Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 09. Parte 3 de 4

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 09. Parte 3 de 4

Description:
Capitalismo

Author:
AVATAR

Creation Date:
29/04/2023

Category:
Geography

Number of questions: 15
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A política econômica do Estado Absolutista, o Mercantilismo, reuniu práticas e doutrinas que, em suas diversas modalidades entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por um (a): liberalismo econômico como forma de manutenção da aliança política do Rei com os segmentos burgueses. protecionismo alfandegário por meio de proibições das exportações que visava ao equilíbrio da balança comercial do Estado. intervencionismo estatal nas atividades comerciais lucrativas que proibiu a concessão de monopólios a grupos privados. expansão do poderio naval como garantia das comunicações marítimas entre as metrópoles e seus impérios coloniais. restrição dos privilégios senhoriais relacionados à participação da nobreza no comércio ultramarino e nas companhias comerciais do Estado, tais como a Companhia das Índias Orientais e das Índias Ocidentais.
Mercantilismo é um termo que foi criado pelos economistas alemães da segunda metade do século XIX para denominar o conjunto de práticas econômicas dos Estados europeus nos séculos XVI e XVII. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações. Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas. Crença em que a acumulação de metais preciosos era a principal forma de enriquecimento dos Estados. Aplicação de capitais excedentes em outros países para aumentar a oferta de matérias-primas necessárias à industrialização. Exploração de domínios localizados em outros continentes, com o objetivo de complementar a economia metropolitana.
Entre as condições determinantes da Revolução Industrial na Inglaterra, podem ser citadas: a conquista de mercados internos e externos, a acumulação de capitais, a existência de mercados fornecedores de bens semiduráveis e a transformação da estrutura agrária, o absolutismo monárquico. a conquista de mercados coloniais consumidores, a poupança forçada dos trabalhadores rurais, a existência de mercados fornecedores de matérias-primas, a transformação da estrutura do setor terciário e o absolutismo monárquico. a conquista de mercados semi-internos, a acumulação de capitais, a existência de mercados fornecedores de manufaturados, a transformação da estrutura agrária e a revolução gloriosa. a conquista de mercados coloniais consumidores, a acumulação de capitais, a existência de mercados fornecedores de matérias-primas, a transformação da estrutura de serviços e o absolutismo monárquico. a conquista de mercados coloniais consumidores, a acumulação de capitais, a existência de mercados fornecedores de matérias-primas, a transformação da estrutura agrária e a revolução gloriosa. .
As afirmativas a seguir decorrem sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual. I. A revolução industrial, do final do século XVIII, foi caracterizada pelo processo de cercamento das terras comunais e pela utilização do trabalho servil na Inglaterra. II. A chamada segunda revolução industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi marcada pela expansão ferroviária, pela descoberta da eletricidade e pela invenção do motor a explosão, com a utilização do petróleo como combustível. III. Segundo a teoria marxista, o desenvolvimento do capitalismo levou ao surgimento de duas classes sociais distintas: os detentores dos meios de produção, a burguesia; e aqueles que vendem sua força de trabalho, o proletariado. IV. A produção em larga escala, principal motivador da revolução industrial, tinha como objetivo primordial satisfazer as necessidades básicas de alimentação e de vestuário da população inglesa. V. Segundo Karl Marx, a especialização do trabalho, acentuada na industrialização, fez com que o trabalhador perdesse o domínio sobre o produto de seu próprio trabalho. São corretas as afirmativas: I, II, III e V II, III, IV e V II, III e V I, II e III e V II, IV e V.
"A primeira condição para o estabelecimento da paz perpétua é, certamente, a adoção geral dos princípios do capitalismo laissez-faire."Ludwig von Mises, Governo Onipotente. Qual a alternativa que melhor representa as características do capitalismo laissez-faire? O sujeito como agente de mudança da história, abolição da propriedade privada e fortalecimento do Estado frente à economia de mercado. Submissão do indivíduo à coletividade, autorregulação do mercado e construção de uma sociedade sem classes. Liberdade total e irrestrita para os indivíduos, para o mercado e maior intervenção do Estado na economia. O indivíduo é o agente econômico fundamental, liberdade de mercado e o papel do Estado restrito à proteção do direto à propriedade e manutenção da paz. Liberdade total e irrestrita para os indivíduos, liberdade de mercado, abolição da propriedade privada e intervenção mínima do Estado. .
O capitalismo financeiro surgiu ao final do século XIX e início do século XX através da fusão entre capital industrial e capital bancário. Sobre a história e características dessa etapa do sistema capitalista, julgue os itens a seguir: I. Nesta fase do capitalismo surge o neoliberalismo econômico em contraposição às políticas intervencionistas do Estado à época do mercantilismo. II. Nessa fase, com o surgimento dos oligopólios, as empresas procuram assegurar a lei da livre concorrência para baratear os seus produtos e conquistar o mercado consumidor. III. É a fase do capitalismo caracterizada pela formação de grandes empresas industriais e comerciais e crescimento acelerado de bancos e outras empresas financeiras. IV. É o período da história do capitalismo em que as próprias ações das grandes empresas tornaram-se mercadorias, isto é, passaram a ser negociadas como produtos. V- Nesta fase houve a criação dos primeiros laboratórios de pesquisa das primeiras corporações industriais, em que a ciência foi apropriada pelo capital, a serviço das empresas para o desenvolvimento de novos produtos e para a melhoria dos já existentes. São corretas as afirmativas: I, II, III e IV I, III e V II, III e IV III, IV e V III e IV.
Em relação ao capitalismo monopolista, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: (...) O crescente aumento da produção e a industrialização, já presente em diversos países, acirraram a concorrência entre as empresas. (...) As decisões de uma empresa não interferem nas decisões das demais, uma vez que as empresas fazem acordos para dominar a oferta de produtos e serviços. (...) O preço é determinado pelo mercado e fica ao mesmo nível da concorrência perfeita pelo fato de as empresas terem maior controle do mercado. (...) Os acordos entre as empresas dificultam que novos negócios se estruturem, uma vez que, tendo custos mais altos que as empresas já consolidadas, o novo produtor não consegue competir. (...) Os bancos assumiram um papel mais importante como financiadores da produção, pois as empresas precisam de investimentos para grandes produções. Por isso o capital industrial dissociou-se do capital bancário. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: V, F, F, V, V V, F, F, V, F F, F, V, V, V V, V, F, V, V F, V, F, F, F .
O Sistema capitalista se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então, veio passando por diversas características diferentes no que se refere às relações de produção e de trabalho, às ideologias e às tecnologias empregadas. Com relação ao capitalismo financeiro, analise as afirmativas a seguir: I. No final do século XIX, houve a introdução de nova fonte de energia no processo produtivo através do predomínio do carvão mineral sobre o petróleo, levando países carboníferos, como Alemanha e Estados Unidos, a direcionarem a economia no século seguinte. II. No final do século XIX, os bancos assumiram um papel mais importante como financiadores da produção e promoção de indústrias. Para complementar, a Conferência de Berlim definiu a expansão imperialista europeia sobre a África e a Ásia e consolidou a Divisão Internacional do Trabalho. III. Entre as formas de oligopólio (quando uma empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço) podemos citar: o Cartel – empresas independentes que fazem acordos para dominar o mercado; o Conglomerado – empresas que diversificam sua produção para dominar a oferta de certos produtos ou serviços; a Holding – uma empresa criada para administrar outras, possui a maioria das ações; e Truste – empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização. IV. A década de 1920 nos Estados Unidos foi marcada por grande euforia econômica. Houve aumento do consumo com a expansão do crédito, sem nenhum tipo de regulação e intervenção estatal, e para financiamento de diversas atividades econômicas. Esse boom econômico levou as pessoas a investirem cada vez mais no mercado financeiro, fazendo disparar a especulação monetária. São corretas as afirmativas: I, II, III e IV II, III e IV III e IV II e III II e IV.
O New Deal foi um programa de ação executado pelo governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, nos Estado Unidos, entre 1933 e 1945, com o objetivo de resgatar o crescimento econômico interrompido pelo crash de 1929. O New Deal visava: Recuperar a capacidade produtiva e comercial dos países europeus, incentivar o desenvolvimento de mercado consumidor de produtos de bens duráveis, consolidando as estruturas capitalistas no continente. Estimular o desenvolvimento econômico, através de reformas estruturais profundas que objetivavam atingir os seguintes setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. Restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço entre a cidade e o campo, reativar o mercado interno pelo controle dos preços da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas. Promover a expansão econômica do país, da industrialização de forma intensa e rápida através de planos quinquenais que estipulavam o que produzir, como produzir e como distribuir para satisfazer as necessidades das sociedades. Incentivar a entrada de capitais pela privatização e liberalização da economia, promover maior disponibilidade de crédito e mais investimento para favorecer o crescimento sustentado da economia e gerar empregos bem remunerados. .
O liberalismo econômico fundiu capital financeiro e capital industrial e revelou-se incapaz de equilibrar desenvolvimento econômico e social, resultando na depressão mundial de 1929. Com base nos conhecimentos sobre o tema, as características das doutrinas implementadas após a depressão – keynesianismo nos anos de 1930 e neoliberalismo nos anos de 1980 – são respectivamente: O predomínio das grandes fusões e da concentração de capitais; o intervencionismo estatal na economia. A existência dos monopólios e trustes econômicos; a implantação de uma política de bem-estar social. O intervencionismo e o controle da economia por parte do Estado; a desregulamentação econômica com a privatização de empresas estatais. A formação de alianças entre Estado e sindicatos; a criação do salário-mínimo, com redução da jornada de trabalho. A retração mundial das corporações capitalistas; a revolução tecnológica, informacional e produtiva.
Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Isso ocorre no pós-Segunda Guerra, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX, com a expansão de empresas multinacionais e diversas tecnologias no espaço mundial. (Adaptado de Moreira, J.C e Sene, E. Geografia do Ensino Médio, p. 174.) Sobre o assunto, é correto afirmar que: Nessa fase do capitalismo, os países tornam-se cada vez mais vulneráveis aos interesses das grandes corporações internacionais, fato associado à crescente circulação de capitais, mercadorias, informações e pessoas, características importantes do processo de globalização. A característica mais importante e fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento, fato que tem gerado maior interdependência entre os países e diminuído a desigualdade econômica e social entre as nações. Nessa fase do capitalismo, ocorre uma verdadeira “guerra” nas bolsas de valores e mercados futuros em diversos países do mundo como também em outros setores econômicos. Este período é também caracterizado pela igualdade competitiva entre empresas de países pobres e ricos. No capitalismo globalizado, a intensificação dos fluxos comerciais no espaço mundial é intensa e harmônica. Os produtos são transportados por enormes navios, trens, caminhões e aviões, que circulam por modernas e intricadas redes que cobrem grandes extensões da superfície terrestre. A forte presença do Estado regulando a economia permitiu a formação de centros tecnológicos que reúnem diversas atividades de P&D, áreas de alta tecnologia que facilitam os contatos institucionais entre esses meios, produzindo uma economia de aglomeração ou de concentração espacial do desenvolvimento tecnológico.
A nova onda são estratégias de integração regional, os novos subsistemas do capitalismo mundial. Integração articulada por governos e empresas, setores públicos e privados, conforme potencialidades dos mercados, dos fatores da produção, ou das forças produtivas, de acordo com o movimento do capital orquestrado principalmente pelas transnacionais. IANNI, O. Nação: província da sociedade global? In.:SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia; SILVEIRA, Maria Laura (orgs.) Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994 (adaptado). Em relação à forma do capitalismo, em sua etapa avançada que chamamos de globalização, que para alguns autores substitui e torna o imperialismo uma página virada e para outros é a sua continuidade, é CORRETO afirmar: I. Desacelera o fluxo migratório. II. Busca a integração financeira dos mercados mundiais. III. Impacta de forma negativa nos países subdesenvolvidos provocando a exclusão social. Em relação às afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA. Todas as afirmativas estão corretas Somente as afirmativas I e III estão corretas Somente as afirmativas II e III estão corretas Somente as afirmativas I e II estão corretas Somente a afirmativa I é correta.
No contexto da última fase da dinâmica do capitalismo contemporâneo, observa-se que este passou a ser marcado pelo(a): incremento da produção industrial, tanto no que se refere ao setor fabril, como ao setor de serviço. investimento no plano financeiro e patrimonial numa aceleração da circulação mundial de capital especulativo. retorno do princípio da livre concorrência na economia com restrições às fusões, aos trustes e cartéis. manutenção das formas pretéritas de organização do trabalho sem mudanças nas suas formas de uso, consumo e gestão. permanência dos velhos padrões de concorrência capitalista, de concentração e centralização do capital, de produtividade e competitividade.
Inspirado no liberalismo clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre outras medidas: I. A atuação do Estado como empresário, como mediador das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas. II. O desenvolvimento de uma política de privatização das empresas estatais, para reduzir o papel do Estado na economia. III. A minimização do poder dos sindicatos e a redução dos direitos trabalhistas. IV. A redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura econômica. Estão corretas: apenas I, II e IV apenas I, III e IV apenas I, II e III apenas II, III e IV I, II, III e IV.
Sobre a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. (....) A DIT teve início no colonialismo, quando as potências exploravam as matérias-primas e os produtos agrícolas de suas colônias. (....) A evolução do capitalismo no mundo contribuiu para o desenvolvimento de relações comerciais favoráveis para todos os países, nivelando a DIT. (....) A descolonização significou independência política e econômica, alterando as relações comerciais do período colonial entre o mundo subdesenvolvido e desenvolvido. (....) Na nova DIT, os países emergentes exportam bens industrializados, e os desenvolvidos exportam tecnologias de ponta. (....) O Brasil se enquadra nos países subdesenvolvidos industrializados, e a exportação de commodities se mantém importante para a sua economia. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. V, F, V, F, F V, V, V, V, F V, F, F, V, V F, V, F, F, V V, F, F, F, V.
Report abuse Consent Terms of use