Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONsimulado MPG 18

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
simulado MPG 18

Description:
período 1

Author:
AVATAR

Creation Date:
31/08/2018

Category:
Others

Number of questions: 73
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Em sentido amplo, CATALOGAR significa inserir DADOS em um CATÁLOGO. Como uma das ATIVIDADES DO ABASTECIMENTO, a CATALOGAÇÃO compreende o CONJUNTO DE TAREFAS a seguir: IDENTIFICAÇÃO; CLASSIFICAÇÃO; CODIFICAÇÃO; e INCLUSÃO NA BASE DE DADOS DA MARINHA. VERDADEIRO FALSO.
estabelecer uma LINGUAGEM ÚNICA entre os elementos envolvidos no PROCESSO DE ABASTECIMENTO, por meio de MÉTODOS PADRONIZADOS para Identificação, Classificação e Atribuição de códigos de interesse da MARINHA.
Esta ATIVIDADE está ORGANIZADA sob a forma de SISTEMA, sujeita à Orientação, Coordenação e Controle específicos do ÓRGÃO DE SUPERINTENDÊNCIA, sem PREJUÍZO da subordinação das OM envolvidas ao ÓRGÃO em cuja estrutura administrativa estiverem integrados.
É o CONJUNTO de ÓRGÃOS, PROCESSOS e RECURSOS de qualquer natureza, INTERLIGADOS e INTERDEPENDENTES, estruturados com a FINALIDADE de PLANEJAR, EXECUTAR e CONTROLAR as atividades de Catalogação da MB.
SISTEMA COMPUTACIONAL O SCMB é apoiado pelo Sistema de Informações Gerenciais de Abastecimento (SINGRA). VERDADEIRO FALSO.
ESTRUTURA FUNCIONAL DO SCMB Compreende os Seguintes ÓRGÃOS: SGM DAbM AgCat DFM DAdM.
É o ÓRGÃO de SUPERINTENDÊNCIA do SCMB.
É o COA da MB.
São os ÓRGÃOS do SCMB responsáveis pela CORRETA e OPORTUNA coleta dos DADOS sobre o MATERIAL a ser INTRODUZIDO no serviço da MARINHA.
Os ÓRGÃOS TÉCNICOS do SAbM, que executam a "ATIVIDADE TÉCNICA DE CATALOGAÇÃO", são denominados de que?.
É um meio de IDENTIFICAÇÃO que INDIVIDUALIZA, de FORMA PADRONIZADA, cada ITEM DE SUPRIMENTO, dentro de um determinado universo de material. Consiste, basicamente, em um CÓDIGO ALFANUMÉRICO, atribuído a cada item de determinado sistema, com o propósito de permitir um meio FÁCIL e SUCINTO de distingui-lo dos demais pertencentes ao mesmo sistema..
É o PRINCIPAL CÓDIGO atribuído a um ITEM DE SUPRIMENTO, num determinado SISTEMA DE MATERIAL, ou seja, aquele que o INDIVIDUALIZA dentro desse sistema.
os SCMB utilizados são o "NSN", o NBE e o NEB; este ÚLTIMO em caráter excepcional e diante da IMPOSSIBILIDADE de atribuição dos ANTERIORES. VERDADEIRO FALSO.
NE adotado pela OTAN, composto de TREZE dígitos, sendo que os primeiros QUATRO formam o código de GRUPO-CLASSE, os DOIS seguintes indicam o IPC, ou seja, o Centro Nacional de Catalogação (CNC) quem PRIMEIRO catalogou o item, e os SETE dígitos finais NÃO são significativos, contundo, são atribuídos para um e somente um item de suprimento dentro do PAÍS codificador.
É o NE adotado pelo SISMICAT(SISCADE), TEM O IPC 00 e obedece à mesma estrutura do NSN. VERDADEIRO FALSO.
NEB é o NE "provisório" adotado pelo SCMB, tem o IPC"19" obedece à mesma estrutura do NSN e é atribuído somente pelo SGM em casos excepcionais. VERDADEIRO FALSO.
REFERÊNCIA(REF) A REFERÊNCIA, qualquer que seja o tipo, deve ser qualificada, uma vez que por si só não agrega valor a uma perfeita IDENTIFICAÇÃO do ITEM DE SUPRIMENTO. O SCMB adota, como qualificadores de referência, os constantes no MANUAL do SISMICAT. VERDADEIRO FALSO.
É obtida a partir da combinação do CÓDIGO atribuído ao FABRICANTE (CODEMP), no âmbito do SOC/SISMICAT/SCMB, com o código que o próprio atribuiu ao item de sua produção.
É um código NUMÉRICO ou ALFANUMÉRICO, atribuído por fabricante ou órgão com ascendência sobre o projeto, que distingue PARCIAL ou COMPLETAMENTE um determinado ITEM DE PRODUÇÃO.
REF são usados por FABRICANTES para IDENTIFICAR as peças necessárias à produção de um EQ. VERDADEIRO FALSO.
Os ÓRGÃOS de MANUTENÇÃO se apoiam nos NUMREF indicados nos MANUAIS de EQ e gravados nas peças, para chegarem ao NE e encaminharem o PEDIDO do ITEM DE SUPRIMENTO ao SAbM. VERDADEIRO FALSO.
Os ÓRGÃOS de OBTENÇÃO utilizam as REF associados aos NE para executarem a compra junto aos FORNECEDORES, informando claramente que item pretende ADQUIRIR. VERDADEIRO FALSO.
É um veículo de apresentação de INFORMAÇÕES, organizado segundo uma DETERMINADA ORDENAÇÃO, visando a fornecer INFORMAÇÕES necessárias a uma determinada atividade, da forma MAIS RÁPIDA, PRECISA E COMPLETA possível. CATALOGAÇÃO CATÁLOGO MANUAL NUMREF REF.
É o MODO segundo o qual as INFORMAÇÕES são APRENSENTADOS no CATÁLOGO.
A informação BÁSICA para a utilização de um CATÁLOGO, qualquer que seja sua ORDENAÇÃO, é a "CHAVE". quando relativa a MATERIAL, está chave é, geralmente, um NE. VERDADEIRO FALSO.
É uma UNIDADE ou PEÇA, responsável por uma ação definida e necessária à operação normal do EQ ou UNIDADE a que pertence. COMPONENTE EQUIPAMENTO EQUIPAGEM ACESSÓRIO.
Um EQ pode ser constituído por uma ÚNICA UNIDADE. VERDADEIRO FALSO.
É um CONJUNTO de COMPONENTES (Unidades e Peças), intimamente relacionados, capaz de produzir um determinado trabalho ou atender à determinada função, com o emprego de alguma forma de ENERGIA seja MECÂNICA, ELÉTRICA, etc. EQUIPAMENTO EQUIPAGEM UNIDADE COMPONENTE ACESSÓRIO.
A UNIDADE é composta de PEÇAS. VERDADEIRO FALSO.
É cada um dos MAIORES componentes de um EQ, fisicamente independente e funcionalmente individualizável. UNIDADE PEÇA ACESSÓRIO EQUIPAGEM CPMPONENTE.
Para efeitos de GERÊNCIA, cada UNIDADE deve ser CONSIDERADA e CONTROLADA como se fosse uma EG. VERDADEIRO FALSO.
É uma PEÇA NÃO imprescindível à operação de um EQ ou UNIDADE, mas que AUXILIA ou MELHORA essa operação. ACESSÓRIO COMPONENTE PEÇA EQUIPAGEM UNIDADE.
É um CONJUNTO de ITENS DE SUPRIMENTO, normalmente PORTÁTIL, que deve existir em determinado setor da OM para atender a um serviço ESPECÍFICO. EQUIPAMENTO EQUIPAGEM COMPONENTE PEÇA ACESSÓRIO UNIDADE.
O SOBRESSALENTE é mantido em reserva, nos PAIÓIS, enquanto a EQUIPAGEM é mantida nas INCUMBÊNCIAS, para utilização em determinado serviço. VERDADEIRO FALSO.
É o conjunto de ATIVIDADES TÉCNICAS e GERENCIAIS, especialmente desenvolvidas que, no contexto do SAbM, viabiliza a obtenção NO PAÍS em substituição aos ITENS e EQUIPAMENTOS importados.
É o PROCESSO que, a partir da ANÁLISE e MEDIÇÃO de um a AMOSTRA FÍSICA, permite o LEVANTAMENTO de informações TÉCNICAS sobre um determinado ITEM ou EQUIPAMENTO, tornando viável a sua fabricação, em auxilio ao PROCESSO DE OBTENÇÃO.
É o PROCESSO conduzido por um ODT que, por meio de ESTUDOS e ENSAIOS LABORATÓRIAS suficientes para avaliar um ITEM ou EQUIPAMENTO, tem o PROPÓSITO de assegurar sua adequação ao uso, em SUBTITUIÇÃO ao ORIGINAL.
Entende-se como ADEQUAÇÃO ao uso, a constatação de que o ITEM ou EQUIPAMENTO apresenta CARACTERÍSTICAS e DESEMPENHO similares ao ORIGINAL, permitindo a operação SATISFATÓRIA e SEGURA do MEIO a que se DESTINA. VERDADEIRO FALSO.
É o PROCESSO conduzido por um ODT que, por meio de ESTUDOS e AVALIAÇÕES pertinentes atestam que uma determinada EMPRESA é capaz de prestar serviços em EQ/COMPONENTES ou de produzir um ITEM DE SUPRIMENTO para FORNECIMENTO do SAbM. CERTIFICAÇÃO OU QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EMPRESAS QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EMPRESAS CERTIFICAÇÃO TÉCNICA DE EMPRESAS HOMOLOGAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS.
COMPETE ao ODS o estabelecimento de NORMAS e PROCEDIMENTOS para a HOMOLOGAÇÃO de ITENS e para a CERTIFICAÇÃO de EMPRESAS referente a TODO MATERIAL sob a sua JURISDIÇÃO. VERDADEIRO FALSO.
O PROCESSO de NACIONALIZAÇÃO de EQ ou de ITENS DE SUPRIMENTO terá INÍCIO com a INSERÇÃO do PNAC no SINGRA, através do SUBSISTEMA "CATALOGAÇÃO". VERDADEIRO FALSO.
Após a ATUALIZAÇÃO no SINGRA, o ODT informará a EMGEPRON o NSN do EQ/ITEM NACIONALIZADO, visando a possibilidade de um FUTURA comercialização destes. VERDADEIRO FALSO.
No caso de EQ, os RECURSOS necessários à MANUTENÇÃO das ATIVIDADES DE NACIONALIZAÇÃO serão CUSTEADOS por projeto GERENCIADO pelo ODT responsável. Em caso ITENS DE SUPRIMENTO, serão alocados recursos, pela DAbM, no PROJETO P-6108 - OBTENÇÃO/NACIONALIZAÇÃO DE ITENS DE SUPRIMENTO. VERDADEIRO FALSO.
Caberá à DAbM verificar a possibilidade de comercialização, no PAÍS ou EXTERIOR, de EQ ou ITEM DE SUPRIMENTO nacionalizado no âmbito da MB. VERDADEIRO FALSO.
O Número de Estoque (NEB/NBE/NSN) é um símbolo composto por TREZE dígitos, sendo os SEIS PRIMEIROS SIGNIFICATIVO e os SETE SEGUINTES SEM SIGNIFICADO. VERDADEIRO FALSO.
Os IPC MAIS usados na MB estão relacionados a seguir: 00 a 09 11 12 13 14 15 17.
Os IPC MAIS usados na MB estão relacionados a seguir: 19 21 22 25 66 98 99.
ATRIBUIÇÃO DO NE RESPONSABILIDADE cabe aos Centros Nacionais de Catalogação ATRIBUIR e CONTROLAR os NSN de seus respectivos PAÍSES. VERDADEIRO FALSO.
A quem cabe ATRIBUIR e CONTROLAR os NBE. CECAFA SISMICAT COA AgCat SGM.
A quem cabe ATRIBUIR os NEB provisórios de IPC BR. CECAFA SISMICAT COA AgCat SGM.
De acordo com o dicionário Aurélio, catalogar é o ato de “Relacionar em catálogo; classificar; inventariar”. VERDADEIRO FALSO.
Podemos conceituar a catalogação nos moldes do SOC e do SISMICAT (Sistema Militar de Catalogação) como o conjunto de tarefas, normas e procedimentos para a coleta de dados técnicos e o estabelecimento da identificação de itens e empresas de interesse de um determinado Órgão e sua ordenação na forma de um catálogo. VERDADEIRO FALSO.
O processo de catalogação visa, COLETAR informações sobre itens de suprimento e empresas, e reuni-las em um MANUAL. VERDADEIRO FALSO.
A catalogação de itens nos moldes do SOC/SISMICAT está fundamentada em um processo ORDENADO de estabelecimento de uma linguagem ÚNICA de identificação de materiais. VERDADEIRO FALSO.
A linguagem ÚNICA da catalogação prevê que os itens devem ser IDENTIFICADOS, em todos os PAÍSES integrantes do sistema, seguindo a MESMA metodologia. VERDADEIRO FALSO.
Na medida em que todos os países utilizam uma sistemática uniforme para IDENTIFICAR seus itens, criando uma linguagem ÚNICA de suprimento, está estabelecido o caminho para a INTERNACIONALIDADE. VERDADEIRO FALSO.
A CHAVE para o sucesso da linguagem uniforme estabelecida pelo SOC é a ORDENAÇÃO. VERDADEIRO FALSO.
O Sistema OTAN de Catalogação é diretamente derivado do Federal Catalog System – sistema norte-americano de identificação de materiais. VERDADEIRO FALSO.
Além de CRIAR uma linguagem ÚNICA, a FINALIDADE da ORNADENAÇÃO é converter os DADOS em uma linguagem INFORMATIZADA, para armazenamento em um BANCO, que facilite a sua troca e a busca destes pelo USUÁRIO. VERDADEIRO FALSO.
A partir do momento em que um ITEM é IDENTIFICADO dentro da metodologia do SOC/SISMICAT, este recebe um CÓDIGO, formado por 13 DÍGITOS NÚMERICOS, pelo qual passa a ser INTERNACIONALMENTE reconhecido. Este código é o NATO Stock Number, ou NSN (número OTAN de estoque). VERDADEIRO FALSO.
O NSN representa, pois, um CONCEITO de um item que SATISFAZ a uma necessidade LOGÍSTICA. VERDADEIRO FALSO.
GERENCIAR por NSN possibilita identificar claramente um conceito de item que SATISFAÇA um REQUISITO LOGÍSTICO e, a partir daí, investigar que itens existentes no mercado se adequam a esse conceito. VERDADEIRO FALSO.
a CATALOGAÇÃO tem de gerar ECONOMIA DE RECURSOS e AUXILIAR NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS, seus DOIS PROPÓSITOS fundamentais. VERDADEIRO FALSO.
O NSN (no Brasil, também chamado de NBE – Número Brasileiro de Estoque) é estruturado da seguinte forma: os QUATRO PRIMEIROS números representam o código da CLASSE em que o item foi enquadrado; os DOIS números SUBSEQUENTES indicam o código do NCB (National Codification Bureau – Centro Nacional de Catalogação) do PAÍS que catalogou o item (índice de Procedência de Catalogação - IPC); e os SETE FINAIS são números SEQUENCIAS NÃO significativos, gerados pelo Sistema de Catalogação do PAÍS que catalogou o item. VERDADEIRO FALSO.
O NSN pode ser DIVIDIDO em DUAS partes: a CLASSE e o NIIN (NATO Item Identification Number, ou, em português, NII – Número Identificador de Item). A classe é a parte variável do NSN, pois, cumpridos certos requisitos, poderá ser ALTERADA durante a vida útil do item. O NIIN é a parte invariável do NSN: uma vez atribuído, JAMAIS será ALTERADO. VERDADEIRO FALSO.
Correlacione conforme os IPC: 20 e 21 53 33 23.
É uma FERRAMENTA para otimização do apoio LOGÍSTICO.
BENEFÍCIOS DA CATALOGAÇÃO: BENEFÍCIOS ECONÔMICOS BENEFÍCIOS OPERACIONAIS.
BENEFÍCIOS DA CATALOGAÇÃO BENEFÍCIOS ECONÔMICOS: Redução de Estoques. Eliminação de estoques redundantes. Economia durante o ciclo de vida de um EQ. Economia na aquisição de itens.
Todos os itens cuja AQUISIÇÃO CONSTANTE, ESTOQUE ou DISTRIBUIÇÃO requeiram gerenciamento por um serviço logístico qualificado e que concorram para que as FORÇAS e demais ÓRGÃOS USUÁRIOS do SISMICAT possam cumprir suas missões DEVEM ser catalogados. VERDADEIRO FALSO.
O fundamento para a determinação dos itens que DEVEM ser catalogados vem da distinção entre DOIS conceitos FUNDAMENTAIS para a catalogação.
É uma PEÇA ou um CONJUNTO DE PEÇAS ou OBJETOS agrupados sob um mesmo NUMREF, em conformidade com os mesmos desenhos de projeto de engenharia, especificações e requisitos de testes de inspeção. Ou seja, são todos os itens fabricados e disponíveis no mercado. .
É TODO itens de produção ou GRUPO de itens de produção definido, por um serviço LOGISTICO qualificado, como NECESSÁRIO para a satisfação de uma NECESSIDADE específica. Ou seja, é o item que, do ponto de vista logístico, deve ser GERENCIADO, ou por ser frequentemente adquirido, ou por haver necessidade de mantê-lo em ESTOQUE para utilização e/ou distribuição a órgãos que dele necessitam. .
Report abuse Consent Terms of use