Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória 04. Parte 2 de 6

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História 04. Parte 2 de 6

Description:
Antiguidade - Questões do livro Fatos da Historia Naval

Author:
AVATAR

Creation Date:
05/11/2023

Category:
History

Number of questions: 21
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar É conhecido como berço da civilização ocidental, em que floresceram as atividades marítimas da Antigüidade: Fenícia Cartago Atlântico Mediterrâneo Tirreno.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Unindo todo o mundo conhecido de então, qual o mar que foi desde cedo usado para o estabelecimento de relações entre os povos por ele banhados e que não foi apenas via de escoamento e troca de riquezas, numa intensa atividade comercial que nele se desenvolveu, mas também foi meio de propagação de ideias, que, com os homens, por ele viajavam? Adriático Vermelho Egeu Mediterrâneo Tirreno.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar O mar teve, como ainda tem, amplo uso: comércio, expansão de ideias e de domínios, fonte de sobrevivência, etc. Para a Antiguidade ocidental, o mar era o mar _____________. Apenas ele tinha grande significação para o “arquipélago” de civilizações que o rodeou. Os barcos que os homens construíram eram próprios apenas para as distâncias relativamente curtas de um mar relativamente fechado. O grande oceano permaneceu desconhecido do homem comum, com raras exceções, até os albores da Idade Moderna. Excetuando-se uma navegação atlântica costeira, mais desenvolvida durante a Idade Média, até então os povos ocidentais e médio orientais do Velho Mundo, o mundo conhecido, restringiram suas atividades marítimas a esse mar. Eis porque o mar teve, em largo período da história da civilização ocidental, uma dimensão verdadeiramente restrita. Adriático Vermelho Egeu Mediterrâneo Tirreno.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar O Modelo Imperial: por Mar ou por Terra? A história documentada do poder marítimo tem início em meio a uma grande crise. O tipo mais comum de crescimento econômico e demográfico dos povos antigos era através da conquista de novas terras e outras gentes. Assim, adquiriam- se, às custas de um vasto investimento em vidas e em equipamentos bélicos, recursos naturais e humanos para a expansão necessária como processo de desenvolvimento e riqueza. Esse modelo econômico de crescimento é chamado de ___________________ pelo qual se estabeleciam os impérios da Antiguidade, repousando sempre sobre a escravização ou a exploração dos vencidos. modelo marítimo modelo terrestre modelo conquistador modelo desbravador modelo imperial.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar O Modelo Imperial: por Mar ou por Terra? O modelo imperial requeria, portanto, um elemento essencial à sua execução, as forças armadas, sem as quais não haveria, evidentemente, qualquer conquista, porque todas eram realizadas pelo fio da espada. Então, ao se falar em modelo imperial, subentende-se o exercício pleno do poder militar. Grandes operações militares já se faziam entre os antigos, todas de caráter eminentemente terrestre. A primeira vez em que aparece o elemento naval em grande escala foi em: “um ataque da Ásia sobre a Europa” “um ataque fenício sobre o Egito” “um ataque egípcio sobre Cartago” “um ataque romano sobre Cartago” “um ataque da Europa sobre a Ásia".
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar O Modelo Imperial: por Mar ou por Terra? Trata-se de tentativa, três vezes encetada, do império persa para dominar a Grécia, durante a segunda metade do século V a.C. “um ataque da Ásia sobre a Europa” “um ataque fenício sobre o Egito” “um ataque egípcio sobre Cartago” “um ataque romano sobre Cartago” “um ataque da Europa sobre a Ásia".
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Senhora já da costa oriental do Mediterrâneo, dominando numerosas cidades gregas da Ásia Menor, pretendia a Pérsia expandir mais para ocidente os seus territórios. Que lugar ela pretendia conquistar a fim de concluir sua dominação sobre os gregos? o Egito a Macedônia a península Helênica a península Itálica a costa Dálmata.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia A primeira das tentativas de a Pérsia concluir sua dominação sobre os gregos realizou-se em 492 a.C. e constou do envio de um exército, através do(a) _____________ (Dardanelos atual) e da __________, em direção ao interior da Grécia, acompanhado por uma esquadra, que o seguiria pelo litoral do mar Egeu, a fim de garantir-lhe o flanco esquerdo e o apoio logístico. Mediterrâneo / Macedônia Helesponto / Macedônia Fenícia / Trácia Costa Dálmata / Trácia Helesponto / Trácia.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia É o apoio que se dá a uma força militar em operações suprindo-a de materiais, pessoal, conforto etc. para garantir-lhe os meios necessários ao desempenho de sua missão Sustentação Apoio logístico Suprimento Apoio de base Apoio militar.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia A primeira das tentativas de a Pérsia concluir sua dominação sobre os gregos realizou-se em 492 a.C. e constou do envio de um exército, através do Helesponto (Dardanelos atual) e da Trácia, em direção ao interior da Grécia, acompanhado por uma esquadra, que o seguiria pelo litoral do mar Egeu, a fim de garantir-lhe o flanco esquerdo e o apoio logístico. Tal empresa não deu resultados satisfatórios porque: parte da esquadra persa foi destruída pela esquadra grega, quando contornava o monte Atos, junto à costa. Com as baixas, retirou-se o exército invasor para a Ásia, sem levar adiante o seu intento. uma boa parte da esquadra persa foi destruída pelas rochas marítimas do Helesponto, quando contornava a Costa Dálmata, junto à costa. Sem o apoio naval, retirou-se o exército invasor para a Ásia, sem levar adiante o seu intento. uma boa parte da esquadra persa foi destruída por mau tempo, quando contornava o monte Atos, junto à costa. Sem o apoio naval, retirou-se o exército invasor para a Ásia, sem levar adiante o seu intento. uma boa parte da esquadra persa foi destruída por mau tempo, quando contornava os montes Apeninos, junto à costa. Contando, ainda, com o apoio naval, tentou o exército invasor levar o confronto para a Ásia, mas foram derrotados. toda a esquadra persa foi destruída pelos gregos, apesar do bom tempo, quando contornava os montes Apeninos, junto à costa. Mesmo contando com o apoio naval, retirou-se o exército invasor para a Ásia, sem levar adiante o seu intento.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia A segunda tentativa de a Pérsia concluir sua dominação sobre os gregos, em 490 a.C., realizou-se através do mar, desembarcando o exército persa na Ática, depois de haver cruzado o Egeu. Mais uma vez frustrou-se a intenção do invasor, com a derrota que sofreu, após o desembarque, junto a: Siracusa Micale Egos-Potamos Salamina Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Nas duas primeiras tentativas de a Pérsia concluir sua dominação sobre os gregos, vê-se a presença do elemento naval como de grande importância para a realização do que pretendiam os persas. Entretanto, é na terceira tentativa que veremos a força naval decidir em larga escala toda a campanha. Em 480 a.C., um exército de cerca de 180 mil homens deixou a Ásia Menor e atravessou o Helesponto em direção à península Helênica. Paralelamente, saiu desse estreito uma grande força naval composta aproximadamente de 1.300 navios, com a mesma missão da primeira invasão. A esquadra persa era composta de navios e marinheiros de diversas origens, pertencentes a estados vassalos do império persa, notadamente fenícios e gregos da Ásia Menor, obrigados estes a combaterem seus parentes helênicos. Para se evitar o contorno do monte Atos foi aberto um canal. Como ele se chamou? canal de Xerxes canal dos Dardanelos canal Dálmata canal da Trácia canal de Ciro.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Depois de passar pelo canal de Xerxes, aberto especialmente para se evitar o contorno do monte Atos, a esquadra persa prosseguiu ao lado do exército triunfante. Nas (os) ____________, a tentativa de Leônidas, Rei de Esparta, para conter o avanço inimigo fracassou. Retiraram-se os gregos mais para o sul, enquanto Atenas era ocupada pelos persas. No istmo de Corinto pararam as forças gregas de terra. Dardanelos ilhas gregas Termópilas terras gregas confrontos de Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia __________, Grécia central, ficava frente ao mar Egeu. Atenas Micale Termópilas Ática Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia A fim de cobrir a retirada do exército grego, _______________ e 300 companheiros puseram-se no desfiladeiro das Termópilas, em ponto capaz de atrasar a marcha do exército inimigo. Intimado por Xerxes a render-se, sob o argumento de que os persas eram tão numerosos que suas flechas cobririam o Sol, Leônidas respondeu: “Tanto melhor, combateremos à sombra”. Os espartanos foram massacrados porque um traidor revelou aos persas uma passagem através das montanhas Temístocles Rei Leônidas Formion Alexandre, o Grande Péricles.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Temístocles, o grande chefe grego, também decidira levar sua esquadra para Termópilas, cerca de 300 navios de guerra. Os persas, além do seu exército, até então vitorioso nessa campanha, contavam ainda com uma força naval de cerca de 800 navios, reduzida que fora por uma sucessão de tempestades, o flagelo dos antigos navios. Restavam aos gregos duas opções: a resistência no istmo de Corinto ou o emprego decisivo de sua esquadra. Ocorreu então a Temístocles a grande ideia: não eram os persas dependentes de suas linhas de comunicações marítimas? Por que não cortá-las? Cabe aqui uma explicação. O exército persa era bastante grande para a época e não poderia encontrar no território ocupado todos os recursos necessários ao seu sustento. Fazia-se, pois, imprescindível a vinda de recursos de fora, o que era garantido pela marinha persa, através do mar Egeu. Deduziu daí, acertadamente, Temístocles que o exército invasor era dependente da marinha para o pleno êxito de suas manobras terrestres. Depois de convencer aos demais líderes alguns dos quais já ameaçavam desistir, Temístocles conseguiu reunir a esquadra grega em local adequado, no golfo de Salônica, junto à(o): Atenas Micale Desfiladeiro das Termópilas Ilha de Salamina Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia O chamado canal de Xerxes, foi aberto especialmente para se evitar o contorno de que monte? Apeninos Dardanelos Atos Tabor Helênico.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Temístocles conseguiu reunir a esquadra grega em local adequado, no golfo de Salônica, junto à ilha de ____________. Atraídos os persas para este sítio, deu-se a famosa Batalha de Salamina, que redundou em grande e memorável vitória dos gregos, bastante inferiores em número. Dispersa a frota inimiga, obtiveram os gregos a superioridade no mar. Sem possibilidade de receber o apoio logístico de que precisava, o exército persa viu-se forçado à retirada. Atenas Micale Platéia Salamina Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Após a Batalha de Salamina, dispersa a frota persa inimiga, obtiveram os gregos a superioridade no mar. Sem possibilidade de receber o apoio logístico de que precisava, o exército persa viu-se forçado à retirada. Permaneceu no território helênico apenas uma força terrestre de cerca de 50 mil homens, que foi batida em _________, cerca de 60 quilômetros a noroeste de Atenas, em 479 a.C. Atenas Micale Platéia Siracusa Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Após a Batalha de Salamina, e após a força terrestre persa de 50 mil homens ter sido batida, na mesma ocasião, em ___________, nas costas da Ásia Menor, os gregos destruíram o resto da esquadra persa, numa “batalha naval” em terra. Essa campanha foi decidida pelo mar. Dentro do modelo imperial, os persas fizeram uma campanha com íntimas conexões entre o exército e a marinha. Foi posto à prova, pela primeira vez na História, em grande escala, o valor de uma força naval para operação de larga envergadura. Atenas Micale Platéia Siracusa Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Sombras sobre a Grécia Na ameaça persa aos gregos, o mar foi capital. Era elemento imprescindível para a vitória e foi decisivo para a derrota. Ficou provada a vulnerabilidade dos exércitos operando longe de suas bases, quando dependentes de comunicações marítimas, se estas não forem devidamente conservadas. Mais tarde, Napoleão, no Egito, ficará na mesma situação de __________ na península Helênica, o mesmo sucedendo a muitos outros chefes militares. A marinha salvou os helenos e, com eles, todo o acervo de uma brilhante civilização. Xerxes Artaxerxes Dario Alexandre, o Grande Temístocles.
Report abuse Consent Terms of use