Engenharia de Usabilidade - AV

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Engenharia de Usabilidade - AV

Description:
Engenharia de Usabilidade - AV

Author:
AVATAR

Creation Date:
22/05/2019

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Nos projetos interação humano-computador (IHC), a Psicologia preocupa-se com: As posturas físicas das pessoas enquanto executam suas tarefas em alguma máquina. O processamento humano de informações e a capacidade para tomada de decisões. A forma como as tarefas são idealizadas antes de serem executadas pelos seres humanos. A forma como as pessoas lidam com problemas e executam suas tarefas. A carga mental das tarefas e sua relação com o cansaço físico das pessoas. .
A Engenharia de Usabilidade visa o _______________ da interação entre o usuário e _______________. analista, os sistemas informatizados estabelecimento, a documentação desenvolvimento, a documentação desenvolvimento, os sistemas informatizados analista, o programador.
A heurística que sugere a criação de diálogos simples e naturais recomenda que os projetistas: Marquem claramente nas interfaces as alternativas de saída e cancelamento. Atentem para a memória utilizada pelos usuários na realização das tarefas. Escolham cores e imagens sóbrias para criar as diferentes interfaces Escolham para as interfaces os ícones que os usuários mais gostam. Estejam atentos para não abusar da linguagem técnica nas interfaces. .
Analise os itens abaixo: I - Proteção contra erros, Correção de erros e Qualidade das mensagens de erro são sub-critérios do Critério de Gestão de erros; II - O Critério de Homogeneidade diz respeito às características lexicais das informações apresentadas na tela que possam dificultar ou facilitar a leitura desta informação; III - A Brevidade é um sub-critério do Critério Carga de trabalho que diz respeito à carga de trabalho perceptiva e cognitiva, tanto para entradas e saídas individuais, quanto para conjuntos de entradas; IV - A adaptabilidade de um sistema diz respeito a sua capacidade de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário. Estão corretos os itens: III e IV I, III e IV II, III e IV I e III I, II e III.
Com relação aos objetos de interação qual corresponde a seguinte descrição: "Chamam a atenção para a execução de operações perigosas e demandam total atenção do usuário."? Menus. Caixas de diálogo. Barras de ferramentas. Caixas de mensagem. Objetos para seleção.
Sobre a prototipação de interfaces é correto afirmar que: outra classificação que pode ser considerada para protótipos é em relação à forma como abordam o contexto do software, se de maneira mais abrangente (protótipos horizontais), ou de forma mais detalhada (protótipos verticais). um protótipo de alta fidelidade tem seu foco no conteúdo, não sendo o mais indicado para exploração e realização de testes sobre questões técnicas. apesar de levar mais tempo em seu desenvolvimento, os protótipos de baixa fidelidade são úteis para abordar questões de leiaute de tela. um protótipo de baixa fidelidade é utilizado nas fases finais do projeto por ser desenvolvido com os mesmos materiais que se espera que o produto final venha a ser desenvolvido protótipos de alta fidelidade apesar de levarem mais tempo para serem construídos, tendem a ter um baixo custo de desenvolvimento por utilizarem materiais simples e baratos.
É mais detalha da, propõe um número maior de trans formações (mais suaves) e, principalmente, um estilo de concepção partindo dos pequenos componentes (small to large). Marque a alternativa que diz respeito ao tipo de técnica de modelagem relacionado a descrição: Diagramas de afinidade Usage-centered design Brainstorming Card sorting The Bridge.
Uma das técnicas empregadas no projeto de interfaces de sistemas é a condução de testes de usabilidade, cujos resultados fornecem importantes indicadores para melhorar a qualidade da interface. Os testes de usabilidade consistem em apresentar, para um usuário por vez, um protótipo da interface do sistema ou o próprio sistema, e solicitar que o usuário realize algum tipo de tarefa, observando suas reações à interface, erros cometidos, dificuldades e eficiência no cumprimento da tarefa. apresentar o sistema para um grupo de foco e coletar a opinião dos participantes sobre a interface, os conceitos e as metáforas utilizadas na mesma distribuir um questionário para os usuários iniciais do sistema com perguntas sobre a interface e mapear as respostas. utilizar um software robot de teste para fazer acessos aleatórios ao sistema, tentando usar elementos da interface e registrando os erros encontrados. submeter o sistema a um software robot de teste e verificar os tempos de resposta a cada padrão de navegação, comparando-os com os requisitos não funcionais do sistema.
A Ergonomia _______________busca compreender a forma como as pessoas percebem e processam as informações que lhes são apresentadas Organizacional Cognitiva Técnica Física Operacional.
NÃO é um dos atributos resultante da engenharia de usabilidade: ser eficiente no uso. ter poucos erros. ser de fácil recordação. ser fácil de aprender. ter poucas informações.
Sobre o feedback a ser fornecido pela aplicação aos usuários, podemos afirmar que é indiferente quando o tempo de resposta da aplicação é maior do que o padrão. deve ser dado somente quando o usuário for executar uma operação irreversível. possui persistência variável em função da mensagem que deseja passar ao usuário. exibi-los interrompe a execução da tarefa pelo usuário e, portanto, o atrapalha. não deve ser mostrado se a mensagem estiver relacionada ao sucesso da tarefa.
Exemplar de uma categoria é usado para representar o conjunto dessa categoria. Exemplo: um exemplar de histograma para representar as escolhas possíveis em termos de gráfico de dados. Essa informação diz respeito a que tipo de ícone Emblema Símbolo Atributo Arquétipo Analogia.
Observe as recomendações abaixo: I - O título deve transmitir o que ele representa e ser distinto de outros títulos; II - Explicitar as regras de contração ou de abreviação; III - Utilizar M para masculino e F para feminino em vez de 1 e 2. As recomendações acima se referem ao Critério de: Gestão de erros Compatibilidade Adaptabilidade Controle Explícito Significado dos Códigos e Denominações.
Os _________________ são definidos como objetos de software com recursos para gerar uma série de imagens e reagir conforme as ações dos usuários sobre estas imagens. Escolha a opção que preencha a lacuna. softwares de interação objetos de interação blocos de interação arquétipos de interação jogos de interação.
Privilegia o "uso" do sistema e desempenho do usuário na tarefa. No projeto centrado no uso, as decisões do projeto são baseadas em análises "objetivas" de modelos de usuários, de tarefas, de conteúdos de interfaces,entre outros. Marque a alternativa que diz respeito ao tipo de técnica de modelagem relacionado a descrição: Brainstorming Usage-centered design Maquetagem The Bridge Prototipagem.
_______________ é o nome genérico dado a um conjunto de métodos que se baseiam na avaliação da interface por um grupo de usuários ou de especialistas. teste de usabilidade bipolar teste de usabilidade linear teste ergonométrico inspeção de usabilidade teste de heurística.
A Ergonomia _______________ busca compreender a forma como as pessoas percebem e processam as informações que lhes são apresentadas. Organizacional Operacional Física Técnica Cognitiva .
A presença de um _____________ implica na acumulação de prejuízos par a os que operam e para os que adquiriram o sistema. Marque a alternativa que completa a lacuna. Obstáculo Barreira Interpretativo Polimorfismo Ruído .
O sistema deve sempre manter o usuário informado sobre o que está acontecendo por meio de feedback apropriado dentro de um tempo razoável. Esta descrição está associada a qual heurística d e usabilidade d e Nielsen? Consistência e Padrões Controle do usuário e liberdade Visibilidade do status do sistema Prevenção de erro Equivalência entre o sistema e o mundo real .
"Os ___________ são janelas destinadas à entrada de dados ou à visualização de informações. Por isso, é comum que os ___________exibam objetos de interação que viabilizem inclusão, exclusão, alteração e consulta de dados, bem como objetos para navegação por entre os dados apresentados." Marque a alternativa que apresenta o elemento que completa a sentença acima. painéis de controle. objetos. sites formulários. botões. .
São utilizados para organizar uma grande quantidade de itens e m grupos lógicos. Nesta técnica, projetistas e representantes de usuário s trabalham juntos para obter consenso sobre a organização de itens. São tipica mente usados para identificar e agrupar as funções de um produto em desenvolvimento. Essa descrição diz respeito à técnica de geração de ideias do tipo: The Bridge Diagramas de afinidade Brainstorming Usage-centered design Narrativa gráfica .
É um importante método participativo para o projeto de sistemas interativos, que deve ser aplicado em sessões para grupos mistos e pequenos de usuários e desenvolvedores." A qual metodologia corresponde o parágrafo acima? Cadeia de Caracteres Usage-centered Design Conective Prototype The Bridge .
Assinale a alternativa que representa o melhor conceito para Acessibilidade? Se refere à característica de um website estar acessível 24 hs por dia. Se refere à característica de um website ser acessível em qualquer sistema operacional. Se refere à característica de um website ser acessível em qualquer navegador ou browser. Se refere à prática de fazer websites que possam ser utiliza dos em computadores com sistema operacional aberto. Se refere à prática de fazer websites que possam ser utilizados por qualquer tipo de pessoa, sejam portadores de deficiência ou não. .
Podemos classificar a ergonomia em: Física, lógica e cognitiva. cognitiva, organizacional e funcional. Física, cognitiva e organizacional. Lógica, funcional e funcional. Lógica, organizacional e funcional.
Se refere a um aspecto da interface no qual o usuário esbarra e aprende a suplantá-lo. A natureza deste problema de usabilidade é do tipo: Obstáculo Polimorfismo Ruído Interpretativo Barreira.
Ao solicitar o desligamento do computador, o usuário pode não estar atento à possibilidade de perda de dados em aplicações que ainda estão aberta s. Para evitar problemas, o sistema alerta o usuário sobre os programas que ainda precisam ser fechados e somente segue com o desligamento da máquina após seleção da opção "Forçar desligamento". Sobre a persistência da mensagem de alerta, podemos afirmar que a mesma é média, pois o usuário continua executando as tarefas enquanto vê a mensagem. média, porque a mensagem desaparece só quando o usuário fornece uma resposta. baixa, visto que a interação pode sempre continuar depois que a resposta é dada. baixa, pois o usuário fornecerá imediatamente a confirmação de desligamento. alta, visto que a mensagem nunca desaparece da interface da aplicação.
Os oito critérios ergo nômicos são: condução, carga de trabalho, controle explícito, _______________, gestão de erros, consistência, significado de código e _______ ________. adaptabilidade, compatibilidade usabilidade, interfaceamento normativa, compatibilidade usabilidade, ética ética, normativa.
São alguns dos paradigmas de interação: Linhas de comando, perguntas e respos tas e manipulação direta. Linhas de comando, complementos e menus. Facilidade de uso, facilidade de memorização e baixa taxa de erros. Barreiras, obstáculos e ruídos encontrados pelo usuário. Linhas de comando, facilidade de memorização e complementos.
É uma representação gráfica concreta, isto é, motivada em objetos da realidade. Exemplo : o desenho de uma impressora. Neste grupo se incluem as miniaturas . advertência, teste e lentidão. Essa informação diz respeito a que tipo de ícone? Atributo Símbolo Emblema Analogia Arquétipo.
Tipo de interface que Interage com a interface do utilizador para prover resultados e respostas que possam ser necessárias a funcionabilidade e usabilidade de um sistema: Interface tátil Interface adaptável Interface homem- máquina Interface de linha de comando Interface do utilizador.
Qual teste deve ser aplicado para verificar o nível de facilidade de uso do software pelos usuários. Teste de Desempenho . Teste de Recuperação. Teste de Usabilidade. Teste de Performance. Teste de Conformidade.
A diferença principal entre a Ergonomia e a área de Fatores Humanos está no fato de: A área de Fatores Humanos ignorar, em seus estudos, os aspectos físicos da realização da tarefa pelaspessoas. A Fisiologia ser a base principal dos estudos relacionados a Fatores Humanos, enquanto a Ergonomiabaseia-se principalmente nas pesquisas da Sociologia. Os Fatores Humanos preocuparem-se com os aspectos cognitivos da interação humano-computador e de aErgonomia se preocupar com os aspectos físicos da realização de uma tarefa. A Ergonomia preocupar-se com os aspectos cognitivos da interação humano-computador e de os FatoresHumanos preocuparem-se com os aspectos físicos da realização de uma tarefa. A Ergonomia considerar os aspectos cognitivos em conjunto com as características físicas envolvidas narealização das tarefas.
No ciclo da Engenharia da Usabilidade, as atividades da fase de análise são: Análise do perfil do usuário. Análise do contexto da plataforma. Análise de compatibilidade gerencial.Análise de princípios gerais para o projeto Análise do perfil do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições da plataforma. Análise de princípios gerais para o projeto. Análise do perfil do desenvolvedor. Análise de requisitos. Análise das possibilidades e sistemas da plataforma. Análise de princípios gerais para as transações. Análise da instituição do usuário. Análise de compromissos. Análise das possibilidades e restrições da estrutura. Análise de ameaças à segurança do projeto. Análise da instituição do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições dotreinamento. Análise de princípios setoriais para o projeto. 5.
Ao solicitar o desligamento do computador, o usuário pode não estar atento à possibilidade de perda de dados em aplicações que ainda estão abertas. Para evitar problemas, o sistema alerta o usuário sobre os programas que ainda precisam ser fechados e somente segue com o desligamento da máquina após seleção da opção "Forçar desligamento". Sobre a persistência da mensagem de alerta, podemos afirmar que a mesma é média, porque a mensagem desaparece só quando o usuário fornece uma resposta. baixa, visto que a interação pode sempre continuar depois que a resposta é dada. alta, visto que a mensagem nunca desaparece da interface da aplicação. baixa, pois o usuário fornecerá imediatamente a confirmação de desligamento. média, pois o usuário continua executando as tarefas enquanto vê a mensagem.
A usabilidade é um conceito de fundamental importância no projeto de interfaces. A mesma pode ser considerada um: tipo de teste de interface que avalia a qualidade dos sistemas em termos da quantidade de módulos que o compõem. método que leva em consideração as dificuldades motoras dos usuários a interagem com as interfaces projetadas. processo que engloba as melhores práticas direcionadas à redação do código de sistemas computadorizados. atributo de qualidade dos sistemas cuja intenção é avaliar o grau de facilidade de uso desses sistemas. parâmetro para testes de interação para avaliação da acessibilidade das interfaces dos sistemas.
"_______________ não é um objeto, mas um conceito de organização. Trata-se de uma coletânea de objetos de todos os outros tipos (manipulação, seleção, edição e informação) que, juntos, viabilizam a execução de uma tarefa"O que melhor preenche o espaço? Conceito de informação. Caixa de edição. Caixa de seleção. Painel de controle. Caixa de texto.
Na técnica de concepção, o ciclo das maquetes está organizado em quatro etapas. São elas : Criação, Interação, Projeção de objetos e Teste de telas. Conceito, Interação, Projeto de telas e Teste de telas. Conceito, Examinação, Projeto de telas e Finalização. Descrição , Correlação, Projeção e Teste de telas . Descrição , Examinação, Projeção e Finalização.
Dentre os cinco aspectos considerados na avaliação da usabilidade de interfaces estão: Facilidade de uso, eficiência, recuperabilidade, taxa de erros e satisfação. Facilidade de acesso ao manual, eficiência, beleza visual, taxa de erros e satisfação. Facilidade de uso, eficiência, facilidade de memorização, taxa de erros e satisfação. Facilidade de uso, eficácia, facilidade de memorização, taxa de erros e satisfação. Acessibilidade, eficiência, facilidade de memorização, taxa de erros e satisfação.
Com base nas assertivas a seguir, marque a alternativa correta: I. Um software ou página Web que não é acessível a uma determinada pessoa não pode ser considerado eficaz, eficiente ou mesmo agradável para essa pessoa II. No contexto da WWW, a acessibilidade preocupa-se em maximizar a habilidade de todos os usuários acessarem informações, serviços e recursos III. WCAG é o órgão público oficialmente responsável por padrões Web como HTML e CSS que publicou as recomendações de acessibilidade para o conteúdo web (em inglês, Web Content Acessibility Guidelines) Apenas a II está correta Apenas a III está correta Apenas a I está correta As assertivas I e II estão corretas As assertivas II e III estão corretas.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.