Classe de batismo da ibcor

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Classe de batismo da ibcor

Description:
Segurança da Salvação - Lição 01

Author:
Ir Nilton
(Other tests from this author)

Creation Date:
07/11/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Lição 1 - Segurança da Salvação Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus - I Jo 5.13. Por todos os séculos, o homem tem tentado encontrar um modo de viver uma vida feliz, significativa e produtiva. No entanto, não é difícil ver que há algo errado com a humanidade. Na Bíblia, Deus provê uma solução para o problema e uma explicação de porquê isto é assim: muita gente não conhece a Deus. Outros há que o conhecem, mas não desenvolvem um relacionamento pessoal com ele. Felizmente, há os que desejam ter comunhão com o Criador. Deus não quer que seus filhos vivam com temor do inferno, pensando que poderão perder a salvação ou não sentindo-se seguros de que são verdadeiramente salvos. Ao final desta lição você terá compreendido porque a salvação é um dom (presente) de Deus aos que depositam sua confiança nEle. Saberá porque você pode estar seguro de sua salvação. Assim, leia cuidadosamente as passagens da Bíblia conforme indicadas e responda as perguntas usando suas próprias palavras. .
01 – O que é a salvação? Rm 6.23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Com base no texto sagrado responda: a. É uma punição contra o pecado. b. É um dom gratuito de Deus (presente que Deus nos dá mediante sua infinita graça em Jesus Cristo). c. É o salário do pecado. d. É tudo aquilo que eu posso fazer para estar mais próximo de Deus.
02 – Por que necessitamos da salvação? Rm 3.23 – Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 1 Jo 1.8 – Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Com base no texto sagrado responda: a. Porque todos somos pecadores. b. Porque o diabo nos impede de nos aproximarmos de Jesus. c. Porque todos precisamos da glória de Deus. d. Porque somos bons e aceitos por Deus de qualquer maneira.
03 – O que é o pecado? 1 Jo 3.4 – Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Rm 1.32 - Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. Com base no texto sagrado responda: a. É a transgressão da Lei de Deus. É errar o alvo. b. É o menosprezo aos ensinamentos de Deus. c. É menosprezar a Jesus Cristo como Filho de Deus. d. É fazer alguma coisa de errado.
04 – O que é que o pecado faz a nossa ralação com Deus? Rm 3.23b – ...carecem da glória de Deus. Sl 66.18 – Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Is 59.2 – Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Com base no texto sagrado responda: a. Destrói a nossa relação com Deus. b. Nos torna carentes da glória de Deus. c. Impede que Deus nos ouça. d. Nos aproxima de Deus, uma vez que Jesus veio buscar somente os pecadores.
05 – Por que Jesus veio ao mundo? Lc 19.10 – Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Com base no texto sagrado responda: a. Porque estávamos perdidos. b. Porque precisávamos de um salvador. c. Por que Deus nos amou de uma forma toda especial. d. Porque somos pessoas honestas e preocupadas com a vontade de Deus.
06 – Como Jesus alcançou seu propósito? Rm 5.8 – Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 1 Pe 2.24 – Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Com base no texto sagrado responda: a. Morrendo na cruz em nosso lugar. b. Sarando as nossas feridas (chagas) através do seu sacrifício na cruz. c. Carregando os nossos pecados sobre a sua cruz. d. Deixando que somente as pessoas boas cressem no Pai.
07 – O que devemos fazer para receber a vida eterna? Jo 1.12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. Jo 3.16,18 – Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Com base no texto sagrado responda: a. Crer em Jesus Cristo como único filho de Deus. b. Receber a Cristo como Salvador. c. Obedecer as tradições que meus pais me ensinaram. d. Crer em Cristo para não ser julgado.
08 – Como receber a vida eterna? Romanos 10:10 – Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. 1 Pe 1.5 – Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Rm 5.1 – Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Com base no texto sagrado responda: a. Não preciso fazer nada por que Deus me ama. b. Confessar com a boca a respeito da salvação. c. Ter fé em Deus e a Ele se entregar. d. Crer em Jesus Cristo como "a justiça de Deus".
09 – Que dizer das coisas boas que uma pessoa faz? Podemos ser salvos porque nos somos “gente boa”? Ef 2.8,9 – Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Tito 3.5 – Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Rm 9.32 – Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço. 2 Tm 1.9 – Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos. Efésios 1:4 – Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. Com base no texto sagrado responda: a. Não há nada que possamos fazer para sermos salvos. b. As boas obras não podem nos salvar. c. As nossas boas obras nos garantem o direito de sermos salvos. d. Somos salvos pela Graça, por meio da fé no Filho de Deus (Jesus Cristo). .
10 – Quando se pode dizer que alguém e um cristão verdadeiro? Jo 2.23-25 – Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana. Mt 7.15,21-23 – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. 21 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 22 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. Com base no texto sagrado responda: a. Quando alguém crê no nome de Jesus. b. Quando vê os sinais do poder de Deus. c. Quando alguém faz a vontade de Deus. d. Quando profetizamos no nome de Deus.
11 – O que acontece se pecamos depois de receber a salvação? 1 Jo 2.1 – Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. 1 Jo 1.8,9 – Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 Co 3.10-15 – Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. Com base no texto sagrado responda: a. Entristecemos a Deus e perdemos a salvação. b. Deus não enxergará mais nossos pecados e poderemos praticar o que quisermos. c. Sofreremos o dano mas seremos salvos como que através do fogo. d. Depois da salvação não há mais pecados.
12 – Por que podemos estar seguros de não perder a salvação? Jo 10.28,29 – Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 2 Tm 4.18 – O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém! Rm 11.29 – Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas; porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Fp 1.6 – Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. 2 Ts 3.3-5 - Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno. 4 Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las. 5 Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo. Com base no texto sagrado responda: a. Porque Jesus disse que ninguém poderia nos arrebatar de Suas mãos. b. Porque o Senhor nos livrará de toda obra maligna e nos levará a salvo para o seu reino celestial. c. Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. d. Porque somos pessoas boas e agora temos mais poder (o poder de Deus).
13. Já que não perdemos a salvação, como podemos explicar essa gente que esteve em comunhão com a igreja por tanto tempo e depois saiu por causa de pecados em sua vida? 1 Jo 2.19 – Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. Ap 3.1 – O anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. 1 Jo 2.3,4 – Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Jo 2.23-25 - Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; 24 mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. 25 E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana. Com base no texto sagrado responda: a. Eles não eram dos nossos. b. Eles continuam salvos sem serem igreja. c. Aquele que não guarda os mandamentos de Deus é mentiroso, e nele não está a verdade. d. Pareciam ter nomes de vivos, mas estavam mortos.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.