Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGMP

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
GMP

Description:
GMP_CHQAO

Author:
S Ten Savian
(Other tests from this author)

Creation Date:
12/06/2017

Category:
Others

Number of questions: 62
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
As Unidades Administrativas do Exército Brasileiro são responsáveis pela gestão do material das diversas classes de suprimentos, para que a administração do material atenda à legislação vigente e para que a necessidade dos recursos atenda a sua missão Constitucional. Assinale somente as assertivas corretas, considerando os conceitos de Administração Militar: 1-A Administração Militar integra a Administração Pública da União. 2-No âmbito do Comando do Exército, as organizações militares que desempenham atividades administrativas são denominadas Unidades Autônomas. 3-O termo Administração Militar se refere sempre à atividade administrativa militar, que, dentre outras, tem a finalidade de realizar a gestão dos materiais. 4-A logística de material é mais abrangente do que a administração de material. 5-As unidades semiautônomas podem realizar determinadas atividades administrativas.
A situação de um material e a sua origem, isto é, se está indisponível, excedente, obsoleto, inservível etc, se foi fornecido pelos órgãos provedores ou adquirido no comércio − determinará como será seu recolhimento às OM de manutenção, aos órgãos provedores, às empresas civis para ser consertado ou a sua alienação.Assinale somente as assertivas corretas, considerando a sistemática de recolhimento de material. 1- O recolhimento do material que necessitar de manutenção de 2º e 3º e escalões deve ser devidamente autorizado pela RM e a de 4º escalão pelo Arsenal de Guerra. 2- Seja qual for o destino do material , ele deve ser recolhido ao almoxarifado ou a outros depósitos para que todas as medidas necessárias sejam tomadas. 3- Os MEM inservíveis passíveis de reparação ou recuperação, em regra, devem ser recolhidos aos órgãos de 2º, 3º e 4º escalões, corretamente montados, limpos e acompanhados de seus manuais, catálogos e livros registros para as providências cabíveis. 4- Após estar devidamente autorizada, a OM deve encaminhar o material aos órgãos provedores, devendo os mesmos ser recebidos pelo Chefe de Armazém do respectivo material, que, imediatamente comunicará o recebimento ao Chefe de Operações de Suprimento (COS). 5- O material, cuja classificação seja de 2ª classe, deve ser recolhido ao órgão de manutenção para reciclagem ou aproveitamento da matéria prima, conforme determinação do órgão homologador.
Os materiais pertencentes às UA podem ser das seguintes classes, de acordo com o seu estado ou destinação: Material de 1ª classe – é o material em bom estado e sem uso; Material de 2ª classe – é o material já usado, podendo ser reutilizado após revisado e reparado, se for o caso; Material de 3ª classe - é o material inservível, cuja matéria-prima oferece condições de aproveitamento pelo Exército; Material de 4ª classe – é o material inservível, cuja matéria-prima não oferece condições de aproveitamento pelo Exército.
O Exército Brasileiro possui várias normas para orientar o gerenciamento das diversas classes de materiais existentes nas Organizações Militares. Com base na relação entre os títulos administrativos e o gerenciamento dos materiais, assinale somente as assertivas corretas. 1- A D Abst é responsável pelo provimento de material das classes I, II, III (óleos e lubrificantes), V (munições e explosivos), X (materiais não incluídos em outras classes), Remonta e Veterinária. 2- As NARMNT possuem anexos e títulos, contendo capítulos com importantes definições, necessárias ao conhecimento de todos os responsáveis pela manutenção dos MEM. 3- As NOTLOG foram estruturadas em títulos que tratam de transporte logístico de superfície, planejamento do transporte logístico de superfície e execução dos transportes. 4- Com a criação do CComGEEx, as NARMCEI devem ser utilizadas para o gerenciamento do material de Comunicações Estratégicas, Eletrônica, Guerra Eletrônica e Informática, incluindo o material de comunicações integrante do SISTAC - Sistema Tático de Comunicações, o material de informática integrante do SISTAC e os Sistemas de Armas Táticos. 5- Apesar de haver poucas OM que possuem animais cavalares, é importante o pleno conhecimento das NORCCAN, a fim de que todos agentes e auxiliares possam estar em condições de desempenhar as atividades administrativas pertinentes à gestão desses semoventes.
A administração dos materiais requer, muitas vezes, a elaboração de vários documentos para um correto controle dos suprimentos. Marque a alternativa correta em relação ao Termo de Exame e Averiguação do Material (TEAM). a. Deve conter informações sobre o estado do material, ou seja, o estado geral do material, no tocante as suas avarias, bem como os custos de recuperação, fundamentada em PT. b. Deve ser emitido pelas OM para que acompanhe o material quando o mesmo for circular entre OM para fins de transferência ou quando os órgãos de manutenção o restituir às OM apoiadas ou quando os órgãos provedores o remeterem aos seus destinatários. c. Dever ser emitido sempre que a OM receber um material de um órgão Provedor. d. Deve ser emitido em 03 (três vias), sendo que a primeira via deverá ser remetida para o Órgão Provedor, no caso do material ter sido recebido do escalão superior.
Marque a alternativa correta. O recebimento dos materiais das diversas classes deve ocorrer: a. sempre no Setor de Material. b. em quaisquer depósitos da UA. c. na Fiscalização Administrativa. d. no Setor de Material ou em outro local previamente designado.
Qual é o Órgão de Apoio Setorial responsável pela gestão do material Classe V (Armt)? Marque a alternativa correta. a. Diretoria de Abastecimento b. Diretoria de Material c. Comando Logístico d. Batalhão Logístico.
Marque a alternativa correta. A inclusão em carga de material permanente em uma Organização Militar não é decorrente de: a. Transferências. b. Excessos. c. Aquisições realizadas por ela mesma. d. Alienações.
Em uma Unidade Administrativa verificou-se a necessidade de realizar a exclusão do patrimônio de um determinado item de suprimento Classe II considerado não controlado. Com base em que ato (s) administrativo (s) pode ser iniciado o processo de descarga? Marque a afirmativa correta. a. por meio de instauração de uma Comissão de Exame e Averiguação de Material. b. por meio de parte do detentor direto do material ou por ordem do Agente Diretor. c. por meio de um pedido de descarga encaminhado à Diretoria de Abastecimento. d. por meio de um pedido de descarga encaminhado à Região Militar. .
O Escalão Logístico da 33ª RM constatou que em uma Unidade Administrativa havia ocorrido várias descargas de material Classe II. Dentre as várias descargas ocorridas, a RM recebeu os processos da grande maioria para fins de homologação.Face ao exposto, assinale o motivo de descarga que a RM não teria competência para realizar uma homologação. a. Inservibilidade do material. b. Roubo do material. c. Distribuição do material. d. Extravio do material.
Os materiais de uma Organização Militar podem ser classificados quanto ao seu estado ou quanto a sua destinação. Com base na destinação dos materiais, marque a afirmativa correta. a. Material de Transformação é o material de consumo que se destina a permitir o funcionamento de máquinas, equipamentos e aparelhos diversos (bobinas, tomadas, fios, resistências etc.). b. Material Inservível é o material que não atenda às finalidades para as quais é destinado; apresente condições de desempenho abaixo dos padrões mínimos requeridos e cuja recuperação seja antieconômica. c. Material Obsoleto é o material que deixa de ser adotado pelo EB, em decorrência da 4ª Reunião Decisória conduzida pelo EME, em virtude de sua obsolescência ou defasagem tecnológica e por não atender às condicionantes operacionais e aos ROB vigentes. d. Material Desativado é o material em desuso existente sob o controle do Exército, que não é adotado e/ou empregado pelo mesmo, em decorrência de análise e parecer do COLOG sobre sua defasagem tecnológica e cuja modernização ou aperfeiçoamento é técnica e/ou economicamente inviável.
O EB elabora vários titulos normativos para que se gerencie todo o seu material com eficiência. Dentre as várias normas para a administração de materiais, podemos citar: as NARSUP, as NARMNT, as NARMCEI, as NORCE, as NORCCAN e as NOT LOG. Com base nas normas citadas, assinale as alternativa correta: a. D Abst, responsável pelo provimento de material das Classes I, II e III (combustível), V (armamento), X (materiais não incluídos em outras classes), Remonta e Veterinária. b. As NARMCEI devem ser utilizadas para o gerenciamento do material de Comunicações Estratégicas, Eletrônica, Guerra Eletrônica e informática, incluindo o material de comunicações integrante do SISTAC (sistema tático de comunicações) e o material de informática integrante do SISTAC e dos Sistemas de Armas Táticos. c. As NARMNT possuem capítulos sobre a manutenção de todo o material sob gestão do COLOG. d. A D Mat é responsável pela gestão dos materiais das classes III (lubrificantes), V (munições e explosivos) e IX (motomecanizado).
Durante uma monobra realizada pelo 33º GAC, um soldado perdeu o seu fuzil em uma instrução de travessia de curso d'água, sem que o mesmo tenha sido recuperado. Face ao exposto, que documento é utilizado para o respectivo processo de descarga? a. Uma sindicância b. determinação do Agente Diretor, devidamente publicada em BI da OM c. um parecer elaborado pelo Fiscal Adm e. um parecer técnico.
O Fisc Adm do 96º BI , em cumprimento ao plano de manutenção da OM, constatou que diversos materiais controlados encontravam-se inservíveis, sendo que tinham tempo de duração indeterminado. Assinale a alternativa correta. A fim de realizar a perfeita gestão do material da unidade, o Fisc Adm deverá: a. Assessorar o AD, a fim de que seja instaurado um IPM b. Assessorar o AD, a fim de que seja realizado um Parecer Técnico e nomeado uma Comissão de Exame e Averiguação de Material. c. Nomear uma Comissão de Exame e Averiguação de Material e realizar um Parecer Técnico d. Orientar o AD para que seja determinada a descarga.
No âmbito das UA do EB são realizadas inúmeras atividades, dentre estas a administração de material, ocorrendo inúmeros atos e fatos administrativos, a fim de que a gestão proporcione um elevado nível de operacionalidade às OM. Considerando os conceitos de atos e fatos administrativos, marque as afirmações corretas: a. Considera-se a compra de um computador para uso de uma OM como um ato administrativo. b. Os atos administrativos têm origem no Estado ou em agentes investidos de prerrogativas estatais. c. Nem todo o ato praticado pelo Poder Executivo é ato administrativo, podendo, por exemplo, ser ato político. d. Os fatos administrativos não produzem efeitos jurídicos, motivo pelo qual não são enquadrados no conceito de ato adm e. Todo o fato adm resulta de um ato adm.
As diversas atividades que ocorrem nas UA voltadas para a administração do material são realizadas através das ações de seus agentes, a fim de bem gerir os bens da união sob responsabilidade do EB. marque somente as corretas: a.O fornecimento de certidões é obrigação constitucional das OM do EB b. A competência é um requisito dos atos adm, podendo ser transferida ou prorrogada pela vontade dos interessados c. O Cmt do EB é competente para expedir decretos, a fim de regulamentar assuntos de interesse da Força d. Ao afirmarmos que os atos adm obrigam-se a todos quantos se encontrem em seu circulo de incidência, destacamos a sua autoexecutoriedade. e. A revogação dos ato adm operam efeitos "ex-nunc", ou seja, seus efeitos operam a partir do presente, porque desfazem atos dotados de legalidade.
A administração do patrimônio das Unidades Administrativas (UA) do Exército Brasileiro (EB) constitui-se na atividade de controle de todos os seus bens, direitos e obrigações por meio de técnicas de registro dos atos e fatos emanados dos gestores através do uso da contabilidade pública. Com base nos conceitos referentes ao controle patrimonial do EB, marque somente as corretas: Na classificação da despesa a seguir: 3.3.90.30.16. O digito 30 significa elemento da despesa material de consumo A Lei nº 4.320/64 é a mais importante regra jurídica para se realizar a classificação dos materiais permanentes e de consumo previstos no Plano de Contas da União. O SIMATEX é um sistema de acompanhamento do SIAFI, de forma mais detalhada, em relação ao controle do material, capaz de expor as contas do Balanço Patrimonial na forma sintética. Uma divergência de R$ 0,01 (um centavo) encontrada no patrimônio de uma UG não é motivo para preocupação do gestor, pois é um valor irrisório, e, por isso, facilmente resolvido.
Com relação ao pagamento da despesa, marque somente os itens corretos A Conta única do tesouro nacional está localizada no banco do Brasil S.A, e é operacionalizada pela comissão de movimentação do banco Central. Todas as ordens bancárias emitidas são sempre enviadas ao Banco do Brasil S.A. Para receber os recursos por meio de ordem bancária,o favorecido deve possuir,em qualquer hipótese,conta corrente vinculada ao agente financeiro oficial, que é banco do Brasil S.A. A ordem Bancária de Crédito – OBC é emitida para favorecido que possui conta corrente,já a ordem bancária de pagamento – OBP é emitida para o favorecido que não possui conta corrente.
Dadas as ocorrências abaixo , marque as alternativas que demonstram os casos que podem ser contabilizadas para processo de suprimento de fundos e deixe em branco os casos que não podem ser contabilizados para processo de suprimento de fundos, cuja a Aplicação 01/02/2014 a 01/05/2014 e Prestação de Contas : 02/05/2014 a 01/06/2014: A ordem de despesa de serviço de pintura tem da data de realização 03/02/2014. O suprido contém outros 2 (dois ) suprimentos de Fundos que não tiveram suas contas prestadas e aprovadas; A nota Fiscal das execuções de Ordem 02 e 03 possuía CNPJ divergente do cupom fiscal de registro das compras; Na fatura do mês de janeiro /2014, houve cobrança de anuidade por parte da operadora de crédito, no valor R$ 13,00;.
Os métodos de armazenamento são fundamentais para que os materiais guardados nos depósitos das UA estejam em prefeitas condições para atender às necessidades das Unidades Administrativas, a fim de que não comprometam à operacionalidade da tropa. Baseado nos conceitos referentes aos métodos de armazenamento, marque os itens corretos: Carne bovina, suína, aves e outras e seus produtos manipulados crus podem ser armazenados sob refrigeração de até 4º C por 72 horas. Há dois tipos de armazenagem de gêneros alimentícios. O armazenamento dos alimentos pode ser sob congelamento, no qual os itens são armazenados à temperatura de 0ºC (zero) ou menos e sob refrigeração, no qual os itens são armazenados em temperatura de 0ºC a 10ºC. Os alimentos ou recipientes com alimentos não devem ficar em contato direto com o piso, mas sim apoiados sobre estrados ou prateleiras das estantes, devendo ser respeitado o espaçamento mínimo de 10 cm, garantindo a circulação de ar. A armazenagem dos materiais de intendência deve ser feita através de métodos de armazenamento que proporcionem instalações de armazenamento e câmaras frigoríficas em excepcionais condições sanitárias e materiais em condições de consumo, visando, sobretudo a segurança alimentar, a fim de que jamais haja comprometimento da saúde da tropa. Deve ser realizado o tombamento das pilhas de cereais que estão armazenados por tempo superior a 90 (noventa) dias.
Em relação às contas contábeis, marque a afirmativa correta. a. As contas sintéticas são aquelas que exigem detalhamento específico denominado conta-corrente. b. Uma conta contábil iniciada pelo algarismo 2 (dois) indica que a mesma é uma conta do passivo, devendo, em regra ser creditada pelo seu aumento. c. As contas contábeis possuem 6 (seis) níveis de desdobramento. d. O primeiro nível de desdobramento é denominado Grupo e representa a classificação máxima da conta.
A Ordem Bancária de Crédito destina-se a: a. Pagamentos sem Empenho. b. Efetuar depósito ara outra UG integrante da Conta Única; c. Efetuar depósito para Pessoa Física sem conta corrente em banco; d. Pagamento de Imposto de Renda; e. Efetuar depósito para Pessoa Física ou Jurídica que possua conta corrente em banco devidamente cadastrado no SIAFI;.
Para que se proceda à entrada dos artigos nos depósitos, para serem descarregados e armazenados, não é correto afirmar que a seguinte medida deverá ser tomada pelo gestor: a. Escolher o espaço e remanejar os artigos, caso seja se necessário. b. Verificar se os materiais estão acompanhados da Nota Fiscal e da Nota de Empenho. c. Aguardar um dia ensolarado, a fim de haja boa visibilidade. d. Prever pessoal e equipamentos necessários para a movimentação.
Para que se proceda à saída dos artigos dos depósitos, para serem distribuídos, não é correto afirmar que a seguinte medida deverá ser tomada pelo gestor: a. Realizar um planejamento para que o trabalho de carga seja realizado através de paralizações frequentes, a fim de que o pessoal envolvido possa descansar. b. Verificar se foi emitida a Guia de Fornecimento ou outro documento equivalente. c. Escolher os materiais que primeiro deram entrada no depósito, já que estão em melhores condições. d. Realizar a pesagem dos materiais.
RESTOS A PAGAR PROCESSADOS INSCRITOS E REINSCRITOS Assinale a alternativa em que Empenho x Classificação estão correlacionados corretamente: a) I, II e V b) II, III e IV c) I, III e IV d) I, IV e V e) III, IV e V.
Os métodos de armazenamento são fundamentais para que os materiais guardados nos depósitos das UA estejam em prefeitas condições para atender às necessidades das Unidades Administrativas, a fim de que não comprometam à operacionalidade da tropa. Baseado nos conceitos referentes aos métodos de armazenamento, marque somente as alternativas corretas: Há dois tipos de armazenagem de gêneros alimentícios. O armazenamento dos alimentos pode ser sob congelamento, no qual os itens são armazenados à temperatura de 0ºC (zero) ou menos e sob refrigeração, no qual os itens são armazenados em temperatura de 0ºC a 10ºC. A armazenagem dos materiais de intendência deve ser feita através de métodos de armazenamento que proporcionem instalações de armazenamento e câmaras frigoríficas em excepcionais condições sanitárias e materiais em condições de consumo, visando, sobretudo a segurança alimentar, a fim de que jamais haja comprometimento da saúde da tropa. Os alimentos ou recipientes com alimentos não devem ficar em contato direto com o piso, mas sim apoiados sobre estrados ou prateleiras das estantes, devendo ser respeitado o espaçamento mínimo de 10 cm, garantindo a circulação de ar. O armazenamento do fardamento e dos equipamentos deve obedecer entre outras às instruções. A disposição dos artigos deverá obedecer à data de fabricação, sendo que os produtos de fabricação mais antiga deverão ser posicionados para serem distribuídos em primeiro lugar (“primeiro que entra é o primeiro que sai” - PEPS) - ou primeiro que vence primeiro que sai - PVPS.
As contas contábeis estão estruturadas por níveis de desdobramento, e são classificadas e codificadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação patrimonial das Unidades Gestoras, compreendendo sete níveis de desdobramento. Em relação à conta contábil 1.4.2.1.2.92.01, assinale a alternativa correta. a. O dígito 4 (quatro) indica o nível classe. b. O dígito 01 (zero um) indica o nível subelemento. c. O primeiro dígito 1 (um) indica o nível classe. d. O dígito 92 (noventa e dois) indica o nível elemento.
Assinale a opção que apresenta partes integrantes do Plano de Contas da União: a. A Relação de Contas, a Tabela de Eventos e as Transações. b. Tabela de Eventos, as Transações e os Indicadores Contábeis. c. A Tabela de Eventos, as Transações e os Subitens de despesas (SI). d. A Relação de Contas, a Tabela de Eventos e os Indicadores Contábeis.
Em relação às contas contábeis, marque a afirmativa correta. a. O seu primeiro dígito representa o Grupo de Despesa, indicando que a mesma é corrente ou de capital. b. As contas sintéticas são aquelas que exigem detalhamento específico denominado conta-corrente. c. Uma conta contábil iniciada pelo algarismo 1 (um) indica que a mesma é uma conta do ativo, devendo, em regra ser debitada pelo seu aumento. d. O primeiro nível de desdobramento é denominado Grupo e representa a classificação máxima da conta. e. As contas contábeis possuem 6 (seis) níveis de desdobramento.
Os registros contábeis possuem características, que estão expressas na Portaria STN nº 437/2012. Em relação às mesmas, assinale a alternativa correta. a. Objetividade significa que os registros contábeis e as informações apresentadas devem atender às necessidades específicas dos diversos usuários. b. Confiabilidade significa que os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem. c. Fidedignidade significa que o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão. d. Verificabilidade significa que os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem possibilitar o reconhecimento das suas respectivas validades.
São partes integrantes do Plano de Contas e formam o tripé que apoia o SIAFI: Relação de Contas, a Tabela de Eventos e os Indicadores Contábeis. Relação de Itens, a Tabela de Eventos e os Indicadores Contábeis. Relação de Dividas, a Tabela do Enc Mat e os Indicadores Contábeis.
Com referência na figura, marque somente as alternativas corretas: As contas contábeis estão estruturadas em sete níveis de desdobramento e são classificadas e codificadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação patrimonial. As contas contábeis dividem-se em contas do ativo, passivo e redutoras (ou retificadoras). Estas são contas do ativo com saldo credor, como por exemplo, as provisões do ativo, as duplicatas descontadas, ou contas do passivo com saldo devedor, como por exemplo, juros a vencer. As contas redutoras são discriminadas através do sinal asterisco (*) e em contas-correntes, identificadas pelo sinal igual (=) e que necessitam de tratamento em nível individualizado. Em regra, as contas do ativo são devedoras e as do passivo são credoras. Entretanto, nas contas redutoras (ou retificadoras) essa característica está invertida.
Marque somente as corretas As escrituradas podem ser registradas em quaisquer dos seus níveis, com exceção dos três primeiros níveis, e subdividem-se em sintéticas, não exigem detalhamento específico denominado conta-corrente, e analíticas, que exigem conta-corrente. As contas de ativo são debitadas pelo aumento e creditadas pela diminuição. As contas do passivo são creditadas pelo aumento e debitadas pela diminuição.
Com base nos conceitos sobre a segurança nas atividades de movimentação e manuseio dos materiais, assinale a opção correta. a. O Departamento Geral do Pessoal é o órgão responsável pelo estabelecimento de normas sobre as precauções de segurança na movimentação de materiais nos locais de trabalho. b. As pessoas que trabalham na movimentação de materiais não necessitam estar familiarizadas com os métodos racionais de levantamento de cargas. c. Devem-se buscar na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) as regras referentes às tarefas de movimentação e manuseio dos materiais na atividade de estocagem, para nortear a elaboração das regras internas do Exército Brasileiro sobre o assunto. d. As regras de segurança referentes à movimentação e manuseio dos materiais na atividade de estocagem no âmbito do Exército Brasileiro devem ser diferentes das utilizadas no meio civil.
Com base no SISCOFIS OM, assinale a afirmativa correta. a. Após a quitação da Nota Fiscal, a Ficalização Administrativa deverá realizar o Cadastro Inicial do Material, conforme a cópia da Nota de Empenho e os números das Fichas dos respectivos materiais. b. O cadastramento inicial de materiais de consumo ou permanente deve ser realizado clicando-se, primeiramente, na caixa de ferramentas Administração localizada na parte superior da página inicial, que apresentará, dentre outras, a opção Cadastro Inicial, de acordo com o perfil de acesso do usuário, preenchido no campo Perfil do login de acesso. c. A entrada de material de consumo é realizada escolhendo-se a opção Entrada no campo Tipo de Movimento da janela Movimentação de Material de Consumo. d. Após o Setor Financeiro realizar o lançamento do valor contábil do material recebido no SIAFI, por meio de Nota de Lançamento (NL), o Almoxarifado deverá movimentar o material, através da Entrada do Material no SISCOFIS.
Assinale a afirmativa correta de acordo com os conceitos relativos ao controle de estoques: a. Os setores responsáveis pelo controle de estoques (Armazéns, Almoxarifados, Aprovisionamentos e outros Depósitos), com base nos resultados obtidos, em face da revisão e análise efetuadas, promovem o levantamento dos itens, realizando pesquisas junto às unidades apoiadas, no caso dos OP, ou junto às Seções e Subunidades, no caso das OM, com a finalidade de constatar se há ou não necessidades desses itens de suprimentos. b. Os itens inativos de um estoque são aqueles requisitados regularmente em um dado período estipulado pelo órgão. c. Compete à Fiscalização Administrativa da OM identificar o intervalo de aquisição para cada item e a quantidade de ressuprimento. d. A estocagem visa o controle do material sob os aspectos qualitativos dos produtos armazenados. .
Assinale a opção correta em relação à segurança do SISCOFIS: a. A transferência de arquivos é realizada através da Internet. b. Para que um agente da administração da OM possa acessar o sistema e realizar operações é necessário que possua uma identificação digital, reconhecida através de um visor. c. Para que um agente da administração da OM possa acessar o sistema e realizar operações é necessário que possua uma senha, devidamente cadastrada e distribuída por um usuário com o perfil apropriado, a fim de proporcionar segurança ao sistema. d. Qualquer pessoa pode ter acesso ao sistema.
A estocagem deve sempre buscar a otimização do material armazenado para evitar desperdícios ou faltas e, consequentemente, não haver prejuízos à operacionalidade da Força Terrestre. marque somente as alternativas verdadeiras, de acordo com os conceitos referentes à classificação de estoques. Estoque evaporado é um conjunto de materiais deteriorados (quebras) ou ultrapassados, devido a um armazenamento prolongado, que deve ser guardado para que se tomem as medidas administrativas cabíveis. O estoque de especulação é um acréscimo ao estoque normal, a fim de atender uma situação emergencial que cause um médio aumento da demanda ou médios atrasos na reposição dos materiais. Os estoques no canal são todos os materiais armazenados entre os elos do canal de suprimento, para reduzir o tempo de provimento das necessidades, devido à morosidade da movimentação dos artigos, das longas distâncias e da existência de muitos elos. Os estoques cíclicos são os materiais armazenados nos armazéns dos OP e nos depósitos dos almoxarifados e aprovisionamentos das OM, destinados ao atendimento das necessidades excepcionais das UA. Os estoques de segurança são matérias primas ou produtos críticos armazenados com o objetivo de evitar a dependência do fornecimento dos itens necessários para a produção ou distribuição em momentos de maior demanda ou de emergência, devido à possibilidade de faltas ou ao aumento dos preços dos mesmos.
Em relação à segurança do SISCOFIS, assinale a afirmativa correta. a. Qualquer pessoa pode ter acesso ao sistema. (Não é qualquer pessoa que pode ter acesso ao SISCOFIS). b. Os perfis de acesso não proporcionam segurança ao sistema. c. Para que um agente da administração da OM possa acessar o sistema e realizar operações é necessário que possua uma identificação digital, reconhecida através de um visor d. A transferência de arquivos é realizada através da Intranet.
Um estoque inicial tem um saldo de 20 (vinte) unidades, em 15 de janeiro de 2013, a um valor unitário de R$ 20,00 (vinte reais), totalizando um valor total de R$ 400,00 (quatrocentos reais). No dia 10 de abril de 2013, foram adquiridas mais 30 (trinta) unidades, totalizando um saldo final de 50 (cinquenta) unidades e um valor total de R$ 1.300,00 (hum mil e trezentos reais). Como o método utilizado tem o objetivo de fazer uma média do valor unitário que consta em estoque, qual o valor unitário encontrado: a. R$ 26,00 b. R$ 5,00 c. R$ 50,00 d. R$ 24,00.
A reposição dos estoques é fundamental para garantir a operacionalidade das OM. Sabendo-se que um determinado item de suprimento indispensável estocado em Almoxarifado possui as seguintes características: Estoque mínimo = 680 unidades; Intervalo de aquisição = 150 dias Consumo médio mensal (C) = 2600 unidades Tempo de aquisição = 60 dias Assinale a opção que apresenta o ponto de pedido e o estoque máximo do referido material. a. 5.200 unidades e 390.680 unidades b. 5.880 unidades e 13.680 unidades c. 5.200 unidades e 13.680 unidades d. 156.680 unidades e 390.680 unidades.
O SISCOFIS é um sistema corporativo integrante do SIMATEX, com vários clientes, que “tem por finalidade o controle físico e o gerenciamento de todo o material existente no Exército”. De acordo com a estrutura do SISCOFIS, assinale somente as verdadeiras O SISCOFIS CITEx é um sistema para “Intranet”, que permite a consulta consolidada das informações e a remessa de arquivos de estoques de todas as OM e OP. A estrutura física do SISCOFIS OM é composta por um servidor central com o qual se ligam os terminais de computadores das repartições da OM, sejam depósitos ou não. Nos OP, as repartições responsáveis pela utilização do SISCOFIS Módulo OP, estão voltadas para apoio logístico às unidades apoiadas e possuem denominações distintas das existentes nas OM. Ou seja, existem Armazéns específicos para cada Classe de Suprimento, que são subordinados a um Centro de Operações de Suprimento (COS), ao invés de Fiscalização Administrativa. Essa estrutura está ligada a um servidor central, que também está ligado a um servidor do Esc Log/RM e ao CITEx. O SISCOFIS está dividido em três subsistemas: o SISCOFIS Módulo OM, o SISCOFIS Módulo OP e o SISCOFIS CITEx. Muitas OM, que não são OP, como, por exemplo, os Batalhões Logísticos (B Log), gerenciam materiais destinados a outras OM. Isto é, administram estoques de distribuição, desempenhando funções de OP, podendo, devido a essa situação, utilizar o SISCOFIS OP.
O acompanhamento dos níveis de estoque e as decisões de quando e quanto comprar é vital para a reposição dos estoques. Sabendo-se que em um depósito um determinado item de suprimento possui as seguintes características: a. 180 unidades b. 450 unidades c. 300 unidades d. 150 unidades.
Conforme os conceitos referentes aos métodos de avaliação na movimentação dos estoques assinale a afirmativa correta. a. O PEPS é o método adotado pelo EB, nos diversos tipos de depósitos, apresentando como vantagem a maneira lógica e sistemática com é realizada a baixa dos estoques. b. O UEPS é o método de avaliação da movimentação de estoque mais utilizado nas OM do EB. c. O Custo de Reposição é o método de avaliação de movimentação de estoques mais utilizado pelas empresas atualmente. d. Os métodos de avaliação de estoque têm como objetivo a fiscalização quantitativa dos itens de suprimentos estocados.
Das afirmativas abaixo, marque somente as verdadeiras O SISCOFIS está dividido em dois subsistemas: o SISCOFIS Módulo OM, o SISCOFIS Módulo OP. Para que um agente da administração da OM possa acessar o sistema e realizar operações é necessário que possua uma senha, devidamente cadastrada e distribuída por um usuário com o perfil apropriado, a fim de proporcionar segurança ao sistema. Os equipamentos totalmente mecanizados são equipamentos de manuseio controlados por computador, códigos de barras e tecnologia de escaneamento para retirada e estocagem de materiais. A OM para fazer atualização do sistema deverá acessar o SISCOFIS OM através da plataforma da Intranet do COLOG.
Estocagem é a atividade da administração de material responsável pelo controle quantitativo e pela movimentação dos materiais armazenados em quaisquer espécies de depósitos existentes nas Unidades Administrativas (UA) do Exército Brasileiro. Com base nos conceitos referentes à classificação de estoques, assinale somente as verdadeiras Os estoques de segurança são matérias primas ou produtos críticos armazenados, com o objetivo de evitar a dependência do fornecimento dos itens necessários para a produção ou distribuição em momentos de maior demanda ou de emergência, devido à possibilidade de faltas ou ao aumento dos preços dos mesmos. Os estoques cíclicos são os materiais armazenados nos armazéns dos Órgãos Provedores e nos depósitos dos almoxarifados e aprovisionamentos das Organizações Militares, destinados ao atendimento das necessidades normais das UA, durante o tempo previsto para os sucessivos reabastecimentos. O estoque de especulação é um acréscimo ao estoque normal, a fim de atender a uma situação emergencial que cause um médio aumento da demanda ou médios atrasos na reposição dos materiais. O Estoque obsoleto é um conjunto de materiais deteriorados ou ultrapassados, devido a um armazenamento prolongado, que deve ser guardado para que se tomem as medidas administrativas cabíveis. Os estoques no canal são todos os materiais armazenados entre os elos do canal de suprimento, a fim de reduzir o tempo de provimento das necessidades, devido à morosidade da movimentação dos artigos, das longas distâncias e da existência de muitos elos.
Sobre os diversos tipos de contêineres podemos afirmar: a. Contêiner tanque utilizadas para cargas de gás como CO2. b. Contêiner térmico utilizados para cargas granuladas de baixas temperaturas c. Contêiner de teto aberto (Open Top) para cargas pesadas para evitar a condensação do ar em seu interior d. Contêiner seco – Utilizado para cargas secas; contêiner normal.
Para realizar alterações nas fichas de material de consumo ou de material permanente é necessário acessar os menus Material de Consumo ou Material Permanente, conforme o caso, através dos respectivos perfis e selecionar, no SISCOFIS OM, a opção: a. Cadastrar Fichas. b. Cadastro Inicial. c. Distribuir Material. d. Ficha Geral de Estoque.
O SISCOFIS OM permite a execução de vários relatórios que são acessados clicandose No menu Consultas e Relatórios, na barra de ferramentas da página inicial do SISCOFIS OM. Assinale a afirmativa correta, de acordo com as operações para a execução do Relatório de Movimento de Almoxarifado (RMA), do Relatório de Movimento de Bens Móveis (RMBM) e do Relatório Geral de Movimentação (RGM), gerados pelo sistema: a. Após clicar na aba RMA e RMB, o sistema exibe uma janela em que ao se preencher o campo Data inicial período o movimento dos últimos 30 dias é automaticamente apresentado. b. Caso seja necessário modificar em qual relatório aparece uma determinada conta, (no RMA ou no RMBM) é necessário acessar o menu Consultas e Relatórios na barra de ferramentas do SISCOFIS OM e selecionar a opção Contas. O sistema exibe a janela Cadastro de contas. c. Para gerar o RGM é necessário clicar no botão Todas as contas [T], através do qual são apresentadas todas as contas no campo direito da janela ; em seguida deve-se clicar em [P] e, após isso, em Gerar Rel Movimentação para que o relatório desejado seja gerado. d. É possível verificar a movimentação de apenas uma conta do RMA ou do RMBM de cada vez.
Baseado nas operações para a execução do Relatório de Disponibilidade de Combustível, gerado pelo SISCOFIS OM, se o usuário optar pelo tipo de relatório Geral obterá um relatório referente: a. a uma única OM. b. a dependências diferentes para cada bomba ou para cada tanque de combustível. c. à OM sede e OM administradas. d. a todas OM administradas.
Os materiais que não devem ser catalogados serão controlados somente na OM com o nº de proposta, que é o correspondente ao Número de Estoque da OM. Assinale a opção que apresenta um exemplo de material que dispensa solicitar catalogação: a. Fuzis. b. Canhões. c. Viaturas administrativas. d. Condicionadores de ar.
O Sistema de Controle Físico utilizado nas OM, ou seja, o SISCOFIS OM permite a realização de diversas operações referentes a todo material de consumo e permanente das Unidades Administrativas, para que haja um efetivo controle dos suprimentos adquiridos ou recebidos de outros órgãos, sejam, OM, OP e, inclusive de outras entidades não pertencentes ao Exército Brasileiro. Em relação à criação de fichas de material de consumo no SISCOFIS OM por uma OM sede, assinale somente as verdadeiras para as afirmativas a seguir: Para a criação de uma nova ficha de material de consumo é necessário clicar no menu Material de Consumo, na barra de ferramentas da página inicial do SISCOFIS OM e selecionar a opção Cadastrar Fichas. Antes de se iniciar a criação de uma ficha de material de consumo, é necessário verificar se já não existe uma ficha aberta para o referido material, selecionando a opção Cadastrar Fichas no menu Material de Consumo localizado na barra de ferramentas da página inicial do SISCOFIS OM. A abertura de uma nova ficha de material de consumo só pode ser realizada pelo Agente Fiscal Sede Consumo (AGENTE_FISCAL_SEDE_CONS). No campo Mat. De uso duradouro da janela Cadastro de Fichas de Material de Consumo / Uso Duradouro deve-se selecionar o Grupo ao qual pertence esse material. Poderá ser GERAL, MUNIÇÃO, COMBUSTÍVEIS, FARDAMENTO, EQUIPAMENTO INDIVIDUAL, LUBRIFICANTES, E RAÇÕES.
Complete a frase com a opção correta. A criação de fichas de material permanente no SISCOFIS OM é realizada... a. pelo Setor de Material ou pela Fiscalização Administrativa. b. pela Fiscalização Administrativa. c. pelo Setor de Material ou em outro local previamente designado. d. pelo Setor de Material.
Assinale a opção correta. Em relação à execução de descarga de material através do SISCOFIS OM, pode-se afirmar que: a. Inicialmente, deve-se acessar o menu Material Permanente, na barra de ferramentas do SISCOFIS OM e selecionar a opção Ficha Geral de Bens Móveis. b. Deve-se realizar o preenchimento dos campos da janela Movimentação de material permanente, utilizando os filtros existentes (Por Dependência, Por Conta atual, Por Ficha geral ou Por Patrimônio), e dispensando especial atenção aos campos obrigatórios em azul. No campo Motivo do movimento é necessário selecionar uma das opções para a descarga do material. c. Depois da conferência de todos os dados inseridos no formulário, o operador, deve clicar no botão Movimentar material e o material estará descarregado, havendo possibilidade de voltar o movimento realizado, se a operação de retificação for realizada no mesmo dia da referida descarga. d. O sistema exibe a janela Movimentação de material permanente, em que o campo Transferência deve ser selecionado.
Marque a afirmativa correta em relação à geração de relatório de material de consumo através do SISCOFIS OM: a. Para acessar o referido relatório, é necessário clicar no menu Material de Consumo, na barra de ferramentas da tela inicial do SISCOFIS OM e selecionar a opção Relatórios de Consumo. b. Se o objetivo for gerar o relatório de saída de material de consumo de uma dependência, ao se clicar em Dependência o sistema exibe a janela Seções e Subunidades da OM, que permite a a escolha da dependência desejada. c. Após selecionada a dependência, é necessário clicar no botão Listar materiais e as fichas referentes aos materiais movimentados no período escolhido são apresentadas no campo do lado esquerdo da janela. É possível selecionar todas as fichas, clicando-se no botão [T] ou selecionar uma única ficha, clicando-se no botão [I]. O que for selecionado é apresentado no campo do lado direito da janela. d. O sistema exibe a janela Relatório de Material de Consumo cujos campos e opções devem ser preenchidos cuidadosamente.
Baseado nas operações para a execução do Relatório de Disponibilidade de Material Permanente, gerado pelo SISCOFIS OM, assinale a afirmativa correta: a. Deve-se selecionar o Tipo de relatório que se deseja, ou seja, Por OM, referente à OM sede e OM administradas; Geral, referente a uma única OM; ou Por Dependência, referente a uma determinada dependência. b. Deve-se clicar em Sair e o Relatório de Disponibilidade de Material Permanente desejado é gerado. c. Após clicar na aba Relatório de Disponibilidade de Material Permanente, o sistema exibe uma janela em que se deve selecionar no campo Grupo do Material, as opções Geral, que informa a disponibilidade de todos os materiais ou as opções específicas referentes aos seguintes materiais: Armamento; Comunicações, Engenharia, Viaturas, Informática, Eletrônica ou Saúde. d. A alteração da situação de disponibilidade e do motivo de indisponibilidade deve ser realizada no cadastro de Fichas do material.
Marque a afirmativa correta em relação à geração de relatório de material de consumo através do SISCOFIS OM: a. Após selecionada a dependência, é necessário clicar no botão Listar materiais e as fichas referentes aos materiais movimentados no período escolhido são apresentadas no campo do lado esquerdo da janela. É possível selecionar todas as fichas, clicando-se no botão [T] ou selecionar uma única ficha, clicando-se no botão [I]. O que for selecionado é apresentado no campo do lado direito da janela. b. O sistema exibe a janela Relatório de Material de Consumo cujos campos e opções devem ser preenchidos cuidadosamente. c. Para acessar o referido relatório, é necessário clicar no menu Material de Consumo, na barra de ferramentas da tela inicial do SISCOFIS OM e selecionar a opção Relatórios de Consumo. d. Se o objetivo for gerar o relatório de saída de material de consumo de uma dependência, ao se clicar em Dependência o sistema exibe a janela Seções e Subunidades da OM, que permite a escolha da dependência desejada.
Assinale a opção correta. A criação de fichas de material de consumo no SISCOFIS OM é realizada: a. pela Fiscalização Administrativa. b. pelo Setor de Material. c. pelo Setor de Material ou em outro local previamente designado. d. pelo Setor de Material ou pela Fiscalização Administrativa.
O SISCOFIS OM permite a execução de vários relatórios, que são acessados clicando-se no menu Consultas e Relatórios, localizado na barra de ferramentas da página inicial do SISCOFIS OM.Assinale a opção correta, de acordo com as operações para a execução do Relatório de Movimento de Almoxarifado (RMA), do Relatório de Movimento de Bens Móveis (RMBM) e do Relatório Geral de Movimentação (RGM), gerados pelo aplicativo. a. Pode-se verificar a movimentação de apenas uma conta do RMA ou do RMBM de cada vez. b. Caso seja necessário modificar em qual relatório aparece uma determinada conta, se vai ser para o RMA ou RMBM, deve-se acessar ao menu Consultas e Relatórios, existente na barra de ferramentas do SISCOFIS OM e selecionar a opção Contas, através do qual o sistema exibe uma janela denominada Cadastro de contas. c. Após se clicar na aba RMA e RMB, o aplicativo exibe uma janela em que é necessário preencher o campo Data inicial período e o sistema automaticamente apresenta o movimento dos últimos 30 dias. d. Para se gerar o RGM, deve-se clicar no botão todas as contas [T], através do qual serão apresentadas todas as contas no campo à direita na janela; clica-se em [P] e, após isso, em Gerar Rel Movimentação, sendo gerado o relatório desejado.
Baseado nas operações para a execução do Relatório de Disponibilidade de Combustível, gerado pelo SISCOFIS OM, se o usuário optar pelo tipo de relatório Geral obterá um relatório referente: a. a uma única OM. b. a dependências diferentes para cada bomba ou para cada tanque de combustível. c. a todas OM administradas. d. à OM sede e OM administradas.
Marque somente as afirmativas verdadeiras: Para se realizar o cadastramento dessa saída para uma determinada dependência, devese, primeiramente, acessar ao SISCOFIS OM e clicar no menu Material de Consumo, localizado em sua página inicial, e selecionar a opção Movimentar Material. Após clicar em Ficha Geral de Bens Móveis, o sistema exibe a janela Cadastro de Fichas de Material Permanente, no qual o operador deve clicar no botão Abrir Ficha e realizar os lançamentos. A criação de fichas de material de consumo no SISCOFIS OM é realizada: pela Fiscalização Administrativa. Baseado nas operações para a execução do Relatório de Disponibilidade de Combustível, gerado pelo SISCOFIS OM, se o usuário optar pelo tipo de relatório Geral obterá um relatório referente: à OM sede e OM administradas.
Para se realizar alterações nas fichas de material de consumo ou de material permanente é necessário acessar os menus Material de Consumo ou Material Permanente, conforme o caso, através dos respectivos perfis, e selecionar, no SISCOFIS OM, a opção: a. Ficha Geral de Estoque. b. Cadastrar Fichas. c. Distribuir Material. d. Cadastro Inicial.
Report abuse Consent Terms of use