Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória 99

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História 99

Description:
Revisão Geral

Author:
AVATAR

Creation Date:
30/06/2023

Category:
History

Number of questions: 6
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Termos da abdicação de Dom Pedro I: Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei muito voluntariamente abdicado na pessoa do meu mui amado e prezado filho o Sr. Pedro de Alcântara. Boa Vista – 7 de abril de 1831, décimo de Independência e do Império – D. Pedro I. Antônio Mendes Jr. Brasil-História, Texto e Consulta. Império. São Paulo: Brasiliense, 1977. p. 200. Os fatos que conduziram à abdicação foram: repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, incorporação da Guiana Francesa e outorga da Constituição; favorecimento aos comerciantes brasileiros em detrimento dos portugueses, dívida externa elevada com a Guerra da Cisplatina e falência do Banco do Brasil; repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, vitória da Província Cisplatina e falência do Banco do Brasil; perda da província Cisplatina, dissolução da Assembleia Constituinte e punição exemplar aos pistoleiros que executaram o jornalista Líbero Badaró; descontrole das finanças nacionais, desrespeito aos constituintes que elaboraram a primeira constituição e favorecimento aos comerciantes portugueses.
“No período regencial, o conturbado ambiente político da Corte se refletiu nas províncias do Império em movimentos armados que explodiram por todos os principais centros regionais, desde 1831 até os anos de consolidação do reinado de D. Pedro II. [...] Revoltas deflagradas em diversas províncias foram abafadas pelo governo regencial com a utilização da Marinha e do Exército”. (Cf. BITTENCOURT, A. de S. Introdução à História Marítima. Trecho adaptado. Rio de Janeiro: SDM, p. 83). Em relação à atuação da Marinha nas revoltas regenciais, assinale a opção FALSA: Em geral, pode-se afirmar que a Marinha não enfrentou nenhum grande inimigo no mar. Em Farrapos, a Marinha se fez presente no rápido transporte de tropas do Exército imperial. Frequentemente, a Marinha atuou no abastecimento das tropas que lutavam nas províncias rebeladas. A Marinha também cumpriu ações de bloqueio nos portos ocupados pelos rebeldes, evitando que recebessem qualquer abastecimento vindo do mar, como armas e munições. A Marinha foi sendo transformada em uma força de unidades maiores, próprias para enfrentar as conflagrações nas províncias, graças à oferta de recursos orçamentários disponível nesse período.
De acordo com recentes estudos produzidos no âmbito da historiografia brasileira, como o livro Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai, do historiador Francisco Doratioto (São Paulo: Companhia das Letras, 2002), entre as causas ou motivações da guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança podemos citar: a ameaça que Solano López representava aos interesses ingleses na região platina e o acelerado desenvolvimento industrial do Paraguai; a situação de extrema fraqueza militar do Paraguai, que estimulou seus vizinhos a ataca-lo; o desenvolvimento industrial paraguaio e sua necessidade de ampliação de mercados na região platina, em especial no antigo Mato Grosso; o processo de consolidação dos estados nacionais no Prata, as questões de geopolítica regional e os interesses econômicos dos países envolvidos no conflito; a necessidade de manter livre a Bacia do Prata, apesar das pressões contrárias da Argentina.
Em 2014, a Força de Submarinos da Marinha do Brasil completou 100 anos. É CORRETO afirmar que os primeiros submarinos da Marinha foram adquiridos no contexto: da entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, após ter sido atacado pelos alemães em Santa Catarina. do reaparelhamento naval, que ficou conhecido como a “Esquadra de 1910”, embora somente tenham sido recebidos em 1913. Da contenção das revoltas federalistas que ameaçaram o regime republicano implantado em 1889. Das constantes guerras com Uruguai, Argentina e finalmente Paraguai, ao longo do século XIX. Da ajuda norte-americana aos países aliados na Primeira Guerra Mundial.
Assinale a opção que apresenta a composição CORRETA dos blocos militares formados antes da Primeira Guerra Mundial: Tríplice Aliança (Itália, Espanha e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão). Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha). Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos). Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Inglaterra e França). Tríplice Aliança (Brasil, Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, França e Espanha).
A missão da Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi... Transportar as tropas constituintes da Força Expedicionária Brasileira, a FEB, para a campanha da Itália. Patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o litoral brasileiro contra a ação dos submarinos e navios corsários germânicos e italianos. Patrulhar a área marítima compreendida entre Dakar, no Senegal, e Gibraltar, na entrada do Mar Mediterrâneo. Realizar a guerra de corso contra submarinos alemães, que afundavam os navios mercantes brasileiros. Oferecer abastecimento e outros recursos logísticos aos Estados Unidos e outros países aliados, a partir de bases instaladas no litoral, sobretudo no Nordeste.
Report abuse Consent Terms of use