Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória 04. Parte 4 de 6

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História 04. Parte 4 de 6

Description:
Antiguidade - Questões do livro Fatos da Historia Naval

Author:
AVATAR

Creation Date:
09/02/2024

Category:
History

Number of questions: 21
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum Expressão latina usada pelos romanos para mostrarem seu domínio completo sobre o mar Mediterrâneo: Mare abertum Mare Actium Mare Nostrum Aqua Nostrum Ad Nostrum.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum O mar, na problemática da expansão dentro do modelo imperial, foi elemento de conquista, fazendo-se a dilatação dos domínios diretamente por ele, ou usando-se suas facilidades para garantir os movimentos expansionistas, sempre encetados ou levados a efeito pelas forças militares. Cabe agora ver outros aspectos do mar restrito da Antigüidade, notando-se a defesa das vias marítimas para sua pacífica utilização e a consolidação das conquistas feitas através do mar. As marinhas de guerra surgiram na aurora da História com uma missão específica que deve ser permanentemente lembrada: a defesa do comércio marítimo a defesa do comércio marítimo e terrestre a proteção das navegações costeiras e oceânicas a defesa do tráfego marítimo a construção de embarcações.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum As primeiras linhas comerciais ao longo das costas mediterrâneas despertaram cedo o desejo do enriquecimento às custas do assalto às embarcações mercantes carregadas de material de troca. A solução encontrada para a proteção aos navios mercantes foi: a criação de um tipo novo de navio, com grandes características de mobilidade e resistência ao mar e raio de ação, especificamente dedicado à guerra, tanto defensiva como ofensiva. a criação de um tipo novo de navio, com grandes características de mobilidade (embora lhe faltassem resistência ao mar e raio de ação), especificamente dedicado à guerra somente defensiva. a criação de um tipo novo de navio, com grandes características de resistência, embora com pouca mobilidade defensiva e muita capacidade ofensiva. a criação de um tipo novo de navio, com grandes características de resistência, embora com pouca mobilidade ofensiva e muita capacidade defensiva. a criação de um tipo novo de navio, com grandes características de mobilidade (embora lhe faltassem resistência ao mar e raio de ação), especificamente dedicado à guerra, tanto defensiva como ofensiva.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum As primeiras linhas comerciais ao longo das costas mediterrâneas despertaram cedo o desejo do enriquecimento às custas do assalto às embarcações mercantes carregadas de material de troca. A solução encontrada para a proteção aos navios mercantes foi a criação de um tipo novo de navio, com grandes características de mobilidade (embora lhe faltassem resistência ao mar e raio de ação), especificamente dedicado à guerra, tanto defensiva como ofensiva. Estava criada a marinha de guerra, em função da necessidade imposta pelas riquezas “nacionais”, transportadas pela marinha mercante. Diversos problemas tiveram os povos antigos com as atividades piratas. Roma particularmente esteve às voltas com este problema, até que, em 67 a.C., _________ limpou os mares romanos da pirataria. Temístocles Marco Antônio Crasso Pompeu Júlio César.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum Conta-se que Júlio César, quando jovem, foi raptado por piratas marítimos, que o mantiveram prisioneiro até que fosse resgatado. Depois de libertado, Júlio César tornou a seus antigos carcereiros e, acompanhado de soldados, crucificou toda a tripulação pirata. Roma, entretanto, não encontrou logo a paz em seus domínios crescentes. O período de 133-131 a.C. foi acidentado pela guerra civil, que agitou a República com problemas gerados pela sua própria expansão. As estruturas romanas não resistiam mais às novas condições da imensidão de suas terras e da multiplicidade de seus habitantes. As diversas disputas internas, que haviam de durar 100 anos, encontraram um ponto final no caso do triunvirato: Otávio-Marco Antônio-Lépido Otávio-Augusto-Lépido Otávio-Marco Antônio-Julio César Marco Antônio-Lépido-Crasso Marco Antônio-Otávio-Pompeu.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum As diversas disputas internas, que haviam de durar 100 anos, encontraram um ponto final no caso do triunvirato Otávio-Marco Antônio-Lépido. Afastado o último, restavam Otávio no _________ e Marco Antônio no ___________, este de amores com a soberana do Egito, Cleópatra. Dizia-se insistentemente que Alexandria iria tornar-se a capital da república romana. Oriente / Ocidente Ocidente / Oriente Norte / Sul Sul / Norte Oriente / Sul.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum Com o afastamento de Lépido do triunvirato, restavam Otávio no Ocidente e Marco Antônio no Oriente, este de amores com a soberana do Egito, Cleópatra. Dizia-se insistentemente que Alexandria iria tornar-se a capital da república romana. Otávio partiu contra Marco Antônio, então ______________ em companhia de Cleópatra, próximo a ____________. na Grécia / Termópilas na Alexandria / Cartago na Grécia / Ácio (Actium) na Alexandria / Ácio (Actium) na Grécia / Maratona.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum Otávio partiu contra Marco Antônio, então na Grécia em companhia de Cleópatra, próximo a Ácio (Actium). Persuadidos de estarem servindo a uma causa alienígena, muitos dos soldados de Marco Antônio passaram-se para Otávio durante a campanha. Percebendo a dificuldade de obter uma vitória terrestre sobre o adversário, Marco Antônio resolveu tentar a sorte no mar, enfrentando os navios de ________, almirante de Otávio. Temístocles Políbio Demóstenes Agripa Antipas.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum Otávio partiu contra Marco Antônio, então na Grécia em companhia de Cleópatra, próximo a Ácio (Actium). Persuadidos de estarem servindo a uma causa alienígena, muitos dos soldados de Marco Antônio passaram-se para Otávio durante a campanha. Percebendo a dificuldade de obter uma vitória terrestre sobre o adversário, Marco Antônio resolveu tentar a sorte no mar, enfrentando os navios de Agripa, almirante de Otávio. Em caso de êxito, poderia apelar posteriormente para uma batalha terrestre; em caso de fracasso, poderia retirar-se para o Egito, por via marítima, em companhia de Cleópatra. As forças mediram-se ao largo do golfo Ambraciano, na grande Batalha: das Termópilas em 35 a.C. de Ácio, em 31 a.C. de Lepanto de Maratona de Egos-Potamos.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum O combate naval conhecido como a Batalha do Ácio ou Actium, travado entre as tropas de Otávio e Marco Antônio, próximo ao promontório grego de Accio em 31 a.C, garantiu a Otávio, vitorioso, o domínio do mundo romano. As forças de Otávio e Marco Antônio foram medidas ao largo do golfo: Pérsico de Leyte Ambraciano de Patras Tirreno.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum Incapaz de vencer os navios de Agripa, mais ágeis e manobreiros do que os seus, Marco Antônio viu desfazerem-se no mar os sonhos de seu império. Otávio teve em Ácio a vitória militar necessária à união da república sob sua tutela exclusiva. Senhor, assim, do poder romano, Otávio pôde receber o imperium, isto é, os poder(es) _________________________ e reformar as instituições romanas, a fim de que fossem atendidas às urgentes necessidades políticas, econômicas e militares das vastas terras de Roma. civil, militar e religioso civil e militar civil militar religioso.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum Com a vitória de Otávio na Batalha do Ácio, o império romano uniu-se sob o novo Augustus, Princeps e Pontifex Maximus, à volta do velho mar de todas as civilizações do Ocidente e do Oriente Próximo, que na Antiguidade compuseram a história do homem ocidental: o mar _________________, o Mare Nostrum dos romanos. Tirreno Mediterrâneo Negro Adriático Egeu.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum 142 Observe a figura. Pode-se dizer que essa figura representa: Navio fenício do séc. XV, vendo-se, bem definidos, os castelos de proa e de popa e as defensas da embarcação. Navio fenício do séc. XVI, vendo-se, bem definidos, os castelos de proa e de popa para a defesa das guarnições. Navio europeu do séc. X, vendo-se, ainda que não bem definidos, os castelos de proa e de popa para a defesa das guarnições. Navio europeu do séc. XI, vendo-se, bem definidos, os castelos de proa e de popa e as defensas da embarcação. Navio europeu do séc. XIV, vendo-se, bem definidos, os castelos de proa e de popa para a defesa das guarnições.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Mare Nostrum “Somos inclinados a imaginar a Roma imperial como uma potência terrestre, suas regiões sendo ligadas entre si pelo melhor sistema de estradas dos tempos antigos. Este conceito é apenas parcialmente verdadeiro. Muito mais importante do que quaisquer comunicações terrestres para conservar a união do império eram o mar Mediterrâneo e as outras águas que banhavam suas costas. A história do mar e sua participação na história imperial não são dramáticas nem dinâmicas e, por isso, tendem a não apresentar registro. No entanto, o humilde mercador, distribuindo os produtos de qualquer parte do império para todas as partes, transportando os procônsules e suas legiões de apoio para os domínios de além-mar, conduzindo os apóstolos e seus sucessores com a mensagem do cristianismo, teve parte indispensável na formação e na preservação do maior de todos os impérios da Antigüidade. Durante cinco séculos depois de Ácio, navios mercantes movimentaram-se do Mar Negro para a fronteira atlântica, protegidos apenas por pequenas forças de navios-patrulha para impedir as atividades piratas. O Mediterrâneo inteiro e quase suas águas tributárias haviam se tornado um mar fechado, com todas as costas e bases navais controladas por Roma. Em terra e no mar estabeleceu-se a(o) ___________, o mais longo período de relativa paz na História”. Cúria Romana Pax Romana Pax Italiana Pax Imperial Mare Nostrum.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Civilização contra Barbárie Como os romanos chamavam todos os povos que habitavam além das fronteiras do império romano e que anteriormente os gregos também chamavam assim? Visigodos Mouros Bárbaros Infiéis Muçulmanos.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Civilização contra Barbárie Em qual cidade ficava a capital do Império Romano, antes da divisão do Império em duas partes? Roma Bizâncio Alexandria Cartago Istambul.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Civilização contra Barbárie Como passou a se chamar, em 328 de nossa era, a cidade de Bizâncio, a capital do Império Romano? Roma Constantinopla Alexandria Cartago Istambul.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Civilização contra Barbárie Por ocasião da instalação da capital do império romano na antiga Bizâncio, que passou a chamar-se Constantinopla, em 328 de nossa era, já a marinha imperial romana não apresentava a pujança que a caracterizara no começo dos tempos imperiais. Depois da divisão do império em duas partes, Oriente e Ocidente, problemas os mais diversos surgiram no quadro militar dos latinos (ocidentais) e gregos (orientais). A invasão dos bárbaros para o ocidente europeu não implicou nenhuma campanha naval. Foram invasões terrestres, começadas por via pacífica e concluídas com as grandes correntes migratórias que transpuseram os rios Reno e o Danúbio para o coração do Império. Foi assim que, em 476, a cidade de Roma foi ocupada por um pequeno povo bárbaro, os: vikings carolíngeos merovíngeos visigodos hérulos.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Civilização contra Barbárie Quem foi o último César a reinar no Império Romano do Ocidente? César Augusto Herodes Antipas Otávio Augusto Rômulo Augusto Constantino.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Civilização contra Barbárie Em 476, a cidade de Roma foi ocupada por um pequeno povo bárbaro, os hérulos. O que ocorreu com o César Rômulo Augusto? Obteve apoio dos bárbaros, reunindo forças para conquistar outras terras. Foi deposto. Assim terminou o Império Romano do Ocidente Teve, por influência do oriente, seus poderes diminuídos Foi deposto. Assim, foi substituído por Constantino Conseguiu, inicialmente, o apoio dos bárbaros. Entretanto não conseguiu mantê-lo por muito tempo, o que culminou na sua deposição.
Capítulo 2: A Dimensão Restrita do Mar Civilização contra Barbárie No Império Romano do Oriente fatos marcantes ocorreram, já mais tarde, em plena Idade Média, que tiveram profunda significação em termos navais, nas constantes tentativas de desintegração daquele remanescente império. Desta vez, entretanto, a ameaça vinha dos: árabes carolíngeos merovíngeos visigodos hérulos.
Report abuse Consent Terms of use