Simulado GMP #TEORIA E CONST. DE MOTORES DE AERON - ANAC

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Simulado GMP #TEORIA E CONST. DE MOTORES DE AERON - ANAC

Description:
80 perguntas retiradas da apostila 1 Teoria e const de motores - ANAC.

Author:
AVATAR

Creation Date:
03/10/2013

Category:
Driving Test
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Com relação a motores térmicos, do que depende sua divisão em grupo/tipo usualemente? Do fluido de trabalho utilizado no ciclo do motor. Dos meios pelos quais a energia mecânica é transformada em força de propulsão. Do método de compressão do fluido de trabalho do motor. Do tipo de ambiente em que vai atuar. Da quantidade de ciclos que consegue produzir em razão de tempo.
A que tipo de motor refere-se as características abaixo? Principal método de compressão: Compressão à turbina. Fluído do trabalho do motor: Mistura arcombustível. Fluído do trabalho de propusão: Ar ambiente. Turbo hélice. Turbo jato. Alternativo. Pulso jato.
A que tipo de motor refere-se as características abaixo? Principal método de compressão: Compressão à turbina. Fluído do trabalho do motor: Mistura arcombustível. Fluído do trabalho de propusão: O mesmo do trabalho do motor. Turbo jato. Turbo hélice. Foguete. Pulso jato.
A que tipo de motor refere-se as características abaixo? Principal método de compressão: Ar de impacto devido a alta velocidade de voo. Fluído do trabalho do motor: Mistura arcombustível. Fluído do trabalho de propusão: O mesmo do trabalho do motor. Estato reator. Turbo hélice. Foguete. Pulso jato.
A que tipo de motor refere-se as características abaixo? Principal método de compressão: Compresão devido à combustão. Fluído do trabalho do motor: Mistura arcombustível. Fluído do trabalho de propusão: O mesmo do trabalho do motor. Pulso jato. Turbo hélice. Foguete. Estato reator.
A que tipo de motor refere-se as características abaixo? Principal método de compressão: Ação alternada dos pistões. Fluído do trabalho do motor: Mistura arcombustível. Fluído do trabalho de propusão: Ar ambiente. Alternativo. Turbo hélice. Pulso jato. Estato reator.
A que tipo de motor refere-se as características abaixo? Principal método de compressão: Compressão devido à combustão. Fluído do trabalho do motor: Mistura oxidador/combustível. Fluído do trabalho de propusão: O mesmo do trabalho do motor. Foguete. Alternativo. Pulso jato. Estato reator.
Relacione os tipos de compressão quanto ao seu respctivo motor. Compressor à turbina. Descolamento positivo, compressor tipo pistão. Ar de impacto devido à velocidade de vôo. Aumento da pressão devido à combustão.
Com relação as exigências gerais que um motor deve obedecer, indique a alternativa ERRADA. Peso. Eficiência. Economia. Confiabilidade.
Se o peso de um motor por B.H.P. (chamado peso específico do motor) diminui, a carga útil que uma aeronave pode transportar, e a performance da aeronave... Aumentam. Diminuem. Não sofre mudança.
O parâmetro básico para descrever a economia de combustível de motores aeronáuticos é, geralmente o __________________. Consumo específico. Peso específico. Potência específica. BHP específica.
Um motor de aeronave é confiável quando pode manter seu desempenho dentro de uma classificação específica, em variações amplas de atitudes de vôo, sob condições atmosféricas extremas. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
____ varia com as condições de operação do motor, tais como temperaturas, duração do tempo em que o motor é operado em alta potência e manutenção recebida. TBO. BHP. TBP. BHB.
Flexibilidade de operação é a capacidade de um motor funcionar suavemente, e apresentar o desempenho desejado a cada regime de operação, em potência máxima. Verdadeiro ou falso? Falso. Verdadeiro.
Limitações de peso, são rigorosamente relacionadas com a compactação necessária. Quanto mais alongado e "espalhado" for o motor, mais fácil se torna manter o peso específico dentro dos limites permissíveis. Verdadeiro ou falso? Falso. Verdadeiro.
Quanto a seleção dos motores relacione as colunas: Para aeronaves cujas velocidades de cruzeiro não excederão 250m.p.h., com requerida economia em alcance de baixa velocidade. Para aeronaves cujas velocidades de cruzeiro não excederão 250m.p.h., com requerido desempenho em grandes altitudes. Para alcançar velocidades de cruzeiros de 180 até 350 m.p.h. Aeronaves que pretendam operar entre altas velocidades sub-sônicas e Mach 2.0.
Qual alternativa não corresponde a uma das peças básicas na construção de um motor alternativo? Magneto. Cárter. Os cilindros. Os pistões. As bielas. Mecanismo de comando de válvulas. Eixo de manivelas.
Motores alternativos podem ser classificados de acordo com a montagem dos cilindros com relação ao eixo de manivelas. Sabendo isso relacione as colunas: Motore em linha. Motores Opostos, tipo O. Motores em V. Motores radiais.
Dentre as características da SEÇÃO DO CÁRTER definidas abaixo, qual é a ERRADA? O cárter está sujeito a muitas variações de vibração e de outras forças. Considerando que os cilindros são presos ao cárter, enormes forças de compressão tendem a arrancar os cilindros do cárter. A base de um motor é o seu cárter. Ele contém os rolamentos nos quais o eixo de manivelas se apoia. Além de auto sustentar-se o cárter deve prover um recipiente para o óleo de lubrificação, e tem que apoiar diversos mecanismos externos e internos do motor. Ele provê apoio para fixaçãodos conjuntos de cilindros e para fixação do motor à aeronave. O cárter deve ser suficientemente rígido e forte para evitar desalinhamento do eixo de manivelas e de seus rolamentos. Ligas de alumínio, fundidas ou forjadas, são geralmente usadas na construção de cárter devido à sua leveza e resistência. Cárteres de aço forjado são utilizados em alguns motores de alta potência.
Dentre as características da SEÇÃO DO NARIZ definidas abaixo, qual é a ERRADA? A seção do nariz nos motores que desenvolvem de 1.000 a 2.500 m.p.h é geralmente cônica e, algumas vezes, contêm nervuras para mantê-la o mais rígido possível. Uma seção de nariz cônica, é utilizada frequentemente em motores de baixa potência de acionamento direto, porque não é requerido espaço extra para alojar as engrenagens de redução da hélice. As formas da seção do nariz variam consideravelmente. Em geral, elas são cônicas ou arredondadas, de forma a manter o metal sob tensão ou compressão, ao invés de esforços cisalhantes. O projeto e construção da seção do nariz constituem um importante fator, pois ela está sujeita a uma ampla variação de forças de vibração.
Dentre as características da SEÇÃO DE POTÊNCIA definidas abaixo, qual é a ERRADA? Essa parte do motor é comumente denominada seção de potência, porque é nela que o movimento rotativo do pistão é convertido em movimento alternativo do eixo de manivelas. Nos motores equipados com biela mestra bipartida e eixo de manivelas tipo maciço, a seção do cárter principal ou de potência pode ser maciça, geralmente de liga de alumínio. A parte frontal dessa seção é aberta quando o prato do diafragma, no qual o rolamento principal dianteiro é montado, for removido. A seção principal bipartida (liga de alumínio ou magnésio) pode ser ligeiramente mais cara, porém permite melhor controle de qualidade da fundição ou forjamento. Essa seção geralmente é necessária, quando a biela mestra maciça e o eixo de manivelas do tipo bipartido são utilizados. Os grandes motores utilizam uma seção principal em liga de aço forjado, a qual é ligeiramente mais pesada, porém apresenta resistência muito maior. O projeto de seções forjadas é, geralmente, de tal forma, que ambas as metades podem ser fabricadas no mesmo molde, de forma a diminuir o custo de fabricação.
Dentre as características da SEÇÃO DIFUSORA definidas abaixo, qual é a ERRADA? Devido a dilatação e contração dos cilindros, as tubulações de admissão, as quais transportam a mistura da câmara difusora através da passagem da válvula de admissão, são montadas para prover uma junta rígida e que deve ser à prova de vazamento. Essa seção dispõe de flange em sua periferia para ligar o conjunto do motor a sua estrutura ou berço, destinados a ligar o motor à fuselagem das aeronaves monomotoras, ou à nacele da estrutura da asa nas aeronaves multimotoras. Os flanges podem ser de construção integral ou separável, como no caso dos berços flexíveis ou dinâmicos. Se a conexão da junta flexível tiver um pequeno vazamento, o motor pode girar em marcha lenta alta devido à mistura pobre. Se o vazamento for maior, não se conseguirá marcha lenta. Em alguns motores radiais, as tubulações de admissão têm comprimento considerável; em alguns motores em linha, essas tubulações estão em ângulos retos com relação aos cilindros. Nesses casos, a flexibilidade das tubulações de admissão ou de suas montagens, elimina a necessidade da junta flexível.
Dentre as características da SEÇÃO DE ACESSÓRIOS definidas abaixo, qual é a ERRADA? A prática nos recentes projetos tem padronizado a montagem dos adaptadores para os diversos acessórios, de forma que eles não sejam intercambiáveis entre os diversos tipos de motores. Em alguns motores, essa seção é fundida em peça única, e provida de meios para fixação de acessórios, tais como magnetos, carburadores, bombas de combustível, óleo e vácuo, motores de partida, geradores, etc., nos diversos locais requeridos, de forma a facilitar o acesso. Os eixos de acionamento de acessórios são montados em buchas de bronze, localizadas nas seções difusora e traseira. Esses eixos se prolongam pela seção traseira e são ligados a engrenagens, das quais se tira potência, ou a arranjos de acionamento que são ligados aos adaptadores de acessórios. A seção de acessórios prevê local de fixação para o carburador, bombas de injeção de combustível, bomba de combustível acionada pelo motor, gerador do tacômetro, gerador de sincronismo para o analisador do motor, filtro de óleo e válvula de alívio de pressão de óleo.
As engrenagens ___________ permitem posição angular de eixos principais curtos para os diversos suportes de acessórios. É a definição de qual tipo de trem de engrenagens dos acessórios? Engrenagens de dentes chanfrados. Engrenagens de dentes retos.
As engrenagens ___________ são utilizadas geralmente para acionar os acessórios com cargas mais pesadas, aqueles que requerem jogo ou folga mínima no trem de engrenagens. É a definição de qual tipo de trem de engrenagens dos acessórios? Engrenagens de dentes retos. Engrenagens de dentes chanfrados.
Os cárteres utilizados nos motores com montagem de cilindros opostos ou em linha, variam de forma para os diferentes tipos de motores. Sabendo isso qual das alternativas abaixo é a ERRADA? O eixo de manivelas é montado em uma posição transversal ao eixo longitudinal do cárter e, é geralmente, suportado por meio de um rolamento principal entre cada curso. O rolamento principal do eixo de manivelas deve ser rigidamente apoiado no cárter. Eles são aproximadamente cilíndricos. Um ou mais lados são facetados para servir de base, onde cilindros são presos por meio de parafusos ou de prisioneiros. O cárter está dividido em duas seções em um plano longitudinal. Essa divisão pode ser no plano do eixo de manivelas, de forma que metade do rolamento principal (e algumas vezes rolamentos do eixo de ressaltos) está montada numa seção do invólucro e a outra metade, na seção oposta. Outro método consiste em dividir o invólucro, de maneira que os rolamentos principais sejam presos apenas a uma seção do invólucro, sobre a qual os cilindros estão presos, proporcionando dessa forma condições de remover a seção do cárter para inspeção sem alterar o ajuste do rolamento.
Qual dos elementos abaixo é tido como a espinha dorsal dos motores alternativos? Eixo de manivelas. Eixo de ressaltos/eixo de comando de válvulas. Biela. Pistão.
O eixo de manivelas mais simples é exatamente o de manivela única ou de 360º. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Marque as 3 partes principais de eixo de manivelas: Munhão. Pino da manivela (moente). Braço da manivela. Eixo.
Um eixo de manivelas está _________ balanceado quando o peso de todo o conjunto de moentes, braço da manivela e contrapesos, está balanceado em volta do eixo de rotação. Estaticamente. Dinamicamente. Mecanicamente. Automaticamente.
Dentre as alternativas abaixo marque os tipos de balanceamentos utilizados no eixo de manivelas: Dinâmica. Estática. Mecânica. Automático.
Um eixo de manivelas está ____________ balanceado, quando todas as forças criadas pela sua rotação e impulsões estão balanceados entre si, de maneira que pouca ou nenhuma vibração é produzida quando o motor está funcionando. Dinamicamente. Estaticamente. Mecanicamente. Automaticamente.
Elas devem ser suficientemente fortes para permanecerem rígidas sob cargas, e ainda serem leves o bastante para reduzir as forças de inércia, as quais são produzidas quando a haste e pistão param, invertem a direção e começam novo movimento ao fim de cada curso. É a definição de qual elemento de um motor alternativo? Biela. Pistão. Eixo de manivelas. Eixo cames. Moente.
Associe os tipos de Bielas com o tipo de motor em que é mais empregada: Conjunto de biela mestra e articulada. Biela plana. Biela tipo forquilha e pá.
Com relação aos pinos de articulação, conclua verdadeiro ou falso: Pinos de articulação podem também ser instalados com um encaixe apertado, de forma que eles possam girar nos furos dos flanges das bielas mestras e, também, nas buchas das hastes articuladas. Esses são chamados de “pinos de articulação flutuantes". Falso. Verdadeiro.
Qual das caracteristicas abaixo está ERRADA com relação ao pistão. O pistão age como uma parede imóvel dentro da câmara de combustão. O pistão de um motor alternativo é uma parte do cilindro que se move para baixo e para cima dentro desse cilindro de aço. Conforme o pistão se move para baixo no cilindro, ele aspira a mistura ar/combustível. Na medida em que ele se move para cima, comprime a carga, ocorre a ignição e os gases em expansão forçam o pistão para baixo.
Quanto a fabricação de um pistão qual alternativa está ERRADA? A maioria dos pistões de motores de aeronaves são usinados de forjamentos de liga de aço cromo molibidênio. E eles podem ser do tipo sapata ou êmbolo. Ranhuras são usinadas em suas faces externas para receberem os anéis do pistão e, aletas de refrigeração, estão instaladas em sua parte interna para grandes transferências de calor para o óleo do motor. Os pistões do tipo sapata não são utilizados nos motores modernos de alta potência, porque eles não proporcionam adequada resistência ao desgaste. A face superior do pistão, ou cabeça, pode ser plana, convexa ou côncava. Rebaixos podem ser usinados na cabeça do pistão, afim de evitar interferência com as válvulas.
Associe as colunas quanto a instalação dos anéis de segmento no pistão: Os anéis de compressão. Os anéis de controle de óleo. O anel raspador de óleo.
O pino do pistão une o pistão à biela. É usinado na forma de tubo, de aço-níquel, forjado, cementado e retificado. O pino do pistão é, algumas vezes, chamado de pino de punho, devido à similaridade entre os movimentos relativos do pistão e da biela com os do braço humano. Verdadeiro ou falso: Verdadeiro. Falso.
A parte do motor na qual a potência é desenvolvida, é chamada de? Cilindro. Pistão. Camara de combustão. Cabeçote.
Existem quatro fatores principais que precisam ser considerados no projeto e construção do conjunto de um cilindro. Dentre as alternativas abaixo uma está ERRADA, identifique-a: Tem que possuir boas propriedades de restrição de calor, para um eficiente resfriamento. O cilindro tem que ser suficientemente forte para resistir às pressões internas, desenvolvidas durante a operação do motor. Tem que ser construído de um metal leve para diminuir o peso do motor. Tem que ser comparativamente fácil e barato quanto à fabricação, inspeção e manutenção.
Idantifique o tipo do pistão nº 01: Plano. Rebaixado. Concavo. Convexo.
Idantifique o tipo do pistão nº 02: Rebaixado. Plano. Concavo. Convexo.
Idantifique o tipo do pistão nº 03: Concavo. Plano. Rebaixado. Convexo.
Idantifique o tipo do pistão nº 04: Convexo. Plano. Rebaixado. Concavo.
Em quantas partes dividi-se um cilindro? 2, cabeça e corpo. 3, cabeça, corpo e saia. 2, cabeça e saia. 3, cabeça, saia e topo.
Quanto a cabeça e corpo do cilindro,defina e indique qual alternativa está ERRADA: O corpo do cilindro é fabricado de liga de aço forjado, com a face interna endurecida para resistir ao desgaste provocado pelo pistão e pelos anéis, os quais deslizam apoiados nele. A finalidade da cabeça do cilindro é prover um lugar para a combustão da mistura ar/combustível, e dar ao cilindro maior condutividade de calor para uma adequada refrigeração. As passagens das válvulas de admissão e escapamento estão localizadas na cabeça do cilindro, junto com as velas e mecanismos das válvulas. Em alguns exemplos, o corpo tem roscas na superfície externa de uma extremidade, para que ele possa ter a cabeça rosqueada.
Quanto a numeração dos cilindros e ordem de fogo, defina e indique qual alternativa está ERRADA: Nos motores em linha, a ordem de fogo tem que seguir um padrão especial, uma vez que os impulsos provocados pela explosão têm que seguir o movimento do braço de manivelas durante sua rotação. Cilindros de motores radiais são numerados no sentido horário quando vistos da seção de acessórios. Os cilindros dos motores em linha ou em V são conhecidos como séries direita e esquerda, quando vistas da parte dos acessórios. A numeração dos cilindros de motores opostos não segue um padrão. Alguns fabricantes numeram seus cilindros a partir da traseira, e outros, da parte dianteira do motor. A ordem de fogo de um motor, é a sequência na qual o tempo motor ocorre nos diferentes cilindros. A ordem de fogo é projetada para proporcionar o balanceamento, e para eliminar a vibração ao máximo possível.
A face de uma válvula é normalmente retificada em ângulos de... 30º ou 45º. 45° ou 60°. 35° ou 40°. 30° ou 40°.
Associe o tipo de valvula ao seu material de contrução: Admissão Escapamento.
As válvulas de admissão são abertas antes do êmbolo ou pistão atingir o ponto morto superior, e as válvulas de escapamento permanecem abertas após o ponto morto superior. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Anel ou aneis de ressaltos são utilizados em que tipo de motor? Radial. Alternativo. Turbo-hélice. Turbo-jato.
Com relação a velocidade do eixo de manivelas e o eixo de ressaltos é correto afirmar que: A engrenagem do eixo de resaltos opera com metade da velocidade do eixo de manivelas. A engrenagem do eixo de manivelas opera com metade da velocidade do eixo de ressaltos. A engrenagem do eixo de resaltos opera com a mesma velocidade do eixo de manivelas. A engrenagem do eixo de resaltos opera com 25% da velocidade do eixo de manivelas.
A função do conjunto de tuchos, é converter o movimento de rotação do lóbulo do anel de ressaltos em movimento alternativo, e transmitir esse movimento para a haste impulsora, e balancim, e então para a extremidade da válvula, abrindo esta no tempo apropriado. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro Falso.
Marque a alternativa ERRADA: Os balancins transmitem a força de acionamento do eixo de manivelas para as válvulas. Alguns motores de aeronaves incorporam tuchos hidráulicos, os quais, automaticamente, mantêm a folga das válvulas a zero, eliminando a necessidade de qualquer ajuste no mecanismo de claro de válvulas. As hastes impulsoras de forma tubular transmitem a força de levantamento do tucho para o balancim. Os conjuntos de balancins são suportados por mancais lisos, de roletes ou de esferas, ou uma combinação deles, os quais servem como um eixo.
Cada válvula é fechada por meio de... Duas ou três molas helicoidais. Três ou quatro molas helicoidais. Uma ou duas molas helicoidais. Duas ou quatro molas helicoidais.
Qual definição abaixo, sobre mancal, está ERRADA? Mancais de roletes são fabricados de muitos tipos e formas, porém os dois tipos geralmente usados nos motores de aeronaves são os roletes curvos e de roletes cônicos. Um mancal é qualquer superfície que suporta, ou é suportada, por outra superfície. Mancais lisos estão, geralmente, sujeitos apenas a cargas radiais, embora alguns tenham sido projetados para absorver cargas de empuxo. Um mancal de esferas consiste em canais ranhurados interno e externamente, um ou mais conjuntos de esferas, e, nos mancais projetados para serem desmontáveis, um retentor.
existem três (03) tipos de engrenagem de redução de hélice que são mais usados, marque o que NÃO faz parte desses três (03). Pinhão conico. Planetário de dentes retos. Planetário de dentes chanfrados. Pinhão cilíndrico.
Os eixos de hélices podem ser de três tipos principais: cônico, estriado ou flangeado. Qual(ais) deles é/são indentificado(s) pelos números SAE? Estriado e flangeado. Cônico. Estriado. Flangeadoe Cônico.
Marque a alternativa ERRADA com relação ao eixo da hélice: O eixo de uma hélice de motor com baixa potência de saída, geralmente é estriado. Ele é rosqueado em uma extremidade, para fixar a porca do cubo da hélice. O eixo de hélice, da maioria dos motores de baixa potência de saída, é forjado como parte do eixo de manivelas. Eixos de hélice cônicos são comuns tanto em motores mais antigos, quanto em motores em linha. O eixo da hélice pode ser conectado por meio de engrenagens redutoras ao eixo de manivelas do motor, porém nos pequenos motores o eixo da hélice é simplesmente uma extensão do eixo de manivelas.
Chamamos de diâmetro de um cilindro, seu diâmetro interno. O curso é a distância que o êmbolo se move de uma extremidade à outra do cilindro, especificamente do p.m.s. (ponto morto superior) ao p.m.i. (ponto morto inferior), ou vice-versa. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Trabalho é força dividida pela distância. O trabalho realizado por uma força agindo sobre um corpo, é igual ao produto dessa força pela distância através da qual ela age. Verdadeiro ou falso? Falso. Verdadeiro.
Relacione tempos e fases de um motor quatro (04) tempos: Admissão. Compressão. Motor. Escapamento.
Marque a definição ERRADA: Potência de atrito é a potência indicada mais a potência de freio. É a potência usada por um motor para vencer o atrito entre as partes móveis, aspirar combustível, expulsar os gases de escapamento, acionar bombas de óleo e combustível, e similares. A razão de compressão de um motor, é uma comparação do volume de um cilindro quando o êmbolo está no ponto morto inferior, e o volume quando ele está no ponto morto superior. Potência indicada é a potência desenvolvida na câmara de combustão sem referência à perdas por atrito no interior do motor. É a potência teórica de um motor sem atrito. A potência total pedida para vencer o atrito, tem que ser subtraída da potência indicada, para chegar à potência real entregue à hélice. A potência entregue para a hélice para trabalho útil é conhecida como B.H.P. (potência ao freio).
Se uma hélice pudesse ser projetada para ser 100% eficiente, o empuxo e a potência freio seriam os mesmos. Contudo, a eficiência da hélice varia com a velocidade do motor, atitude, altitude, temperatura e velocidade do ar; portanto, a razão da potência de empuxo e a potência ao freio entregue para o eixo da hélice nunca serão iguais. Veradeiro ou falso? Veradeiro. Falso.
Associe as caracteristicas ao seu correto Rendimento: A razão de trabalho útil produzido por um motor, em relação à energia calorífica do combustível que ele utiliza, expresso em unidades de trabalho e calor é chamado de... É a taxa que mostra o quanto da potência desenvolvida pelos gases expandidos no cilindro são realmente entregues na saída do eixo. É uma comparação entre BHP e IHP. É uma comparação entre volume da carga ar/combustível (corrigida pela temperatura e pressão) introduzida nos cilindros e o deslocamento total do êmbolo do motor. Uma vez que o rendimento de qualquer máquina é a razão entre a potência útil de saída e a de entrada o _______________ é a razão entre a potência de empuxo e a potência ao freio.
O fator que mais influência as características de construção de um motor de turbina a gás é o tipo _______________ para o qual o motor é projetado. Do compressor. Da turbina. Das hélices ou fan. Da câmara de combustão.
Marque a definição INCORRETA: Uma função secundária do compressor é suprir ar em quantidade suficiente às necessidades dos queimadores de combustão. A entrada de ar é projetada de forma a dirigir o ar para o compressor com um mínimo de perda de energia, resultante do arrasto aerodinâmico ou pressão de impacto; ou seja, o fluxo de ar no compressor deve estar livre de turbulência para alcançar o máximo de eficiência de operação. A função principal é da seção de acessórios prover espaço para instalação dos acessórios necessários à operação e controle do motor. Geralmente, também são incluídos acessórios concernentes à aeronave, tais como geradores elétricos e bombas de fluidos. Uma função secundária do compressor é suprir ar de sangria para as diversas finalidades no motor e na aeronave.
Qual seção do motor é responsável por as seguintes funções: *Pressurização, aquecimento e refrigeração da cabine. *Equipamentos de degelo e anti-gelo. *Partida penumática de motores. *Unidade de acionamento auxiliar/unidade de força auxiliar (APU). *Sistema servo de reforço. *Potência para acionamento de instrumentos. Seção do compressor. Entrada de ar. Seção de acessórios. Seção da turbina.
A quantidade de ar que entra no motor depende de três fatores. Identifique-as: Velocidade do compressor. Velocidade da aeronave. Densidade do ar ambiente. Velocidade da turbina. Altitude. Peso.
As características abaixo pertencem a qual tipo de compressor? *Alta pressão a cada estágio. *Boa eficiência sobre largo alcance de velocidade rotacional. *Simplicidade de fabricação, além do baixo custo. *Baixo peso. *Necessidade de baixa potência de partida. **Extensa área frontal para o fluxo obtido. **Não são práticos para mais de dois estágios, devido às perdas nas curvas entre estágios. Fluxo centrífugo. Fluxo axial.
Ligue as caracteristicas de um motor de fluxo axial e outro de fluxo centrifugo: Fluxo Centrífugo Fluxo Axial.
As características abaixo pertencem a qual tipo de compressor? *Alto rendimento máximo. *Pequena área frontal para um dado fluxo de ar. *Fluxo direto, permitindo alta eficiência de impacto. *Elevação da pressão, através do aumento do número de estágios com perdas desprezíveis. **São eficientes apenas numa estrita faixa de rotação. **Difícil fabricação e alto custo. **Relativamente pesado. **Requer alta potência para partida. Fluxo axial. Fluxo centrífugo.
Qual dos tipos de câmara de combustão está ERRADO? Câmara simples ou anular. Câmara múltipla ou caneca. Anular ou tipo cesta. Caneca anular, ou canelar.
Qual definição abaixo está ERRADA? Os componentes da seção de escapamento têm que dirigir o fluxo de gases quentes para trás, de maneira a evitar turbulência e ao mesmo tempo conceder uma alta velocidade final ou de saída para os gases. A seção de escapamento está localizada atrás da seção da turbina, e termina quando os gases são ejetados na parte traseira, na forma de jato de baixa velocidade. A seção de combustão encerra o processo de combustão, o qual eleva a temperatura do ar que passa através do motor. Esse processo libera a energia contida na mistura ar/combustível. A maior parte dessa energia é requerida na turbina para acionar o compressor. A energia remanescente cria uma reação ou propulsão e desemboca na traseira do motor na forma de jato em alta velocidade. A turbina transforma uma quantidade de energia cinética dos gases de escapamento em energia mecânica, para acionar o compressor e acessórios. Essa é a única finalidade da turbina e, essa função, absorve aproximadamente 60 a 80% da energia total da pressão dos gases de escapamento.
Associe o elemento a suas caracteristicas, com relação as seções principais do motor turbojato: Difusor. Adaptadores de ar. Rotor do motor. Mancais principais.
Assinale a alternativa ERRADA quanto a um motor turbo hélice: Um motor turbo hélice geralmente tem menos estágios que a do motor turbojato. É a combinação de uma turbina a gás e uma hélice. O conjunto da seção de potência, o qual contém os componentes maiores usuais dos motores de turbina a gás (compressor, câmara de combustão, turbina e seção de escapamento). É um dos quatro grupos que um motor turbo hélice tipico. o conjunto da caixa de engrenagens ou engrenagens de redução, o qual contém aquelas seções peculiares à configuração do turboélice. É um dos quatro grupos que um motor turbo hélice tipico.
Um motor de turbina a gás, que entrega potência através de um eixo para acionar alguma coisa além da hélice é chamado de motor à turbina. Motores à turbina são similares aos motores turboélices. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
O princípio geral do motor ________ é converter o máximo de energia do combustível em pressão. Turbofan Turbo hélice Turbo jato Alternativo.
A eficiência térmica é o fator principal no desempenho de uma turbina a gás. É a razão entre o trabalho líquido produzido pelo motor e a energia química suprida na forma de combustível. Os três fatores mais importantes que afetam a eficiência térmica são: a temperatura da entrada da turbina, a razão de compressão; e as eficiências componentes do compressor e da turbina. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Falso.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.