Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONCx Economias

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Cx Economias

Description:
cx econ

Author:
João
(Other tests from this author)

Creation Date:
05/08/2019

Category:
Others

Number of questions: 103
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
É o Sistema de Informações centralizado Em Brasília, ligado por teleprocessamento aos Órgãos do governo Federal existentes em todo o País e também no exterior.
É o principal instrumento utilizado no registro, acompanhamento, e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.
Busca a realização da execução orçamentária, financeira e patrimonial, de forma integrada, minimizando custos, a par da eficiência e eficácia na gestão dos recuros alocados na lei do orçamento, essa é a definição do que ?.
Quais os níveis de abrangência do SIAFI?.
SOF, STN, SFCI estão inseridos em qual nível de abrangência do SIAFI?.
DGOM, DFM, CCIMAR estão inseridos em qual nível de abrangência do SIAFI?.
Unidades Gestoras em geral, e Setoriais. Qual nível de abrangência do SIAFI?.
Nível Setorial: a Setorial contábil (Exceto FN, FDEPM e CCCPM) Abrangência do SIAFI Verdadeiro Falso.
Correlacione os verbos no infinitivo: Objetivos básicos de caráter geral Objetivos básicos de caráter específico.
Cite um objetivo básico de caráter geral do SIAFI Obter a transparência dos gastos públicos. Unificar os recursos de caixa do governo federal.
Cite um objetivo de caráter específico do SIAFI Unificar os recursos de caixa do Governo Federal Obter a transparência dos gastos públicos.
Qual é a Entidade supervisionada por uma unidade da administração direta, no caso da MB, sob supervisão do MD, incluindo-se os outros ministérios e suas unidades subordinadas ?.
As UO (unidades orçamentárias) são codificadas onde ? no sistema de classificação institucional no sistema de classificação instrumental no sistema de classificação da administrativo no sistema de gestoria da marinha no sistema de gestoria administrativa.
Repartição da administração direta a que a Lei do Orçamento ou, mais especificamente, o QDD consgina dotações específicas para a realização de programas de trabalho do governo Federal, e sobre as quais essa repartição exerce o poder de disposição. UO Órgão UA UG.
A MB possui as seguintes UO (Cite 3).
Como é chamada a repartição pública da administração direta à qual a Lei do orçamento NÃO consigna diretamente créditos, necessitando portanto, de provisões de crédito para executar PT/PI UO UA UG UGS.
Qual é a unidade que trata-se de um serviço ou setor vinculado a uma UO UG UO UGR UGE UA.
UO ou UA investida de autoridade para gerir créditos orçamentários e recursos financeiros, próprios ou sob descentralização, realizando, por conseguinte atos de gestão orçamentária, financeira ou patrimonial.
UG RESPONSÁVEL pela realização da parcela do programa de trabalho contida num crédito. Poderá transferir, no todo ou em parte créditos orçamentários e recursos financeiros próprios para outra UG, objetivando a execução de determinado PT/PI.
Ug que realiza atos de gestão orçamentária, financeira ou patrimonial, cujo titular, em consequência, está sujeito a tomada ou prestação de contas anual.
A Ug que utiliza seus próprios créditos passa a ser simultaneamente: UGR UGE UGS UGI UG.
Qual é a Ug que utiliza seus próprios créditos ?.
Na MB, qual é a unica UG que é setorial Orçamentária ? DGOM FN DFM CCIMAR CCCPM.
Como é chamado o ator de gerir parcela do patrimônio da União ?.
Aplica-se o conceito de gestão ao patrimônio: dos órgãos da administração direta (tesouro) dos Fundos das entidades supervisionadas pela União da União, em outras parcelas sobre as quais se justifique a administração distinta.
Na MB, somente é operacionalizada a gestão: gestão 00001 - Tesouro Nacional gestão 00001 - Fundos da União gestão 0001 - Tesouro Nacional gestão 0001 - Fundos da União.
O que é a abrangência do tratamento de atos e fatos contábeis de determinada unidade pelo sistema, podendo ser TOTAL OU PARCIAL ? modalidade de uso do SIAFI forma de acesso do SIAFI COMUNICA SIAFI Gestão do SIAFI.
Modalidade que processa todos os atos e fatos contábeis da unidade pelo SIAFI pelo próprio sistema. Modalidade de uso total Modalidade de uso parcial.
Modalidade que processa atos e todos os fatos contábeis em sistema próprio da unidade (EXTRA-SIAFI) Modalidade de uso PARCIAL Modalidade de uso TOTAL.
Quais as formas de acesso ao SIAFI ? On-Line OFF-Line Pendrive Bluetooth.
É uma das características do acesso On-Line: As disponibilidades financeiras da unidade são individualizadas no SIAFI e integram conta única verdadeiro falso.
Na MB, quem são consideradas On-Line (forma de acesso ao SIAFI) Todas as UG que utilizam o SIAFI na modalidade de uso TOTAL Todas as UG que utilizam o SIAFI na modalidade de uso Parcial Todas as UO que utilizam o SIAFI na modalidade de uso TOTAL Todas as UG que utilizam o SIAFI em qualquer modalidade.
A quem compete a definição e alteração quanto ao ENQUADRAMENTO de cada UG, em uma das duas formas de acesso?.
A quem compete autorizar a alteração da forma de aceesso de uma UG (de OFF para ON-Line), mediante solicitação de quem ? observados os critérios descritos nesse artigo. STN - DFM DFM - STN STN - CCIMAR DFM - SIAFI.
Cabe Ressaltar que atualmente, não existe nenhuma UG na MB com acesso On-Line verdadeiro falso.
Qual sistema possibilita a COMUNICAÇÃO por nota, utilizando a rede SIAFI, entre as unidades de controle interno, setoriais, e de acessoria do controle Externo (TCU) e as UG vinculdadas. Comunica Siafi SIAFI Órgão Quaestor.
Quem expede mensagens, por meio de COMUNICA-SIAFI, sempre que houver a necessidade de serem complementados com informação de caráter ESTRITAMENTE técnico é a DFM verdadeiro falso.
Quem expede mensagens, por meio de .......... sempre que houver a necessidade de serem complementados com informação de caráter ESTRITAMENTE técnico é a DFM Comunica-Siafi mensagem CI Ofício.
As UG deverão realizar suas consultas técnicas às Setoriais Financeiras e Contábil (DFM), por meio dos canais oficiais de transmissão de mensagens da MB, incluindo-se neste caso a transmissão por meio de COMUNICA-SIAFI verdadeiro falso.
O COMUNICA-SIAFI é operacionalizado por intermédio de transações (CITE 3).
Qual a transação que destina-se a registrar o texto da nota a ser transmitida e especificar quais são as UG destinatárias ? INCMSG CONMSG EXCMSG IALGRUPO.
transação que destina-se a consultar o texto das notas disponíveis enviadas pela UG do operador CONMSG INCMSG EXCMSG CONGRUPO.
Serve para FACILITAR o usuário que deseja enviar uma nota para um grupo de UG (no máximo 40 por grupo) IALGRUPO CONGRUPO EXCGRUPO CONRECMENS.
Serão apresentador todos os grupos incluídos pela UG e o usuário deve marcar com um X os grupos que deseja CONSULTAR. CONGRUPO IALGRUPO EXCGRUPO CONRECMENS.
Serão apresentados todos os grupos incluídos pela UG do operador e este deverá marcar com um X os grupos que deseja EXCLUIR. EXCGRUPO CONGRUPO IALGRUPO CONRECMENS.
transação que destina-se a CONSULTAR o texto das notas disponíveis RECEBIDAS pela UG do operador. CONRECMENS EXCGRUPO CONGRUPO IALGRUPO.
As Notas recebidas ficam disponíveis no SIAFI por quantos dias corridos, contados a partir da data de inclusão, e serão mostradas todas as vezes que o operador acessar o sistema? 5 6 4 3.
O que ficam disponíveis no SIAFI por 5 corridos, contados a partir da data de inclusão, e serão mostradas todas as vezes que o operador acessar o sistema? as notas recebidas as notas enviadas as transações.
Após confirmação de seu recebimento ou esgotado o prazo de 5 dias, será possível o acesso às notas recebidas verdadeiro falso.
Todos os usuários da UG destinatária têm acesso ao recebimento de notas; entretanto, recomenda-se que o encargo de imprimir e distribuir as notas recebidas bem como o de transmitir, seja da competência exclusiva de um setor da UG, como por exemplo: Secretaria ou Centro de Comunicações verdadeiro falso.
O fiel de pagamento deverá tomar conhecimento de todas as notas recebidas, bem como autorizar, previamente a transmissão de qualquer nota pelo sistema COMUNICA-SIAFI verdadeiro falso.
O que é o conjunto de procedimentos pelo qual o operador da UG On-Line insere, atualiza, consulta ou imprime informações no SIAFI : transação credenciamento nível de acesso perfis.
As transações (tipo de consulta) podem ser realizadas de que maneira ? consulta registro de dados registro de impressão.
Possibilitam o acesso a informações sobre o sistema, informações gerenciais ou, ainda, informações sobre documentos contábeis registrados no SIAFI. estamos falando de : transações de consulta tipos de consulta forma de acesso nivel de acesso.
Correlacione: detalhar conta contábil, e CC, bem como o demonstrativo sintético do razão fornece um detalhamento completo sobre determinada conta contábil verificar determinado evento, como preencher NL, NE, etc visualizar todas as contas contábeis movimentadas pela UG transferir acesso ao SIAFI de um exercício para o outro.
Correlacione: consulta o detalhamento de um documento emitido por uma UG e seu espelho verificar um documento anteriormente registrado no SIAFI (OB,GPS,NL,NE,NC) consultar OBP não impressa verificar os dados dos domicílios bancários da UG consultar a conformidade de registro de gestão.
Correlacione: verificar os dados da UG cadastrados no SIAFI efetuar consultas inerentes à movimentação de células de crédito orçamentário acompanhar a execução orçamentária (1ª com 2ª tela) consultar cronogramas de fechamento mensal.
Correlacione: consultar a relação de OB pendentes de impressão consultar as insonsistências contábeis consultar os tipos de restrições de registro de gestão consultar a relação de documentos hábeis e seus dados.
Correlacione: definir a natureza dos compromissos de pagamento consultar a relação de diversas situações de despesa consultar tabela de situação do CPR, a relação de tipos de documento consultar contas contábeis que as UG possuem com desdobramento analítico.
É a maneira pela qual o SIAFI delimita o grau de atuação das UG e de seus usuários, respectivamente. Nível de Acesso Perfis Forma de Acesso Modalidade de Uso.
Atualmente na MB são previstos quais níveis de acesso? 1 e 3 1, 2 e 3 1 e 2 1, 2 e 4.
Correlacione as colunas sobre níveis de acesso: O campo de atuação é o da própria UG o campo de atuação abrange todas as UG da MB.
Como é chamado o agrupamento de diferentes transações destinadas a possibilitar que um determinado usuário possa executar tarefas correlatas. Perfis Conformidade Nível de Acesso Órgão.
Correlacione os Perfis abaixo: usado para execução financeira, orçamentária de uso da DFM, DGOM e CCIMAR, p/ controle interno incluindo de obrigações destinado a atividades relacionadas com detalhamento e modificações orçamentárias consultas de informações de interesse da UG em geral.
Correlacione os Perfis abaixo: registro de conformidade de operadores da UG transações para envio e consulta de mensagens responsáveis pela conformidade de registro de gestão atender consultas gerenciais no sistema.
Correlacione os Perfis abaixo: atender a todos os usuários do SIAFI p/ extrair dados do sistema utilização dos setoriais de auditoria atender aos processos em lote atendes usuários que necessitem fazer ordens bancárias.
Correlacione os Perfis abaixo: atender consultas de fluxo de caixa atender consultas a nível de execução habilitação de UG secundária.
Como se denomina o sistema de credenciamento para acesso ao SIAFI, que objetiva assegurar o uso autorizado do SIAFI ? SENHA-SIAFI SEGURANÇA-SIAFI SISTEMA SENHA CADEADO.
Compete à ...... Escolher os usuários do sistema e solicitar à ...... o seu credenciamento apra acesso ao SIAFI. UG / DFM DFM / UG própria OM / DFM DFM / Própria OM.
A escolha dos usuários (do SIAFI) deve recair sobre militares ou servidores de inteira desconfiança do OD verdadeiro falso.
Para o cadastramento inicial do usuário, deverá ser enviada mensagem à DFM, com o seguinte texto padrão (guardar 3 itens), marque os verdadeiros apenas CPF Nome do Servidor Nome guerra Telefone posto/graduação/categoria funcional identidade e nip.
Ao receber da DFM o envelope lacrado, ou e-mail criptografado o OD deverá providenciar o que? entrega da senha ao usuário registro de credenciamento em OS cadastramento no ARGOS.
Em que caso a DFM excepcionalmente informará a senha ao usuário por intermédio do meio mais rápido disponível, desde que não comprometa a segurança do sistema. nos casos de extrema necessidade nos casos mais comuns em todos os casos quando houver passagem de comando.
A UG deverá solicitar à DFM o cadastramento de no mínimo dois operadores de entrada de dados (digitadores) verdadeiro falso.
Relativamente a segurança das informações geradas pelo sistema, o usuário deverá observar os seguintes itens: não revelar informação de qualquer natureza / manter absoluta cautela quando exibição de dados em tela não se ausentar do terminar sem encerrar seção / acompanhar impressão e recolher as listagens não fazer uso adequado e legítimo de dados por meio de senha que lhe foi atribuída / não manter senha individual sua senha é você / trocar periodicamente de senha.
Qual a composição do sistema SENHA-SIAFI ? senha provisória (reservada) senha temporária (secreta) senha definitiva (secreta).
Correlacione a composição do sistema SENHA-SIAFI fornecida pela DFM quando usuário inicia o acesso atribuída pelo próprio usuário, associada ao seu CPF.
A senha definitiva deverá obedecer às seguintes características: mínimo 6 máximo 12 caracteres caracteres alfabéticos ou alfanuméricos não começar com a palavra NOVA diferente das ultimas 3 senhas não ser igual ao nome do usuário não utilizar sua data de nascimento.
O SIAFI possui um dispositivo de segurança que bloqueia o acesso de usuário não autorizado. Tal bloqueio será definitivo quando o usuário digitar a senha definitiva incorreta quantas vezes consecutivas ? 3 4 2 5.
As senhas dos usuários que estiverem acessando o SIAFI no momento em que ocorrer queda de energia ficarão bloqueadas. verdadeiro falso.
Ficarão inativas as senhas que não forem utilizadas no SIAFI por quantos dias CONSECUTIVOS ? 30 40 20 10.
Sabendo que sempre que cessado o motivo que gerou a necessidade de habilitação do usuário, o seu descredenciamento deverá ser providenciado. Em quais situações ? quando ocorrer passagem de função quando ocorrer afastamento, mesmo que temporário do serviço por decisão de caráter administrativo do OD em caso de falecimento/luto nas rotinas de domingo.
É o instrumento de segurança que dispões o SIAFI com vistas a: Assegurar que todos os atos e fatos foram correta e tempestivamente registrados no sistema, garantir a fidelidade das informações geradas no sistema Conformidade Auditoria Conselho de Gestão Gestão.
Quais são os TIPOS de conformidade ? registros de gestão a cargo da UG operadores a cargo da UG contábil a cargo da DFM contábil a cargo da UG operadores a cargo da DFM.
As conformidades poderão ser registradas de duas formas, quais ? com restrição sem restrição simples composta.
Em que consiste a certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no SIAFI e da existência de documentos hábeis que comprovem as operações ? Conformidade dos Registros de Gestão Conformidade de Operadores Conformidade Contábil Conformidade Administrativa.
Quem tem por finalidade precípua verificar se os registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial efetuados pela UGE foram realizados em observância às normas vigentes e se existe documentação que suporte as operações registradas. Conformidade dos Registros de Gestão Conformidade de Operadores Conformidade Administrativa Conformidade Contábil.
A responsabilidade pelo registro da conformidade de registro de gestão é do ........ tendo como substituto ........ à exceção do ...... Agente Fiscal da UGE / Oficial ou Serviço Civil Assemelhado / OD e Agente Financeiro Oficial ou Serviço Civil Assemelhado / Agente Fiscal da UGE / OD e Agente Financeiro OD e Agente Financeiro / Agente Fiscal da UGE / Oficial ou Serviço Civil Assemelhado Agente Fiscal da UGE / Oficial de Serviço / OD e Agente Fiscal.
É permitido a uma UG efetuar o registro da Conformidade dos Registros de gestão quando os documentos desta forem lançados pela DFM. verdadeiro falso.
A conformidade dos Registros de gestão deverá ser efetuada em até 3 dias úteis a contar da data do registro da operação no SIAFI. verdadeiro falso.
As conformidades registradas com restrição poderão ser atualizadas até a data fixada para o fechamento do mês. verdadeiro falso.
A ausência de registro de conformidade dos registros de gestão em qualquer dia da semana anterior, desde que tenha havido movimento contábil, implica o encaminhamento de mensagem gerada automaticamente, pelo sistema, a ser disponibilizada no 10 dia útil da semana seguinte. verdadeiro falso.
No processo de análise devem ser enviados todos os esforços no sentido de eliminar as regularidades, evitando-se assim, o registro de conformidade com restrição. verdadeiro falso.
A DFM manterá rotina de acompanhamento e controla das conformidades de registros, para cada UG/Gestão, sob a responsabilidade dos respectivos Agentes Fiscais e/ou substituto. verdadeiro falso.
A certificação da existência de documentação que suporte as operações registradas no SIAFI pela UO ou UA atinentes aos atos e fatos da execução financeira e patrimonial, baseia-se na avaliação e no arquivamento de todos os documentos emitidos pela UGE, inerentes à execução financeira. verdadeiro falso.
Após a referida certificação, a UGE torna-se responsável por toda a documentação atinente aos atos e fatos de gestão realizados. verdadeiro falso.
Enfatiza-se aos Titulares das UGE quanto à responsabilidade do servidor designado para a conformidade dos Registos de Gestão pelos documentos pertinentes emitidos, tanto na sua avaliação, quanto na sua guarda, conservação, controle e principalmente, quanto aos prazos para o seu registro no SIAFI, conforme disposto nesse volume. verdadeiro falso.
Tem por finalidade precípua assegurar que no nível da UG, somente estão habilitados a acessar o sistema os usuários devidamente credenciados. Conformidade de Operadores Conformidade Contábil Conformidade Administrativa Conformidade dos Registros de Gestão.
A emissão da conformidade de operadores deverá ser feita pela UG até o segundo dia útil de cada mês. verdadeiro falso.
A ausência de conformidade de operadores mensal, pela UG não implica o imediato bloqueio do acesso de seus operadores ao SIAFI. verdadeiro falso.
Vista registrar o resultado dos exames procedidos nos processos e outras peças contábeis das UG da MB, representando a assinatura do balancete mensal da UG, para todos os fins legais, inclusive tomadas e prestações de contas exigidas pelo TCU. Conformidade Contábil Conformidade Administrativa Conformidade de Operadores Conformidade dos Registros de Gestão.
A Conformidade contábil é da competência da .... perante a ..... DFM / STN STN / DFM DFM / PAPEM PAPEM / STN.
Será registrada conformidade contábil com restrição quando: As demonstrações contábeis apresentarem inconsistências ou desequilíbrios e não espelharem as atividades fins dos órgãos. As UG possuírem inconsistências apresentadas por meio da transação "CONCONTIR" ou "CONINCONS" A UG não realizar o registro da conformidade de Registro de Gestão, de algum dia em que ocorreu registro contábil. Houver quaisquer inconsistências que comprometam a qualidade das informações contábeis.
Report abuse Consent Terms of use