Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONExercícios CEFS / 2018

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Exercícios CEFS / 2018

Description:
Resumo das Apostilas

Author:
Denilson
(Other tests from this author)

Creation Date:
25/11/2018

Category:
Personal

Number of questions: 183
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Com relação à Nota de Instrução 006/98, que regula os procedimentos a serem adotados pelos policiais militares diante de um local de infração penal, para cumprimento de normas legais pertinentes e que complementa o Manual Básico do Policial Militar (M-4), aprovado em Bol da PM nº 194, de 07 dez 83, é CORRETO afirmar que: O local de infração penal é toda área onde tenha ocorrido um fato que assuma a configuração de delito. O local de infração penal é determinado somente de acordo com a sua localidade. O local de infração penal é determinado pelo primeiro policial que tomar ciência do fato. O local de infração penal se apresenta sob 4 (quatro) formas. O local de infração penal só é determinado pela autoridade policial.
São elementos vinculados existentes em toda a prática administrativa (ato administrativo): Competência, Mérito e Forma Forma, Finalidade e Mérito Competência, Finalidade e Mérito Competência, Forma e Finalidade Competência, Objeto e Mérito.
Marque a alternativa CORRETA em relação a finalidade do Inquérito Policial Militar (IPM): É a apuração sumária de fato, que, nos termos legais, configure crime militar, e de sua autoria. Tem o caráter de instrução provisória, cuja finalidade precípua é a de ministrar elementos necessários à propositura da ação penal É a apuração sumária dos fatos, que nos termos legais, configure crime militar, e sua autoria, garantindo a ampla defesa e o contraditório Não tem o caráter de instrução provisória, cuja a finalidade é a de ministrar elementos para a propositura da ação penal de crime comum É uma espécie do gênero Procedimento Apuratório, que tem como finalidade apurar fatos, sejam de natureza meramente administrativa, sejam de natureza criminal.
São competências da Polícia Judiciária Militar, EXCETO: Apurar crimes militares. Cumprir os mandados de prisão expedidos pela Justiça Militar. Representar a autoridade judiciária militar acerca da prisão preventiva. Requisitar da Polícia Civil e das repartições civis exames necessários ao complemento do IPM Expedir mandados de busca e apreensão ao domicílio do indiciado.
Em relação ao conceito de Prisão em Flagrante, é CORRETO afirmar que: É uma espécie de gênero de prisão temporária, é ato extremo através do qual o Poder de Polícia experimenta a sua maior consequência É uma espécie de gênero de prisão provisória ou cautelar, é ato extremo através do qual o Poder de Polícia experimenta a sua maior consequência É uma espécie de gênero de prisão provisória, onde o agente policial tem a faculdade e a discricionariedade de realizar a medida cautelar É uma espécie de gênero de prisão preventiva, na medida em que o agente policial invoca o Poder de Polícia para restringir o direito de locomoção É uma espécie de gênero de prisão administrativa e processual, visto que o agente policial age de forma repressiva contra o delito iminente.
Atualmente em nossa Corporação, verificamos inúmeros erros cometidos, nas diversas ocorrências atendidas pelo policiamento ostensivo, quer seja no modo de atuação, como nos procedimentos adotados. Tais ocorrências deixam, via de regra, um saldo negativo para a Corporação, pois, não raro, resultam em ocorrências mal atendidas pelos policiais, às vezes causando exploração por parte da imprensa, como também acarretando consequências de natureza criminal para o próprio policial militar. Com relação à Nota de Instrução 001/ 03 (Procedimentos Operacionais) assinale a alternativa INCORRETA Nos casos de HOMICÍDIO: Arrolar e preservar o local, resguardando o(s) instrumento(s) utilizado(s) na prática do crime evitando qualquer contato com outros objetos no local, até a presença da Polícia Técnica.(NI nº 06/98- EMG-PM/3) Não permitir a entrada e/ou permanência que qualquer pessoa no local do crime Apreender armas e demais instrumentos utilizados para o cometimento do crime Arrolar testemunhas idôneas Revistar a vítima do homicídio, visando arrecadar com a mesma material que seja de interesse da investigação.
Com relação à Nota de Instrução, 006/98. Regular os procedimentos a serem adotados pelos Policiais Militares diante de um local de infração penal, para cumprimento de normas legais pertinentes, complementando o Manual Básico do policial militar (M-4), aprovado em Bol da PM nº 194, de 07 dez 83. Relativo ao exame, o local de Infração Penal se apresenta sob as seguintes formas: Local idôneo, e violado Local Idôneo, Local Inidôneo, Violado, Alterado ou desfeito e Locais Relacionados Local inidôneo, alterado e violado Local interno e Local externo Local interno e Local externo; ambiente imediato e Ambiente mediato.
A Polícia de proximidade é uma filosofia na qual policiais e cidadãos trabalham em parceria, ou seja, inspirada nos mesmos princípios da Polícia Comunitária. Qual opção abaixo poderíamos considerar, ainda, como assertiva para melhor entendermos tal modalidade de Polícia? Deve ser vista como uma polícia especial o que justamente é o que se deseja Proposta sociológica inclusiva, poderosamente transformadora, a qual deve reproduzir a ideia de uma polícia especial para uma determinada comunidade, apesar de não ser assim desejada Proposta sociológica inclusiva, poderosamente transformadora, por não reproduzir a ideia de uma polícia especial para uma determinada comunidade Proposta sociológica inclusiva, poderosamente transformadora, em que se procura reforçar a lógica de segregação Proposta sociológica inclusiva em que deve ser vista apartada da Polícia Militar que atua no restante do Estado.
A Polícia Comunitária procura proporcionar uma nova parceria entre Polícia e Comunidade, entendendo que devam trabalhar juntas. Qual opção abaixo poderíamos considerar, ainda, como assertiva para melhor entendermos tal modalidade de Polícia? Visa identificar, priorizar e resolver questões como criminais graves, medo do Crime, e em geral a decadência do bairro, objetivando melhorar a qualidade de vida Visa identificar e resolver tais questões como criminais graves, de saúde, e educação, objetivando melhorar a qualidade de vida do Policial Militar Visa identificar, priorizar e resolver questões como saúde, educação e saneamento básico, certo de que melhorar a qualidade de vida não depende da Polícia Visa identificar, priorizar e resolver questões como saúde, educação, e saneamento básico, certo de que melhorar a qualidade de vida depende da Polícia Visa identificar, priorizar e resolver questões como criminais graves, apenas, sem o compromisso de melhorar a qualidade de vida.
Marque a ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA pelo qual poderá ser iniciado um IPM: De ofício, pela autoridade militar em cujo âmbito tenha ocorrido a infração penal Em virtude de requisição do Ministério Público Em virtude de requisição do Juiz de Direito ou do Conselho de Justiça A requerimento da parte ofendida Quando da realização de sindicância que resulte indícios da existência de infração penal militar.
O escrivão prestará compromisso de manter sigilo do IPM e de cumprir fielmente as determinações do Código de Processo Penal Militar. Para tanto, marque a ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA em relação a designação do Escrivão em sede do IPM. A designação do escrivão caberá ao encarregado, caso não tenha sido feita pela autoridade que lhe deu delegação para aquele fim A designação do escrivão recairá em aspirante, segundo ou primeiro tenente se o indicado for Oficial Somente o encarregado do IPM poderá designar o escrivão Se o indicado for praça, o escrivão recairá em subtenente ou aspirante a oficial A designação do escrivão recairá em subtenente, aspirante, segundo ou primeiro tenente se o indicado for oficial.
A Constituição Federal de 1988 preconiza que “Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal”. Tal previsão constitucional cabe ao princípio da: Intervenção mínima Legalidade Irretroatividade da lei penal Individualização da pena Ofensividade.
O 1º SGT PM Paiva costuma discutir frequentemente com o seu vizinho, pelo fato de rotineiramente ao chegar em casa não conseguir guarda seu carro na garagem porque o carro do vizinho impede a passagem. Após inúmeras brigas, o sargento decide tentar contra a vida do seu vizinho. Ele providencia uma luva, máscara e prepara a sua arma de fogo. Após ter cogitado o crime, em qual fase o sargento estará enquanto providencia todo o material para a execução do seu plano? Preparatória Execução Cogitação Latrocínio Consumação.
Qual dessas autoridades NÃO possuem imunidade parlamentar? Vereador Deputado Estadual Prefeito Senador Deputado Federal.
Qualquer alteração a normalidade do funcionamento dos três componentes: homem, veículo e via pública pode ser chamado de acidente de trânsito, entre eles: Tombamento, choque e batida Albarroamento, batida e capotamento Capotamento, esbarrão e colisão Tombamento, choque e colisão Batida, choque e colisão.
Nos crimes de extorsão mediante sequestro, normalmente a vítima é localizada em um determinado ponto, enquanto a ação criminosa originou-se em outro. Quanto ao exame do local, esse outro local, deve ser classificado em: Local Inidôneo Local Interno Local Mediato Local Externo Local Relacionado.
O local de infração penal quando classificado como interno ou externo serão ainda subdivididos em: Misto e Comum Ambiente Imediato e Ambiente Mediato Local Comum e Local Imediato Ambiente Imediato e Ambiente Misto Local Relacionado e local Idôneo.
Quem pode presidir uma averiguação, na qualidade de averiguador? Oficial PM, Subtenente PM, Sargento PM ou Cabo PM Oficial PM, Subtenente PM ou Cabo PM Oficial PM, Subtenente PM, Sargento PM ou Averiguado Oficial PM, Subtenente PM ou Sargento PM Oficial PM, Sargento PM ou Cabo PM.
Complete as lacunas: O inquérito deverá terminar dentro de ___ dias, se o indiciado estiver _________, contando esse prazo a partir do dia em que se executar a ordem de prisão; ou no prazo de _____ dias, quando o indiciado estiver ___________, contado da data em que se instaurar o inquérito 20, preso, 40, solto 30, solto, 20, preso 20, solto, 40, preso 10, preso, 30, solto 20, preso, 30, preso.
Sobre os procedimentos específicos a serem adotados pelos policiais militares que primeiro chegarem em um local de infração penal, é CORRETO afirmar que: Caso tenha que optar entre o socorro à vítima e prender o infrator, a prioridade será efetuar a prisão Isolar principalmente a área do evento (área imediata) e suas vias de acesso, impedindo o ingresso ou permanência de parentes, curiosos, jornalistas ou quaisquer pessoas que não habilitadas para este mister (policiais e/ou peritos) Preservar o local: especialmente a “área mediata” Se houver cadáver, permanecer em suas proximidades podendo inclusive buscar no mesmo identificação , mudar a posição caso esteja atrapalhando a circulação Não permitir o trabalho dos órgãos de comunicação no local de interesse, mesmo após a liberação do mesmo pela Perícia Criminal e pela autoridade de Polícia Judiciária.
O local de infração penal é classificado segundo 03 (três) critérios, marque a alternativa CORRETA: Quanto ao procedimento no local, quanto à natureza do fato e quanto ao fato em si Quanto ao local em si, quanto ao exame do local e quanto ao procedimento no local Quanto ao isolamento do local, quanto ao tempo e quanto ao exame Quanto ao exame do local, quanto a perícia em si e quanto ao procedimento no local Quanto ao local em si, quanto á natureza do fato, quanto ao exame do local.
Leia a sequência a seguir e após marque a alternativa CORRETA que a defina: I- Socorrer a vítima (primeiros socorros) ou providenciar atendimento médico; II- Prender o infrator (se possível); III- Interditar o local; IV- Preservar o local; V- Comunicar o fato ao COPOM, ou a sala de Operações e à DP da circunscrição; V I - Arrolar testemunhas e realizar a investigação preliminar; VII- Aguardar no local a chegada da Autoridade de Polícia Judiciária e da perícia criminal Procedimentos Genéricos Procedimentos para o isolamento do local Investigação preliminar Procedimentos específicos Classificações para o local de crime.
Quanto a Averiguação, é correto afirmar que: É aplicada nos casos de transgressão da disciplina ou infração Penal Comum menos grave ou infração Penal Militar É aplicada nos casos de transgressão da disciplina ou infração Penal gravíssima ou infração Penal Militar O Averiguador será sempre um SUBTEN PM, SGT PM ou SD PM O Averiguador será sempre um Cap PM, um CB PM ou um SD PM É aplicada nos somente nos casos de transgressão da disciplina.
O funcionário público que exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la (ex.: quando já passou no concurso público, mas ainda não tomou posse), mas em razão dela, vantagem indevida (a vantagem exigida tem de ser indevida; se for devida, haverá crime de “abuso de autoridade” do art. 4º, h, da Lei nº 4.898/65) estará cometendo crime de: Peculato Concussão Excesso de exação Corrupção Ativa Corrupção Passiva.
Márcio mata Camila temendo que esta o pudesse reconhecer por crime de estrupo praticado anteriormente contra outra vítima. Márcio intencionalmente praticou o homicídio qualificado por: Motivo torpe Motivo fútil Tentar assegurar a imputabilidade Motivo banal Modalidade culposa.
Marque a alternativa que apresenta corretamente as fases que o agente percorrerá até consumar um crime: Cogitação – Preparação – Execução – Consumação Preparação – Proporção – Execução – Consumação Cogitação – Preparação – Execução – Conclusão Cogitação – Proporção – Execução – Consumação Preparação – Cogitação – Execução – Conclusão.
O Sargento Paulo do 59º BPM adquiriu um celular ciente de que se tratava de um objeto produto de um crime. O Sargento cometeu o crime de: Estelionato Sequestro Relâmpago Extorsão Furto Receptação.
O local de infração penal é classificado segundo 03 (três) critérios quanto: Local em si, natureza do fato e pessoas não envolvidas Local em si, fato não consumado e exame pericial Local em si, as pessoas envolvidas e natureza do exame ainda pericial Fato consumado, exame do local e natureza em si Local em si, natureza do fato e exame do local.
Com relação ao local de infração penal, a classificação Quanto ao Exame do Local é correto afirmar que: Local Idôneo, Local Inidôneo e Local Relacionado Local Idôneo, Local Mediato e Local não Relacionado Local Inidôneo, Local não Imediato e Local Relacionado Local Relacionado, Local de Homicídio, Local não Imediato Local Interno, Local Externo e Local não Relacionado.
O local de infração penal é de grande importância pois: Oferece à vítima os primeiros elementos para buscar um acordo entre as partes Oferece à Polícia Ostensiva elementos essenciais para que seja decretada a prisão Oferece à Polícia Judiciária os primeiros elementos através da Polícia Técnica, isto é, os elementos essenciais para que as autoridades possam orientar-se eficazmente para o esclarecimento do fato e sua autoria Não precisa ser preservado, pois a partir dos depoimentos já se é possível tirar conclusões Oferece provas para a Polícia Militar iniciar as investigações para de imediato levar ao juiz.
“Constituídas pelos depoimentos das testemunhas, ou seja, informações de pessoas que saibam ou ouviram algo sobre o fato e de sua autoria” esse conceito está se referindo à: Provas técnicas Provas tácitas Provas tácitas Provas testemunhais Provas coerentes.
Na preservação do local de crime, especialmente a “área imediata”, o policial deverá adotar como uma das medidas previstas: Trocar ou mudar de posição todo e qualquer objeto existente no local, desconsiderando as posições dos objetos pois isso não irá interferir Mexer nas armas, estojos, projetis, documentos e papéis em geral Na ocorrência de incêndio, auxiliar na evacuação do prédio ou residência, dispensando a permanência das pessoas envolvidas Os cadeados e ferrolhos destruídos por arrombamento deverão ser reparados antes do exame pericial Se houver cadáver, permanecer em suas proximidades sem tocar ou mudar de posição, não permitir também que outras pessoas assim procedam.
Acidentes vem a ser todo acontecimento súbito e imprevisto devido a uma sequencia de eventos maus sucedidos. Quais são as causas de acidentes? Atos inseguros, Condições Inseguras e Fator pessoal de Insegurança Nenhuma das respostas acima Ato Inseguro, Imperícia, Imprudência Negligência, Imperícia e Imprudência.
Qual a emergência que devemos adotar no procedimento de lateralizar a vítima? politraumatismo Engasgo Convulsão Desmaio.
Como evidenciamos os sinais de choque? Emese, Ematemese e Edema Palidez, Cianose, Respiração rápida e fraca Palidez, edema, eritema Eritema, flictema, convulsões.
Quais os procedimentos que devemos adotar em caso de fraturas fechadas? Imobilização e gelo Conduzir ao hospital da mesma maneira que encontrar Imobilização e água quente Puxar o membro lesionado até estalar.
Quais os procedimentos que devemos adotar em caso de distensão ou estiramento? Imobilização e água quente Imobilização e gelo Puxar o membro lesionado até estalar Conduzir ao hospital da mesma maneira que encontrar.
Quais os procedimentos que devemos adotar em caso de luxação? Conduzir ao hospital da mesma maneira que encontrar Imobilização e água quente Imobilização e gelo Puxar o membro lesionado até estalar.
Como devemos proceder com vítimas em convulsão? Lateralizar a cabeça Coloca-la em pronação Imobilizar a cervical Coloca-la em decúbito dorsal.
Os policiais Cosme e Damião quando em Ptr, foram acionados para auxiliar uma parturiente. Quais os procedimentos que essa dupla deverá realizar para dar assistência ao parto? Colocar a parturiente sentada e esperar a chegada da parteira Preservar a integridade da parturiente, apoiar na descida e aquecer o bebê Pedir a parturiente para fechar as pernas e aguardar a chegada ao hospital Colocar a parturiente sentada onde estiver, apoiar a descida e deixar o bebê separado da mãe.
Qual o procedimento não devemos adotar em situação de eviscerações? Não recolocar as vísceras Acalmar a vítima e colocar um pano molhado sobre a ferida Tentar recolocar as vísceras Acalmar a vítima.
Qual o procedimento devemos adotar em situação de eviscerações? Acalmar a vítima e colocar um pano seco sobre a ferida Acalmar a vítima e colocar um pano molhado sobre a ferida Realizar um torniquete Acalmar a vítima e tentar recolocar as vísceras.
Os policiais Cosme e Damião foram acionados para atender uma ocorrência. Chegando ao local, avistaram um cidadão caído ao solo, onde populares informaram que o mesmo estava morto. Quais os sinais vitais que podemos evidenciar neste cidadão? Sibilos, Respiração e temperatura Pulso, Respiração, temperatura Se a vítima fala ou não Batimentos Cardíacos, Midríase, Miose.
Todos os casos de emergência devemos avaliar o nível neurológico da vítima. Através de qual técnica que classificamos o nível de consciência? V, O, S A, V, D, I D, R, D A, V, D, S.
Relacionado a queimaduras, marque a opção correta? 3º grau atinge apenas a derme sendo caracterizada por eritema 2º grau atinge epiderme e derme sendo caraterizada por bolhas 1º grau lesiona apenas a hipoderme sendo caracterizada por bolhas 4º grau atinge a epiderme sendo caracterizada por hiperemia.
Qual o tipo de queimadura que tem como característica presença de flictema (bolhas)? 3º grau 1º grau 4º grau 2º grau.
Toda operação policial em comunidade deveria ocorrer com a presença de paramédicos. Sendo que nas operações onde não possui equipe de resgate, qual a condição que devemos adotar, em emergência relacionada a policiais militares feridos no interior de comunidades? Conduzir para onde o policial possui plano de saúde Conduzir para seu batalhão, pois primeiro tem que pegar a papeleta Conduzir o policial ferido para o HCPM Conduzir para a unidade de saúde mais próxima.
No dia 31/07/2013, após intensa troca de tiros entre policiais militares e marginais na comunidade do caroço, foi observado que um dos policiais foi alvejado com perfuração de arma de fogo (PAF) em membro inferior direito (MID). Rapidamente o SD Azambuja, Cmt da Ptr, retirou o policial ferido da comunidade. Baseado no relato anterior, qual aspecto legal ampara o Sd Azambuja na retirada de seu companheiro ferido no interior de uma comunidade? Art. 10º do RDPM Art. 5º do Manual Básico da Policia Militar Art. 135 do RDPM Art. 171 do Manual Básico da Policia Militar.
No dia 09/06/1976, durante troca de tiros entre traficantes na comunidade de Vila Maracati, a Sra Alzira foi baleada na perna. Qual o procedimento devemos adotar para conter a hemorragia da perna da Sra. Alzira? Realizar um tamponamento compressivo Coloca-la em um transporte alternativo e solicitar ao motorista para conduzi-la ao hospital Ligar para o SAMU, pois socorrer não é função da Polícia Coloca-la na vtr e conduzir rapidamente para o hospital.
O paciente grande queimado tem um tratamento específico. Para qual unidade de saúde devemos conduzir esse tipo de paciente? Para unidade onde o paciente tem plano de saúde Para unidade de referencia em queimados (Hospital da Força Aérea do Galeão ou Andaraí) Para o HCPM Para unidade de saúde mais próxima.
Qual tipo de hemorragia tem como característica sangue vermelho claro e saindo em jatos? Venosa Arterial Digestiva Digestiva.
Qual a conduta que devemos realizar com objetos impactados ou empalados? Estabiliza-los Aplicar água quente Retira-lo Aplicar água fria.
Entendemos por chefe aquele que exerce autoridade, dirige, governa ou administra Verdadeiro Falso.
Entendemos por chefia a autoridade que o militar exerce sobre seus subordinados, em virtude do posto, graduação ou função, é uma espécie de chefia militar Verdadeiro Falso.
O comandante deve capacitar os militares a cumprirem qualquer ordem, independente de qual seja Verdadeiro Falso.
Por líder entendemos ser aquele que consegue estabelecer uma interação pessoal com o grupo/equipe, influenciando estes a se comprometerem com a busca de objetivos comuns Verdadeiro Falso.
Há alguns anos atrás, a psicologia e a administração admitiam que um verdadeiro chefe já nascia feito, predestinado a chefiar Verdadeiro Falso.
Dentre as qualidades de um líder, um fator que merece destaque é a capacidade de motivar. É muito comum ouvir que um líder deve motivar seu grupo e existem diversos estudos sobre esta questão Verdadeiro Falso.
Por liderança participativa (democrática): de acordo com este tipo, cabe ao líder o cumprimento da missão por meio da participação, do engajamento dos homens e do aproveitamento de suas ideias, procurando estabelecer o respeito e a confiança mútua. O líder participativo se reúne com seus subordinados para conversar sobre as áreas de atrito que interferem no trabalho Verdadeiro Falso.
Por Liderança delegativa, entendemos ser o tipo menos indicado para assuntos de natureza técnica, em que o líder atribui a seus assessores a tomada de decisões especializadas Verdadeiro Falso.
Podemos afirmar que o líder deve estimular continuamente a iniciativa, e expressar diariamente o apoio e a confiança. A influencia do líder é nutrida através do reforço do comprometimento e empenho com ideais comuns Verdadeiro Falso.
O roubo nada mais é que o furto agravado pelas circunstancias da violência física ou psíquica contra a pessoa, ou ainda por outro meio que a impeça de resistir aos propósitos e à ação do delinquente Verdadeiro Falso .
Ameaçar significa procurar intimidar, prometendo maleficio. Pode ser somente através do contato físico, sendo este admitido como único tipo de ameaça possível. O mal deve ser injusto e grave, além do meio ser idôneo e serio A) Verdadeiro B) Falso.
O delito de lesão corporal consiste alguns tipos de dano, produzido por alguém, sem animus necandi à integridade física ou a saúde de outrem. Ela abrange algumas ofensas a normalidade funcional da pessoa, tanto do ponto de vista anatômico quanto do fisiológico ou psíquico Verdadeiro Falso.
Nexo de causalidade, também chamado de nexo causal ou relação de causalidade, é o elo que existe entre a conduta e o resultado. É a relação de causa e efeito existente entre a ação ou omissão do agente e a modificação produzida no mundo exterior, em resumo, significa avaliar se a conduta deu ou não causa ao resultado Verdadeiro Falso.
São causas de excludente de ilicitude: Estado de necessidade, Legítima defesa, Estrito cumprimento do dever legal e Exercício regular do direito Verdadeiro Falso.
O Artigo 20 do CP ensina que o erro de tipo pode ter duas facetas: -erro de tipo escusável: que é o erro de tipo invencível, em que somente algumas pessoas normais poderiam incorrer. – erro de tipo inescusável: que é o erro de tipo vencível, que poderia ter sido evitado se o agente tivesse agido com as diligências ordinárias Verdadeiro Falso.
Podemos afirmar que: o crime pode ser permanente, continuado ou instantâneo Verdadeiro Falso.
A conduta penal ainda precisa ser analisada sob o aspecto do dolo e da culpa, sendo assim: é correto afirmar que a conduta dolosa ocorre quando o agente da causa ao resultado em virtude de sua imprudência, imperícia ou negligência Verdadeiro Falso.
No tocante ao conceito de crime, nosso legislador não o conceituou, portanto, este é essencialmente jurídico. O crime pode apresentar três conceitos diferentes: conceito formal, informal e conceito material Verdadeiro Falso.
Podemos dizer que o Direito Penal Objetivo são as Leis em vigor, ou seja, as editadas e não revogadas Verdadeiro Falso.
Dentre as alternativas abaixo qual apresenta a fonética incorreta? 2222 – Dois TRIPLO dois 5555 – Cinco TRIPLO cinco 66666 – Duplo meia TRINCA de meia 100 – Uno DUPLO zero 22.777 – DUPLO dois PONTO TRIPLO sete.
Quais das alternativas abaixo correspondem a uma transmissão em teste, onde da clareza e intensidade são “passável” e “satisfatória”? 3/4 2/4 5/3 3/3 5/5.
Em relação aos 3 tipos de equipamentos-rádios utilizados na corporação identifique as proposições como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) ( ) Estação fixa é o equipamento destinado a ser usado em imóvel, ligado à fonte de alimentação própria ( ) Estação móvel é o equipamento destinado a ser usado em imóvel, ligado à fonte de alimentação própria ( ) Estação móvel é o equipamento destinado a ser usado em veículo automotor, alimentado pelo sistema elétrico do próprio veículo em que for instalado; normalmente automóvel, motocicleta, aeronave, embarcação e congêneres. ( ) Estação portátil é equipamento, de tamanho e peso reduzido, de porte individual, alimentado por fonte própria de energia, normalmente através de bateria recarregável. ( ) Estação fixa é estação dotada de grande mobilidade, transportada individualmente pelo próprio operador, durante o serviço, para qualquer lugar onde desse equipamento possa necessitar Assinale a sequência correta V, F, F, V, V V, V, F, F, V V, F, V, V, F V, V, V, F, V F, F, V, V, F.
75) O alfabeto fonético como meio auxiliar de transmissão tem aplicação quando há necessidade de soletrar palavras ou outro conjunto de letras, na dificuldade de sua compreensão, como ocorre no caso de mensagem transmitidas em meio a péssimas condições de comunicação, ou mesmo, na transmissão de palavras incomuns ou estrangeiras, ou de grafia diferente da normal. Relacione as colunas 1) É usado para iniciar o Alfabeto Fonético Internacional antes da palavra ou sequencia a ser transmitida 2) É usado quando for realizar a enunciação de várias palavras, deve ser pronunciada para indicar o seu termino e o início de outra palavra 3) Para indicar o termino da transmissão ( ) TERMINADO ( ) SOLETRANDO ( ) SEPARA 3,2,1 1,3,2 1,2,3 3,1,2 2,1,3.
Os equipamentos-radio em uso nos diversos órgãos estaduais são de marcas e modelos diferentes, mas de uma forma geral, em função do emprego, eles podem ser distinguidos basicamente em três tipos: Teltronic, Alcatel e analógico Analógico, digital e portátil Grande, médio e pequeno Fixo, móvel e portátil Fixo, digital e portátil.
É o engenho eletrônico capaz de transmitir e receber sinais de radio frequência necessários as comunicações-radio, para transmissão de mensagens por voz: Receptor Transmissor Transceptor GPS VTR.
Dentre os vocabulários utilizados nas comunicações como meio auxiliar da transmissão de mensagem, qual alternativa esta INCORRETA? O alfabeto fonético internacional As palavras e expressões convencionais A linguagem do P Os algarismos fonéticos O código Q.
Segundo o alfabeto fonético internacional, qual das alternativas abaixo esta INCORRETA? A – ALFA B – BETA C – CHARLIE D – DELTA E – ECHO.
Segundo o alfabeto fonético internacional, qual das alternativas abaixo está INCORRETA? T – TANGO W – WHISKY G – GOLF L – LIMA O – OMEGA.
Segundo o alfabeto fonético internacional, qual das alternativas abaixo esta INCORRETA? Q – QUEBEC J – JULIETE I – INDIA N – NOVEMBER M – MONKEY.
Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta a fonética incorreta? 100 – Uno DUPLO zero 2001 – Dois DUPLO zero uno 166 – Uno DUPLO meia 33348 – DUPLO três, três quatro oito 22.777 – DUPLO dois PONTO TRIPLO sete.
Uma determinada VTR faz uma transmissão em teste do equipamento radio e recebe uma resposta de 4/3. Qual foi a clareza e a intensidade do sinal recebido? Escassa e satisfatória Boa e satisfatória Passável e apenas perceptível Passável e fraca Boa e apenas perceptível.
Quanto a clareza e a intensidade de uma chamada em teste, identifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) 1/2 – má e fraca ( ) 4/5 – excelente e ótima ( ) 3/4 – boa e ótima ( ) 4/4 – boa e boa ( ) 3/4 – passável e boa V, V, F, V, V V, F, F, V, V F, F, V, V ,V V, F, V, V, F F, F, V, V, F .
Referente aos meios auxiliares nas comunicações, relacione as colunas: 1) É usado como meio auxiliar de transmissão, tem aplicação quando há necessidade de soletrar palavras ou outro conjunto de letras, na dificuldade de sua compreensão. 2) Palavras-chaves, com significado particularmente atribuídos, que, a exemplo de qualquer outra codificação utilizada oficialmente, devem ser de pleno conhecimento dos operadores, como meio facilitador e agilizador da comunicação 3) Outro meio convencional, auxiliar na transmissão da mensagem, empregado para economicidade de seu texto, bem como para imprimir maior celeridade às comunicações via radio. ( ) Código Q ( ) Palavras e expressões convencionais ( ) Alfabeto fonético internacional 1,2,3 3,2,1 2,1,3 1,3,2 3,1,2.
Quanto a clareza e intensidade de uma chamada em teste, correlacione as colunas: passável e satisfatória boa e ótima excelente e boa boa e boa escassa e fraca .
Marca a alternativa incorreta quanto aos elementos da comunicação Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo Código: é a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário Canal de comunicação: é o meio concreto pelo qual a mensagem é transmitida: voz, livro, revista, emissora de TV, jornal, canal de rádio, computador, etc. Mensagem: é o objeto da comunicação. É constituída pelo conteúdo das informações transmitidas É o equipamento destinado a ser usado em veículo automotor.
Em relação as palavras e expressões convencionais qual das alternativas abaixo NÃO esta correta? POSITIVO – recebi sua mensagem CONFIRME - repita a mensagem transmitida (solicitado por quem esta recebendo a msg) CONSIGNE - registre, anote para controle CORREÇÃO - houve erro nesta transmissão CORRETO – esta correto.
Em relação as palavras e expressões convencionais qual das alternativas abaixo NÃO esta correta? SOLETRANDO – vou soletrar a palavra seguinte com o alfabeto fonético PROCEDA – adiante com sua msg REPETINDO – vou repetir toda a msg SEPARA – dê espaço (quando da utilização do alfabeto fonético para receber o que for transmitido) TERMINADO – acabado, fim (para indicar o termino de soletrando pelo alfabeto fonético).
Denomina-se CHAMADA ao contato entre duas ou mais estações, através de seus prefixos, visando iniciar a transmissão de uma msg. Identifique as proposições abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) CHAMADA SIMPLES - é aquela em que apenas duas estações estão envolvidas ( ) CHAMADA GERAL - é aquela na qual uma estação busca estabelecer contato simultâneo com duas ou mais estações ( ) CHAMADA MÚLTIPLA - é a denominação dada ao contato simultâneo de uma estação com todas as outras de um mesmo canal ou rede, para a transmissão de msg de interesse de todos ( ) CHAMADA EM BROADCASTING – este tipo de chamada assemelha-se a chamada geral em termos e padrão, com a diferença de ser feita em mais de uma rede simultaneamente ( ) CHAMADA PONTO A PONTO - é a denominação dada ao contato simultâneo de uma estação com todas as outras de um mesmo canal ou rede, para a transmissão de msg de interesse de todos V, V, F, F, V F, F, V, V, F F, V, F, V, F V, V, V, F, F V, F, F, V, F.
A respeito de provas, podemos afirmar que que é todo elemento pelo qual se procura mostrar a existência e a veracidade de um fato. Sua finalidade, no processo, é influenciar no convencimento do Juiz Verdadeiro Falso.
A prisão temporária é a prisão de natureza cautelar, sem prazo preestabelecido de duração, cabível exclusivamente na fase do inquérito policial, objetivando o encarceramento em razão das infrações adredemente (propositalmente) indicadas na legislação Verdadeiro Falso.
A prisão preventiva é a prisão de natureza cautelar mais ampla e sem prazo para acabar, sendo uma eficiente ferramenta de encarceramento durante o inquérito policial e na fase processual. Ela só se sustenta se presente o lastro probatório mínimo a indicar a ocorrência da infração, os eventuais envolvidos, além de algum motivo legal que fundamente a necessidade do encarceramento preventivo Verdadeiro Falso.
Algumas pessoas em razão da função desempenhada terão o direito a recolhimento em quarteis ou a prisão especial, enquanto estiveram na condição de presos provisórios Verdadeiro Falso.
Não há restrição de horário para o cumprimento da prisão, no entanto, e mesmo dentro do domicilio, pode ocorrer a qualquer horário, inclusive a noite, sendo o ingresso domiciliar, seja a casa de terceiros ou da própria pessoa a ser presa, o morador será intimado a entregar o preso ou a entregar-se, à vista da ordem de prisão Verdadeiro Falso.
A busca pessoal deve ser feita sem que haja fundada suspeita, caso contrario a conduta do agente policial poderá se caracterizar como crime de abuso de autoridade Verdadeiro Falso.
A busca pessoal ou revista caracteriza-se pela inspeção do corpo do individuo com a finalidade de promoção da segurança pública, sem qualquer necessidade de antecedência de comando verbal Verdadeiro Falso.
A ação penal é um instituto processual que garante ao Estado a persecução criminal dos indivíduos que praticam algum delito, logo, visa a dar a garantia à sociedade de que o infrator não passara impune por crimes praticados no seio da sociedade Verdadeiro Falso.
Os termos abaixo são distintos: Denúncia, Notícia Crime, Representação e Queixa, sendo assim podemos definir Queixa como a manifestação de vontade do ofendido ou da vitima, através de seu representante legal, no sentido de ser instaurada a ação penal. Ela tem lugar em crimes que são processados por ação penal publica condicionada, isto é, de titularidade do Ministério Público, mas sujeita a essa condição. Trata-se na verdade de uma autorização para que o órgão ministerial possa propor a ação penal Verdadeiro Falso.
São alguns do Princípios Fundamentais do processo penal comum: Principio do Devido Processo Legal, Principio da Igualdade das Partes, Principio do Contraditório entre outros Verdadeiro Falso.
Quais desses personagens não fazem parte no IPM e na Averiguação Averiguador Escrivão Ofendido AJMERJ Testemunha Encarregado.
Sobre o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funciona na Cidade Nova, junto ao Centro do Rio de Janeiro, desenvolvido a partir de um Termo de Compromisso entre a SESEG e a empresa Geocontrol, é correto afirmar que: É um sistema que é ativado quando há necessidade de atender as demandas de grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro O sistema integra informações das áreas operacionais das forças emergenciais como PCERJ, PMERJ, CBMERJ. SAMU, PF, PRF, GM, Defesa Civil e CET- Rio Tem a sua capacidade limitada, subordinado ao COPOM, busca facilitar a comunicação entre as unidades operacionais da PMERJ e o serviço 190, bem como atender as demandas da comunidade Esta subordinado para fins de controle ao ISP Esta subordinado ao CECOPOM.
Na apostila de Policiamento Ostensivo foram relacionados alguns procedimentos operacionais. Identifique dentre as afirmações que correspondem as condutas corretas do policial militar, na execução das diversas atividades de policiamento ostensivo Desobstruir o transito, salvo nos casos de acidentes de transito sem vitima Posicionar-se em local onde possa observar sem ser percebido Somente realizar a apresentação de presos em flagrante delito a imprensa Acautelar presos no interior de aquartelamentos destacados somente ate o final da operação As testemunhas do flagrante delito devem ser apresentadas junto com as partes na DP.
Qual das opções apresenta dois documentos que o supervisor deve ter em sua pasta de serviço quando estiver cumprindo o serviço de supervisão de graduados? Livro índice e formulários de acidente com vtr Organograma do Batalhão e Exemplares de BRAT Relatório de Supervisão e o mapa carga Ordens de operação em vigor e roteiro da supervisão com a relação dos postos a serem percorridos Guias de remessa e circular interna com as ordens do Cmt de Cia.
O serviço de supervisão é também considerado atividade operacional, Identifique o item e marque a que contem apenas finalidades da Supervisão de Pequeno Escalão Orientar o pessoal de serviço, apoiar o policiamento e fiscalizar o cumprimento das escalas Apoiar o policiamento, fiscalizar o cumprimento do Plano Geral de Policiamento e fiscalizar o cumprimento das Normas para o Policiamento Fiscalizar o cumprimento do Plano Geral de Policiamento e fiscalizar o cumprimento das Normas para o Policiamento Fiscalizar o cumprimento das diretrizes, ordens e Instruções do Comando Geral, o equipamento dos homens e vtr Fiscalizar o Plano Geral de Policiamento, apurar as faltas e as alterações das praças e manter a disciplina durante o serviço.
Evite perseguições, priorize o cerco. Sobre perseguições policiais marque (V) para verdadeira e (F) para falsa 1) ( ) Quando em perseguição, a velocidade da vtr e as habilidades do motorista são fatores essenciais para o sucesso da intervenção 2 ( ) Não havendo condições técnicas para interceptar o auto suspeito, a vtr manterá a perseguição, mesmo que tenha que manter-se em alta velocidade e violar outras normas de segurança e de circulação. 3 ( ) A perseguição será sempre técnica usando os instrumentos de comunicação para possibilitar o cerco 4 ( ) Caso ocorra veículos conluiados, o veículo a ser abordado deve ser o que estiver atrás dos demais V, V, F, F F,F, V, F F, V, V, F V, F, F, V F, F, V, V.
“Estado de animo que aparece em nós quando um impulso, algo que gostaríamos de realizar ou que gostaríamos que acontecesse não acontece.” Estamos falando de: Luto Depressão Cansaço Frustação.
Quadro transitório de gravidade significativa, o qual se desenvolve em um individuo em resposta à excepcional estresse físico e/ou mental o qual diminui dentro de horas ou dias. Esta é a definição de: SGA Sindrome de Burnout Transtorno de estresse pós-traumático Reação aguda ao estresse.
Acerca do estresse, assinale V ou F ( ) O termo foi utilizado a primeira vez em 1926 por Hans Selye ( ) É o estado que se manifesta através da Síndrome Geral de Adaptação ( ) Se desenvolve em três fases: alarme, resistência e exaustão ( ) Na fase da exaustão podem surgir patologias F, V, V, F Todas as alternativas são verdadeiras F, F, V, V V, V, V, F.
Formas sistemáticas de lidar com perigos e as inseguranças induzidas e introduzidas pelo próprio processo de modernização. Isto se refere a: Mediação Riscos Escuta ativa Uso diferenciado da força.
Processo de manifestar sentimentos, de pedir mudanças legítimas e de dar um retorno honesto sobre a mensagem que recebe. Este conceito diz respeito: Compreensão Assertividade Dialogo Comunicação.
Assinale quais das alternativas NÃO se apresenta como estratégia para resolução de conflitos Não ceder Evitar ou fugir Acomodar-se Competir.
Processo humano que se caracteriza por discordâncias em torno de determinado assunto. Estamos falando de: Sindrome de Burnout Conflito Oposição de ideias Estresse.
É um instrumento pelo qual se determina ou regula procedimentos para a execução de serviços, tem o poder de fixar comandos de trabalho, bem como imposições de cunho administrativo especificas e relativas a pessoal Ordem de serviço Ordem de policiamento Ordem de operação Ordem de mensagem.
É um ato assinado por titular de órgão responsável por atividades sistêmicas, visando a orientar órgãos setoriais e seccionais a fim de facilitar a tramitação de expediente relacionados com o sistema e que estejam com instrução e resolução sob responsabilidade desse órgão Boletim Interno Nota de Instrução Memorando Instrução Normativa.
É um ato administrativo ordinário ou interlocutório que se constitui em um encaminhamento, com decisão proferida por uma autoridade administrativa, em matéria que lhe foi submetida para apreciação. Pode ser informativo (ordinário ou de mero expediente) ou decisório Despacho Atestado Ordem de serviço Portaria.
É o instrumento de comunicação utilizado para assuntos internos entre chefias de unidades administrativas de um mesmo órgão Oficio Requerimento Correspondência interna Mensagem.
São espécies (tipos) de ato administrativo: Atos administrativos simples, atos ordinários, atos negociais, atos enunciativos e atos punitivos Atos normativos, atos ordinários, atos negociais, atos enunciativos e atos punitivos Atos normativos, atos ordinatórios, atos licitatórios, atos enunciativos e atos punitivos Atos normativos, atos ordinatórios, atos negociais, atos enunciativos e atos involuntários.
É um documento juridicamente valido que concretiza o exercício da função administrativa do Estado. Ato judicial Norma de Instrução Instrução administrativa Ato administrativo.
O cabeçalho deve apresentar obrigatoriamente: Brasão da PMERJ; e nome do órgão e hierarquia (subordinação) Brasão do Estado do Rio de Janeiro Brasão do Estado do Rio de Janeiro e nome do órgão e hierarquia (subordinação Nome do órgão e hierarquia (subordinação).
É a relação logica entre as ideias, o que faz um texto possível de se entender, ou seja, o resultado da não contradição entre as partes do texto. O conceito acima trata-se de: Concisão Coerência textual Uso da linguagem Coerência psicológica.
Significa inteligibilidade, ou seja, a capacidade de perceber e compreender de forma eficiente determinada informação. Portanto, a organização mental e a riqueza de vocabulário são qualidades essenciais para a busca de uma perfeita adequação dos termos em um texto dissertativo bem escrito. O conceito acima trata-se de: Clareza Correção Coesão Coerência.
De acordo com o Manual de Redação de Documentos Oficiais, os textos construídos nos documentos oficiais devem evitar os solecismos (erro de sintaxe), as deformações (erros na forma das palavras), os cruzamentos (troca de palavras parecidas), os estrangeirismos (emprego abusivo de palavras ou expressões estrangeiras), os arcaímos (emprego de palavras e expressões antiquadas) e os neologismos (palavras novas, cujo sentido é ainda instável). O conceito acima trata-se de: Clareza e concisão Coerência e coesão Padronização Correção e objetividade.
Caracteriza-se pelo emprego de verbos e pronomes na terceira pessoa do singular, com o intuito de conferir ao texto isenção e imparcialidade. O conceito acima trata-se de: Objetividade Impessoalidade Padronização Clareza.
Para que a redação dos textos oficiais atinja sua finalidade (estabelecer a comunicação necessária com impessoalidade e clareza), devemos zelar para que a linguagem utilizada atenda alguns requisitos básicos, tais como: Correção, impessoalidade, objetividade, clareza, concisão, coerência, coesão textual e padronização Correção, pessoalidade, objetividade, clareza, concisão, coerência, coesão textual e padronização Impessoalidade, publicidade, objetividade, clareza, concisão, coerência, coesão textual e padronização Impessoalidade, satisfação, objetividade, clareza, concisão, coerência, coesão textual e padronização.
Correlacione as colunas 1 – Emissor ( ) O modo como a msg é transmitida (forma escrita, forma oral, através de gestos) 2 – Receptor ( ) É aquele que emite, ou seja, que pronuncia ou envia uma msg. O emissor também é considerado remetente 3 – Código ( ) É a fonte, o meio utilizado para transmitir a msg (revista, livro, jornal, radio, tv) 4 – Contexto ( ) É aquele que recebe a msg enviada pelo emissor. Como a msg é destinada a ele, também é chamado de destinatário, ou seja, é o público-alvo da msg enviada pelo emissor/remetente 5 – Mensagem ( ) Situação que envolve emissor e receptor, cenário crucial para o entendimento pleno da msg 6 – Canal ( ) É o conteúdo que é expedido, enviado, ou seja, o que se quer transmitir, dizer, explicar, documentar 1, 3, 5, 6, 4, 2 1, 3, 5, 2, 4, 6 3, 1, 6, 2, 4, 5 3, 1, 2, 6, 4, 5.
O conselho Nacional de Transito – CONTRAN, tem sua sede em: São Paulo Distrito Federal Rio de Janeiro Rio Grande do Sul nenhuma das anteriores.
Dos crimes de transito previstos no CTB, afastar-se o condutor do local de acidente com ou sem vitima, onde o mesmo deixou o veículo no local e evadiu-se para fugir de responsabilidade civil e penal que lhe possa ser atribuída. Das afirmativas abaixo, qual previsão e opção correta: Crime de transito, penalidade e medida administrativa Apenas crime de transito Apenas medida administrativa Previsto apenas no Código Penal Nenhuma das anteriores.
O condutor de veículo destinado a condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos: I – ter idade superior a 21 anos II – ser habilitado nas categorias B, C ou D III – não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou reincidente em infrações medias nos últimos 12 meses IV – ser aprovado em curso especializado nos termos da regulamentação do CONTRAN estão corretas apenas I, II e III estão corretas apenas I, II e IV estão corretas apenas I, III e IV todas estão corretas nenhuma das anteriores.
Qual a competência, de acordo com o CTB, das Polícias Militares dos seus estados e do Distrito Federal? Executar fiscalização de transito, quando e conforme convenio firmado Executar A REP III Executar fiscalização de transito como autoridade de transito Firmar convenio com os agentes da autoridade de transito Executar a OPTRAN II .
DAS INFRAÇÕES – Dirigir veículo I – sem possuir CNH ou permissão para dirigir II – Com CNH ou permissão para dirigir cassada ou com suspensão do direito de dirigir III – Com CNH ou permissão para dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo Segundo o CTB, constitui infração( ões) gravíssima(s) a(s) afirmativa(s): I, II e III I apenas I e II apenas II e III apenas Nenhuma das anteriores.
Uma via arterial é exemplo de via: urbana estrada rural rodovia coletora.
De acordo com o CTB, em seu art. 1º, considera-se transito: A utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento, operação de carga ou descarga A utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para fins de circulação, parada, estacionamento, operação de carga ou descarga A utilização das vias por pessoas e veículos, para fins de circulação, parada, estacionamento, operação de carga ou descarga A utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento A utilização das vias por veículos, para fins de circulação, parada, estacionamento, operação de carga ou descarga somente.
Com base na Resolução 205 do CONTRAN são documentos de porte obrigatório: Autorização para condução de ciclomotores permissão para dirigir, IPVA e DPVAT Autorização para condução de ciclomotores, permissão para dirigir, CNH e CRLV DPVAT, Certificado de Registro de veículos, autorização para condução de ciclomotores e permissão para dirigir IPVA, DPVAT, autorização para condução de ciclomotores, permissão para dirigir IPVA, DPVAT, CRLV e CNH.
De acordo com o CTB a identificação do veículo sera OBRIGATORIAMENTE por: por caracteres gravados nas portas por caracteres gravados nas placas dianteira e traseira por caracteres gravados nas áreas envidraçadas por caracteres gravados no chassi ou monobloco por caracteres gravados em placa e porta .
O Código Penal Militar aplica dois conceitos para superior que são: superior funcional e superior de baixa patente superior de baixa patente e superior de alta patente superior funcional e superior hierárquico superior hierárquico e superior de alta patente .
O CPM define as infrações disciplinares como: Conduta ética e moral praticada pelo PM qualquer violação da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares somente a violação das obrigações policiais militares somente a violação dos deveres como cidadão.
O CPM classifica os crimes militares como em Tempos de Paz e em Tempos de Guerra, assim segundo o art. 9º do CPM, consideram-se crimes militares, em tempo de paz: Os crimes de que trata este código, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela não previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposição especial Os crimes de que trata este código, quando definidos de modo idêntico na lei penal comum, qualquer que seja o agente, salvo disposição especifica Os crimes de que trata este código, quando definidos de modo idêntico na lei penal comum, ou nela previstos de forma diversa, somente contra o agente civil, salvo disposição especial Os crimes de que trata este código, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, porem somente contra o agente civil, salvo disposição especifica.
Sobre a lei penal no espaço é CORRETO afirmar que: O militar brasileiro em serviço em país estrangeiro pode ser exclusivamente processado e julgado pela justiça estrangeira, sem que o Brasil tenha legitimidade para processa-lo O Direito Penal Militar adotou o principio da Territorialidade e Extraterritorialidade conforme o art. 7º do CPM O Direito Penal Militar adotou somente o principio da Territorialidade O Direito Penal Militar adotou exclusivamente o principio da Extraterritorialidade.
O CPM adotou qual teoria sobre o Lugar do Crime: Teoria da Ubiquidade Teoria da Atividade Teoria da Relatividade Teoria da Atividade Relativa.
Sobre a Lei Militar no tempo o CPM adotou qual teoria para definir o tempo do crime: Teoria da Ubiquidade Teoria Mista Teoria da Atividade Teoria da Relatividade.
Assinale a opção em que todos os crimes são considerados crimes militares próprios abandono de posto, deserção e homicídio incêndio, desacato a militar e dormir em serviço deserção, motim e corrupção passiva abandono de posto, deserção e dormir em serviço.
Conforme o art. 125 da CF, compete a Justiça Militar Estadual processar e julgar: Os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças Os militares federais, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contras atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças Os crimes de competência do Tribunal do Júri quando a vítima for civil, cabendo a justiça militar exclusivamente a competência para declarar a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças Os crimes de competência da justiça comum quando a vítima for militar, cabendo ao tribunal impor sanções e prisões a civis que tenham cometido crimes contra militares.
Assinale abaixo uma das causas de desvio de conduta policial militar: Boa instrução, orientação e supervisão Sentimento de querer levar vantagem em tudo Equilíbrio familiar A certeza da punidade As noticias não sensacionalistas e nem consumistas veiculadas pela mídia .
Assinale abaixo a assertiva que menciona um dever do policial militar A probidade e a lealdade em algumas circunstancias A falta de fidelidade a pátria e a instituição a que pertence O culto aos símbolos nacionais, só quando assim desejarem A disciplina e o respeito à hierarquia, somente na Unidade onde serve A dedicação integral ao serviço policial militar, salvo as exceções previstas em lei.
Assinale abaixo a assertiva que menciona uma das manifestações de valores policial militar: disciplina hierarquia espirito de corpo valor missão.
O conjunto de normas e regras adquiridas por hábitos e costumes, podemos denominar de: deontologia virtude dom vício moral.
A Ética pode ser compreendida em 3 níveis diferentes. Assinale a assertiva que aponta os 3 níveis: ética da beleza, ética natural e ética humana ética da religião, ética artística, e ética cristã ética do trabalho, ética da família e ética da educação ética particular, ética do grupo e ética profissional.
No tocante à disciplina que lida com o que é bom e mau, e com o dever moral e obrigação, sendo um conjunto de princípios morais ou valores, podemos dizer que trata-se da seguinte disciplina: moral costume ética tradição sociedade.
Faça a correspondência entre as colunas: Pode solicitar ao Chefe do CCrim o deslocamento da equipe de Peritos Militares através dos meios de comunicação disponíveis na corporação Tipos de vestígios ou evidencias Consiste no reconhecimento total ou parcial, feito pelo acusado , da verdade dos fatos pertinentes à acusação que lhe é imputada Circunstancia conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir se a existência de outra ou outras.
Sobre "CONFISSÃO" podemos afirmar que consiste no reconhecimento total ou parcial, feito pelo acusado , da verdade dos fatos pertinentes à acusação que lhe é imputada Verdadeira Falso.
Ao encontrar uma vítima de homicídio o policial militar deverá: Mandar testemunha e familiares irem a DP, depois informar a SOp, fumando no local Informar a SOp, isolar e preservar o local, comunicando a DP imediatamente Conjecturar circunstancias da morte, em seguida levar o corpo ao hospital para supostamente socorrer Desfazer o local do crime e depois comunicar ao DP Ligar para imprensa, tirando fotos e enviar para os amigos dos grupos sociais .
O primeiro procedimento operacional do policial militar é: Mexer nos bolsos da vitima É desfazer o local do crime Verificar as condições e necessidade de socorro da vítima Procurar o autor do crime É questionar a idoneidade da testemunha.
O termo vestígio: Se refere a qualquer objeto encontrado no local do crime Não pode ser adstrito ao processo Objeto de depois de analisado pela pericia se relaciona ao crime É parte constituinte do processo É a mesma coisa que indicio.
Constitui o instrumento por meio do qual se forma a convicção do Juiz a respeito da ocorrência ou inocorrência de fatos controvertidos no processo: Farda Prova Sociologia Local imediato Ocorrência.
O policial militar é acionado pela SOp para comparecer a provável local de crime de homicídios: Se for vítima de acidente de transito, socorrer de imediato sem tomar cuidado com as possíveis lesões Ao chegar no local verificar se a vitima necessita de socorro, em caso negativo, empreender fuga do local pois esta na hora do termino do serviço Ao chegar no local fotografar e se deixar fotografar Ao chegar ao local deve revirar o corpo atrás de objetos de valor e armas Ao chegar no local providenciar o isolamento e preservação do local.
Sobre o local do crime O local mediato é onde esta o corpo , nos crimes de homicídio Ao chegar no local o policial militar de revirar os vestígios Podemos classifica-lo quanto ao aspecto físico, idoneidade e natureza do fato Em relação a natureza do fato pode ser interno e externo O local relacionado é aquele em que nada foi alterado.
Marque V ou F 1 – O local do crime é a área física onde ocorreu o fato não esclarecido, com configuração delituosa 2 – O local do crime é a porção do espaço contida em determinado perímetro onde nada foi constatado 3 – O local do crime não é somente aquela região na qual foi constatado o evento delituoso, mas se estende sobre todo o perímetro onde existam vestígios 1 e 3 são verdadeiras 2 e 3 são verdadeiras 1 e 2 são verdadeiras Todas são verdadeiras Apenas uma é verdadeira.
Sobre o conceito de crime: O crime pressupõe vitima, criminoso e o local O crime pode ser ação ou omissão que não contrasta com os valores e interesse do corpo social Engloba conduta típica, jurídica e não culpável O exame local não é necessário podendo o policial militar dispensar O homicídio e o roubo seguido de morte (latrocínio) não são crimes.
Sobre o conceito de criminalística Estuda o perfil do criminoso Arte desenvolvida no sec. XX que visa entender como e porque o crime foi praticado Se confunde com o conceito de criminologia Disciplina que tem como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos aos crimes ou a identidade do criminoso Sistema que se dedica à aplicação de faculdades de observação e sem conhecimento cientifico para adivinhar os indícios de um delito, de molde a sermos conduzidos a descoberta do criminoso, dificultando à Justiça a aplicação da justiça penal.
Os projetos de prevenção incluem uma ampla gama de abordagens, dentre as quais está a promoção de reincidência por meio de assistência a reintegração social dos infratores e de outros mecanismos de prevenção. Esta afirmação é: Verdadeira Falsa.
São algumas técnicas de coleta de dados, exceto: Atenção especial aos comerciantes, idosos e crianças Respeitar os moradores Cuidado no trato com a família de acusados Todas as respostas acima.
É um processo conhecido por sua capacidade de inspirar ação compassiva e solidária, proporcionando melhores resultados na comunicação. Esse conceito diz respeito a: Linguagem Comunicação não-verbal Comunicação não-violenta Escuta ativa.
Rede integrada onde instituições governamentais e não governamentais atuam para minimizarem os efeitos dos diferentes tipos de vulnerabilidade social ao que o ser social pode ser acometido. Essa definição diz respeito a: Rede social Rede de proteção Grupos vulneráveis Conselho Municipal de Segurança.
A importância das ferramentas de policia de proximidade reside na facilitação do dialogo e interação com a sociedade. Esta afirmação é: Verdadeira Falsa.
São objetivos específicos da polícia de proximidade, exceto: Identificar os níveis estratégicos mais sensíveis a introdução da polícia de proximidade na PMERJ Aumentar a eficácia da ação policial, com a aplicação do policiamento orientado para o problema pela ferramenta IARA Capitalizar o aumento da legitimidade das ações policiais a partir da polícia de proximidade Descentralizar instituições e Órgãos Públicos, organizações sociais e lideranças comunitárias locais.
Quais os objetivos gerais da Polícia de Proximidade Aprimorar continuadamente as relações entre a policia e a sociedade Estabelecer a metodologia de polícia de proximidade como atividade basilar de ações de prevenção nos mais variados tipos e formas de policiamento existentes na Policia Militar Aumentar a eficiência policial na prestação do serviço de prevenção Valorizar o profissional policial militar.
Entre os objetivos da Polícia de Proximidade esta o desenvolvimento de estruturas mais leves e dinâmicas de gerenciamento de processos. Esta afirmação é: Verdadeira Falsa.
São eixos estruturais da polícia de proximidade, exceto: Formação de profissionais para o aprimoramento constante de suas práticas Gestão do serviço por pessoas e para pessoas, “foco no cidadão” Utilização de ferramentas para a proximidade, “toda ação é estratégica” Valorização profissional: o policial que utiliza a metodologia de proximidade é um especialista em pessoas e formado para tal, e se capacita constantemente.
O que são os princípios de policia de proximidade proatividade produtividade policiamento voltado para o dialogo punição.
Uma vez nomeado encarregado do IPM e recebido as peças exordiais do IPM, o oficial PM poderá paralisar as investigações para gozo de férias Certo errado.
O encarregado do IPM poderá requerer prorrogação de prazo diretamente ao Juiz de Direito do Juízo Militar (AJMERJ) certo errado.
Após a solução do IPM pelo Comandante, os autos são encaminhados à promotoria de Justiça Militar em exercício na AJMERJ, via CIntPM certo errado.
A averiguação bem documentada sem a necessidade de outras diligencias, com autoria e materialidade definidas do crime militar, pode servir como peça informativa para o oferecimento de denuncia pelo representante do MP em exercício na AJMERJ, sem a necessidade de instauração de IPM certo errado .
Na averiguação pode-se representar ao Juiz de Direito da AJMERJ pela prisão preventiva do averiguado certo errado.
Na averiguação pode-se requerer pericia ao CCrim certo errado.
No IPM o encarregado, em casos excepcionais, poderá ser mais moderno que o indiciado certo errado.
O comandante, chefe ou diretor, mesmo diante de autoria e materialidade delitiva de crime militar, pode instaurar averiguação em detrimento de IPM certo errado.
Complete a 1ª coluna de acordo com as opções da 2ª coluna formulário de apuração sumaríssima relatório parecer .
Prisão Temporária é a prisão de natureza cautelar, com prazo restabelecido de duração, cabível exclusivamente na fase do inquérito policial, objetivando o encerramento em razão das infrações adredemente (propositalmente) indicada na legislação Verdadeiro Falso.
Se um coronel PM figura na qualidade de indiciado no IPM, a função de escrivão deverá ser exercida também por um Coronel PM mais antigo do que o indiciado certo errado.
Há escrivão na averiguação, nomeado pelo averiguador certo errado.
Em regra o prazo para elaboração de uma averiguação é de 30 dias certo errado.
Report abuse Consent Terms of use