Engenharia de Usabilidade

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Engenharia de Usabilidade

Description:
Aula 1 a 5

Author:
AVATAR

Creation Date:
12/11/2018

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
"Muitas pessoas já ouviram o termo 'ergonomia' e acreditam que ele se refere ao modo correto de sentar-se ou ao projeto de controles e instrumentos de automóveis. É claro que esse pensamento está correto, mas a área da ergonomia envolve muito mais! Ergonomia refere-se à ____________________ relacionadas aos seres humanos e ao projeto de objetos, sistemas e ambientes a serem utilizados pelos mesmos. Quando bem executados, os projetos relacionados a trabalho, esportes, lazer, saúde e segurança costumam envolver princípios ergonômicos." Qual a melhor resposta possível? qualquer "coisa" que estiver. testar "coisas" novas. usar sem problemas técnicos. usar qualquer informação possível. aplicação de informações científicas.
Tradicionalmente, a ergonomia preocupa-se com as características _________ de máquinas e sistemas e com o modo como afetam o __________ humano. Opcionais e ser. Físicas e usuário. Funcionais e ser. Sedentárias e desempenho. Físicas e desempenho.
São objetivos da IHC-Interface Homem Computados, todos os descritos a seguir, EXCETO: Aumentar a produtividade do trabalho Socialização da informação Redução dos custos de manutenção e treinamento de software Análise das conseqüências da ubiqüidade da tecnologia da informação Melhorar a qualidade de vida do usuário.
Podemos classificar a ergonomia em: Lógica, organizacional e funcional. Física, cognitiva e organizacional. Lógica, funcional e funcional. Física, lógica e cognitiva. cognitiva, organizacional e funcional.
"Observa as respostas do corpo humano às cargas de trabalho físicas e psicológicas..." O trecho acima está abordando que tipo de Ergonomia? Ergonomia Física Ergonomia do Pensamento Ergonomia Cognitiva Ergonomia Abstrata Ergonomia Organizacional.
"A disciplina de IHC é, certamente, multidisciplinar." O projetista ideal de um sistema interativo teria de ter experiência em uma variedade de áreas, entre elas? I - Psicologia e ciência cognitiva; II - Ergonomia; III - Redação técnica. As alternativas I, II, III. Somente a II e III. Somente a I e II. Somente a II. Somente a i e III.
Marque a única informação sobre ergonomia que está incorreta. Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná- los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Ergonomia física: está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde. A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano. Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade. Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
Atualmente, o mundo globalizado gera maior competitividade por parte das empresas, e a maneira como os funcionários produzem influencia no posicionamento dessas empresas no mercado. Nesse aspecto, a ergonomia cumpre um papel primordial no que diz respeito à produtividade do trabalhador. Em relação a esse ramo, considere as afirmativas abaixo. I - A antropometria é um dos objetos de estudo da ergonomia física. II - A ergonomia organizacional é a responsável por promover melhores condições de trabalho aos funcionários. III - A ergonomia cognitiva desenvolve novas habilidades e novos processos mentais nos trabalhadores de uma empresa. III, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III. I, apenas.
A Ergonomia _______________ busca compreender a forma como as pessoas percebem e processam as informações que lhes são apresentadas. Física Organizacional Operacional Cognitiva Técnica.
Considerando a Ergonomia Cognitiva, escolha a alternativa correta: Preocupa-se, somente, em analisar as exigências físicas do ambiente de trabalho do usuário. Não se preocupa em compatibilizar soluções técnicas com às necessidades dos usuários que as utilizarão. Tem o objetivo de melhorar a comunicação, trabalho em equipe, design participativo, trabalho cooperativo, cultura organizacional. Se preocupa em facilitar a carga mental de trabalho, as tomada de decisões e fadiga por estresse, do ser humano. É o elemento que proporciona uma ligação física ou lógica entre dois sistemas.
A diferença principal entre a Ergonomia e a área de Fatores Humanos está no fato de: A Ergonomia considerar os aspectos cognitivos em conjunto com as características físicas envolvidas na realização das tarefas. A Fisiologia ser a base principal dos estudos relacionados a Fatores Humanos, enquanto a Ergonomia baseia-se principalmente nas pesquisas da Sociologia. Os Fatores Humanos preocuparem-se com os aspectos cognitivos da interação humano-computador e de a Ergonomia se preocupar com os aspectos físicos da realização de uma tarefa. A área de Fatores Humanos ignorar, em seus estudos, os aspectos físicos da realização da tarefa pelas pessoas. A Ergonomia preocupar-se com os aspectos cognitivos da interação humano-computador e de os Fatores Humanos preocuparem-se com os aspectos físicos da realização de uma tarefa.
A disciplina de IHC (Interface Home-Computador) é, certamente, multidisciplinar. O projetista ideal de um sistema interativo teria de ter experiência em uma variedade de áreas, entre elas não podemos afirmar somente a? Ciência da computação e engenharia Filosofia. Sociologia Psicologia e ciência cognitiva Ergonomia.
Assinale a opção que NÃO expressa um princípio de projeto de interface com o usuário: Basear o layout visual em uma metáfora do mundo real. Mostrar informações completas a priori, permitindo que o usuário reduza o nível de detalhe se desejar. Estabelecer defaults (para escolhas e preenchimento de formulários) que façam sentido para o usuário. Reduzir a demanda de memória de curto prazo do usuário. Permitir que a interação com o usuário seja interruptível e possa ser desfeita (undo).
Ergonomia é a ciência que investiga as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante a execução de uma tarefa. Sendo assim é correto afirmar: I - A ergonomia física envolve postura, movimentos repetitivos e trabalho em equipe. II - A ergonomia organizacional envolve trabalho cooperativo, comunicação e design participativo. III - A ergonomia cognitiva envolve tomada de decisões, interação humano-computador, fadiga por estresse. Está correto o que se afirma em : Somente II I e III II e III I e II I, II e III.
É uma das divisões da Ergonomia Ergonomia Psicológica Ergonomia Tradicional Ergonomia Filosófica Ergonomia Física Ergonomia Regular.
"preocupa-se com as características físicas de máquinas e sistemas e com o modo como afetam o desempenho humano." Este texto se refere a? ergonomia. o uso do computador. logística. usar apenas o objeto. design gráfico.
Considerando a Ergonomia Cognitiva, escolha a alternativa correta: É o elemento que proporciona uma ligação física ou lógica entre dois sistemas. Não se preocupa em compatibilizar soluções técnicas com às necessidades dos usuários que as utilizarão. Tem o objetivo de melhorar a comunicação, trabalho em equipe, design participativo, trabalho cooperativo, cultura organizacional. Se preocupa em facilitar a carga mental de trabalho, as tomada de decisões e fadiga por estresse, do ser humano. Preocupa-se, somente, em analisar as exigências físicas do ambiente de trabalho do usuário.
A usabilidade é um conceito de fundamental importância no projeto de interfaces. A mesma pode ser considerada um: método que leva em consideração as dificuldades motoras dos usuários a interagem com as interfaces projetadas. parâmetro para testes de interação para avaliação da acessibilidade das interfaces dos sistemas. processo que engloba as melhores práticas direcionadas à redação do código de sistemas computadorizados. atributo de qualidade dos sistemas cuja intenção é avaliar o grau de facilidade de uso desses sistemas. tipo de teste de interface que avalia a qualidade dos sistemas em termos da quantidade de módulos que o compõem.
Nas interações de _________________ uma lista de opções é apresentada ao usuário, onde a decisão apropriada é selecionada via algum código digitado. Escolha a opção que preencha a lacuna: 3ª e 4ª Gerações 3ª Geração 2ª Geração 4ª Geração 1ª Geração.
NÃO se trata de um dos cinco critérios básicos elencados na engenharia de usabilidade (Nielsen, 1993): memorização portabilidade eficiência erro intuitividade.
A presença de um _____________ implica na acumulação de prejuízos para os que operam e para os que adquiriram o sistema. Marque a alternativa que completa a lacuna. Polimorfismo Barreira Obstáculo Ruído Interpretativo.
O ____________se refere a um aspecto da interface que, sem se consistir em ___________ ou __________ ao usuário, causa uma diminuição de seu desempenho na tarefa. barreira, obstáculo, ruído ruído, barreira, obstáculo ruído, ruído, barreira barreira, ruído obstáculo obstáculo, ruído, barreira.
NÃO é um dos atributos resultante da engenharia de usabilidade: ter poucas informações. ser eficiente no uso. ter poucos erros. ser de fácil recordação. ser fácil de aprender.
Uso excessivo de vídeos, imagens e cores na composição de um website. Este é um problema clássico na Engenharia de Usabilidade. O problema citado está associado ao conceito de: Navegação Tecnologia Recursos Multimídia Interface Software.
A Usabilidade é um atributo de qualidade dos sistemas, cuja intenção é avaliar o grau de facilidade de uso na interação com as interfaces que os compõem. Dentre os seus itens de avaliação temos: I ¿ Interoperabilidade. II ¿ Eficiência. III ¿ Conectividade. IV ¿ Taxa de Erros. V ¿ Satisfação. A alternativa que corresponde aos itens corretos é: I, II, III I, II e IV I, III e IV I, III e V II, IV e V.
A engenharia de usabilidade tem por objetivo oferecer _______________ e _______________ que possam ser utilizadas sistematicamente para assegurar um alto grau de usabilidade da interface de programas de computador. documentos, ferramentas ferramentas, processos técnicas, métodos ferramentas, documentos processos, métodos.
Com referência à engenharia de usabilidade, julgue os próximos itens e marque a opção correta. I) Uma questão do tipo "A interação é simples?" jamais deve ser utilizada para determinar se a usabilidade foi atingida em um sistema. II) Se um sistema é utilizável com instrução ou ajuda contínua, então há usabilidade nesse sistema. III) Identificar categorias e definir os objetivos de teste para cada categoria são recomendações normalmente consideradas para a elaboração de teste de usabilidade. Somente II e III estão corretas Somente I e III estão corretas Somente I está correta. Somente III está correta. Somente I e II estão corretas.
(CESGRANRIO - 2010 ¿ ELETROBRAS - ANALISTA DE SISTEMAS JUNIOR - ENGENHARIA DE SOFTWARE) O presidente de uma empresa solicita um novo sistema de informação e pede atenção para que o sistema possua uma interface intuitiva e muito fácil de utilizar. Durante o desenvolvimento desse sistema, o tipo de teste que deve ser realizado com redobrada atenção é o de Desempenho Usabilidade Stress Segurança Destruição.
"é um atributo de qualidade dos sistemas, cuja intenção é avaliar o grau de facilidade de uso na interação com as interfaces que os compõem." O trecho acima está abordando que tipo de conceito? usabilidade lucratividade credibilidade honestidade fertilidade.
Com relação à usabilidade na Web, é incorreto afirmar que: definir uma estrutura para o site auxilia no processo de desenvolvimento e facilita a navegação do usuário. atualmente, decorrente da evolução da tecnologia e das técnicas de desenvolvimento para aplicações Web, não existem mais problemas de usabilidade que dificultem a interação dos usuários com tais aplicações. deixar o botão "voltar" habilitado no navegador Web auxilia a navegação do usuário. utilizar elementos gráficos com cautela proporciona um design agradável e menos poluído. não alterar as cores dos links visitados cria confusão navegacional, pois os usuários podem não perceber claramente suas escolhas ou onde eles estão.
Analise as proposições abaixo sobre tipos de IHC: I - As interfaces do tipo CUI fundamentadas em gráficos e desenhos, fazendo uso de metáforas de mesas de trabalho, documentos, botões, janelas, etc.. II - As interfaces do tipo VRUI são fundamentadas no paradigma da realidade virtual e utilizadas com muito menor frequência que as anteriores por limitação de custos e tecnologia. III - Nas interfaces WYSIWYG (what you see is what you get - o que você vê, é o que você tem), os usuários manipulam objetos diretamente na interface a exemplo dos documentos e pastas. IV - As interfaces do tipo GUI são interfaces compostas de um monitor de vídeo em formato de uma planilha ou bloco de anotações que recebe dados através de uma espécie de caneta eletrônica. V - A interface do tipo PUI fazem uso da metáfora de se escrever ou desenhar em um papel de maneira manuscrita. É incorreto afirmar as proposições: II, IV e V I e IV II, III e IV I e III I, IV e V.
São as interfaces fundamentadas em gráficos e desenhos, fazendo uso de metáforas de mesas de trabalho, documentos, botões, janelas, etc.. Assinale a opção do tipo de interface humano computador referente a esta descrição: CUI WYSIWYG PUI VRUI GUI.
As interações de ­­­­­­­­­­____________ são formadas por comandos e interfaces de perguntas ("query interfaces"). Escolha a opção que preencha a lacuna: 4ª Geração 3ª e 4ª Gerações 2ª Geração 1ª Geração 3ª Geração.
Nas interações de ______________ a comunicação é puramente textual feita via comandos e as respostas às perguntas são geradas pelo sistema 4ª Geração 2ª Geração 3ª e 4ª Gerações 1ª Geração 3ª Geração.
A Engenharia de Usabilidade visa o _______________ da interação entre o usuário e _______________ desenvolvimento, os sistemas informatizados desenvolvimento, a documentação analista, o programador analista, os sistemas informatizados estabelecimento, a documentação.
No ciclo da Engenharia da Usabilidade, as atividades da fase de análise são: Análise do perfil do usuário. Análise do contexto da plataforma. Análise de compatibilidade gerencial. Análise de princípios gerais para o projeto. Análise da instituição do usuário. Análise de compromissos. Análise das possibilidades e restrições da estrutura. Análise de ameaças à segurança do projeto. Análise do perfil do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições da plataforma. Análise de princípios gerais para o projeto. Análise da instituição do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições do treinamento. Análise de princípios setoriais para o projeto. Análise do perfil do desenvolvedor. Análise de requisitos. Análise das possibilidades e sistemas da plataforma. Análise de princípios gerais para as transações.
(INFRAERO 2009 - FCC - ANALISTA DE SISTEMAS - ARQUITETURA DE SOFTWARE) A administração aeroportuária encomendou um site Internet cujas páginas fossem autoexplicativas, formadas por um design que orientasse o internauta a encontrar informações, serviços e produtos. O atendimento dessa encomenda é a aplicação de um requisito de Portabilidade Usabilidade Interoperabilidade Eficiência Privacidade.
NÃO se trata de um dos cinco critérios básicos elencados na engenharia de usabilidade (Nielsen, 1993): intuitividade. memorização eficiência portabilidade erro.
O sistema deve sempre manter o usuário informado sobre o que está acontecendo por meio de feedback apropriado dentro de um tempo razoável. Esta descrição está associada a qual heurística de usabilidade de Nielsen? Visibilidade do status do sistema Controle do usuário e liberdade Prevenção de erro Consistência e Padrões Equivalência entre o sistema e o mundo real.
O avaliador aborda a interface como um conjunto de objetos. Esta descrição está associada a qual tipo de abordagem? Abordagem pelos níveis de abstração. Abordagem por objetivos dos usuários Abordagem pela estrutura de interface. Abordagem pelos objetos das interfaces. Abordagem pelas qualidades das interfaces.
Qual das seguintes características não pode ser associada à técnica de Avaliação Heurística? É uma técnica de avaliação de interfaces rápida, podendo ser realizada em algumas horas. É uma técnica de avaliação que deve ser realizada especificamente pelos usuários que utilizarão a interface. Guiada por um conjunto de heurísticas de usabilidade (princípios e regras básicas para o design). Técnica barata, pois não necessita de infraestrutura específica para ser realizada. Pode sugerir possíveis melhorias na interface, com o intuito de corrigir problemas de usabilidade encontrados.
O avaliador navega pela interface a partir de um conjunto de heurísticas de usabilidade ou qualidades que ela deveria apresentar. Esta descrição está associada a qual tipo de abordagem? Abordagem pelos níveis de abstração. Abordagem pelos objetos das interfaces. Abordagem pela estrutura de interface. Abordagem por objetivos dos usuários. Abordagem pelas qualidades das interfaces.
São heurísticas de usabilidade: Versatilidade do estado do sistema. Previsão de acertos. Reconhecer em vez de relembrar. Design estético e maximalista. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e recuperar erros. Visibilidade da estrutura do sistema. Compromisso entre o sistema e a configuração. Liberdade e Controle ao Usuário. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e aplicar erros. Ajuda à implementação. Visibilidade do estado do sistema. Mapeamento entre o sistema e o mundo real. Liberdade e Controle ao Usuário. Prevenção de erros. Reconhecer em vez de relembrar. Mapeamento entre o sistema e os programas. Liberdade e Controle ao Desenvolvedor. Consistência e padrões. Flexibilidade e eficiência de uso. Ajuda e informação. Coerência e padrões. Prevenção de erros. Relembrar em vez de Reconhecer. Flexibilidade e eficiência de mapeamento. Ajuda e documentação.
Os usuários podem escolher funções do sistema por engano e precisarão de uma saída de emergência bem marcada para deixar o estado não desejado sem ter que passar por um extenso diálogo. Esta descrição está associada a qual heurística de usabilidade de Nielsen? Consistência e Padrões Prevenção de erro Equivalência entre o sistema e o mundo real Controle do usuário e liberdade Visibilidade do status do sistema.
(FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judiciário - Análise de Sistemas) Para que ocorra minimamente uma interação, a interface deve apresentar características que facilitem sua utilização, permitindo que usuários básicos ou avançados possam aprender seus recursos de forma clara e objetiva. Segundo Jacob Nielsen, o atributo de usabilidade mais importante está associado a erros. memorização. satisfação. intuitividade. eficiência.
Sobre o feedback a ser fornecido pela aplicação aos usuários, podemos afirmar que possui persistência variável em função da mensagem que deseja passar ao usuário. deve ser dado somente quando o usuário for executar uma operação irreversível. não deve ser mostrado se a mensagem estiver relacionada ao sucesso da tarefa. é indiferente quando o tempo de resposta da aplicação é maior do que o padrão. exibi-los interrompe a execução da tarefa pelo usuário e, portanto, o atrapalha.
Uma empresa, contratada para desenvolver uma aplicação standalone de análise financeira, deve utilizar um manual de orientações para construção da interface gráfica dessa aplicação. De acordo com as heurísticas de Nielsen, qual é a orientação INCORRETA apresentada nesse manual? Os usuários devem ser informados sobre o que estão fazendo, com feedback imediato Os diálogos devem conter somente informações relevantes e necessárias. A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. A interface deve ter convenções que não sejam ambíguas. Um mesmo comando deve provocar efeitos distintos, de acordo com o nível do usuário. A interface deve ter convenções que não sejam ambíguas.
O termo "migalhas de pão" refere-se a um recurso de navegação utilizado nas interfaces para permitir que os usuários saibam sua localização atual na aplicação. Ao fazer uso desse recurso, o projetista de interfaces está respeitando qual heurística? Mantenha o usuário no controle da aplicação. Reduza a carga de memória do usuário. Previna a ocorrência de erros e/ou trate-os quando ocorrerem. Exiba mensagens de erro claras. Crie um sistema de ajuda e documente a aplicação.
Em relação às Heurísticas de Usabilidade: I - A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema; II - Atalhos também servem para recuperar informações que estão numa profundidade na árvore navegacional a partir da interface principal; III - O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico. Estão corretas as alternativas: II e III; I e II; I, II e III; I e III; Nenhuma das alternativas está correta.
Sobre o feedback a ser fornecido pela aplicação aos usuários, podemos afirmar que exibi-los interrompe a execução da tarefa pelo usuário e, portanto, o atrapalha. é indiferente quando o tempo de resposta da aplicação é maior do que o padrão. possui persistência variável em função da mensagem que deseja passar ao usuário. deve ser dado somente quando o usuário for executar uma operação irreversível. não deve ser mostrado se a mensagem estiver relacionada ao sucesso da tarefa.
(FCC - 2012 - TRT - 6ª Região - PE - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação) NÃO consta entre as diretrizes de usabilidade: Erros - O usuário pode não entender como proceder em determinado passo do serviço e cometer erros. Além da correção do erro, é importante dar o retorno devido ao usuário, tanto dos erros cometidos por ele, quanto dos problemas momentâneos do site. Documentação - O usuário deve ter acesso a um manual impresso que descreva passo-a-passo a forma correta de navegação no site e as tecnologias utilizadas na sua construção, assim como cada um dos recursos disponíveis. Autonomia - Na Internet qualquer tipo de controle (não esperado) vindo por parte do site é indesejado. Contexto e navegação - é importante que o site informe a pessoa em que contexto ela se encontra, o que a página faz e demarque claramente a navegação. Carga de informação - Uma carga de informação alta e diversificada confunde o usuário. Nestes casos, é mais provável a ocorrência de erros.
De acordo com Jakob Nielsen, todos os atributos associados ao termo "Usabilidade" são encontrados na alternativa: Facilidade de aprendizado, Eficiência de uso, Facilidade de memorização, Baixa taxa de erros e Satisfação objetiva. Baixa taxa de erros, Facilidade de aprendizado, Facilidade de memorização, Satisfação subjetiva e Eficiência de uso; Eficiência de uso, Baixa taxa de erros e Satisfação subjetiva; Facilidade de aprendizado, Baixa taxa de Erros, Facilidade de memorização e Eficiência de uso; Facilidade de memorização, Satisfação subjetiva e Eficiência de uso;.
No projeto de interfaces, as mensagens ou alertas de erro representam um papel muito importante. Assim, NÃO apresenta uma prática adequada para alertas produzidos por um sistema interativo a mensagem que é acompanhada por uma indicação audível ou visual. fornece sugestão construtiva para recuperação do erro. é opinativa, colocando a culpa no usuário caso isso ocorra. descreve o problema em um jargão que o usuário possa entender indica quais as consequências negativas do erro, de modo que o usuário possa se assegurar de que elas não ocorreram.
O sistema deve falar a linguagem do usuário com palavras, frases e conceitos que lhe sejam familiares, ao invés de termos orientados ao sistema. Deve-se seguir convenções do mundo real, fazendo a informação aparecer em uma ordem natural e lógica. Esta descrição está associada a qual heurística de usabilidade de Nielsen? Equivalência entre o sistema e o mundo real Visibilidade do status do sistema. Controle do usuário e liberdade Prevenção de erro Consistência e Padrões.
Considere a situação abaixo. Uma empresa, contratada para desenvolver uma aplicação standalone de análise financeira, deve utilizar um manual de orientações para construção da interface gráfica dessa aplicação. De acordo com as heurísticas de Nielsen, qual é a orientação incorreta apresentada nesse manual? Um mesmo comando deve provocar efeitos distintos, de acordo com o nível do usuário. Os usuários devem ser informados sobre o que estão fazendo, com feedback imediato. Os diálogos devem conter somente informações relevantes e necessárias. A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. A interface deve ter convenções que não sejam ambíguas.
Aceleradores da tarefa não visíveis a usuários novatos ou com pouca habilidade na utilização do software podem aumentar a velocidade de interação para o usuário experiente, de forma que o sistema possa atender tanto aos usuários experientes quanto aos inexperientes. Esta descrição está associada a qual heurística de usabilidade de Nielsen? Reconhecer ao invés de relembrar Flexibilidade e eficiência de uso Estética e design minimalista Ajuda e documentação Auxílio ao usuário para reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erro.
Ao solicitar o desligamento do computador, o usuário pode não estar atento à possibilidade de perda de dados em aplicações que ainda estão abertas. Para evitar problemas, o sistema alerta o usuário sobre os programas que ainda precisam ser fechados e somente segue com o desligamento da máquina após seleção da opção "Forçar desligamento". Sobre a persistência da mensagem de alerta, podemos afirmar que a mesma é média, pois o usuário continua executando as tarefas enquanto vê a mensagem baixa, visto que a interação pode sempre continuar depois que a resposta é dada alta, visto que a mensagem nunca desaparece da interface da aplicação baixa, pois o usuário fornecerá imediatamente a confirmação de desligamento. média, porque a mensagem desaparece só quando o usuário fornece uma resposta.
Marque a alternativa com a relação correta da escala de severidade sugerida por Nielsen. 1. Sem importância 2. Cosmético 3. Simples 4. Grave 5. Catastrófico A. Não há necessidade imediata de solução. B. Problema de alta prioridade (deve ser reparado). C. Não afeta a operação da interface. D. Problema de baixa prioridade (pode ser reparado). E. Muito grave, deve ser reparado de qualquer forma. 1-C, 2-A, 3-D, 4-B, 5-E. 1-A, 2-C, 3-E, 4-B, 5-D. 1-D, 2-B, 3-C, 4-E, 5-A. 1-D, 2-A, 3-C, 4-E, 5-B. 1-C, 2-E, 3-D, 4-A, 5-B.
(CESGRANRIO - 2010 - BACEN - Analista do Banco Central - Área 1) Uma empresa, contratada para desenvolver uma aplicação stand-alone de análise financeira, deve utilizar um manual de orientações para construção da interface gráfica dessa aplicação. De acordo com as heurísticas de Nielsen, qual é a orientação INCORRETA apresentada nesse manual? A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. A interface deve ter convenções que não sejam ambíguas. Os diálogos devem conter somente informações relevantes e necessárias. Os usuários devem ser informados sobre o que estão fazendo, com feedback imediato. Um mesmo comando deve provocar efeitos distintos, de acordo com o nível do usuário.
(BANESE 2012 - FCC - TÉCNICO BANCÁRIO III - INFORMÁTICA/DESENVOLVIMENTO) NÃO se trata de um dos cinco critérios básicos elencados na engenharia de usabilidade (Nielsen, 1993): Intuitividade Eficiência Erros Memorização Portabilidade.
(FCC - 2012 - TRT - 6ª Região - PE - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação) A carga de informação em um site pode afetar a usabilidade. Com relação a isto, é correto afirmar que: A página inicial do site deve conter muitos anúncios, banners, notícias e animações para chamar e manter a atenção do usuário. O preenchimento de números de documentos em um formulário deve requerer a digitação de pontos, hífens e outros caracteres típicos, assim como o endereço deve ser dividido em muitos campos diferentes. Caso sejam necessários cálculos em formulários, o site não deve realizá-los de forma automática, pois o usuário normalmente possui calculadora em seu computador. A carga de informação nas páginas do site deve ser reduzida e buscar chamar a atenção do usuário para o objetivo (tarefa) da página ou serviço. Documentos extensos, como leis e decretos, devem ter o texto integral exclusivamente em HTML para evitar cópias não autorizadas.
São heurísticas de usabilidade: Coerência e padrões. Prevenção de erros. Relembrar em vez de Reconhecer. Flexibilidade e eficiência de mapeamento. Ajuda e documentação. Visibilidade do estado do sistema. Mapeamento entre o sistema e o mundo real. Liberdade e Controle ao Usuário. Prevenção de erros. Reconhecer em vez de relembrar. Versatilidade do estado do sistema. Previsão de acertos. Reconhecer em vez de relembrar. Design estético e maximalista. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e recuperar erros. Mapeamento entre o sistema e os programas. Liberdade e Controle ao Desenvolvedor. Consistência e padrões. Flexibilidade e eficiência de uso. Ajuda e informação. Visibilidade da estrutura do sistema. Compromisso entre o sistema e a configuração. Liberdade e Controle ao Usuário. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e aplicar erros. Ajuda à implementação.
Os oito critérios ergonômicos são: condução, carga de trabalho, controle explícito, _______________, gestão de erros, consistência, significado de código e _______________. usabilidade, interfaceamento adaptabilidade, compatibilidade ética, normativa normativa, compatibilidade usabilidade, ética.
A gestão de erros preocupa-se com a prevenção e o tratamento de erros da aplicação. Dentre seus subcritérios estão: legibilidade e significado de códigos e denominações. agrupamento/distinção de itens, feedback e indução. significado de códigos e denominações e presteza. proteção e correção de erros e qualidade das mensagens. ações explícitas, flexibilidade e experiência do usuário.
"Objetiva limitar o esforço envolvido na leitura e na digitação, bem como reduzir a quantidade de etapas envolvidas em uma determinada ação." Tal afirmativa está relacionada a qual critério ergonômico? Gestão de erros. Condução Consistência. Significado de códigos. Carga de trabalho.
O fluxo de usabilidade define um _______________ onde se analisa o problema, define _______________, desenha soluções e avalia os resultados buscando a verificação das metas definidas. escopo, projeto escopo, o ciclo de atividades. projeto, metas de usabilidade. ciclo de atividades, metas de usabilidade. projeto, o modelo.
Analise os itens abaixo: I - Proteção contra erros, Correção de erros e Qualidade das mensagens de erro são sub-critérios do Critério de Gestão de erros; II - O Critério de Homogeneidade diz respeito às características lexicais das informações apresentadas na tela que possam dificultar ou facilitar a leitura desta informação; III - A Brevidade é um sub-critério do Critério Carga de trabalho que diz respeito à carga de trabalho perceptiva e cognitiva, tanto para entradas e saídas individuais, quanto para conjuntos de entradas; IV - A adaptabilidade de um sistema diz respeito a sua capacidade de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário. Estão corretos os itens: I, II e III III e IV I e III II, III e IV I, III e IV.
No aplicativo Excel, do Microsoft Office, o usuário é auxiliado pela interface ao longo da digitação das informações necessárias à criação da função. Ao mudar de parâmetro, uma nova explicação contextualizada é mostrada. Ao fazer isso, o sistema operacional está colaborando em qual aspecto? Consistência Controle explícito Carga de trabalho Direcionamento Gestão de erros.
Marque a alternativa que não representa o critério ergonômico de Condução: ações mínimas legibilidade presteza, agrupamento, feedback e legibilidade agrupamento feedback.
Refere-se aos meios disponíveis para aconselhar, orientar, informar, e conduzir o usuário na interação com o computador. Este conceito está associado a qual Critério de Ergonômico de Usabilidade? Controle Explícito Condução Adaptabilidade Carga de Trabalho Homogeneidade.
O pacote Office, da Microsoft, preocupa-se em oferecer ao usuário diferentes níveis de personalização. Ao fazê-lo a aplicação corrobora positivamente com o critério de: controle explícito. condução. adaptabilidade. carga de trabalho. presteza.
As atividades de planejamento, controle, análise de contexto de uso, definição das funções do produto, prototipação de requisitos de interface, definição de requisitos e metas de usabilidade, revisão da análise de usabilidade, definição do estilo de interação, desenho da interação, revisão do desenho da interação, avaliação de usabilidade e balanço final, referem-se ao _______________. teste de usabilidade fluxo de usabilidade projeto de usabilidade esquema de usabilidade escopo de usabilidade.
Ao solicitar o desligamento do computador, o usuário pode não estar atento à possibilidade de perda de dados em aplicações que ainda estão abertas. Para evitar problemas, o sistema alerta o usuário sobre os programas que ainda precisam ser fechados e somente segue com o desligamento da máquina após seleção da opção "Forçar desligamento". Ao fazer isso, o sistema operacional está colaborando em qual aspecto? Direcionamento Gestão de erros Carga de trabalho Consistência Controle explícito.
"A preocupação com o direcionamento dos usuários está presente quando o projetista da interface define, por exemplo, mensagens, avisos sonoros e rótulos." Qual critérios ergonômico para a Interação Humano-Computador está sendo observado no trecho acima? Marque a resposta correta. Controle Explícito Adaptabilidade Condução ou direcionamento Gestão de erros Carga de trabalho.
Exemplar de uma categoria é usado para representar o conjunto dessa categoria. Exemplo: um exemplar de histograma para representar as escolhas possíveis em termos de gráfico de dados. Essa informação diz respeito a que tipo de ícone? Analogia Atributo Símbolo Emblema Arquétipo.
Os critérios ergonômicos para avaliação de interfaces têm como intenção contradizer as heurísticas de usabilidade definidas por Nielsen. prover alternativas para a implementação do código das interfaces. servir de ponto de partida para a definição de critérios para o projeto de interfaces. garantir que os usuários possam avaliar os mesmo aspectos das interfaces. definir e operacionalizar as dimensões da usabilidade.
Podemos dizer que o critério ergonômico intitulado "condução" preocupa-se com aspectos como: ações explícitas e controle do usuário. significado de códigos e denominações. agrupamento/distinção de itens, feedback. brevidade e densidade informacional. flexibilidade e experiência do usuário.
A partir do tipo de tarefa em que ele se manifesta, o problema de usabilidade pode ser classificado como: Principal e Operativo Restritivo e Interpretativo Principal e Secundário Operativo e Restritivo Secundário e Restritivo.
Quais são os elementos que compõe as interfaces? Marque a resposta correta. Objetos de reciclagem Objetos de capacitação Objetos de interação Objetos de amostragem Objetos de informação.
"Os ___________ são janelas destinadas à entrada de dados ou à visualização de informações. Por isso, é comum que os ___________exibam objetos de interação que viabilizem inclusão, exclusão, alteração e consulta de dados, bem como objetos para navegação por entre os dados apresentados." Marque a alternativa que apresenta o elemento que completa a sentença acima. formulários. painéis de controle. botões. sites. objetos.
As estruturas de menu são consideradas _______________. painel de controle objetos para edição objetos de dados objetos para informação objetos de seleção.
Na barra de ferramentas encontram-se: As opções de menu que dão acesso às funcionalidades. A identificação textual dos ícones que compõem a interface Os ícones que representam as funcionalidades mais utilizadas Os botões de comando que confirmam as tarefas para a aplicação. O grupo de alternativas do formulário atualmente exibido na interface.
São elementos que compõem as interfaces; Estão associados a metáforas do mundo real; Herdam a aparência da plataforma. Esses itens estão se referindo a que objetos. Objetos de classes Objetos reais Objetos de busca Objetos de orientação Objetos de Interação.
Relacione o conceito de paradigmas de interação ao seu respectivo exemplo. Conceitos: I - Linha de Comando II - Perguntas e Respostas III - Menu IV - Preenchimento de Formulários Exemplos: (A) Programa Instalador passo a passo (Modo Wizard) (B) Formulário Web de Cadastro (C) Área de manipulação de arquivos do MS Office (Abrir, Salvar, Salvar como...) (D) Shell do Linux I - A, II - B, III - D, IV - C. I - D, II - A, III - C, IV - B. I - D, II - A, III - B, IV - C. I - C, II - A, III - D, IV - B. I - D, II - C, III - B, IV - A.
A comunicação entre usuários e máquinas se dá através da interação com as interfaces. Dentre os estilos possíveis de interação, temos: Linha de comando, perguntas e respostas, menus e retroalimentação. Linha de comando, perguntas e respostas, menus, ícones e manipulação direta. Menus, preenchimento de formulário, teclas de função e manipulação direta Preenchimento de formulário, teclas de função e manipulação direta e indireta Preenchimento de formulário, copiar-colar, teclas de função e menus.
Qual a forma de utilizar uma caixa de seleção (os quadradinhos)? é indiferente quantas podemos marcar, sempre tem o mesmo resultado. podemos marcar somente uma opção. podemos somente marcar mais de uma opção se forem verdadeiras serve somente para informar o que tem na tela. podemos marcar mais de uma opção sempre.
"_______________ não é um objeto, mas um conceito de organização. Trata-se de uma coletânea de objetos de todos os outros tipos (manipulação, seleção, edição e informação) que, juntos, viabilizam a execução de uma tarefa" Conceito de informação. Caixa de texto. Caixa de seleção. Caixa de edição. Painel de controle.
Com relação aos objetos de interação qual corresponde a seguinte descrição: "Chamam a atenção para a execução de operações perigosas e demandam total atenção do usuário."? Barras de ferramentas. Caixas de diálogo. Objetos para seleção. Caixas de mensagem. Menus.
_________ é um componente para o usuário digitar os dados de entrada através da interface homem-máquina (IHM). _________ é um componente que representa um controle de interface para apresentar ao usuário opções que não são mutuamente exclusivas, ou seja, mais de uma opção podem ser selecionadas simultaneamente. _________ é um componente que representa um controle de interface para apresentar ao usuário opções que são mutuamente exclusivas. Escolha a opção correta: TextBox, CheckBox, Label RadioButton, GroupBox, CheckBox TextBox, Label, RadioButton TextBox, RadioButton, GroupBox TextBox, CheckBox, RadioButton.
Os painéis de controle não são um objeto, mas um conceito de organização. Em seu grupo, temos: Janelas, formulários, caixas de diálogo, caixas de mensagem. Janelas, formulários, painel de menu, barra de ferramentas. Caixas de diálogo, seletores exclusivos, lista de seleção, barra de ferramentas. Estrutura de menus, painel de menu, lista de seleção, barra de ferramentas. Seletores, botões de comando, painel de menu, área de comando.
Em relação aos objetos de interação de interface, associe as colunas: A seqüência correta é (1) Janela (2) Painel de Controle (3) Tela (4) Caixa de Diálogo ( ) Objeto composto que fornece ao usuário um cenário adequado, em termos dos diferentes tipos de mostradores, de controles e de comandos necessários para a realização de sua ação ou tarefa. ( ) Deve possuir um título único, curto e significativo localizado em sua barra superior, centrado ou alinhado pela esquerda. ( ) Podem ser modal ou não modal. ( ) Representa a reunião de janelas e caixas de diálogo de diversos programas aplicativos. 2 - 1 - 4 - 4 3 - 4 - 4 - 1 4 - 4 - 1 - 3 1 - 2 - 3 - 4 2 - 1 - 4 - 3.
Qual resposta abaixo corresponde ao paradigma de IHC "linha de Comando" ? As possíveis ações a serem executadas pelo usuário estão listadas na tela, ou organizadas em menus hierárquicos, e é possível selecionar uma delas. A maioria das aplicações Windows organiza suas opções em menus hierárquicos. O usuário digita os dados em campos específicos, como se estivesse preenchendo um formulário impresso em papel. Muitas aplicações de escritório e de bancos de dados utilizam esse estilo de interação. O sistema faz perguntas ao usuário que, por sua vez, responde fornecendo os dados solicitados. Quando o sistema dispuser de todos os dados dos quais precisa, realiza o processamento dos mesmos e exibe os resultados. O usuário digita um comando por vez seguindo uma sintaxe específica. O sistema executa o comando e exibe o resultado do processamento, quando houver. O antigo sistema operacional MS-DOS utilizava este estilo de interação. Os objetos utilizados na criação da interface são graficamente representados na tela e o usuário pode manipulá-los diretamente quando aponta, clica, arrasta, digita etc. Grande parte das interfaces gráficas baseia-se neste estilo de interação.
"os quadradinhos das opções são denominados check box ." Em um grupo de botões desse tipo, podemos marcar: Somente um. Todos. Todas as respostas. Pelo menos dois ou mais. Quantos forem necessários.
São alguns dos paradigmas de interação: Facilidade de uso, facilidade de memorização e baixa taxa de erros. Barreiras, obstáculos e ruídos encontrados pelo usuário. Linhas de comando, perguntas e respostas e manipulação direta. Linhas de comando, facilidade de memorização e complementos. Linhas de comando, complementos e menus.
Servem de base para a construção das interfaces. Sobre elas são dispostos os outros objetos de interação. Que objeto o texto se refere? Objeto Janelas Conexão Classes Tipos.
"os pequenos círculos utilizados nas alternativas de resposta são chamados de radio buttons ." Em um grupo de botões desse tipo, podemos marcar: Todos. Todas as respostas. Somente um. Pelo menos dois ou mais. Quantos forem necessários.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.