Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONSimulado Aviônicos 1

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Simulado Aviônicos 1

Description:
Simulado AVI MMA

Author:
Hugo stieglitz
(Other tests from this author)

Creation Date:
15/02/2019

Category:
Others

Number of questions: 109
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
QUAL DAS AFIRMAÇÕES SOBRE OS CUIDADOS NA AMARRAÇÃO DAS CABLAGENS É FALSA ? USAR BARBANTE DUPLO EM CABLAGENS DE ESPESSURA MAIOR DO QUE 1 POLEGADA. EVITAR AMARRAÇÕES PRÓXIMAS AOS CONECTORES A FIM DE IMPEDIR A DIVERGÊNCIA DE CONTATOS. AMARRAR O FEIXE SUFICIENTEMENTE APERTADO PARA NÃO PERMITIR ESCORREGAMENTO, PORÉM FICAR ATENTO PARA NÃO DEFORMAR OU CORTAR O ISOLANTE. USAR NÓS DE LAÇADA EM CABLAGENS PROTEGIDAS POR CONDUÍTES.
AS COMUNICAÇÕES TELEGRÁFICAS SÃO REALIZADAS ATRAVÉS DO EQUIPAMENTO DENOMINADO: UHF. VHF. MHF. HF.
ALÉM DO INDICADOR DE CURSO E RMI, SÃO COMPONENTES DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PICTORIAL, OS SEGUINTES: HORIZONTE ARTIFICIAL E TURN BANK. ANTENA E AMPLIFICADOR. PILOTO AUTOMÁTICO, TRANSCEPTOR DE COMUNICAÇÃO E CAIXA DE CONTROLE. DETECTOR DE FLUXO, UNIDADE DE CONTROLE E ACOPLAMENTO E GIROSCÓPIO DIRECIONAL.
A UTILIZAÇÃO DO HF NO MODO CW É ESPECÍFICO PARA COMUNICAÇÕES: NA FAIXA LATERAL SUPERIOR. TELEGRÁFICAS. NA FAIXA LATERAL INFERIOR. DE CURTA DISTÂNCIA.
A FUNÇÃO PRINCIPAL DO RELÉ DE CORRENTE REVERSA É EVITAR UM(A): FLUXO INVERSO DE RESISTÊNCIA. FLUXO INVERSO DE CORRENTE. SOBREVOLTAGEM NA BATERIA. SOBREVOLTAGEM NO INVERSOR.
O INSTRUMENTO CAPAZ DE DAR UMA INDICAÇÃO DE VELOCIDADE, QUANDO O AVIÃO SE APROXIMA, IGUALA OU EXCEDE A VELOCIDADE DO SOM, DENOMINA-SE: INDICADOR DE RAZÃO DE SUBIDA. INDICADOR DE ATITUDE. ACELERÔMETRO. MAQUÍMETRO.
O EQUIPAMENTO QUE FORNECE A INDICAÇÃO DE DISTÂNCIA OBLÍQUA ENTRE A AERONAVE E A ESTAÇÃO DE TERRA, DENOMINA-SE: RÁDIO-ALTÍMETRO. DME. PILOTO AUTOMÁTICO. TRANSPONDER.
O ALTÍMETRO CODIFICADOR FORNECE INDICAÇÃO DE VELOCIDADE PARA OS INSTRUMENTOS DE BORDO. INDICA O AJUSTE DOS PONTEIROS DO INSTRUMENTO PARA A ALTURA DO CAMPO. PERMITE QUE A ESTAÇÃO DE SOLO IDENTIFIQUE O PREFIXO DA AERONAVE. PERMITE QUE O TRANSPONDER FORNEÇA À ESTAÇÃO DE SOLO UMA INDICAÇÃO DE ALTITUDE DO AVIÃO.
DE ACORDO COM A LEI DE OHM, QUANDO SE AUMENTA A TENSÃO APLICADA A UM CIRCUITO E A RESISTÊNCIA NÃO VARIA, A: RESISTÊNCIA CRESCE. RESISTÊNCIA DIMINUI. TENSÃO VOLTA AO NORMAL. CORRENTE AUMENTA.
O VELOCÍMETRO TRABALHA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DO DIFERENCIAL DE: PRESSÃO ESTÁTICA. TEMPERATURA E PRESSÃO DINÂMICA. TEMPERATURA. PRESSÃO DINÂMICA E ESTÁTICA.
COM RELAÇÃO À SUBSTITUIÇÃO DOS INSTRUMENTOS, PODEMOS AFIRMAR QUE DEVEMOS TROCAR UM INSTRUMENTO: SEM AUTORIZAÇÃO COMPETENTE. SEMPRE POR OUTRO DO MESMO TIPO E SEMPRE DE MESMA MARCA DE FABRICAÇÃO. QUANDO O AVIÃO COMPLETA UM CERTO NÚMERO DE HORAS DE VOO. POR OUTRO EM BOAS CONDIÇÕES E DA MESMA ESPÉCIE.
A CONDIÇÃO DE CARGA DE UMA BATERIA DE CHUMBO-ÁCIDO É INDICADA PELA DENSIDADE DO ELETRÓLITO, QUE É VERIFICADA PELO USO DE UM AMPERÍMETRO. DENSÍMETRO. TENSIÔMETRO. VOLTÍMETRO.
OS RÁDIO-ALTÍMETROS SÃO UTILIZADOS PARA INDICAR A ALTURA DA AERONAVE. EMITIR UM SINAL DE ALARME NAS FREQUÊNCIAS DE EMERGÊNCIA. DETECTAR DETERMINADOS ALVOS NA ESCURIDÃO. MEDIR A VELOCIDADE EM RELAÇÃO À TERRA.
O INSTRUMENTO DENOMINADO GIRO DIRECIONAL TEM COMO PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O(A): GIROSCÓPIO. PRESSÃO BAROMÉTRICA. CÁPSULA ANERÓIDE. DIFERENCIAL DE TEMPERATURA.
EM UMA TRANSMISSÃO EM AM, TEM-SE APENAS A FREQUÊNCIA DE HF. SOMENTE AS DUAS BANDAS LATERAIS. DUAS BANDAS LATERAIS E UMA CENTRAL. UMA BANDA LATERAL E UMA CENTRAL.
A PRESSÃO SENTIDA NO SISTEMA "PITOT/STATIC" É UTILIZADA NA AERONAVE PARA DETERMINAR: ALTITUDE E VELOCIDADE. VELOCIDADE E TEMPERATURA. DISTÂNCIA E ALTITUDE. TEMPERATURA E DISTÂNCIA.
O ARRANJO DO SISTEMA ANEMOMÉTRICO PODE SER TUBO PITOT COM TOMADA: DINÂMICA SEMPRE ACOPLADA. ESTÁTICA SEMPRE ACOPLADA. DINÂMICA ACOPLADA OU SEPARADA ESTÁTICA ACOPLADA OU SEPARADA.
UM DOS INSTRUMENTOS QUE FORNECEM INDICADORES DIVERSOS, CUJA FUNÇÃO NO AVIÃO É AVULSA, É INDICADOR DE ÂNGULO DE ATAQUE. INDICADOR DE TORQUE. BÚSSOLA MAGNÉTICA. INDICADOR DE ROTAÇÃO.
QUAL DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE O INDICADOR DE CURSO (HSI) ESTÁ ERRADA ? O HSI MOSTRA A POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO AVIÃO, DE UMA PANORÂMICA PLANA EM FUNÇÃO DO RUMO ESCOLHIDO. A BANDEIRA HDG PRESENTE NO INDICADOR ALERTA QUE O RUMO MAGNÉTICO NÃO É VÁLIDO. O CARTÃO COMPASSO TEM A FINALIDADE DE MOSTRAR OS DESVIOS DA RADIAL SELECIONADA. O HSI FORNECE INDICAÇÕES EM RELAÇÃO A UMA ESTAÇÃO DE VOR OU DE ILS.
SOBRE O INDICADOR DA PRESSÃO DE ADMISSÃO, É FALSO AFIRMAR QUE É PROJETADO PARA A PRESSÃO ABSOLUTA (SOMA DA PRESSÃO DO AR E A PRESSÃO ADICIONAL CRIADA POR UM COMPRESSOR). O MOSTRADOR DO INSTRUMENTO É CALIBRADO EM POLEGADAS DE MERCÚRIO (HG). QUANDO O MOTOR ESTÁ DESLIGADO, A INDICAÇÃO É NULA. É MUITO IMPORTANTE NUMA AERONAVE EQUIPADA COM MOTOR A PISTÃO.
OS SÍMBOLOS GRÁFICOS CONSTITUEM UM MÉTODO SIMPLIFICADO DE REPRESENTAÇÃO DOS COMPONENTES ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS. UMA LINHA CORTANDO UM CIRCULO PONTILHADO SIMBOLIZA UM(A): CONDUTOR BLINDADO. LÂMPADA INCANDESCENTE AMPLIFICADOR. CRISTAL.
A CARACTERÍSTICA DO MOTOR SÍNCRONO SIMPLES É SER ALIMENTADO NO ROTOR, COM CC. NÃO TER ALIMENTAÇÃO NO ROTOR. SER ALIMENTADO NO ROTOR, COM CA. NÃO TER VELOCIDADE CONSTANTE NO ROTOR.
O SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PICTORIAL FORNECE INDICAÇÃO GIRO-ESTABILIZADA DA: RAMPA ILS. RADIAL VOR. PROA MAGNÉTICA. ESTAÇÃO NDB.
OS INSTRUMENTOS GIROSCÓPICOS FUNCIONAM SOB O PRINCÍPIO DA: FORÇA CENTRÍPETA. FORÇA CENTRÍFUGA. RIGIDEZ. FORÇA DA GRAVIDADE.
SOBRE SISTEMA DE POUSO POR INSTRUMENTOS PODE-SE AFIRMAR QUE O: GLIDESLOPE TRANSMITE UMA ORIENTAÇÃO HORIZONTAL DA PISTA. LOCALIZER É CONSTITUÍDO DE TRÊS TRANSMISSORES ALINHADOS COM O EIXO DA PISTA LOCALIZER TRANSMITE UMA ORIENTAÇÃO VERTICAL DA PISTA. MARKER BEACON É CONSTITUÍDO DE TRÊS TRANSMISSORES ALINHADOS COM O EIXO DA PISTA.
O CIRCUITO PONTE DE WHEATSTONE É USADO PARA MEDIR O (A): VELOCIDADE. TEMPERATURA. FLUXO DE COMBUSTÍVEL. ATITUDE.
SÃO CARACTERÍSTICAS QUE OS INSTRUMENTOS DE BORDO DEVEM TER: LEITURA INDIRETA E ILUMINAÇÃO INTERNA. ILUMINAÇÃO E MANUTENÇÃO DIÁRIA. PRECISÃO E FÁCIL INSTALAÇÃO. DURABILIDADE E CAIXA DE FERRO.
A INDICAÇÃO DO ALTÍMETRO É EXPRESSA EM: POL/MIL. VT. POL/HG. PÉS. .
O INSTRUMENTO QUE FORNECE AO PILOTO AS INDICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA NAVEGAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO AVIÃO DURANTE O VOO É INDICADOR DE FADIGA. VELOCÍMETRO. RELÓGIO. SISTEMA PICTORIAL DE NAVEGAÇÃO .
O PONTEIRO INDICADOR DE RAZÃO DE SUBIDA PERMANECE EM ZERO, QUANDO HÁ AUMENTO DA PRESSÃO NEGATIVA. A ESCALA BAROMÉTRICA DO INDICADOR ESTIVER DESCALIBRADA. A AERONAVE MANTÉM-SE EM VÔO NIVELADO. HÁ AUMENTO DA PRESSÃO POSITIVA.
O DETECTOR DE FLUXO MAGNÉTICO É INSTALADO NO (A): PONTA DA ASA. NA ASA, PRÓXIMO AO MOTOR. NARIZ DA AERONAVE. CABINE.
NÃO PERTENCE AO USO ESPECÍFICO DO VELOCÍMETRO: PERMITIR A DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE ABSOLUTA DO AVIÃO. LOCALIZAR E MANTER TODOS OS AVIÕES DENTRO DA ÁREA DE CONTROLE. FACILITAR AO PILOTO A AJUSTAGEM DO REGIME DO MOTOR. PERMITIR A DETERMINAÇÃO DO ÂNGULO ÓTIMO DE SUBIDA, PLANAGEM E DESCIDA.
O INSTRUMENTO QUE FORNECE AO PILOTO AS INDICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA NAVEGAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO AVIÃO DURANTE O VOO É: INDICADOR RADIOMAGNÉTICO RELÓGIO. MACHÍMETRO. INDICADOR DE TEMPERATURA.
COM RELAÇÃO ÀS MARCAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DOS INSTRUMENTOS, PODEMOS AFIRMAR QUE O ARCO BRANCO SIGNIFICA OPERAÇÃO: PROIBIDA. INDESEJÁVEL. NORMAL. NORMAL, COM ALGUMA CARACTERÍSTICA ESPECIAL.
QUANDO SE INSTALA UM INDICADOR DE PRESSÃO DE ADMISSÃO DO MOTOR: QUANDO HÁ VAZAMENTO NA LINHA, O PONTEIRO DO INSTRUMENTO SEMPRE INDICARÁ ZERO. UM CUIDADO ESPECIAL É TOMADO PARA ASSEGURAR QUE O PONTEIRO ESTEJA NA VERTICAL QUANDO REGISTRAR 0'' DE HG. COM O MOTOR DESLIGADO, DEVE-SE VERIFICAR SE O INSTRUMENTO ESTÁ INDICANDO A PRESSÃO ATMOSFÉRICA LOCAL. PARA LIMPAR UMA OBSTRUÇÃO, AS LINHAS NÃO PODEM SER ASSOPRADAS COM AR COMPRIMIDO.
AS INDICAÇÕES DE VOR SÃO MOSTRADAS: SOMENTE NO HSI. NO RMI E HSI. SOMENTE NO RMI. NO HSI E IVSI.
COM RELAÇÃO ÀS INSPEÇÕES DOS INSTRUMENTOS, A INSPEÇÃO DIÁRIA COMPREENDE: SUBSTITUIÇÃO POR OUTROS EM BOAS CONDIÇÕES E DA MESMA ESPÉCIE. QUANDO O AVIÃO COMPLETA UM CERTO NÚMERO DE HORAS DE VOO. AS PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS PELOS MECÂNICOS TODAS AS VEZES QUE OS MOTORES SÃO POSTOS EM FUNCIONAMENTO. OS CUIDADOS QUE DEVEM TER OS MECÂNICOS, ANTES DE DAR PARTIDA NOS MOTORES.
SOBRE O SISTEMA DE INDICAÇÃO DE TEMPERATURA DO AR EXTERNO, PODE-SE AFIRMAR QUE: O AQUECIMENTO DO AR PROVOCADO PELO ATRITO EM TORNO DA AERONAVE PROVOCA UMA INDICAÇÃO ERRÔNEA DE TEMPERATURA QUE DEVE SER CORRIGIDA. UTILIZA O TUBO DE PITOT COMO ELEMENTO SENSÍVEL. O TERMÔMETRO INSTALADO TEM SUA PARTE SENSÍVEL PROJETADA PARA DENTRO DA FUSELAGEM PARA EVITAR O ATRITO EM TORNO DA AERONAVE. SEU PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO É IDÊNTICO AO DO MEDIDOR DE FADIGA.
O RELÉ DE CORRENTE REVERSA EVITA O FLUXO INVERSO DA CORRENTE, DO (A) BATERIA PARA O GERADOR. GERADOR PARA A BATERIA. FONTE EXTERNA PARA A BATERIA. INVERSOR PARA O ALTERNADOR.
O SISTEMA LOCALIZADOR DE EMERGÊNCIA INCORPORA, EM SEU COMANDO AUTOMÁTICO, UM(A) INTERRUPTOR DE INÉRCIA. CHAVE SELETORA. DISJUNTOR. RELÉ ACIONADOR.
UM DOS INSTRUMENTOS QUE FORNECE AO PILOTO AS INDICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O CONTROLE DO AVIÃO DURANTE O VOO É O (A) INDICADOR DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL BÚSSOLA MAGNÉTICA. INDICADOR DE TORQUE. INDICADOR DE RAZÃO DE SUBIDA E DESCIDA.
A FAIXA DE FREQUÊNCIA QUE O EQUIPAMENTO HF OPERA É DE: 10 MHZ A 100 MHZ. 1 MHZ A 10 MHZ. 30 MHZ A 100 MHZ. 3 MHZ A 30 MHZ.
O CROMEL É UMA LIGA METÁLICA COMPOSTA DE MANGANÊS E SILÍCIO. NÍQUEL E CROMO. COBRE E ALUMÍNIO. COBRE E NÍQUEL.
A LIGAÇÃO À MASSA É ENCONTRADA NOS SISTEMAS ELÉTRICOS DA AERONAVE, PARA: PROPORCIONAR A INSTABILIDADE DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DO RÁDIO. AUXILIAR NO ACÚMULO DE CARGA ESTÁTICA. ABSORVER IMPACTOS DE BAIXA FREQUÊNCIA E ALTA AMPLITUDE NOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS. PROPORCIONAR CAMINHOS DE RETORNO DA CORRENTE.
COM RELAÇÃO ÀS INSPEÇÕES DOS INSTRUMENTOS, A INSPEÇÃO PERIÓDICA COMPREENDE OS PROCEDIMENTOS A SEREM REALIZADOS APÓS O POUSO. AS TAREFAS A SEREM CUMPRIDAS QUANDO O AVIÃO COMPLETA UM CERTO NÚMERO DE HORAS DE VOO. OS CUIDADOS QUE DEVEM TER OS MECÂNICOS, ANTES DE DAR PARTIDA NOS MOTORES. AS PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS PELOS MECÂNICOS TODAS AS VEZES QUE OS MOTORES SÃO POSTOS EM FUNCIONAMENTO.
CABO(S) COAXIAL(IS) É (SÃO): DOIS OU MAIS CONDUTORES ISOLADOS SEPARADAMENTE E NO MESMO INVÓLUCRO. DOIS OU MAIS CONDUTORES ISOLADOS SEPARADAMENTE E TORCIDOS JUNTOS. UM CONDUTOR CENTRAL SINGELO ISOLADO, COM UM CONDUTOR EXTERNO DE REVESTIMENTO METÁLICO. UM OU MAIS CONDUTORES ISOLADOS, REVESTIDOS COM UMA BLINDAGEM TRANÇADA METÁLICA.
O ARCO DE COR AMARELA, NO INDICADOR DE PRESSÃO DE ÓLEO DO MOTOR, REPRESENTA O (A): LIMITE OPERACIONAL CONTÍNUO PERMITIDO. OPERAÇÃO INDESEJÁVEL. LIMITE OPERACIONAL DO EQUIPAMENTO. OPERAÇÃO NORMAL.
O INSTRUMENTO QUE FORNECE AO PILOTO AS INDICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O CONTROLE DO AVIÃO DURANTE O VOO É: GIRO DIRECIONAL. INDICADOR DE FADIGA. RELÓGIO. INDICADOR DE CURVA E DERRAPAGEM.
A BANDEIROLA "OFF" LOCALIZADA NO MOSTRADOR DO INSTRUMENTO DE EGT, INDICA QUE O INSTRUMENTO ESTÁ DESENERGIZADO. O MOTOR ESTÁ DESLIGADO O MOTOR ESTÁ EM PANE. ALGUM TERMOPAR ESTÁ EM PANE.
AS PRINCIPAIS CORREÇÕES DE ALTÍMETRO SÃO DEVIDAS ÀS VARIAÇÕES DE(A)AS PRINCIPAIS CORREÇÕES DE ALTÍMETRO SÃO DEVIDAS ÀS VARIAÇÕES DE(A): VELOCIDADE DO AR E PRESSÃO ATMOSFÉRICA. ALTURA, VELOCIDADE E PRESSÃO ATMOSFÉRICA. TEMPERATURA DO AR E PRESSÃO ATMOSFÉRICA. VELOCIDADE DO AR E TEMPERATURA.
NO MECANISMO DE D'ARSONVAL, A PEÇA MÓVEL É O(A) BOBINA. MANCAL. NÚCLEO. IMÃ.
O TERMINAL DE CROMEL EM RELAÇÃO AO TERMINAL DE ALUMEL É IDENTIFICADO PELO: TIPO DE CONEXÃO ELÉTRICA. DIÂMETRO DO FURO. LOCAL DE FIXAÇÃO. DIÂMETRO DO FIO.
A VANTAGEM DE ESTAR COMPLETAMENTE LIVRE DE AVARIAS ELÉTRICAS E NÃO SER AFETADO POR PERTURBAÇÕES MAGNÉTICAS É DO: INDICADOR DE ATITUDE ELÉTRICO. SISTEMA MECÂNICO DE EREÇÃO NATURAL DO GIROSCÓPIO. INDICADOR DE ATITUDE MOVIDO A AR. SISTEMA DE EREÇÃO RÁPIDA DO GIROSCÓPIO.
SOBRE INSTRUMENTOS DIVERSOS UTILIZADOS EM AERONAVES, É FALSO AFIRMAR QUE: O MEDIDOR DE FADIGA MONITORA ACELERAÇÕES VERTICAIS DA TRAJETÓRIA DE VOO. AMPERÍMETROS E VOLTÍMETROS UTILIZAM O MECANISMO D' ARSONVAL O AMPERÍMETRO É, POR CARACTERÍSTICA E CONSTRUÇÃO, UM INSTRUMENTO DE ALTÍSSIMA RESISTÊNCIA. SÃO INSTALADOS RELÓGIOS DE PRECISÃO NOS PAINÉIS DE INSTRUMENTOS PARA CONTROLAR A DURAÇÃO DO VOO.
EM UMA AERONAVE, A ANTENA LOOP É INSTALADA NO(A): PARTE INFERIOR DA FUSELAGEM. EXTREMIDADE DA ASA. ARMÁRIO ELÉTRICO. ESTABILIZADOR VERTICAL.
NA COMUNICAÇÃO EM HF, A VANTAGEM DA UTILIZAÇÃO DAS FAIXAS DE "SSB", EM RELAÇÃO À FAIXA DE "AM", É O FATO DE: POTÊNCIA EFETIVA SER MENOR. AS FAIXAS LATERAIS SEREM MAIS ESTREITAS, SOFRENDO MENOR INTERFERÊNCIA. PODER SER USADA PARA TRANSMISSÃO TELEGRÁFICA. PODER SER USADA PARA TRANSMISSÃO DE DADOS DE RÁDIO TELETIPO.
O ELEMENTO SENSÍVEL PARA VERIFICAÇÃO DE TEMPERATURA DE GASES DE ESCAPAMENTO DE UMA TURBINA COSTUMA SER: RESISTOR VARIÁVEL. TERMOPAR. RESISTOR FIXO. ELEMENTO CAPACITIVO.
DURANTE O PROCESSO DE DESCARGA DE UMA BATERIA DE CHUMBO-ÁCIDO, CASO O PESO ESPECÍFICO DA SOLUÇÃO ESTEJA ENTRE 1240 E 1200, CONCLUI-SE QUE HÁ UMA: BOA CONDIÇÃO DE CARGA. BAIXA CONDIÇÃO DE CARGA. CONDIÇÃO DE TOTAL DESCARGA. CONDIÇÃO MÉDIA DE CARGA.
O TACÔMETRO É UM INSTRUMENTO DE INDICA VELOCIDADE DO: COMPRESSOR CENTRÍFUGO. EIXO DE MANIVELAS. EIXO DE COMANDO DE VÁLVULAS. MAGNETO.
PARA PROTEGER E/OU ISOLAR CONEXÕES ELÉTRICOS, USA-SE UM(A): BRAÇADEIRA. TERMINAL. ESPAGUETE. EMENDA.
O INSTRUMENTO QUE TEM A FINALIDADE DE ESTABELECER UMA REFERÊNCIA FIXA, PARA QUE SE MANTENHA A DIREÇÃO DO VOO VELOCÍMETRO. INDICADOR DE RAZÃO DE SUBIDA. GIRO DIRECIONAL. INDICADOR DE ATITUDE.
SE UMA AERONAVE FOI CERTIFICADA COM OS SEGUINTES LIMITES DE VELOCIDADE: VELOCIDADE DE OPERAÇÃO NORMAL: 260 NÓS; VELOCIDADE NUNCA EXCEDER (VNE): 293 NÓS; VELOCIDADE MÁXIMA DE OPERAÇÃO COM TREM DE POUSO: 174 NÓS; VELOCIDADE MÁXIMA COM FLAPE ESTENDIDO: 139 NÓS. A MAIOR VELOCIDADE DO ARCO BRANCO NO INDICADOR DE VELOCIDADE AERODINÂMICA DEVE SER DE: 260 NÓS. 293 NÓS. 139 NÓS. 174 NÓS.
O SISTEMA DE INDICAÇÃO DE TEMPERATURA DO ÓLEO CONSISTE BASICAMENTE DE: TORQUÍMETRO HIDROMECÂNICO, TRANSMISSOR E INDICADOR DE TEMPERATURA. ELEMENTO SENSÍVEL (BULBO RESISTIVO), CIRCUITO PONTE DE WHEATSTONE E GALVANÔMETRO. TERMOPAR, AMPLIFICADOR SERVO E INDICADOR DE TEMPERATURA. UNIDADE CONDICIONADORA DE SINAIS, AMPLIFICADOR SERVO E INDICADOR DE BAIXA RELUTÂNCIA.
NOS TAQUÍMETROS DE ARRASTO MAGNÉTICO, O COMPONENTE ALIMENTADO COM A ENERGIA FORNECIDA PELO GERADOR É O(A) VENTOINHA. MOTOR SÍNCRONO. MOLA BIMETÁLICA. RESISTOR VARIÁVEL.
O PILOTO PODERÁ DETERMINAR, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, A VELOCIDADE VERDADEIRA, SABENDO-SE A DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO, APÓS AS NECESSÁRIAS CORREÇÕES DE: ALTITUDE DA VELOCIDADE INDICADA E CONHECER A VELOCIDADE ABSOLUTA. TEMPERATURA E ALTITUDE DA VELOCIDADE INDICADA E CONHECER A VELOCIDADE ABSOLUTA. TEMPERATURA E CONHECER A VELOCIDADE ABSOLUTA. TEMPERATURA E ALTITUDE DA VELOCIDADE INDICADA.
O CONSTANTAN É UMA LIGA COMPOSTA DE: COBRE E NÍQUEL. NÍQUEL E CROMO. MANGANÊS E SILÍCIO. COBRE E ALUMÍNIO.
PARA O FUNCIONAMENTO DOS INSTRUMENTOS GIROSCÓPICOS, OS AVIÕES DISPÕEM DE FONTES GERADORAS DE PRESSÃO. PRECESSÃO. RIGIDEZ. SUCÇÃO.
AS PRESSÕES ATMOSFÉRICAS SÃO CLASSIFICADAS EM ABSOLUTA, RELATIVA E DIFERENCIAL. CALIBRADA, ABSOLUTA E RELATIVA. ABSOLUTA, RELATIVA E INDICADA. RELATIVA, INDICADA E DIFERENCIAL.
UM ANEROIDE FUNCIONA PELA CONTRAÇÃO E DEFLEXÃO DA CÂMARA. COM AUMENTO DE TEMPERATURA. COM A PRESSÃO DO LÍQUIDO. ELEVANDO A PRESSÃO ATMOSFÉRICA.
O FUNCIONAMENTO DO MICROFONE A CRISTAL BASEIA-SE NO PRINCÍPIO: QUÍMICO. PIEZOELÉTRICO. MAGNÉTICO. TÉRMICO.
O INDICADOR DE SUBIDA E DE DESCIDA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CLIMB, ESTÁ LIGADO À TOMADA ESTÁTICA E SEU ELEMENTO SENSÍVEL É UM TUBO DE BOURDON. FOLE. DIAFRAGMA. MOLA.
A VELOCIDADE COM QUE O AVIÃO SE DESLOCA EM VOO E É OBTIDA APÓS AS CORREÇÕES DE TEMPERATURA E ALTITUDE DA VELOCIDADE INDICADA DENOMINA-SE VELOCIDADE ABSOLUTA. NULA. VERDADEIRA. FALSA.
A DISTÂNCIA VERTICAL ACIMA DA SUPERFÍCIE DA TERRA, SOBRE A QUAL O AVIÃO ESTÁ VOANDO DENOMINA-SE ALTITUDE: RELATIVA. CALIBRADA. INDICADA. ABSOLUTA.
UM DOS SISTEMAS DE INDICAÇÃO DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL DO TIPO BÓIA É O QUE POSSUI INTERNAMENTE, NOS TANQUES, UM TRANSMISSOR EM CUJO INTERIOR DESLOCA-SE UMA BÓIA QUE MOVIMENTA UM(A): PONTE DE WHEATSTONE TRANSMITINDO O NÍVEL DO COMBUSTÍVEL. CONJUNTO DE IMÃS TRANSMITINDO O NÍVEL DO COMBUSTÍVEL. VÁLVULA UNIDIRECIONAL TRANSMITINDO O NÍVEL DO COMBUSTÍVEL. DIELÉTRICO CONSTANTE DAS CHAPAS CAPACITIVAS TRANSMITINDO O NÍVEL DO COMBUSTÍVEL.
O CONECTOR ELÉTRICO RESISTENTE À VIBRAÇÃO E À UMIDADE, QUE POSSUI UM ILHÓS SELANTE DE BORRACHA NO INVÓLUCRO TRASEIRO, PERTENCE À CLASSE D(DELTA). B(BRAVO). A(ALPHA). C(CHARLIE).
UM COMPONENTE BÁSICO DE UM SISTEMA INDICADOR DE FLUXO DE COMBUSTÍVEL DE MOTOR CONVENCIONAL É O(A): VÁLVULA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL UTILIZANDO UM BULBO RESISTIVO. TRANSMISSOR DE FLUXO UTILIZANDO UM DIAFRAGMA ANERÓIDE. TRANSMISSOR DE FLUXO UTILIZANDO UMA PALHETA MEDIDORA. VÁLVULA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL UTILIZANDO UM DIAFRAGMA ANERÓIDE.
SOBRE A PRENSAGEM, INSERÇÃO OU REMOÇÃO DE PINOS DE CONTATO É FALSO AFIRMAR QUE: DEVE SER USADO O INSERIDOR/EXTRATOR JUNTAMENTE COM O CONTATO ATRAVÉS DA PARTE DIANTEIRA DO CONECTOR. AO FINAL DA INSERÇÃO DOS PINOS, DEVE SER OBSERVADO SE TODOS OS CONTATOS ESTÃO INSERIDOS CORRETAMENTE, OLHANDO O CONECTOR PELA PARTE DIANTEIRA. UM CONDUTOR CORRETAMENTE PRENSADO DEVE PERMITIR SUA INSPEÇÃO ATRAVÉS DE UM ORIFÍCIO. O ALICATE DE PRENSAGEM DEVE SER PRÉ-AJUSTADO PARA O TIPO DE CONTATO.
NO CASO DE ACIONAMENTO POR IMPACTO, O TRANSMISSOR LOCALIZADOR DE EMERGÊNCIA SÓ PODERÁ SER DESLIGADO: APÓS A BATERIA DA AERONAVE ESTAR DESCARREGADA. POR UM CONTROLE LOCALIZADO NO PAINEL DE INSTRUMENTOS. POR UM CONTROLE LOCALIZADO NO PRÓPRIO TRANSMISSOR. AUTOMATICAMENTE APÓS O IMPACTO.
O RESISTOR VARIÁVEL USADO PARA ALTERAR A QUANTIDADE DE VOLTAGEM NUM CIRCUITO ELÉTRICO, DENOMINA-SE: REOSTATO. INVERSOR. POTENCIÔMETRO. CONVERSOR.
EM UM SISTEMA DE PILOTO AUTOMÁTICO, O DISPOSITIVO QUE RECEBE, PROCESSA AS INFORMAÇÕES E DETERMINA A CORREÇÃO PARA AS POSIÇÕES EXIGIDAS É O: TUBO DE BOURDON. DIAFRAGMA ANERÓIDE. SERVO. COMPUTADOR.
SOBRE O INSTRUMENTO SINCROSCÓPIO, PODE-SE AFIRMAR QUE EM UMA INSTALAÇÃO COMPLETA EM AERONAVE QUADRIMOTOR DEVERÃO SER INSTALADOS 2 INSTRUMENTOS. INDICA FAST QUANDO O MOTOR DESIGNADO COMO MESTRE ESTÁ SINCRONIZADO. INDICA SLOW QUANDO O MOTOR DESIGNADO COMO MESTRE ESTÁ SINCRONIZADO. RECEBE CORRENTE ELÉTRICA DOS GERADORES DO TACÔMETRO DE CADA UM DOS MOTORES.
O INDICADOR DE VELOCIDADE VERDADEIRA POSSUI SENSOR(ES) DE PRESSÃO E TEMPERATURA. TEMPERATURA E DENSIDADE DO AR. PRESSÃO. PRESSÃO E DENSIDADE DO AR.
O INSTRUMENTO QUE INDICA A ACELERAÇÃO AO LONGO DO EIXO VERTICAL DO AVIÃO DENOMINA-SE: INDICADOR DE RAZÃO DE SUBIDA. ACELERÔMETRO. INDICADOR DE ATITUDE. VELOCÍMETRO.
O RECEPTOR DE VOR, ALÉM DO EMPREGO NA NAVEGAÇÃO POR RADIAIS, PODERÁ FUNCIONAR TAMBÉM COMO: MARKER BEACON E GLIDE SLOPE. LOCALIZER E DME. DME E MARKER BEACON. GLIDE SLOPE E LOCALIZER.
SISTEMAS UTILIZADOS PARA A CAPTAÇÃO DA PRESSÃO EMPREGADOS NO VELOCÍMETRO DE MANÔMETRO DIFERENCIAL SÃO CLASSIFICADOS TUBO PITOT-ESTÁTICO, TUBO DE VENTURI, TUBOS VENTURI-PITOT. MANÔMETRO DIFERENCIAL, MECÂNICOS, TÉRMICOS OU DE FIO QUENTE. ROTATIVOS, DE DEFLEXÃO. TUBO PITOT-ESTÁTICO, DE DEFLEXÃO, TUBOS VENTURI-PITOT.
AS DUAS FUNÇÕES DE UM RCCB (REMOTE CONTROL CIRCUIT BREAKER) SÃO RELÉ E TRANSFORMADOR. RELÉ E DISJUNTOR. RELÉ E INTERRUPTOR. INTERRUPTOR E DISJUNTOR.
SOBRE OS SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO DE AERONAVES PARA USO EXTERNO, PODE-SE AFIRMAR QUE AS LUZES DE TAXI ACHAM-SE INSTALADAS NO AVIÃO PARA ILUMINAR AS PISTAS DURANTE OS POUSOS NOTURNOS. ANTICOLISÃO SÃO DE SEGURANÇA PARA ALERTAR OUTRO AVIÃO, PRINCIPALMENTE EM ÁREAS CONGESTIONADAS. INSPEÇÃO DAS ASAS TÊM COMO FINALIDADE FORNECER ILUMINAÇÃO NO SOLO DURANTE O REBOQUE DO AVIÃO, NA PISTA DE TÁXI, NA PISTA DE POUSO E DECOLAGEM. POUSO PERMITEM A OBSERVAÇÃO DE FORMAÇÃO DE GELO ANTES DOS PROCEDIMENTOS PARA POUSO.
HOUVE A RUPTURA DE UM CABO DE 2 FIOS. A EMENDA PARA RECUPERAÇÃO DESTA CABLAGEM DEVE FEITA OBEDECENDO O SEGUINTE CRITÉRIO AS EMENDAS SEMPRE DEVEM SER SOLDADOS PARA MAIOR SEGURANÇA. UMA DISTÂNCIA MÍNIMA DE 0,5CM DO FIM DE UMA, E INÍCIO DA OUTRA. AS EMENDAS DEVEM FICAR POSICIONADAS UMA AO LADO DA OUTRA. A SEGUNDA EMENDA DEVE COMEÇAR NA METADE DA PRIMEIRA.
IDENTIFICAR, ABAIXO, O COMPONENTE DO SISTEMA DE PILOTO AUTOMÁTICO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DE MOVIMENTO DAS SUPERFÍCIES DE COMANDO: SELETOR DE RUMO SERVO. CONTROLE DE ALTITUDE. COMPUTADOR.
A PRESSÃO QUE VAI PARA O INTERIOR DO DIAFRAGMA DO VELOCÍMETRO É A RELATIVA. ESTÁTICA. DINÂMICA. DIFERENCIAL.
EM VOO NORMAL, NO INDICADOR DE PRESSÃO DO SISTEMA DE DEGELO, QUANDO O PONTEIRO DO INSTRUMENTO FLUTUA DE 0 A 08 PSI, APROXIMADAMENTE, SIGNIFICA QUE A: VÁLVULA REGULADORA ESTÁ AJUSTADA INCORRETAMENTE. FLUTUAÇÃO É NORMAL, POIS OS DEGELADORES SÃO INTERMITENTEMENTE INFLADOS. VÁLVULA DE ALÍVIO DA SUCÇÃO ESTÁ COM O AJUSTE INCORRETO. PRESSÃO DA CABINE TORNA-SE IGUAL A ATMOSFÉRICA NUMA ESPECÍFICA ALTITUDE.
NUM CIRCUITO RCL EM PARALELO, A CORRENTE DO CAPACITOR EM RELAÇÃO A DO INDUTOR ESTÁ DEFASADA DE 180º. ATRASADA DE 90º. ATRASADA DE 180º. DEFASADA DE 90º.
SOBRE O INDICADOR DE PRESSÃO DE ÓLEO DO TIPO SÍNCRONO, PODE-SE AFIRMAR QUE: OS ROTORES NO INDICADOR E NO TRANSMISSOR SÃO LIGADOS EM PARALELO E SÃO ELETRICAMENTE IDÊNTICOS. OS DOIS ESTATORES ESTÃO EM SÉRIE E SUAS RELAÇÕES DE FASE ESTÃO DEFASADAS EM 180º. UM PONTEIRO LEVE É FIXADO AO ESTATOR DO TRANSMISSOR E SEGUE O MOVIMENTO DO INDICADOR. OS ROTORES SÃO ALIMENTADOS POR CORRENTE CONTÍNUA ATRAVÉS DE ANÉIS DESLIZANTES E ESCOVAS.
A RAZÃO DE VARIAÇÃO DA TEMPERATURA COM A ALTITUDE DENOMINA-SE ADVECÇÃO. CONVECÇÃO. CONDUÇÃO. GRADIENTE TÉRMICO.
A CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM DE UMA BATERIA É MEDIDA ATRAVÉS DA UNIDADE AMPERE-HORA. COULOMB. WATTS. VOLTS.
QUAL DAS AFIRMAÇÕES SOBRE OS CUIDADOS NA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTO ELÉTRICO ADICIONAL NUM AVIÃO É FALSA ? OS CONDUTORES DEVEM SER PROTEGIDOS POR FUSÍVEL OU DISJUNTOR ESPECIFICADO PELO FABRICANTE DO EQUIPAMENTO. OS VALORES DE SAÍDA DO GERADOR DETERMINADOS PELO FABRICANTE DEVEM SER COMPARADOS ÀS CARGAS ELÉTRICAS IMPOSTAS AO GERADOR, AFETADO PELO EQUIPAMENTO INSTALADO. O FUSÍVEL DEVE SER INSTALADO NO CIRCUITO, EM PARALELO COM O EQUIPAMENTO ADICIONAL, DE FORMA QUE TODA A CORRENTE FLUA ATRAVÉS DELE. ANTES DA INSTALAÇÃO, DEVE SER VERIFICADO SE A NOVA CARGA ELÉTRICA NÃO EXCEDERÁ OS LIMITES DOS FIOS, CABOS E DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO DE CIRCUITO.
UM CONECTOR À PROVA DE FOGO USADO EM ÁREAS ONDE É VITAL QUE A CORRENTE ELÉTRICA NÃO SEJA INTERROMPIDA, MESMO QUANDO O CONECTOR ESTIVER EXPOSTO À CHAMA, É CLASSIFICADO COMO CLASSE K. CLASSE A. CLASSE C. CLASSE D.
COM RELAÇÃO AO TUBO DE PITOT COM TOMADA ESTÁTICA ACOPLADA, É CERTO AFIRMAR AS RESISTÊNCIAS AQUECEDORAS ESTÃO CONECTADAS EM PARALELO E SERVEM PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE GELO NO TUBO. PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE GELO NO TUBO NÃO SE USA SISTEMA ELÉTRICO E SIM AR QUENTE PROVENIENTE DO MOTOR. AS RESISTÊNCIAS AQUECEDORAS ESTÃO CONECTADAS EM SÉRIE E SERVEM PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE GELO NO TUBO. AS RESISTÊNCIAS AQUECEDORAS ESTÃO CONECTADAS EM SÉRIE E PARALELO E SERVEM PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE GELO NO TUBO.
UM INDICADOR DE CURVA E DERRAPAGEM (TURN AND BANK) ESTÁ COM O PONTEIRO DO INDICADOR DE CURVA NA PRIMEIRA MARCA À ESQUERDA E COM A BOLA DO INCLINÔMETRO AO CENTRO. ISTO INDICA QUE A AERONAVE ESTÁ EM UMA CURVA COM DERRAPAGEM. COM GLISSADA. COORDENADA. SEM SUSTENTAÇÃO.
O INDICADOR DE ROTAÇÃO, QUE NA REALIDADE É UM GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA TRIFÁSICO CUJA FREQUÊNCIA É PROPORCIONAL À ROTAÇÃO É O TACÔMETRO MECÂNICO. TORQUÍMETRO. TACÔMETRO ELÉTRICO. TACÔMETRO ELETRÔNICO.
O SISTEMA QUE FORNECE AUTOMATICAMENTE A DIREÇÃO EM GRAUS DE UMA ESTAÇÃO TRANSMISSORA DE BAIXA FREQUÊNCIA, É DENOMINADO VOR. DME. ILS. ADF.
O CABO COAXIAL UTILIZADO NO SISTEMA ELÉTRICO "NÃO" PODE SER CURVADO, EM UM RAIO INFERIOR A 3 VEZES O DIÂMETRO EXTERNO. 10 VEZES O DIÂMETRO EXTERNO. 5 VEZES O DIÂMETRO EXTERNO. 8 VEZES O DIÂMETRO EXTERNO.
SOBRE A PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS DE RAIOS E ÁREAS SUJEITAS À EXPLOSÃO OU FOGO, PODE-SE AFIRMAR QUE AS CHAPAS QUE REVESTEM OS TANQUES DEVEM POSSUIR ESPESSURA INFERIOR A 2 MM (0,08 POL.) PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DE DESCARGAS. DEVE-SE MANTER O MELHOR CONTATO ELÉTRICO POSSÍVEL ENTRE A TAMPA DO BUJÃO DE ABASTECIMENTO E A ESTRUTURA. EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS INSTALADOS EM LOCAIS SUJEITOS À EXPLOSÃO DEVEM POSSUIR ALTO VALOR DE RESISTÊNCIA DE METALIZAÇÃO PARA ALTAS CORRENTES DE CURTO. AS SAÍDAS DOS SUSPIROS DE COMBUSTÍVEL DEVEM SER BLOQUEADAS QUANDO EXISTE A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE GELO.
SOBRE A INSTALAÇÃO E O ENCAMINHAMENTO DA FIAÇÃO ELÉTRICA NAS AERONAVES, PODE-SE AFIRMAR QUE PARA PASSAGEM ATRAVÉS DE ÁREAS QUENTES DEVE SER USADO CABO COAXIAL COM ISOLAMENTO DE PLÁSTICO MOLE TAL COMO POLIETILENO. OS CABOS COAXIAIS SEMPRE DEVEM CORRER PARALELOS OU EM ÂNGULOS RETOS COM AS NERVURAS OU LONGARINAS DAS ÁREAS ENVOLVIDAS. OS GRUPOS DE FIOS DEVEM SER PROTEGIDOS CONTRA FRICÇÃO NOS LOCAIS ONDE O CONTATO COM SUPERFÍCIES PONTIAGUDAS PODEM DANIFICAR O ISOLAMENTO. NENHUMA FROUXIDÃO NAS CABLAGENS DEVE SER PERMITIDA ENTRE OS SUPORTES PARA EVITAR A FADIGA MECÂNICA NOS FIOS.
UM ANEROIDE FUNCIONA PELA CONTRAÇÃO E DEFLEXÃO DA CÂMARA. COM AUMENTO DE TEMPERATURA. ELEVANDO A PRESSÃO ATMOSFÉRICA. COM A PRESSÃO DO LÍQUIDO.
A TEMPERATURA E A DENSIDADE DO AR DIMINUEM COM O AUMENTO DE ALTITUDE, PORTANTO A VELOCIDADE DO SOM VARIA INVERSAMENTE COM A ALTITUDE. POR ISTO, O MAQUÍMETRO DEVE ESTAR DESCONECTADO DO SISTEMA DE PITOT ESTÁTICO. SER DESCONSIDERADO PELO PILOTO QUANDO A AERONAVE ATINGIR A ALTITUDE DE CRUZEIRO. POSSUIR UMA CÁPSULA ANERÓIDE OU OUTRO SISTEMA APROPRIADO PARA COMPENSAR ESTA VARIAÇÃO. OPERAR SOMENTE NA FAIXA DE 0.3 A 0.9 MACH.
COM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM OS INSTRUMENTOS, PARA SE MANTER O NÍVEL DE SEGURANÇA E PRECISÃO DO INSTRUMENTO DE BORDO,PODEMOS AFIRMAR QUE OS REPAROS PODEM SER FEITOS POR PESSOAS NÃO ESPECIALIZADAS. OS TRABALHOS DE REPARAÇÃO EXIGEM TÉCNICOS HABILITADOS E QUALQUER FERRAMENTA. NECESSARIAMENTE NÃO É PRECISO SEGUIR PRESCRIÇÕES TRAÇADAS PELO FABRICANTE. DEVE-SE EXECUTAR PERIODICAMENTE CERTOS EXAMES E INSPEÇÕES.
CABO(S) COAXIAL(IS) É (SÃO) DOIS OU MAIS CONDUTORES ISOLADOS SEPARADAMENTE E TORCIDOS JUNTOS. UM OU MAIS CONDUTORES ISOLADOS, REVESTIDOS COM UMA BLINDAGEM TRANÇADA METÁLICA. DOIS OU MAIS CONDUTORES ISOLADOS SEPARADAMENTE E NO MESMO INVÓLUCRO. UM CONDUTOR CENTRAL SINGELO ISOLADO, COM UM CONDUTOR EXTERNO DE REVESTIMENTO METÁLICO.
DENOMINA-SE AJUSTE DO ALTÍMETRO A PRESSÃO LIDA NA ESCALA BAROMÉTRICA DO ALTÍMETRO, QUANDO OS PONTEIROS SÃO AJUSTADOS AO NÍVEL DO MAR. PELA CORREÇÃO DA TEMPERATURA. NA ALTITUDE LOCAL ONDE ESTÁ POUSADO O AVIÃO. EM UM OBJETO CONSIDERADO COMO UM PONTO DE REFERÊNCIA.
Report abuse Consent Terms of use