Simulado avionica - anac

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Simulado avionica - anac

Description:
60 perguntas retiradas das apostilas 1, 2 e 3 da ANAC Avionica

Author:
AVATAR

Creation Date:
16/01/2013

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Para que os equipamentos eletrônicos (rádio, radar etc.) possam desempenhar suas funções, os circuitos resistivos, indutivos e capacitivos são combinados em associações? RL, RC e RCL. RLC RL e RLC, RC e RLC RL ou RC.
Em virtude de tais associações (RL, RC e RCL) conterem reatâncias, as mesmas são chamadas de circuitos reativos. Todo circuito constituído por resistores e que não contenham quantidades apreciáveis de indutância ou capacitância, são considerados como? Circuitos resistivos. Circuitos indutivos. Circuitos capacitivos. Circuitos em paralelo Não é considerado um circuito.
Quando uma corrente alternada (CA) é aplicada a um circuito resistivo, a corrente e a tensão do circuito estarão em fase, porém, o que acontecerá se for adicionado um indutor em série, em relação a fase? A tensão do indutor estará adiantada em 90°. A tensão do indutor estará atrasada em 90° A corrente do indutor estará adiantada em 90° A corrente do indutor estará atrasda em 90° Todos estarão em fase.
O calculo Zt = √R²r + X²l, refere-se ao? Calculo de impedância. Calculo de reatância resistiva. Calculo de reatância capacitiva. Calculo de reatância indutiva. Calculo de malhas.
Uma vez conhecido o ângulo Θ (teta) podemos, também determinar se o circuito é resistivo, indutivo ou capacitivo, da seguinte forma: o circuito será resistivo quando Θ, ________, indutivo quando Θ ________ e capacitivo quando Θ ________. Igual a zero, for positivo e for negativo. For positivo, for negativo e for igual a zero. For negativo, for positivo e for igual a zero Igual a zero, for negativo e for positivo.
A potência aparente é expressa em? VA - volt/ampère. WA - watts/ampère. W - watts. W/VA - Watts/volt/ampère.
Como é usualmente expresso o fator de potência (Fp)? Em decimal ou porcentagem, ex: 0,5 ou 50% Em decimal, ex: 0,5 Em porcentagem, ex: 50% Em fração, ex: 1/2.
A lei de ohm para circuitos de CA, diz que, a corrente (It) é diretamente proporcional à tensão (Ea) e inversamente proporcional à? Impedância (Zt). impedância (Xl). Reatância (Rt). Resistência (R). Não existe lei de ohm para circuitos CA.
Qual o valor utilizado na representação da freqüência de corte ou ponte de meia potência? 0,707 Hz. 7,070 Hz. 0,770 Hz. 0,070 Hz. 0,700 Hz.
Num circuito série contendo resistor e capacitor, a queda de tensão no resistor (Er) está em fase com a corrente; porém, a queda de tensão no capacitor (Ec) está ________com relação a Er. Atrasada de 90°. Adiantada de 90°. Atrasada de 45°. Adiantada de 45°. Em fase.
A freqüência de corte, em um circuito RC, será atingida quando a tensão estiver: Dividida igualmente entre R e C. Quando a tensão em R for a metade da tensão em C. Quando a tensão em C for a metade da tensão em R. Quando não houver tensão em R.
Em um circuito RCL em série, o que é necessário para a classificação do circuito ser RL? Quando Xl for maior que Xc ou El maior que Ec temos: Θ (teta) positivo, circuito RL. Quando Xc for maior que Xl ou Ec maior que El temos: Θ (teta) positivo, circuito RL. Quando Xl for maior que Xc ou El maior que Ec temos: Θ (teta) negativo, circuito RL. Quando Xl for igual a Xc ou El for igual a Ec temos: Θ (teta) zero, circuito RL.
Em um circuito RCL em série, o que é necessário para a classificação do circuito ser RC? Quando Xc for maior que Xl ou Ec maior que El temos: Θ (teta) negativo, circuito RC. Quando Xc for maior que Xl ou Ec maior que El temos: Θ (teta) positivo, circuito RC. Quando Xl for maior que Xc ou El maior que Ec temos: Θ (teta) negativo, circuito RC. Quando Xl for igual a Xc ou El for igual a Ec temos: Θ (teta) zero, circuito RC.
Em um circuito RCL em série, o que é necessário para a classificação do circuito ser resistivo? Quando Xl for igual a Xc ou El for igual a Ec temos: Θ (teta) zero, circuito resistivo. Quando Xc for maior que Xl ou Ec maior que El temos: Θ (teta) negativo, circuito resistivo. Quando Xl for maior que Xc ou El maior que Ec temos: Θ (teta) positivo, circuito resistivo. Quando Xl estiver atrasado 90° da fase de Xc.
Quando é estabelecida a igualdade entre a reatância indutiva e a reatância capacitiva ( Xl = Xc), a qual determina a igualdade entre as tensões (El = Ec), qual fenômeno é criado? Ressonante. RCL. Resistivo. Capacitivo. Fase nula.
A corrente de um circuito RCL em série atinge seu maior valor ________________. No ponto de ressonância. No ponto em que a frequência estiver no máximo positivo. No ponto em que a frequência estiver no máximo negativo. No ponto em que a frequência estiver em zero.
Em um circuito RL paralelo como estará, em ralação a fase, a corrente no resistor e no indutor? A corrente no indutor estará atrasada 90° em relação a tensão, e o resistor estará com a mesma fase. A corrente no resistor estará atrasada 90° em relação a tensão, e o indutor estará com a mesma fase. Ambos estarão em fase com a tensão aplicada. Ambos estarão com a fase atrasada 90° com a tensão aplicada.
Em um circuito RC paralelo como estará, em ralação a fase, a corrente no resistor e no Capacitor? A corrente no capacitor estará adiantada 90° em relação a tensão, e o resistor estará com a mesma fase. A corrente no capacitor estará atrasada 90° em relação a tensão, e o resistor estará com a mesma fase. Ambos estarão adiantados 90° com relação a tensão aplicada. Ambos estarão com a mesma fase.
Em um circuito RCL em série, o que é necessário para a classificação do circuito ser resistivo? Quando Xl for igual a Xc ou il igual a Ic temos: Θ (teta) zero, circuito resistivo. Quando Xl for igual a Xc ou El for igual a Ec temos: Θ (teta) zero, circuito resistivo. Quando Xl for igual a Xc ou il maior a Ic temos: Θ (teta) zero, circuito resistivo. Quando Xl for maior a Xc ou il maior a Ic temos: Θ (teta) zero, circuito resistivo.
Em um circuito RCL em paralelo, o que é necessário para a classificação do circuito ser RL? Quando Xl for menor que Xc ou il maior que Ic temos: Θ (teta) negativo, circuito RL. Quando Xl for maior que Xc ou El maior que Ec temos: Θ (teta) positivo, circuito RL. Quando Xl for menor que Xc ou El menor que Ec temos: Θ (teta) negativo, circuito RL. Quando Xl for menor que Xc ou il menor que Ic temos: Θ (teta) negativo, circuito RL.
Em um circuito RCL em paralelo, o que é necessário para a classificação do circuito ser RC? Quando Xc for menor que Xl ou Ic maior que il temos: Θ (teta) positivo, circuito RC. Quando Xc for maior que Xl ou Ec maior que El temos: Θ (teta) positivo, circuito RC. Quando Xc for maior que Xl ou Ic menor que il temos: Θ (teta) negativo, circuito RC. Quando Xc for menor que Xl ou Ic maior que il temos: Θ (teta) negativo, circuito RC.
Um circuito ______ ideal ( __ = 0) em que um indutor e um capacitor estão associados em ______ e ligados a uma fonte de CA de ______ variável. Tanque, R, paralelo e freqüência. Resistivo, Z, paralelo e freqüência. Tanque, R, paralelo e amperagem. Ressonântico, R, série e amperagem. RCL, R, série e voltagem.
De acordo com as caracteristicas do seguinte circuito tanque, qual alternativa é a correta? Ic= 0,015A e il = 0,059A. Onde It = il - Ic, logo It = 0,044A. Assim, a corrente na linha é de 44 mA, atrasada de 90º em relação à tensão aplicada. Assim, a corrente na linha é de 44 mA, adiantada de 90º em relação à tensão aplicada. Assim, a corrente na linha é de 44 μA, atrasada de 90º em relação à tensão aplicada. Assim, a corrente na linha é de 44 μA, adiantada de 90º em relação à tensão aplicada.
De acordo com as caracteristicas do seguinte circuito tanque, qual alternativa é a correta? Ic= 0,015A e il = 0,059A. Onde It = il - Ic, logo It = 0,044A. Como a corrente indutiva é maior que a capacitiva, o circuito se conduz indutivamente. Como a corrente capcaitiva é maior que a indutiva, o circuito se conduz capacitivamente. Como a corrente indutiva é maior que a capacitiva, o circuito terá impedância muito alta. Como a corrente capcaitiva é maior que a indutiva, o circuito terá impedância muito alta.
O que irá colaborar para melhorar o valor Q de um circuito ressonante? Uma baixa resistência. Uma alta resistência. Uma alta amperagem. Uma baixa amperagem. Não ter um capacitor ou um indutor.
Qual nome é dado ao resistor ligado em paralelo com um circuito tanque? Resistor de amortecimento. Resistor de enfraquecimento. Resistor de fechamento. Resistor forte. Não pode ser ligado um resistor em paralelo com um circuito tanque.
Não é um filtro de frequência: Faixa-larga. Corta-faixa. Passa-faixa. Passa-baixa.
O que permite ao técnico ou engenheiro o osciloscópio? Observar tanto o valor como a forma do sinal em qualquer ponto de um circuito eletrônico. Observar o valor do sinal em qualquer ponto de um circuito eletrônico. Observar a forma do sinal em qualquer ponto de um circuito eletrônico. Observar tanto o valor como a forma do sinal em determinado ponto de um circuito eletrônico.
São as principais aplicações do osciloscópio: *Comparação entre uma freqüência desconhecida e uma freqüência padrão, determinando assim o valor desconhecido. *Medições de valores de: potência, tensão, ângulo de fase etc. Certo. Errado.
Tubo de raios catódicos e de circuitos ampliadores auxiliares. São componentes do: Osciloscópio. Aparelho de ultrassom. Amperímetro. Eddy current Giroscópio.
Os elementos de operação do tubo de raios catódicos estão encerrados em seu ______ que contém um(a) ______ a fim de preservar o ______ e permitir que o feixe de ______ seja bem definido. interior, alto vácuo, filamento, elétrons. interior, alta amperagem, filamento, elétrons. interior, alta corrente, fusível, elétrons. interior, baixo nível de vácuo, filamento, prótons. interior, alta corrente, filamento, prótons.
Qual a parte mais importante de um Tubo de Raios Catódicos (TRC)? Canhão eletrônico. Ânodo acelerador. Ânodo focalizador. Revestimento de condutor AQUADAG. Tela.
O cátodo, do Tubo de Raios Catódicos, é um cilindro de níquel cujo extremo está coberto com óxido de bário e estrôncio, para obter qual finalidade? De maneira que quando aquecido emite elétrons livremente na direção desejada. De maneira que quando frio emita elétrons livremente na direção desejada. De maneira que quando aquecido emite prótons livremente na direção desejada. De maneira que quando aquecido emite elétrons livremente em toda área da tela. De maneira que quando aquecido emite prótons livremente em toda área da tela.
As tensões aplicadas ao ânodo acelerador variam desde ____ até ____ V. Esta alta tensão faz com que o feixe de elétrons (raio catódico) adquira uma alta velocidade 250V a 10.000V. 100V a 2.500V. 3.000V a 15.000V 150V a 500V.
A tela do TRC tem por finalidade transformar a energia cinética do elétron em energia? Luminosa. Sonora. Elétrica. Térmica. Convencional.
Em um TRC, o que é utilizado para eliminar os elétrons da tela? AQUADAG. AQUALUNG. Resistores em série. Resistores em paralelo. ACQUADAG. ACQUALUNG.
Existem dois tipos de deflexão ou desvio: o eletrostático e o eletromagnético? Certo. Errado, eletrostático e eletrodinâmico. Errado, eletrodinâmico e eletromagnético. Errado, exixte apenas o eletromagnético. Errado, existe apenas o eletrostático.
De acordo com exemplo responda: Se uma placa de desvio eletrostático do lado direiro, em um TRC, ficar mais positiva que a do lado esquerdo, o feixe será atraído em qual direção? Direito. Esquerdo. Centro. Subirá.
O desvio eletromagnético é usado onde não é possível obter uma ______ adequada para o desvio eletrostático. Tensão. Corrente. Potência. Resonância. Resisência.
Diz-se que a relação da freqüência entre a tensão de varredura e o sinal (tensão aplicada) é de? 1:1 0:0 2:1 1:2 5/5.
Existem quatro teoremas largamente empregados na análise de circuitos, e que constituem a base para muitos outros teoremas existentes, São eles, exeto? Lei de Boole. Leis de Kirchoff. Teorema de Thévenin. Teorema de Norton. Teorema de Superposição.
A soma das correntes que entram em um nó é igual a soma das correntes que saem do mesmo nó. Corresponde a qual Lei? 1ª Lei de Kirchoff ou Lei dos Nós. 2ª Lei de Kirchoff ou Lei dos Nós. Teorema de Thévenin. 2ª Lei de Kirchoff ou Lei das Malhas. Lei de Boole.
A soma algébrica das correntes que entram e saem de um nó é nula? Verdadeiro. Falso.
Em qualquer circuito elétrico fechado, a soma algébrica das quedas de potencial deve ser igual à soma algébrica das elevações de potencial. Corresponde a qual Lei esse enunciado? 2ª Lei de Kirchoff ou Lei das Malhas. 2ª Lei de Kirchoff ou Lei dos nós. 1ª Lei de Kirchoff ou Lei das Malhas. Lei de Boole. Teorema de Thévenin.
Nos proporcionar o cálculo de queda de tensão nos resistores sem o uso da corrente do circuito. É o enunciado de qual método de análise? Divisor de tensão. Divisor de corrente. Lei dos nós. Lei das malhas. Divisor de circuitos.
Nos proporcionar o cálculo da corrente que passa por um braço do circuito sem o uso da tensão do circuito. É o enunciado de qual método de análise? Divisor de corrente. Divisor de tensão. Lei das malhas. Lei dos nós. Lei de Ohm.
O teorema da superposição estabelece que:“em qualquer ______ contendo uma ou mais ______ (e/ou corrente), a corrente em qualquer elemento do circuito é ______ algébrica das correntes que seriam causadas por cada fonte individualmente, estando as demais substituídas por suas respectivas __________”. circuito, fontes de tensão, a soma, resistências internas. circuito, fontes de tensão, o produto, resistências internas. circuito, fontes de tensão, a soma, amperagens. resistor, fontes de tensão, a soma, resistências internas. circuito, fontes de tensão, o produto, potências.
“Qualquer rede de dois terminais pode ser substituída por um circuito equivalente simples, constituído por um gerador, chamado gerador de Thévenin, cuja tensão Eth, atuando em série com sua resistência interna Rth, obriga a corrente a fluir através de uma carga”. É este o enunciado para o teorema de Thévenin? Correto. Errado, apenas redes com 3 terminais ou mais. Errado, apenas redes com 1 terminal. Errado, Eth atua em paralelo com a sua resistência.
“Qualquer quantidade de terminais de uma rede podem ser substituídos por um circuito equivalente, que consiste de um gerador de corrente constante In, em paralelo com sua resistência interna Rn”. Esta correto este enunciado para o Teorema de Norton? Errado. O correto são: dois terminais de uma rede.... Correto. Errado. O correto é: In em série com sua resistência interna Rn. Errado. Este é o enunciado do Teorema de Thévenin.
A máxima potência transferida por uma fonte a uma determinada carga ocorre quando? A impedância da carga for igual a impedância da fonte. A impedância da carga for menor que a impedância da fonte. A impedância da carga for maior que a impedância da fonte. A Reatância da carga for menor que a impedância da fonte. A Reatância da carga for igual a impedância da fonte.
Uma fonte de tensão constante deve ter uma resistência interna _________________. Muito baixa. baixa. Muito alta. alta.
Não existe, na prática, um gerador de tensão ideal; o que existe é o gerador de tensão real. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Uma bateria, uma fonte de CC regulada ou um seguidor de emissor. São exemplos de? Geradores f.e.m. Divisores de Tensão. Geradores de corrente. Resistências.
O equivalente de Thévenin é um dispositivo que atua como um? Gerador de tensão constante. Gerador de tensão alternado. Gerador de corrente constante. Gerador de corrente alternado.
O equivalente de Thévenin é muito empregado na resolução de circuitos considerados _________. Complexos. Resistivos. Capacitivos. Alternados.
Qual alternativa errada? Um gerador de tensão constante tem como finalidade manter constante a tensão de saída, independente do valor da resistência. O gerador de corrente constante é capaz de fornecer uma corrente de valor constante a qualquer carga. Um gerador de corrente ideal, na prática, não existe. Um gerador de corrente ideal teria resistência interna idealmente infinita.
Qual alternativa está errada? Um gerador de corrente constante é considerado “bom” quando o valor da sua resistência interna for no mínimo 100 vezes menor que o valor de RL. Existem diversos métodos que visam solucionar redes de correntes contínuas, cujas impedâncias são essencialmente resistências lineares e as tensões são constantes. Quatro teoremas largamente empregados na análise de circuitos são: Leis de Kirchoff, teorema de Thévenin, teorema de Norton e teorema de Superposição. No fornecimento de energia aos circuitos, temos a considerar as fontes de tensão e as fontes de corrente. Os geradores de tensão têm por finalidade manter constante a diferença de potencial entre dois pontos aos quais estejam ligados.
Qual a alternativa errada? Um gerador de corrente é aquele que não mantém constante a corrente em seus terminais. É importante na análise de circuitos, a familiarização com os seguintes termos: Rede, Nó, Braço ou Ramo, Laço e Malha. As leis de Kirchoff empregadas na solução de redes complexas são duas: 1ª Lei ou “Lei dos Nós” e 2ª Lei ou “Lei das Malhas”. Outro teorema que emprega uma técnica semelhante à do teorema de Thévenin, é o teorema de Norton. O Teorema da Superposição facilita os cálculos de circuitos com duas ou mais fontes.
Os estudos de divisores de tensão e de corrente podem facilitar em muito a resolução dos cálculos nos teoremas de Thévenin e de Norton. Esta sentença é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa. É empregada apenas ao teorema de Norton Falsa. É empregada apenas ao teorema de Thévenin.
O circuito equivalente de Norton, é um gerador de ______ constante, muito empregado na simplificação de circuitos ______. Corrente, complexos. Corrente, resistivos. Tensão, capacitivos. Tensão, reativos.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.