Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 21

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 21

Description:
Inglaterra

Author:
AVATAR

Creation Date:
29/05/2023

Category:
Geography

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Tendo como base os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as afirmativas a seguir: I. Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos. II. O Reino Unido foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial. III. Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração. IV. As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos ainda no Século XVIII, recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso êxodo rural. V. Foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros. Estão corretas: I, II e III I, II e V II, III e IV II, III e V I, II, III e V.
Em relação à economia do Reino Unido, assinale a alternativa FALSA: A partir da década de 1970, Cambridge se transforma em grande centro industrial, concentrando indústrias de informática e tecnologia. As políticas estatizantes da primeira-ministra Margaret Thatcher aumentaram a competitividade das indústrias britânicas, porém houve o enfraquecimento do estado de bem-estar social, com aumento da concentração de renda. Houve uma decadência mais acentuada nas regiões de industrialização mais antiga, associadas às antigas bacias carboníferas. O crescimento do Reino Unido no pós-guerra não acompanhou o crescimento de outras potências, como Estados Unidos, Japão e Alemanha. Liverpool, Manchester e Sheffield transformaram-se em zonas de repulsão profissional após a década de 1970.
Sobre a industrialização do Reino Unido, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (....) Com o crescimento do Império Britânico, o Reino Unido conseguiu novos fornecedores de matéria-prima para a indústria e um novo mercado consumidor para os produtos que fabricava. Entre os produtos obtido das colônias lã barata da Índia e algodão das plantações escravocratas do sul dos Estados Unidos. (....) Com a Segunda Revolução Industrial, houve desenvolvimento de ferrovias e portos (Londres e Liverpool). As cidades de Londres e Birmingham concentram indústrias automobilísticas, químicas, elétricas, mecânicas, farmacêuticas. O ferro e carvão deram lugar ao aço, à eletricidade e ao petróleo. (....) Durante a década de 1970, especialmente, o setor manufatureiro perdeu constantemente sua participação nos mercados doméstico e internacional. Houve um processo de desindustrialização e antigas regiões manufatureiras tiveram de se reinventar. Manchester, outrora conhecida como Cottonopolis, concentrou sua economia no setor de serviços, na biotecnologia e nas indústrias de comunicações. (....) Atualmente, Londres manteve sua condição de principal centro comercial e financeiro do RU e um dos mais importantes do planeta, reforçando seu papel de comando na economia nacional e mundial. É a maior Bolsa de Valores da Europa, porém a indústria de eletrônicos e tecnologia entrou em decadência. (....) O Brexit trouxe consequências sérias para o Reino Unido, como: prejuízos comerciais para o país, fechamento de empresas, desemprego, redução na entrada de imigrantes, crise de abastecimento de mercadorias e Falta de mão de obra em vários setores da economia. Além disso, também houve crises econômicas nos territórios de fronteiras. Assinale a alternativa correta: V, V, V, V, V F, V, F, V, F F, V, V, F, V F, F, V, V, V F, V, V, V, V.
Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente. ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed.São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256. Sobre essa relação entre industrialização do Reino Unido, tem se que: Após a Segunda Guerra Mundial acentuou-se o processo de desconcentração industrial, quando as indústrias abandonaram as tradicionais áreas carboníferas nas grandes cidades e deslocaram-se para outras localidades, principalmente ao sul do país e próximo a universidades. A produção em larga escala resultante do processo de industrialização permitiu a expansão das atividades agrícolas e industrias do Reino Unido e uma maior distribuição da população urbana para o espaço rural. Os primeiros núcleos urbanos surgiram em virtude da instalação de pequenas indústrias, denominadas manufaturas, que necessitavam de grande quantidade de mão de obra para a produção. O período relativo à crescente industrialização do Reino Unidos ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, período em que o país esteve na liderança dos avanços tecnológicos. Durante a Segunda Revolução Industrial, várias cidades industriais surgiram próximo às regiões carboníferas na Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e Polônia.
Podem ser apontadas como características da Primeira Revolução Industrial: A modernização da produção agrícola, o êxodo rural, emprego da maquinofatura diminuição do nível geral da produção. A invenção da máquina-ferramenta, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção. A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da divisão do trabalho. A total substituição do homem pela máquina, a progressiva divisão do trabalho e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora. A substituição da manufatura pela indústria, a utilização do carvão como matéria-prima, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.
“Não há sociedade, só indivíduos”. (Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica). Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State. Com relação às características desse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta: Privatização de empresas estatais, em que produtos e serviços considerados estratégicos para a soberania nacional são submetidos à lógica do mercado internacional, permitindo um aumento dos gastos públicos em saúde e educação. Retomada de uma política econômica sustentada por economistas, como Haydek e Friedman, defendendo a absoluta liberdade econômica, mas com preocupações voltadas para a distribuição da riqueza nacional. Possibilidade de que países em desenvolvimento melhorassem seus quadros sociais, com o aumento de empregos para a classe trabalhadora, graças à atuação de empresas transnacionais em diversos setores. Corte de gastos no setor social, aumento do desemprego, endurecimento nas negociações com os sindicatos, elevação das taxas de juros e fim da intervenção estatal, dando total liberdade aos setores financeiro e econômico. Nova diretriz de governo adotada por Thatcher, na Inglaterra, não foi implementada pelos líderes de outras nações, que criticavam as desigualdades sociais geradas pela adoção desse modelo econômico.
Com relação à história, industrialização e atualidades do Reino Unido, analise os itens a seguir: I. A Grã-Bretanha é formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales que se encontram situados numa mesma ilha. Porém, o Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales, República da Irlanda e Irlanda do Norte, com a República da Irlanda ainda fazendo parte da UE. II. No contexto da atual revolução tecnológica, a reorganização das indústrias britânicas atinge o país de forma bastante desigual setorial e regionalmente. III. A produção de carvão no Reino Unido declinou (a maioria das minas se esgotou) e seu consumo foi substituído por gás natural, petróleo e eletricidade. Embora seja produtor de petróleo, sua produção é insuficiente para abastecer o consumo interno, havendo necessidade de importação, sobretudo da Noruega. IV. Embora o Reino Unido tenha crescido economicamente após a Segunda Guerra Mundial, não acompanhou o ritmo de desenvolvimento de outras potências econômicas, como Estados Unidos, Japão e Alemanha. V. Apesar de enfrentar a concorrência de economias com sistemas de produção flexível, como a japonesa e a coreana, e, de outro, economias emergentes, com base em mão de obra barata, como a chinesa e a indiana, a economia do Reino Unido não perdeu competitividade, graças ao tecnopolo de Cambridge a ao dinamismo da economia ao redor capital, Londres. Além disso, várias corporações do país ainda mantêm destaque entre as maiores empresas do mundo. São corretas as alternativas: I, II, IV e V II, III, IV e V III, IV e V II, III e IV I, II, III, IV e V.
Com relação à industrialização e à economia do Reino Unido, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: (....) A revolução industrial inglesa encontrou as melhores condições para florescer ao redor da cidade de Londres, maior cidade do reino, com grandes somas de capital burguês e um mercado consumidor ávido por produtos industrializados. (....) A partir da década de 1970 houve um processo de reorganização das indústrias do Reino Unido. Algumas regiões como Manchester, Liverpool e Sheffield, que abrigaram setores decadentes como as indústrias têxtil, siderúrgica, naval e química, tiveram um processo de desindustrialização. (....) O processo de desindustrialização de algumas regiões do RU a partir de 1970 está relacionado à perda de competitividade pelo aumento da concorrência de economias ancoradas em sistemas de produção flexível; economias emergentes com mão de obra mais barata; e globalização. (....) Apesar de permanecer entre as principais potências econômicas mundiais, o Reino Unido já não dispõe do poder que deteve no passado. Não está mais na liderança dos principais avanços tecnológicos e já não tem mais poder econômico e militar para exercer influência planetária de forma isolada. (....) A política econômica do governo Thatcher atingiu seu objetivo: reduziu o papel do Estado na economia e os custos de produção das empresas, e aumentou a competitividade britânica no mundo globalizado. Assinale a sequência correta: V, V, V, V, F F, V, V, V, V F, F, V, V, V V, F, F, V, F V, V, V, V, V.
"O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas." Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que: Os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho com relação à época anterior à revolução industrial. A racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura. Os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais. As fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto. Os industriais criaram leis que protegiam os trabalhadores que cumpriam corretamente o horário de trabalho e que perduraram até o governo neoliberal de Margareth Thatcher.
No ano de 2016, o Reino Unido decidiu deixar, através de um referendo, o bloco econômico União Europeia. Esta decisão tomada pela maioria da população do Reino Unido trará consequências importantes. Os britânicos faziam parte do bloco desde 1973, integrando um mercado comum. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. I. A participação do Reino Unido no bloco incluía, antes da saída, livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais com os países integrantes do bloco econômico. II. Antes da saída, o Reino Unido possuía livre circulação de pessoas com todos os países do continente europeu, o que deixará de existir. III. Com a saída, o Reino Unido deixará de adotar livre circulação de pessoas, mas continuará com a livre circulação de mercadorias e de capitais com os países do bloco econômico. IV. Das nações que compõem o Reino Unido, a maioria da população da Inglaterra votou pela saída do bloco; ao passo que a maioria da população da Escócia e Irlanda do Norte votou pela permanência no bloco. Estão corretas apenas as alternativas: I e IV II e III I, II e IV I, III e IV II, III e IV.
Report abuse Consent Terms of use