Simulado GMP #Hélice - ANAC

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Simulado GMP #Hélice - ANAC

Description:
99 perguntas retiradas da apostila 7 Hélices - ANAC.

Author:
AVATAR

Creation Date:
16/08/2013

Category:
Driving Test
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Selecione a alternativa que completa a frase: Grandes aumentos na produção de força tem resultado no desenvolvimento de hélices ... De quatro e de seis pás de grandes diâmetros. De duas e de quatro pás de grandes diâmetros. De três e de seis pás de grandes diâmetros. De três e de quatro pás de grandes diâmetros.
Selecione a alternativa que completa a frase: A força centrífuga em grandes rotações tende ... A puxar as pás para fora do cubo. A puxar as pás para dentro do cubo. A puxar as pás para dentro e para frente do cubo. A puxar as pás para fora e para trás do cubo.
Os sistemas de passo variável e de velocidade constante, a grosso modo, consiste de uma unidade governadora equipada com contrapesos, os quais controlam o ângulo das pás para que a velocidade da hélice permaneça constante. A afirmativa é verdadeira ou falsa? Falso. Verdadeira.
A hélice de uma aeronave consiste de duas ou mais pás fixadas em um cárter ou cubo central. A afirmativa é falsa ou verdadeira? Verdadeira. Falsa.
O motor fornece ______________ através de um eixo rotativo, e a hélice converte essa potência em __________. Potência ao freio, cavalo-força. Potência ao freio, Potência de tração. Cavalo-força, potência ao freio. Cavalo-força, potência de tração.
A eficiência da hélice varia de ____ __ ____, dependendo de quanto a hélice "recua". 50% a 87%. 85% a 90%. 35% a 50%. 75% a 87%.
O recuo da hélice é a diferença entre o passo geométrico da hélice e o passo efetivo. A afirmativa é verdadeira ou falsa? Verdadeira. Falsa.
Dentre as alternativas abaixo qual está ERRADA? O recuo da hélice é a relação entre o passo geométrico da hélice e o passo efetivo. O passo efetivo é a distância realmente percorrida. A força necessária para girar as pás é fornecida pelo motor. O passo geométrico é a distância que uma hélice deveria avançar em uma revolução.
Marque a alternativa ERRADA: Passo teórico = Passo útil. Passo geométrico = Passo teórico. Passo efetivo = Passo atual.
Como uma pá é dividida? Em segmentos, os quais são localizados por estações numeradas em polegadas, partindo do centro do cubo da pá. Em segmentos, os quais são localizados por estações numeradas em centímetros, partindo do centro do cubo da pá. Em segmentos, os quais são localizados por estações numeradas em polegadas, partindo do flanco da base da pá. Em segmentos, os quais são localizados por estações numeradas em centímetros, partindo do flanco da base da pá.
Marque a alternativa ERRADA: As costas da pá é o lado plano. A base da pá, também chamada de raiz é a extremidade de fixação da pá ao cubo da hélice. A ponta da pá é a parte da pá da hélice mais afastada do cubo e, geralmente, definida como as últimas seis polegadas da pá. O flanco é a parte grossa e circular próxima da base, a qual é designada a dar resistência à pá.
Marque a alternativa ERRADA, quanto ao que constitui uma secção da pá: O bordo de ataque é a borda mais fina da pá, que vai de encontro ao ar quando a hélice gira. A corda, é uma linha imaginária que atravessa a pá do bordo de ataque ao bordo de fuga. A face da pá é o lado plano. As costas da pá são, o lado arqueado ou curvado da pá, semelhante a superfície superior de uma asa de aeronave.
Selecione a alternativa que completa a frase: Ângulo da pá, usualmente medido em graus, é o ângulo entre a corda da pá e o ... Plano de rotação. Ângulo de ataque. Ângulo diedro. CG da aeronave.
Uma hélice girando sofre a ação das forças? Centrífugas, de torção e de flexão. Centrípetas, de torção e de flexão. Centrífugas, de torção e de tenção. Centrípetas, de torção e de tenção.
Dentre as forças que atuam numa pá, qual das alternativas é a INCORRETA? A força de flexão causada pelo torque na forma de resistência do ar, tende a dobrar as pás da hélice na direção de rotação. A força centrífuga é uma força física que tende a expulsar as pás do cubo de uma hélice em movimento. A força de flexão causada pelo empuxo é a carga que tende dobrar as pás da hélice para a frente, enquanto a aeronave é puxada através do ar.
A força de torção centrífuga, sendo maior do que a torção aerodinâmica, tenta forçar as pás para uma posição de ângulo mínimo. A afirmativa é verdadeira ou falsa? Verdadeira. Falsa.
Uma hélice deve ser capaz de resistir a severos esforços, os quais são mais fortes na(no)? Região próximo ao cubo. Região próxima a ponta. Face plana da pá. Na cambra da pá.
Como é o movimento de uma hélice? Rotacional e para frente Rotacional e paralelo Rotacional e vertical Rotacional.
O aumento do ângulo da pá diminui a massa de ar manejada por cada rotação. Verdadeiro ou falso? Falso Verdadeiro.
Na altitude de cruzeiro, quando a aeronave está no nível de vôo e menor potência é requerida, do que a usada para a decolagem e subida, a potência do motor é outra vez reduzida para baixar a pressão de admissão e aumentar o ângulo da pá para ____________. Reduzir a r.p.m. Aumentar a r.p.m. Reduzir o cunsumo. Manter o regime de cruzeiro.
Existem vários tipos ou classes de hélice. Entre as alternativas abaixo qual está INCORRETA? Passo controlável. Passo ajustáveis no solo. Passo fixo.
Tem o passo ou ângulo da pá introduzido em sua construção. Segundo as características acima, de qual tipo de hélice estamos falando? Hélices de passo fixo. Hélices de passo ajustável no solo. Hélices de passo controlável.
Podem ser mudados somente quando a hélice não estiver girando. Segundo as características acima, de qual tipo de hélice estamos falando? Hélices de passo ajustável no solo. Hélices de passo fixo. Hélices de passo controlável.
Permite uma mudança no passo ou ângulo da pá, enquanto ela estiver girando. Segundo as características acima, de qual tipo de hélice estamos falando? Hélices de passo controlável. Hélices de passo fixo. Hélices de passo ajustável no solo.
Aeronaves que utilizam hélices de passo fixo ou de passo ajustável no solo, são normalmente utilizadas em que tipo de aeronaves? Em aeronaves de potência, velocidade, alcance e altitudes baixas. Em aeronaves de potência, velocidade, alcance e altitudes altas. Em qualquer tipo de aeronave. Em aeronaves de potência, velocidade, baixas, mas de alcance e altitudes altas.
Qual unidade é responsável por aumentar ou diminuir o ângulo de uma hélice de passo controlável? Governador. Motor. Manete de potência. Válvula piloto.
A maior parte dos mecanismos de mudança de passo são operados por ? Pressão de óleo (hidraulicamente). Pressão de ar (pneumaticamente). Potência do motor. Eletricamente.
Na maioria dos casos, o óleo sob pressão para a operação destes vários tipos de mecanismos hidráulicos de mudança de passo é fornecido diretamente do sistema de lubrificação do motor. É correto afirmar que: O óleo usado nesse sistema vem de uma linha pressurisada direto para o mecanismo de mudança do ângulo da pá? Incorreto. Correto.
Os governadores usados para controlar o mecanismo hidráulico de mudança de passo são acionados... Pelo eixo de manivelas. Conjunto de pistão e biela. Eixo de comando de válvulas. Eixo cames.
O sistema de controle ajusta o passo, sem atuação do operador, para manter uma específica ajustagem da rotação do motor. O enunciado refere-se a qual tipo de hélice? Hélices automáticas. Hélices propulsoras. Hélices reversíveis. Hélices tratoras.
Qual alternativa abaixo esta errada? Uma hélice de passo reverso é uma hélice controlável, na qual o ângulo da pá pode ser mudado para um valor negativo quando não estiver em operação. Uma hélice embandeirável é uma hélice controlável que possui um mecanismo que muda o passo para um ângulo tal, que o deslocamento da aeronave para a frente produz um mínimo efeito "cata-vento" em uma hélice sem potência. Hélices tratoras montadas na parte anterior de um eixo, à frente da estrutura de apoio. A maioria das aeronaves são equipadas com este tipo de hélices. Héloces propulsoras são aquelas montadas na parte posterior de um eixo, atrás da estrutura de apoio. As hélices propulsoras são construídas como hélices fixas ou de passo variável.
Qual tipo de hélice esta mais sujeita a danos provenientes de pedras, cascalhos e pequenos objetos deslocados pelas rodas, que podem muitas vezes ser atirados ou aspirados? Hélices propulsoras. Hélices tratoras.
Qual tipo de madeira abaixo na maioria das vezes, é o mais amplamente usado na construção de uma hélice de madeira? Vidoeiro. Cerejeira. Nogueira preta. Carvalho. Mogno.
Depois que as pás da hélice (de madeira) estiverem concluidas, um revestimento de tecido é colado nas últimas 12 a 15 polegadas de cada pá acabada, e um friso de metal é preso na maior parte do bordo de ataque e ponta de cada pá, para proteger a hélice dos danos causados pelas partículas soltas no ar durante o pouso, táxi ou decolagem. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Folha de flandres, aço inoxidável, metal Monel ou latão. Onde são utilizados esses tipos de metal? No friso de metal que é preso no bordo de ataque das hélices de madeira. No friso de metal que é preso no bordo de fuga das hélices de madeira. Nas aletas de refrigeração do motor. Na constução do governador de hélice.
Como a umidade tende a se acumular na raiz da pá, pequenos furos são feitos para permitir a drenagem desta umidade, ou sua expulsão pela força centrífuga. Verdadeiro ou falso? Falso. Verdadeiro.
A maioria das hélices de metal antigas eram fabricadas por uma peça de ... Duralumínio forjado. Aço inoxidável. Folha de flandres. Liga de Ferro.
Dentre as alternativas abaixo qual delas NÃO corresponde a uma vantagem de hélice de metal de passo fixo em relação a de madeira? Permitiam maior eficiência de refrigeração devido ao passo efetivo bem afastado do cubo. Mais leves por causa da eliminação dos dispositivos de fixação. Ofereciam um custo de manutenção mais baixo, porque eram feitas de uma só peça. Elas não tinham junções entre as pás e o cubo.
As hélices com passo fixo de metal são agora feitas com qual material? Alumínio anodizado Duralumíno forjado Liga de ferro Liga de alumínio.
Como e onde pode ser encontrado a "identificação" de uma hélice de metal? Caracteres estampados no cubo. Caracteres estampados na raiz da pá. Números estampados na ponta da pá. Caracteres estampados na flange do motor.
A maioria dos tipos de aeronaves leves usam hélices de velocidade constante, controladas por governador tanto na versão de duas como na de três pás. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro Falso.
Quanto a hélice de velocideade constante, qual alternativa abaixo é a INCORRETA? O ângulo da pá não pode ser modificado após a construção da hélice. Essas hélices podem ser do tipo não embandeiráveis. Essas hélices podem ser capazes de embandeirar e reverter o passo. O cubo de aço consiste de uma aranha de aço, a qual suporta as pás de alumínio, com um tubo penetrando na base das pás.
Em uma aeronave leve, que item fica fixado às braçadeiras das pás, afim de modificar o passo da pá de acordo com a força centrífuga? Contrapesos. Aranha. Governador. Pistão hidráulico.
Em uma aeronave leve, a força centrífuga, devido a rotação da hélice, tende a mover os contrapesos para dentro do plano de rotação, diminuindo, assim, o passo das pás. Verdadeiro ou falso? Falso. Verdadeiro.
Em uma aeronave leve, na ordem de controlar o passo das pás, um conjunto hidráulico pistão cilindro está montado na parte frontal da aranha do cubo. O pistão é acoplado a braçadeira da pá por meio de um sistema deslizante de: Garfo; ou Sistema de hastes. Dentre os dois sistemas qual é o utilizado em hélices não embandeiráveis? Sistema de garfo. Sistema de hastes. Nenhuma das alternativas. Os dois sistemas são utilizados.
Em uma aeronave leve, na ordem de controlar o passo das pás, um conjunto hidráulico pistão cilindro está montado na parte frontal da aranha do cubo. O pistão é acoplado a braçadeira da pá por meio de um sistema deslizante de: Garfo; ou Sistema de hastes. Dentre os dois sistemas qual é o utilizado em hélices embandeiráveis? Sistema de hastes. Sistema de garfo. Nenhuma das alternativas. Os dois sistemas são utilizados.
Com relação a hélices de velocidade constante, não embandeiráveis. Qual alternativa ERRADA? Se a velocidade do motor for aumentada para uma rotação menor do que a regulagem do governador, a força rotacional do motor que aciona os contrapesos do governador diminuirá também. Com a válvula piloto na posição mais baixa, o óleo fornecido pela bomba de engrenagens fluirá através de passagens para a hélice, movendo o cilindro para a posição mais afastada. Se a velocidade do motor aumentar para uma rotação maior do que a regulagem do governador, os contrapesos se oporão à tensão da mola de velocidade movendo a válvula piloto para cima. Com a válvula piloto na posição mais alta permitirá que o óleo seja drenado da hélice através do eixo de comando do governador.
Quando o motor estiver exatamente na rotação selecionada pelo governador, em uma aeronave leve equipada com hélices de velocidade constante, não embandeiráveis. O que ocorrerá? A reação centrífuga dos contrapesos equilibrará a tensão da mola de velocidade, posicionando a válvula piloto de tal maneira que o óleo não seja fornecido nem drenado da hélice. A reação centrífuga dos contrapesos equilibrará a tensão da mola de velocidade, posicionando a válvula piloto de tal maneira que o óleo não seja fornecido mas seja drenado da hélice. A reação centrífuga dos contrapesos equilibrará a tensão da mola de velocidade, posicionando a válvula piloto de tal maneira que o óleo seja fornecido mas não drenado da hélice. A reação centrípeda dos contrapesos equilibrará a tensão da mola de velocidade, posicionando a válvula piloto de tal maneira que o óleo não seja fornecido nem drenado da hélice.
Quando o motor estiver exatamente na rotação selecionada pelo governador, em uma aeronave leve equipada com hélices de velocidade constante, não embandeiráveis. É correto afirmar que nesta condição, o ângulo da pá não muda. Correto Incorreto.
As hélices embandeiráveis operam de modo semelhante às não embandeiráveis, com a diferença de que as embandeiráveis possuem ... Mola de embandeiramento. Válvula de embandeiramento. Mola piloto. Válvula auto piloto.
O embandeiramento é executado pelo alívio da pressão de óleo através do governador, permitindo que os contrapesos e a mola de embandeiramento comandem as pás para a posição bandeira. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Quanto ao embandeiramento, qual alternativa CORRETA? O tempo necessário para embandeirar, depende da quantidade de óleo que volta da hélice para o motor, e da força exercida pela mola e pelos contrapesos. Logo que o motor gira algumas voltas, o governador inicia o embandeiramento das pás, seguindo-se a rotação em cata-vento, que celera o processo de embandeiramento Em geral, o embandeiramento e o reacendimento podem ser executados dentro de poucos segundos. O embandeiramento é executado pela reposição do controle do governador para o curso normal de vôo, e para reacender o motor.
Quanto ao desembandeiramento, qual alternativa INCORRETA? O tempo necessário para desembandeirar, depende da quantidade de óleo que volta da hélice para o motor, e da força exercida pela mola e pelos contrapesos. Logo que o motor gira algumas voltas, o governador inicia o desembandeiramento das pás, seguindo-se a rotação em cata-vento, que celera o processo de desembandeiramento Em geral, o desembandeiramento e o reacendimento podem ser executados dentro de poucos segundos. O desembandeiramento é executado pela reposição do controle do governador para o curso normal de vôo, e para reacender o motor.
Além disso, para o pouso, não será necessário dar partida naquele motor que foi cortado em vôo, porque uma aeronave leve bimotora pode facilmente pousar com apenas um motor funcionando. A necessidade do desembandeiramento é apenas para a finalidade de demonstração. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro Falso.
O que acontece se a pressão de óleo no governador, por qualquer razão,cair a zero? A hélice irá para a posição bandeira. O motor é cortado afim de previnir maiores danos. Utiliza-se o reservatório secundário do governador. Todas alternativas.
Em uma hélice hartzell compacta, o momento de torção _______ das pás tende a movê-las para um(a) _______ de passo (aumento da rotação), na ausência da pressão de óleo do _______. Centrífuga, diminuição e governador. Centrífuga, aumento e governador . Centrífuga, aumento e válvula piloto. Centrípeta, diminuição e válvula piloto.
Em uma hélice hartzell compacta, o desembandeiramento pode ser executado por qualquer um dos vários métodos apresentados a seguir. Exceto em qual alternativa? Prover um sistema, que permita ao óleo que opera a lubrificação do motor, desembandeirar a hélice de um motor em movimento. Isto consiste de uma linha de óleo conectando os dois governadores com uma válvula no meio, operada manual ou eletricamente. Na partida do motor, o governador pode bombear óleo de volta ao interior da hélice para reduzir o passo. Na maioria das aeronaves leves, bimotoras, este procedimento é considerado adequado, pois a partida do motor, em geral, não apresenta problemas. Prover um acumulador conectado ao governador, com uma válvula para bloquear uma carga de óleo quando a hélice estiver embandeirada, mas soltá-la para a hélice, quando o controle de rotação tiver retornado para a posição normal.
Uma hélice hidromática Hamilton Standard é composta por quatro componentes principais. Qual alternativa abaixo é a INCORRETA? Conjunto governador. Conjunto do cubo. Conjunto da cúpula. Conjunto da válvula distribuidora ou conjunto extensão do eixo do motor. Conjunto de antigelo.
É o mecanismo básico da hélice, ele contém, tanto as pás, como os meios de mantê-las em posição. O enunciado refere-se a qual alternativa abaixo? Conjunto do cubo. Conjunto da cúpula. Conjunto da válvula distribuidora ou conjunto extensão do eixo do motor. Conjunto de antigelo.
Contém o mecanismo de mudança do passo das pás. Ele consiste de diversos componentes principais: 1- Came rotativo 2- Came fixo 3- Pistão 4- Cúpula O enunciado refere-se a qual alternativa abaixo? Conjunto da cúpula. Conjunto do cubo. Conjunto da válvula distribuidora ou conjunto extensão do eixo do motor. Conjunto de antigelo.
Permite passagens de óleo para o governador (ou óleo auxiliar) para o lado interno do pistão; e o óleo do motor para o lado externo. O enunciado refere-se a qual alternativa abaixo? Conjunto da válvula distribuidora ou conjunto extensão do eixo do motor. Conjunto do cubo. Conjunto da cúpula. Conjunto de antigelo.
As maiores vantagens da hélice hidromática, são: Exceto qual alternativa? O melhor uso de contrapesos O grande curso do ângulo da pá Características de embandeiramento. Características de reversão.
O mecanismo de mudança de passo das hélices hidromáticas é um sistema... Hidráulico-mecânico. Hidráulico. Mecânico. Pneumático.
As forças básicas de controle da hélice que atuam na Hamilton Standard, são: a força de torção centrífuga e a alta pressão do óleo fornecida direto do motor. Verdadeiro ou falso? Falso. Verdadeiro.
Com relação a operação das hélices hidromecáticas Hamilton Standard. Qual operação refere-se o enunciado a seguir? A/O ____________ é o resultado de quando as pás tiverem sido movidas para um ângulo, maior do que o requerido para uma operação de velocidade constante. Baixa velocidade. Alta velicidade. Embandeiramento. Desembandeiramento.
Com relação a operação das hélices hidromecáticas Hamilton Standard. Qual operação refere-se o enunciado a seguir? A/O ____________ é o resultado de quando as pás tiverem sido movidas para um ângulo, menor do que o requerido para uma operação de velocidade constante. Alta velicidade. Baixa velocidade. Embandeiramento. Desembandeiramento.
O que é necessário para acionar o embandeiramento em uma aeronave equipada com hélices hidromáticas Hamilton Standard? Pressionar botão interruptor de embandeiramento na cabine. Baixar a manete de embandeiramento na cabine. É uma ação automática do governador. É uma ação automática do motor.
Qual a situação é encontrada, com relaçã ao circuito, quando o solenóide de embandeiramento é aciondado em uma aeronave equipada com hélices hidromáticas Hamilton Standard? É estabelecido um circuito de alta corrente da bateria para o motor da bomba da unidade de embandeiramento. É estabelecido um circuito de baixa corrente da bateria para o motor da bomba da unidade de embandeiramento. É estabelecido um circuito de alta tensão da bateria para o motor da bomba da unidade de embandeiramento. É estabelecido um circuito de baixa tensão da bateria para o motor da bomba da unidade de embandeiramento.
Para tirar da posição bandeira uma hélice hidromática, aperta-se o botão interruptor de controle de embandeiramento. Como no caso do embandeiramento, o circuito de controle de baixa corrente, vindo da bateria através do solenóide do botão através do solenóide do relê, são completados quando o solenóide fecha. O circuito de alta corrente vindo da bateria gira o motor da bomba, e o óleo é suprido sob alta pressão para a válvula de transferência do governador. O texto está correto? Sim. Não.
As forças fundamentais usadas para controlar as variações do ângulo das pás requeridos para a operação de velocidade constante, em hélices hidromáticas, são: Exceto? Contra pesos na base da hélice, mantendo a variação de angula das pás de acordo com a potência produzida pelo motor. Movimento de torção centrífugo, um componente da força centrífuga atuando em uma pá rotativa, o qual tende a mover a pá para uma diminuição de passo. Óleo sob pressão do motor, no lado externo do pistão, suplementado pelo momento de torção centrífugo no sentido de passo mínimo. Óleo do governador da hélice, na parte interna do pistão, mantendo o equilíbrio das primeiras duas forças, e movendo as pás na direção de aumento do passo.
O governador da hélice incorpora um __________, o qual limita a velocidade máxima em que o motor deve girar. Batente ajustável. Furo calibrado. Parafuso de rosca sem fim. Conjunto de arruelas.
No momento da instalação da hélice, governador da hélice ou do motor, os seguintes itens são normalmente observados, durante o aquecimento no solo, para assegurar que o grupo motopropulsor obterá a rotação de decolagem. São eles: Exceto? Pressão de óleo. Mover a manete para a posição de decolagem. Anotar as rotações por minuto (r.p.m,) resultantes. Pressão de admissão.
Qual a finalidade da sincronização da rotação do motor? A sincronização reduz a vibração, e elimina o desconforto produzido pela operação não sincronizada das hélices. A sincronização reduz a vibração, e reduz o desconforto produzido pela operação não sincronizada das hélices. A sincronização reduz a vibração, e elimina o desconforto produzido pela operação não sincronizada dos motores. A sincronização reduz a vibração, e reduz o desconforto produzido pela operação não sincronizada dos motores.
Dentre os dois exemplos abaixo, qual faz parte dos primeiros tipos, ainda em uso em algumas aeronaves? Motor mestre sincronizador. Sistema do motor mestre.
Consistem de uma unidade mestre sincronizadora, quatro alternadores, um tacômetro, alavancas de controle da rotação do motor, interruptores e fiação. O enunciado refere-se a(o)? Motor mestre sincronizador. Sistema do motor mestre.
Os sistemas sincronizadores são também instalados em aeronaves leves bimotoras. Tipicamente, os sistemas semelhantes consistem de um governador especial da hélice no motor esquerdo, um governador escravo no motor direito, uma unidade de controle sincronizadora e um atuador na nacele do motor direito. O enunciado refere-se a(o)? Sistema do motor mestre. Motor mestre sincronizador.
Sobre formação de gelo na hélice. Geralmente, o gelo é coletado assimetricamente na pá da hélice, produzindo desbalanceamento e destrutiva vibração. É correto afirmar? Sim. Não.
Qual dos sistemas não faz parte do sistema de controle de gelo nas hélices? Pneumático. De fluídos Elétricos de degelo.
Sobre Inspeção de hélice. Qual alternativa está INCORRETA? As inspeções executadas em grandes intervalos de tempo, correspondem a 25, 50 ou 100 dias respectivamente. As hélices devem ser inspecionadas regularmente. O exato intervalo de tempo para a inspeção de uma hélice em particular, normalmente é especificado pelo fabricante daquela hélice. A inspeção diária regular da hélice varia de um tipo para o outro, algumas delas podem ser: Inspeção visual das pás da hélice, do cubo, controles e acessórios, quanto a segurança, proteção e condições gerais. A inspeção visual das pás não é apenas uma descuidada ou casual observação. A inspeção deve ser meticulosa o bastante para detectar qualquer falha ou defeitos que possam existir.
Sobre Inspeção de hélice. Qual alternativa está INCORRETO(A)? Se a hélice for envolvida em um acidente, e não existir a possibilidade de terem ocorrido danos internos, ela deverá ser desmontada e inspecionada. Um teste não destrutível, é normalmente feito na ocasião de um acidente com a hélice para determinar se alguma rachadura por fadiga tenha sido desenvolvida nos conjuntos e nos componentes de aço. Sempre que uma hélice for removida de um eixo, os alojamentos dos cones, bem como as outras partes de contato, deverão ser examinadas para detectar desgastes indevidos, atritos ou corrosão. Durante uma revisão maior, a hélice é desmontada, e todas as partes são inspecionadas e checadas quanto a medidas, tolerâncias e desgaste.
É o processo de determinar a posição das pontas das pás relativamente umas com as outras. Indica somente a relativa posição das pás, e não a sua verdadeira trajetória. Centralização. Balanceamento. Lubrificação.
O desbalanceamento ______ ocorre quando o centro de gravidade da hélice não coincide com o eixo de rotação. Estático. Dinâmico. Paralelo. Aerodinâmico.
O desbalanceamento ______ é o que resulta quando a potência das pás for desigual. Este tipo de desbalanceamento pode ser amplamente eliminado pelo cheque do contorno da pá e seleção do seu ângulo. Aerodinâmico. Estático. Paralelo. Dinâmico.
O desbalanceamento ______ resulta quando o centro de gravidade dos elementos semelhantes da hélice, como as pás ou os contrapesos, não seguem o mesmo plano de rotação. Dinâmico. Estático. Paralelo. Aerodinâmico.
O balanceamento dinâmico pode ser feito pelo método de suspensão ou pelo método de fio-de-faca. Verdadeiro ou falso? Falso. Verdadeiro.
As hélices hidramáticas que operam com o óleo do motor não requerem lubrificação. As hélices elétricas necessitam de óleos e graxas para a lubrificação do cubo e dos mecanismos de operação da mudança de passo. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Qual elemento abaixo NÃO faz parte de um motor turbo hélice? Caixa de acessórios. Hélice. Caixa de redução. Motor a turbina.
O controle de combustível do turboélice e o governador são conectados e operam em coordenação um com o outro. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Uma característica do turboélice é que as mudanças de força não são relacionadas com a velocidade do motor, mas com a temperatura da entrada da turbina. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Dentre as alternativas abaixo, qual é a INCORRETA com relação a motores turbo hélice? O TSS é um equipamento que automaticamente aumenta o ângulo da pá e ocasiona o desembandeiramento da hélice O sistema de controle do torque negativo (NTS) proporciona um sinal que aumenta o ângulo da pá da hélice para limitar o torque negativo do eixo. O sinal sensitivo de potência (TSS) é um dispositivo de segurança que atua embandeirando a hélice. O freio da hélice é destinado a impedir a sua rotação livre, quando estiver embandeirada em vôo, e para diminuir o tempo que a hélice leva em parar totalmente após o corte do motor.
Qual alternativa ERRADA com relação ao conjunto turbo hélice? Para operações de solo e reversão (alcance gama), a hélice pode ser operada para proporcionar empuxo zero ou negativo. O turboélice proporciona um eficiente e flexível meio de utilização da potência produzida pelo motor a reação. O conjunto da hélice, juntamente com o conjunto de controle, mantém uma constante r.p.m. do motor em qualquer condição de marcha lenta de vôo (alcance alfa). Os maiores subconjuntos da hélice são o cubo, a cúpula, conjunto do batente do passo mínimo, conjunto regulador da trava do passo, conjunto das pás e conjunto de anéis de contato de degelo.
Ele contém o reservatório de óleo, bombas, válvulas e dispositivos de controle que suprem o mecanismo de mudança de passo com força hidráulica, com adequada amplitude e direção, para variação do passo nas condições de operação selecionadas. O enunciado refere-se a(o)? Conjunto de controle. Caixa de acessórios. Conjunto de comando. caixa de resução.
O limite não governado, ou de taxi, que compreende da posição do "reverso" até a "marcha lenta de vôo" (indexadas no coordenador como de 0º a 34º incluindo a posição de "marcha lenta de solo") é denominado de? Limite beta. Limite alfa. Limite gama. Embandeiramento.
O limite governado, ou de vôo, que compreende da posição "marcha lenta de vôo” até a posição de "decolagem" (indexadas no coordenador como de 34º a 90º) é denominada de? Limite alfa. Limite beta. Limite gama. Embandeiramento.
A porção restante do segmento do coordenador (indexadas de 90º até a posição "bandeira") refere-se apenas ao? Embandeiramento. Limite alfa. Limite gama. Limite beta.
O embandeiramento é iniciado pelo botão de bandeira, punho de corte do motor em emergência (punho de fogo), ou pelo sistema de embandeiramento automático. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
É uma estrutura de metal, madeira, ou plástico, destinada ao acabamento da espiga da pá com a superfície externa, transformando a forma circular da espiga em uma seção de aerofólio. O enunciado refere-se a(o)? Bainha das pás. Aranha. Bordo de ataque das pás. Bordo de fuga das pás.
A bainha tem a finalidade primária de aumentar o fluxo de ar de refrigeração da nacele do motor. Veradeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Com relação as bainhas das pás, qual alternativa ERRADA? Adesivos de borracha ou epoxi podem causar corrosão resultante da umidade que penetra entre a superfície interna da bainha e a externa da pá. A bainha tem a finalidade primária de aumentar o fluxo de ar derefrigeração da nacele do motor. As bainhas são fixadas às pás por dispositivos mecânicos, ou usando materiais de colagem. Adesivos a base de borracha ou epóxi geralmente são usados como agentes de colagem.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.