Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGESTAO DA TECNOLOGIA DA INFORMACAO

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
GESTAO DA TECNOLOGIA DA INFORMACAO

Description:
Aplicações nas Organizações - Ud 3

Author:
ST Ramos
(Other tests from this author)

Creation Date:
23/07/2018

Category:
Others

Number of questions: 34
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
De acordo com uma definição clássica, um sistema de informação consiste numa rede de todos os canais de comunicação usados em uma organização. Selecione Verdadeiro ou Falso: Verdadeiro Falso.
Selecione adquadamente os períodos históriocos acerca dos Sistemas de Informação: a. Na década de 50: o processamento de dados era voltado para o armazenamento de registros contábeis. b. Na década de 60 até os anos 70: os sistemas geravam relatórios e gráficos para a tomada de decisões. c. Na década de 80: com o surgimento da internet e da interconectividade, chegamos a um período conhecido como a Era da Informação. d. Na década de 90: a interatividade fortaleceu este apoio e começou a dar a base para a chegada da computação pessoal e dos sistemas especialistas. .
Analisando a variedade de objetivos e serviços prestados pelos sistemas de informação, podemos chegar a algumas categorias básicas de tipos de sistemas: a. Sistemas especialistas: promovem o fluxo de informações, tais como agenda, e-mails, processamento de textos, planilhas eletrônicas etc., visando o trabalho em grupo. b. Sistemas de processamento de informações: capturam e processam dados gerados em negociações, tais como depósitos, pagamentos ou reservas de produtos ou serviços. c. Sistemas de gerenciamento de informações: com os dados coletados e a capacidade de processá-los, os gestores das organizações compreenderam que o bom uso dessas informações pode agilizar os negócios e reduzir custos, deixando processos mais eficientes. d. Sistemas de suporte a decisão: as informações geradas pelos sistemas de gerenciamento fornecem históricos, tendências, acompanhamento de resultados, além de, baseados em dados de dentro e fora da organização, permitirem a tomada de decisões. e. Sistemas de informação empresarial: capturam e armazenam o conhecimento humano e imitam os procedimentos e decisões com base em dados históricos.
Acerca do Enterprise Resource Planning (ERP) é correto afirmar: O ERP é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, modularizado e com uma base de dados central que evita redundância. Essa integração é entendida em termos de funcionalidades (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc.) e em termos sistêmicos (sistemas de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc.) interligando as diversas áreas de uma organização, sem a duplicação de dados. Podemos afirmar que o ERP é a solução de todos os problemas sistêmicos de uma empresa. Assim como o cliente final pode fazer compras em uma loja virtual – que é uma ponta do seu ERP na casa do cliente – fornecedores também podem interagir com o sistema, programando entregas, oferecendo preços e quantidades de matérias-primas, fazendo parte do ciclo de produção, tudo dentro do mesmo sistema. Desta forma, vemos que o ERP pode atuar desde a compra da matéria-prima, passando pela manufatura do produto e todas as áreas auxiliares, chegando até a venda ao cliente.
Segundo o material didático, na implantação de um ERP, deve-se considerar, EXCETO: Que módulos (funcionalidades) serão implantados na empresa? Recursos Humanos, Finanças, Vendas, Manufatura? Qual a necessidade de migração dos dados das aplicações atuais para o futuro ERP? Os padrões de negócio incorporados ao ERP atendem o modelo da sua empresa? Como capacitar os funcionários da sua empresa na troca de sistemas sem que a operação seja interrompida? Qual banco de dados relacional será usado?.
O ERP inclui os seguintes módulos comuns: a. Gestão da cadeia de abastecimento (SCM). b. Gestão da relação com os clientes (CRM). c. Gestão orçamentária. d. Gestão de produção. e. Gestão de transportes. f. Gestão de vendas e distribuição. g. Gestão de RH. h. Gestão contabilística. E–business.
Acerca do CRM – Customer Relationship Management é correto afirmar: a. sistema responsável pelo marketing one to one, prática de atendimento personalizado que tem origem a partir dos primeiros dias do comércio. b. é um sistema que visa registrar o relacionamento da organização – fornecedoras de produtos e serviços – com o seu cliente por meio de sistemas informatizados. c. O uso de um sistema de CRM pede uma mudança na atitude corporativa, já que visa aprimorar o conhecimento dos hábitos dos seus clientes, armazenando e inter-relacionando – de forma inteligente – informações sobre suas atividades e interações com a empresa, visando um melhor atendimento às suas necessidades e desejos. d. Em uma implantação de CRM é fundamental que a empresa veja o negócio pelos olhos do cliente, focando em atendê-lo cada vez melhor, conquistando, assim, a sua fidelidade.
Em uma implantação de CRM é fundamental que a empresa veja o negócio pelos olhos do cliente, focando em atendê-lo cada vez melhor, conquistando, assim, a sua fidelidade. A implantação de uma estratégia de CRM exige a execução de etapas distintas. Selecione-as a seguir: a. Identificação e entendimento do perfil do cliente e do público-alvo: é necessário conhecer o maior número de detalhes possíveis para reconhecer os clientes em todos os pontos onde a empresa entre em contato com eles. b. Diferenciação: por nível de valor ou pela necessidade de produtos e serviços. c. Interação: é necessário buscar a maneira mais eficiente e eficaz na comunicação com os clientes e não apenas a mais barata e automatizada. d. Preferências do cliente e aprimoramento da interação: com a personalização do atendimento, deve haver o aprendizado das preferências do cliente e o aprimoramento da interação. e. Realização sistemática de promoções: Para promover o bem estar do cliente e sua fidelização.
Acerca do Business Intelligence (BI) é correto afirmar: a. é um termo que se refere a processos, tecnologias, práticas e aplicações que suportam a tomada de decisões numa Organização. b. É uma coleção de técnicas para coleta, armazenamento, análise e acesso a dados que são utilizados pelos usuários durante tomadas de decisão sobre os rumos de uma empresa. c. As organizações que tem o BI como prática focam em melhorar sua performance, seus negócios ou as atividades as quais se dedicam sempre pensando no bem estar do cliente. d. é utilizado para a compreensão e melhoria dos processos, reduzindo custos e identificando novas oportunidades. e. é mais do que a utilização de ferramentas de software: é um conjunto de métodos e estratégias que, em conjunto com as ferramentas de TI, gerarão informações para o negócio.
As técnicas de Business Intelligence (BI) incluem: a. Análise do comportamento do cliente, dos padrões de compra e das tendências de vendas. b. Medição, acompanhamento e previsão de vendas e de performance financeira. c. Orçamentação e planejamento financeiro. d. Acompanhamento de campanhas de marketing. e. Otimização de processos e da performance operacional. f. Melhoria da entrega dos produtos e serviços, além da efetividade dos canais de suprimentos. g. Gerenciamento do relacionamento com os clientes. h. Análise de riscos. i. Análise dos dados da web e comércio eletrônico.
Os componentes básicos do Business Intelligence (BI) são: a) Coleta de dados: Coletar dados significa pesquisar e acessar dados que possam efetivamente ser utilizados para a tomada de decisões. b) Armazenamento de dados: O armazenamento dos dados coletados se refere à sua guarda em formatos que permitam sua análise e uso. A categorização desses dados é fundamental para que o seu uso e aproveitamento sejam potencializados. c) Análise de dados: Com base nos dados armazenados, são feitas análises cujos resultados dão suporte a tomadas de decisões. Os dados podem ser analisados tanto qualitativa quanto quantitativamente. As técnicas de análise incluem o uso de ferramentas estatísticas, mineração de dados e até análises visuais de tipos de dados não estruturados, tais como textos ou imagens. d) Publicação aos dados: Para a tomada de decisões, seus responsáveis nas organizações devem ter acesso aos dados e às análises.
Para que a organização utilize o BI de forma que os resultados sejam mais efetivos, é importante: Entender as reais necessidades do negócio e priorizar a coleta de dados relevantes e significativos às suas atividades. Analisar os dados com base em ideias e tendências para que as respostas sejam conclusivas. Reportar as análises de forma simples e concisa (com relatórios claros, dashboards ou scorecards). Tomar decisões baseadas em fatos evidenciados pelas análises, além de considerar o histórico de conhecimento gerado por fatos passados.
Um sistema corporativo pode ser definido, de forma genérica, como um sistema desenvolvido para atender às necessidades de gestão de uma instituição, estatal ou privada, com atividade em qualquer área de interesse. O Exército Brasileiro faz uso de 18 sistemas de gestão. Selecione 9 deles a seguir: a. Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI b. Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG c. Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF d. Sistema de Material do Exército – SIMATEX e. Sistema Gerencial de Acompanhamento e Controle Patrimonial – SISPATR f. Sistema Gerencial de Processos – SISPROS g. Sistema Unificado do Processo de Obras – OPUS h. Sistema de Informações Gerenciais e Acompanhamento Orçamentário – SIGA i. Sistema Integrador de Gestão Inteligente de Recursos do Sistema de Pessoal do Exército – SIGIR j. Sistema de Gestão de Estoque de Materiais de Saúde – SIGEMS.
Um sistema corporativo pode ser definido, de forma genérica, como um sistema desenvolvido para atender às necessidades de gestão de uma instituição, estatal ou privada, com atividade em qualquer área de interesse. O Exército Brasileiro faz uso de 18 sistemas de gestão. Selecione 9 deles a seguir: a. Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar – SERMIL b. Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos – SPED c. Ficha de Informações Gerenciais das Organizações Militares de Saúde – FIGOMIS d. Sistema Integrado de Servidores Civis – SISC e. Sistema Único de Controle de Efetivo e Movimentações – SUCEM f. Sistema Gerencial de Processos – SISPROS g. Sistema de Cadastro do Pessoal do Exército – SiCaPEx h. Sistema de Registros Médicos – SIRMED i. Sistema de Perícias Médicas – SISPMED j. Sistema Gerencial de Custos – SISCUSTOS.
Acerca do Sistema Integrado de Administração Financeira é correto afirmar: a. O SIAFI é um sistema de informações centralizado em Brasília e interligado por todo o território nacional, via teleprocessamento, aos Órgãos do Governo Federal existentes em todo o país e também no exterior. b. Permite o registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. c. O SIAFI é o maior e mais abrangente instrumento de administração das finanças públicas entre seus congêneres conhecidos no mundo. d. Tem por objetivo permitir que a Contabilidade Aplicada à Administração Pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais para todos os níveis da Administração Pública. e. Devido à centralização do SIAFI em São Paulo, é possível a padronização dos métodos e das rotinas de trabalho sem criar qualquer restrição ou rigidez à gestão dos recursos, que permanecem sob o total controle do ordenador de despesa de cada Unidade Gestora (UG). f. O Exército, como órgão da Estrutura Administrativa Pública Nacional está sujeito à utilização do SIAFI para realizar e controlar a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil da Força.
Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG é um sistema que: a. registra, controla e compatibiliza as atividades e procedimentos relativos ao Sistema de Serviços Gerais – SISG, em tempo real. b. viabiliza o cadastramento de fornecedores, materiais e serviços para os órgãos/entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais – SISG. c. não pode ser acessado pelas OM do Exército para cadastramento e consultas à lista de fornecedores cadastrados no sistema, a fim de aceitar a participação deles nos processos licitatórios que a Unidade esteja promovendo. d. tem como objetivo integrar processos, procedimentos, métodos, rotinas e técnicas destinadas à produção de conhecimento com qualidade e oportunidade necessárias ao controle automatizado e ao gerenciamento de todos os materiais no âmbito do Exército Brasileiro. e. é composto por três subsistemas: SICATEx, SISCOFIS e SISDOT.
Acerca do SISPATR é correto afirmar: a. O SISPATR não possui banco de dados. A cada consulta, o sistema espelha apenas os dados do SIAFI e SISCOFIS, sem armazenar essas informações. b. A cada novo acesso, o SISPATR pode apresentar informações diferentes, e caso um dos sistemas (SIAFI OU SISCOFIS) esteja “fora do ar”, o SISPATR demonstrará saldo zero para as informações do sistema que esteja inoperante naquele momento. c. Registra informações contábeis resultantes da movimentação patrimonial. d. Disponibiliza informações, em tempo hábil, para auxiliar o processo decisório, por meio da análise temporal do desempenho da organização. e. O SISPATR possui quatro perfis de acesso.
O SISPATR possui três perfis de acesso: a. Perfil D Cont: permite a visualização de todas as unidades gestoras cadastradas no SISPATR. b. Perfil ICFEx: permite a visualização das unidades gestoras vinculadas à respectiva ICFEx. c. Perfil UG: permite apenas a visualização da unidade gestora específica, ou seja, um UG não consegue visualizar as informações de outra UG. d. Perfil Usário: permite apenas a visualização da unidade gestora específica, ou seja, um UG não consegue visualizar as informações de outra UG.
Acerca do SISCUSTOS é correto afirmar: a. é um sistema de informações gerenciais e de apoio à decisão que busca integrar processos, procedimentos, métodos, rotinas e técnicas, destinados à produção de conhecimento com qualidade e oportunidade necessária ao controle automatizado e ao gerenciamento dos custos das atividades (rotinas) realizadas pelas OM do Exército Brasileiro. b. está integrado a outros sistemas corporativos da Instituição e fornece informações relevantes aos tomadores de decisão sobre os custos do Comando do Exército. c. consolida uma cultura corporativa baseada na eficiência de suas ações, medida em termos de resultados e de indicadores de desempenho, servindo também como importante subsídio para a tomada de decisão e de planejamento de suas atividades, bem como para a aferição do desempenho de diversas organizações militares. d. Dificulta o acompanhamento Gerencial das OM.
O SISCUSTOS tem os seguintes objetivos: a. Identificar o custo das atividades do exército. b. Dificultar o acompanhamento Gerencial das OM. c. Facilitar as tomadas de decisões nos diversos escalões. d. Oferecer dados concretos para negociar e justificar em melhores condições os recursos orçamentários do Comando do Exército. e. Fundamentado nas NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO, o sistema tem como fonte de dados as listas das atividades das organizações, os direcionadores de atividades, os objetos de custo e as informações extraídas de sistemas corporativos em uso no Exército. f. O FLEX VISION é uma ferramenta OLAP (On-line Analytical Processing), que permite a visualização dos dados armazenados em bancos relacionais, nos mais variados formatos. Todos os totais, cálculos, filtros e formatação podem rapidamente ser definidos e alterados pelo usuário.
Acerca do OPUS é correto afirmar: a. O OPUS é um sistema informatizado de apoio à decisão, que visa dar suporte às funcionalidades de Planejamento, Programação, Acompanhamento, Fiscalização, Controle, Gerência e Execução de Obras e Serviços de Engenharia. b. É o sistema por meio do qual as OM do Exército inserem informações e solicitações sobre as obras planejadas ou em execução nos seus respectivos aquartelamentos e a Diretoria de Obras Militares (DOM) acompanha o andamento das obras realizadas. c. A gestão de obras no OPUS é realizada por meio do Plano Diretor de Organização Militar (PDOM) que deve contemplar todas as benfeitorias existentes, a construir e a demolir. d. Caso uma OM necessite de obra, serviço de engenharia ou material de gestão da DOM, é necessário cadastrar essas solicitações no OPUS por meio do preenchimento eletrônico da Ficha Modelo 18 (FM18) que é, então, encaminhada para o respectivo Comando Cmdo Mil Área. e. a FM18 é o documento com o qual as OM levantam suas necessidades específicas e as encaminham para os Comandos de Região Militar (Cmdo RM) que as apoiam. f. A consolidação e priorização das necessidades específicas levantadas na Ficha Modelo 18 das OM apoiadas são realizadas pelo Cmdo RM por meio do preenchimento da Ficha Modelo 20 (FM20). g. Assim como na maioria dos sistemas em uso no Exército, qualquer usuário pode acessá-lo. O cadastro de usuários dos Comandos de Regiões Militares e Comissões Regionais de Obras são realizados pela DOM, os das demais Organizações Militares, pelo Comando da respectiva Região Militar.
Acerca do SIGA é correto afirmar: a. é composto por dez módulos: segurança; planejamento do Estado-Maior do Exército; ação 2.000/PAA (cadastros básicos, contratos e concessionárias); sistemas de custos; sendo os demais ligados à gestão da Unidade Orçamentária Fundo Exército (receita, orçamento, crédito, danos ao erário, aplicações financeiras e o de movimentações financeiras). b. O sistema é formado por módulos e foi projetado para que a operação seja feita de forma centralizada, facilitando o acesso dos usuários. c. foi desenvolvido inicialmente para atender às demandas da Diretoria de Gestão Orçamentária da Secretaria de Economia e Finanças (DGO/SEF), com a finalidade de racionalizar e otimizar a gestão dos recursos da Unidade Orçamentária Fundo do Exército.
Com a publicação da Portaria no 046-DGP, de 25 de fevereiro de 2008, o SIGIR passou a ser composto dos seguintes subsistemas: Sistema de Relacionamento com o Usuário (SIRUS): possibilita a interação do usuário com o sistema e permite o controle e o acompanhamento dos recursos distribuídos. Sistema de Apoio à Gestão de Recursos (SAGRE): possui mecanismos de consulta que apoiam a gestão nos aspectos legais e normativos, bem como nos relacionados com os resultados obtidos. Sistema de Planejamento e Execução Orçamentária (SIPEO): permite o acompanhamento e o controle dos créditos das ações gerenciadas pelo DGP, tornando-se, por conseguinte, efetiva ferramenta de apoio à decisão. Sistema de Registro de Encaminhamentos (SIRE): é o sistema dedicado ao controle informatizado do atendimento médico-hospitalar efetuado pelo Sistema de Saúde do Exército, implementando uma metodologia que trata de forma integrada todas as rotinas administrativas, financeiras e assistenciais, e a montagem de um banco de dados contendo o registro clínico-ocupacional dos pacientes. Sistema de Registro de Contratos (SIRC): é o sistema utilizado para o registro de contratos e credenciamentos celebrados com prestadores de serviços médico-hospitalares e odontológicos e outras despesas relativas às atividades de custeio do sistema de assistência à saúde da família militar, que inclui o atendimento aos militares, servidores civis da ativa, inativos, pensionistas e seus dependentes.
Acerca do Sistema de Gestão de Estoque de Materiais de Saúde – SIGEMS é correto afirmar: a. é o sistema pelo qual é realizado o controle do estoque do material de saúde do Sistema de Saúde do Exército. b. Planeja as aquisições de medicamentos e materiais com base na média de consumo. c. Evita a perda de materiais e de medicamentos pela não utilização no prazo de validade estabelecido pelos fabricantes. d. Centraliza o controle e o estoque e manter descentralizada a decisão relacionada à aplicação de recursos orçamentários. e. Integra as ações de gestão de material de saúde em uso pelo DSau com os sistemas do DGP.
Acerca do Sistema de Perícias Médicas – SISPMED é correto afirmar: a. é um sistema on-line de prestação de serviços desenvolvido para atender ao Exército Brasileiro na área de saúde, fornecendo as informações necessárias para o bom andamento e eficácia dos procedimentos de perícias médicas. b. O uso do sistema permite o registro de Internações Médicas por meio da internet. c. O uso do sistema permite o fornecimento de informações necessárias para a padronização dos procedimentos relativos às atividades médico periciais do Exército Brasileiro, definidas na legislação vigente. d. O SIPMED está organizado em três Módulos: Gerencial, Regional e Operacional.
O SIPMED está organizado em três Módulos: a. Gerencial: permite que a Diretoria de Saúde (D SAU) coordene, registre e controle os trabalhos periciais e o despacho das ordens de reestudo, recurso, homologação e revisional. b. Regional: permite que a Região Militar (RM) Seção de Saúde Regional (SSR) coordene, registre e controle os trabalhos periciais e o despacho das ordens de reestudo, recurso, homologação e revisional. c. Operacional: permite que o AMP (Agente Médico Pericial) realize as inspeções e cumpra as ordens de Reestudo e Inspeção de Saúde em grau revisional e de homologação.
Acerca do Sistema de Registros Médicos – SIRMED é correto afirmar: a. é um sistema on-line de registros médicos, desenvolvido para atender ao Exército Brasileiro na área de saúde e que fornece as informações necessárias ao bom andamento e eficácia da gestão de saúde. b. O sistema foi desenvolvido para orientar os trabalhos das Seções de Saúde Regionais (SSR) e das Seções de Saúde das Organizações Militares (SSOM) em relação à padronização dos procedimentos relativos aos registros das informações sobre o controle sanitário do pessoal e das instalações do EB. c. A segurança das informações no SIRMED é garantida, inicialmente, devido à estruturação em níveis do acesso ao sistema. d. O SIRMED está organizado em três níveis: • Gerencial: utilizado pela Diretoria de Saúde (D Sau); • Regional: utilizado pela RM a quem compete a geração de senha para acessar o sistema no Nível MedAtd. • Operacional: utilizado pelo Médico Atendente (MedAtd) das OMs. .
Acerca do Sistema de Cadastro do Pessoal do Exército – SiCaPEx é correto afirmar: a. O sistema faz interface com a Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP) e é utilizado para o cadastramento, consulta e auditoria dos dados individuais e do registro funcional de todo o pessoal vinculado ao Exército e de interesse dos órgãos do Sistema de Pessoal do Exército. b. Faculta ao interessado a atualização do seu próprio cadastro. c. Proporciona agilidade ao cadastramento dos dados individuais e do registro funcional na Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP), visando a celeridade dos processos relativos à gestão do pessoal no Exército Brasileiro. d. Assegura a confiabilidade do cadastro, por meio de auditoria. e. Permitir o acompanhamento, pelo interessado, do seu cadastro na BDCP. f. Fornecer as informações de pessoal necessárias ao processamento do Sistema de Pagamento do Exército, do Centro de Pagamento do Exército (CPEx). g. Descentraliza os processos de atualização do cadastro.
Acerca do Sistema Único de Controle de Efetivo e Movimentações – SUCEM é correto afirmar: a. tem por finalidade básica manter o controle das movimentações e dos efetivos da Força. b. controla as inscrições feitas pelas OM e militares nos planos de movimentação e cursos e o registro do estado efetivo do militar nas OM. c. Permite que os comandantes e encarregados de pessoal da OM exerçam o gerenciamento das inscrições para movimentações e cursos dos milita res das suas organizações, controlando apresentações e desligamentos. d. Controla o efetivo da Força, desde o nível subunidade até o mais alto escalão do Exército. e. a principal finalidade do sistema é permitir que somente os militares voluntários se inscrevam nos processos de seus interesses pessoais para evitar demandas judiciais contra a Força.
Acerca do Sistema Integrado de Servidores Civis – SISC é correto afirmar: a. é um sistema para gerenciar os dados pessoais e funcionais dos servidores militares e civis do Exército. b. O sistema permite que o usuário faça a sua adesão ao serviço de Prestação de Assistência à Saúde (PASS), tanto para si próprio como para seus dependentes e pensionistas, permitindo que as OM de saúde consultem o cadastro de beneficiários do serviço de Prestação de Assistência à Saúde (PASS). c. O uso do SISC permite a emissão de relatórios quantitativos dos beneficiários da PASS; de desconto mensal e de excluídos, além de gerar arquivo texto para envio ao MPOG e emissão de cartões da PASS.
Acerca da Ficha de Informações Gerenciais das Organizações Militares de Saúde – FIGOMIS é correto afirmar: a. é um instrumento utilizado para o gerenciamento dos serviços prestados pelas Organizações Militares de Saúde e pelos Postos Médicos de Guarnição. b. A FIGOMIS só pode ser atualizada mensalmente pelo Hospital Central do Exército. c. Está estruturada para permitir o cadastramento, a atualização, a consulta, a emissão de relatórios gerenciais em tempo real e a auditoria de dados cadastrais das OMS (Organizações Militares de Saúde) pelos seguintes órgãos: • Departamento-Geral do Pessoal (DGP); • Diretoria de Saúde (D Sau); • Diretoria de Assistência Social (DAS); • Região Militar (RM); e • outros, a critério do Chefe do DGP. .
Acerca do Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos – SPED é correto afirmar: a. é um sistema web utilizado para controlar o protocolo e elaborar os documentos das Organizações Militares do Exército, oferecendo maior organização, garantindo a padronização e facilitando o trâmite interno desses documentos para cada OM em que a solução for utilizada. b. desenvolvido em plataforma web, o SPED é um sistema externo que é acessado pela INTERNET. c. é um módulo integrante do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística e Documental do Exército (SIGADEx) e foi desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS). d. permite que o usuário, por meio de uma série de menus, elabore, edite, remeta, despache, arquive, invalide, protocole, acompanhe e visualize o histórico das ações às quais o documento foi submetido. e. O SPED tem três perfis de usuário: Administrador, Protocolista e Usuário Convencional.
Acerca do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar – SERMIL é correto afirmar: a. foi criado em 1977 com o intuito de possibilitar a execução do alistamento do jovem brasileiro convocado para o Serviço Militar Inicial. b. foi criado em 1977 com o intuito de possibilitar a manutenção do cadastro de mobilização dos reservistas do Exército que prestaram o Serviço Militar. c. foi criado em 1977 com o intuito de possibilitar a coleta de informações dos cidadãos alistados que comparecem ao processo seletivo para incorporação nas Organizações Militares do Exército. d. O SERMILWEB é um sistema “aberto” a usuários externos. Por meio desse sistema, o jovem cidadão em idade de alistamento pode fazer o seu pré-alistamento e o reservista pode fazer a sua apresentação anual acessando.
O SERMILWEB permite: a. Acesso das repartições consulares ao Sistema. b. Pré-alistamento do cidadão. c. Acompanhamento da situação militar. d. Rastreamento da documentação militar. e. Emissão de certificados. f. Emissão de 2a via de documentos. g. Permitir ao Insubmisso apresentar suas justificativas.
Report abuse Consent Terms of use