Sistemas Operacionais

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Sistemas Operacionais

Description:
Sistemas Operacionais

Author:
AVATAR

Creation Date:
24/08/2014

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
O Microsoft Windows XP é nativamente um sistema operacional: Nenhuma das alternativas. Microkernel. Monotarefa. Que previne-se contra deadlocks. Multiprogramado.
A maioria dos autores classifica os sistemas operacionais entre os seguintes tipos: sistemas monotarefa ou multitarefa, sistemas monousuário ou multiusuário, sistemas monoprocessados ou multiprocessados. Em relação a essas classificações, marque a alternativa correta: Um sistema operacional multiprocessado não é necessariamente um sistema multitarefa. Um sistema operacional multitarefa é necessariamente um sistema multiprocessado. Em sistemas operacionais multitarefa monoprocessados a execução de diferentes programas é simultânea. Todo sistema operacional multiusuário é ao mesmo tempo um sistema multitarefa. Todo sistema operacional multitarefa é necessariamente um sistema multiusuário.
O Sistema Batch, foi primeiro tipo de sistemas operacionais desenvolvido para MAINFRAMES, quais foram os outros? Sistema Desktop e Sistemas Multiprogramados; Sistemas Multiprogramados e Sistema de Tempo Compartilhado; Sistemas Multiprocessadores e Sistemas de Tempo Compartilhado Sistemas Distribuídos e Sistemas Agrupados; Sistemas De Tempo Real e de Tempo Real Rígido;.
Suponha que um usuário esteja utilizando um editor de texto em um terminal Windows. Em um dado momento ele nota que o computador ficou lento. O usuário confirma que aparentemente não há nenhum programa sendo executado além do Windows e do Word. Ao conferir no gerenciador de tarefas, ele observa que existe um novo processo chamado "backup". Entretanto, não há nenhuma interface para lidar com esse processo. Neste caso, podemos dizer que o processo "backup" é um processo do tipo: background. I/O-bound. monotarefa. CPU-bound. foreground.
À instância de um programa em execução chamamos processo. Cada processo no sistema pode estar em algum de seus estados em certo momento. Um processo no estado executando passa para o estado pronto, quando: ocorre quando o processo deve aguardar um recurso ocorre quando o processo é interrompido e novo processo será selecionado término do programa ocorre apenas na admissão ocorre quando a solicitação de recurso é atendida.
Um processo do tipo CPU-bound é aquele que faz poucas operações de entrada e saída. Por outro lado, processos do tipo I/O-bound são aqueles que fazem muita leitura de disco ou requerem muita interação com o usuário. Desta forma, conclui-se que os processos que ficam a maior parte do tempo nos estados "pronto" e "executando" são os processos do tipo: Não é possível classificar o processo com as informações fornecidas. CPU-bound e I/O-bound ao mesmo tempo CPU-bound. O processo em questão não é CPU-bound nem I/O-bound. I/O-bound.
Sabe-se que cada processo tem seu próprio contexto de software, contexto de hardware e espaço de endereçamento. Já as threads de um mesmo processo compartilham o mesmo contexto de software e espaço de endereçamento, apesar de terem contexto de hardware próprio. Isto posto, marque a assertiva VERDADEIRA: O uso de threads não influencia no desempenho, pois durante a interrupção de um thread é necessário salvar contexto de hardware, de software e espaço de endereçamento. O uso de threads representa ganhos em termos de desempenho, pois durante a interrupção de um thread apenas o contexto de software precisa ser salvo, já que o contexto de hardware e o espaço de endereçamento são os mesmos entre os vários threads. O uso de threads representa ganhos em termos de desempenho, pois durante a interrupção de um thread apenas o espaço de endereçamento precisa ser salvo, já que o contexto de software e de hardware são os mesmos entre os vários threads. O uso de threads diminui o desempenho, pois durante a interrupção de um thread é necessário salvar contexto de hardware, de software e espaço de endereçamento. O uso de threads representa ganhos em termos de desempenho, pois durante a interrupção de um thread apenas o contexto de hardware precisa ser salvo, já que o contexto de software e o espaço de endereçamento são os mesmos entre os vários threads.
Uma alternativa para o aumento de desempenho de sistemas computacionais é o uso de processadores com múltiplos núcleos, chamados multicores. Nesses sistemas, cada núcleo, normalmente, tem as funcionalidades completas de um processador, já sendo comuns, atualmente, configurações com 2, 4 ou mais núcleos. Com relação ao uso de processadores multicores, e sabendo que threads são estruturas de execução associadas a um processo, que compartilham suas áreas de código e dados, mas mantêm contextos independentes, analise as seguintes asserções: Ao dividirem suas atividades em múltiplas threads que podem ser executadas paralelamente, aplicações podem se beneficiar mais efetivamente dos diversos núcleos dos processadores multicores. PORQUE O sistema operacional nos processadores multicores pode alocar os núcleos existentes para executar simultaneamente diversas sequências de código, sobrepondo suas execuções e, normalmente, reduzindo o tempo de resposta das aplicações às quais estão associadas. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Considere uma aplicação baseada em threads em um sistema operacional com suporte a threads de kernel. Se uma das threads desta aplicação for bloqueada para aguardar um acesso ao disco podemos afirmar que as demais threads deste processo: Serão interrompidas provocando um erro no processo. Terão a prioridade reduzida para aguardar o desbloqueio da thread que solicitou o acesso ao disco Serão bloqueadas também para impedir a ocorrência de erros Poderão continuar executando se não dependerem da thread que foi bloqueada Não serão bloqueadas mas ficaram aguardando o desbloqueio da thread que solicitou o acesso ao disco.
Preciso de canetas e apagador para a aula. Peguei as canetas, mas parei para conversar um pouco. Ao tentar pegar o apagador fiquei sabendo que outro professor pegou o apagador para um reunião não programada e aguardava a caneta que não estava mais sobre a mesa para começar a reunião. Fiquei esperando que o apagador fosse devolvido e, como isso não aonteceu, resolvi guardar as canetas para a segunda aula e continuar aguardando o apagador. Fiquei sabendo que o outro professor também não começou a reunião pois ficou aguardando as canetas e também resolveu aguardar. Nesta situação podemos identificar a ocorrência de: Um deadlock que poderá ser solucionado quando o professor desistir da aula. Uma condição de corrida Um evento que será solucionado assim que terminar a aula Um deadlock em função da exclusão mútua no acesso aos dois recursos Um deadlock que poderá ser solucionado se um dos professores tirar o recurso das mãos do outro.
"O Sistema deve ser capaz de carregar um programa na memória e executá-lo. O programa deve poder terminar sua execução tanto em modo normal quanto anormal (indicando o erro)". O texto se refere a qual serviço do sistema operacional? Contabilização; Operação de I/O; Alocação de recursos; Manipulação de sistema de Arquivos; Execução de Programas;.
O trecho do código-fonte de um programa que, ao ser executado, requer um recurso e pode levar o sistema a uma Condição de Corrida é denominado? Seção Problemática Seção Crítica Seção Restante Seção de Entrada Seção de Saída.
No âmbito de sistemas operacionais, uma seção ou região crítica é a: área do programa que é executada 80% do tempo. área do sistema operacional que contém o código do loader. parte da memória usada para operações criptográficas. parte do programa que acessa dados compartilhados. área da memória que contém dados compartilhados.
No contexto de processos, como pode ocorrer uma condição de corrida? Uma condição de corrida pode ocorrer quando dois ou mais processos estão lendo ou escrevendo algum dado compartilhado e o resultado final depende de qual e quando executa precisamente. Uma condição de corrida ocorre quando um ou mais processos iniciam a execução concomitante e competem no tempo para terminar primeiro. Uma condição de corrida é uma técnica utilizada para medir o tempo de execução de um processo. Uma condição de corrida é uma técnica computacional aplicada aos processos para que os mesmos sejam comparados com relação ao tempo de execução. Não haverá condição de corrida em sistemas multitarefa.
Considere o problema do produtor/consumidor com espaço para 100 itens. Para que um consumidor não tente consumir um item quando não houver itens disponíveis, o semáforo reponsável por este controle deverá ser iniciado com: -100 -1 0 1 100.
Para evitar os problemas causados pelo compartilhamento de recursos entre processos executados de forma concorrente foram propostos mecanismos de exclusão mútua. Os mecanismos de exclusão mútua são classificados entre soluções de hardware e soluções de software. Das alternativas abaixo, marque a unica que apresenta uma solução de HARDWARE para o problema da exclusão mútua. Algoritmo de Peterson. Segundo algoritmo Instrução test-and-set. Algoritmo de Dekker. Primeiro algoritmo.
São condições para ocorrência de deadlock: Exclusão mútua e starvation Condição de corrida e exclusão mútua Região crítica e starvation Espera circular e exclusão mútua Espera circular e starvation.
Nos sistemas operacionais multitarefa é necessário controlar a concorrência de acesso aos recursos e dispositivos, evitando assim a perda de dados. Analise as sentenças abaixo que tratam desse assunto e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Os mecanismos que garantem a comunicação entre processos concorrentes e o acesso a recursos compartilhados são chamados mecanismos de sincronização II. Semáforo e monitor são soluções de software para implementação de exclusão mútua entre a região crítica de processos concorrentes, garantindo assim a sincronização III. O monitor aumenta a responsabilidade do programador na implementação das variáveis de controle, uma vez que o compilador se encarrega de realizar a exclusão mútua Somente as sentenças I e II estão corretas Somente a sentença III está correta Somente a senteça II está correta. Somente a sentença II e III estão corretas Somente a senteça I está correta.
O nome dado ao critério utilizado para selecionar o próximo processo que deve ser executado é : EXECUÇÃO ESCALONAMENTO COMPATILHAMENTO ARMAZENAMENTO TEMPO REAL.
Em relação à política de escalonamento por preempção, é correto afirmar que o sistema operacional: executa apenas processos em monoprogramação executa tipicamente o processo tipo BATCH. (em lote) pode interromper um processo em execução, com o objetivo de alocar outro processo na UCP possui capacidade limitada e processos simples executa apenas processos que ainda não estão ativos.
Você é um engenheiro de sistemas e está projetando um sistema operacional. No seu projeto você contemplou uma arquitera de sistema operacional multiprogramado no qual vários processos serão executados de forma concorrente. Imagine que, neste contexto, seja importante que o sistema operacional adote como critério de escalonamento a escolha dos processos que tiverem o menor tempo de processador ainda por executar. Neste caso optaria por adotar qual critério de escalonamento? Circular Shortest-Job-First (SJF) First-In-First-Out (FIFO) Por Prioridade Não preemptivo.
Os sistemas operacionais criam estruturas de controle, chamadas processo, para controlar a execução dos programas de usuário. Essa estrutura registra informações sobre a situação do processo durante todo seu processamento, sendo uma dessas informações o estado do processo. Quanto aos estados básicos de um processo podemos afirmar que: O escalonador seleciona processos que estejam no estado de pronto e os coloca em execução, obedecendo os critérios estabelecidos (tempo, prioridade) Sempre que um processo é criado, ele entra no estado de execução sem necessidade de escalonamento Ao solicitar uma operação de E/S (por exemplo, entrada de dados pelo usuário via teclado) um processo que esteja em execução fica aguardando a conclusão da operação no estado de pronto Não há nenhuma relação entre os estados de pronto e de execução O estado de execução está diretamente associado aos dispositivos de E/S, ou seja, um processo que aguarda a conclusão de um operação de E/S encontra-se nesse estado.
Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que: estiver em modo usuário. tiver maior prioridade. tiver o menor tempo de processador ainda por executar. chegar primeiro ao estado de pronto. ocupar menos espaço em memória.
Suponha um sistema operacional multiprogramado no qual há vários processos sendo executados de forma concorrente. Imagine que, neste contexto, seja importante que o sistema operacional adote como critério de escalonamento a escolha dos processos que tiverem o menor tempo de processador ainda por executar. Assinale a alternativa que representa o critério de escalonamento adequado para a situação descrita: Shortest-Job-First (SJF) Paginação Translation Lookaside Buffer (TLB) Por Prioridade First-In-First-Out (FIFO).
Quando se trata sobre a gerência da memória principal, um ponto que crucial que deve ser considerado é a fragmentação. Neste sentido assinale a alternativa INCORRETA sobre o tipo de ocorrência de fragmentação para o tipo de alocação em memória principal. Fragmentação externa na alocação particionada dinâmica. Fragmentação externa na alocação por paginação. Fragmentação interna na alocação particionada estática. Fragmentação interna na alocação por paginação. Fragmentação externa na alocação por segmentação.
Os modelos de alocação particionada estatica e dinâmica permitem, respectivamente: fragmentação externa e interna Fragmentação paginada e não paginada Fragmentação relocável e não relocável fragamentação interna e externa fragmentação somente na última partição em ambos os casos.
Ao dividir a memória física em blocos de tamanho fixo (quadros) e dividir a memória lógica (espaço de endereçamento de processos) em blocos do mesmo tamanho (páginas) e permitir que as páginas sejam carregadas em quaisquer quadros disponíveis, estaremos implementando: Alocação de memória Memória Virtual Journaling Paginação de Memória Segmentação de memória.
A maioria dos sistemas operacionais da atualidade utiliza o recurso chamado Memória Virtual. Uma das funções da Memória Virtual é a paginação ou troca (swapping). Assinale a alternativa que contém a afirmação correta a respeito do swapping: O swapping é uma técnica de endereçamento que faz com que cada processo enxergue sua área de memória como um segmento contíguo. A principal função do swapping é impedir que um processo utilize endereço de memória que não lhe pertença. Swapping é a capacidade de troca de componentes de hardware de um computador, mesmo que o mesmo esteja ligado. O swapping é um mecanismo necessário em computadores de 64 bits que permite o endereçamento de memórias superiores a 4 Gbytes. Swapping possibilita ao sistema operacional e às aplicações o uso de mais memória do que a fisicamente existente em um computador.
A fragmentação interna ou externa ocorre durante o processo de alocação de memória para um processo. Correlacione o método de alocação com o tipo de fragmentação que pode ocorrer: Contíguo estático - Contíguo relocável - Contíguo dinâmico - Paginação I- Fragmentação interna II- Fragmentação interna III- Fragmentação externa IV- Fragmentação interna I - IV - III - II I - II - III - IV I - III - II - IV I - II - IV - III I - IV - II - III.
Considerando as estratégias de alocação de partições em um sistema que possui particionamento dinâmico analise as sentenças abaixo e selecione a opção que indica as sentenças corretas. i) o método first-fit possui a alocação mais rápida ii) o método best-fit aloca o menor partição possível iii) nos métodos best-fit e worst-fit a alocação não precisa ser contígua iv) o método worst-fit gera muito desperdício de memória i e iv ii e iv ii e iii i e ii i.
Qual o tipo de página que a política NRU procura remover inicialmente? As páginas referenciadas e não modificadas (bit M igual a 0 e bit R igual a 1). As páginas referenciadas e modificadas (bits M e R iguais a 1). As páginas não referenciadas e modificadas (bit M igual a 1 e bit R igual a 0). As páginas referenciadas e não modificadas(bits M e R igual a 0). As páginas não referenciadas e não modificadas (bits M e R iguais a 0).
No contexto de gerência de memória, por que o algoritmo de substituição de páginas ótimo não pode ser implementado? o hardware necessário seria absurdamente caro. porque não é possível prever qual página será menos acessada no futuro. porque é muito complexo. porque exige uma quantidade de memória muito grande. porque não há poder computacional suficiente nos dias atuais.
Considerando um sistema com memória paginada é correto afirmar que: Poderá ocorrer fragmentação interna na última página de um processo Poderá ocorrer fragmentação externa em qualquer página de um processo Poderá ocorrer fragmentação interna em qualquer página de um processo Não há fragmentação em nenhuma página Poderá ocorrer fragmentação externa na última página de um processo.
Em um sistema com gerenciamento de memória paginado o endereço é composto por 32 bits, sendo 10 reservados para a indetificação da página. Cada endereço ocupa 16 bits. Qual o tamanho da página? 32MB 4MB 4KB 8MB 16KB.
Um sistema operacional trabalha com gerência de memória por páginas (paginação). O espaço de endereçamento virtual do sistema dividido em páginas de tamanho 25bytes. Existem quatro processos a serem executados nesse sistema, todos com códigos relocáveis, cujos tamanhos são: A(113bytes), B(37bytes), C(96bytes), D(100bytes). Diante desse cenário podemos afirmar que: O processo A terá uma tabela de páginas menor que todos os outros processos, muito embora o mapeamento seja facilitado se o tamanho da página do sistema for menor O processo D ocasionará menor fragmentação quando todas as suas páginas estiveram carregadas na memória física e caso o novo tamanho de página seja de 10bytes a fragmento causado por este processo não se altera, apesar do mapeamento ser dificultado O processo C terá uma tabela de páginas maior que o processo A tanto para este tamanho de página como para páginas de tamanho 10bytes O processo D ocasionará maior fragmentação quando todas as suas páginas estiveram carregadas na memória física e caso o novo tamanho de página seja de 10bytes a fragmento causado por este processo aumentará significativamente O processo B ocasionará menor fragmentação quando todas as suas páginas estiveram carregadas na memória física e caso o novo tamanho de página seja de 10bytes a fragmento causado por este processo não se altera, apesar do mapeamento ser facilitado.
Suponha que um determinado processo precise de mais memória do que há disponível na memória principal. No passado essa situação já foi um problema. Atualmente, com a técnica de memória virtual, é possível que um processo faça uso de mais memória do que há disponível na memória principal. Em relação a esta técnica, é correto afirmar que: os programas são vinculados apenas à memória secundária. as memórias principal e secundária são combinadas, dando ao usuário a ilusão de existir uma memória maior do que a memória principal. os programas são vinculados a endereços físicos da memória principal. não há limite para a alocação de programas na memória. os programas são limitados pelo tamanho da memória física disponível.
Os sistemas operacionais são divididos em diversos componentes que possuem características e funções específicas. As características abaixo se referem a qual componente de sistema? 1) Gerenciamento de Espaço Livre; 2) Alocação do Espaço de Armazenamento; 3) Programação de alocação do Disco; Gerenciamento de Arquivos; Gerenciamento do Sistema de I/O; Gerenciamento de Memória Secundaria; Gerenciamento de Processos; Gerenciamento de Memória Principal.
São algortimos de escalonamento de acesso ao disco: C-scan e prioridade FCFS e round robin C-Scan e round robin Scan e gang scheduling Scan e FCFS.
Em relação aos modelos de entrada e saída, considere: I. Na entrada e saída mapeada, o programa vê os dispositivos periféricos como endereços de memória, mandando dados para eles como se estivesse escrevendo na memória. II. No modo de transferência simples o controlador de DMA devolve o controle de barramento à CPU a cada transferência de um byte (ou palavra); no modo de transferência por bloco o controlador de DMA não devolve o controle do barramento à CPU até que toda a transferência tenha sido efetuada. III. Na entrada e saída mapeada, se cada dispositivo tem seus registradores de controle em uma página diferente do espaço de endereçamento, o sistema operacional pode dar a um usuário o controle sobre dispositivos específicos, simplesmente incluindo as páginas desejadas em sua tabela de páginas. IV. Os controladores de DMA que usam endereçamento de memória física para suas transferências requerem que o sistema operacional converta o endereço virtual do buffer de memória pretendido em um endereço físico e escreva esse endereço físico no registrador de endereço do DMA. Está correto o que se afirma em II, III e IV, apenas I, II e IV, apenas I, II, III e IV. I, II e III, Apenas I, III e IV, apenas.
O sistema operacional é responsável por uma ou mais das seguintes atividades relacionadas ao gerenciamento de disco: (I) Gerenciamento do espaço livre. (II) Alocação do armazenamento. (III) Interpretação de comandos. (IV) Escalonamento do disco. Está correto o que se afirma em: II, III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. I, II, III e IV. I, II e IV, apenas. I, II e III, apenas.
Estamos terminando o primeiro semestre de 2010 e os principais lançamentos no mercado da informática se concentram nos produtos digitais portáteis, especialmente os netbooks, os tablets e os smartphones. E esse nicho do mercado desperta a atenção e acirra a briga das empresas pelos sistemas operacionais. O iPhone OS4 (da Apple), o Windows 7 (da Microsoft) e o Android (da Google) são alguns dos mais "badalados" nesse momento, dos quais são demandadas características de gerenciamento de: O cenário apresentado não é aplicável, pois o mesmo não é uma realidade de mercado. Dispositivos de E/S genéricos como, por exemplo, leitores de Blu-Ray, mini DV e teclados USB Dispositivos de E/S mais específicos como, por exemplo, display multitouch, webcam, cartões de memória Memórias com tecnologia flash cada vez maiores e mais lentas, o que faz crescer a necessidade de disco rígido externo para essas plataformas de portáteis Processadores específicos que consomem mais energia e por isso aumentam a freqüência de recarga das baterias.
A utilização de dispositivos com DMA é indicado para: Dispositivos de alta prioridade Qualquer dispositivo de Entrada ou de Saída Dispositivos que necessitam de intervenção do usuário Dispositivos muito mais rápidos que o processador Dispositivos que efetuam grande transferência de dados para a memória.
Os sistemas operacionais dos microcomputadores devem ser capazes de gerenciar os sistemas de arquivos das unidades de disco. Analise as sentenças sobre sistemas de arquivos e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Existem três formas de implementação de estrutura de espaços livres: ligação encadeada de blocos (cada bloco possui uma área reservada ao armazenamento dos endereços de todos os blocos livres), tabela de blocos livres (contendo o endereço de todos os blocos de cada segmento e o número de blocos livres contíguos) e o mapa de bits II. A proteção de acesso por grupos de usuários consiste em associar cada usuário do sistema a um grupo, sendo que usuários do mesmo grupo podem compartilhar arquivos entre si III. Não é possível proteger o acesso entre usuários de um mesmo computador. Somente as sentenças II e III estão corretas Somente a sentença II está correta Somente as sentenças I e III estão corretas Somente a sentença III está correta Somente as sentenças I e II estão corretas.
Criar , apagar, renomear, imprimir, descarregar,listar, manipular arquivos e diretórios, são características de qual componente do sistema operacional? Gerenciamento de arquivos; Comunicações; Carga e execução de programas; Informações de estado; Suporte a linguagem de programação;.
O sistema de arquivos é subordinado à uma gerência que organiza os dados em mídias de armazenamento em massa. O sistema de arquivos é considerado uma biblioteca do sistema operacional, este guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com informações relacionadas no________________ e ainda criando uma lista com a posição destes dados, chamada de________________ . Complete, respectivamente, as lacunas. MFT (Master File Table), MBR (Master Boot Record), MFT (Master File Table), FCB (File Control Block), FCB (File Control Block), MBR (Master Boot Record), MBR (Master Boot Record), FCB (File Control Block) FCB (File Control Block), MFT (Master File Table).
Um device driver, ou simplesmente driver, tem como função implementar a comunicação do subsistema de E/S com os dispositivos de E/S. Sendo assim, um device driver é bem definido na alternativa: permite a comunicação entre o sistema computacional e o mundo externo. torna as operações de E/S mais simples para o usuário bem como suas aplicações. manipula diretamente os dispositivos de E/S. realiza as funções comuns a todos os tipos de dispositivos. recebe comandos gerais sobre acessos aos dispositivos, traduzindo-os para comandos específicos, que poderão ser executados pelos controladores.
Arquivos e diretórios possuem atributos. Assinale a alternativa que NÃO representa um atributo de um arquivo. Nome Data de modificação Tipo Permissão de leitura/escrita Tamanho do bloco.
Controle de Processos, Gerenciamento de arquivo, Gerenciamento de Dispositivos, Manutenção de Informações e Comunicações são as cinco categorias principais de chamadas de sistemas, quais das alternativas abaixo se refere a chamadas de sistemas da categoria "Gerenciamento de arquivos"? send, receiver messages; end, abort; Read, write, reposition; create, delete communication connection; Get time or date, set time or date.
Em relação ao uso de threds em modo kernel, analise as assertivas a seguir: I - Threads em modo kernel podem ser utilizados em sistemas operacionais monothread II - Threads em modo usuário são criadas e destruidas pelo sistema operacional. III - Threads em modo kernel não bloqueiam o processo quando entram em estado de espera Marque a alternativa que contém as assertivas VERDADEIRAS: Somente II Somente I Somente I e III Todas são verdadeiras Somente III.
Os sistemas operacionais criam estruturas de controle, chamadas processo, para controlar a execução dos programas, sejam do usuário ou do próprio sistema. Essa estrutura registra informações sobre a situação do processo durante todo seu processamento, sendo uma dessas informações o estado do processo. Avalie as sentenças a seguir e assinale a correta. O estado de EXECUÇÃO representa o processo aguardando ser escalonado, ou seja, o processo depende da escolha por parte do sistema operacional para que possa executar seu código (instruções) O escalonador também pode selecionar processo em ESPERA para execução. O escalonador organiza a fila de processos em estado de PRONTO. Para escalonadores preemptivos existe a possibilidade de determinar uma fatia de tempo (time slice) para que o processo se mantenha em estado de EXECUÇÃO, após esse tempo o processo retorna para a fila de PRONTO O estado de ESPERA representa o processo aguardando o fim da fatia de tempo de umprocesso em EXECUÇÂO A transição entre os três estados (PRONTO, ESPERA E EXECUÇÃO) é possível em ambos os sentidos.
Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que: chegar primeiro ao estado de pronto. tiver o menor tempo de processador ainda por executar. estiver em modo usuário. ocupar menos espaço em memória. tiver maior prioridade.
Durante a execução de um programa podem ocorrer eventos inesperados, que causem um desvio forçado no fluxo de execução de um programa. Esses eventos são conhecidos por interrupção ou exceção. Em relação ao conceito de interrupção e exceção, é correto afirmar que: Exceções partem de eventos síncronos e previsíveis. O mecanismo de interrupções ser implementado em sistemas operacionais multitarefa e monotarefa. Uma exceção independe da instrução que está sendo executada, pois é sempre gerada por algum evento externo ao programa. Uma grande diferença entre a interrupção e a exceção é que no caso da interrupção o próprio programador pode escrever uma rotina de tratamento, evitando que o programa seja encerrado. É através das exceções que o sistema operacional sincroniza diferentes atividades, como rotinas, programas dos usuários e dispositivos.
São critérios de escalonamento de processos em sistemas operacionais: throughput, tempo de controle, tempo de stayaround threadout, velocidade de espera, memória de turnaround througset, custo de recicling, tempo de turnover output, paralelismo de controle, tempo de movearound throughput, tempo de espera, tempo de turnaround.
A diferença entre espera ocupada e bloqueio de um processo é: Não há diferença. Espera ocupada e bloqueio são apenas duas maneiras de se implementar exclusão mútua. O processo que se encontra em espera ocupada é mais prioritário que o processo que se encontra bloqueado. Na espera ocupada, o processo está constantemente gastando CPU (testando uma determinada condição). No bloqueio, o processo desiste de usar a CPU e é acordado quando a condição desejada se torna verdadeira. Na espera ocupada o recurso requisitado é liberado mais rapidamente do que no bloqueio A Espera ocupada é utilizada para evitar condições de corrida, enquanto bloqueio é utilizado para controlar o número de processos ativos no sistema.
Uma das medidas utilizadas para avaliar o desempenho de um critério de escalonamento é denominado throughput. Esta medida informa: O número de processos executados em um determinado intervalo de tempo. A taxa de utilização da CPU O tempo decorrido entre a admissão de um processo no sistema até o seu término O tempo decorrido entre a submissão de uma tarefa até a saída do primeiro resultado produzido. A fração do tempo de processador utilizada pelo processo no último minuto.
Analise as sentenças sobre sistema de arquivos e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Existem três formas de estruturarmos espaços livres em um sistema de arquivos: ligação encadeada de blocos, tabela de blocos livres e mapa de bits II. No esquema de tabela de blocos cada bloco possui uma área reservada ao armazenamento dos endereços de todos os blocos livres III. Na ligação encadeada de blocos existe uma tabela que contém o endereço de todos os blocos de cada segmento livre e o número de blocos livres contíguos Somente a sentença I está correta Somente as sentenças II e III estão corretas Somente as sentenças I e III estão corretas Somente a sentença II está correta Somente a sentença III está correta.
Para que uma aplicação execute instruções privilegiadas deverá efetuar: a execução de um programa específico uma solicitação ao administrador do sistema o acesso com uma conta privilegiada. uma chamada ao sistema uma chamada ao sistema.
(MEC 2008) Existem ferramentas para monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais. O monitoramento de memória pode ser realizado por meio de estatísticas que possibilitam medir o fluxo de páginas da memória do sistema para os dispositivos de armazenamento de massa anexos. Taxas altas podem significar que o sistema tem pouca memória e está com problemas, gastando mais recursos do sistema para mover páginas para dentro e para fora da memória do que rodar aplicações. Esse problema é denominado: overflow. trashing. crashing. overlay. timeout.
Cinco tarefas repesentadas pela indentificação A, B, C, D e E, executadas em lote, chegam ao computador com 1 segundo de intervalo entre eles. Seus tempos de processamento são estimados em 10, 7, 3, 4 e 5 segundos de CPU, respectivamente. Considerando que a estratégia de escalonaménto é do tipo round-robin (circular) com um time-slice (fatia de tempo) de 1 segundo, o tempo médio de turnaround desses processos, ignorando o tempo gasto para troca de contexto e assumindo que uma tarefa admitida é colocada no início da fila é de: 55 segundos 19,6 segundos 13,1 segundos 10,8 segundos 25,5 segundos.
Os Sistemas Operacionais estão sujeitos a um fenômeno denominado deadlock. Para que uma situação de deadlock seja criada, as seguintes condições devem acontecer simultaneamente: transferência excessiva de páginas (thrashing), não preempção (no preemption), espera circular (circular wait) e falha de escalonamento (scheduling fail). exclusão mútua (mutual exclusion), monopolização de recursos (hold and wait), não preempção (no preemption) e espera circular (circular wait). exclusão mútua (mutual exclusion), monopolização de recursos (hold and wait), superposição de processos (process overlapping) e falha de escalonamento (scheduling fail). exclusão mútua (mutual exclusion), transferência excessiva de páginas (thrashing), superposição de processos (process overlapping) e espera circular (circular wait). transferência excessiva de páginas (thrashing), superposição de processos (process overlapping), monopolização de recursos (hold and wait) e não preempção (no preemption).
A execução de duas transações, Ti e Tj, em um banco de dados, é serializável se produz o mesmo resultado para a execução serial de qualquer intercalação de operações dessas transações (Ti seguida de Tj ou Tj seguida de Ti). O uso de bloqueios (locks) é uma maneira de se garantir que transações concorrentes sejam serializáveis. A tabela acima mostra informações relativas a três transações, T1, T2 e T3, que operam sobre dois dados compartilhados, A e B, e utilizam bloqueios para controle de concorrência. Com relação às transações T1, T2 e T3, julgue os itens seguintes: I - O conjunto (T1, T2) não é serializável, e há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações. II - O conjunto (T1, T3) não é serializável, mas não há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações. III - O conjunto (T2, T3) é serializável, e não há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações. Assinale a opção correta. Apenas os itens II e III estão certos. Todos os itens estão certos. Apenas os itens I e III estão certos. Apenas um item está certo. Apenas os itens I e II estão certos.
Um computador com endereços de 32 bits usa uma tabela de páginas de dois níveis. Os endereços virtuais são divididos em um campo de 11 bits para o primeiro nível da tabela, outro campo de 11 bits para o segundo nível e um último campo para o desloamento. Quantas páginas podem existir neste sistema? 2 ^ 10 2 ^ 32 2 ^ 11 2 ^ 22 2 ^12.
Os sistemas operacionais podem ser classificados quanto às atribuições do kernel, dividindo-se em: arquitetura monolítica, arquitetura em camadas e arquitetura microkernel. Marque a alternativa CORRETA: A arquitetura em camadas tem como vantagem o alto desempenho. A maioria dos sistemas operacionais atuais é desenvolvida usando a arquitetura em camadas, já que há pelo menos a camada "usuário" e a camada "kernel". Na arquitetura monolítica, caso um serviço pare, o kernel não é comprometido, já que a principal função do núcleo é gerenciar a comunicação (troca de mensagens) entre as aplicações e os serviços. A arquitetura microkernel caracteriza-se por se tratar de um conjunto de módulos que funcionam como se fosse um único programa. A arquitetura monolítica é a que tem a implementação mais complexa.
Starvation é uma situação que ocorre quando: A prioridade de um processo é ajustada de acordo com o tempo total de execução do mesmo. Pelo menos um evento espera por um evento que não vai ocorrer. Pelo menos um processo é continuamente postergado e não executa. O processo tenta mas não consegue acessar uma variável compartilhada. Quando Quantum esta acima de 400 ms.
Dentre os diversos algoritmos de escalonamento, escolha entre as alternativas a opção que indique o algoritmo que busca beneficiar os processos I/O-bound? Round Robin (Circular) FIFO não preemptivo FCFS Múltiplas filas com realimentação Prioridades.
Deadlock pode ser definido como uma situação em que um processo aguarda por um recurso que nunca estará disponível ou um evento que nunca ocorrerá. Para que ocorra a situação de deadlock, algumas condições são necessárias simultaneamente. Assinale alternativa que contém todas essas condições: Espera por recurso e não-preempção. Exclusão mútua e espera por recurso. Não-preempção. Exclusão mútua e não-preempção. Exclusão mútua, espera por recurso e não-preempção.
Um processo pode estar em execução ser interrompido retornando ao estado de "pronto". O que pode ter provocado está mudança de estado? um programa com prioridade mais alta a memória pelo término do espaço disponível para o processo o temporizador (relógio) pelo término da fatia de tempo uma requisição de acesso a um dispositivo de entrada/saída o sistema operacional pelo término da fatia de tempo.
Quais são os dois tipos de sistemas distribuídos? Sistemas Palmer e Sistemas Agrupados; Sistemas Paralelos e Sistemas Agrupados; Sistemas Com memória virtual e Sistemas Cliente Servidor; Sistemas Clusteres e Sistemas Cliente Servidor; Sistemas Cliente Servidor e Sistemas Paralelos;.
Quanto espaço de memória é desperdiçado em bytes com a alocação utilizando mapas de bits para gerenciar uma memória de 4 Gbytes em blocos de 64 Kbytes? 8 Mbytes. 64 bytes. 64 Kbytes. 8 Kbytes. 8 bytes.
Suponha que um usuário acionou um programa que, ao ser carregado, solicitou a digitação de uma senha. Quando o programa foi acionado, o processo passou pelos estados "pronto" e "execução". Em seguida o programa ficou no estado "espera", pois dependia de uma operação de E/S (leitura do teclado) para prosseguir. Quando o usuário informar a senha o processo passará para qual estado? PRONTO TERMINADO EXECUÇÃO CRIADO ESPERA.
Processos podem ser classificados como CPU-bound ou I/O bound, de acordo com a utilização elevada do processador(UCP) e dos dispositivos de entrada/saída(E/S), respectivamente. Analisando os gráficos abaixo podemos afirmar que : o gráfico 1 representa um processo de I/O bound e o gráfico 2 representra um processo de CPU-bound. ao longo do tempo o gráfico 1 representa um processo de I/O bound, já no gráfico 2 não é possível verificar o tipo de processo que representa. tanto o gráfico 1 quanto o gráfico 2 representam processos de CPU-bound. tanto o gráfico 1 quanto o gráfico 2 representam processos de I/O bound. o gráfico 2 representa um processo de I/O bound e o gráfico 1 representra um processo de CPU-bound.
Considerando uma lista de blocos livres para gerência de alocação de memória, em que consiste o algoritmo first fit (primeiro encaixe)? O algoritmo first fit consiste em fazer o gerenciador de memória procurar pelo espaço na lista de blocos livres que seja o menor possível para os requisitos do processo solicitante. O algoritmo first fit não está relacionado com gerência de alocação de memória, mas com gerência de processador em um sistema multiprocessado. Ele serve para alocar o primeiro processador disponível ao processo que foi escalonado. O algoritmo first fit consiste em modificar a lista de blocos livres para que ela disponibilize um espaço livre para um processos solicitante o mais breve possível. O algoritmo first fit consiste em fazer o gerenciador de memória procurar pelo espaço na lista de blocos livres que se adeque melhor aos requisitos do processo solicitante. O algoritmo first fit consiste em fazer o gerenciador de memória procurar pelo primeiro espaço na lista de blocos livres que seja grande o suficiente para os requisitos do processo solicitante.
Qual a diferença básica entre um processo e um programa? Um programa é um processo em execução. Um processo é um arquivo em disco. Um processo é um thread. Um programa é um arquivo em disco. Um processo é um programa em disco. Um programa é um processo em execução. Um programa é um conjunto de processos. Um processo é uma unidade básica. Um processo é um programa em execução. Um programa é um arquivo em disco.
Para melhor análise do desempenho dos processos com os diferentes tipos de escalonamento existentes, os processos são classificados em dois tipos: CPU-bound e I/O-bound. Com esse conceito definido podemos afirmar que: Os processos I/O-bound levam vantagem em escalonamentos feitos com o mecanismo de preempção por tempo, enquanto os processos CPU-bound se beneficiam através de mecanismos de preempção por prioridade Independente do tipo de escalonamento, os processos I/O-bound levam vantagem sobre os processosCPU-bound Os processos CPU-bound levam vantagem em escalonamentos feitos com o mecanismo de preempção por tempo, enquanto os processos I/O-bound se beneficiam através de mecanismos de prioridade dinâmica. Não faz diferença o tipo de escalonamento, pois sempre os processos CPU-bound levam vantagem sobre os processos I/O-bound Os processos I/O-bound podem levar vantagem em qualquer escalonamento baseado composto com critérios de prioridade.
Suponha que um usuário acionou um programa que, ao ser carregado, solicitou a digitação de uma senha. Quando o programa foi acionado, o processo passou pelos estados "pronto" e "executando". Em seguida o programa ficou no estado "espera", pois dependia de uma operação de E/S (leitura do teclado) para prosseguir. Quando o usuário informar a senha o processo passará do estado "espera" diretamente para o estado "executando"? sim, pois independente da quantidade de CPU´s ele será executado. Sim. Mas somente se o computador tiver mais de uma CPU. Sim. Assim que liberar o processador ele será executado. Não. O processo ficará em estado de ¿espera¿ e aguarda até que o sistema operacional o selecione para execução. Não. O processo passa para o estado "pronto" e aguarda até que o sistema operacional o selecione para execução.
Os sistemas operacionais dos microcomputadores possuem como uma de suas principais características o gerenciamento da memória principal. Analise as sentenças sobre gerenciamento de memória e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A relocação de código executável dos programas pode ocorrer de forma dinâmica, quando o sistema operacional espera a liberação da região de memória usada no primeiro carregamento do programa na memória II. Na paginação antecipada o sistema faz uma previsão segura das páginas que serão necessárias à execução do programa, trazendo-as para a memória. Desta forma se elimina page fault, já que todas as páginas estarão no working set do processo III. Para maior eficiência da técnica de segmentação, os programas devem estar bem modularizados, pois caso contrário, grandes pedaços de código estarão na memória desnecessariamente, não permitindo que programas de outros usuários compartilhem a memória Somente a setença III está correta. Somente as senteças II e III estão corretas. Somente as sentenças I e III estão corretas Somente a sentença I e II estão corretas Somente a sentença II está correta.
Analise as sentenças sobre sistema de arquivos e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Existem três formas de estruturarmos espaços livres em um sistema de arquivos: ligação encadeada de blocos, tabela de blocos livres e mapa de bits II. No esquema de tabela de blocos cada bloco possui uma área reservada ao armazenamento dos endereços de todos os blocos livres III. Na ligação encadeada de blocos existe uma tabela que contém o endereço de todos os blocos de cada segmento livre e o número de blocos livres contíguos Somente as sentenças I e III estão corretas Somente a sentença III está correta Somente a sentença II está correta Somente a sentença I está correta Somente as sentenças II e III estão corretas.
A arquitetura microkernel caracteriza-se por conter um núcleo simples e enxuto que gerencia a troca de mensagens entre os serviços do sistema operacional. Assinale a opção que representa um exemplo de sistema operacional que adota esta arquitetura: Windows 7 Windows XP Windows Vista MINIX Linux.
Um processo referencia 5 páginas identificadas por p1, p2, p3, p4 e p5, na seguinte ordem: p1, p2, p3, p1, p4, p2, p5, p1, p2, p5, p2, p1 Considerando-se que o algoritmo de substituição de página seja LRU e que a memória principal encontra-se inicialmente vazia, qual é o número de transferências de páginas em um sistema com 3 quadros em memória principal? 6 9 10 7 8.
Considere o trecho de código abaixo que implementa um consumidor para o problema do produtor/consumidor onde o semáforo s é o responsável pela exclusão mútua no acesso aos itens armazenados e o semáforo v é o responsável pela liberação do consumo, está correto afirmar que: consumidor { wait (s) wait (v) consome_item signal (v) signal (s) } Poderá ocorrer deadlock ou starvation dependendo do valor inicial de v Poderá ocorrer deadlock O consumidor funcionará corretamente se o semáforo v foi iniciado com 0 (zero) O consumidor funcionará corretamente independente do valor inicial de v O consumidor funcionará corretamente se o semáforo v foi iniciado com 1 (zero).
Em quais situações um processo é escalonado para executar em um sistema monoprocessado? I. Quando o processo em execução finaliza. II. Quando o processo em execução não é bloqueado. III. Quando termina a fatia de tempo do processo em execução. Apenas a II está correta. Apenas II e III estão corretas. Apenas I e II estão corretas. Apenas a III está correta. Apenas I e III estão corretas.
Um sistema operacional multitarefa tem como característica fundamental: Uso de interface gráfica Uso simultâneo de mais de uma unidade de disco. A execução simultânea de processos A execução concorrente de processos Ser também multiusuário.
(badesc 2010) Um sistema informatizado opera 24 horas por dia, por meio de uma conexão direta ao computador central, realizando todas as solicitações no momento em que as transações ocorrem, com destaque pelo menor tempo de resposta, requisito de suma importância para a sua eficiência e performance. Duas aplicações para emprego desse sistema são exemplificadas pelo controle de passagens de grandes companhias aéreas ou rodoviárias e pela monitoração do lançamento de um foguete. Por suas características, esse sistema opera na modalidade de processamento conhecida como: off-line e real time. on-line e real time. off-line e time sharing. on-line e time sharing. batch e real time.
Qual instrução não precisa ser executada em modo privilegiado? Obter a hora corrente Limpar memória Ativar interrupções por tempo Desativar interrupções por tempo Iniciar um processo.
Sabemos que o mecanismo de interrupção possibilitou a implementação de sistemas multitarefa. Analise as sentenças abaixo sobre interrupções e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Um programa que está em execução no momento em que ocorre uma interrupção externa tem o seu contexto salvo, o que permite retomarmos seu processamento posteriormente a partir do ponto onde ocorreu a interrupção II. São exemplos de eventos geradores de interrupção interna (exceção): divisão por zero e overflow III. Interrupções internas são geradas por eventos assíncronos e as externas por eventos síncronos Somente a sentença I está correta Somente as sentenças I e II estão corretas Somente a senteça II está correta Somente as sentenças II e III estão corretas Somente as sentenças I e III estão corretas.
Em um sistema multiprogramável, um processo ativo pode estar nos seguintes estados latência, pronto ou atividade espera, pronto ou execução latência, espera ou atividade espera, pronto ou interrupção interrupção, pronto ou execução.
Uma das diferenças entre threads de usuário e threads de kernel e: A thread de kernel depende de uma biblioteca para ser utilizada e a de usuário não depende. Uma thread de kernel bloqueada bloqueia todo o processo obrigatoriamente e a de usuário não bloqueia. Uma thread de kernel não pode executar instruções privilegiadas e a de usuário pode. A thread de kernel é escalonada diretamente pelo sistema operacional e a de usuário não. A thread de usuário não pode utilizar funções do sistema operacional e a thread de kernel pode.
O problema do buffer limitado de tamanho N é um problema clássico de sincronização de processos: um grupo de processos utiliza um buffer de tamanho N para armazenar temporariamente itens produzidos; processos produtores produzem os itens, um a um, e os armazenam no buffer; processos consumidores retiram os itens do buffer, um a um, para processamento. O problema do buffer limitado de tamanho N pode ser resolvido com a utilização de semáforos, que são mecanismos de software para controle de concorrência entre processos. Duas operações são definidas para um semáforo s: wait(s) e signal(s). Considere o problema do buffer limitado de tamanho N cujos pseudocódigos dos processos produtor e consumidor estão mostrados na tabela abaixo. Pode-se resolver esse problema com a utilização dos semáforos mutex, cheio e vazio, inicializados, respectivamente, com 1, 0 e N. A partir dessas informações, para que o problema do buffer limitado de tamanho N cujos pseudocódigos foram apresentados possa ser resolvido a partir do uso dos semáforos mutex, cheio e vazio, é necessário que comando_a, comando_b, comando_c, comando_d, comando_e, comando_f, comando_g e comando_h correspondam, respectivamente, às operações? wait(vazio), wait(mutex), signal(mutex), signal(cheio), wait(cheio), wait(mutex), signal(mutex) e signal (vazio). wait(mutex), wait(vazio), signal(cheio), signal(mutex), wait(mutex), wait(vazio), signal(cheio) e signal (mutex). wait(cheio), wait(mutex), signal(mutex), signal(vazio), wait(vazio), signal(mutex), signal(mutex) e wait (cheio). wait(vazio), signal(mutex), signal(cheio), wait(mutex), wait(cheio), signal(mutex), signal(vazio) e signal (mutex). wait(mutex), wait(vazio), signal(cheio), signal(mutex), wait(mutex), wait(cheio), signal(vazio) e signal (mutex).
Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de rotinas executado pelo processador. Também é certo dizer que o sistema operacional atua como uma interface entre o usuário e o computador. Marque a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de sistemas operacionais: Um sistema operacional deve facilitar acesso aos recursos do sistema São componentes básicos de um sistema operacional: interface com o usuário; gerência do processador; gerência de memória; gerência de dispositivos; sistema de arquivos É impossível fazer uso de um computador que não tenha um sistema operacional Um sistema operacional deve compartilhar os recursos do sistema de forma organizada e protegida Um sistema operacional é responsável por gerenciar os recursos computacionais.
Um processo divide-se, basicamente, em três partes: contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento. Assinale a alternativa que representa exemplos de componentes do contexto de hardware: Owner. Registrador PC e registrador status. Endereços de memória principal alocados. PID e UID. Prioridade de execução.
Um processo, segundo Machado, é formada por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento.A figura ilustra, de maneira abstrata, os componentes da estrutura de um processo, que juntos, mantêm todas as informações necessárias a execução de um programa. Sobre os componentes é correto afirmar que: o contexto de hardware mantém informações nos registradores do processador, enquanto um processo está em execução, mas não pode salvá-las caso o processo seja interrompido. o contexto de software armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter(PC), stack pointer (SP) e registrador de status(PSW). o contexto de hardware mantém informações nos registradores do processador, enquanto um processo está em execução, podendo salvá-las caso o processo seja interrompido. o contexto de hardware de um processo é composto por três grupos de informações sobre o processo:identificação, quotas e privilégios. o espaço de endereçamento armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter(PC), stack pointer (SP) e registrador de status(PSW).
Quais são técnicas de sincronização entre processos? I. Semáforos II. Habilitar/Desabilitar interrupções III. Condição de Corrida IV. Algoritmo de Peterson. Somente I e II Somente I, II e IV. Somente I Somente IV Somente II e IV.
Em relação às condições para que ocorra um deadlock, àquela em que recursos concedidos previamente a um processo não podem ser forçosamente tomados desse processo e sim, explicitamente liberados por ele, denomina-se condição de: posse e espera. espera circular. preempção. exclusão mútua. não preempção.
Marque a assertiva que representa a soma dos períodos em que um processo permaneceu no estado de pronto: Tempo de turnaround Tempo de espera Throughtput Utilização do processador Tempo de resposta.
Um computador tem 8 molduras de página, atualmente ocupadas pelas páginas abaixo. Página Carga Último acesso 0 123 270 1 231 250 2 101 278 3 145 279 4 123 253 5 109 167 6 132 198 7 143 185 Dados os momentos de carga e último acesso, a próxima página a ser retirada pela política LRU (menos recentemente utilizada) é: 0 5 2 3 6.
Considere as seguintes afirmações sobre sincronização e deadlock em sistemas computacionais multiprocessados e multiprogramados: i) a eliminação apenas da espera cíclica é suficiente para impedir a ocorrência de deadlocks; ii) apenas a liberação de recursos de forma preemptiva é suficiente para eliminar a possibilidade de ocorrência de deadlocks; iii) a eliminação apenas do uso de recursos exclusivos é suficiente para impedir a ocorrência de deadlocks; iv) a possibilidade de ocorrência de deadlocks somente é eliminada quando não existe espera ocupada e cíclica. 4 0 3 2 1.
Para que serve o comando ps no Linux? Mover arquivos. Listar processos. Imprimir arquivos. Copiar arquivos. Listar arquivos.
Quais das instruções só podem ser executadas pelo kernel de um sistema operacional: I – Desabilitar todas as interrupções II – Ler o horário do relógio III – Alterar o horário do relógio IV – Alterar o mapa de memória I, III e IV I, II e IV I, II e III III e IV II.
Qual das alternativas apresenta um exemplo prático de implementação de threads em nível de usuário? Mac OS Windows. Unix Máquina virtual Java. Linux.
Suponha que determinada unidade de disco tenha 4.000 cilindros numerados de 0 a 3999. A unidade atualmente está atendendo a uma requisição no cilindro 53 e a requisição anterior foi no cilindro 55. Sabe-se que a unidade de disco utiliza o escalonamento SCAN e que a fila de requisições pendentes é: 98, 183, 37, 122, 11, 124, 60 e 67 Qual das requisições pendentes será a segunda a ser atendida? 60 37 98 11 67.
O uso de interrupções é fundamental para a existência de: Sistemas multitarefas bibliotecas de software comunicação de dados dispositivos de hardware como monitor e impressora dispositivos de hardware como teclado e disco.
Em sistemas multiprogramáveis os processos podem assumir diferentes estados. Os três estados mais importantes são: running (execução); ready (pronto); e wait (espera). Mudanças entre esses estados podem ocorrer a qualquer momento. Assinale dentre as assertivas seguir a unica mudança de estado que NÃO pode acontecer: ESPERA para PRONTO PRONTO para EXECUÇÃO EXECUÇÃO para ESPERA ESPERA para EXECUÇÃO EXECUÇÃO para PRONTO.
Em relação ao conceito de processos, marque a assertiva CORRETA: Sistemas multitarefa não suportam mais de uma instância do mesmo programa em execução. Quando há duas instâncias de um mesmo programa em execução, pode-se dizer que há dois processos iguais. Quando há duas instâncias de um mesmo programa em execução, pode-se dizer que há dois processos diferentes (um para cada instância). Apenas sistemas operacionais monotarefa suportam mais de uma instância de um programa em execução. Quando há duas instâncias de um mesmo programa em execução, pode-se dizer que há um único processo responsável pelas duas instâncias.
Threads são definidos como fluxos de execução de um mesmo processo. Sobre as thraeds, considere as afirmativas a seguir: I- Dentro de um mesmo processo, threads compartilham o mesmo contexto de hardware e espaço de endereçamento com os demais threads. II - A grande diferença entre aplicações monothreads e multithreads está no uso do espaço de endereçamento. III- A grande vantagem no uso de threads é a possibilidade de minimizar a alocação de recursos do sistema, além de diminuir o overhead na criação, troca e eliminação de processos. IV- Em um ambiente multithread, ou seja, com múltiplos threads, não existe a idéia de programas associados a processos, mas, sim, a threads. V - De forma simplificada, um thread pode ser definido como uma sub-rotina de um programa que pode ser executada de forma assíncrona, ou seja, executada concorrentemente ao programa chamador. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) I e III, apenas II, III e IV, apenas II, III, IV e V apenas I e II, apenas II e III, apenas.
Podemos verificar informações sobre os processos em execução utilizando o gerenciador de tarefas do sistema operacional Windows e no Linux com o comando PS. Dentre as informações fornecidas podemos destacar o PID (process identification ou identificador do processo), que faz parte do controle de memória do processo. do contexto de software do processo. do contexto de hardware do processo. do gerenciamento de arquivo. do espaço de endereçamento do processo.
Para interromper a execução de um programa no sistema Linux utilizamos a combinação das teclas Ctrl + C. Nese caso, podemos afirmar que: o sistema operacional trata este evento com a utilização da estrutura de sincronização - monitor, que sinaliza ao processo a ocorrência do evento. a combinação das teclas gera automaticamente um sinal ao processo, sem passar pelo sistema operacional, garantindo um melhor desempenho. o sistema operacional trata este evento com a utilização da estrutura de sincronização - semáforo, que sinaliza ao processo a ocorrência do evento. a combinação das teclas gera um sinal para o processo, que por sua vez, gera uma interrupção para o sistema operacional, sinalizando assim a ocorrência do evento. o sistema operacional, a partir da rotina de tratamento da interrupção, gera um sinal sinalizando ao processo a ocorrência do evento.
A maioria dos sistemas operacionais conta com programas que resolvem problemas comuns ou desenvolvem operações comuns. Tais programas incluem navegadores de WEB, Processadores e formatadores de texto, geradores de planilhas, sistemas de banco de dados. Como são conhecidos esses programas? Sistemas integrados Programas residentes; Programas Nativos; Aplicativos; Programas de sistemas;.
Em um sistema monoprocessado, um escalonador pode interromper o processo em execução? Marque a resposta correta com a justificatia correta. Não, o escalonador é um processo e não pode executar nenhuma operação enquanto não estiver de posse do processador. Sim, o escalonador deve interromper o processo no final da fatia de tempo destinada ao processo que está em execução. Sim, o sistema operacional emite um aviso para o escalonador executar a interrupção. Depende do sistema operacional. Não, nenhum processo pode ser interrompido quando está de posse do processador.
Defini-se um sistema multitarefa como sendo aquele que possui a capacidade de: manter vários programas na memória simultanemente. administrar mais de um usuário simultanemente. executar vários programas simultaneamente. gerenciar múltiplos processadores. executar programas baseados em threads.
Um semárofo S que será utilizado para garantir a exclusão mútua no acesso a uma região crítica deverá ser inicializado com: Depende da capacidade da região crítica 2 0 1 -1.
Qual o tamanho da página de um sistema sabendo-se que o endereço é composto por 20 bits, onde 7 identificam a página e os demais o deslocamento dentro da página? 7 endereços 8K endereços 128 endereços 20 endereços 128 K endereços.
Considerando que o sistema operacional é, também, responsável por oferecer soluções para os problemas de sincronização entre os processos , qual opção abaixo NÃO representa uma das soluções já adotadas para tentar resolver este tipo de problema? Monitores Semáforos Hardware de Sincronismo (soluções baseadas em características de hardware). Solução de Peterson Vetores assíncronos.
No gerenciamento de processos existem várias estratégias de escalonamento. Correlacione os tipos de escalonamento com a estratégia correspondente: FCFS - SJF - Round Robin - Múltiplas Filas I- o primeiro que chega é o primeiro a ser atendido II- o menor primeiro III- escalonamento circular IV- filas com prioridades diferentes III - II - I - IV I - II - III - IV II - III - I - IV II - I - III - IV III - I - II - IV.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.