Simulado geografia iii

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Simulado geografia iii

Description:
Geografia

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/06/2018

Category:
Geography
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
1. Leia com atenção as alternativas abaixo e marque a que for incorreta. Zona Econômica Exclusiva é a faixa do mar junto ao continente, que exerce a soberania ou o controle pleno sobre a massa líquida e o espaço aéreo sobrejacente. A faixa do mar junto ao continente que o Estado adjacente tem a soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais, vivos ou não vivos, inclusive para pesquisa científica é a Zona Econômica Exclusiva. Mar Territorial é a faixa do mar junto ao continente, que exerce a soberania ou o controle pleno sobre a massa líquida e o espaço aéreo sobrejacente. É a faixa na qual o Estado executa medidas de fiscalização, policiamento e repressão para evitar as infrações às leis e regulamentos aduaneiros, fiscais, de imigração ou sanitários é a Zona Contígua. Plataforma Continental Jurídica é o prolongamento natural da massa terrestre de um Estado costeiro. É a faixa litorânea que exerce o direito de explorar os recursos naturais existentes no seu leito e subsolo.
2. Cidade brasileira que transformou-se no principal polo industrial do país já nas primeiras décadas do século XX, em virtude de sua situação geográfica estratégica, como elo entre o leque de ferrovias que se abria para o Oeste cafeeiro e o porto de Santos. São Paulo. Belo Horizonte. Rio de Janeiro. Santos. Vitória.
3. Ao longo desse eixo rodoviário, na direção da Baixada Santista, os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema passaram abrigar as grandes montadoras automobilísticas, com elas instalaram-se as fábricas de autopeças, as metalúrgicas e as indústrias químicas. Eixo Anchieta e Imigrantes. Eixo da Via Presidente Dutra. Eixo da Via Castelo Branco e Raposo Tavares. Eixo Via Anhanguera e Bandeirantes. Eixo Via Presidente Washington Luís.
4. Criado na década de 1970, esse polo gira em torno da Refinaria Landulfo Alves, da Petrobras. O parque industrial químico representou uma mudança estrutural na economia baiana, tornando-se logo a principal fonte de receita tributária do estado. Aratu. Salvador. Camaçari. Feira de Santana. Subaé.
5. O setor que possui o maior consumo de água no Brasil é: Industrial. Irrigação. Residencial. Comercial. Serviços.
6. A dinâmica das chuvas está associada ao comportamento das massas de ar e suas características. As afirmativas abaixo representam a atuação das massas de ar sobre o território brasileiro: I – A Massa Equatorial Continental (mEc), quente e úmida, pode influenciar nas condições de grande parte do território brasileiro. Na Amazônia Ocidental está associada à ocorrência de chuvas do tipo convectivas. II – A Massa Tropical Continental (mTc) expande sua área de influência durante o inverno e determina a concentração das chuvas, nesta época do ano, sobre as áreas de clima Tropical do Centro-Oeste do Brasil. III – A Massa Polar Atlântica (mPa) pode atuar em todas as regiões brasileiras e está associada à ocorrência de geadas na região Sul, às chuvas frontais no Sudeste e ao fenômeno da friagem na região Norte. IV – A Massa Tropical Atlântica (mTa), quente e úmida, forma--se sobre o Oceano Atlântico e está associada à formação de chuvas orográficas em áreas de maior altitude como a Serra do Mar, na região Sudeste. Apenas I e II. Apenas III e IV. I, II e III. I, III e IV. II, III e IV.
7. Na atualidade, a expansão da atividade agrária no Brasil vem incorporando novas áreas ao espaço agrícola brasileiro, mas, repetindo o que ocorreu em áreas ocupadas anteriormente, a incorporação de novos espaços é, na maior parte das vezes, acompanhada de uma profunda degradação ambiental. Além dos impactos decorrentes da retirada da cobertura vegetal, observa-se também a aceleração dos processos erosivos e a contaminação dos recursos hídricos por herbicidas, pesticidas e fertilizantes. O mapa abaixo, por exemplo, apresenta a região de MAPITOBA que abrange parte dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Nesta área observa-se a expansão do cultivo da soja mecanizada. Cerrado. Mata dos Cocais. Caatinga. Mata Atlântica. Floresta Equatorial.
8. Sobre a produção de minério de ferro no Brasil, são feitas as seguintes afirmações: I – O minério de ferro que é produzido no Quadrilátero Ferrífero para exportação é escoado em grande parte pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela Cia Vale, até o Porto de Santos, em São Paulo; II – Mais de 90% da produção de minério de ferro no Brasil é realizada em três estados: Minas Gerais (responsável por mais de 60%), Pará e Mato Grosso do Sul; III – O minério de ferro produzido na Serra dos Carajás o seu escoamento é feito pela Estrada de Ferro Carajás-Itaqui (EFC), operada também pela Cia Vale, até o Porto Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão; e IV – O Programa Grande Carajás foi lançado em 1979 com o objetivo de produzir minérios em escala industrial para o abastecimento do mercado nacional e inclui a Usina Hidroelétrica de Tucurui, a Estrada de Ferro Carajás-Itaqui e o Porto de Ponta da Madeira (adjacente ao Porto de Itaqui, localizado em São Luís (MA). Está correto apenas o que se afirma em: I e II II e III. II, III e IV. I, II e III. I, II, III e IV.
9. Categoria de Unidade de Proteção Integral que destina-se à preservação de ecossistemas naturais de grande beleza cênica, à pesquisa científica, à realização de atividades de educação ambiental, de turismo ecológico e de lazer. Estação Ecológica. Reserva Biológica. Parque Nacional. Monumento Natural. Refúgio da Vida Silvestre.
10. É um dos mais importantes metais ferrosos do mundo, sua principal área produtora no país é a Serra dos Carajás (PA), seguida pelo Maciço de Urucum (MS), onde estão localizadas as maiores reservas e Minas Gerais (no Quadrilátero Central ou Ferrífero), cuja exploração é realizada pelas filiadas à Cia Vale e à Mineração Buritirama. Ferro. Manganês. Bauxita. Cassiterita. Xisto Betuminoso.
11. Categoria de Unidade de Uso Sustentável que se destina à exploração sustentável dos recursos florestais em áreas com predominância de cobertura vegetal nativa. Floresta Nacional. Área de Relevante Interesse Ecológico. Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Reserva Particular do Patrimônio Natural. Reserva da Fauna.
12. Em qual governo foi implantado o Plano Salte? Getúlio Vargas. Juscelino Kubitschek. Eurico Gaspar Dutra. João Goulart. Jânio Quadros.
13. O Estatuto da Terra, como é conhecida a Lei 4.504/64, promulgada no governo de Castelo Branco, representou a expressão máxima dessa visão reformista defendida na época, cujos objetivos finais eram a reforma agrária e a promoção da política agrícola. Ela nos trouxe definições dos diversos tipos de estabelecimentos rurais. Dentro do exposto acima, são feitas as seguintes afirmações: I – Imóvel Rural é a área que se destina à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agroindustrial, seja pela iniciativa privada ou pública. II – Propriedade Familiar é o imóvel rural explorado pelo agricultor e seus empregados contratados por certo período e com uma área máxima estabelecida por região. III – Minifúndio é o imóvel rural de área e possibilidades inferiores às da propriedade familiar. IV – Empresa Rural é o imóvel rural explorado econômica e racionalmente por pessoa física, jurídica, pública e privada. Está correto apenas o que se afirma em: Apenas a afirmativa I. Apenas a afirmativa I e II Apenas a afirmativa I, III e IV Todas as afirmativas estão corretas. Todas as afirmativas estão incorretas.
14. No Sistema de Transmissão Brasileiro de energia elétrica a _____________________________, localizada na Bacia do Alto Tocantins, em Goiás, possui grande importância no panorama energético brasileiro. Com a entrada em operação das suas três unidades geradoras, que totalizam 1.275 MW, a usina torna-se indispensável ao atendimento do mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Além disto, ela é responsável pela ligação entre esse sistema e o Norte / Nordeste, sendo o elo da Interligação Norte-Sul. Usina Hidrelétrica de Tucurui. Usina Hidrelétrica de Jupiá. Usina Hidrelétrica de Porto Primavera. Usina Hidrelétrica de Xingó. Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa.
15. Clima brasileiro cuja atuação está presente no sertão nordestino e no vale médio do rio São Francisco (Polígono das Secas). Sofre influência esporadicamente da Massa Tropical Atlântica. Apresenta temperaturas elevadas o ano inteiro e a irregularidade das precipitações é decorrente, entre outros fatores, do processo de circulação das correntes marinhas, em escala global. Contribui ainda para essa escassez a influência local do relevo. As chuvas são escassas (em torno de 750 mm anuais) e mal distribuídas. Clima Tropical. Clima Subtropical Úmido. Clima Tropical Semiárido. Clima Tropical Úmido. Clima Tropical de Altitude.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.