.
A SUPERFÍCIE DE COMANDO RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DE GUINADA É: PROFUNDOR AILERON LEME COMPENSADOR.
A SUPERFÍCIE DE COMANDO RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DE ROLAMENTO É: PROFUNDOR AILERON LEME COMPENSADOR.
SÃO TÍPICOS DISPOSITIVOS DE HIPERSUSTENTAÇÃO: SLOTS E FLAPS . SLATS, SPOILERS E FLAPS COMPENSADORES, FLAPS E SPOILERS “A”, “B” e “C” ESTAO CORRETAS.
QUANDO UM CORPO TEM A TENDENCIA DE VOLTAR A SUA POSIÇÃO ORIGINAL, QUANDO AFASTADO DA MESMA DIZEMOS QUE POSSUI: ESTABILIDADE DINÂMICA ESTABILIDADE ESTÁTICA INSTABILIDADE ESTÁTICA INSTABILIDADE DINÂMICA.
A ESTABILIDADE LONGITUDINAL É GARANTIDA PELO(A): DERIVA ESTABILIZADOR VERTICAL ESTABILIZADOR HORIZONTAL DIEDRO DAS ASAS.
O VENTO RELATIVO TEM EM RELAÇÃO AO DESLOCAMENTO: MESMA DIREÇÃO, PORÉM, SENTIDO CONTRÁRIO AO DESLOCAMENTO CONTRÁRIA DIREÇÃO, PORÉM, MESMO SENTIDO DE DESLOCAMENTO MESMA DIREÇÃO E MESMO SENTIDO DE DESLOCAMENTO CONTRARIA DIREÇÃO E SENTIDO DE DESLOCAMENTO.
QUANDO UMA AERONAVE ESTATICAMENTE ESTÁVEL OSCILA CADA VEZ MENOS, ATE VOLTAR A SUA POSIÇÃO ORIGINAL, DA QUAL FOI AFASTADA POR UMA FORÇA QUALQUER, DIZEMOS QUE: POSSUI INSTABILIDADE ESTÁTICA POSSUI ESTABILIDADE DINÂMICA POSSUI COMPORTAMENTO NEUTRO POSSUI ESTABILIDADE POSITIVA.
QUAL O ÚNICO TIPO DE FLAP QUE AUMENTA A ÁREA DA ASA: SIMPLES FOWLER VENTRAL COM FENDA.
AS SUPERFÍCIES DE CONTROLE SECUNDARIAS SÃO: PROFUNDORES AILERONS LEMES COMPENSADORES.
SE UM AVIÃO DE CONFIGURAÇÃO CONVENCIONAL PERDER OS ESTABILIZADORES HORIZONTAIS, TERÁ A TENDENCIA DE: CAIR COM A CAUDA PARA BAIXO CAIR EM PARAFUSO CAIR COM O NARIZ PARA BAIXO NÃO CONSEGUIRA SAIR DO VOO HORIZONTAL.
SE O PILOTO DE UM AVIÃO REDUZIR TOTALMENTE A POTENCIA DO MOTOR, O AVIÃO TERÁ A TENDENCIA DE: LEVANTAR O NARIZ ABAIXAR O NARIZ ROLAR PARA O LADO DIREITO ROLAR PARA O LADO ESQUERDO.
O ELEMENTO QUE NÃO É CONSIDERADO COMO UM COMPONENTE NORMAL DO AR ATMOSFÉRICO É: OXIGÊNIO VAPOR D´ÁGUA NITROGÊNIO GASES NOBRES.
ENFLECHAMENTO, É O ÂNGULO FORMADO ENTRE: UMA LINHA PERPENDICULAR À LINHA DE CENTRO DA FUSELAGEM E O QUARTO DE CORDA DE CADA SEÇÃO DE AEROFÓLIO DA ASA. O EIXO LATERAL DE O PLANO DO LEME O EIXO LONGITUDINAL E O BORDO DE FUGA O EIXO LONGITUDINAL E O PLANO DOS RUDDEVATOR .
O EFEITO DE FUSELAGEM TEM INFLUÊNCIA NA ESTABILIDADE: LATERAL DIRECIONAL LONGITUDINAL LATERAL E DIRECIONAL.
O COMANDO RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DE GUINADA É O MANCHE, NO SENTIDO LONGITUDINAL O MANCHE, NO SENTIDO LATERAL OS PEDAIS A ALAVANCA DO PASSO COLETIVO.
O COMANDO RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DE ARFAGEM É: O MANCHE, NO SENTIDO LONGITUDINAL OS PEDAIS A ALAVANCA DO PASSO COLETIVO O MANCHE, NO SENTIDO LATERAL.
O COMANDO RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DE ROLAMENTO É: O MANCHE, NO SENTIDO LONGITUDINAL A ALAVANCA DO PASSO COLETIVO OS PEDAIS O MANCHE, NO SENTIDO LATERAL .
O ARRASTO PRODUZIDO PELAS PARTES DO AVIÃO QUE NÃO PRODUZEM SUSTENTAÇÃO, COMO TRENS DE POUSO E FUSELAGEM, É DENOMINADO ARRASTO INDUZIDO ARRASTO PARASITA ARRASTO AERODINÂMICO ARRASTO RESULTANTE.
É UMA SUPERFÍCIE PROJETADA PARA OBTER UMA REAÇÃO DESEJÁVEL DO AR, ATRAVÉS DO QUAL ESTA SE MOVE. GRAVIDADE AEROFÓLIO MOTOR RESULTANTE AERODINÂMICA.
Report abuse Consent Terms of use