Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 11. Parte 3 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 11. Parte 3 de 3

Description:
Tratados ambientais - SEM RESPOSTA VRF

Author:
AVATAR

Creation Date:
12/06/2023

Category:
Geography

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
GEO2 – EX6 01) Sobre os tratados ambientais globais que se refletem nos problemas ambientais do Brasil das últimas décadas, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (....) A Convenção sobre Mudanças Climáticas Globais, ocorrida na década de 1990, estabeleceu uma meta para a redução mundial dos gases do efeito estufa. (....) A Organização das Nações Unidas (ONU) organizou, na década de 1970, em Estocolmo, Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, um marco oficial que discutiu questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. (....) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, debateu o conceito de desenvolvimento sustentável para ser adotado em todos os países. (....) Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, foi apresentada a proposta de criação do conceito de economia verde. (....) A Agenda 21 foi estabelecida na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+ 10), realizada em Johannesburg, África do Sul, para comemorar a redução da emissão de gases na atmosfera no início do século XXI. Assinale a alternativa correta: A) V, V, V, V, F B) V, F, V, V, F C) F, V, F, F, V D) F, V, V, V, F E) V, V, V, F, V.
GEO2 – EX6 02) A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, propôs as seguintes medidas, EXCETO: A) a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável para o século XXI para não comprometer as necessidades das gerações futuras. B) uma série de medidas que visam diminuir a emissão de poluentes pelas fábricas, com o objetivo de impedir a destruição da camada de ozônio. C) um enérgico controle de natalidade para os países subdesenvolvidos para eliminar a pobreza no próximo século. D) uma convenção para frear a destruição da flora e da fauna para preservar a biodiversidade especialmente nas florestas tropicais. E) resoluções visando alterar o modelo consumista de desenvolvimento vigente no mundo para minimizar os impactos ambientais no planeta.
GEO2 – EX6 03) O Brasil sediou, em junho de 2012, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas Rio+20. O evento ofereceu oportunidade para vários países discutirem o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, cultural, ambiental, econômica, política e ética. O reordenamento discursivo e geopolítico global discutiu a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco como: nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética, a geoengenharia e o maior controle empresarial dos recursos naturais. Sobre a Conferência das Nações Unidas Rio+20 é correto afirmar que: I. O evento girou em torno da proposta de adoção da economia verde, ou seja, de um novo sistema produtivo, com base na baixa emissão de poluentes, na eficiência no uso dos recursos naturais, objetivando o desenvolvimento econômico sustentável e a erradicação da pobreza. II. A conferência ocorreu em um momento geopolítico crítico. Nunca se falou tanto nos limites físicos do planeta e na sobrevivência das populações, no entanto ficou evidente no documento final a falta de vontade política para se estudar o futuro da humanidade, por parte de alguns países que mais poluem o mundo. III. Especialistas apontam que a natureza já alcançou um ponto crítico, e, se não forem modificados os padrões de produção e de consumo, não haverá tempo para chegarmos a ter uma Rio+40. IV. O desenvolvimento técnico-científico usado dissociado da consciência ecológica faz com que os recursos naturais sejam saqueados numa escala sem precedente. Estão corretas: A) I e IV B) II e III C) I, III e IV D) I e II E) I, II, III, IV.
GEO2 – EX6 04) A temática ambiental ganha cada vez mais espaço nos debates internacionais em função dos graves efeitos deixados pelas práticas socioeconômicas em diferentes ecossistemas do planeta. O uso irracional da água pela população mundial ameaça ampliar o número de países que sofre com a escassez dos recursos hídricos em seus territórios. Tal fato ganha dimensões políticas preocupantes, já que muitos cientistas têm apontado previsões nada animadoras para as regiões áridas do mundo, onde a falta de água doce obriga os governantes a gastarem mais capital para a mitigação dos efeitos da seca. Um dos grandes dilemas da sociedade mundial é adequar o desenvolvimento socioeconômico ao meio ambiente. Sobre tal problemática, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (....) O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que estipula reduções obrigatórias de emissões de gases causadores do efeito estufa. Pelo acordo, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos cortariam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis de 1990, e os demais países reduziriam suas emissões depois de 2012. Além disso, o protocolo estabelece um fundo internacional financiado pelos países desenvolvidos para que os países em desenvolvimento possam lidar com os efeitos das mudanças climáticas, incluindo o chamado crédito de carbono. (....) Na Conferência de Estocolmo-1972, os países em desenvolvimento contestaram a política do “crescimento zero”, que propunha controle da natalidade e o congelamento do crescimento econômico para inibir os impactos ambientais. Ficou estabelecido, então, o respeito à soberania das nações, isto é, a liberdade de os países em desenvolvimento buscarem o crescimento econômico e a justiça social explorando de forma sustentável seus recursos naturais. (....) Embora atualmente a China seja um dos países que mais investem na busca de energias renováveis e não poluentes e em preservação ambiental, algumas regiões ainda estão com sérios problemas de abastecimento de água para a população e a irrigação agrícola devido ao desmatamento (que compromete as nascentes) e à poluição provocada pelo lançamento de esgoto domiciliar e industrial diretamente nos rios, sem tratamento. Nas maiores cidades, a poluição atmosférica provocada pelos veículos e indústrias tornou a qualidade do ar quase sempre imprópria, comprometendo as condições de saúde da população. (....) Na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), o objetivo era fazer um balanço de tudo o que foi feito nos últimos vinte anos, renovando o compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável; avaliar quais as lacunas que ainda existem na execução dos acordos internacionais; abordar os novos desafios emergentes e discutir novas formas de recuperar os estragos que já fizemos em nosso planeta, sem deixar de progredir. Assinale a alternativa correta: A) V, V, F, V. B) F, F, F, V. C) V, V, V, V. D) F, V, V, F. E) F, F, V, V.
GEO2 – EX6 05) As afirmativas que seguem estão relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Sobre o tema, assinale a opção correta.iva correta: A) Analisando o período de vinte anos entre a Eco 92 e a Rio+20, representantes dos países em diferentes estágios de desenvolvimento foram unânimes em reconhecer os sensíveis avanços no uso racional dos recursos naturais, na erradicação da pobreza, na redução das diferenças sociais e econômicas, na utilização de energias limpas e na redução da emissão de gases de efeito estufa. B) Em meio à severa crise da economia mundial, especialmente dos países do euro, os governantes dos países desenvolvidos tomaram atitudes decisivas e rápidas quanto ao estabelecimento de cotas de participação financeira, que visem fomentar a recuperação do meio ambiente como forma de resgatar a economia dos países em crise. C) A Rio+20 teve o grande mérito de ratificar o Protocolo de Kyoto (1997), assegurando a adesão de todos os principais países poluidores na meta de redução dos níveis de emissão de gases poluentes. D) Os países em desenvolvimento reunidos na Rio+20 regulamentaram a adoção de áreas de preservação nas margens dos rios, decidindo que essa medida deve ser aplicada apenas aos rios de grande porte e em grandes propriedades. E) A Conferência da ONU denominada Rio+20 discutiu temas para o futuro e produziu uma declaração intitulada “O Futuro que queremos”, preocupada em atingir uma economia sustentável que busque reduzir a degradação do meio ambiente, que combata a pobreza e assegure a produção de alimentos para todos.
GEO2 – EX6 06) O crescimento econômico mundial pós-2a Guerra foi propiciado, especialmente, pelo crescimento da atividade industrial que trouxe, além do desenvolvimento, vários problemas ambientais, que comprometeram a qualidade de vida da população. Vários movimentos sociais reuniram pessoas com preocupações com o futuro do planeta diante do modelo econômico vigente e grandes conferências internacionais foram organizadas. Analise as afirmativas abaixo sobre as conferências internacionais. I. A Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (1972), na Suécia, alertou sobre como as ações humanas estavam causando a degradação da natureza e criando graves riscos para o bem-estar e para a sobrevivência da humanidade. Entre os resultados, foi elaborada uma Declaração de Princípios de Comportamento e Responsabilidade sobre o Meio Ambiente e um Plano de Ação, que convocava apenas os países subdesenvolvidos a propor soluções sobre os vários problemas ambientais. II. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), que ficou conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, teve, entre vários objetivos, examinar a situação ambiental desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento econômico vigente. Esse evento organizado pela ONU rendeu uma série de tratados e acordos de grande importância, entre eles, A Convenção do Clima e a Convenção da Biodiversidade. III. Em 2002, a ONU organizou mais um evento, tentando estabelecer ações globais de melhoria da qualidade de vida. O evento ficou conhecido como Rio +10, a Cúpula do Desenvolvimento Sustentado, que se realizou em Joanesburgo, África do Sul. Nesse evento, houve poucas deliberações, devido ao cenário de incertezas econômicas mundiais. IV. A Agenda 21 é um programa de ação, que objetiva promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema “Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento”, assinado durante a Conferência de Estocolmo. Assinale a alternativa correta: A) Estão INCORRETAS apenas II e III. B) Estão INCORRETAS apenas I, II. C) Estão INCORRETAS apenas I e IV. D) Estão INCORRETAS apenas I, III e IV. E) Estão INCORRETAS apenas IV.
GEO2 – EX6 07) A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, reuniu chefes de Estado da maioria dos países do mundo, além de representações ONGs, numa Conferência paralela. Esse encontro, que na fase preparatória teve como subsídio o Relatório Brundtland, definiu uma série de resoluções, com EXCEÇÃO: A) do plano de ação, conhecido como Agenda 21, que procurou implantar um modelo de desenvolvimento sustentável para os países mais poluidores do mundo. B) da Convenção da Biodiversidade, que tentou frear a destruição da flora e fauna, concentrada principalmente nas áreas tropicais. C) da Convenção sobre Mudanças Climáticas, que estabeleceu várias medidas para a diminuição da emissão de poluentes para a atmosfera. D) da alteração do atual modelo consumista de desenvolvimento para outro, ecologicamente mais sustentável. E) da Declaração de Princípios Relativos às Florestas, uma série de indicações sobre manejo, uso sustentável e outras práticas voltadas à preservação desses biomas.
GEO2 – EX6 08) Sobre os tratados ambientais globais que se refletem nos problemas ambientais do Brasil das últimas décadas, assinale a alternativa INCORRETA. A) A Convenção sobre Mudanças Climáticas Globais, ocorrida na década de 1990, estabeleceu uma meta para a redução mundial dos gases do efeito estufa. B) A ONU organizou, na década de 1970, em Estocolmo, Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, um marco oficial que discutiu questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. C) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, debateu o conceito de desenvolvimento sustentável para ser adotado em todos os países. D) Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, foi apresentada a proposta de criação do conceito de economia verde. E) A Agenda 21 foi estabelecida na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 10), realizada em Johannesburg, África do Sul, para comemorar a redução da emissão de gases na atmosfera no início do século XXI.
GEO2 – EX6 09) A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, é um marco importante para a questão ambiental. Em diversos países, essa conferência estimulou: A) o nascimento de órgãos de defesa do meio ambiente e a criação de leis de controle da poluição. B) a fundação de organizações não governamentais e a estatização de empresas poluidoras. C) a catalogação de áreas ricas em espécies nativas e a transferência de sua propriedade à ONU. D) a implantação em escala global de políticas ambientais outras ligados ao desenvolvimento sustentável. E) a noção de desenvolvimento sustentável, em que se atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
GEO2 – EX6 10) A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento usou, pela primeira vez, o conceito de Desenvolvimento Sustentável no Relatório Brundtland, de 1987. O Desenvolvimento Sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais. (Apud BRUNDTLAN, Comissão. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: o nosso futuro comum. Universidade de Oxford, Nova Iorque: 1987 (http://eubios.info/BetCD/Bt14.doc). Com relação aos componentes do Desenvolvimento Sustentável, assinale a afirmação INCORRETA. A) A sustentabilidade ecológica avalia a manutenção dos estoques de recursos naturais a serem incorporados às atividades produtivas. B) A sustentabilidade ambiental refere-se à capacidade dos ecossistemas em absorver e se recompor das agressões antrópicas. C) A sustentabilidade social refere-se à adoção de políticas distributivas e à universalização de atendimento em saúde, educação e seguridade social. D) A sustentabilidade econômica caracteriza-se pelo uso intensivo dos recursos naturais e pela procura de produtos substitutos quando surge a ameaça de esgotamento. E) A sustentabilidade política refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
Report abuse Consent Terms of use