Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 11. Parte 2 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 11. Parte 2 de 3

Description:
Ambiental e Pol. Intern.: Os Fenômenos Climáticos e a Interferência Humana

Author:
AVATAR

Creation Date:
12/06/2023

Category:
Geography

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Atenta às questões ambientais do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs no final da década de 1980 uma avaliação dos impactos antrópicos no clima. Com esse objetivo, foi criado: O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável pela implantação de medidas de exploração do espaço não prejudiciais ao clima mundial. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, responsável pela produção e divulgação de relatórios pautados na produção científica mundial. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, responsável pelo acolhimento de pessoas afetadas pelas mudanças climáticas globais. O Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, responsável pelo gerenciamento do mercado de créditos de carbono para minimização do aquecimento global. As Conferências das Partes, em que onde se discutem ações práticas para execução de medidas para as mudanças climáticas.
A Geografia na atualidade tem dedicado uma particular atenção aos temas “A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável”. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa que NÃO corresponde à realidade: Inúmeros acidentes ocorridos e a crescente degradação ambiental, em face da utilização de inadequadas práticas de produção, foram fatos que colocaram a gravidade da problemática ambiental na agenda econômica e social mundial. A formulação teórica do conceito de Desenvolvimento Sustentável propõe a inclusão de critérios ambientais na atividade produtiva, objetivando assegurar o crescimento econômico, mas respeitando as condições de renovação, bem como a capacidade dos ecossistemas. O conceito de Desenvolvimento Sustentável surgiu em plena Guerra Fria, na década de 1950, como decorrência da intensa pressão promovida pela OTAN, com base em argumentos ambientalistas dos países do Leste Europeu que adotavam o Modelo Socialista. O Desenvolvimento Sustentável apoia-se, basicamente, nas três dimensões da sustentabilidade, ou seja, Econômica, Social e Ambiental. A realização de queimadas, independentemente da finalidade a que se destina, sendo causadas pela própria dinâmica da natureza ou de origem antrópica, gera impactos negativos ao meio ambiente, entre os quais: aquecimento global, perda da biodiversidade e problemas de saúde para os humanos.
Dados que podem ser cruciais para o futuro do planeta começaram a ser analisados por um grupo de 165 países. Autoridades mundiais estão reunidas para avaliar previsões feitas por especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são de extrema relevância porque, a partir delas, acontecerão as negociações entre líderes políticos na COP26 que acontecerá em novembro, na Escócia. Uma das perguntas que deverá ser respondida pelo grupo é justamente se a meta estabelecida durante o Acordo de Paris, em 2015, deverá ser mantida ou se um novo propósito ainda mais ambicioso deve ser priorizado. (www.correiobraziliense.com.br, 27.07.2021.Adaptado.) A meta contextualizada no excerto envolve a: Exigência de estudos de impacto ambiental para avaliar danos ao meio ambiente. Preservação da integridade ecológica para reduzir a extinção de espécies. Desaceleração do crescimento das cidades para diminuir os efeitos das ilhas de calor. Construção de políticas econômicas verdes para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Redução das emissões de gás carbônico para limitar o aquecimento global.
Um dos grandes problemas ambientais que o planeta enfrenta na atualidade são as queimadas. No Brasil, dos casos de queimadas ocorrem na Amazônia. Só nesse bioma os casos cresceram em 2019 em relação ao ano de 2018. (notícias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redaçao/2019/08/21/o-que-esta-acontecendo-na- amazonia-ambientalistas-explicam.htm). Sobre o assunto e conhecimentos correlatos, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (...) Durante as queimadas ocorre intensa liberação de dióxido de carbono que chega à atmosfera, o que interfere no efeito estufa e, consequentemente, no aquecimento global. (...) No Brasil, as queimadas ocorrem principalmente para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, destruindo a vegetação e comprometendo a biomassa e a biodiversidade. (...) Políticas governamentais objetivando o controle de queimadas foram determinadas pelo Protocolo de Kyoto, em 1997, e ratificado na Convenção sobre a Biodiversidade e a Convenção do Clima, durante a Rio- 92. (...) As queimadas são um problema recorrente no Brasil, estando, muitas vezes, relacionadas com a limpeza de áreas para renovar-se pastagens. (...) Além das queimadas intencionais, provocadas pelos seres humanos, existem também as queimadas que acontecem de forma natural. Nesse caso, elas são benéficas e auxiliam na limpeza do local e fertilização do solo. Assinale a resposta correta: V, V, F, V, V V, F, V, V, F F, F, F, F, V V, V, F, V, F F, V, V, F, V.
Leia o trecho de reportagem e analise as proposições. TRUMP anuncia saída dos EUA do Acordo de Paris em prol da economia O presidente Trump anunciou, nesta quinta (1o), a saída dos EUA do Acordo do Clima de Paris, compromisso firmado por 195 países em 2015. Com a saída, os EUA aprofundam o atrito com seus aliados do Ocidente e se juntam à Síria e Nicarágua como os únicos países fora do Acordo. (https://noticias.uol.com.br – 01/06/2017.) I. O Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática. II. Um dos argumentos utilizados por Trump, ao fazer o anúncio mencionado na reportagem, é que o Acordo de Paris oferece a outros países uma vantagem injusta sobre a indústria americana, destruindo empregos nos EUA. III. O Brasil, por meio de documento oficial, se comprometeu a reduzir em 37% suas emissões de gases estufa até 2025 (em relação ao montante registrado em 2005) e possivelmente em 43% até 2030. IV. Considerado o país que mais emite poluentes na atualidade, os EUA adotam postura inversa à de 1997, quando ratificaram o Protocolo de Kyoto. É correto o que se afirma em: I, apenas I, II e III, apenas I e II, apenas III e IV, apenas II, III e IV, apenas.
O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que: Todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais. Os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres. Todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono. Todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia. Os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.
Sobre os problemas ambientais no cenário mundial e sua dinâmica nos espaços urbanos e rurais, é correto afirmar que: Nas grandes cidades, o fenômeno da ilha de calor agrava a concentração de poluentes na atmosfera, dificultando a circulação do ar e provocando inúmeros problemas de saúde à população, especialmente no inverno. Os países subdesenvolvidos são os principais responsáveis pela maior parte dos gases tóxicos lançados na atmosfera. Nesses países, as políticas voltadas para a preservação ambiental são prioritárias e severas, com metas a cumprir, estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto. No campo, as monoculturas fizeram com que a utilização de inseticidas no combate às pragas favorecesse a diminuição de predadores naturais, provocando desequilíbrios nas cadeias alimentares. Contudo, esse modelo agrícola minimiza a incidência da erosão nos solos. As chuvas ácidas estão relacionadas à emissão de poluentes, especialmente pelas atividades industriais. Como na atmosfera não há barreira entre uma região e outra, é comum os poluentes emitidos numa cidade provocarem chuva ácida em regiões vizinhas. No Brasil, as chuvas ácidas provocaram muitos danos na Mata Atlântica da Serra do Mar entre as décadas de 70 e 80. Um dos principais fatores para a diminuição da camada de ozônio é o dióxido de enxofre (SO2) lançado na atmosfera após a queima de grandes quantidades de carvão.
Chancelado na cidade de mesmo nome no Canadá em 1987, o Protocolo de Montreal completa 30 anos em 2017. Esse tratado é considerado um dos mais bem-sucedidos da história, prescrevendo obrigações aos 197 países signatários em conformidade com o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas à luz das diversas circunstâncias nacionais. (https://nacoesunidas.org. Adaptado.) O protocolo evidenciado no excerto estabelece metas para: Eliminação das substâncias prejudiciais à camada de ozônio, a qual funciona como um filtro ao redor do planeta, que protege os seres vivos dos raios ultravioleta. Contenção dos fatores que contribuem para o processo de desertificação, o qual é derivado do manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços subtropicais úmidos. Proteção no campo da transferência, da manipulação e do uso seguros dos organismos vivos modificados, resultantes da biotecnologia moderna. Redução das emissões de gases de efeito estufa mediante o incentivo de atividades do 2o setor que promovam a degradação florestal. Erradicação do conhecimento das comunidades locais e populações indígenas sobre a utilização sustentável da diversidade biológica.
Analise as afirmações abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. (.....) O efeito-estufa é um fenômeno natural, porém intensificado pelo aumento das emissões de gases do efeito-estufa. (.....) A intensificação do efeito-estufa pode provocar um aquecimento global da temperatura média da Terra, embora existam discordâncias entre os cientistas. (.....) As mudanças climáticas associadas ao efeito estufa incluem o derretimento em larga escala das geleiras e o aumento das chuvas em todo o mundo. (.....) O IPCC é o órgão governamental estadunidense que mais tem interferido nas decisões do Protocolo de Kyoto. (.....) O MDL é um dos mecanismos criados pelo Protocolo de Kyoto para reduzir as emissões de gases do efeito-estufa e auxiliar no processo de sequestro de carbono. A sequência correta, de cima para baixo, é: F, F, V, V, F V, F, V, F, V F, V, F, V, F V, V, F, F, V V, V, F, V, V.
A 26a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas da ONU (COP26) aconteceu em 2021 na cidade de Glasgow. Nesta COP, os líderes mundiais avaliaram e discutiram os próximos passos para a completa implementação dos compromissos internacionais sobre as mudanças climáticas. O tratado internacional, que corresponde ao compromisso multilateral para o clima, e uma ação prioritária para viabilizar o ato apresentado na imagem são: o Protocolo de Cartagena e a efetivação de políticas multissetoriais para o financiamento de pesquisas científicas sobre o aquecimento global. o Acordo de Viena e a ampliação da rede de monitoramento por satélite para verificar de forma eficiente o equilíbrio entre as zonas de emissões e captura das emissões de gases. a Convenção da Basileia e o fomento de políticas de investimento por méritos aos setores econômicos que retêm os gases causadores do efeito estufa. o Acordo de Paris e o incentivo público à transformação dos valores ambientais das populações locais para a redução das emissões de gases. o Protocolo de Kyoto e a consolidação de políticas inovadoras de descarbonização para ampliar o sequestro de gases do efeito estufa.
Report abuse Consent Terms of use