Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ON1a AE de História

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
1a AE de História

Description:
História 7° ano

Author:
AVATAR

Creation Date:
08/06/2023

Category:
History

Number of questions: 9
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O Reino Franco (também conhecido como Reino dos Francos) foi um estado germânico que surgiu no início da Idade Média, na região da Europa Ocidental onde atualmente estão localizadas a França e a Alemanha. A partir do que discutimos em sala de aula e dos estudos realizados utilizando o material disponibilizado no AVA, marque a alternativa correta sobre o Reino Franco. Carlos Magno foi o principal representante da dinastia merovíngia, considerando suas amplas conquistas militares e territoriais. O Reino foi fundado por Clóvis I, um líder germânico que se converteu ao cristianismo em 496 d. C e estabeleceu uma aliança com a Igreja Católica Romana. Clóvis I, após sua conversão ao cristianismo, foi nomeado Imperador de Roma pelo papa Quilderico I. Pepino, o Breve, foi o fundador da dinastia carolíngia, e seu reinado é conhecido por consolidar o poder real na França e derrubar os carolíngios, a dinastia anterior.
"Roma, Natal do ano 800. Excepcionalmente, o rei franco Carlos Magno passava o inverno fora de casa. Mas era uma emergência. Ele e seus homens foram à cidade eterna para reconduzir Leão III ao pontificado. Meses antes, o papa havia sofrido um sério atentado a mando da nobreza local. No ataque, perdeu a língua e ficou parcialmente cego devido a cortes feitos em suas pálpebras. Por isso, procurou abrigo na corte de Carlos, um fiel cristão que chegava a frequentar a igreja três vezes por dia. O monarca chegou a Roma com suas tropas, puniu os inimigos do papa e botou ordem na cidade. Em agradecimento, Leão III organizou uma celebração natalina especial. Tinha de presentear seu protetor e, de quebra, garantir sua segurança e a posição da Santa Sé por mais tempo." A partir do trecho acima, informe qual foi o título que o papa Leão III ofertou ao seu protetor, o rei Carlos Magno. Imperador dos Francos. Rei dos Bárbaros. Imperador Carolíngio. Imperador de Roma.
Observe a tirinha e leia o texto abaixo. O esquema retrata, de forma ordenada, as relações de vassalagem existentes na nobreza feudal, dando ideia do complexo sistema que os historiadores convencionaram chamar de Feudalismo. Considerando os dados acima, qual das seguintes opções melhor descreve o feudalismo? um sistema econômico baseado em fazendas coletivas. uma forma de governo em que um rei centraliza todo o poder. uma estrutura social baseada em obrigações e serviços mútuos entre senhores feudais e vassalos. um período de tempo na história da Europa caracterizado pela ascensão da burguesia.
Os senhores feudais eram proprietários de vastas áreas de terra, divididas em feudos e concedidas a vassalos, que por sua vez tinham o dever de prestar serviços e tributos ao senhor feudal em troca do uso da terra. A posse de terras também dava aos senhores feudais o poder de recrutar exércitos e controlar as rotas comerciais. De acordo com seus conhecimentos acerca do latifúndio no sistema feudal, qual era a importância da terra como unidade de riqueza? A terra era importante porque os camponeses viviam nela e pagavam tributos ao senhor feudal. A terra era importante porque era usada para construir castelos para proteger os senhores feudais. A terra era importante porque podia ser transformada em dinheiro através da venda de safras agrícolas. Mais importante que a terra, o feudalismo era economicamente centrado no comércio através do escambo, ou seja, pela troca de mercadorias.
Com base em seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, marque a opção verdadeira sobre o islamismo. Foi fundado no século VII por Abraão. É uma religião politeísta que adora vários deuses. Tem o Corão como livro sagrado, que contém as palavras reveladas por Deus ao profeta Maomé. Tem sua origem na Índia e se espalhou para a Arábia.
O Ramadã é um evento religioso islâmico, considerado o mês mais sagrado para os muçulmanos. A comemoração é marcada por jejuns e muitas orações. Analise o trecho acima e, com base em seus conhecimentos sobre a civilização islâmica e os cinco pilares fundamentais que são a base da sua prática religiosa, julgue as proposições a seguir e marque as opções corretas. Para o muçulmano a declaração de fé é acreditar que não há Deus além de Allah e que o profeta Muhammad (Maomé) é o seu mensageiro. Os muçulmanos devem orar cinco vezes por dia em direção à Medina, cidade sagrada onde se encontra a pedra negra. Os muçulmanos devem dar uma porcentagem de sua renda para ajudar os menos afortunados, tendo como princípio a caridade. Os muçulmanos devem jejuar durante o mês do ramadã abstendo-se de comida e bebida do amanhecer ao pôr do sol. Os muçulmanos devem fazer uma peregrinação à Medina pelo menos uma vez na vida, desde que tenham os meios financeiros e físicos para fazê-lo.
Sobre a crise do feudalismo e a transição para o mundo moderno, correlacione as características da coluna esquerda, com os fatos na coluna da direita. Aumentaram as trocas culturais e comerciais entre a Europa e os povos islâmicos. Foi um período de crescimento econômico e social em que as cidades se tornaram importantes centros comerciais e culturais. Eram centros urbanos independentes que surgiram como resultado do aumento do comércio e da produção artesanal. Foi causada pela disseminação de pulgas infectadas que infestavam os ratos. Foi uma guerra de sucessão pelo trono da França entre a casa dos Valois e a casa de Plantageneta.
Sobre a literatura renascentista, julgue as proposições a seguir, marcando as opções corretas. O principal escritor humanista foi o holandês Erasmo de Roterdã. Erasmo escreveu, em 1511, um livro chamado "Elogio da Loucura". Naquele período, era muito perigoso confrontar abertamente a igreja. Por isso, recorreu à loucura, uma personagem que Erasmo utilizava para criticar os abusos da igreja. Erasmo era um teocêntrico. Acreditava no potencial divino e nos dogmas da igreja. Os humanistas apostavam na capacidade criadora, na inteligência e na sensibilidade humana. Isso quer dizer que tinha uma visão otimista do mundo. Em 1515, o inglês Thomas More escreveu a obra "Utopia", na qual descreve uma linha imaginária, situada na América recém-descoberta, onde prevaleciam a igualdade e a tolerância: uma sociedade perfeita.
Examine os conceitos abaixo atentando para a noção de Mecenato e Humanismo. Foi um período de intensa criatividade e exploração que marcou uma mudança significativa na forma como as pessoas viam a si mesmas, o mundo e o conhecimento. É uma corrente de pensamento que coloca o ser humano no centro das atenções, valorizando suas capacidades e potencialidades únicas, e defendendo a liberdade, a dignidade e o papel importante de cada indivíduo na construção do mundo em que vivemos É uma prática de patrocínio artístico, cultural ou científico em que uma pessoa ou instituição oferece apoio financeiro ou material para projetos culturais e artísticos promovendo o desenvolvimento da cultura e da arte em uma sociedade. É uma corrente de pensamento que valoriza a liberdade e a autonomia do indivíduo, enfatizando a importância das realizações pessoais. No entanto, pode levar a uma falta de solidariedade e responsabilidade social gerando desigualdades e problemas para a sociedade como um todo.
Report abuse Consent Terms of use