Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 99. Revisão

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 99. Revisão

Description:
Revisão Geral

Author:
AVATAR

Creation Date:
28/03/2023

Category:
Geography

Number of questions: 25
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A partir da leitura e análise do texto, responda à(s) questão(ões). UM MOMENTO DE DESORDEM MUNDIAL “Neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo. Essa nova forma de organização mundial, baseada na existência de redes, fluxos e conexões, exige mudanças no método [...] de agrupar e separar territórios. [...] Essa nova era é marcada pelo advento da globalização e da internet, que permitiu maior integração internacional e criou um novo espaço [...], o “território-mundo”, composto de uma sociedade mundial que compartilha os mesmos valores. A integração cada vez maior dos Estados e a soberania de um país através de um grupo [...] são demonstradas pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. [...] Identifica-se um novo movimento de regionalização do espaço contemporâneo a partir de redes integradas ilegais de poder, como o tráfico de drogas e o terrorismo globalizado [...] e a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder e ao hibridismo cultural”. (Adaptado de Ciência Hoje On-line. In: http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/um-momento-de-desordem-mundial. Acesso em: 23/08/14.) 1. De acordo com o trecho: “essa nova era é marcada pelo advento da globalização e da internet, que permitiu maior integração internacional [...] e a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder e ao hibridismo cultural”, é correto afirmar que: no capitalismo informacional, a globalização da pobreza é cruel pois, mesmo com a redistribuição da riqueza, há uma maior desigualdade nas regiões ou países subdesenvolvidos porque, apesar do intenso uso de tecnologias modernas, as dificuldades socioeconômicas não foram superadas. apesar das vantagens, a globalização tem sido bastante criticada por ter aumentado a desigualdade social e econômica e facilitado à atuação das entidades do crime organizado, devido às facilidades tecnológicas das comunicações que têm diversificado suas formas de atuação no mundo. a globalização trouxe o desemprego estrutural, que tem diminuído os custos e o desemprego tecnológico, com a substituição do ser humano pela máquina, porém eliminou o desemprego conjuntural, o qual era provocado pelo mau desempenho da economia nos países. a tecnologia tem trazido conforto e melhoria de vida às pessoas, no entanto, reduziu os postos de trabalho, devido à diminuição de demanda por mão de obra qualificada e aumento da oferta para trabalhadores desqualificados, provocado pelo aumento do uso de maquinários no processo produtivo. o crime organizado se beneficiou do avanço tecnológico das comunicações do mundo globalizado, pois o tráfico de drogas, de mulheres e crianças, encontrou mais facilidades para expandir suas ações criminosas, ao contrário do terrorismo, que tem sido rapidamente eliminado pelo uso de armamentos modernos.
O geógrafo Milton Santos define a globalização da seguinte forma: “A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.” Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/351805-leia-por-uma-globalizacao-mais-humana-texto-do-geografo-milton-santos.shtml Sobre as bases ou os desdobramentos da globalização, afirma-se: I. Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção. II. Todo o planeta é praticamente coberto por um sistema técnico, indispensável à produção e ao intercâmbio, que se constitui como fundamento do consumo em suas novas formas. III. A velocidade com que as tecnologias são distribuídas derrubaram fronteiras políticas e territoriais, possibilitou um avanço dos blocos econômicos, o que permitiu o fim da hierarquia na divisão territorial do trabalho e uma mudança no paradigma da regionalização. IV. Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente pelo planeta. Isso tornou-se possível em virtude do desenvolvimento das redes materiais e imateriais. V. A globalização é um fenômeno multidimensional. Apresenta uma faceta econômica, mas também tem dimensões social, cultural e política. Todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em nível mundial, porém em nível local a cultura de cada lugar restringe um avanço no processo de globalização. Estão corretas apenas as afirmativas I, II, III e V I, II e IV I, II, IV e V II, III e IV II, III e V.
A ascensão de uma administração neoliberal no Brasil não pode ser considerada corno um caso isolado. A expansão do neoliberalismo [...] por todo mundo é um fenômeno compreendido a partir dos fatos históricos que marcaram essa época: a derrubada do muro de Berlim, o fim da Guerra Fria, a crise dos pensamentos ligados às correntes socialistas e, finalmente, a vitória ideológica do capitalismo. Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016. pg. 150. Sobre as políticas neoliberais adotadas no Brasil, é correto afirmar que: essas políticas ocorreram a partir dos anos 1970, quando o Estado passou a diminuir o protecionismo a colocar em curso um vasto programa de privatizações e abrir o mercado financeiro nacional às grandes corporações estrangeiras. a adoção de tais políticas foi associada ao êxito no controle do processo inflacionário conquistado pelo Plano Real, implementado por Fernando Henrique Cardoso e baseado na valorização da moeda brasileira. a mudança cambial, ocorrida a partir do início dos anos 1990, aliada a uma maior taxa dos produtos estrangeiros, possibilitou a economia do país a crescer bastante, já que a produção interna se tornou mais competitiva em relação aos produtos importados, que se tomaram mais caros. a balança comercial do país ficou positiva durante as décadas de 1990 e 2000, uma vez que as exportações superaram as importações, fruto de uma política econômica de modernização do nosso parque industrial e da qualificação profissional dos trabalhadores do segundo setor. o Estado aumentou as linhas de créditos para a maioria das empresas do país, o que fomentou a produção e a competitividade das manufaturas nacionais no mercado externo, promovendo assim a recuperação econômica, que até então se encontrava estagnada.
4- Atualmente, muitos estudiosos acreditam que é possível identificar processos de globalização em sociedades pré-modernas, em vista de fenômenos como o encurtamento relativo das distâncias (através de meios de transporte e comunicação mais eficazes), maior conectividade entre regiões previamente isoladas [...]. (Rafael Scopacasa. Globalização. Revista Geográfica. nº 177, 2018.) O uso contemporâneo do conceito de globalização envolve, além dos aspectos mencionados no texto, A) imposição do setor industrial sobre o de serviços, autossuficiência energética dos países, ampla mobilidade de pessoas e mercadorias, surgimento de cidades globais. B) convergência de preços e mercados entre regiões distantes, meios de comunicação ultravelozes, formação de uma consciência global, maior interdependência entre os países. C) maior importância das barreiras geográficas, constituição de redes de contatos culturais, uniformização mundial de preços, desenvolvimento de redes. D) unidade ideológica e política entre os governantes dos Estados, redução das distâncias físicas entre continentes, declínio da diversidade global, maior intercâmbio entre os povos. E) imposição do poder dos blocos econômicos regionais, internacionalização do movimento operário, redução das barreiras linguísticas, revolução técnico-científica informacional.
5- Analise as proposições abaixo quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias e a organização do trabalho nas fábricas do século XX. I- O Taylorismo propôs a especialização dos trabalhadores por meio da diferenciação das etapas do trabalho, como uma forma de reduzir os custos de produção ao produzir ao mesmo tempo. II. O fordismo passou a aplicar os princípios tayloristas por meio da chamada “linha de produção” que deslocava os produtos onde ficavam os operários, cada um deles responsável por uma parte do processo de produção. III. Para viabilizar a produção fordista, era fundamental criar um arranjo socioeconômico a fim de garantir a expansão capitalista. A solução encontrada foi a intervenção do Estado na economia, nos moldes do keynesianismo. IV. Esse novo arranjo do fordismo assentava se no combate ao desemprego e no constante aumento dos salários. Com salários melhores, aumenta consumo dos trabalhadores e os empresários obtinham maiores lucros, pois os aumentos salariais eram compensados pelo crescimento da produtividade e do consumo. V. O modelo toyotista implementou formas de trabalho que tornaram os operários responsáveis por diversas fases do processo produtivo, instituiu a redução de estoques por meio do sistema “just-in-time” e pela diversificação do mercado consumidor. Assinale a opção que representa as alternativas corretas. A) I, II e V. B) II e III. C) I, II e III e V. D) III e IV. E) I, II, III, IV e V.
6- Com relação às características e efeitos do atual processo de globalização da economia, é correto afirmar que: I - Para a globalização, interessa a eliminação de qualquer barreira ou entrave que impeça a livre circulação de mercadorias, função que é desempenhada pelos blocos econômicos internacionais. Uma das consequências disso é que os países se tornam dependentes uns dos outros, de tal forma que os países considerados subdesenvolvidos não conseguem mais resolver seus problemas internos sem o aval de países considerados desenvolvidos. II - Embora o desenvolvimento da globalização da economia ocorra através do avanço tecnológico e informacional, grande parcela da humanidade não tem acesso a esses avanços técnicos, e grande parte dos países da periferia ainda apresenta uma produção com baixos níveis tecnológicos. III- A globalização da economia, em realidade, afirma a não existência absoluta do livre-mercado, uma vez que, atualmente, prepondera a formação de grandes oligopólios, blocos econômicos e Estados com legislações protecionistas. IV - A globalização é um processo vinculado ao território, não apenas porque envolve nações e países, mas, sobretudo, porque a dinâmica econômica e o ajuste produtivo dependem das decisões sobre investimento e localização tomadas pelos atores econômicos, sendo também uma função de atração de cada território. V- A globalização não ficou restrita apenas ao meio urbano, sendo amplamente encorajada no meio rural, em especial, por meio da integração das cadeias produtivas de alimentos aos consumidores, em nível regional e global. No meio rural, com o advento da globalização, as práticas agrícolas foram transformadas por meio do fomento para as produções agrícolas de subsistência. A) Somente as afirmativas I e II estão corretas. B) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas. C) Somente as afirmativas I e III estão corretas. D) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. E) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
7- “A guerra da concorrência tem início quando os empresários industriais tomam as decisões relativas à localização das suas fábricas” (Magnoli & Araújo, p.142, 2005). Sobre a localização industrial, ao longo dos últimos séculos, leia as alternativas a seguir: I - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, as grandes indústrias deixaram de ter o espaço local e regional como principal base de produção, ultrapassando as fronteiras nacionais, uma vez que com os avanços nos transportes e nas telecomunicações as indústrias não mais precisam se instalar próximas ao mercado consumidor. II - Ao longo do século XX, acentuou-se o processo de concentração industrial, em consequência da crescente elevação dos custos de transferência de matéria-prima e de produtos industrializados, sendo o capitalismo cada vez mais dependente de uma logística eficiente para que haja diminuição do preço dos produtos. III - Nos países desenvolvidos, as antigas concentrações industriais vêm perdendo terreno para as novas regiões produtivas, as quais são marcadas pela presença de centros de pesquisa e de universidades, muitas vezes localizados fora de grandes centros urbanos. IV - As economias de aglomeração presentes nas grandes metrópoles mundiais reforçam a tendência, cada vez maior, de concentração espacial da indústria. V. No capitalismo informacional, a marca, o produto simbólico, é mais importante que o produto material. É ela que assegura o mercado para as grandes empresas na competição globalizada, porém é a terceirização que lhes assegura altos lucros, o que evidencia a desconcentração da atividade industrial. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. A) I, II e IV. B) II, IV e V. C) I, III e V. D) I e III. E) III e V.
8- No início do século XX, o desenvolvimento industrial das cidades criou as condições necessárias para aquilo que Thomas Gounet denominou “civilização do automóvel”. Nesse contexto, um nome se destacou, o de Henri Ford, cujas indústrias aglutinavam contingentes de trabalhadores maiores que o de pequenas cidades com menos de 10.000 habitantes. O nome de Ford ficou marcado pela forma de organização de trabalho que propôs para a indústria. Com base nos conhecimentos sobre a organização do trabalho nos princípios propostos por Ford, assinale a alternativa correta. A) A organização dos sindicatos de trabalhadores dentro da fábrica transformou-os em colaboradores da empresa. B) A implantação da produção flexível de automóveis garantiu uma variedade de modelos para o consumidor. C) A produção em massa foi substituída pela de pequenos lotes de mercadorias, a fim de evitar estoques de produtos. D) O método de Ford potencializou o parcelamento de tarefas, largamente utilizado por Taylor. E) Para obter ganhos elevados, a organização fordista implicava uma drástica redução dos salários dos trabalhadores.
9- Durante quase todo o século XX o Estado foi um dos agentes fundamentais da organização das sociedades por meio do planejamento territorial. A ideologia do neoliberalismo rompe com essa forma até então característica da relação entre o Estado e a Sociedade. Assinale entre as opções abaixo aquela que resume os argumentos dessa ideologia: A) A eficiência da organização econômica é atingida quando o Estado orienta suas atividades pelas regras da empresa privada. B) Os recursos arrecadados em impostos pelo Estado devem visar ao investimento em infraestrutura, como a refinação de petróleo, produção de aço e telecomunicações. C) A lógica da cobrança de impostos é prover o Estado de recursos para priorizar o desenvolvimento da pesquisa, do bem-estar social e dos ramos estratégicos à soberania nacional. D) A ação do Estado deve sobrepor-se aos mecanismos do mercado, corrigindo-os e substituindo-os de acordo com a demanda social. E) O papel do Estado é o de complemento das empresas privadas por sua presença nos setores que levem ao desenvolvimento global da sociedade.
10- As décadas de 1950 e 1980 foram marcadas por uma polarização global entre duas formas de pensar e organizar o mundo, conhecida como Guerra Fria. Analise cada proposição sobre os acontecimentos e processos que contribuem para o entendimento desse período e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa. (....) Assim como o Plano Marshall excluiu a União Soviética e seus aliados de seu plano de recuperação e investimentos, já num momento acalorado pelas disputas entre socialismo e capitalismo antes da Guerra Fria, o Plano Colombo deixou de fora a China. (....) A OTAN, a OTASE, o Pacto de Bagdá e acordos bilaterais entre os Estados Unidos e o Japão e a Coreia do Sul evidenciam claramente a estratégia de contenção do expansionismo soviético embutida na Doutrina Truman. Essa contenção ficou conhecida como Cordão Sanitário. (....) A OTAN é a aliança militar criada com o objetivo de integrar e consolidar militarmente a estrutura dos estados europeus financiados pelo Plano Marshall protegendo-os contra ataques exteriores. Resposta americana ao bloqueio de Berlim Ocidental implementado pela URSS entre junho de 1948 e junho de 1949. A resposta soviética veio alguns anos depois, com o Pacto de Varsóvia em 1955, com o ingresso da RDA na OTAN. (....) Os recursos injetados pelos Estados Unidos na reconstrução da economia japonesa levaram o Japão e os Estados Unidos a uma parceria econômica e, de certa forma, impedia os avanços soviéticos na região, uma vez que, principalmente após a revolução chinesa, a sombra soviética representava para os Estados Unidos um grande risco para seus interesses geopolíticos na Ásia. (....) A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por essas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo que se espraiou para todo o mundo, nesse período. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. A) V, V, F, V ,V. B) V, V, V, V, V. C) V, F, V, V, V. D) V, F, F, V, V. E) F, F, V, V, V.
11- Em 1944, quando a Segunda Guerra Mundial estava chegando ao fim, aconteceu a Conferência de Bretton Woods, em New Hampshire (EUA), um encontro realizado entre as maiores potências capitalistas do mundo, lideradas por Franklin D. Roosevelt. Nessa conferência, foi firmado um acordo econômico que foi considerado um dos mais relevantes do cenário mundial. Entre as medidas estabelecidas por esse acordo, estavam: I. A adoção do capitalismo como sistema econômico predominante e a afirmação dos Estados Unidos como a maior potência econômica mundial. II. Um dos objetivos era estabelecer a paz entre as nações depois de meio século de crises e disputas, principalmente após as duas Guerras Mundiais e a Grande Depressão de 1929. III. O estabelecimento da paridade de valor entre o ouro e o dólar americano, uma vez que os Estados Unidos da América possuíam três quartos das reservas naturais desse minério existentes no mundo. IV. A adoção de um sistema econômico, o qual ainda está vigente até os dias atuais. V. A inauguração do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, com o objetivo de auxiliar na reestruturação da nova ordem econômica mundial e de financiar as nações arrasadas pela guerra e que estavam em posição vulnerável desde a Crise de 1929. Está correto o que se afirma em: A) II e III. B) II, III e IV. C) I, II, III e V. D) I, III e V. E) I, II, III, IV e V. .
12- Nas últimas décadas do século XX instaurou-se uma Nova Ordem Mundial que é marcada por novos arranjos espaciais. Analise as afirmações a seguir. I. Os países centrais do sistema capitalista foram os grandes vitoriosos com o fim da Guerra Fria. II. Os países que compõem a OTAN passaram a ser centros de poder econômico e financeiro. III. Um dos objetivos dos Estados Unidos no novo cenário é proteger seus interesses em várias partes do mundo, principalmente, no Oriente Médio e América Latina. IV. O Japão e a Alemanha tornaram-se mais poderosos tanto no setor econômico como no militar, porém a nova ordem mundial impõe uma unipolaridade dos Estados Unidos no setor militar. V. A economia mundial está assentada sobre um tripé no qual um dos pontos de sustentação é a União Europeia. Está correto SOMENTE o que se afirma em A) I, II e III. B) I, III, IV e V. C) I, III e V. D) II, III e IV. E) III, IV e V.
13- Em relação à ordem econômica e à ordem mundial, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (...) Neste mundo multipolar, o poder é medido mais pela capacidade econômica; disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão de obra, nível de produtividade, índices de competitividade e IDH elevado (...) O G-20 financeiro reflete a nova divisão do mundo entre os países industrializados e uma parcela de países exportadores de produtos primários excluídos das decisões econômicas mundiais. (...) Com a crise financeira mundial de 2008/2009, o G-20 ganhou importância como fórum de discussão e proposição de soluções. Durante a crise, foi convocada uma reunião extraordinária na qual os países do G-20 estiveram, pela primeira vez, representados por seus chefes de Estado e de governo. (...) O poder global dos Estados Unidos da América (EUA) é multidimensional, expressando-se, por exemplo, nos campos econômico, financeiro e cultural. Contudo, de todas as dimensões do poder, merecem especial destaque os campos geopolítico e militar. No início do século XXI, por exemplo, a “guerra ao terror”, proposta no governo George W. Bush, traduziu-se, para o Oriente Médio, no envolvimento dos EUA em dois grandes conflitos regionais, um no Iraque e outro na Síria. (...) A fundação da União Europeia e o vertiginoso crescimento econômico da China, passando a rivalizar com os EUA, deram impulso ao estabelecimento de uma ordem mundial multipolar, a partir da década de 1990. Essa correlação das maiores forças econômicas mundiais conta ainda com o Japão, importante potência asiática e com ascensão dos países “emergentes”, entre eles o grupo chamado de BRICS, do qual o Brasil faz parte. Assinale a resposta correta: A) F, F, V, F, V B) V, V, V, F, F C) F, V, F, V, F D) V, F, V, V, V E) V, F, V, F, V.
14- Sobre Fontes de Energia, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. A eletricidade pode ser obtida pela força da água (hidráulica); pelo vapor da queima de combustíveis fósseis (termelétricas) e pelo calor produzido pela fissão do urânio no núcleo do reator. I. Os vulcões, os gêiseres, o sol e as fontes termais são formas de energia geotérmica, produzida pelo calor existente no interior da Terra. Porém o principal problema técnico, ainda não foi solucionado, pois o tratamento da água do vapor servido que contém boro, amônia e outros sólidos dissolvidos, podem contaminar as águas próximo à usina. III. As centrais maremotrizes obtêm energia elétrica aproveitando o movimento das marés. Esse tipo de energia pode ser obtido por meio de um reservatório, constituído de uma barragem, uma turbina e um gerador. IV. Enquanto as fontes primárias de energia das usinas hidrelétricas são a água e o sol, disponível no local onde é instalada, a das termelétricas tem de ser extraída e transportada (e por vezes importada), o que encarece o produto final: a energia elétrica. V. Entre as vantagens encontradas na utilização do carvão mineral está a sua fácil localização e fácil extração que, com a evolução dos meios técnicos e tecnológicos, possibilitou que se tornasse a principal matriz energética mundial. A) As afirmativas I e III são verdadeiras B) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras C) As afirmativas II e IV são verdadeiras D) As afirmativas II, III e IV são verdadeiras E) As afirmativas I, III e V são verdadeiras.
15- “Os recursos energéticos constituem um importante subsídio à expansão do capital, integrando o capital constante circulante. Nesse sentido, constituem ingredientes centrais da geoeconomia e da geopolítica do capitalismo contemporâneo. O petróleo representa papel proeminente dentro dessa matriz energética mundial, estando sempre em questão a ampliação do consumo e a capacidade de suporte das reservas petrolíferas existentes. A localização das suas principais reservas e estruturas de escoamento em áreas de instabilidade política, bem como o fator concorrencial desafiam pesquisas e estudos acerca do descobrimento e ou desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia”. (LINS, Hoyêdo N. Geoeconomia e geopolítica dos recursos energéticos na primeira década do século XXI) Sobre as questões tratadas no texto, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (...) as principais reservas de petróleo se encontram localizadas no Oriente Médio, em especial no Golfo Pérsico. Esse fato vincula a Guerra do Golfo em 1990 com a energia, a geoeconomia, a geopolítica e a guerra no cenário mundial. (...) a atualidade registra mudanças na espacialidade da acumulação de riqueza global, especialmente com o desempenho econômico da Índia e da China; isso repercute no aumento e na intensificação de consumo de recursos energéticos. (...) o petróleo brasileiro da camada "pré-sal", fonte de intensas pesquisas geológicas, foi originado de materiais orgânicos depositados no subsolo oceânico, em terrenos magmáticos, ricos em hidrocarbonetos. Essa reserva de petróleo aumentar a produção do país. (...) a justificativa para o predomínio da matriz energética contemporânea remete ao fato de que ela exige uma ampla e complexa infraestrutura, grandes investimentos e com interesses congruentes por parte dos países demandantes. (...) a Rússia exerce historicamente grande controle sobre as rotas de exportação dos recursos energéticos produzidos na Eurásia (Região do Cáucaso e Ásia Central), uma vez que partes do seu território funcionam como corredores em relação a ex-repúblicas soviéticas, tradicionais espaços de influência russa. Assinale a resposta correta no tocantes às alternativas: A) V, V, F, F, V B) V, V, V, F, V C) V, V, F, V, V D) F, F, F, V, F E) V, F, V, V, F.
16- Sobre a matriz energética brasileira podemos afirmar que: I. embora os combustíveis fósseis tenham importante participação na matriz energética brasileira, o País apresenta relativo equilíbrio no uso de fontes renováveis e não renováveis de energia. II. atualmente, tomados em conjunto, o setor industrial e o setor residencial são responsáveis por cerca de 70% do consumo energético total do País. III. a biomassa e o gás natural estão entre as principais fontes na geração de energia térmica convencional, porém o diesel (derivado do petróleo) continua sendo a principal fonte de geração elétrica em usinas térmicas no País. IV- a descoberta do pré-sal contribuiu para a autossuficiência brasileira em petróleo e interrompeu políticas de diversificação da matriz energética, tais como a retomada do programa de centrais nucleares e os investimentos em geração eólica no País. V. a fim de amenizar os impactos ambientais, o projeto aprovado para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA) a definiu como uma “usina a fio d’água”, o que acarretará grandes variações em sua capacidade de produção entre a estação das cheias e a das vazantes. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas: A) I e III. B) II, III e V. C) I e V. D) I, III e V. E) IV e V.
17- Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é correto afirmar: A) Foi elaborado pelos economistas do Banco Mundial para substituir a renda per capita e o PIB nacional na função de indicadores de qualidade de vida. B) O IDH é útil para medir a ampliação das desigualdades sociais em escala mundial, pois as condições de saúde e de educação dos países desenvolvidos se elevam mais rapidamente do que nos países de renda baixa. C) A ONU, o Banco Mundial e o FMI foram instituídos pelo Tratado de Bretton Woods com o objetivo de reorganizar o mundo pós Segunda Guerra, razão pela qual essas instituições adotaram o IDH como indicador social padrão. D) O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mede a evolução dos municípios brasileiros de acordo com as mesmas dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano Global, que são longevidade, educação e renda. E) As contradições do subdesenvolvimento se refletem no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) brasileiro, pois os municípios com renda per capita mais elevada apresentam indicadores medianos, o que se deve à natureza excludente do crescimento econômico em países periféricos.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. Criado por Mahbubul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html. Acesso em: 02 set. 2021. Com base na compreensão do texto transcrito e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA. A) O IDH tem como objetivo substituir o indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento e despreza o crescimento vegetativo da população. B) O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma adaptação metodológica do IDH ao nível municipal, contemplando a questão da extensão físico-territorial, indicadores sociais e a renda per capita. C) De acordo com o IDH, deve-se avaliar o bem-estar de uma sociedade com ênfase na renda mínima. Nesse sentido, torna-se necessária a realização de políticas públicas para minimizar as diferenças sociais existentes na nação brasileira. D) As diferenças socioeconômicas no Brasil ficam evidentes ao se analisar o papel das regiões no ranking do IDH. A região Nordeste é a que aparece em pior condição no ranking do IDH, com muitos municípios que se igualam a países como Tanzânia e Zâmbia. E) Na atualidade, embora tenha subido uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil continua em posição inferior à de nações, a exemplo de Bósnia, Cazaquistão,Kuwait e Chile.
O Mercosul tem sido muito criticado nos últimos anos pela perda de dinamismo, apesar dos importantes avanços obtidos desde sua criação. Sobre esse bloco econômico regional, é correto afirmar que: I. Promoveu a chamada distensão geopolítica entre Brasil e Argentina, que historicamente disputavam a hegemonia na Bacia do Prata. II. O incremento da cooperação diplomática entre o Brasil e a Argentina, durante a década de 1980, contribuiu para a formação do bloco. III. A adoção da Tarifa Externa Comum (TEC) transformou o Mercosul em uma união aduaneira perfeita, visto que os países-membros são obrigados a aplicar a mesma alíquota de importação para todos os produtos. IV. O Protocolo de Ouro Preto inseriu a “cláusula democrática” no Tratado de Assunção e ajudou a criar um ambiente de maior estabilidade política no âmbito regional. V. O Mercosul foi, na verdade, uma resposta ao esgotamento dos modelos de desenvolvimento baseados na substituição de importações adotados pelas duas principais economias do bloco. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. I, II e III I, II e V II, IV e V I, II, IV e V III, IV e V.
Nos últimos dois séculos houve uma forte redução da taxa de extrema pobreza em escala mundial, sendo considerada como linha de pobreza a renda per capita de US$ 1,90 por dia (valor ajustado pela inflação e pelo poder de compra do dólar em cada país). Por esse critério, no ano de 1800, a população classificada como extremamente pobre abrangia 85% da população mundial, ao passo que, em 2017, essa taxa havia caído para 9%. E esse processo se acelerou a partir de 1950, ano em que a população extremamente pobre abrangia pouco mais de 60% da população total, o que implica dizer que a redução da pobreza ocorrida nos últimos 67 anos do período analisado foi muito maior do que a redução ocorrida ao longo dos 150 anos precedentes. (ROSLING, H. Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.) Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia geral, assinale a alternativa correta. A diminuição do percentual de pobres se acelera após 1949 devido à instituição da Lei do Filho Único na China, tendo em vista a grande participação desse país no total da população pobre do mundo até aquele ano. A redução da proporção de pobres não fez a pobreza extrema diminuir em termos absolutos porque a população mundial passou de 1 para 7,8 bilhões entre 1800 e 2017, o que fez o número de pobres crescer. A elevação da renda per capita em um país não melhora as condições de saúde, educação e de saneamento básico se não houver diminuição da concentração de renda A queda do percentual de pessoas extremamente pobres se acelera no período marcado pela intensificação dos processos de industrialização, modernização da agricultura e urbanização. A pobreza extrema passou a diminuir a partir de 1950, uma vez que a generalização do modelo de Estado do Bem-Estar social, implementado pelos países a partir da Segunda Guerra Mundial, fez com que os investimentos estatais em saúde, educação e previdência social abrangesse a população mais carente.
Durante boa parte da década passada, as maquiladoras representaram o símbolo do suposto milagre econômico do México, após seu ingresso no North American Free Trade Agreement (Nafta), com os Estados Unidos e o Canadá. O pico da expansão das maquiladoras foi alcançado em 2000, quando no norte do México, ao longo da fronteira com os EUA, chegaram a funcionar cerca de 3.600 fábricas desse tipo, com 1,3 milhão de funcionários, que exportaram o equivalente a US$ 70 bilhões em mercadorias. De lá para cá, o milagre parece ter começado a perder seu brilho. Nos dois últimos anos, pelo menos 500 maquiladoras fecharam suas portas, pondo no olho da rua mais de 300 mil trabalhadores. Somente no primeiro trimestre de 2002, o nível de emprego nas maquiladoras diminuiu 17,7% em relação ao mesmo período do ano precedente. ("Carta Capital", 17 jul. 2002, p. 20.) O texto acima se refere a um dos aspectos do processo de integração do México ao Nafta. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma consequência deste processo para o México O país ficou dependente da intensidade e do padrão de consumo de outros países. As maquiladoras, além de recolherem poucos impostos, geram sérios impactos ambientais A renda produzida pelas empresas maquiladoras não promoveu a ampliação do mercado consumidor interno A presença das maquiladoras no norte do país gerou um intenso deslocamento da população naquela direção. Após a instalação das maquiladoras, a indústria de base do país experimentou intenso desenvolvimento.
Com relação à charge selecionada, entende-se que a organização apresentada Foi criada em1960 na Conferência de Bagdá para coordenar e centralizar a política petrolífera dos seus estados-membros e estabelecer uma política petrolífera comum a todos os produtores de petróleo do mundo. reinventou a geopolítica energética mundial ao longo do século XX, pois constituiu, dentro dos princípios do não alinhamento, meios para blindar o Terceiro do Mundo dos preços adotados pelas grandes petrolíferas capitalistas. restabeleceu a ordem mundial após a Segunda Guerra, pois estabeleceu políticas de controle de preço do petróleo, obrigando países em desenvolvimento, em seguida à sua criação, a buscar fontes alternativas de energia monopolizou o sistema energético do planeta em 1960, pois os seus países fundadores eram detentores da totalidade da produção mundial de petróleo. causou mudanças mundiais no processo de exploração e comercialização de petróleo, desde 1960, ao combater o oligopólio de empresas de países centrais.
A partir da década de 1990 passa a ocorrer uma reorganização geográfica do capitalismo mundial, marcada pelo aumento dos investimentos diretos das grandes corporações internacionais nos países subdesenvolvidos, sobretudo naqueles mais industrializados. Sobre o assunto, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (....) A reorganização espacial da indústria buscou lugares mais favoráveis nos quais a relação custo-benefício é maior, como nos países emergentes, com mão de obra mais barata e incentivos fiscais oferecidos pelos governos locais. (....) Além das estratégias de controle de mercado, a intensa competitividade entre as empresas transnacionais tem contribuído para a ocorrência de fusões entre corporações com o objetivo de dominar a produção de mercadorias ou a prestação de serviços e sua comercialização. (....) A acirrada concorrência entre as corporações transnacionais e a ascensão de empresas do Japão, da Coreia do Sul e da Europa Ocidental, estimularam a corrida pelos mercados dos países mais pobres, que dispunham de abundantes recursos naturais, especialmente fontes de energia e matérias-primas estratégicas. (....) A busca por custos operacionais mais baixos, por maior produtividade e por maiores lucros, levou as empresas a adotarem a fragmentação do processo produtivo industrial, passando a dividir as etapas de produção e a montagem entre diferentes filiais espalhadas pelo mundo. (....) As empresas transnacionais que atuam no setor de indústrias de alta tecnologia, em virtude da rápida obsolescência das máquinas industriais impostas pela Quarta Revolução Industrial e à necessidade de grandes investimentos, localizam-se apenas nos países mais desenvolvidos. Assinale a alternativa correta: A) V, V, V, V, V B) V, F, V, V, F C) V, V, V, V, F D)F, F, F, V, V E) V, V, F, F, F.
As assertivas a seguir tratam de mudanças climáticas e meio ambiente. Analise cada uma delas. I. Segundo os estudiosos do assunto, as mudanças climáticas podem alterar os padrões meteorológicos, o que tem um efeito amplo e profundo sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade, pondo em risco a subsistência, a saúde, a água, a segurança alimentar e a energia das populações. II. Se as mudanças drásticas indicadas pelo Acordo de Paris e pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável não ocorrerem, as metas serão automaticamente ajustadas para a realidade do próximo século. III. As emissões de gases de efeito estufa, incluindo o CO 2 precisam ser reduzidas em 10% até 2050 para que se cumpram os objetivos da Rio 92 e do Acordo de Paris, uma vez que essa redução terá bastante influência na diminuição dos efeitos das alterações climáticas realizadas pela atividade humana. IV. O termo aquecimento global está associado a mudanças climáticas e é usado para explicar que a temperatura média da Terra está subindo de maneira preocupante. Esse aumento da temperatura altera as pressões e, consequentemente, a distribuição de calor, a intensidade dos ventos, a evaporação. Isso cria condições para eventos meteorológicos extremos, incluindo ondas de frio massacrantes. V. Atualmente, o aumento ou a redução das emissões anuais de gases poluentes depende de quatro potências, que acumulam quase 60% do CO2 do planeta: China, EUA, União Europeia e Índia. Os gases emitidos por esses países são oriundos da queima da biomassa e da queima de combustíveis fósseis. São corretas as assertivas: A) I e V. B) I, II e V. C) II, III e IV. D) I, IV e V. E) III e IV.
“Os movimentos que vêm modificando as relações de trabalho guardam relação com a implantação de um novo padrão de acumulação (com raízes no chamado toyotismo), que teve lugar no Brasil especialmente a partir dos anos 90, em paralelo com a intensificação da abertura comercial e financeira. A exposição da economia à competição internacional contribuiu para a incorporação de processos de reestruturação produtiva, os quais flexibilizaram o mercado de trabalho – aumentando a liberdade dos empregadores na contratação e demissão de mão-de-obra – e introduziram novas tecnologias que tornaram obsoletos certos postos de trabalho.” PINHEIRO, Alessandro Maia; ÁLVARO, Maria Angela Gemaque. Informalidade na região metropolitana de Belém: Com relação às consequências do processo descrito no texto, assinale a única alternativa INCORRETA. A) Nos EUA o chamado toyotismo foi responsável pela transferência da força industrial para as regiões Oeste e Sul, onde formam o chamado Sun Belt. B) A flexibilização do mercado de trabalho obriga a PEA a ter maior nível de especialização, exigência dos melhores empregos no setor terciário. C) Nos países desenvolvidos promoveu a migração da População Ativa para o setor terciário, que hoje emprega a maior parte da população adulta. D) Em países emergentes à liberação da mãodeobra da indústria somou-se a PEA que vem do campo em função da crescente mecanização rural. E) A perda dos cargos industriais para a automação sempre resultou na criação de um número maior de postos de trabalho que o de desempregados.
Report abuse Consent Terms of use