Engenharia de Usabilidade

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Engenharia de Usabilidade

Description:
Aula 6 a 10

Author:
AVATAR

Creation Date:
12/11/2018

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
É uma representação gráfica concreta, isto é, motivada em objetos da realidade. Exemplo: o desenho de uma impressora. Neste grupo se incluem as miniaturas. advertência, teste e lentidãoEssa informação diz respeito a que tipo de ícone? Atributo Símbolo Arquétipo Emblema Analogia.
O emprego das cores serve para comunicar significados nas Interfaces Humano-Computador transmitindo informações, chamando a atenção, contrastando e associando os objetos de interação. Dessa forma a cor ________________ deve ser utilizada para perigo, alarme, atenção, alerta, calor e comandos de interrupção. Escolha a opção que preencha a lacuna. verde amarela laranja vermelha azul.
Esta categoria engloba recomendações sobre atributos que transmitem ________________ aos usuários. Estes são, tipicamente, os nomes, os ícones e os diversos códigos de cores, formas etc. Escolha a opção que preencha a lacuna. problemas interação recursos ações significados.
Sobre a prototipação, considere: I.Auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. II.Tem como vantagem a construção rápida de um protótipo que, não podendo ser descartado, passa a ser o núcleo do sistema que será construído. III.Pode ser usada como um modelo de processo independente. IV.Apresenta ao cliente uma versão executável do software, sempre utilizando os algoritmos mais eficientes para demonstrar a capacidade do sistema a ser criado. V.É indicada para estudar as alternativas de interface do usuário e a viabilidade de atendimento dos requisitos de desempenho, dentre outras possibilidades. Está correto o que consta APENAS em I, II e IV. I e V. II, III e IV. I, III e V. III, IV e V.
Na técnica de concepção, o ciclo das maquetes está organizado em quatro etapas. São elas: Conceito, Examinação, Projeto de telas e Finalização. Conceito, Interação, Projeto de telas e Teste de telas. Descrição, Correlação, Projeção e Teste de telas. Criação, Interação, Projeção de objetos e Teste de telas. Descrição, Examinação, Projeção e Finalização.
Uma das técnicas empregadas no projeto de interfaces de sistemas é a condução de testes de usabilidade, cujos resultados fornecem importantes indicadores para melhorar a qualidade da interface. Os testes de usabilidade consistem em: apresentar, para um usuário por vez, um protótipo da interface do sistema ou o próprio sistema, e solicitar que o usuário realize algum tipo de tarefa, observando suas reações à interface, erros cometidos, dificuldades e eficiência no cumprimento da tarefa. apresentar o sistema para um grupo de foco e coletar a opinião dos participantes sobre a interface, os conceitos e as metáforas utilizadas na mesma. utilizar um software robot de teste para fazer acessos aleatórios ao sistema, tentando usar elementos da interface e registrando os erros encontrados. submeter o sistema a um software robot de teste e verificar os tempos de resposta a cada padrão de navegação, comparando-os com os requisitos não funcionais do sistema. distribuir um questionário para os usuários iniciais do sistema com perguntas sobre a interface e mapear as respostas.
São utilizados para organizar uma grande quantidade de itens em grupos lógicos. Nesta técnica, projetistas e representantes de usuários trabalham juntos para obter consenso sobre a organização de itens. São tipicamente usados para identificar e agrupar as funções de um produto em desenvolvimento. Essa descrição diz respeito à técnica de geração de ideias do tipo: Brainstorming Diagramas de afinidade Narrativa gráfica The Bridge Usage-centered design.
O emprego das cores serve para comunicar significados nas Interfaces Humano-Computador transmitindo informações, chamando a atenção, contrastando e associando os objetos de interação. Dessa forma, a cor ________________ deve ser utilizada para frio, água, céu e calma. Escolha a opção que preencha a lacuna. azul verde vermelha laranja amarela.
O emprego das cores serve para comunicar significados nas Interfaces Humano-Computador transmitindo informações, chamando a atenção, contrastando e associando os objetos de interação. Dessa forma, a cor ________________ deve ser utilizada para advertência, teste e lentidão. Escolha a opção que preencha a lacuna. laranja verde azul vermelha amarela.
Sobre a prototipação de interfaces é correto afirmar que: apesar de levar mais tempo em seu desenvolvimento, os protótipos de baixa fidelidade são úteis para abordar questões de leiaute de tela. um protótipo de baixa fidelidade é utilizado nas fases finais do projeto por ser desenvolvido com os mesmos materiais que se espera que o produto final venha a ser desenvolvido. um protótipo de alta fidelidade tem seu foco no conteúdo, não sendo o mais indicado para exploração e realização de testes sobre questões técnicas. protótipos de alta fidelidade apesar de levarem mais tempo para serem construídos, tendem a ter um baixo custo de desenvolvimento por utilizarem materiais simples e baratos. outra classificação que pode ser considerada para protótipos é em relação à forma como abordam o contexto do software, se de maneira mais abrangente (protótipos horizontais), ou de forma mais detalhada (protótipos verticais).
O emprego das cores serve para comunicar significados nas Interfaces Humano-Computador transmitindo informações, chamando a atenção, contrastando e associando os objetos de interação. Dessa forma, a cor ________________ deve ser utilizada para passagem livre, normalidade, vegetação e segurança. Escolha a opção que preencha a lacuna. vermelha verde amarela laranja azul.
Uma figura explora uma semelhança ou relação entre seres ou noções essencialmente diferentes. Exemplo: taça de cristal usada como símbolo de fragilidade. Essa informação diz respeito a que tipo de ícone? Analogia Símbolo Emblema Atributo Arquétipo.
É uma representação das interações entre os usuários e o sistema em seu ambiente de trabalho. Ela corresponde ao detalhamento de um cenário de uso especificado para o sistema, consistindo em uma sequência de desenhos representando não só os esboços de telas, mas também os elementos do contexto (usuários, equipamentos, móveis, telefones, colegas, etc.). Essa descrição diz respeito à técnica de concepção do tipo: Diagramas de afinidade Card sorting The bridge Storyboard (narrativa gráfica) Brainstorming.
Visa à geração de ideias em grupo (tempestade de ideias). As pessoas se reúnem e se concentram em resolver um problema em um sistema existente ou em aproveitar uma oportunidade de mercado por meio de novos sistemas. Essa descrição diz respeito à técnica de geração de ideias do tipo: The Bridge Brainstorming Usage-centered design Maquetagem Narrativa gráfica.
Os _________________ são definidos como objetos de software com recursos para gerar uma série de imagens e reagir conforme as ações dos usuários sobre estas imagens. arquétipos de interação objetos de interação jogos de interação blocos de interação softwares de interação.
_______________ é considerada uma técnica válida para definição de requisitos. Merge sort Insert Sort Brainstorming Bubble sort Card selling.
Esta técnica é empregada para descobrir a representação ou modelo mental que os usuários elaboram sobre o conjunto de itens de informação pretendidos para um programa ou aplicação. O analista descreve cada item de informação em fichas de papel e as espalha sobre uma mesa. Em seguida, convida um representante de usuário a organizar as fichas em grupos, segundo sua própria perspectiva. Essa descrição diz respeito à técnica de geração de ideias do tipo: Narrativa gráfica The Bridge Usage-centered design Brainstorming Card sorting.
Pressupõe a implementação de programas de software que simulem o sistema final com mais fidelidade. Podem ser de alta e de baixa fidelidade, dependendo da semelhança com o futuro sistema. Prototipagem rápida Maquetes (protótipos em papel) Brainstorming Card sorting Diagramas de afinidade .
Ocupam as telas de um sistema interativo e são tipicamente baseados em metáforas de objetos do mundo não-informatizado, representando janelas, menus, formulários, botões etc. Jogos de Interação Software de Interação Blocos de Interação Referências de Interação Objetos de Interação.
É um dos métodos mais antigos para a geração de criatividade em grupo. Para que ocorra, um grupo reúne-se e concentra-se em discutir um problema ou uma proposta. Qual técnica de definição de requisitos estamos nos referindo no trecho? narrativa gráfica prototipagem em papel brainstorming diagrama de afinidades card sorting.
Um acessório característico usado para designar o todo. Exemplo: garfo e faca para representar restaurantes, asas para companhias aéreas, rodas para transportes rodoviários etc. Essa informação diz respeito a que tipo de ícone? Emblema Atributo Analogia Arquétipo Símbolo.
O emprego das cores serve para comunicar significados nas Interfaces Humano-Computador transmitindo informações, chamando a atenção, contrastando e associando os objetos de interação. Dessa forma, a cor ________________ deve ser utilizada para inatividade e neutralidade. Escolha a opção que preencha a lacuna. verde vermelha cinza amarela laranja.
Sobre a técnica de coleta e estruturação de dados para a concepção de interfaces denominada card sorting é INCORRETO afirmar que: é útil para organizar itens de menus em grupos relacionados. é ideal para ajudar a desenvolver a estrutura de navegação de um site ou aplicação. é importante para criar o senso de coletividade ao gerar e avaliar ideias em grupo, apesar de poder ser intimidador se mal conduzido. é utilizado para entender como os usuários percebem as relações entre os itens e conteúdos de uma interface. é benéfico para identificar itens e conteúdos que podem ser de difícil categorização e localização em uma interface.
No início do processo, são identificadas os requisitos da interface. Em seguida os usuários envolvem-se nas discussões com os desenvolvedores sobre as possíveis estratégias sobre a tecnologia e a implantação. De que projeto de interface estamos falando? Projeto de Interface identificativo Projeto de Interface solúvel Projeto de Interface fixa Projeto de Interface negativo Projeto de Interface participativo.
Projeto de Interface participativo Definir padrões de interação. Maximizar a produção e minimizar os gastos. Traduzir os requisitos de usabilidade em um projeto de interface. Auxiliar nas escolhas estéticas indicadas para o projeto de interface. Promover acessibilidade.
Tipo de interface que Interage com a interface do utilizador para prover resultados e respostas que possam ser necessárias a funcionabilidade e usabilidade de um sistema: Interface tátil Interface de linha de comando Interface homem-máquina Interface do utilizador Interface adaptável.
A participação do usuário tende a ser mais seletiva, e as decisões de projeto priorizam a produtividade (eficácia e eficiência) na interação. Marque a alternativa que diz respeito ao tipo de técnica de modelagem relacionado a descrição: Brainstorming Usage-centered design Prototipagem The Bridge Maquetagem.
Trata-se de uma metodologia sistemática que faz uso de modelos abstratos para criar um sistema pequeno e simples que apoie total e diretamente as tarefas que os usuários precisam executar em certa aplicação. Esta assertiva está se referindo a _______________. usage-centered design user feedback the bridge street fighter design check-in street.
Privilegia o "uso" do sistema e desempenho do usuário na tarefa. No projeto centrado no uso, as decisões do projeto são baseadas em análises "objetivas" de modelos de usuários, de tarefas, de conteúdos de interfaces, entre outros. Marque a alternativa que diz respeito ao tipo de técnica de modelagem relacionado a descrição: Usage-centered design Prototipagem The Bridge Brainstorming Maquetagem.
É mais detalhada, propõe um número maior de transformações (mais suaves) e, principalmente, um estilo de concepção partindo dos pequenos componentes (small to large). Marque a alternativa que diz respeito ao tipo de técnica de modelagem relacionado a descrição: The Bridge Diagramas de afinidade Card sorting Usage-centered design Brainstorming.
Baseia-se em uma sequência de sessões de projeto participativo, envolvendo usuários, engenheiros de usabilidade, engenheiro de software e programadores. Marque a alternativa que diz respeito ao tipo de técnica de modelagem relacionado a descrição: Card sorting The Bridge Brainstorming Diagramas de afinidade Usage-centered design.
Em Projeto de Interfaces de Software, estilos de interação são as formas por meio das quais os usuários se comunicam ou interagem com os sistemas computacionais. Dentre as formas abaixo, qual NÃO representa um estilo de interação de uma interface de software? WYSIWYG (What You See Is What You Get) Linguagem de Comandos Linguagem Estruturada WIMP (Windows, Icons, Menus, and Pointers) Linguagem Polimórfica.
É um importante método participativo para o projeto de sistemas interativos, que deve ser aplicado em sessões para grupos mistos e pequenos de usuários e desenvolvedores." A qual metodologia corresponde o parágrafo acima? The Bridge Conective Cadeia de Caracteres Prototype Usage-centered Design.
É mais direta e econômica, propondo poucas transformações, por meio das quais o modelo conceitual é definido a partir dos grandes componentes (large to small). Marque a alternativa que diz respeito ao tipo de técnica de modelagem relacionado a descrição: Prototipagem Usage-centered design Brainstorming The Bridge Maquetagem.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.