Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGENDM_4

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
GENDM_4

Description:
GENDM_4

Author:
GENDM_4
(Other tests from this author)

Creation Date:
08/05/2019

Category:
Others

Number of questions: 154
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O que todo anexo composto de apêndices e adendos relacionará, na primeira página? seus anexos seus elementos componentes seus elementos anexos seus anexos componentes seus componentes .
Os anexos, apêndices e adendos de documentos normativos, exceto a Ordem Interna, serão... obrigatoriamente assinados ou rubricados pelo Titular da OM obrigatoriamente assinados ou rubricados pelos elementos organizacionais responsáveis por sua elaboração rubricados pelos elementos organizacionais responsáveis por sua elaboração somente assinado pelo Titular da OM somente rubricados pelo Titular da OM.
Sobre os anexos, apêndices e adendos dos documentos de correspondência ou documentos declaratórios podemos afirmar: serão obrigatoriamente assinados ou rubricados pelo Titular da OM NÃO serão assinados ou rubricados pelos elementos organizacionais responsáveis por sua elaboração unicamente ser assinado pelo Titular da OM que NUNCA serão assinados ou rubricados poderão ser assinados ou rubricados pelos elementos organizacionais responsáveis por sua elaboração.
O que fazer quando um anexo, por seu peso ou tamanho, não puder tramitar apenso ao documento a que pertence? não enviar este anexo será devidamente acondicionado e receberá uma etiqueta com a identificação completa do documento de que faz parte será embalado e receberá uma etiqueta mencionando o tipo e número do documento ao qual faz parte será devidamente acondicionado e receberá uma etiqueta com tipo e número do documento ao qual faz parte N.D.A.
O grau de sigilo de um anexo será igual ou superior àquele atribuído ao seu apêndice ou adendo de maior grau de sigilo. Verdadeiro Falso.
A divulgação de um documento será realizada mediante CÓPIA ou DISTRIBUIÇÃO, sendo apresentada no rodapé da última folha do documento. Verdadeiro Falso.
Quando a quantidade de cópias a encaminhar às OM relacionadas na indicação “Cópias:” e “Distribuição:” for igual a um, não será escriturada a quantidade. Verdadeiro Falso.
As cópias de documentos enviadas à DAdM, DPMM e DPCvM sempre serão para publicação em Boletim da Marinha do Brasil (Bol MB). Verdadeiro Falso.
Não há mais o envio de documentos à DPHDM para controle de documentação e arquivamento (Arq MB). Verdadeiro Falso.
Abaixo da palavra “Cópias:”, serão relacionadas todas as cópias que foram extraídas do documento, usando sempre: o nome por extensos das OM siglas constantes do manual de redação da Presidência da República siglas constantes de publicação oficial siglas n.d.a.
Como aparecerão a OM citadas na indicação de Cópias? em ordem cronológica em ordem alfabética de siglas em ordem de antiguidade por necessidade de conhecer n.d.a.
Quando todos os anexos acompanharem a cópia, será usada a expressão “com anexos” falso verdadeiro.
quando nenhum dos anexos acompanhar a cópia, será usada a expressão “s/anexos” verdadeiro falso.
Dentre as divisões dos itens nos DA de correspondência, qual item destina-se ao estudo de um fato, discussão de um problema, ou à analise de uma situação existente? ITEM 1 ITEM 2 ITEM 3 ITEM 4.
Dentre as divisões dos itens nos DA de correspondência, em qual desses serão apresentados comentários e informações que tragam maiores esclarecimentos sobre o assunto ou que sirvam de subsídios para a melhor elucidação? ITEM 1 ITEM 2 ITEM 3 ITEM 4 ITEM 5.
Qual item da divisão dos DA de correspondência que destina-se à apresentação da conclusão, solução proposta, providência solicitada ou ação recomendada? ITEM 1 ITEM 2 ITEM 3 ITEM 4.
Nos DA de correspondência, com a exceção do OfExt, quando existir alteração de sigilo e da tramitação, em qual item deverá constar essa informação? ITEM 1 ITEM 2 ITEM 3 ITEM 4.
Deverá haver um quarto item destinado às informações complementares, importantes para a tramitação do DA de Correspondência. verdadeiro fALSO.
Quanto a divisão de itens de um DA de Correspondência, não é obrigatório que contenha pelo menos três itens. Verdadeiro Falso.
Dentre as divisões dos itens nos DA de correspondência, quando versar sobre assuntos simples, poderá ter quantos itens? apenas um dois ou três um ou dois dois a cinco.
Como são subdivididos os itens de um DA de Correspondência? PARAGRAFO, ALINEA E SUBALÍNEA, INCISO, ALINEA E SUBITEM SUBITEM, ALINEA E SUBALINEA ALINEA, TEMA E INCISO INCISO, PARAGRAFO E ALINEA.
Na Subdivisão dos itens do DA de Correspondência, como é identificado o item? ALGARISMO ROMANO, SEGUIDOS DE PARENTESE POR DOIS ALGARISMOS ARÁBICOS, SEGUIDO DE PONTO LETRA MINÚSCULA, EM ORDEM ALFABÉTICA, SEGUIDA DE PARÊNTESE ALGARISMO ARÁBICO, SEGUIDO DE PONTO LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDA DE PONTO.
Na Subdivisão dos itens do DA de Correspondência, como é identificado o subitem? ALGARISMO ROMANO, SEGUIDOS DE PARENTESE POR DOIS ALGARISMOS ARÁBICOS, SEGUIDO DE PONTO ALGARISMO ARÁBICO, SEGUIDO DE PONTO LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDA DE PONTO LETRA MINÚSCULA, EM ORDEM ALFABÉTICA, SEGUIDA DE PARÊNTESE.
Na Subdivisão dos itens do DA de Correspondência, como é identificada a Alinea? ALGARISMO ROMANO, SEGUIDOS DE PARENTESE POR DOIS ALGARISMOS ARÁBICOS, SEGUIDO DE PONTO ALGARISMO ARÁBICO, SEGUIDO DE PONTO LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDA DE PONTO LETRA MINÚSCULA, EM ORDEM ALFABÉTICA, SEGUIDA DE PARÊNTESE.
Na Subdivisão dos itens do DA de Correspondência, como é identificada a Subalinea? LETRA MINÚSCULA, EM ORDEM ALFABÉTICA, SEGUIDA DE PARÊNTESE POR DOIS ALGARISMOS ARÁBICOS, SEGUIDO DE PONTO ALGARISMO ARÁBICO, SEGUIDO DE PONTO ALGARISMO ROMANO, SEGUIDOS DE PARENTESE LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDA DE PONTO.
Os DA que utilizam textos normativos descrevem contextos mais complexos que dificilmente caberiam nos três itens normalmente usados nos DA de Correspondência. Verdadeiro Falso.
O texto do DA Normativo deverá ser cuidadosamente planejado, dividindo-se o assunto em tantas partes quantas forem necessárias. Verdadeiro Falso.
No texto do DA Normativo deve-se evitar redação que obrigue a consultas frequentes aos documentos relacionados na referência. Verdadeiro Falso.
As diversas partes do texto normativo, inclusive a Portaria, serão colocadas sob a forma de itens e subitens, admitindo-se, quando necessário, a subdivisão em alíneas e subalíneas. Verdadeiro Falso.
Dentre as opções abaixo, assinale a que contém apenas títulos de itens usados com maior frequência nos textos de DA Normativos. DOCUMENTOS, PROPÓSITO, PUBLICAÇÃO RECOMENDAÇÕES, PUBLICAÇÃO, PROPÓSITO PUBLICAÇÃO, NORMAS COMPLEMENTARES, PROPOSITO PROPÓSITO, CONCEITOS, DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS GENERALIDADES, DEFINIÇÕES, RANCHO.
O primeiro item no texto Normativo terá uma destinação específica, assinale a correta. INÍCIO CANCELAMENTO PROPÓSITO VIGÊNCIA DESENVOLVIMENTO.
Os Últimos itens no texto Normativo terão uma destinação específica, assinale a correta. DETERMINAÇÃO vigência e/ou cancelamento Encerramento cópias distribuição.
No item VIGÊNCIA, não deverá utilizar data precisa, no entanto é obrigatório o uso de uma data enunciada expressamente. Verdadeiro Falso.
No item CANCELAMENTO, devem ser mencionados todos os documentos a cancelar, evitando-se a expressões vagas como “revogam-se as disposições em contrário”. Verdadeiro Falso.
Como poderá se dividir o texto na Portaria? ITEM, ARTIGO, PARAGRAFO, INCISOS, ALÍNEAS E ITENS ARTIGO, PARÁGRAFOS, ITEM, VIGÊNCIA PARÁGRAFOS, VIGÊNCIA, ARTIGO, CANCELAMENTO, ITENS ARTIGO, PARÁGRAFOS, INCISOS, ALÍNEAS E ITENS ITEM, SUBITEM, ALÍNEA, SUBALÍNEA .
Dentre as divisões do texto na Portaria, qual a que se define como sendo a unidade básica para apresentação, divisão ou agrupamento de assuntos? PARÁGRAFOS ARTIGO INCISOS ALÍNEAS ITENS.
Dentre as divisões do texto na Portaria, qual a que se define como sendo os que constituem, na técnica legislativa, a imediata divisão de um artigo? ALÍNEAS INCISOS ARTIGO ITENS PARÁGRAFOS.
Dentre as divisões do texto na Portaria, qual a que se define como sendo os que são utilizados como elementos discriminativos de artigo se o assunto nele tratado não puder ser condensado no próprio artigo ou não se mostra adequado a constituir um paragráfo? PARÁGRAFOS ALÍNEAS INCISOS ARTIGO ITENS.
Dentre as divisões do texto na Portaria, qual a que se define como sendo elemento que constituem desdobramentos dos incisos e dos paragrafos. PARÁGRAFOS INCISOS ARTIGO ITENS ALÍNEAS.
Na Subdivisão do texto na portaria, como é iniciado o texto do Artigo? ALGARISMO ROMANO POR DOIS ALGARISMOS ARÁBICOS, SEGUIDO DE PONTO ITENS GRAFADOS EM ALGARISMO ARÁBICO, SEGUIDO DE PONTO LETRA MINÚSCULA, EM ORDEM ALFABÉTICA, SEGUIDA DE PARÊNTESE LETRA MAIÚSCULA, ENCERRADO COM PONTO FINAL OU DOIS PONTOS.
Os Artigos podem desdobrar-se, por sua vez, em parágrafos ou em incisos, os parágrafos em incisos, os incisos em alíneas e as alíneas em itens. vERDADEIRO fALSO.
A representação do parágrafo deve ser seguida de numeração ordinal até o nono e cardinal a partir deste. VERDADEIRO FALSO.
Quando existir apenas um paragrafo, a expressão “paragrafo inteiro” dever ser por extenso. VERDADEIRO FALSO.
Na Subdivisão do texto da Portaria, como é identificada a Alinea? ALGARISMO ROMANO, SEGUIDOS DE PARENTESE ALGARISMO ARÁBICO, SEGUIDO DE PONTO LETRA MINÚSCULA, SEGUIDA DE PARÊNTESE POR DOIS ALGARISMOS ARÁBICOS, SEGUIDO DE PONTO LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDA DE PONTO.
Como são indicados os Incisos no texto da Portaria? LETRA MINÚSCULA ALGARISMO ARÁBICOS LETRA MAIÚSCULA ALGARISMO ROMANO SÍMBOLOS ESPECIAIS.
Como é feita a itenização do DA Normativo, exceto a Portaria? ITEM, SUBITEM, ALÍNEA, SUBALÍNEA CAPITULO, ARTIGO, INCISO, ALÍNEA, SUBALÍNEA ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA, ITEM CAPITULO, SEÇÃO, ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA ITEM, SEÇÃO, ITEM, SUBALÍNEA.
Como é feita a itenização do DA de Correspondência? ITEM, SEÇÃO, ITEM, SUBALÍNEA CAPITULO, SEÇÃO, ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA, ITEM CAPITULO, ARTIGO, INCISO, ALÍNEA, SUBALÍNEA ITEM, SUBITEM, ALÍNEA, SUBALÍNEA.
Como é feita a itenização nas Normas? ITEM, SEÇÃO, ITEM, SUBALÍNEA CAPITULO, SEÇÃO, ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA CAPITULO, ARTIGO, INCISO, ALÍNEA, SUBALÍNEA ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA, ITEM Como é feita a itenização nas Leis/Decretos?.
Como é feita a itenização nas Leis/Decretos? CAPITULO, SEÇÃO, ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA ITEM, SEÇÃO, ITEM, SUBALÍNEA ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA, ITEM CAPITULO, ARTIGO, INCISO, ALÍNEA, SUBALÍNEA.
Como é feita a itenização do DA Declaratório? ITEM, SUBITEM, ALÍNEA, SUBALÍNEA ITEM, SEÇÃO, ITEM, SUBALÍNEA CAPITULO, SEÇÃO, ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA, ITEM CAPITULO, ARTIGO, INCISO, ALÍNEA, SUBALÍNEA.
Como é feita a itenização da Portaria? ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA, ITEM CAPITULO, SEÇÃO, ARTIGO, PARAGRAFO, INCISO, ALÍNEA ITEM, SEÇÃO, ITEM, SUBALÍNEA CAPITULO, ARTIGO, INCISO, ALÍNEA, SUBALÍNEA ITEM, SUBITEM, ALÍNEA, SUBALÍNEA.
Com relação aos verbos usados, qual alternativa consta apenas verbos direcionados à autoridade não subordinada? LEVAR AO CONHECIMENTO, SUBMETER, INFORMAR, ENCAMINHAR COMUNICAR, REMETER, INFORMAR, ENCAMINHAR APRESENTAR, RESTITUIR, SUBMETER, CONSULTAR APRESENTAR, RESTITUIR, TRANSMITIR, ENVIAR COMUNICAR, REMETER, ORDENAR, ENCAMINHAR.
Com relação aos verbos usados, qual alternativa consta apenas verbos direcionados à autoridade subordinada? LEVAR AO CONHECIMENTO, SUBMETER, INFORMAR, ENCAMINHAR COMUNICAR, REMETER, INFORMAR, ENCAMINHAR APRESENTAR, RESTITUIR, DETERMINAR, ENVIAR APRESENTAR, RESTITUIR, SUBMETER, CONSULTAR COMUNICAR, REMETER, ORDENAR, ENCAMINHAR.
Com relação aos verbos usados, qual alternativa consta apenas verbos direcionados à autoridade superior ou equivalente? LEVAR AO CONHECIMENTO, SUBMETER, TRANSMITIR, RESTITUIR COMUNICAR, REMETER, INFORMAR, ENCAMINHAR APRESENTAR, RESTITUIR, SUBMETER, CONSULTAR APRESENTAR, RESTITUIR, DETERMINAR, ENVIAR COMUNICAR, REMETER, ORDENAR, ENCAMINHAR.
Dentre as formas de tratamento, quando a correspondência for endereçada para Orgãos fora da estrutura hierárquica do MD, será abreviada. E quando for endereçada para Órgãos dentro da estrutura do MD será por extenso. VERDADEIRO FALSO.
O vocativo a ser empregado nas comunicações deve ser seguido de ? ASSUNTO NUMERAÇÃO DO DOCUMENTO NOME DO MILITAR CARGO RESPECTIVO OM ONDE SE DESTINA O ENVIO.
As datas devem ser escritas por extenso, sem que o algarismo indicativo do dia do mês seja precedido de zero (exemplo: 2 de maio de 2017 e não 02 de maio de 2017) VERDADEIRO FALSO.
O formato simplificado de datas com a utilização de “barras” (DD/MM/AAAA), onde "MM" são os dígitos numéricos correspondentes ao: DIA MÊS ANO HORA FUSO.
A Data-hora será grafada com dezesseis caracteres, sob o formato DDHHHHF/MMM/AAAA, onde "HHHH" corresponde a (s): dia, sempre com dois algarismos. horas e minutos, sempre com quatro algarismos. letra maiúscula indicativa do fuso horário. três letras do mês, em maiúsculas e entre barras. ano, sempre com quatro algarismos.
Quando constituírem mais de uma palavra, os números deverão ser grafados de que forma? Algarismos Palavras separadas Negrito Palavras únicas Maiúsculos.
Quando o número ou o percentual for usado como referência a datas deverá ser grafado por extenso VERDADEIRO FALSO.
Os valores monetários devem ser expressos em algarismos arábicos, seguidos de sua indicação por extenso entre parênteses: R$ 100,00 (cem reais) VERDADEIRO FALSO.
Assinale a alternativa correta: Dec nº 75.657 de 1975 Lei nº 4.320 ano 1964 Dec nº 75.657/1975 Lei nº 4320/1964 Dec nº 75.657 de mil novecentos e setenta e cinco.
Assinale a alternativa que contenha um exemplo de tipo ou modalidade de assinatura: Por extenso Por antiguidade Carimbada Interinamente Grifada .
A redação do texto empregará linguagem compatível com a posição hierárquica de quem está assinando, em relação à autoridade: Remetente Superior imediata Destinatária Mais moderna Subordinada.
Nos documentos de âmbito externo, NÃO será usado o termo: “Por ordem” "Incumbiu-me" "Na ausência" "Participo" "Vossa Senhoria".
Na assinatura “Por delegação de competência”, nos DA de âmbito externo, o termo “Incumbiu-me” será substituído pelo “Na ausência” em que situação: Quando for endereçado à autoridade de menor precedência. Quando for endereçado à autoridade de igual precedência. Quando for endereçado à autoridade de maior precedência. Quando for endereçado à autoridade sem precedência.
Quando for endereçado à autoridade de maior precedência, os DA de âmbito externo assinado “Por delegação de competência”, terão termo “Incumbiu-me”, substituído pelo termo: “Por Ordem” “Na ausência” “No impedimento” “Por ele”.
Na ausência, prevista ou imprevista, da autoridade incumbida da assinatura, todo documento que não possa aguardar o regresso dessa autoridade, será assinado: “ Por delegação de competência” “Interinamente” “No impedimento” “Pelo”.
Quanto à assinatura no impedimento, é correto afirmar, exceto: Nos documentos de âmbito interno, admite-se a abreviação “No impto”. A linguagem do texto será compatível com a posição hierárquica de quem está assinando no impedimento. Nos documentos de âmbito externo, não será usado o termo “No impedimento”, que será substituído pelo termo “Incumbiu-me”, quando o DA for destinado a uma autoridade de menor precedência. Compete ao Titular da OM estabelecer através do Plano do Dia, as situações que não será utilizada a assinatura no impedimento.
Para documentos que necessitem de mais de uma assinatura (ex. parecer, relatório, ata), a disposição das assinaturas será na seguinte ordem: Do mais moderno para o mais antigo, da esquerda para direita e de cima para baixo. Do mais antigo para o mais moderno, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Do mais moderno para o mais antigo, da esquerda para direita e de baixo para cima. Do mais antigo para o mais moderno, da direita para esquerda e de cima para baixo.
Quanto à rubrica, é correto afirmar: Nas cópias dos DA, a rubrica poderá ser colocada no lugar destinado à assinatura Quando o DA possuir apenas uma página, será assinado e rubricado no canto superior direito. Quando o DA possuir mais de uma página, serão assinadas todas as páginas e rubricada apenas a última. Quando o DA possuir mais de uma página, serão rubricadas todas as páginas no canto inferior direito.
A referência a uma Comunicação Interna somente DEVERÁ ser feita em um DA de âmbito: Externo Interno e externo Interno Externo, anexando a CI NDA.
Quando o assunto tratado exigir envio de documentos, deverão ser relacionados no cabeçalho como: Despacho CI CP Anexo OFICIO.
A escrituração de um documento como anexo deve ser feita de maneira que fique perfeitamente identificado. A Afirmação acima é Verdadeira ou Falsa? VERDADEIRO FALSO.
Os anexos de documentos relacionados no cabeçalho como “anexos” (Exemplo: Anexo: cópia do Of nº 978/2017, da SGM, e seus...) passam a ser: ANEXOS APENSOS ADENDOS DESPACHOS REFERÊNCIAS.
Quando o anexo de um DA for um documentos extra-MB, o mesmo DEVERÁ ser identificado de acordo com a numeração do documento. VERDADEIRO FALSO.
Nos DA que necessitem usar o Serviço Postal da Marinha, o que não é permitido anexar? Ofício Comunicação Interna Despacho Comunicação Padronizada Dinheiro em espécie .
“A transcrição de trechos de outra fonte no texto de um DA contendo mais de três linhas, quando necessária, será efetuada entre aspas, com recuo de texto e redução do tamanho da fonte para “11” e, ainda mediante identificação de sua origem/autoria, ano e respectiva página”. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? VERDADEIRO FALSO.
“Os trechos com até três linhas deverão ser transcritos dentro do próprio parágrafo, entre aspas, com o mesmo tamanho da fonte, antecedido pela identificação de sua origem/autoria (ano: respectiva página)” Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? VERDADEIRO FALSO.
Com relação a divisão de itens do DA de correspondência, exceto o OfExt, correlacione as colunas abaixo: ITEM 1 ITEM 2 ITEM 3 ITEM 4.
A redação do texto deve caracteriza-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, formalidade, concisão, simplicidade e objetividade, verdadeiro ou falso? VERDADEIRO FALSO.
1) quais partes básicas compõem um DA? cabeçalho, texto, assinatura, cópia cabeçalho, corpo, assinatura, distribuição (ou cópia) cabeçalho, corpo, assinatura, cópia, rodapé cabeçalho, texto, assinatura, rodapé cabeçalho, texto, assinatura, copia (ou distribuição).
entre o texto e a assinatura, são cinco espaços, ou seja a redação do nome da autoridade será neste quinto espaço. VERDADEIRO FALSO.
devem ser utilizados os formatos . odt para planilhas eletrônicas. VERDADEIRO FALSO.
os documentos trocados entre OM ou enviados a órgãos extra-MB deverão, sempre que possível, ser gerados no formato PDF. VERDADEIRO FALSO.
os documentos no formato .odf deverão ser utilizados por exemplo para encaminhar minutas de normas para aprovação do ODS. VERDADEIRO FALSO.
qual tamanho de letra utilizada na continuação de página e nas notas de rodapé, respectivamente: 11 E 10 12 E 10 10 E 12 14 E 12 12 E 6.
Para símbolos não existentes na fonte “Times New Roman” poderão ser utilizadas as fontes: Calibri e Wingdings Symbol e Arial Symbol e Calibri Calibri e Arial Symbol e Wingdings.
Não deverá haver abuso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, relevo, bordas ou qualquer forma de formatação que afete a apresentação e a sobriedade do documento. VERDADEIRO FALSO.
“nos termos da Lei n° 12.527/2011, regulamentado pelo Decreto n° 7,724/2012” será transcrito e, “Time New Roman” tamanho 10, itálico, estilo padrão, na cor preta. VERDADEIRO FALSO.
Os DA e seus anexos deverão ser impressos em ambas as faces do papel. VERDADEIRO FALSO.
O vocativo no documento faz parte do cabeçalho. VERDADEIRO FALSO.
A juntada de documento, quando decorrente de disposição legal, poderá ser feita por cópia autenticada, dispensável nova conferência com o documento original. VERDADEIRO FALSO.
A autenticação poderá ser feita, COM o cotejo da cópia com o original, pelo próprio servidor a quem o documento deva ser apresentado. VERDADEIRO FALSO.
Entende-se por cópia autenticada aquela que não foi assinada ou rubricada pela autoridade expedidora, porém foi legitimada por pessoa autorizada a fazê-lo. VERDADEIRO FALSO.
As Cópias Autenticadas conterão, opcionalmente, no local destinado à assinatura, um carimbo (chancela reproduzindo a assinatura da autoridade) . VERDADEIRO FALSO.
Toda cópia autenticada será legitimada por pessoa autorizada que – abaixo da assinatura, em seguida à expressão “Autenticado por:” – aporá sua rubrica sobre o nome, posto/categoria funcional e função, digitados ou sob a forma de carimbo. VERDADEIRO FALSO.
Quais são os DA que não necessitarão autenticação as cópias: IN, Of, OfExt, Port, Circ, OD e OS. Req, INST, NORM, CI, Circ, OD e OS. IN, INST, NORM, CP, Circ, OD e OS. Req, Of, NORM, Port, CP, OD e CI. IN, INST, NORM, Port, Circ, OD e OS.
As cópias dos DA a seguir deverão ser assinadas e rubricadas de próprio punho pela autoridade expedidora: que compõem processos judiciais; que divulguem concessão de benefícios, passíveis de serem utilizados em Processos de Prestação de Contas; e que não tratem de assuntos de rotina, encaminhados, em meio físico, ao CM, ao CEMA, aos demais Almirantes de Esquadra ou à autoridade superior na cadeia de comando; VERDADEIRO FALSO.
Fica dispensado o reconhecimento de firma dos documentos expedidos no país e destinados a fazer prova junto a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, mesmo se existir dúvida fundada quanto à autenticidade ou previsão legal VERDADEIRO FALSO.
A cópia reprográfica do documento efetivamente assinado poderá ser autenticada como cópia fiel do documento original. Neste caso, todas as páginas serão rubricadas por pessoa autorizada, sobre o nome, posto e função, digitados ou sob a forma de carimbo. VERDADEIRO FALSO.
Marque a sentença correta: I - As páginas de um documento serão numeradas sucessivamente, a partir da segunda página até a última, sempre na mesma posição; II - Os documentos que tenham apenas uma página serão numerados; e III - Os documentos ostensivos e sigilosos (internos/externos) terão suas páginas numeradas seguidamente, devendo cada uma conter, também, a indicação do total de páginas que compõem o documento. V; F; e V. F; V; e V. V; V; e F. F; F; e V.
Marque a sentença correta: I - Os anexos poderão ser desdobrados, quando estritamente necessário, em adendos, e estes em apêndices; II - A palavra “Anexo”, “Apêndice” ou “Adendo” digitada, manuscrita ou carimbada, na parte superior direita da primeira página (somente com a primeira letra maiúscula), seguidas de letra identificadora (quando for o caso); II - Os anexos, apêndices e adendos de um documento serão, normalmente, constituídos de formulários, relações, mapas, desenhos, modelos, cópias de outros documentos e quando forem elaborados. V; F; e V. F; V; e V. V; V; e F. F; F; e F.
Os anexos serão identificados, na parte superior, pelas regras a seguir, exceto: identifica a Organização expedidora do DA. identifica o DA a que se refere o anexo. identifica ser um apêndice. letra identificadora do anexo (caso só haja um anexo ao DA, esta letra é suprimida). identifica ser um anexo.
Assinale a forma correta de escrituração do destinatário: Sr. Comandante da Delegacia de Presidente Epitácio. Sr. Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental. Sr. Delegado da Delegacia de São Francisco do Sul. Sr. Agente da Agência de Tramandaí. Sr. Agente de Tramandaí.
A supressão de palavras no destinatário do documento, tem a seguinte finalidade: Evitar redundâncias no texto do destinatário. Apenas estético, pois é facultativo a supressão. Definir agentes e delegados, visto que só ocorre a supressão nesses casos. No texto do destinatário não se pode suprimir palavras. Nenhuma das anteriores.
Sobre o documento via, assinale a alternativa correta: Podem tramitar em âmbito interno e externo. Devem tramitar por ordem de antiguidade. Utilizada somente no âmbito interno, seguindo a cadeia hierárquica . As alternativas A e C estão corretas. Independe de antiguidade, devendo ser de conhecimento de autoridades que devam se manifestar sobre o assunto antes do destinatário.
Sobre os DA com tramitação Via, é correto afirmar: Devem ser evitadas tramitações desnecessárias. Os comentários das autoridades Via, somente podem ser feitos mediante elaboração de ofício . Sempre as autoridades via, devem expor sua opinião sobre o assunto. A autoridade que não tenha a expor, idéia ou decisão, deverá emitir um despacho. Todas as alternativas são falsas.
Qual o procedimento para uma autoridade via, enviar o documento para uma autoridade não incluída no trâmite? Deverá fazê-lo por Ofício, com cópia as demais OM. Deverá despachar para ela, incluindo-a na tramitação via. Deverá , preferencialmente, antes de despachar para ela, comunica-la por outro documento. Somente a autoridade de origem pode inserir autoridades via. A alternativa B e C estão corretas.
No caso de autoridade que nada tenha a comentar ou acrescentar , está deverá: No caso de documento físico, aporá sua rubrica no DA, sobre o carimbo da OM, colocado no verso da primeiro folha do ofício inicial, enviando cópias as demais OM. No caso de DA digital, fará sua assinatura sobreposta ao documento. Todas as autoridades devem se manifestar. Não existe documento via, tramitado em meio eletrônico. Alternativa A e B estão corretas.
É correto afirmar, que no caso de restituição, deverá ser feita obrigatoriamente por: Qualquer autoridade hierarquicamente superior. Qualquer autoridade, desde que esteja embasada. Somente por autoridades hierarquicamente superiores da mesma cadeia de comando. Oficial general. Todas as respostas estão incorretas.
Por quais documentos, uma autoridade via hierarquicamente superior a OM de origem, poderá restituir ou arquivar o documento. Por meio de despacho ou ofício quando implicar em restituição e comunicar através de mensagem quando for arquivado o documento. O envio de cópias as autoridades que tomaram conhecimento é facultativo. Somente por Ofício. Somente o destinatário pode arquivar o documento. As alternativas A e B estão corretas.
obre os DA de tramitação Via, é correto afirmar. O tratamento do destinatário final procederá, mesmo que no trâmite via haja autoridade superior. É permitida a tramitação via nos DA endereçados á várias autoridades. Os documentos via podem tramitar em âmbito interno e externo. O documento deve seguir a cadeia hierárquica. Sempre resultará num despacho.
Marque a opção correta, sobre os aspectos do DA via: Caso uma OM hierarquicamente superior receba vários documentos do mesmo assunto e ao mesmo destinatário poderá fazer um único ofício anexando todos os documentos. Cada documento gerará um despacho, sem exceção. Qualquer autoridade, mesmo hierarquicamente inferior, pode cumprir o transcrito na letra A. N.D.A As alternativas B e C estão corretas.
Referente ao assunto de um DA, marque a opção correta: Deverá ser redigida de forma clara e objetiva. Não deverá utilizar a expressão “remessa de documentos”. A expressão Remessa de Caderneta-Registro, poderá ser utilizada. Poderá ser utilizada a expressão” remessa de documentos”. As alternativas A, B e C estão corretas.
Marque a opção, correta conforme as regras de Referência: Nos DA de âmbito externo elas devem ser citadas no texto. Deverá conter a espécie do documento, preferencialmente escrita de forma abreviada. Dia, mês e ano, para documentos que não possuem numeração própria, escritos de forma abreviada. Quando sigiloso, o grau de sigilo, será escrito entre parênteses (U), (R) ou (S). Todas as alternativas estão corretas.
Assinale a opção correta, sobre as regras gerais da referência: No texto, redigir a palavra referência com letra minúscula e grifar seu indicativo quando destaca-lo. Não se deve listar como referência um documento que não seja citado no texto. Pode utilizar indicativo naval para mencionar documentos de outras OM. As referências não serão listadas na ordem em que aparecem no texto. As alternativas A e B estão corretas.
Marque a opção incorreta, sobre referência: As letras de identificação só aparecerão quando houver mais de uma referência. Não se deve referenciar documentos com prazo de arquivamento vencidos ou não preservados. No despacho dado em continuação a um ofício, só deverá aparecer “referências” quando houver alteração nas referências do ofício inicial. A referência a um documento, preferencialmente, deve ser feita se todos os endereçados possuírem o documento referenciado A citação de documentos sigilosos em referência implica na elaboração de um documento sigiloso.
Marque a alternativa em que a referência está escritura de forma correta: Of n° 155/2017 (R) da SGM. Of n° 155/2017 (R) da GABMAR. Of n° 155 de 2 de janeiro, da SGM. Of n° 155/2017 (R) do Secretário Geral da Marinha. Nenhuma das alternativas.
Marque a alternativa em que a referência está escritura de forma correta: Dec n° 92.537/1986 (Bol 5/1986, I, p/18). Dec n° 70124/1972 (Bol PCv 3/1972, p32). NORDINAVRIO (n°20-12). SGM-301 7° Rev. Nenhuma das anteriores.
Marque a alternativa em que a referência está escritura de forma correta: CI s/n°, do Supervisor ES. Msg R-301111Z/2017 (S), do CM. 3° Desp n° 11/2017, da DAdM, ao Of n° 477/2017, da DADM. NENHUMA DAS ANTERIORES.
Em relação a siglas (abreviaturas), é correto afirmar As siglas sofrem flexão de gênero, número e grau. No DA de âmbito interno, a abreviatura empregada pela primeira vez no texto será precedida de seu significado escrito por extenso, mesmo as de conhecimento geral. As abreviaturas e siglas militares serão empregadas somente nos documentos trocados entre autoridades militares. É admitido, quando for indicar o plural do elemento abreviado, utilizar a letra "s" precedida de apóstrofo ( ' ).
Quando falamos sobre menção pessoal em DA, podemos afirmar que: Os oficiais serão citados pelo posto e corpo (ou quadro) seguidos do nome, sem exceção, sendo necessário a inclusão do NIP após o corpo (ou quadro) quando se tratar de assunto pecuniário. Antes do nome da praça, em sua primeira menção, devem ser obrigatoriamente apostos sua graduação, especialidade e NIP. Quando a Praça possuir subespecialização, esse dado será inserido, quando necessário, imediatamente após sua graduação. Antes do nome do servidor civil, serão colocados sua categoria funcional abreviada e NIP, podendo, caso seja necessário, incluir o número da Matrícula SIAPE. Após o quadro/especialidade, deverá ser indicada a classe da reserva a que pertencem, (RM1) para os Militares da Reserva Remunerada e (Refº) para os Reformados. Os Militares da reserva não-remunerada terão após o Posto ou a Graduação, a indicação da classe da reserva a que pertencem (RM2, RM3 ou RM4) seguido do quadro/especialidade.
Ao que se tange as FORMAS DE TRATAMENTO, podemos concluir que: É obrigatório o emprego do superlativo Ilmo. (Ilustríssimo) para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. A forma Magnífico Reitor é empregada, por força da tradição, em comunicações dirigidas a Reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo Vossa Magnificência. A forma Eminentíssimo Senhor Cardeal, ou Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal, em comunicações aos Cardeais. Corresponde-lhe o vocativo Vossa Eminência ou Vossa Eminência Reverendíssima. A forma Vossa Santidade em comunicações dirigidas ao Papa. O vocativo correspondente é Santíssimo Padre.
Sobre o NUP, podemos afirmar: A constituição do NUP seguirá a legislação em vigor, devendo integrar os seguintes DA produzidos: INST, NORM, Port, IN, Carta, Circ, CP, Of, OfExt, Desp, Memo, DD, OD, OS e CPPJ, e alguns DA classificados como sigilosos, independentemente de virem a constituir ou não um processo. A todos os Processos, deverá ser atribuído um NUP, exceto os sigilosos de âmbito externo. As OM, aqui definidas como Unidades Protocolizadoras (UP), ao produzirem os DA que fazem jus ao NUP, deverão atribui-lo após a sua expedição. Quando a UP (OM) receber um DA, de uma OM da MB, deverá conservar o NUP atribuído pela UP de origem. Caso seja de outro Órgão Público, será atribuído um novo NUP. Caso o documento não possua o NUP, a UP recebedora deverá atribuir o referido número, inserindo-o na papeleta de encaminhamento.
Em relação ao EMPREGO DE SIGLAS E ABREVIATURAS, é correto afirmar que: O uso desses recursos obedecerá ao que estiver estabelecido em publicações específicas em vigor disponibilizadas na página da SGM, na intranet. Especial cuidado deve ser observado quanto ao emprego de siglas em DA de âmbito interno que, embora divulgadas na MB, sejam desconhecidas da autoridade destinatária. As siglas não sofrem flexão de gênero e grau, somente de número, sendo escriturado a letra "S" precedida de apóstrofo ( ' ). Não deverão ser utilizadas siglas e abreviaturas que não sejam conhecidas pelo destinatário.
Quanto ao cabeçalho, como devera ser escrito o nome da OM? Por completo e por extenso, exceto os numeros; Abreviado e por extenso exceto os numeros; Por completo e por extenso, ate mesmo os numeros; Todas as alternativas estao corretas N.D.A.
Sobre o cabeçalho, o nome da OMs muito extensos poderao ser separados em mais de uma linha, sem divisao de palavras, de modo que a linha inferior seja: Do mesmo tamanho que a linha superior Ligeiramente menor que a linha superior maior que a linha superior Todas as alternativas estao corretas.
O grupo Indicador e composto por quantos elementos? 1 2 3 4.
Quais sao os tres elementos do grupo indicador? Todas as alternativas estao corretas nome do documento e numero do mesmo classificaçao sugerida para o desarquivamento e elemento organizacional; classificaçao sugerida para o arquivamento, elemento organizacional e protocolo do DA anterior(qUANDO FOR EM RESPOSTA);.
Os dois primeiros elementos de escrituraçao obrigatoria sao definidos internamente pela OM verdadeiro falso.
Quanto ao grupo indicador: a escrituraçao do terceiro elemento so e obrigatoria quando o DA for feito em resposta de outro VERDADEIRO FALSO.
Quando o DA contiver diversos números de protocolos poderá ser escriturado admitindo no máximo: 3 por linha 2 por linha apenas 1 por linha n.d.a 5 por linha.
Identifica a especie de DA. usa-se, comumente, uma expressao-titulo no cabeçalho, normalmente antecedendo o numero de ordem: título texto cabeçalho data e hora.
Como podera ser a sequencia para o numero de ordem: anual ou departamental anual e setorial anual e mensal mensal e diario.
Quanto ao numero de ordem, na sequencia Anual, quais sao os DA que terao a mesma numeraçao sequencial? OFExt e CI OS e PORTARIA OFext e OF Aviso e Despacho.
"Esta forma pode ser empregada em OM cuo titular seja almirante ou que expeça elevado numero de DA "Quanto ao numero de ordem, Identifique a Sequencia pela frase anterior! DA. Sequencia Anual Sequencia setorial Sequencia Departamental sequencia equatorial.
Quanto ao numero de ordem, qual o DA que nao admite sequecia departamental? PORTARIA OFICIO ORDEM DE SERVIÇO INSTRUÇAO NORMATIVA.
Onumero de Ordem de um DA normativo cancelado ou remunerado so sera reaproveitado apos quantos anos? 4 3 2 1.
A reediçao do DA normativo sera indicada por uma letra miniscula apos o numero de ordem, comecando com a. VERDADEIRO FALSO.
Quais sao os DA que normalmente nao sao numerados, mas as OM que utilizam com frequencia estes DA, poderao numera-los? carta, atestado e portaria oficio e portaria despacho e portaria carta, atestado, requerimento e certidao.
O numero de ordem quando enunciado verbalmente, deve se-lo pelo numero e nao pela sequencia de algarismos, salvo se for o segundo componente de numero separado por traço de uniao e inferior a dez. VERDADEIRO FALSO.
Os sinais graficos de separaçao entre partes componentes do numero de ordem devem ser pronunciados quando forem enunciados verbalmente. VERDADEIRO FALSO.
A que destinatario somente poderao ser endereçados DA que tratem de assuntos de ROTINA? CM EMA Vice-Chefe do Estado Maior da Armada N.D.A.
A autoridade em exercicio interino faz jus a forma de tratamento devida ao cargo que estiver ocupando. verdadeiro falso.
Quanto aos destinatarios, havendo mais de uma autoridade de mesmo posto, estas poderao ser apresentadas em ordem alfabetica de seus cargos. VERDADEIRO FALSO.
No texto do DA, quando houver autoridades de diferentes formas de tratamento relacionados no endereçamento, o tratamento sera o dispensado a autoridade de maior grau hierarquico VERDADEIRO FALSO.
Quando se tratar de expediente "via", as cópias destinadas às autoridades intermediárias constarão da relação de cópias verdadeiro falso.
Embora a cópia permita desencadear medidas administrativas, ela não é documento hábil para provocar qualquer ação e, por isso, não será distribuída com esse fim. verdadeiro falso.
A indicação "Distribuição" será utilizada para os documentos de emissão repetitiva ou em série? verdadeiro falso.
Regras de digitação: Abaixo da palavra "Distribuição", como virão mencionadas as OM que serão recebedoras desse documento. Ordem de conhecimento Alfabética Antiguidade Necessidade de conhecer.
Os documentos encaminhados por meio de "Distribuição" serão considerados cópias? verdadeiro falso.
Regras de digitação: Os documentos numerados, que se estenderem por mais de uma página deverão indicar a continuação de página: a partir da primeira página a partir da segunda página na parte superior esquerda seguida de traços a partir da segunda página na parte superior direita Mencionar no rodapé da primeira página.
Report abuse Consent Terms of use