Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONJAMAM LQ18

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
JAMAM LQ18

Description:
JAMAM LQ18

Author:
JAMAJ
(Other tests from this author)

Creation Date:
08/11/2018

Category:
Others

Number of questions: 56
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
21 Os gerentes de RH devem procurar aliar o planejamento de RH ao planejamento estratégico, pois, uma vez definidos os objetivos estratégicos, eles vão nortear todas as ações da empresa para que os alvos estabelecidos sejam efetivamente alcançados. Isto significa que, para exercer atividades estratégicas de RH, os responsáveis pela área precisam (A) olhar para dentro da empresa e analisar a racionalidade das suas tarefas. (B) detalhar a programação do treinamento dos empregados e avaliar a reação e aprendizagem dos treinados. (C) monitorar o ambiente organizacional, no que tange a mudanças, e avaliar seu impacto no fornecimento externo de pessoal. (D) formular as normas específicas que orientam as atividades dos empregados, no que diz respeito à segurança no trabalho. (E) administrar programas voltados para a assistência social, educativa, recreativa e para a saúde.
22 No Brasil, o sistema de feedback 360º tem sido empregado com êxito por algumas empresas por apresentar a seguinte vantagem: (A) favorecer a avaliação de pessoas exageradamente críticas ou muito benevolentes. (B) permitir o anonimato dos avaliadores, favorecendo a predisposição de realizar uma avaliação honesta. (C) inibir a participação dos níveis mais altos de liderança do sistema, aumentando sua credibilidade. (D) apoiar a concentração de esforços limitados à participação do mercado, colocando em risco a competitividade da empresa. (E) aumentar a resistência à mudança, incentivando o trabalho em equipe dentro da organização.
23 A liderança demanda um poder que deve ser exercido com justiça, sempre visando a objetivos lícitos dentro da cultura organizacional. Esse poder provavelmente acarretará reações conforme o modo como for exercido. Sobre as reações ao poder interpessoal, verifica-se que a(o) (A) obediência só é conseguida pelo poder de competência e pelo poder coercitivo. (B) internalização só é conseguida pelo poder legitimo e pelo poder coercitivo. (C) identificação só é obtida pelo poder de especialização. (D) poder de recompensa e poder de referência levam ao nível de reação de obediência. (E) poder de referência leva ao nível de reação de identificação.
24 O conceito de RH estratégico difere daquele do RH tradicional, por ter um foco em resultados e estratégias em vez de um foco em processos e tarefas. Portanto, são características do RH estratégico as seguintes dimensões: (A) gestão de competências; manutenção de processo e tarefas; foco no operacional e nos procedimentos básicos (B) recrutamento e seleção voltados para o cargo; captação de capital intelectual no mercado para dinamização do negócio; salário fixo (C) processo de recrutamento e seleção focado nas qualificações do cargo, cultura de mudança e inovação; treinamento na função (D) organização do trabalho dentro do modelo comando e controle; relações trabalhistas estagnadas; valorização da diversidade (E) aprendizado e educação continuada; parcerias e negociações; remuneração associada a resultados.
25 No mundo atual, ocorreram transformações profundas que modificaram as relações de trabalho. As relações de trabalho contemporâneas são caracterizadas por (A) produção automatizada, robotização e tecnologia da informação que levaram a um aumento drástico dos postos de trabalho, descortinando um cenário no qual o trabalho se torna um novo status social. (B) globalização, competitividade acirrada e offshoring dos países em desenvolvimento que induzem à transferência de postos de trabalhos e tarefas que requeiram muito conhecimento local para países que apresentam melhores tecnologias. (C) semanas compactadas, emprego formal com carteira assinada, ausência de fronteiras rígidas no ambiente físico de trabalho, favorecendo a centralização do emprego e a flexibilização dos contratos psicológicos. (D) vida profissional centrada no indivíduo, empregabilidade como função do desenvolvimento de novas habilidades, capacidade de aprendizagem constante (E) trabalhos temporários de curta duração com garantias e planos de carreira que fazem com que a lealdade da tarefa seja substituída pela lealdade à empresa, provocando uma vulnerabilidade na retenção de talentos.
26 Os especialistas em motivação distinguem, muitas vezes, recompensas extrínsecas de recompensas intrínsecas. São recompensas intrínsecas: (B) realização pessoal; condições de trabalho; salário (C) benefícios; promoções; gratificações (A) autonomia; seguro de saúde; comissões (D) sensação de competência; responsabilidade; crescimento pessoal (E) salário; ambiente de trabalho; relacionamento com os pares.
27 O índice de trabalhadores sindicalizados varia muito de um país para outro e de organizações públicas para empresas privadas. No entanto, o número de associados a sindicatos é influenciado por alguns fatores. Um dos fatores que levam à decisão de afiliação, ou não, a um sindicato é a (A) imagem do sindicato como uma organização inovadora, imune às notícias de corrupção, que promove o desenvolvimento de seus membros. (B) crença no poder do sindicato, isto é, empregados sindicalizados podem ter mais força nas negociações do que qualquer outro indivíduo. (C) garantia de que os administradores tratam os empregados com respeito e justiça, mantendo a inequidade na alocação de benefícios. (D) preservação do trabalho em equipe e a certeza da implantação de um programa de remuneração por mérito para todos os seus associados. (E) utilização de uma política de portas abertas como canal de comunicação descendente e o aumento dos casos de assédio moral no trabalho.
28 Um colaborador da empresa entrou na faculdade com uma média regular. Seu desempenho no primeiro semestre resultou em três reprovações e uma nota muito baixa. Naquela ocasião, ele trancou o curso por dois anos. Nesse período, conscientizou-se da importância do conhecimento e voltou à faculdade, apresentando desempenho excelente em todas as matérias. Esse exemplo demonstra que (A) uma pessoa pode, literalmente, motivar a outra. (B) as necessidades do indivíduo independem do desejo interior de sobrepujar algum desequilíbrio. (C) motivação não induz comportamentos positivos. (D) motivação é uma janela interna que só a própria pessoa pode abrir. (E) fatores de motivação e fatores de satisfação são a mesma coisa.
29 A atual proliferação de teorias de planejamento e de formas alternativas de organização fornece aos gerentes uma variedade enorme de escolhas. Dentre essas escolhas, destaca-se a recriação radical dos processos organizacionais para alcançar grandes ganhos de custos, tempo e prestação de serviços. Denomina-se essa alternativa contemporânea de planejamento organizacional de (A) adhocracia (B) bootlegging (C) reengenharia (D) rightsizing (E) produção enxuta.
30 Um funcionário quer comprar um carro de luxo, mas acredita que não poderá adquiri-lo por mais que se esforce no trabalho. Dessa forma, ele não mobilizará energia alguma para comprá-lo, porque não tem expectativa de que esse desejo se torne realidade. No entanto, se o funcionário desejasse um carro popular e pensasse que, caso se empenhasse bastante conseguiria comprá-lo, ele colocaria toda a sua energia nessa empreitada. Essa situação permite constatar que (A) grandes prêmios para poucos ajudam a reconhecer o esforço de cada um. (B) para conseguir melhores resultados é preciso fornecer incentivos financeiros ligados ao desempenho. (C) se as expectativas do gerente são baixas, a produtividade pode ser alta. (D) um alto nível de valência funciona como um potente motivador. (E) o tamanho da motivação do funcionário é determinado pelo tamanho dos prêmios.
31 As estruturas burocráticas foram idealizadas de forma a eliminar a variabilidade dos resultados numa organização em que os administradores possuíssem diferentes habilidades, experiências e objetivos. Muitas organizações hoje são burocráticas. Uma burocracia pode ser eficiente e produtiva, entretanto, não é o modelo apropriado para todas as organizações. A estrutura burocrática apresenta algumas limitações, tais como: (A) fatores situacionais e racionalidade dos trabalhadores ignorados; pressupostos motivacionais simplistas; tarefas da alta administração excluídas (B) flexibilidade organizacional limitada; processo de tomada de decisão lento; despersonalização dos relacionamentos (C) conflito entre organização formal e informal; dilema entre coordenação e comunicação livre; dilema entre a necessidade de um planejamento centralizado e a necessidade de iniciativa individual equalização do poder (D) utilização de grupos de trabalho semiautônomos; simplificação do cargo pelo próprio ocupante; (E) reducionismo; pensamento sintético; mecanicismo.
32 A constante e rápida mutação ambiental; a íntima e contínua interação entre a organização e o ambiente; a integração entre as metas individuais e os objetivos organizacionais; e a importância da mudança organizacional planejada são pressupostos básicos da Teoria (A) do Desenvolvimento Organizacional (B) da Contingência (C) dos Sistemas (D) das Relações Humanas (E) de Entropia e Sinergia.
33 Há várias diferenças que são identificadas entre o processo tradicional de desenvolvimento de lideranças e a nova abordagem fundamentada na aprendizagem e no desenvolvimento de talentos denominada Modelo de Aprendizagem. No modelo convencional de desenvolvimento de liderança, tem-se (A) um foco nos outputs e os recursos necessários para desenvolvimento do programa são alocados desproporcionalmente a um grupo menor de líderes de alta alavancagem, ao passo que, no modelo de aprendizagem, o foco está nos inputs (horas em sala de aula, dinheiro alocado, universidade corporativa), e os recursos para o desenvolvimento são amplamente distribuídos. (B) um conjunto universal de competências e características para todos os líderes e a ênfase em treinamento em sala de aula e exposição, ao passo que, no modelo de aprendizagem, há uma identificação dos talentos, habilidades e características pessoais em cada líder individual e uma ênfase na prática deliberada. (C) uma consciência clara de que nem todos podem tornar-se líderes e que a liderança é desenvolvida por meio de prática e autocorreção, ao passo que, em modelos de aprendizagem, sabe-se que existem líderes em todos os níveis organizacionais e, portanto, esses líderes são preparados para uma evolução ascendente, linear e incremental. (D) a criação ou adaptação de atribuições customizadas para as necessidades de desenvolvimento de cada líder, ao passo que, no modelo de aprendizagem, há uma espera pela abertura de vagas e planos de carreira padronizados. (E) os recursos alocados prioritariamente em um grupo menor de líderes de alta alavancagem, e o RH apoia o desenvolvimento das lideranças, deixando para os chefes o papel central do desenvolvimento dos líderes, ao passo que, no modelo de aprendizagem, o desenvolvimento dos líderes é de competência do RH, e os recursos para o desenvolvimento são alocados segundo as necessidades do chefe.
34 Uma importante abordagem da administração foi desenvolvida no início da década de 1930. Ela visava a entender como os processos psicológicos e sociais interagem com a situação de trabalho para influenciar o desempenho, e como a produtividade e o comportamento dos empregados são influenciados pelo grupo de trabalho informal. Essa abordagem de administração foi denominada (A) Psicologia Dinâmica (B) Experiência de Hawthorne (C) Teoria das Relações Humanas (D) Teoria Neoclássica (E) Teoria Comportamental da Administração.
35 As abordagens contingenciais para medir a eficácia organizacional enfocam diferentes partes da organização. Para avaliar tal eficácia, um supervisor deve optar por uma abordagem de (A) metas, avaliando o seu desempenho quanto à lucratividade, ao crescimento, à participação no mercado e ao retorno sobre o investimento. (B) recursos do sistema, identificando as metas de saída da organização e avaliando o quão bem a organização as atingiu. (C) processo interno, utilizando como indicadores de eficácia as habilidades dos tomadores de decisão em perceber o ambiente externo e em responder às transformações ambientais. (D) cultura organizacional, utilizando como indicadores de eficácia a análise da missão, da visão, da estratégia, da estrutura e do ambiente de tarefa. (E) ambiente externo e tecnologia gerencial, com base na análise do trabalho em equipe, do grau de confiança organizacional, do sistema de comunicação, das políticas de reconhecimento e de retenção de talentos.
36 A contratação direta, nos termos da Lei no 13.303/2016, será feita quando houver inviabilidade de competição, em especial na hipótese de contratação do seguinte serviço técnico especializado, com profissionais ou empresas de notória especialização: (A) treinamento de pessoal (B) segurança patrimonial (C) defesa pessoal (D) motorista executivo (E) copa e cozinha.
37 Nos termos da Lei no 13.303/2016, nas licitações, serão consideradas algumas diretrizes, dentre as quais a referente à aquisição de bens e serviços comuns, assim considerados aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Nesse caso, há a adoção preferencial da modalidade de licitação denominada (A) concorrência (B) participação (C) concurso (D) convite (E) pregão.
38 Nos termos da Lei no 13.429/2017, o contrato de trabalho temporário pode versar sobre o desenvolvimento de atividades meio e outras, a serem executadas na empresa tomadora de serviços, pertinentes às atividades (A) intermediárias (B) fim (C) gerenciais (D) acessórias (E) parciais.
39 Entre as responsabilidades do gestor de um projeto, está a execução de processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos e pedidos de compra emitidos. Essas responsabilidades estão associadas ao gerenciamento de (A) custos (B) qualidade (C) aquisições (D) comunicações (E) recursos humanos.
41 As entidades da administração pública elaboram seus orçamentos em bases anuais e prestam contas em períodos menores, para permitir melhor acompanhamento da execução orçamentária. A periodicidade da elaboração e execução orçamentária (A) baseia-se no calendário civil. (B) tem vigência plurianual. (C) coincide com o mandato eleitoral. (D) é definida no decreto de programação financeira. (E) depende do ciclo de atividade financeira da entidade.
42 Considerando as características dos entes que compõem a administração pública indireta, uma das diferenças entre as empresas públicas e as sociedades de economia mista baseia-se na (A) estrutura de propriedade (B) criação por meio de lei (C) regras de admissão de pessoal (D) personalidade jurídica privada (E) possibilidade de falência.
43 O controle contábil da execução orçamentária dos órgãos da administração pública direta é feito pelo regime de caixa para (A) elaboração do fluxo de caixa, apenas (B) receitas extraorçamentárias, apenas (C) receitas orçamentárias, apenas (D) todas as despesas (E) todas as receitas.
44 As funções relacionadas à gestão dos processos necessários para assegurar que um projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais do que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso, estão associadas à gerência de (A) avaliação do projeto (B) escopo do projeto (C) integração do projeto (D) monitoramento do projeto (E) qualidade do projeto.
46 A análise de sensibilidade é uma metodologia bastante utilizada para avaliação da viabilidade de projetos. Acerca dessa metodologia, considere as afirmações a seguir. I - A análise de sensibilidade envolve a mensuração dos resultados líquidos de caixa para cada modificação possível nas variáveis de seus fluxos. II - A análise de sensibilidade tem como base principal as estimativas mais prováveis dos retornos associados a um ativo. III - A metodologia da análise de sensibilidade utiliza, basicamente, variáveis relacionadas a cenários controlados pelos interessados no projeto ou no investimento. Está correto APENAS o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III.
47 Um dos princípios relacionados à condição de mercados em concorrência perfeita é o de (A) acesso regulado ao mercado financeiro (B) inexistência de custo de transação (C) informação assimétrica (D) número reduzido de participantes no mercado (E) uso estratégico de informações.
49 O processo de gerenciamento de produtos e componentes em ciclos de vida múltiplos, da origem da matéria-prima até a fabricação, da fábrica ao ponto de consumo, e do ponto de consumo de retorno até o ponto de fabricação para reciclagem ou manufatura, evitando seu descarte, é conhecido como (A) Logística integrada (B) Logística reversa (C) Logística sustentável (D) Logística verde (E) Economia circular.
VENDAS - 21 O planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática do ambiente de negócios da organização. Dessa forma, é possível levantar pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças, e podem ser propostas ações estratégicas que elevem a competitividade da organização. Como forma de facilitar o processo analítico, ferramentas de análise do ambiente de negócios da organização, como a análise SWOT, propõe a divisão do ambiente da empresa em dois, a saber: (A) ambiente profícuo e ambiente crítico (B) ambiente interno e ambiente externo (C) ambiente aberto e ambiente fechado (D) ambiente individual e ambiente sistêmico (E) ambiente produzido e ambiente de produção.
VENDAS - 22 A direção da empresa XXY foca a diminuição de defeitos no processo produtivo e no acompanhamento constante das atividades de distribuição. Dessa forma, os produtos oferecidos pela empresa apresentam elevado padrão de qualidade e estão rapidamente disponíveis aos consumidores. Além disso, é oferecida assistência permanente, assim como informação completa aos consumidores. A ideia da XXY é diferenciar, ao máximo, sua oferta de produtos das ofertas apresentadas por concorrentes, de maneira a agradar uma grande quantidade de clientes. Nesse caso, a estratégia competitiva genérica praticada pela XXY é denominada estratégia de (A) diferenciação ampla (B) diferenciação focada (C) custos diferenciados (D) liderança em custo baixo (E) liderança focada em custos.
VENDAS - 23 Um sistema de informações conta com cinco componentes, a saber: (A) hardware; software; dados; procedimentos; e pessoas (B) comportamentos; cultura; clima; estrutura; e informação (C) planejamento; organização; coordenação; direção; e controle (D) organizações; fornecedores; distribuidores; canais; e compradores (E) integradores; facilitadores; desenvolvedores; usuários; e reguladores.
VENDAS - 24 O gerente de vendas da empresa XPTO reuniu sua equipe para realizar ações de treinamento e para aprimorar relacionamentos entre os vendedores da empresa. Era necessário que todos conhecessem as características do novo produto da empresa e conhecessem os resultados da pesquisa de mercado encomendada pela direção de marketing. Dessa forma, saberiam como interagir melhor com os clientes. Além disso, havia acontecido algumas disputas equivocadas entre membros do time de vendas e era necessário acalmar o clima na empresa. Essas ações fazem parte das funções do gerente de vendas denominadas (A) atenuação da força de vendas (B) combinação da força de vendas (C) planejamento da força de vendas (D) desenvolvimento da força de vendas (E) administração da força de vendas.
VENDAS - 25 Depois de avaliar as atividades exercidas por um determinado vendedor, ao longo de um semestre, o gerente de vendas apontou que ele deveria aprimorar suas habilidades interpessoais. Isso significa dizer que esse vendedor apresentava deficiências em (A) levantar e analisar informações, planejar a negociação, executar e controlar a negociação, cumprir o planejado, superar impasses, levar consigo boas ideias e argumentos. (B) conhecer profundamente as informações a respeito da concorrência e de aspectos legais e econômicos que afetam o mercado, conhecer detalhes técnicos do produto. (C) conhecer e administrar suas fraquezas, ter atitude que não gere desconfiança, saber ouvir e comunicar, criar clima de cooperação e confiança entre o vendedor e o comprador. (D) participar de programas de aperfeiçoamento acadêmico, conhecer o linguajar teórico associado ao produto, oferecer propostas de aprimoramento do produto a partir do contato com o consumidor. (E) diminuir desperdício de tempo e recursos envolvidos no processo de contato, entendimento e negociação de produtos, integrar informações dos setores produtivo e comercial da empresa.
VENDAS - 26 Ao final do exercício de 2017, a composição do endividamento da entidade representa (A) 30,6% (B) 35,8% (C) 46,1% (D) 53,9% (E) 66,4%.
VENDAS - 27 De acordo com o balanço patrimonial apresentado, para cada real de dívida de curto prazo, quanto a empresa possui de ativos da mesma natureza para sua cobertura? (A) 0,62 (B) 0,73 (C) 0,93 (D) 1,35 (E) 1,73.
VENDAS - 28 Na equação patrimonial, a diferença entre ativo e passivo representa (A) a riqueza líquida (B) o capital circulante (C) o capital de terceiros (D) as reservas de lucros (E) os lucros acumulados.
VENDAS - 29 Uma situação comum em muitas empresas é a realização de vendas a prazo, das quais pode haver uma parcela que não será recebida, em decorrência de inadimplência. Para esses casos, a conta perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa é retificadora da conta (A) receitas de vendas (B) despesas de vendas (C) fornecedores (D) lucro líquido (E) clientes.
VENDAS - 30 Existem diversas formas que podem ser adotadas por uma empresa para controlar os seus custos. Os sistemas de custeio partem de lógicas e critérios que ajudam os gestores no processo de tomada de decisões. Se uma entidade deseja adotar um sistema de custeio que não considere apropriação de custos indiretos aos produtos, uma alternativa é o custeio (A) baseado em atividades (B) direto (C) padrão (D) por absorção (E) por oportunidade.
VENDAS - 31 Um investidor comprou um título por R$ 500 e, após 6 meses com o título, vendeu-o por R$ 525. Qual foi o retorno anual obtido pelo investidor? (A) 10,25% (B) 20,5% (C) 10% (D) 25% (E) 5%.
VENDAS - 32 Um gerente da Liquigás analisou quatro investimentos com características semelhantes e chegou às seguintes Taxas Internas de Retorno (TIR) de cada investimento: TIR - Investimento X - 10% a.a. / Y - 15% a.a. / Z - 20% a.a. / W - 25% a.a. Levando em consideração a Taxa Interna de Retorno de cada investimento e o custo do capital da empresa de 18% a.a., os projetos viáveis são (A) X e Y (B) X e W (C) X e Z (D) Y e Z (E) Z e W.
VENDAS - 33 O Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM em inglês) é um modelo amplamente difundido no mercado e empregado no cálculo do retorno esperado de um ativo financeiro. No modelo CAPM, a medida que capta o risco de um ativo é chamada de (A) Alfa (B) Beta (C) Gama (D) Delta (E) Épsilon.
VENDAS - 34 Um funcionário da Liquigás pretende fazer uma pequena reforma em sua casa daqui a 1 ano e gostaria de ter, em sua conta investimento, R$ 3.000,00 no momento de iniciar a reforma. Considerando que suas economias rendem juros de 20% a.a., quanto ele deveria ter hoje, em sua conta investimento, para ter exatamente a quantia desejada daqui a 1 ano, sem que seja feito nenhum depósito? (A) R$ 2.800,00 (B) R$ 2.600,00 (C) R$ 2.500,00 (D) R$ 2.400,00 (E) R$ 2.333,33.
VENDAS - 35 Um gerente da Liquigás foi convidado a analisar a compra de um novo equipamento que custará R$ 1 milhão e gerará uma economia anual de R$ 200 mil durante 10 anos. O gerente usou o método de payback simples para avaliar a compra desse equipamento e chegou à conclusão de que o payback simples desse investimento é de (A) 2 anos (B) 4 anos (C) 5 anos (D) 8 anos (E) 10 anos.
VENDAS - 36 Ao utilizar o método de markup para definir os preços de venda de um produto, uma empresa acrescenta aos custos totais o (A) acréscimo praticado pelos concorrentes (B) faturamento líquido no período (C) percentual de lucro planejado (D) tempo de retorno sobre o investimento (E) valor percebido pelo mercado.
VENDAS - 37 Uma vantagem do telemarketing ativo sobre as vendas pessoais é que os operadores telefônicos (A) efetuam transações mais lucrativas para a organização. (B) dedicam mais tempo à preparação para o atendimento aos clientes. (C) observam os detalhes na expressão dos clientes com os quais falam. (D) podem contatar mais clientes do que os vendedores externos. (E) representam os menores custos de todo o orçamento comercial.
VENDAS - 38 Contratado para melhorar a performance do departamento comercial, um consultor aconselha a utilização de compras simuladas como instrumento para (A) monitorar o atendimento prestado aos clientes. (B) realizar compras diretas em ambientes digitais. (C) disfarçar o lucro da empresa por meio de ações sociais. (D) simular operações financeiras pelo computador. (E) treinar a equipe através de jogos informatizados.
VENDAS - 39 A concorrência intensa e a consequente redução dos preços de vendas para o consumidor são características de qual estágio do ciclo de vida de uma empresa? (A) Crescimento (B) Declínio (C) Introdução (D) Lançamento (E) Maturidade.
VENDAS - 40 Nos diversos contextos empresariais, os vendedores exercem várias tarefas – entre elas a de suporte ao mercado, atividade na qual realizam a (A) condução de pesquisas de mercado e coleta de informações diversas sobre os usuários. (B) orientação sobre serviços extras como assistência técnica, garantia e entrega. (C) prospecção de consumidores potenciais e indicações de novos negócios e vendas futuras. (D) solução das perguntas e dúvidas dos clientes e a superação de suas objeções. (E) transmissão de informações sobre os produtos da empresa e seus diferenciais.
VENDAS - 41 Durante o processo de planejamento de marketing da empresa, o diretor decidiu avaliar separadamente cada um dos produtos dessa empresa, para que fosse possível ter uma visão detalhada desses produtos. Dessa forma, a direção da empresa poderia avaliar quais produtos deveriam ter os investimentos de marketing ampliados e quais deveriam sofrer reduções. O primeiro produto avaliado foi o gás de cozinha, em botijão, o qual apresentou elevada participação relativa em um mercado com baixa taxa de crescimento. Seguindo a consagrada Matriz de crescimento e participação BCG, esse produto seria classificado como (A) estrela (B) abacaxi (C) vaca leiteira (D) sinal de borda (E) ponto de interrogação.
VENDAS - 42 Toda organização orientada para o marketing deve-se preocupar com a criação de valor superior ao cliente. Nesse sentido, na perspectiva do marketing, o conceito de valor percebido pelo cliente é definido como a (A) avaliação que o cliente faz da diferença entre todos os benefícios e todos os custos de uma oferta ao mercado, em relação às ofertas concorrentes. (B) decisão do cliente em escolher e pagar pelo produto ou serviço ofertado pelo preço mais baixo em comparação com todos os concorrentes presentes no mercado. (C) quantidade de benefícios entregues ao cliente que decide comprar o produto ou serviço ofertado a todos os consumidores, de qualquer segmento do mercado. (D) soma de todas as experiências de consumo que um determinado produto tem na mente dos consumidores de qualquer segmento do mercado. (E) soma de todos os custos com que o consumidor tem de arcar, quando decide comprar um produto, independentemente das ofertas concorrentes.
VENDAS - 43 O conjunto de ferramentas táticas de marketing que uma empresa combina para gerar os resultados desejados junto a seu mercado-alvo é denominado marketing mix, ou composto de marketing. Nesse sentido, quando uma empresa está definindo suas atividades de disponibilização de produtos para consumidores-alvo, ela está tratando do componente do composto de marketing denominado (A) praça (B) preço (C) produto (D) ambiente (E) promoção.
VENDAS - 44 O gerente de marketing da empresa XYZ considera que níveis mais altos de satisfação do cliente levam a uma maior fidelidade por parte dele. Dessa forma, ele orienta sua equipe para que todos os clientes se sintam satisfeitos ao receber os serviços prestados pela XYZ. A satisfação do cliente depende da (A) explicação dada pela empresa com relação às falhas de produtos ou serviços por ela oferecidos. (B) ideia de que os consumidores somente comprarão uma quantidade mínima de produtos ou serviços. (C) preferência dos clientes pelos produtos ou serviços da empresa frente aos produtos ou serviços dos concorrentes. (D) semelhança entre as preferências dos clientes-alvo por produtos ou serviços similares ao oferecido pela empresa. (E) percepção que o consumidor tem a respeito do desempenho do produto ou serviço em comparação com suas expectativas.
VENDAS - 45 O diretor de marketing de uma empresa não tem nenhuma informação a respeito do comportamento do consumidor de seus produtos. Como forma de obter informações rapidamente, ele recorreu a relatórios elaborados por um instituto de pesquisa. Tais relatórios contêm dados demográficos, econômicos e psicográficos dos consumidores brasileiros divididos por região. Nesse caso, a pesquisa de mercado foi feita com dados (A) iniciais (B) terminais (C) primários (D) secundários (E) intermediários.
VENDAS - 46 O mercado dos produtos da empresa XXY é dividido em cidades. Assim, cruzando os pedidos de compradores locais com os dados de transações nas lojas, os gerentes regionais customizam o sortimento de mercadorias em suas lojas. Nesse caso, o mercado é segmentado de acordo com a variável (A) atitudinal (B) geográfica (C) psicográfica (D) demográfica (E) comportamental.
VENDAS - 47 Para prosperar no mercado, as organizações precisam entender o ambiente em que se inserem e procurar adaptar-se a ele. Para que os profissionais de marketing possam realizar análises ambientais, de forma sistemática, o ambiente de marketing é dividido em dois: microambiente e macroambiente. São componentes do microambiente (A) produto, preço e praça (B) demografia, economia e tecnologia (C) clientes, fornecedores e concorrentes (D) propaganda, publicidade e relações públicas (E) simultaneidade, heterogeneidade e intangibilidade.
VENDAS - 48 Como forma de prever as vendas da empresa, o gerente utiliza exclusivamente dados retirados do histórico de vendas da empresa, das médias de índices de vendas e das análises a respeito das variações sazonais. Dessa forma, ele utiliza o método de previsão de vendas denominado método de (A) intenção de compra (B) julgamento dos executivos (C) levantamentos (D) vendas passadas (E) zona piloto.
VENDAS - 49 O diretor de marketing propôs uma estratégia de promoção com elevado gasto de propaganda que fosse voltada para os consumidores finais do produto da empresa. Ele acredita que os consumidores serão induzidos à compra do produto e demandarão dos varejistas, os quais, por sua vez, demandarão da empresa. Essa estratégia de composto de promoção é denominada estratégia de (A) push (B) atração (C) pressão (D) lealdade (E) retenção.
VENDAS - 50 Uma vez que cada comprador é diferente do outro, o vendedor sabe que precisa usar suas habilidades técnicas e pessoais para definir a melhor forma de conduzir uma negociação de venda. A etapa da negociação que envolve a obtenção de informações a respeito do cliente, suas necessidades de produtos ou serviços, assim como a atualização do conhecimento do vendedor, a respeito das especificações e detalhes técnicos do produto que vende, é denominada (A) barganha (B) discussão (C) proposta (D) paridade (E) preparação.
Report abuse Consent Terms of use