Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONAO

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
AO

Description:
Administração prova única

Author:
AVATAR

Creation Date:
22/08/2018

Category:
Others

Number of questions: 193
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
É um instrumento de planejamento da ação governamental que fixa despesas e estima as receitas que serão arrecadadas por meio de tributos? Orçamento Público Orçamento-Programa Plano diretor Plano Piloto .
O orçamento-programa foi introduzido no Brasil por meio da Lei nº 4.320/1964 e portaria nº200/1967 Verdadeiro Falso .
Consagrou a integração entre o planejamento e o Orçamento Público, acarretando a necessidade de planejamento prévio à execução do orçamento. Orçamento privado Orçamento público Plano Diretor Orçamento- programa .
O orçamento programa tem como uma de suas características de que o principal critério de classificação é o funcional-programático. Verdadeiro Falso .
O orçamento programa tem como uma de suas características de que o principal critério de classificação é o ____________. Funcional-programático Funcional coercitivo .
Técnica vinculada ao planejamento, que foi introduzida no Brasil por meio da Lei 4.320/1964 e Decreto-Lei nº 200/1967? Orçamento público Orçamento programa Plano diretor Plano de metas .
Cite uma característica do Orçamento programa: É o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização Compreende metas e prioridades da administracao pública Federal Dispõe sobre as alterações na legislação tributária Estabelece políticas de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. .
No orçamento programa as decisões orçamentárias não são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis. Verdadeiro Falso .
O controle do orçamento-programa visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais? Verdadeiro Falso .
Instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento. PPA LDO LOA SIPLAD.
O PPA deverá ser enviado, pelo _________, ao ___________ até _____ meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial. Poder executivo, Congresso Nacional, 4 meses Congresso Nacional, Poder executivo, 8 meses e meio Poder executivo, Congresso Nacional, 8 meses e meio Congresso Nacional, Poder executivo, 4 meses .
Quem aprova o PPA? CM Presidente da República Câmara de Deputados Congresso Nacional.
Quem sanciona o PPA? Congresso nacional CM Presidente da República Senado .
Qual o período de vigência do PPA? 4 anos 1 ano 2 anos 3 anos .
Quais os instrumentos de iniciativa do Poder Executivo estabelecidos pelo art. 165 da CF? .
Instrumento anual de conexão entre o PPA e a LOA? .
Dispositivo legal que contém a discriminação da receita prevista e da despesa autorizada? .
Qual das alternativas abaixo não se refere ao LDO? Orienta a elaboração da LOA Dispõe sobre as alterações na legislação tributária Estabelece políticas de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento Compreende metas e prioridades da Administração Pública Federal É o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização .
Quem orienta a elaboração da LOA subsequente? PPA LDO QNNA CTPD.
Qual instrumento de iniciativa do poder executivo dispõe sobre as alterações na legislação tributária? QNNA LDO LOA PPA.
Qual instrumento de iniciativa do poder executivo estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento? QNNA LOA PPA LDO .
Qual instrumento de iniciativa do poder executivo compreende as metas e prioridades da administração pública federal? LOA PPA LDO.
O projeto de lei da LDO deve ser encaminhado pelo Poder Executivo, até 8 meses e meio do final do exercício (15 de abril) e devolvido para Sansão até o final do primeiro período da sessão legislativa (17 de julho). Verdadeiro Falso.
Correlacione Plano plurianual Lei orçamentária anual Lei de diretrizes orçamentárias .
Como é dividida a LOA, quando há necessidade de ajustes? Créditos Adicionais e Créditos Orçamentários Créditos Adicionais e Outras alterações orçamentárias Créditos Orçamentários e Outros créditos Alterações adicionais e créditos Orçamentários .
Os créditos adicionais são divididos em: Suplementares Especiais Extraordinários Obrigatórios Discricionários.
Qual tipo de crédito adicional destina-se ao atendimento a despesa insuficiente dotada na LOA? Suplementares Especial Extraordinários.
Qual tipo de crédito adicional destinam-se ao atendimento à despesa não contemplada com dotação específica na LOA? Especiais Extraordinários Suplementares .
Qual tipo de crédito adicional destinam-se ao atendimento à despesa urgente e imprevisível ( tais como guerra, calamidade pública ou comoção interna). Extraordinário Suplementares Especial .
As “outras alterações orçamentárias” contemplam modificações não enquadráveis como créditos adicionais. Como exemplo: Troca de fonte de recursos, troca do plano orçamentário, etc. Verdadeiro Falso.
É um instrumento de planejamento, execução e controle, de caráter permanente, inerente às gestões orçamentárias e financeira, desenvolvidas nos diversos escalões administrativos. Plano diretor Plano de Metas Plano Orçamentário Plano Interno .
Se constitui em um conjunto de conceitos, processos, regras de funcionamento, atores e procedimentos, os quais permitem o planejamento, a execução e o acompanhamento das atividades orçamentárias. Plano diretor Sistema do Plano Diretor Plano de Metas Sistema do Plano de Metas .
Dentro da estrutura funcional do SPD, quem exerce a Direção Geral? CM ( ou por delegação o CEMA) Presidente da República CEMA DGPM.
A assessoria geral do SPD é prestadas por dois conselhos consultivos de caráter permanente (COPLAN e COFAMAR) Verdadeiro Falso.
É um órgão consultivo, de caráter permanente que tem o propósito de assessorar o CM no trato do assuntos relacionados com o CICLO DE PLANEJAMENTO DO SPD. COFAMAR COPLAN COrM SecCTM.
É um órgão consultivo, de caráter permanente que tem o propósito de assessorar o CM nos assuntos ADMINISTRATIVOS-FINANCEIROS. COFAMAR COPLAN COrM SecCTM.
Quem avalia a execução fisico-financeira do PA, a situação do Fundo naval e outras atividades relacionadas com a administração financeira? COFAMAR COPLAN .
Compatibiliza as necessidades apresentadas pelos setores com os recursos disponíveis, sob a ótica das prioridades estabelecidas para a MB, com o objetivo de montar o Plano de Ação pra o exercício subsequente. LOA LDO COPLAN COFAMAR .
Dentro da estrutura funcional do SPD, a Direção Setorial é exercida pelas DE, ou Órgãos equivalentes na função de relatores de PM? Verdadeiro Falso .
Dentro da estrutura funcional do SPD Quem exerce a Direção Executiva? Comandantes dos Distritos Navais Titulares de Diretorias Especializadas ou de Órgãos equivalentes, na função de Relatores de PM. Titulares de ODS Pelo diretor da COrM.
A quem cabe orientar, coordenar e controlar as atividades do PD relacionadas com seus respectivos PM/PO? Direção executiva Direção Setorial Direção executiva Asjunta Gerência de Empreendimento Modular.
Quem é responsável pelo cumprimento da meta componente de um EM, possui responsabilidade pelo planejamento, a execução e o controle dos recursos alocados em seus respectivos EM? Gerência de Empreendimentos modular Direção executiva Direção setorial Secretaria executiva .
Dentro da estrutura funcional do SPD quem exerce a Direção Executiva Adjunta? ComDN, Comench e ComFFE, na função de relatores adjuntos do PM Diretorias Especializadas, ou Órgãos Equivalentes, na função de relatores do PM Gerente de Empreendimento Modular Diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha .
A quem cabe orientar, coordenar e controlar as atividades do PD relacionadas com suas OM subordinadas, estabelecendo comunicações entre essas e os diversos Relatores de PM? Direção Executiva Adjunta Secretaria Executiva Gerência de Empreendimento modular Direção Executiva .
Quem exerce a função de Secretaria-executiva, dentro da estrutura do SPD? Diretor da COrM Diretor das DE Titulares de OM Diretor da SGM .
Dentro da estrutura funcional do SPD, a gestoria executiva é exercida pelas OM que desempenham funções de UGR pelas AI? Verdadeiro Falso .
Sistema informatizado de processamento de dados que dá suporte às transações no SPD? SIPLAD SINGRA SIAFI Serpro .
Quem é responsável pela manutenção e aprimoramento do SIPLAD? DFM SDM DGOM ComDN.
É uma ferramenta que tem por finalidade apoiar o planejamento, a execução, o controle, a avaliação é o acompanhamento das atividades inerentes ao Orçamento na MB? SIPLAD SPOF SIAFI Serpro .
São os pilares sobre os quais se baseia o planejamento orçamentário da MB? Documentos Condicionantes PPA Lei da Responsabilidade Fiscal Decreto da Programação Orçamentária e Financeira .
As orientações e determinações contidas nos Documentos condicionantes servirão como parâmetro para nortear a definição de metas da MB, bem como os planejamentos e as ações decorrentes, visando à otimização no uso dos escassos recursos para atendimento das necessidades dos setores. Verdadeiro Falso.
Estima a receita e fixa à despesa da União para o exercício financeiro subsequente e compreende a programação das ações a serem executadas. LOA LRF PPA LDO .
Objetiva a viabilização das diretrizes, dos objetivos e das metas programaras no PPA, buscando sua concretização em consonância com as diretrizes estabelecidas no LDO? Lei Orçamentária Anual (LOA) Manual Técnico de Orçamento (MTO) Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Lei nº 4.320, de 17MAR1964.
Dentro da estrutura documental do SPD, define diretrizes, objetivos e metas com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável. Plano Plurianual -PPA Lei de Diretrizes Orçamentárias -LDO Lei Orçamentária Anual -LOA Lei da Responsabilidade Fiscal -LRF.
Orienta a elaboração da LOA, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece políticas de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento? LDO LRF MTO PPA .
Documento disponibilizado anualmente pelo SOF, contém instruções técnicas e orçamentárias, principalmente as referentes ao processo de elaboração da Proposta Orçamentária da União, das esferas fiscal e da Seguridade Social? Manual Técnico de Orçamento (MTO) Documentos condicionantes Decreto de Programação Orçamentária e Financeira Estratégia Nacional de Defesa .
Dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para o respectivo exercício? Decreto programação orçamentária e financeira MTO LDO LRF .
Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal? Lei 4.320 de 17MAR1964 Decreto-lei nº 200 de 25FEV1967 Lei complementar nº 101 de 04MAI2000.
Dispõe sobre a organização da ADM Federal, estabelece diretrizes para a reforma Administrativa e dá outras providências? Decreto-Lei nº 200 de 25FEV1967 Lei 4.329 de 17MAR1964 Lei complementar nº101 de 04MAI2000.
É a lei complementar nº 101 de 24MAI2000? LRF LDO MTO PEM.
Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal? Lei Complementar nº101, 04MAI2000 Lei 4.320 de 17MAR1964 Decreto-Lei nº 200 de 25Fev1967.
Aprovada pelo decreto 6.703, de 18DEZ2008 e é focada em ações estratégicas de médio e longo prazo e objetiva modernizar a Estrutura Nacional de defesa? Estratégia Nacional de Defesa - END Plano estratégico da Marinha - PEM Manual Técnico de Orçamento - MTO Lei 4.320, de 17MAR1964.
A END ( estrutura Nacional de Defesa) atua em três eixos: Reorganização das Forças Armadas Reestruturação da indústria Brasileira de material de defesa Política de composição dos efetivos das Forças Armadas Preparo e aplicação do poder Naval Controle e coordenação das Forças Navais .
O Plano Estratégico da Marinha está disponível em que publicação? EMA-309 EMA-300 DGPM-401 SGM-401.
Enuncia as Ditretrizes de Planejamento Naval, em nível estratégico? Plano Estrategico da Marinha ORCOM ORISET Estratégia Nacional de Defesa.
Estabelece diretrizes que devem orientar e condicionar planejamentos e ações relacionadas, visando ao preparo e a aplicação do Poder Naval. Plano estrategico da Marinha Estratégia Nacional de Defesa Manual Técnico de Orçamento Orientações Seroriais .
Consagrada como valioso instrumento da Alta Administração Naval, tem o propósito de nortear as principais ações a serem empreendidas em um determinado período, na visão do CM? ORCOM ORISET Plano Piloto Documentos Normativos .
Tem o propósito de transmitir as OM subordinadas a cada ODS as ações decorrentes, estabelecidas a partir da ORCOM e das Diretrizes de Planejamento Naval (DisPNav) que deverão nortear o planejamento e ações das OM subordinadas, de modo a assegurar o máximo aproveitamento dos recursos do setor. ORCOM ORISET Plano Piloto Documentos Normativos .
Qual publicação consolida toda documentação normativa aplicável ao Sistema do Plano Diretor? SGM-401 EMA-300 EMA-309 DGPM-401.
São instrumentos do SPD que permitem a concretização das atividades de planejamento, execução e controle? Elementos consecutivos Elementos constitutivos Metas Plano de Metas .
Constituem-se no elemento Central do PD, uma vez que delimitam Os objetivos da MB em termos quantitativos e temporais. Sua definição é pautada em documentos condicionantes, sendo aprovado pela Alta ADM Naval. Metas Plano de ação Plano Interno Plano de Metas .
Documento que apresenta de forma ordenada as necessidades de investimentos de curto, médio e longo prazo de uma OM ou de um complexo Naval? Plano Piloto Plano Interno Plano de Ações Plano de Metas.
O Plano diretor se constitui em um _____________. Plano de Metas Plano orçamentário Banco de Metas Plano de Ações .
Constitui-se em um instrumento perene utilizado para consolidar o agrupamento funcional do planejamento, da execução e do controle das metas da MB, por áreas de expertise. Plano de Metas Plano Interno Ação Interna Plano de Ação .
O Plano de Metas é utilizado pelo relator para planejar, executar e controlar as tarefas sob sua responsabilidade, sendo composto por: Ações Internas e Planos Internos Plano Interno e plano de Ações Meta e submetas Metas e Ações Internas .
É o instrumento de materialização das metas da MB e de seus respectivos detalhamentos, permitindo a sua identificação de forma clara e objetiva. Ação Interna Plano Interno Plano de Ação Plano de Metas .
Identifica uma determinada meta de forma clara e objetiva, sendo portanto, associada, para fins de planejamento, a apenas um par AO/PO. Ação Interna Plano de Ação Plano de Metas Plano Interno .
Instrumento de planejamento que permite o detalhamento pormenorizado de dotações orçamentárias de forma a possibilitar o planejamento e o acompanhamento gerencial Interno da execução orçamentária de unânime programação, nos sistemas orçamentários do Governo federal. Plano Interno Ação Interna Plano de Metas Plano de Ação .
São constituídos por uma código alfanumérico de até 11 carácteres. na MB abrangem as visões intra-MB? Plano Interno Ação Interna Plano orçamentário Ação governo .
É a parcela do plano diretor correspondente a um exercício financeiro, composto pela AI dos diversos planos de Metas as quis foram consignadas dotações orçamentárias? Plano de Ação Plano interno Compromisso Futuro Empreendimento Modular .
É um instrumento de planejamento destinado ao conhecimento prévio dos montantes de créditos, registrados no SIPLAD, que deverão ser obrigatoriamente, aplicados em exercícios financeiros subsequentes: Compromisso Futuro Empreendimento modular Plano de Distribuição de Recurso ALTEPA .
Trata-se de um instrumento de gerenciamento que conta com uma meta definida. Decorre de um planejamento de alto nível. Empreendimento Modular Compromisso futuro ALTCRED ALTEPA.
São objetos de acompanhamento específico e possuem tratamento diferenciado por ocasião da montagem do PA? Empreendimento Modular Compromisso futuro ALTCRED ALTEPA .
É o documento que evidencia a distribuição de recursos vinculações e especiais. Alteração do plano de ação Plano de Distribuição de Recursos Alteração de Crédito Pedido de Suplementação de Credito .
O PDR deve ser apresentado pela COrM, por ocasião do COPLAN. Verdadeiro Falso.
É o documento destinado a registar as solicitações de alterações no PA, seja remanejando, suplementando ou anulando crédito de AÍ, em face da conjuntura apresentada na sua execução. ALTEPA ALTCRED PDR QNNA .
A tramitação de uma ALTCRED tem por objetivo evitar que as circunstâncias advindas inviabilizem o cumprimento de uma meta definida. verdadeiro falso .
É o documento destinado a registrar as solicitações de qualquer alteração das células de créditos colocadas à disposição das UG no PA do exercício? ALTEPA ALCRED PDR PSC .
É o documento destinado a registrar as solicitações de capital de giro pelas OMPS. Pedido de Suplementação de Crédito - PSC Alteração de Crédito - ALTCRED Alteração do Plano de Ação - ALTEPA Plano de Distribuição de Recursos - PDR.
É o documento que estabelece as datas-limites para elaboração, revisão, atualização, publicação, distribuição e divulgação de documentos? Calendário de Trabalho do Plano Diretor (CTPD) Pedir de Suplementação de Credito (PSC) Quadro de Necessidades não atendidas (QNNA) Plano de Distribuição de Recursos (PDR) .
Quem elabora a proposta do CTPD? DFM CM DGOM DGMM.
A proposta de CTPD é elaborada _________ pela DGOM, no SIPLAD. Anualmente Mensalmente Trimestralmente Semestralmente .
Quem consolida o CTPD, para apreciação do COPLAN? EMA CM DGOM SGM .
Após a proposta ser elaborada pela DGOM, no SIPLAD, são sugeridas alterações pelos ODS, e COrM. A partir disso há consolidação pelo EMA para apreciação do COPLAN e aprovação do CM. Verdadeiro Falso .
Constitui-se em um instrumento perene, utilizado para consolidar o agrupamento funcional do planejamento, da execução e do controle das metas da MB, por área de expertise. Plano de Metas Plano Interno Plano de Ação Ação Interna .
O Plano de Metas são identificados por uma letra do alfabeto, exceto pelas letras R e M. Verdadeiro Falso .
As reservas orçamentárias/ lastros de fonte de recurso escriturais (FRE) e os Empreendimentos Modulares (EM) constituem o PM, embora suas iniciais sejam iniciadas pelas letras R e M, respectivamente. Verdadeiro Falso .
Quem cria ou extingue um plano de Meta? CM EMA ODS SGM .
Os PM são criados ou extintos pelo CM, por sua própria iniciativa, por proposta do EMA ou ODS? Verdadeiro Falso .
Quem elabora a proposta de criação ou extinção de PM? ODS COPLAN EMA COrM.
A proposta de criação ou extinção de PM, deve ser tramitada, por meio de ofício, ao _____, com cópia para _____e _____. SGM/ COrM/ CM EMA / COrM/ SGM CM / SGM / EMA CM / CorM/ SGM.
Após a proposta de criação ou extinção de PM serem aprovadas, pelo CM, deverão ser encaminhadas à ______, para atualização do SIPLAD. DGOM SGM DGPM DGMM.
Como é criado e cadastrado as Ações Internas, após a criação do PM? Por meio de tramitação de propostas de meta, submeta e fase no SIGDEM Por meio de tramitação de propostas de meta, submeta e fase no SIPLAD Por meio da subdivisão gerencial das AO Por meio da subdivisão gerencial da AI.
Semestralmente, em datas previstas no CTPD, será realizada a Revisão dos PM. Verdadeiro Falso.
Como é realizada a Revisão dos PM? Anualmente, em datas previstas no CTPD Semestralmente, em datas previstas no CTPD Por ocasião do fechamento do exercício financeiro Por ocasião do início do exercício financeiro .
Trata-se de uma atualização qualitativa e quantitativa das demandas fisico-financeiras e das prioridades dos Setores da MB? Revisão de PM Atualização do SIPLAD Revisão do SIPLAD Atualização de PM .
O detalhamento dos procedimentos atinenes as Revisões de PM encontram-se elencados em que art.? 7.5 6.5 5.5 3.5.
Servem como subsídios à elaboração da Proposta Orçamentária da MB e a montagem do PA subsequente? Revisão de PM Ação Interna Criação do PM Plano de Ação.
Se constitui no instrumento de materialização das metas da MB e de seus respectivos detalhamentos, permitindo sua identificação de forma clara e objetiva? Revisão de PM Ação Interna Plano de Metas Plano Diretor .
É utilizada para alcançar um objetivo específico, cuja a meta envolve um conjunto de operações limitadas no tempo? AI tipo projeto AI tipo atividade AI tipo Operação Especial.
Como podem ser enquadradas as Ações Internas? Projeto Atividade Operação especial Suplementar Especial Extraordinários .
Elemento constitutivo básico do Plano Diretor? Metas Ação Interna Plano interno Plano de Ação .
Utilizado para consecução de Metas que envolvam operações contínuas e permanentes. Ação Interna tipo Atividade Ação Interna tipo Projeto Ação Interna tipo Operação Especial .
Não contribui para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações da MB. Ação Interna do tipo Operação Especial Ação Interna do tipo Atividade Ação Interna do tipo projeto .
É um instrumento de planejamento que permite o detalhamento pormenorizado de dotações orçamentárias, de forma a possibilitar o planejamento e o acompanhamento gerencial interno da execução orçamentária de uma programação Plano Interno Ação Interna Plano de Ação Plano de Metas .
Na ação Interna: “R90151” o primeiro algarismo significa: Operação especiais Projeto Recursos especiais (reservas e lastros) Atividade .
Não ação Interna X200MN o primeiro algarismo significa: Operações especiais Projeto Atividade Recursos Especiais (reservas e lastro).
Na codificação alfanumérica de uma meta quando o primeiro dígito for 1,3,5 e 7 temos que tipo de ação Interna? Operações Especiais Reservas Orçamentárias Projeto Atividade .
Na codificação alfanumérica de uma meta quando o primeiro dígito for 0 temos que tipo de ação Interna? Reservas orçamentárias Operações especiais Projeto Atividade .
Na codificação alfanumérica de uma meta quando o primeiro dígito for 9 temos que tipo de ação Interna? Reserva Orçamentárias Operações especiais Projeto Atividade .
Na codificação alfanumérica de uma meta quando o primeiro dígito for 2,4,6,8 temos que tipo de ação Interna? Atividade Reservas orçamentárias Projeto Operações especiais .
Na visão intra-MB, os seis dígitos iniciais de uma PI identificam: O Plano de Ação A Ação Interna A submeta A Meta .
Na visão intra MB: “YMMMSS”, marque a alternativa correta: Y indica o plano de Metas, MMM codificação alfanumérica que indica a meta a ser acompanhada e SS indica a submeta Y indica a meta, MMM o plano de Metas e SS a submeta Y indica a submeta, MMM plano de Metas e SS a meta a ser acompanhada Y indica a meta a ser acompanhada, MMM o plano de Metas e SS submeta .
Quem define o detalhamento da meta, ou seja a submeta? Relator Agente fiscal SIPLAD DGOM.
Que letra é usada quase se tratar de AÍ pertencente a Reservas de qualquer tipo, Lastro de FR Escritural ou Destaques de créditos recebidos que demandam acompanhamento especial? R M L V.
Nos casos que a AI se refereir a um Empreendimento Modular será usada que letra? M A R V.
A fase é o detalhamento gerencial da submeta e é definido pelo Relator/GEM, com vistas para aprimorar o acompanhamento da meta. Verdadeiro Falso .
Visa absorver eventuais alterações futuras no SPOF, eliminando a necessidade de Nova mudança no SPD. Digito reserva Dotação Fase Meta .
Nos casos em que não houver necessidade de uso do digito reserva, o mesmo será preenchido com “9”. Verdadeiro Falso .
Permite o conhecimento de características específicas da despesa. Digito reserva Dotação Fase Meta .
Como podem ser enquadrada as despesas de acordo com o PI? Discricionários e Obrigatórios Obrigatórios e Especiais Especiais e Adicionais Adicionais e Discricionários .
Destinam-se ao provimento de recursos para custeio de despesas obrigatórias. Despesas Obrigatórias Despesas Discricionárias .
Dispêndios relativos a custeio e investimento que o governo pode ou não executar, de acordo com a previsão de receitas? Despesas Discricionárias Despesas Obrigatórias .
Refletem o conjunto de necessidades que são objetos de maiores questionamentos e solicitações externas. Programações obrigatórias Programações discricionárias .
Referente a origem do recurso, podemos classificá-los como oriundos da: LOA MB e Destaques de credito Créditos Orçamentários e créditos especiais Destaques de créditos e créditos Suplementar ou especial LOA MB e créditos extraordinários .
Codificação que permite o conhecimento da Dotação orçamentária (AOxPO) que atenderá a meta estabelecida no PÁ? Bigrama Dotação Digito Reserva Fase .
Onde se encontram os Bigramas utilizados no SPD? Tabela de Relacionamentos Dotação Ação Interna Fase .
Como se divide a programação de Recurso: PLOA original Emendas Prlanentares Crédito Suplementar ou Especial LOA MB Créditos extraordinários oriundos de Medidas Provisória Destaque de créditos Créditos Orçamentários previstos na LOA .
As Razões para criação de uma nova meta são identificacao pelo ___________ ou pelo __________, a partir de uma necessidade manifestada por qualquer OM. Relator de PM/GEM - Relator Adjunto Relator executivo - Relator PM/GEM Relator da COrM - Reltor Adjunto Relator da COrM - Relator Executivo .
O que deve ser formalizado ao constatar a necessidade para criação de uma nova meta? Proposta de criação de meta Elaboração de meta Detalhamento do processo Detalhamento da de submeta e fase.
A elaboração de uma nova meta poderá implicar em seu detalhamento, até os níveis de submeta e fase. Verdadeiro Falso .
Trata-se de um ato jurídico de contratação, celebrado pela MB com outrem, mediante autorização do CM, cujo término de sua execução e dos dispêndios decorrentes , dar-se-ao em exercícios financeiros ao PA em curso. Contratação plurianual Plano de contratação Compromisso futuro Volumes de créditos .
É um instrumento decorrente de uma contratação plurianual aprovada, que se destina ao registro prévio, nos documentos do SPD, dos volumes de créditos que deverão ser, obrigatoriamente, aplicados em exercícios financeiros subsequentes ao PA em curso. Compromisso Futuro LDO Viabilidade orçamentária Empreendimento Modular .
Instrumento gerencial que conta com uma meta definida, a qual corresponde ao resultado a ser atingido? Empreendimento Modular GEM Compromisso Futuro Gestão de projetos estratégicos da MB.
Decorre de um planejamento de alto nível, em que a complexidade do projeto exijam assunção de uma organização matricial que envolva esforços oriundos de diversas áreas de expertise, evidenciando a Gestão por projetos. Empreendimento Modular Compromisso Futuro .
Serão objeto de acompanhamento específico e possuirão tratamento diferenciado por ocasião da montagem do plano de Ação (PA). Compromisso Futuro Empreendimento Modular Metas Submetas .
Trata-se de um gerente executivo, designado como titular de um EM, sendo portanto, responsável pelo cumprimento de sua meta. GEM Relator Adjunto Diretor Executivo Diretor Geral .
O GEM possui status de Relator de PM, possuindo responsabilidade no planejamento, na execução e no controle dos recursos alocados ao seu EM. Verdadeiro Falso.
Como é estruturado o SPD? Por meio de ciclos contínuos Por meio de ciclos permanentes .
Quais os ciclos existentes no SPD? Ciclo de Planejamento Ciclo de Execução Ciclo de Verificação Ciclo de Controle Ciclo de Ação .
Compreende as atividades que visam a atualizar ou estabelecer metas na instituição e os recursos necessários para cumpri-las, bem como etapas, prazos e meios para sua concretização? Ciclo de planejamento Ciclo de Execução Ciclo do controle .
O ciclo do planejamento é constituído por duas atividades básicas: Revisão de PM e Montagem do PA Revisão do PA e montagem do PM Criação do PM E revisão do PA Montagem do PM e criação do PA.
Sabendo sobre a constituição do COPLAN, correlacione: Presidente Membros Secretaria Executiva Assessores Secretário .
Por ocasião da COPLAN, o chefe do GCM, abordará os assuntos afetos à Relatório de quais PM? O e W R e M R e O M e W.
Quem é o presidente da COPLAN? CM CEMA SGM GEM.
Por ocasião do funcionamento da COPLAN, existem dois tipos reuniões, onde serão realizados os eventos: Reunião Plena e Reunião de Assessores Reunião de chefes e Reunião de membros Reunião da presidência e Reunião de assessores .
Por ocasião da COPLAN, quem preside a reunião plena? CEMA, no caso de impedimento o mais antigo presente Titulares de ODS CEMA, no caso de impedimento o titular de ODS mais antigo Diretor da COrM.
Em qual evento os oficiais que assessoram os componentes da COPLAN, reunir-se-ão com o subchefe de Orçamento e PD do EMA. Reunião plena Reunião de assessores .
Quando serão as reuniões do COPLAN? Em datas previstas no CTPD, ou em caráter extraordinário, por convocação do presidente. Por convocação do presidente, apenas. Somente nas datas previstas em CTPD. Por ocasião da convocação dos membros, pelos assesssores e secretaria Executiva .
Por ocasião da COPLAN, Os assesssores poderão, por iniciativa própria ou proposta dos membros, convocar qualquer autoridade participante do SPD, a fim de obter esclarecimentos mais completos sobre os assuntos em discussão. Verdadeiro Falso .
As deliberações do COPLAN serão tomadas por maioria dos votos. Sendo assim todos terão direito apenas um voto, no caso de acumulação de funções. Verdadeiro Falso.
As principais deliberações emanadas nas reuniões do COPLAN, contarão em minuta de ata a ser divulgada pelo _____ em até ____ dias. EMA/ 30 dias SGM/ 30 dias EMA / 7 dias SGM / 7 dias .
Caso haja proposta de correção ou de alteração na minuta com as deliberações emanadas na reunião do COPLAN, está deverá ser encaminhada ao EMA em até quantos dias? 7 dias a contar a partir da data de divulgação da minuta. 30 dias a contar a partir da data de divulgação da minuta. 7 dias a contar após a reunião 30 dias a contar a pós a reunião .
Se constitui em uma fase caracterizada pela execução físico-financeira das Ações Internas, ou de parcelas dessas AI, que tenham sido contempladas com dotações de créditos no exercício corrente. Ciclo de planejamento Ciclo de Execução Ciclo de Controle .
Conjunto de atividades desempenhadas com o objetivo de acompanhar a execução de metas da MB. Ciclo de planejamento Ciclo de Execução Ciclo de Controle .
Implica no acompanhamento físico e financeiro das Ações Internas, nos níveis adequados a cada escalão hierárquico da estrutura do SPD? Controle do Plano de Ação Controle do Plano Interno Controle da Ação Interna .
O COFAMAR será reunido ordinariamente em datas previstas no CTPD. Os membros do COFAMAR poderão ser reunidos extraordinariamente por convocação do CM. Verdadeiro Falso .
Por ocasião da Reunião plena do COFAMAR, nos casos de impedimento do CM, a reunião será presidida pelo CEMA, na ausência desse, o membro mais antigo conduzirá os trabalhos, submetendo as deliberações à homologação pelo______. CM CEMA DGOM COrM.
Por ocasião do COFAMAR, correlacione: Presidente Membros Secretaria Executiva Assessores Secretário .
A quem cabe homologar as deliberações do COFAMAR (maioria dos votos)? Presidente do COFAMAR (CM) CEMA titulares de ODS Chefe do GCM DGOM.
Os assuntos discutidos no COFAMAR serão consolidados em ata a ser divulgada pelo EMA em até 20 dias a contar xaxará da reunião. Verdadeiro Falso .
Por ocasião do COFAMAR, uma vez recebida a ata pelos participantes da reunião, os mesmos terão o prazo de 7 dias para encaminhas as propostas para o GCM. Verdadeiro Falso.
A redação final da ata far-se-á na reunião subsequente do conselho. Verdadeiro Falso .
A redação final da ata deverá ser divulgada após a assinatura de todos os membros e a sua aprovação formal far-se-á na reunião subsequente do conselho. Verdadeiro Falso .
Sistema Informatizado que dá suporte às transações realizadas no âmbito do Sistema do Plano Diretor? SIPLAD SINGRA SIAFI Serpro.
Qual a finalidade precipua do SIPLAD? Apoio ao planejamento, execução e controle das AI da MB. Apenas realizar alteração de células orçamentárias Executar as AI da ADM federal .
Quais os módulos do SIPLAD? Planejamento Apoio Execução Controle Verificação Integrado Sistema .
Qual módulo do SIPLAD é utilizado no suporte acesso aos demais módulos do sistema, bem como a prestação de informações gerais sobre o SPD? Módulo apoio Módulo planejamento Módulo execução Módulo controle .
Qual módulo do SIPLAD possibilita aos setores o acompanhamento da execução orçamentária, permitindo o desejado controle dos dispêndios e a contenção de possíveis desvios de Execução. Módulo apoio Módulo execução Módulo planejamento Módulo controle .
Qual módulo do SIPLAD reúne as atividades relacionadas à execução do PA em curso, oferendo aos agentes envolvidos uma visão de corte da execução do PÁ e a possibilidade de realização de ações corretivas, bem como torna possível o cumprimento das demandas? Módulo execução Módulo controle Módulo apoio Módulo planejamento .
Qual módulo do SIPLAD, oferece apoio às atividades realizadas ao longo do ciclo de planejamento, possibilitando a concretização das mesmas, desde a Revisão do PM até a elaboração da proposta orçamentária a qual após aprovada, origina ó PÁ do ano seguinte. Módulo planejamento Módulo apoio Módulo controle Módulo execução .
Constitui-se em um fundo especial de Natureza orçamentária. Conceitua-se, tecnicamente, fundo especial como o produto de receitas especificadas que, por lei, vinculam-se à realização de determinados objetivos ou serviços, faculdade a adoção de normas peculiares de aplicacao. Fundo Naval LOA Despesas Obrigatórias Despesas Diacricionárias .
Os recursos do Fundo Naval são aplicados mediante autorização de quem? CEMA CM DFM DGOM .
Como são classificados os Recursos do Fundo Naval, de acordo com a sua destinação? Recursos Ordinários, Especiais e Vinculados Recursos Especiais, Suplemnetares e Extraordinários Previsão de Receitas e Despesas .
Quem gerencia os recursos do Fundo Naval no que tange sua contabilização? CM DGOM CEMA CM .
Quem gerencia os recursos do Fundo Naval no que tange a sua administração Financeira? DGOM DFM CM CEMA .
São aqueles a serem aplicados com destinação específica, por força de dispositivo legal. Recursos Especiais Recursos Vinculados Recursos Ordinários .
São aqueles a serem aplicados com destinação específica, por regulamentação exclusiva da MB, mediante autorização expressa do CM? Recursos ordinários Recursos Vinculados Recursos Especiais .
São aqueles cuja aplicação se dá sem destinação específica? Recursos Ordinários Recursos Vinculados Recursos Especiais .
Qual documento condicionante possui especial impacto sobre as tramitações de proposta de Metas, submeta e fase? Plano Piloto ORISET ORCOM Plano estratégico da Marinha (PEM).
Pressupõe a ação planejada e transparente em que se previnem riscos e são corrigidos os desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. Responsabilidade na gestão fiscal Lei de responsabilidade fiscal Lei complementar 101 de 04MAI2000.
A Lei nº 4.320 de 17MAR1964 estabelece diretrizes para a Reforma Administriva. Verdadeiro Falso .
Qual documento condicionante estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para respectivo exercício? Decreto de Programação Orçamentária e Financeira Lei da Responsabilidade Fiscal Plano estratégico da Marinha Estratégia Nacional de Defesa .
Report abuse Consent Terms of use