Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONFundamentos das Ciências Sociais

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Fundamentos das Ciências Sociais

Description:
Simulados com as questões das Provas realizadas pelos Alunos da Estáci

Author:
CalistoJunior
(Other tests from this author)

Creation Date:
12/12/2013

Category:
Driving Test

Number of questions: 38
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações). No fragmento acima, Bourdieu e Passeron sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social. ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea. apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados. enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura. utilizam o conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE. O Positivismo de Augusto Comte, compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história da humanidade e uma proposta de reforma da sociedade através do lema ordem e progresso UMA VEZ QUE pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades a partir de sua diversidade cultural e especificidade histórica. Marque: Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira. Se as duas afirmativas forem falsas e não se explicarem. Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira. Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa. Se a primeira alternativa for falsa e a segunda verdadeira.
Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx? Antropologia. Sociologia. Ciência Política. Economia. História.
Leia atentamente o texto abaixo: Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. Ao comparar os hábitos culinários dos habitantes do Rio de Janeiro com os de sua terra natal, tomando esses como referência, o autor expressa uma postura chamada de: Positivismo Relativismo Cultural Diversidade Cultural Etnocentrismo Identidade Cultural.
A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia? O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo. O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo. A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril. A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade. O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159) Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional, Dominação Racional legal,Dominação Tradicional e Dominação Carimática.
Observe a figura abaixo: Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u7.jhtm Sobre o surgimento da Sociologia como ciência: I - Foi o resultado de novas configurações sociais resultantes da instalação definitiva do capitalismo. II- Surge espontaneamente como uma reflexão sobre a organização social. III - É resultante das mudanças sociais que se instalaram com a ascensão da ideologia burguesa. IV - Surge a partir de uma sociedade onde os estratos sociais se definem pelo clã e pela propriedade fundiária. V - Se dá no contexto do Positivismo que pretende sanar o caos social existente. Após análise das afirmativas, marque a única alternativa correta: I, III e V I, II, e IV II, III e V II, III, IV I, II, e V.
O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que: A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais. Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais. Os positivistas se baseavam no materialismo histórico. Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais. A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
Augusto Comte é considerado o criador do termo sociologia e um dos fundadores de uma nova corrente de pensamento social, o Positivismo, e uma nova ciência social, a Sociologia. Quais as correntes de pensamento que influenciaram o Positivismo de Comte? I. Formalismo; II. Cientificismo; III. Darwinismo Social; IV. Organicismo; V. Funcionalismo. Marque a alternativa correta: II, III, IV I,III,IV I,II,III III, IV, V I, IV, V.
Ação Social é o objeto de estudo da sociologia compreensiva de Max Weber. A sociologia weberiana possui como premissa compreender as intenções subjetivas e os valores que orientam a conduta dos indivíduos quando interagem em sociedade. Analise as alternativas abaixo e marque a conduta que orienta, de forma predominante, os indivíduos nas sociedades capitalista. Ação coletiva na qual o indivíduo orienta sua ação a partir das normas coletivas, agindo de acordo com padrões sociais para evitar a sanção. Ação racional ligada a valores na qual o indivíduo orienta sua ação a partir de suas convicções morais, éticas, religiosas ou estéticas. Ação tradicional na qual o individuo orienta sua ação a partir dos hábitos, costumes, crenças que se repetem a cada geração. Ação afetiva na qual o indivíduo orienta sua ação a partir da emoção não levando em consideração as consequências da ação. Ação racional ligada a fins na qual o indivíduo orienta sua ação adequando meios a fins para alcançar determinados objetivos tidos como legítimos para o agente. a.
Segundo Karl Marx, "o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral". A partir desta afirmação, Marx resume sua teoria da história, também denominada de: fenomenologia do espírito. racionalismo cartesiano. socialismo científico. individualismo metodológico. materialismo histórico.
"Uma vez desaparecidos os antagonismos de classes no curso do desenvolvimento e sendo concentrada toda a produção propriamente falando nas mãos dos indivíduos associados, o poder público perderá seu caráter político. O poder político é o poder organizado de uma classe para a opressão de outra. Se o proletariado, em sua luta contra a burguesia, se constitui forçosamente em classe; se converte-se, por uma revolução, em classe dominante e, como classe dominante, destrói violentamente as antigas relações de produção, destrói juntamente com essas relações de produção as condições dos antagonismos entre as classes e as classes em geral e, com isso, sua própria dominação como classe. Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classes, surge uma associação onde o livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos." MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. Após a análise do trecho acima, retirado do "Manifesto do partido comunista" e à luz da Teoria de Marx, assinale a opção que contempla as afirmativas corretas: ( ) Existem duas classes sociais em conflito: burguesia e proletariado. Deve-se resolver o conflito através de uma revolução que elimine esses antagonismos. ( ) A luta de classes leva o proletariado a tentar derrubar a nobreza, que o explora através do sistema capitalista. ( ) A burguesia é controlada pelo proletariado, que ao fazer a revolução, reproduz a relação de dominação anterior ( ) Burguesia e proletariado devem se unir para construir a verdadeira revolução, onde não existirão mais as diferenças de classe. ( )Deve haver uma revolução que possibilite não só o fim da exploração que sofre o proletariado, mas elimine os antagonismos de classe. Considerando-se que as justificativas assinaladas com (V) são verdadeiras e com (F) são falsas, assinale a alternativa correta: V, F, F, V, V V, F, F, F, V V, V, F, F, V V, F, F, V, F F, V, V, F, V.
Na imagem ao lado retrata a manifestação feita por um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo em uma reivindicação por melhores condições de ensino. A frase mais gritada pelos alunos da USP era :estudantes unidos, jamais serão vencidos!!! Nos cartazes podia ser lida a frase de ordem :A união faz a força!! 1- Quais tipos de consciência Durkheim reconhece como parte constitutivas do indivíduo? Por quê? 2- Somente quem participa deste tipo de manifestação teria esta consciência? Como ela influencia o comportamento social?.
(ENADE 2009) "Graças à autoridade que é dada por cada indivíduo ao Estado, é-lhe atribuído o uso gigantesco de poder e força que o terror assim inspirado o torna capaz de conformar as vontades de todos eles, no domínio da paz em seu próprio país e da ajuda mútua contra os inimigos estrangeiros". (Thomas Hobbes. Leviatã. Trad. Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2002). De acordo com as concepções de Thomas Hobbes acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta: Poder soberano não resolve todas as pendências, nem arbitra qualquer decisão. O Estado divide o poder com o indivíduo. A sociedade é o verdadeiro "locus" do poder e, depois dela, o Estado. O poder do Estado é ilimitado. A paz e a defesa comum devem ficar a cargo de cada um na sociedade.
Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de: Teológico, anômico e positivo. Teológico, metafísico e positivo. Metafísico, racional e positivo. Teológico, metafísico e tradicional. Científico, patológico e metafísico.
Pigmeus Devorados - No papel, a guerra civil que durante os últimos anos devastou o Congo já acabou. Um acordo de paz foi assinado em dezembro. Na prática, os horrores de um conflito quase esquecido pelo mundo, travado nas matas fechadas do coração da áfrica, ainda continuam vindo à tona. Foram 3 milhões de mortos e outros 2 milhões de refugiados, segundo o cálculo de organismos internacionais. Saques, execuções sumárias, massacres de vilas inteiras, limpeza étnica de tribos inimigas, amputações de braços e pernas, estupros e até casos de escalpamento foram documentados por instituições humanitárias. Na semana passada, porém, uma extinta prática foi reabilitada: o canibalismo. Isto nos leva de volta à barbárie! Afirmou um dos integrantes de uma comitiva da ONU. (...) O canibalismo, neste caso, ressurge como arma no conflito mais cruento da África" (Veja, 15 de janeiro de 2005) 1-Qual seria, para Durkheim, o objeto de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor. 2- Na concepção durkheimiana da análise do fato social normal, patológico e anômico, qual se aplicaria ao caso concreto supracitado. Justifique.
Na sociedade atual, a velocidade das informações e o entretenimento são constantemente utilizados tanto de forma interativa (computador) quanto de forma passiva (televisão). Observe a figura e marque a alternativa que indique seu contexto: Tanto a mãe quanto o filho não utilizam a televisão e o computador para fins intelectualmente produtivos. Mãe e filho utilizam o computador e a televisão somente para fins práticos. O filho, ao não "largar" o computador, realiza uma atividade intelectualmente mais produtiva do que assistir a televisão. A atividade da mãe ao assistir a televisão é mais produtiva intelectualmente do que a do filho que permanece no computador. Tanto o computador quanto a televisão são utilizados como fonte de informação e cultura.
Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As Regras do Método Sociológico em que procurou estabelecer o método de abordagem do objeto da ciência sociológica, o conceito de: anomia social. fato social. caos social. reciprocidade grupal realidade social.
Considere as afirmativas a seguir: I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir; II- Tudo o que for expressivo (simbólico) no corpo cumpre funções exclusivamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica; III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade instrumental (fisiológica), significando dizer que o universo simbólico/ cultural não exerce qualquer poder sobre o mesmo; IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. Marque uma letra a seguir que indica quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas: II e IV. I e II. I, II e IV. I e IV. II e III.
Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que: I - É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia. II - Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. III - Foi um pensamento predominante na Alemanha no século XIX, nascido principalmente de correntes filosóficas da Ilustração. IV - Nele, a sociedade foi concebida como organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: I, II I, II e IV estão corretas. II e IV estão corretas. II, III e IV estão corretas. I, III e IV estão corretas. I e III estão corretas.
Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE. O Positivismo de Augusto Comte, compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história da humanidade e uma proposta de reforma da sociedade através do lema ordem e progresso UMA VEZ QUE pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades a partir de sua diversidade cultural e especificidade histórica. Marque: Se as duas afirmativas forem falsas e não se explicarem. Se a primeira alternativa for falsa e a segunda verdadeira. Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira. Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa. Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.
A localidade de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio de Janeiro, é formada por um grande número de migrantes nordestinos que estabeleceram ali um núcleo baseado em princípios de vizinhança, respeito à família e a rígidos valores morais. Este tipo de solidariedade social foi denominada por: Marx como solidariedade de classe Durkheim como solidariedade mecânica Weber como solidariedade afetiva Durkheim como solidariedade orgânic Durkheim como solidariedade patológica.
A ação de um indivíduo, quando, para atingir um objetivo previamente definido, ele lança mão de meios adequados, avaliados e planejados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista é classificada por Max Weber como: Ação solidária Ação afetiva Ação racional em relação a valores Ação racional em relação a fins Ação tradicional.
A Sociologia, para Max Weber, é a ciência “que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la casualmente em seu desenvolvimento e efeitos” (Weber, Max. Economia e Sociedade). Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo constrói tipos puros ou ideais de ação social. Nesta perspectiva, analise o texto abaixo e identifique o tipo de ação social presente no plano governamental em questão: "Plano Nacional de Direito Humanos prevê adoção por casais homossexuais (UOL Notícias, 15/05/2009). O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais. "Eu e o meu companheiro temos 37 direitos que não são respeitados. Queremos direitos iguais", disse Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Para o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), essas mudanças levam tempo, mas o plano ajudaria a antecipar as decisões. "Antes, se falaria em torno de ideias, propostas. Agora é um plano governamental, e cada ministério tem que se adaptar", disse. "Há um crescente reconhecimento na sociedade, há muitos anos existem casais gays. Existe a convivência. Esse é um passo que o Brasil deu na sua construção democrática”. Após análise do texto, marque a opção correta: Ação patológica Ação afetiva Ação tradicional Ação racional em relação a valores Ação carismática.
Emile Durkheim, em sua obra Da Divisão do Trabalho Social, analisa a divisão do trabalho como um fato social gerador da solidariedade social que: nas sociedades tradicionais é um fenômeno natural sendo que os indivíduos se unem a partir de uma solidariedade mecânica. nas sociedades tradicionais, possui como função principal fortalecer os laços sociais e aglutinar os indivíduos em torno de um mesmo objetivo, o desenvolvimento material da sociedade. na sociedade moderna , a partir das especializações, tem como função principal aumentar a produtividade e os ganhos econômicos na sociedade moderna, estabelece entre os indivíduos uma relação de interdependência, comparável a de um organismo vivo, denominada pelo autor de solidariedade orgânica. na sociedade moderna aumenta o grau de especialização dos indivíduos, o que os torna mais individualistas gerando assim uma solidariedade mecânica.
"À proporção que a realidade social se modifica, assume novas formas, incorpora outros valores, se adapta a fatos do meio físico, cumpre o processo histórico, as normas que regulam a sua existência vão-se alternando". (Fernando Miranda Rosa, Sociologia do Direito, p. 32). Sobre a relação entre Direito e Sociedade, é correto afirmar que: O Direito, na perspectiva marxista, atua como mantenedor dos privilégios das classes dominantes sobre as classes dominadas. O Direito tem como principal função manter a sociedade organizada, resolver conflitos e garantir interesses de uma parte da sociedade. O Direito atua de forma coercitiva na resolução dos conflitos sociais elaborando leis e determinando a aplicação e a sanção sem levar em consideração a moral, os costumes, as tradições e a moral vigente na sociedade em que atua. Direito e sociedade são duas realidades distintas, não há nenhuma relação ou dependência entre um e outro. O Direito é mutável da mesma forma que a sociedade muda seus valores e moral através dos tempos, durante um período predeterminado.
Leia atentamente o texto abaixo: Mauro era um renomado médico diretor do departamento de cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Teve três filhos homens que seguiram seus passos: João que se tornou cirurgião plástico e se empregou na ONG Médico Sem Fronteiras, sempre viaja para zonas de conflito com o objetivo de atender às vitimas; Pedro que também se tornou cirurgião plástico e abriu um consultório em um abastado bairro nobre da cidade onde se ocupa principalmente de cirurgias plásticas em seios, nádegas e cirurgias de rosto rejuvenescedoras; Já Cláudio se tornou cardiologista e trabalha no mesmo hospital e departamento que seu pai. Com base nos tipos ideais de ação social de Max Weber, podemos dizer que as ações dos três filhos de Mauro, João, Pedro e Cláudio ao escolherem suas profissões, correspondem respectivamente: Ação afetiva, ação racional com relação a fins e ação tradicional. Ação afetiva, ação racional com relação a valores e ação com relação a fins. Ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores a ação afetiva. Ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores e ação tradicional. Ação racional com relação a valores, ação racional com relação a fins e ação tradicional.
Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmar que: refere-se ao conjunto de ações sociais realizadas pelos indivíduos na sociedade, cujas motivações devem ser analisadas pelo pesquisador. é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma "moral social". constitui-se "o tipo psíquico" da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações. baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade. refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.
Ao final da década passada, um especialista em assuntos internacionais (Kapstein,1996:16, In: M. A. Santana, op. cit.) escreveu o seguinte acerca dos problemas gerados pela economia global: A economia global está deixando em seu rastro milhões de trabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores precisam dos Estados nacionais como uma proteção na economia mundial, eles os estão abandonando. Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes. I A economia global tem levado os governos nacionais à formulação de políticas públicas que protejam seus trabalhadores contra a perda de seus direitos. II A economia global vem dificultando o atendimento dos direitos dos trabalhadores, como os direitos ao emprego e ao salário. III A grande maioria dos trabalhadores tem sido muito beneficiada pelas transformações tecnológicas do capitalismo contemporâneo. IV A desigualdade, o desemprego e a pobreza vêm gerando a exclusão social no atual processo de desenvolvimento capitalista. Estão certos apenas os itens: I e III. II e IV. I e II. II e III. III e IV.
Para Max Weber a dominação legítima entre governo e governados somente ocorre quando: governante e governados possuem obrigações recíprocas, definidas através de regras impessoais. os governados acreditam voluntariamente no poder do governante. os governados são coagidos à dominação pelo uso da violência. governante e governados vivem uma relação democrática na qual não se percebe dominação.
Sistemas de governo não devem ser confundidos com as formas de governo, pois este termo diz respeito ao modo como se relacionam os poderes. Neste sistema, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode nele interferir. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores do executivo e escolher os ministros de estado. Socialismo. Parlamentarismo. Presidencialismo. Anarquismo.
Do ponto de vista das ciências sociais, a cultura pode ser definida como: um elemento que garante a homogeneidade entre os povos. as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem. uma função orgânica do homem e dos grandes primatas. o modo de ser, pensar e agir característico de um grupo social.
Montaigne {1533-1572} assim comentou a antropofagia dos Tupinambá: Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nosso conterrâneos. (LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p.13). Qual o conceito que se aplica ao trecho assinalado no texto? Etnocentrismo. Socialização. Relativismo cultural. Diversidade cultural.
(ENADE 2005) As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia: No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero, em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, assinalou que “os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e, dois dias depois, encheram as urnas, mostrando, assim, o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia”. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo, apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações, para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, “um terreno fértil para o terrorismo”. (Isabel Mancebo. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. Disponível em: ht tp://www2.rnw.nl/ rnw/pt/atualidade/europa/at050311_ onzedemarco?Acesso em Set. 2005 (com adaptações). A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação. O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países. O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas. A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo. A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.
Nas grandes Antilhas, alguns anos após a descoberta da América, enquanto os espanhóis enviavam comissões de investigação para indagar se os indígenas possuíam ou não alma, estes últimos dedicavam-se a afogar os brancos prisioneiros para verificarem através de uma vigilância prolongada se o cadáver daqueles estava ou não sujeito à putrefação. (LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1976, p. 60). O relato de Lévi-Strauss ilustra bem um fenômeno social designado pelos cientistas sociais como: diversidade cultural. pluralidade cultural. choque cultural. relativismo cultural.
Sobre a forma como as Ciências Sociais constroem o conhecimento, considere as afirmativas abaixo. I – As ciências sociais estudam fatos e eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. II – Os fenômenos sociais são reproduzíveis em condições controladas (nos laboratórios, por exemplo). III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial. IV – Nas ciências sociais, relação entre o investigador e o investigado interfere no resultado das pesquisas. Estão corretos apenas itens: I e II. II e III. III e IV. II e IV.
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “dominação legítima”, formulada por Max Weber. Capacidade de liderar numa determinada situação social. Probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato. Capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. Probabilidade de operar através de atos ou uso da violência.
Tendo por base o entendimento das ciências sociais sobre a cultura, analise as proposições apresentadas. I - A cultura corresponde a uma herança genética, atualizada por demandas econômicas, política e sociais. II - Produzindo cultura o homem passou a depender mais do aprendizado do que da sua herança genética para sobreviver. III A cultura é um processo cumulativo, resultante de toda a experiência social dos grupamentos humanos. Estão corretas as afirmativas: Todas as alternativas. I e II. I e III. II e III.
Report abuse Consent Terms of use