Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONSegOrg 2018

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
SegOrg 2018

Description:
COMPLETO

Author:
Leandro Silva/Sulpino
(Other tests from this author)

Creation Date:
16/03/2018

Category:
Others

Number of questions: 102
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Quando o mundo passou a discutir, nas mais diversas formas e enfoques, o papel e a importância da AI (Atividade de Inteligência) para a segurança mundial? Após o trágico atentado terrorista contra as torres do World Trade Center, em 11/09/01 Após o término da Segunda Grande Guerra Mundial, em 02/09/1945 Após o término da Primeira Grande Guerra Mundial, em 11/11/1918 Após o trágico atentado terrorista nas cidades de Kahtaniya e Jazeera, no Iraque, em 14/08/07.
Podemos considerar como senso comum nos meios acadêmico e profissional que o __________ constitui fator indispensável de assessoria à tomada de decisão. Ao que o texto se refere? Política Nacional de Inteligência (PNI) Doutrina Nacional de Inteligência (DNI) Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) Exercício da Atividade de Inteligência (AI).
É uma entidade cujo propósito é o de prestar serviço especializado para uma cliente específica. Seu foco, portanto deve estar voltado para a qualidade, a oportunidade e a utilidade do que produz. Esse conceito refere-se a: Exercício da Atividade de Inteligência Política Nacional de Inteligência Órgão de Inteligência Sistema Brasileiro de Inteligência.
Um conjunto de conceitos, princípios, normas, métodos e processos, que orientem e disciplinem uma atividade. Esta definição pertence à: Atividade de Inteligência Doutrina de Inteligência Política Nacional de Inteligência Órgão de Inteligência.
As instituição privadas desenvolvem doutrinas: Privadas Particulares Próprias Terceirizadas.
As instituições públicas, que fazem parte do _________, seguem a __________ e a ___________. Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) - Política Nacional de Inteligência (PNI) - Doutrina Nacional de Inteligência (DNI) Órgão de Inteligência (OgI) - Atividade de Inteligência (AI) - Doutrina Nacional de Inteligência (DNI) Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) - Atividade de Inteligência (AI) - Doutrina de Inteligência (DI) Órgão de Inteligência (OgI) - Política Nacional de Inteligência (PNI) - Atividade de Inteligência (AI).
É fundamentada na legislação que a ampara e no propósito a atingir. Nos referimos a: Atividade de Inteligência (AI) Lei Orgânica de Inteligência (LOI) Doutrina de Inteligência (DI) Política Privada de Inteligência (PPI).
A legislação, podendo ser ____________ a quem atua na área, é proveniente da Constituição Federal e da Estrutura de cada órgão. Sigilosa ou ostensiva Restrita ou particular Ostensiva ou restrita Sigilosa ou particular.
Para garantir sua eficácia , a Doutrina Nacional de Inteligência (DNI) adota como fundamentos, de um lado, __________ e, de outro,_____________. A teoria do sentido especulativo e universal - a própria realidade em suas dimensões interna e externa. Atividade de inteligência (AI) - Órgão de inteligência (OgI) Doutrina Nacional de Inteligência (DNI) - Política Nacional de Inteligência (PNI) Hipótese - Verdade propriamente dita.
Derivam proposições situadas predominantemente no plano do "deve ser": Própria realidade em suas dimensões interna e externa Teoria de sentido especulativo e universal Doutrinas Próprias Doutrina de Inteligência.
Emergem preceitos que se colocam basicamente na ordem do "ser": Teoria de sentido especulativo e universal Doutrina de Inteligência Atividade de Inteligência Própria realidade em suas dimensões interna e externa.
É universalmente conhecido como a atividade que produz conhecimento para o assessoramento dos escalões superiores: Doutrina Nacional de Inteligência Política de Segurança Pública Política Nacional de Inteligência Atividade de Inteligência.
"(...)É a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos dentro e fora do território nacional sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado". Este conceito refere-se a? Quem definiu dessa forma? Política Nacional de Inteligência - Presidente da República Órgão de Inteligência - Ministro da Defesa Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência Ação de Inteligência - Agência Brasileira de Inteligência.
"O exercício permanente de ações especializadas, voltadas para a produção de difusão de conhecimentos, com vistas ao assessoramento das autoridades governamentais nos respectivos níveis e áreas de atribuição, para o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das políticas de Estado". Este conceito refere-se a? Quem definiu dessa forma? Atividade de Inteligência - Política Nacional de Inteligência Ação de Inteligência - Agência Brasileira de Inteligência Órgão de Inteligência - Ministro da Defesa Inteligência - Sistema Brasileiro de Inteligência.
"O exercício permanente de ações especializadas". Refere-se a: Importância da Atividade de Inteligência Política Nacional de Inteligência Ação de Inteligência Doutrina de Inteligência.
Qual foi a lei que criou o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN)? Lei nº 8.666/93 Lei nº 11.776/08 Lei nº 9.883/99 Lei nº 8.883/99.
É o conhecimento sobre o fato ou situação que deve ser o mais amplo possível, sem perder a concisão, a fim de facilitar seu entendimento: Clareza Controle Objetividade Amplitude.
É o resultado final, ou seja, o conhecimento produzido deve ser de completa e imediata compreensão pelo usuário, sem permitir duplas interpretações: Simplicidade Objetividade Clareza Amplitude.
As ações que devem ser praticadas sob acompanhamentos permanente de um responsável por meio de procedimentos próprios para cada caso. A que esse conceito se refere? Preservação da fonte Segurança Controle Imparcialidade.
O conhecimento difundido deve ser pertinente e isento de idéias preconcebidas, subjetivismos e outras influências que gerem distorções na sua interpretação. A que esse conceito se refere? Integração Imparcialidade Oportunidade Interação.
Todos os dados e conhecimentos obtidos devem ser processados, a fim de que o produto resultante seja o conhecimento integrado. A que esse conceito se refere? Integração Clareza Amplitude Interação.
Implica em estabelecer e/ou adensar relações de cooperação que possibilitem otimizar esforços para a consecução das Tarefas de Inteligência. A que esse conceito se refere? Objetividade Controle Preservação da fonte Interação.
O conhecimento deve ser produzido de modo a atender objetivos bem definidos pelas necessidades da AI a fim de minimizar custos, tempo e, principalmente, riscos desnecessários. A que esse conceito se refere? Oportunidade Segurança Objetividade Simplicidade.
Por ser uma atividade de assessoria, os conhecimentos produzidos devem chegar a quem decide com antecedência suficiente para que este possa tomar quaisquer ações consequentes. A que esse conceito se refere? Segurança Oportunidade Clareza Amplitude.
A produção do conhecimento deve ser protegida, ou seja, todas as medidas de segurança devem ser tomadas para que somente as pessoas credenciadas e com a necessidade de conhecer o assunto possam ter acesso a ele. A que esse conceito se refere? Preservação da fonte Segurança Interação Controle.
Implica planejar e executar ações da forma mais simples possível, de modo que sejam evitados custos e riscos desnecessários. Parte-se sempre da maneira mais simples para a mais complexa, do mais barato para o mais custoso, do mais ostensivo para o mais sigiloso e do menos para o mais perigoso. A que esse conceito se refere? Simplicidade Segurança Amplitude Integração.
A fonte de dados deve ser preservada, ou seja, o profissional de Inteligência obterá seus dados por meio de uma pessoa, de uma Organização, uma imagem, documentos ou de quaisquer outros meios, e estas fontes não podem ser divulgadas, nem mesmo para quem decide, de forma a assegurar a manutenção do fluxo de dados, bem como a sua integridade. A que esse conceito se refere? Segurança Imparcialidade Controle Preservação da fonte.
Tem por propósito integrar as ações de planejamento e execução da Atividade de Inteligência (AI) no País, com a finalidade de fornecer subsídios ao Presidente da República nos assuntos de interesse nacional. A quem esse conceito se refere? Sistema de Inteligência da Marinha (SIMAR) Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) Sistema de Inteligência do Exército Brasileiro (SIEB) Sistema de Inteligência da Força Área Brasileira (SIFAB).
É efetivado mediante articulação coordenada dos órgãos que o constituem, respeitada a autonomia funcional de cada um, ou seja, sem vínculo de subordinação entre seus componentes. A quem esse conceito se refere? Funcionamento do SISBIN Funcionamento do SIMAR Funcionamento do SIEB Funcionamento do SIFAB.
É responsável pelo processo de obtenção, análise de dados e pela difusão de conhecimentos necessários ao processo decisório do Poder Executivo, em especial no tocante à segurança da sociedade e do Estado, bem como pela salvaguarda de assuntos sigilosos de interesse nacional. A quem esse conceito se refere? SIMAR - Sistema de Inteligência da Marinha SISBIN - Sistema Brasileiro de Inteligência DNI - Doutrina Nacional de Inteligência AI - Atividade de Inteligência.
É o conjunto de todos os órgãos de inteligência empenhados na atividade de inteligência: SISBIN - Sistema Brasileiro de Inteligência DNI - Sistema Brasileiro de Inteligência SIEB - Sistema de Inteligência do Exército Brasileiro SIMAR - Sistema de Inteligência da Marinha.
Tem como propósito assessorar ao Comandante da Marinha, ao Órgão de Direção-Geral, ao Almirantado e, subsidiariamente, aos Titulares de OM, no processo de tomada de decisão: SISBIN - Sistema Brasileiro de Inteligência SIMAR - Sistema de Inteligência da Marinha PNI - Política Nacional de Inteligência AI - Atividade de Inteligência.
Como está estruturado o SIMAR (Sistema de Inteligência da Marinha)? EMA, ComOpNav e CIM Células de Inteligência (Cint), Atividades de Inteligência (AI) e Sistema Brasileiro de Inteligência(SISBIN) Órgãos de Cúpula (OC), Agências de Inteligência (AgI) e um Conselho Consultivo (CONSECON) Órgãos de Cúpula (OC), Agências de Inteligência (AgI) e Células de Inteligência (Cint).
Como está estruturado os Órgãos de Cúpula (aqueles que compõem o CONSECON)? Estados-Maiores dos Comandos de Distritos Navais, Estados-Maiores dos Comandos de Força, Adidâncias Navais no Exterior e DCTIM EMA, CompOpNav e CIM Estrutura de Inteligência das demais OM e Órgãos Vinculados da MB CM, EMA e Almirantado.
Como está estruturado as Agências de Inteligência? Estados-Maiores dos Comandos de Distritos Navais, Estados-Maiores dos Comandos de Força, Adidâncias Navais no Exterior e DCTIM EMA, CompOpNav e CIM Estrutura de Inteligência das demais OM e Órgãos Vinculados da MB CM, EMA e Almirantado.
Como está estruturado as Células de Inteligência? Estados-Maiores dos Comandos de Distritos Navais, Estados-Maiores dos Comandos de Força, Adidâncias Navais no Exterior e DCTIM EMA, CompOpNav e CIM Estrutura de Inteligência das demais OM e Órgãos Vinculados da MB CM, EMA e Almirantado.
É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos do Campo Externo, relacionados ao conhecimento Estratégico-Militar: EMA ComOpNav Almirantado CIM.
Quem é o responsável pela Doutrina de Inteligência da Marinha? E quem assessora nas suas respectivas áreas de responsabilidade? ComOpNav - assessorado pelo Comench e CIM Almirantado - assessorado pelo EMA e o CIM CIM - assessorado pelas Agências de Inteligência EMA - assessorado pelo ComOpNav e o CIM.
É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos do operacionais, bem como supervisor no ramo da Contrainteligência na MB, no que se refere à Segurança Orgânica: EMA CIM ComOpNav Almirantado.
É o órgão centralizador, coordenador da produção de conhecimentos do Campo Interno e no que se refere ao ramo da Contrainteligência na MB: CIM EMA Agência de Inteligência ComOpNav.
A quem competente a produção de Estudos de Inteligência e a orientação de coordenação das Atividades de Inteligência das Células de Inteligências, em sua área de atuação? EMA Agências de Inteligência CIM ComOpNav.
É também supervisor no ramo da Contrainteligência, no que se refere à Segurança Ativa: EMA ComOpNav CIM CM.
"Atividade que objetiva produzir e difundir conhecimentos". Segundo a Política Nacional de Inteligência, esta é um desdobramento da definição de: Ação de Inteligência Inteligência Doutrina de Inteligência Atividade de Inteligência.
"Contempla duas vertentes: uma voltada para o campo interno e outra para o campo externo, ou seja, dentro de fora do território nacional". Segundo a Política Nacional de Inteligência, esta é um desdobramento da definição de: Liderança Segurança das informações Linguagem de Inteligência Inteligência.
Preconiza o uso de uma linguagem especializada entre os profissionais da Atividade de Inteligência (AI) e, em alguns casos, entre estes e os usuários de seus trabalhos. A que esse conceito se refere? Inteligência Linguagem de Inteligência Tipos de Conhecimento Atividade de Inteligência.
Quais sãos os tipos de conhecimentos relacionados na Doutrina Nacional de Inteligência? Espionagem, Sabotagem, Terrorismo, Propaganda Adversa e Desinformação Adversa Informe (INFE), Informação(INFO), Apreciação (APREC) e Estimativa (ESTM) Informe (INFE), Informação(INFO), Apreciação (APREC) e Sabotagem (SBGM) Espionagem (EPGM), Terrorismo (TERROR), Informe (INFE), Informação(INFO), Apreciação (APREC) e Estimativa (ESTM).
É o conhecimento resultante de juízo formulado pelo profissional de Inteligência e que expressa a sua certeza ou opinião sobre fato ou de uma situação, passado ou presente, contendo qualquer tipo de desdobramento futuro: Informação (INFO) Informe (INFE) Apreciação (APREC) Estimativa (ESTM).
É o conhecimento resultante de raciocínio elaborada pelo profissional de Inteligência e que expressa sua certeza sobre fato ou situação passado ou presente: Informação (INFO) Informe (INFE) Apreciação (APREC) Estimativa (ESTM).
Não ultrapassa os limites do juízo, por não se ter configurada uma base mínima sobre a qual se possa elaborar um raciocínio ou devido à urgência (oportunidade) em difundir conhecimento. A que tipo de conhecimento esse conceito se refere? Estimativa (ESTM) Informe (INFE) Apreciação (APREC) Informação (INFO).
Extrapola os limites da simples narração dos fatos ou situações, características do INFE, contendo uma interpretação, fruto de raciocínio elaborado pelo Analista de Inteligência. A que tipo de conhecimento esse conceito se refere? Estimativa (ESTM) Informe (INFE) Apreciação (APREC) Informação (INFO).
É o conhecimento resultante de raciocínio elaborado pelo profissional de Inteligência e que expressa sua opinião sobre fato ou situação passado, presente, ou de um futuro imediato: Informação (INFO) Estimativa (ESTM) Apreciação (APREC) Informe (INFE).
É o conhecimento resultante de raciocínio e da aplicação de técnicas complexas, elaborado por equipe composta por vários profissionais de Inteligência e que expressa opinião sobre a evolução futura de um fatora ou de uma situação: Informe (INFE) Estimativa (ESTM) Apreciação (APREC) Informação (INFO).
Atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a Inteligencia adversa e as ações que constituam ameaça à salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado. O que é e quem definiu assim? Inteligência - PNI Contrainteligência - PNI Ação de inteligência - ABIN Inteligência Adversa - DNI.
É a ação realizada por pessoal adverso, vinculado ou não a serviço de Inteligência, visando à obtenção de conhecimento ou dados sigilosos para beneficiar Estados, grupos de países, organizações, facções, personalidades ou indivíduos: Sabotagem Terrorismo Propaganda Adversa Espionagem.
É o ato deliberado, de efeitos físico e psicológico, executado por agente adversos, vinculados ou não a serviço de Inteligência, com o objetivo de inutilizar ou de adulterar conhecimento, dado, material, equipamento ou instalações. Também podendo ser empregada para a destruição de ideias ou a reputação de instituições e de pessoas: Sabotagem Terrorismo Propaganda Adversa Desinformação Adversa.
Caracteriza-se pela ameaça ou emprego da violência física ou psicológica, de forma premeditada, por indivíduos ou grupos adversos, apoiados ou não por Estados: Sabotagem Terrorismo Propaganda Adversa Espionagem.
É motivado por razões políticas, ideológicas, econômicas, ambientais, religiosas ou psicossociais, e objetiva coagir ou intimidar autoridades ou parte da população, subjugar pessoas ou alcançar determinado fim ou propósito: Espionagem Sabotagem Terrorismo Propaganda Adversa.
Configura-se pela manipulação planejada de quaisquer informações, idéias ou doutrinas para influenciar grupos e indivíduos, com vistas a obter comportamentos pré-determinados que resultem em benefício ao seu patrocinador: Publicidade Marketing Desinformação Adversa Propaganda Adversa.
É uma técnica especializada utilizada para iludir ou confundir um centro decisor, por meio da manipulação planejada de informações falsas e/ou verdadeiras, visando, intencionalmente, a induzi-lo a erro de avaliação: Sabotagem Desinformação Adversa Propaganda Adversa Terrorismo.
Quem propõe uma linguagem padronizada entre os profissionais da AI, de modo a garantir que as comunicações essenciais ao exercício da AI ocorram sem distorções ou incompreensões? A Doutrina Nacional de Inteligência(DNI) A Política Nacional de Inteligência(PNI) O Sistema de Inteligência da Marinha(SIMAR) O Sistema Brasileiro de Inteligência(SISBIN).
É a possibilidade ou a oportunidade de uma pessoa obter o conhecimento ou dado classificado. Deriva necessariamente de uma autorização oficial emanada de autoridade competente, ou superação das medidas de salvaguarda aplicadas aos mesmos: Autenticidade Compartimentação Acesso Credenciamento.
É a certificação de que o dado ou conhecimento é verdadeiro e fidedigno tanto na origem quanto do destino: Grau de sigilo Integridade Acesso Autenticidade.
É a atribuição pela autoridade competente, de grau de sigilo a dado, conhecimento, documento, material, área ou instalação: Credenciamento Classificação Investigação para Credenciamento Compromentimento.
É a restrição do acesso com base na necessidade de conhecer: Grau de sigilo Autenticidade Compartimentação Credenciamento.
É a perda de segurança resultante do acesso não autorizado: Desclassificação Disponibilidade Integridade Compromentimento.
É a autorização oficial, concedida por autoridade competente, que habilita determinada pessoa a ter acesso a dados ou conhecimentos, nos diferentes graus de sigilo: Grau de sigilo Disponibilidade Credencial de segurança Credenciamento.
É o certificado que materializa o credenciamento para acesso a áreas que se tenha necessidade: Disponibilidade Credencial de segurança Acesso Autenticidade.
É o cancelamento, pela autoridade competente ou pelo transcurso de prazo, da classificação, tornando ostensivos dados ou conhecimentos: Investigação para Credenciamento Compromentimento Desclassificação Acesso.
É a facilidade de recuperação ou acessibilidade de dados e conhecimento: Acesso Disponibilidade Autenticidade Compartimentação.
É a gradação atribuída a dados, conhecimentos, área ou instalação considerada sigilosa em decorrência de sua natureza ou conteúdo: Integridade Investigação para Credenciamento Grau de Sigilo Reclassificação.
É a incolumidade de dados ou conhecimentos na origem, no trânsito ou no destino: Integridade Investigação para Credenciamento Disponibilidade Compromentimento.
É a averiguação sobre a existência dos requisitos indispensáveis para concessão de credencial de segurança: Credenciamento Credencial de segurança Investigação para Credenciamento Autenticidade.
É a condição, inerente ao efetivo exercício de cargo, função, emprego ou atividade, indispensável para que uma pessoa possuidora de credencial de segurança tenha acesso a dados ou conhecimentos sigilosos: Ostensivo Grau de Sigilo Disponibilidade Necessidade de conhecer.
É o documento sem classificação; o acesso pode ser franqueado, pois não há restrição: Classificação Ostensivo Desclassificação Acesso.
É a alteração do grau de sigilo atribuído a dado, conhecimento, material, área ou instalação: Desclassificação Classificação Grau de sigilo Reclassificação.
É o conhecimento restrito a pessoas credenciadas; proteção contra revelação não autorizada: Sigilo Grau de Sigilo Credeciamento Credencial de Segurança.
É a divulgação não autorizada de conhecimentos ou dados classificados: Sabotagem Acesso Ostensivo Vazamento.
É a pessoa cuja entrada foi admitida, em caráter excepcional, em área ou instalação sigilosa: Acesso Autenticidade Visitante Compromentimento.
Para racionalização dos trabalhos de Contrainteligência (CI), as ações a serem executadas agrupam-se em dois segmentos, de acordo com a DNI. Quais são? Necessidade de Conhecer e Sigilo Credenciamento e Credencial de segurança Segurança Orgânica e segurança Ativa Classificação, Desclassificação e Reclassificação.
É o segmento da Contrainteligência (CI) que preconiza a adoção de um conjunto de medidas destinada a prevenir e obstruir ameaças, de qualquer natureza, dirigidas a pessoas, dados, conhecimentos, materiais, áreas e instalações do órgão: Segurança Orgânica Segurança Ativa Segurança Estratégica Segurança Operacional.
É o segmento da Contrainteligência (CI) que preconiza a adoção de um conjunto de medidas, de caráter eminentemente proativo, destinado a detectar, identificar, avaliar e neutralizar ações adversas: Segurança Orgânica Segurança Ativa Segurança Operacional Segurança Estratégia.
De acordo com a DNI, para atingir seus objetivos a SegOrg desdobra-se nos seguintes grupos de atividades: Segurança do Povo; Segurança da atividade industrial; Segurança da Conexão Digital; Segurança das Autoridades; e Segurança das Áreas e Instalações. Segurança da Fração; Segurança do Condomínio; Segurança das Organizações Militares; Segurança das Comunicações; e Segurança Pública. Segurança do Pessoal; Segurança da Documentação e do Material; Segurança da Informação Digital; Segurança das Comunicações; e Segurança das Áreas e Instalações. Segurança do Grupo; Segurança do Sigilo; Segurança da Acessibilidade; Segurança das Transações; e Segurança das Áreas e Instalações.
Dentro do grupo de atividades de SegOrg, compreende um conjunto de medidas destinado a proteger a integridade física dos recursos humanos, evitando que sejam utilizados como meio para a consecução de fins favoráveis a ações adversas e a preservar os princípios éticos e morais individuais e os valores institucionais. A qual atividade este conceito pertence? Segurança da Documentação e do Material Segurança do Pessoal Segurança da Informática Segurança das Comunicações.
Dentro do grupo de atividades de SegOrg, é a proteção de dados e conhecimentos sigilosos ou sensíveis, cujo acesso irrestrito ou divulgação não autorizada, em razão da sua importância para o desenvolvimento nacional, possa acarretar prejuízos à sociedade e ao Estado. A qual atividade este conceito pertence? Segurança das áreas e instalações Segurança da informática Segurança do pessoal Segurança da documentação e do Material.
Dentro do grupo de atividades de SegOrg, conjunto de medidas voltado para a Informática, visando a estabelecer padrões que permitam garantir a segurança e a integridade do hardware, do software, dos sistemas de gerenciamento de bando de dados e dos próprios bancos de dados. A qual atividade este conceito pertence? Segurança das comunicações Segurança do pessoal Segurança da documentação e do material Segurança da informática.
Diz que a informação só está disponível para aqueles devidamente autorizados: Autenticidade Integridade Confidencialidade Disponibilidade.
Diz que a informação não é destruída ou corrompida e o sistema tem um desempenho correto: Confidencialidade Integridade Disponibilidade Segurança.
Diz que os serviços/recursos do sistema estão disponíveis sempre que forem necessários: Confidencialidade Integridade Disponibilidade Acesso.
O computador é dito como seguro quando atende a 3 requisitos, que são: Segurança, acessibilidade Confidencialidade, integridade e disponibilidade Antivirus, antispyware e firewall devidamente instalados e configurados Dados encriptografados e rede com identificação em anonimato.
Dentro do grupo de atividades de SegOrg, conjunto de medidas voltado para a salvaguarda de conhecimentos e dados sigilosos durante as ações de transmissão e recepção. A qual atividade este conceito pertence? Segurança das comunicações Segurança da informática Segurança do pessoal Segurança da documentação e do material.
É o conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados: Rede Intranet Internet Extranet.
Rede privada; Sistemas corporativos de informações a utilizam e podem também ser acessadas via Internet. Estamos falando da: Internet Intranet Extranet Arpanet.
O acesso à intranet da Empresa ou Organização, por meio da internet, "de fora" da Empresa ou Organização é chamado de: Internet Extranet Intranet Imhotep.
Dentro do grupo de atividades de SegOrg, compreende um conjunto e medidas com o objetivo de salvaguardar área, edificações, instalações e serviços essenciais que interesse à sociedade e ao Estado preservar. A qual atividade este conceito pertence? Segurança do pessoal Segurança da informática Segurança das comunicações Segurança das áreas e instalações.
São aquelas que acada indivíduo deve ter por iniciativa própria e que colaboram com a segurança do órgão: Segurança ativa Medidas Preventivas Segurança Orgânica Segurança das comunicações.
Dão segurança ao indivíduo, à família e ao órgão onde ele atua e que devem ser observadas por todos: Segurança do pessoal Segurança Orgânica Segurança ativa Medidas Preventivas.
Quais são as difundidas medidas preventivas? Sigilo, segurança e acesso Credencial de segurança, credenciamento e sigilo Autodisciplina, proteção da identidade e segregação Segredo, firmeza e mudar de assunto.
É o sigilo com que o indivíduo deve manter de suas funções e seu local de trabalho, não revelando ou deixando transparecer o tipo de atividade que desenvolve: Autodisciplina Proteção da identidade Segregação Mentalidade de segurança.
Ação necessária para limitar o trato de matéria sigilosa somente a quem tenha necessidade de conhecer: Segregação Sigilo Proteção da identidade Autodisciplina.
É, portanto, a representação de um conjunto de crenças, atitudes, funções, métodos sociais e técnicos que, quando agregados ao sistema de conceitos e valores dos membro de uma organização, capacita-os a aumentar sua consciência situacional e aprimorar a gerência das suas percepções. A que esse conceito se refere? Mentalidade de segurança Medidas preventivas Inteligência Contrainteligência.
Evitar falar de sua atividade profissional com quem quer que seja, inclusive com familiares; jamais mencionar assuntos sigilos por telefone; não revelar, nem deixar que familiares ou empregados revelem hábitos, ausências, deslocamentos, saídas e outras particularidades a pessoas estranhas; instruir os familiares, principalmente crianças e empregados, sobre precauções de segurança. Estamos falando de que? Mentalidade de segurança Medidas preventivas Proteção da identidade Autodisciplina.
A implementação da SegOrg deve considerar as características, os recursos e as necessidades de seu órgão. É sempre, em caráter intransferível, de responsabilidade dos? Imediatos e Chefes de Departamento Executivos e Legislativos Comandantes e Diretores Chefes de divisão e de setores.
Report abuse Consent Terms of use