Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONRecursos Humanos na Adm Publiica

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Recursos Humanos na Adm Publiica

Description:
UNIP 1P

Author:
AVATAR

Creation Date:
21/09/2019

Category:
Others

Number of questions: 48
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Qual a característica do chefe de pessoal fosse ele alemão, italiano, português, brasileiro ou americano, no início do século XIX? Do início do século XIX tinha em comum: características que o definiram por muitos e muitos anos: inflexível, seguidor das leis e dono de uma frieza incalculável na hora de demitir alguém; exceto os chefes de pessoal italianos e americanos. Do início do século XIX, um sujeito inflexível, com exclusão dos chefes de pessoal nos Estados Unidos. Do início do século XIX, um sujeito que passa a compreender as diferenças individuais, apenas. Do início do século XIX tinha em comum, tanto na Alemanha, Itália quanto nos Estados Unidos, em Portugal e no Brasil as mesmas características que o definiram por muitos e muitos anos: inflexível, seguidor das leis e dono de uma frieza incalculável na hora de demitir alguém. Do início do século XIX, um sujeito que passa a adequar inovações às mutáveis condições externas, ou seja, do ambiente externo à organização.
A satisfação no cargo é função do conteúdo ou das atividades desafiadoras e estimulantes deste, são chamados___. Enquanto a insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas, do contexto geral e do enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são os chamados___. Qual das alternativas preenche corretamente as lacunas? Fatores higiênicos e fatores motivacionais (Herzberg) Fatores motivacionais e fatores higiênicos (Herzberg) Os dois níveis que compõe a hierarquia das necessidades, proposta por Maslow. Emissores dos papéis e receptores de papéis. Teoria X e a Teoria Y de McGregor.
A vantagem competitiva pode ser criada e sustentada por meio de: Recurso à tecnologia Aplicação do conhecimento do campo do comportamento organizacional Permissão para que as pessoas resolvam seus problemas pessoais no trabalho Aumento do porte da organização e controle da fatia de mercado Supervisão e controle acirrados da hierarquia com o quadro operacional.
Adriana, após ter sido aprovada em concurso público, foi convocada para desenvolver atividades na área de RH por fazer a diferença em outros departamentos que havia trabalhado na Secretaria do Estado em que mora. Dedicação ao trabalho, disposição para dar o melhor de si, com dignidade e respeito, e possuidora de uma aptidão para “lidar com as pessoas”, Adriana procurou sua gestora imediata e propôs um treinamento para os funcionários com o objetivo de desenvolver habilidades em seus colegas de trabalho que possuíam dificuldade com o sistema de informações e viabilizar eficácia no atendimento aos públicos que procuravam a garantia de tratamento correto quanto aos serviços daquela secretaria. Adriana, provavelmente, descreveria a natureza humana a partir de premissas fundamentais, geralmente, associadas à: Teoria Y, de McGregor Noção de democracia industrial, de Mary Parker Follett Teoria X, de McGregor Teoria Z, de Ouchi Teoria de Maslow.
Analise a premissa a seguir juntamente com a justificativa. Aponte a única alternativa em que há coerência em seu desdobramento. Para entender a Comunicação Empresarial ou Comunicação Organizacional, faz-se necessário entender que: A Comunicação Empresarial ou Comunicação Organizacional funciona como o conjunto integrado de ações, estratégias, planos, políticas e produtos planejados e desenvolvidos por uma organização para estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos de interesse. Isso se justifica porque: A Comunicação Empresarial ou Comunicação Organizacional integra e articula as chamadas Comunicações Institucionais e Mercadológicas, ou seja, incorpora ações voltadas para funcionários, clientes, acionistas, imprensa, sindicatos, entre outros. Tanto a premissa como a justificativa estão corretas e se complementam Somente a premissa está correta. Somente a justificativa está correta. A premissa e justificativa estão corretas. Entretanto não se pode tratar com similaridade a comunicação empresarial e comunicação organizacional. A justificativa estaria correta se a ênfase fosse exclusivamente para a comunicação organizacional.
Os estudos das relações humanas comprovaram que: I - Abordagem enfocava o crescimento, o desenvolvimento e a satisfação dos empregados. II - Condições sociais e o aumento da atenção aos trabalhadores afetavam o desempenho e deu um enfoque mais humanista à administração. III - Essa escola concluiu genericamente que a autonomia pessoal e a participação no grupo estimulam o crescimento, desenvolvimento e satisfação dos empregados. IV - Comprova cientificamente os efeitos da variação das condições físicas e práticas administrativas sobre a eficiência. Estão corretos os itens I, II e IV. Estão corretos os itens I, II e III. Estão corretos os itens I, III e IV. Estão corretos os itens II e IV. Estão corretos os itens I, II, III e IV. .
Ronaldo e seu pessoal trabalham de oito da manhã às cinco da tarde com uma hora para almoço. Ronaldo sai de casa pela manhã para enfrentar o trânsito e geralmente chega ao escritório às 7h10min. Depois de chegar, ele aciona um despertador em sua mesa para disparar às oito horas e, em seguida, envia e-mails para seu pessoal informando-os sobre as tarefas que deverão executar durante o expediente. Quando o despertador toca, ele caminha pelo escritório e verifica se todo o seu pessoal chegou e começou a trabalhar nas tarefas que lhe foram designadas. Ronaldo, provavelmente, descreveria a natureza humana a partir de premissas fundamentais geralmente associadas à: Teoria Y, de McGregor Noção de democracia industrial, de Mary Parker Follett Teoria X, de McGregor Teoria Z, de Ouchi Teoria de Maslow.
As teorias gerais de administração desenvolveram-se? Na fábrica da Ford Por volta da revolução Industrial Com o início das invenções Na 1 guerra Mundial com a teoria das relações humanas.
Sobre os princípios da Administração nas Organizações, historicamente temos: I - A Revolução Industrial não foi um marco para a forma de administrar pessoas, e sim organizações. II - Historicamente, após a Revolução Industrial, ocorreu um grande período de crise e de prosperidade. A maior característica desse período foi o surgimento de países desenvolvidos ou industrializados. III - A chamada era da Industrialização neoclássica se dá após a Segunda Guerra Mundial. Como característica desse período, novos modelos estruturais nas organizações para adequar inovações às mutáveis condições externas. IV - Na Era da Informação, o emprego passou a migrar do setor industrial para o de serviços, e o trabalho manual, substituído pelo trabalho mental, abrindo o espaço para a Era da pós-industrialização baseada no conhecimento. Estão corretos os itens I, II e IV. Estão corretos os itens I, III e IV. Estão corretos os itens II, III e IV. Estão corretos os itens III e IV. Todos os itens estão corretos.
Todas as afirmações abaixo sobre o comportamento organizacional são verdadeiras, exceto: Comportamento organizacional estuda os comportamentos que não podem ser observados Comportamento organizacional lida com ações internas Comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas como indivíduos e como membros de um grupo Comportamento organizacional analisa o comportamento de grandes grupos ou unidades sociais O comportamento organizacional corresponde ao lado humano da administração, mas não a sua totalidade.
Um indivíduo que serve como fonte de informação sobre o processo de desenvolvimento organizacional é denominado: Diretor Gerente Supervisor Coordenador Agente de mudança.
A vantagem competitiva pode ser criada e sustentada por meio de: Aplicação do conhecimento do campo do comportamento organizacional. Recurso à tecnologia. Permissão para que as pessoas resolvam seus problemas pessoais no trabalho. Aumento do porte da organização e controle da fatia de mercado. Investimentos financeiros.
Analise as premissas sobre os princípios da administração: I.A Revolução Industrial não foi um marco para a forma de administrar pessoas. II.Após a Revolução Industrial ocorreu um grande período de crise e de prosperidade. III.Uma característica desse período foi o surgimento de países desenvolvidos. IV.A chamada era da industrialização neoclássica – novos modelos estruturais nas organizações para adequar inovações às mutáveis condições externas. Estão corretos os itens I, II, e IV. Estão corretos os itens I, III, e IV. Estão corretos os itens II, III, e IV. Estão corretos os itens III e IV. Todos os itens estão corretos.
De conformidade com a filosofia da administração contida na _____, as pessoas são motivadas a desempenhar, possuem potencial para o desenvolvimento e encaram o trabalho como uma atividade tão natural como o lazer e o repouso. Teoria Y de McGregor. Noção de democracia industrial de Mary Parker. Teoria X de McGregor. Teoria Burocrática. Teoria Z de Ouchi.
A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são os processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. O processo de agregar pessoas é utilizado para: Incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou suprimento de pessoal. Acompanhar e controlar as atividades das novas pessoas que ingressam na corporação e verificar seus resultados. Capacitar e incrementar a adaptação das novas pessoas às atividades que deverão exercer. Inclui seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências. Incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada novo membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos. Criar condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisas de clima e programas de qualidade de vida.
A estrutura organizacional é representada graficamente pelo organograma. É correto afirmar que a estrutura organizacional: Costuma apresentar uma natureza predominantemente dinâmica. Utiliza retângulos para indicar as relações de autoridade e de responsabilidade. É a forma pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. É abordada por duas formas: especialização vertical e especialização integrada. É a representação escrita e detalhada dos fluxos de trabalho armazenados no RH de uma empresa.
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que representa a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Organização Planejamento. Direção. Controle Autoridade.
Cada organização requer um sistema básico de controle para aplicar seus recursos, desenvolver pessoas, analisar desempenho e avaliar a produtividade. Para tanto, ela utiliza três tipos de controle que dizem respeito aos níveis organizacionais: controle aplicado ao nível estratégico, controle aplicado ao nível tático e controle aplicado ao nível operacional. Levando isso em consideração, assinale a opção correta. Indicadores de desempenho de pessoal e contabilidade de custos são exemplos de controle aplicado ao nível tático. Controle de estoque e controle da qualidade são exemplos de controles aplicados ao nível tático. Controle de lucros e perdas são exemplo de controle aplicado no nível tático. A liderança é uma técnica de controle aplicada exclusivamente no nível operacional. A liderança liberal é o modelo de controle sobre as pessoas mais utilizado na atualidade, principalmente no nível operacional.
Com relação aos princípios e normas que regem a administração pública brasileira, assinale a opção correta: A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos, de acordo com a sua natureza e complexidade, por brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, sendo vedada aos estrangeiros, na forma da lei. A proibição constitucional de acumular cargos públicos alcança os servidores de autarquias e fundações públicas, mas não os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista e excepciona tal regra em algumas situações, entre as quais, o exercício de dois cargos de médico, alcançando os demais profissionais da saúde. Existe uma proibição relativa a acumular cargos, empregos e funções públicas. O prazo de validade do concurso público é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Estão corretas simultaneamente, o conteúdo das alternativas a, e b.
Constitui uma exceção constitucional ao princípio da organização legal do serviço público: Extinção de cargo público vago Criação de órgãos públicos. Extinção de órgãos públicos vagos. Criação de cargo público. Afastamento do servidor público por ineficácia ao cargo.
Não constitui direito integrante da seguridade social dos servidores públicos, nos termos da lei 8.112/90: Licença para tratamento de saúde. Licença gestante. Licença para tratar de doença em pessoa da família Licença por acidente de serviço. Licença paternidade de 5 dias.
O processo pelo qual a Administração Pública transfere a titularidade e a execução de determinados serviços por meio de lei é denominado: Desconcentração administrativa. Descentralização por serviço. Descentralização política. Descentralização por colaboração Descentralização por quarteirização.
Questão sobre a Ditadura Militar no Brasil. Como teve início a Ditadura Militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985? Através de eleições democráticas que levaram, ao poder, os militares. Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras. Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de brasileiros. Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder. No período chamado República Velha.
A eleição, em 1950, de Getúlio Vargas para um novo mandato presidencial apresentou um dos momentos mais representativos do chamado Estado populista, porque Vargas: Foi eleito através do apoio do grande capital conservador, interessado em conter e “calar” o avanço das camadas populares Foi eleito com o apoio do grande capital conservador interessado na entrada de capital estrangeiro no país. Buscava apoio das massas populares para os seus programas econômicos, através de suas ligações com o movimento trabalhista. Foi beneficiário do clima de conciliação nacional, reunindo todas as forças políticas, aterrorizadas pela Guerra Fria. Esvaziou, em definitivo, o partido que lhe fazia oposição desde o Estado Novo, ao derrotar o candidato da UDN (União Democrática Nacional).
A teoria da expectativa referente à remuneração possui como referência básica maior a(s) hipótese(s) que: I.a remuneração deve ser a consequência de um pacto individual, acordado entre indivíduos, de forma que todos possam receber remunerações iguais. II.o nível de motivação de um indivíduo depende do poder de atração das recompensas buscadas e a probabilidade de obtê-las. III.o regime horista é o mais adequado. A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são): Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas III. d. Apenas I e III. e. Apenas II e III.
Durante a República Velha houve o início da diversificação da economia brasileira, alterando lentamente a dependência de apenas uma mercadoria produzida no país. Indique a alternativa que possui uma mercadoria que não foi produzida no Brasil nesse período histórico. Borracha. Industrialização. Café Petróleo. Cana-de-açúcar.
Não constitui direito integrante da seguridade social dos servidores públicos, nos termos da lei 8.112/90: a. Licença para tratamento de saúde. b. Licença gestante. c. Licença para tratar de doença em pessoa da família. d. Licença por acidente de serviço. e. Licença-paternidade, de 5 dias.
Desde o momento em que as sociedades começaram a se estruturar em Estados, começou a existir a necessidade de algum tipo de organização e formalização de modo a defender interesses comuns sem que interesses pessoais se sobressaíssem aos interesses públicos e vice-versa. A partir dessa realidade, a Administração Pública vem evoluindo de acordo com as necessidades sociais e de modo a tentar suprir as demandas pelos serviços públicos. Com base no parágrafo anterior, aponte a única alternativa incoerente com os estudos em referência: A Administração Pública é conteúdo pertinente ao Direito Administrativo e compreende os princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as ati¬vidades públicas que compõem o Estado. O Estado possui leis, ele administra com essas leis e sofre as suas sanções. Como ente personalizado, o Estado tanto pode atuar no campo do Direito Público quanto no do Direi¬to Privado, mantendo sempre sua única personalidade de Direito Público. Administração Pública: é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo. A administração não pratica atos de governo; pratica atos de execução, com maior ou menor grau de autonomia, de acordo com a competência do órgão e de seus agentes. A Administração Pública evoluiu por meio de três modelos básicos: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Mesmo com o surgimento do capitalismo e da democracia e com o mercado e a sociedade civil se distinguindo do Estado, tornou-se necessária uma dis¬tinção entre bens públicos e privados.
A Administração Pública, portanto, é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade no âmbito federal, estadual ou municipal, segundo preceitos de Direito e da Moral, visando ao bem comum. Estão em conformidade com “objetivos e funções da Administração Pública” exceto: A natureza da Administração Pública, que compreende um encargo de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade. O administrador público, que tem a liberdade de procurar outro objetivo, ou de dar outro fim diferente do que está previsto na legislação da atividade. O ato ou contrato administrativo realizado sem interesse público, que configura desvio de finalidade. Os princípios básicos da administração, que constituem os fundamen¬tos da ação administrativa, ou seja, a sustentação da atividade pública. Um dos maiores desafios para o administrador público contem¬porâneo, que é compatibilizar interesses políticos legítimos com acentuado desconhecimento de obrigações antagônicas e as determinações técnicas e legais.
A permissão para a prática de atos administrativos expressamente autorizados pela lei, ainda que mediante simples atribuição de competência, pois esta também provém da lei, é expressão do princípio da: a. Legalidade. b. Impessoalidade. c. Moralidade d. Publicidade. e. Eficiência.
Analise as alternativas e aponte a única incorreta sobre o tema: POLÍTICA E TÉCNICA NA GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO. a. Fundamentalmente, duas categorias de agentes públicos: o agente político (eleito ou designado em caráter de confiança) e o agente público (concursado). b. A Administração Pública pelo fato de constituir espaço de convergência de múltiplos interesses, em distintos graus de legitimidade, e por precisar dar conta de respostas, é essencialmente política. c. A técnica é instrumental à Administração Pública, que é substantivamente política. Não pode a técnica, nem o técnico, suplantar a dimensão política da Administração Pública sob o pretexto de ser “melhor”. d. São duas dimensões técnicas, e minimizar a influência política é, em si, um discurso de acentuado conteúdo político. De fato, esse argumento constitui uma das expressões da disputa por espaços de poder nas organizações, que não exclui o primeiro setor da economia, mesmo com suas prerrogativas e obrigações advindas de legislação. e. Os servidores públicos não são “políticos”, porque não se exige que tomem decisões políticas, pois não realizam trabalhos de natureza política, que obviamente estão limitados à mera aplicação de normas jurídicas ou econômicas.
Assinale a alternativa falsa. a. Planejar é decidir antecipadamente o que fazer. b. Planejar é determinar posteriormente o que fazer. c. Planejar é uma função dinâmica e essencial nas organizações. d. Planejar é decidir objetivos, metas; estabelecer políticas, diretrizes e procedimentos. e. A função controle avalia o desempenho em relação aos padrões.
Assinale a alternativa incorreta. a. Planejamento é prever com antecipação os objetivos pretendidos, independentemente da área de atuação para o alcance desses objetivos. b. A função planejamento não é complexa, uma vez que não afeta as diversas dimensões organizacionais e dispensa o comprometimento dos integrantes com o alcance dos objetivos pretendidos. c. O planejamento é uma função dinâmica. As mudanças ambientais afetam a realidade organizacional e, consequentemente, o planejamento como processo dinâmico. O planejamento implica no uso eficiente, eficaz e efetivo dos recursos organizacionais.
O caput do artigo 37 da Constituição Brasileira de 1988 assinala, dentre outros, os seguintes princípios a serem obedecidos pela Administração Pública: Eficiência, razoabilidade e legalidade. Eficiência, moralidade e impessoalidade Motivação, moralidade e proporcionalidade. Publicidade, finalidade e legalidade. Eficiência, eficácia e impessoalidade.
O planejamento estratégico é desenvolvido em um patamar temporal de: médio prazo Longo prazo Curto prazo No prazo restrito de 4 anos. No prazo determinado ao alcance das estratégias.
Qual (s) principal (s) instrumento (s) de garantia legal para o ingresso à profissionalização da atividade administrativa pública? Concurso público e, em alguns casos específicos, a licitação Concurso público e terceirização. Concurso público e, em alguns casos, serviço direto temporário. Concurso público e, em alguns casos, por mandado de segurança solicitado por uma comunidade. Concurso público ou voto direto (eletivo).
A legislação estabelece diferenças entre os agentes voluntários e os honoríficos. Escolha a assertiva correta, entre as indicadas a seguir: Os agentes voluntários, ao contrário dos honoríficos, recebem uma contribuição mensal do setor público no valor equivalente a uma cesta básica de alimentos e outros produtos. Os agentes credenciados não são muito distinguidos na prática, dado que exercem atividades específicas e podem ou não serem classificados como servidores públicos, representantes do Estado. Os Gestores de Negócios não se enquadram na categoria de agentes voluntários. O relacionamento dos agentes voluntários com a esfera pública obedece exclusivamente à Lei do Servidor Público. Os agentes credenciados não estão autorizados a representar as entidades da federação (União, estados e municípios) em eventos internacionais específicos.
A legislação estabelece diferenciações entre os servidores vitalícios e efetivos, apesar de ambos ocuparem cargos que devem ser preenchidos através de concursos públicos. A esse respeito, podemos considerar como correta, entre as assertivas a seguir: A condição de servidor efetivo refere-se à estabilidade (da pessoa) e à vitaliciedade (do cargo). Os vitalícios possuem contrato com tempo indeterminado estabelecido previamente com uma entidade do setor privado. Apenas os efetivos são regidos pelo Regime Jurídico Único. Entre os servidores públicos que adquirem a vitaliciedade, podemos indicar o ministro do Supremo Tribunal Federal. Não existem quaisquer outras legislações, a respeito deste assunto, devendo ser obedecidos exclusivamente os preceitos da Lei 8.112/90.
A lei nº 8.112/90 é conhecida como a Lei do Servidor Público. Sobre ela, podemos considerar como correta, entre as assertivas a seguir: Ela difere do que é indicado para esses empregados, na Constituição de 1988. É a única lei que regulamenta as atividades dos empregados do setor público. O estatuto do servidor público, elaborado para o pessoal que atua na esfera federal, é o mesmo adotado para aqueles que se subordinam aos estados e aos municípios, mas não ao Distrito Federal. Diferentemente do que é indicado na assertiva (c), anterior, o regulamento é elaborado para cada entre da federação (estados, municípios), além da união (federal) Esse estatuto se aplica apenas às pessoas jurídicas e não físicas que atuam sob a égide da União e das esferas subnacionais.
Como previsto na Constituição Federal de 1988, os servidores públicos estão sujeitos ao Regime Jurídico Único. Com relação a esse regime, podemos entender: As regras são exatamente as mesmas adotadas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A única diferença entre esse regime e o da CLT é o critério de recolhimento do FGTS pela entidade pública. O Regime Jurídico Único é aplicado somente para os servidores da administração indireta, não cabendo, pois, o cumprimento de suas determinações pelo pessoal da administração direta. O Senado Federal já aprovou lei que aplica ao pessoal do setor privado as recomendações da CLT, substituindo o Regime Jurídico Único. Esse regime é válido para os funcionários do setor público e é diferente em vários aspectos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Entre as divisões que podem ser feitas com relação aos servidores públicos, podemos destacar os agentes políticos, administrativos e colaboradores. A esse respeito, podemos considerar como correta: Entre os agentes colaboradores, podem ser indicados os que são eleitos através do voto popular. Com relação à assertiva (a), anterior, podemos indicar que se tratam dos agentes administrativos. Os agentes eleitos através do voto popular são considerados políticos apenas nos casos iniciais e não nos posteriores, em casos de reeleição. Os agentes administrativos são os que pertencem à iniciativa privada e atuam em conjunto com a área pública, sem fazer parte da estrutura desta última. A definição indicada na assertiva (d), anterior, refere-se aos agentes colaboradores. .
A Posse é o ato administrativo formal e solene que concretiza a investidura em cargo público, efetivo ou não. Assinale a alternativa incorreta entre as indicadas a seguir: A nacionalidade brasileira é um requisito básico para a investidura em cargo público. Somente podem tomar posse aqueles que estejam com seus direitos políticos garantidos. Também somente podem tomar posse os que estejam em dia com suas obrigações militares e eleitorais. Em situações de emergência, podem tomar posse em cargo público, os servidores com idade inferior a dezoito anos. O prazo para a posse de um servidor nomeado é de 30 dias contados da publicação da nomeação no Diário Oficial da entidade da Federação da nomeação.
O artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor especifica os serviços públicos considerados essenciais, a respeito dos quais podemos considerar. Os serviços públicos não essenciais são aqueles que podem ser desempenhados somente por servidores voluntários. Os serviços públicos essenciais devem ser prestados exclusivamente por servidores vitalícios. Conforme o art. 11 da Lei 7.783/89, nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. A descrição dos serviços indicados na alternativa (c), imediatamente anterior, se aplica apenas nos casos de assistência médica e hospitalar. Os servidores em greve que permanecerem atuando na ocasião em funções públicas essenciais são remunerados com base em bônus equivalente a dois terços de seu salário médio nos últimos 12 meses.
Os servidores públicos classificados como colaboradores são remunerados pela iniciativa privada e não pela esfera pública. Ainda a respeito desses agentes, podemos considerar como correta a assertiva: Podemos classificar nessa categoria os integrantes do poder Legislativo. Tais agentes recebem o direito ao exercício e não a titularidade da específica função pública. Os agentes políticos não estão enquadrados na categoria de servidores públicos. Os agentes colaboradores são remunerados com base nas tarifas que são cobradas dos contribuintes para terem o direito a usufruir determinado serviço. Os agentes colaboradores são, obrigatoriamente, substituídos por políticos, em casos de não possibilidade de exercerem a função que lhes foi atribuída.
Sobre direitos e vantagens do servidor público civil, assinale a opção correta: Remuneração é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. A remuneração do cargo efetivo é irredutível. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial. Vencimento é a retribuição pecuniária do cargo efetivo, acrescido das vantagens permanentes estabelecidas em lei. Vencimento é a soma da remuneração mais as gratificações próprias de desempenho do cargo.
Qual das alternativas é incompatível com o conceito abordado de servidor público? Pessoa física legalmente investida em cargo público. Pessoa física que possui vínculo institucional com a administração pública direta. Pessoa física que possui vínculo institucional com a administração indireta. Pessoa física que possui vínculo institucional com a administração pública indireta onde estão incluídas as autarquias e fundações públicas. Pessoa física ou jurídica legalmente investida em cargo público.
Qual a alternativa incorreta sobre provimento de cargo público? Os servidores poderão perder sua condição de estabilidade, em ocorrências como: sentença judicial, transitada em julgado. Processo administrativo, tendo sido assegurada ampla defesa. Avaliação de desempenho, também assegurada ampla defesa. Se o desempenho do servidor estável for considerado insuficiente pela hierarquia imediata. Se o desempenho do servidor estável for considerado insuficiente pela comissão de avaliação de desempenho, poderá perder o cargo.
A natureza do Regime Jurídico Único dos servidores públicos federais é de ordem predominantemente: Legal; Eletiva. Celetista Contratual Privatista.
Report abuse Consent Terms of use