Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória 05. Parte 2 de 2

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História 05. Parte 2 de 2

Description:
Segunda Guerra: Questões de prova

Author:
AVATAR

Creation Date:
19/10/2023

Category:
History

Number of questions: 12
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Concurso: CA-AA-AFN/2005 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 24) O Almirante Isoroku Yamamoto, comandante-em-chefe da Esquadra Combinada, citou pela primeira vez um ataque à Esquadra americana em Pearl Harbor, em março de 1940. Deu as necessárias ordens formais para que fosse iniciado o planejamento de um ataque aeronaval em dezembro do mesmo ano, ou seja, com praticamente um ano de antecedência. Achava Yamamoto que, em caso de guerra com os EUA, a única chance do Japão seria a destruição imediata da Esquadra do Pacífico. (LIMA, Roberto Luiz Fontenelle - Guerra e Desarmamento p.138) O Almirante Yamamoto, a partir da iniciativa descrita pelo texto, tinha por objetivo uma guerra aeronaval: fulminante que levaria os Estados Unidos a serem susceptíveis a um cessar fogo imediato, procurando uma paz de compromisso com os japoneses. prolongada, demonstrando para os Estados Unidos a capacidade de resistência do Japão com a finalidade de forçar uma paz de compromisso. fulminante com a finalidade de neutralizar as principais bases navais dos Estados Unidos no Atlântico, com isso consolidando o domínio naval japonês neste oceano. prolongada, levando os Estados Unidos a procurarem um cessar fogo imediato, possibilitando, desta forma, o predomínio do Japão sobre o oceano Índico. fulminante com o objetivo de romper o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos sobre as ilhas do Atlântico, inviabilizando atividades comerciais japonesas.
Concurso: CA-AA-AFN/2005 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 27) Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no que se refere à participação da Marinha Brasileira, foi criada, em 23 de abril de 1944, a Força Naval do Sul, que tinha por incumbência a: vigilância da área compreendida entre Salvador e o Rio Grande do Sul. vigilância do litoral desde o Rio de Janeiro até a fronteira com o Uruguai. manutenção da defesa do litoral brasileiro do Rio Grande do Norte até o litoral de São Paulo. vigilância unicamente de portos estratégicos, como os do Rio de Janeiro e Santos. manutenção da defesa das rotas marítimas do Maranhão até a fronteira com o Uruguai.
Concurso: CA-AA-AFN/2006 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 29) No que se refere ao papel da Marinha Alemã, quando a Segunda Guerra Mundial teve início, é correto afirmar que o seu principal esforço sempre se orientou no sentido de: cortar as ligações oceânicas do Império Britânico, recorrendo principalmente à arma submarina e à aviação. destruir toda a força de superfície do Império Britânico, utilizando unicamente a sua força de submarinos. cortar as ligações oceânicas do Império Britânico, recorrendo principalmente a sua força de superfície que já se equiparava a inglesa em tonelagem. destruir toda a frota mercante do Império Britânico utilizando unicamente a sua força de superfície e a aviação. basicamente cortar as ligações oceanicas do Império Britânico com suas colônias na Ásia recorrendo à arma submarina e à aviação.
Concurso: CA-AA-AFN/2007 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 27) Observe a figura ao lado e responda à questão a seguir. Observa-se, o Capitão-de-Fragata Harro Schacht, capitão do U-507, que afundou diversos navios brasileiros em agosto de 1942. Uma das vitimas dele foi o navio Aníbal Benévolo. Os personagens acima descritos fazem parte de um episódio da História Brasileira que, conjuntamente com outros semelhantes, acarretou: a declaração, imediata, de guerra contra a Alemanha, a Itália e o Japão. o protesto formal do governo brasileiro aos Estados Unidos por não dar proteção as embarcações brasileiras no Atlântico Norte. a declaração do estado de beligerância com a Alemanha e os demais países formadores do Eixo, no caso Itália e Japão. o estado de guerra contra os países formadores da Tríplice Aliança, no caso, a Alemanha, Áustria e Itália. o protesto formal contra as nações da Tríplice Aliança e da Entente por não respeitarem a neutralidade brasileira diante do conflito.
Concurso: CA-AA-AFN/2008 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 26) Analise o mapa ao lado referente a um momento da campanha militar naval do Pacífico, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, considerado como sendo a primeira grande batalha naval entre as marinhas do Japão e dos Estados Unidos, após o ataque naval a Pearl Harbor (1941). Neste contexto, é correto afirmar que o mapa refere-se a Batalha: das Ilhas Havaianas onde os japoneses sofreram significativa derrota diante das forças navais dos Unidos. do Mar de Coral, na qual o Japão foi obrigado a recuar deixando todo o Oceano Pacífico sob controle dos Estados Unidos. do Mar das Aleutas onde os Estados Unidos, juntamente com a União Soviética impôs uma derrota aos japoneses. do Mar de Coral, na qual os Estados Unidos, juntamente com os ingleses e soviéticos impuseram uma significativa derrota aos japoneses. de Midway, onde a marinha japonesa sofre a sua primeira grande derrota diante da força naval dos Estados Unidos.
Concurso: CA-AA-AFN/2012 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 27) "Querendo ampliar cada vez mais o campo das atividades nacionais, o Japão adotou uma política de linhas imperialistas, cuja finalidade principal era a conquista de novos mercados consumidores e fontes de matérias primas." (Vice-Almirante João Carlos Gonçalves Caminha. História Marítima. Cal. General Benício. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. p.134) Para atender tal política expansionista, o governo japonês procurou, desde cedo, dentre outras medidas, estimular o desenvolvimento de uma Marinha: de Guerra capaz de atender as necessidades referentes à sua política externa. Mercante voltada exclusivamente para atividade de importação de manufaturas. de Guerra capaz de atender unicamente as necessidades referentes à sua política interna. Mercante voltada exclusivamente para a exportação de grãos, destacando-se o milho. de Guerra com a única finalidade de manter uma política de paz no mar territorial japonês.
Concurso: CA-AA-AFN/2013 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 27) Analise o mapa e o trecho a seguir. "Depois da derrota na Batalha do Mar das Filipinas, os japoneses voltaram pela última vez ao ataque, agora numa missão praticamente suicida. ( ... ) Assim, os nipônicos ativaram, em Outubro de 1944, o plano Sho-1 (Vitória-1) baseado na sua capacidade para executar operações noturnas e, eventualmente, conseguir vitórias sem uma suficiente cobertura aérea." A imagem ao lado e o trecho acima referem-se à Batalha: de Iwojima (ou Golfo de Iwojima), que representou significativa derrota da Marinha japonesa. de Midway, que significou a virada da guerra, no Pacífico, para a Marinha dos Estados Unidos e o início da derrota japonesa no mar. de Leyte (ou Golfo de Leyte), que praticamente teve como desfecho a destruição da Marinha do Império Japonês. de Guadalcanal, que além de ter como desfecho a vitória dos Estados Unidos determinou a supremacia militar naval desse país no Oceano Pacífico. do Mar de Coral, que praticamente possibilitou a última vitória da Marinha imperial japonesa sobre a americana.
Concurso: CA-AA-AFN/2016 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 30) Leia o texto a seguir. "Aliado privilegiado dos Estados Unidos, em função de nossa posição geoestratégica, especialmente do saliente nordestino, reglao mais próxima dos teatros africano e europeu, além de fornecedor de matérias-primas, desde o início de 1941, havíamos cedido bases aéreas, em Recife, Natal e Belém, para instalação de pistas de pouso e infraestrutura para facilitar as patrulhas marítimas e a travessia do AtlAntico pelas aeronaves norte-americanas." (César, William Carmo. Uma história das guerras navais: o desenvolvimento tecnológico das belonaves e o emprego do poder naval ao longo dos tempos. Rio de Janeiro: Femar, 2013.p.349) Assinale a opção que identifica corretamente fatos da relação entre Brasil e Estados Unidos antes, durante e no pós-Segunda Guerra Mundial. O recebimento, no pós-guerra de material excedente dos Estados Unidos, por meio do Programa de Ajuda Militar contribuiu para estimular o desenvolvimento da construção de navios de guerra no Brasil. No ano de 1943, o comandante da 4a. Esquadra da Marinha estadunidense declarou limpas as águas brasileiras e suspendeu a proteção dos navios mercantes de cabotagem. Imediatamente, a Força Naval do Nordeste retornou ao Rio de Janeiro onde foi desativada. Houve um alinhamento automático com os EUA que teve como uma das consequências o envio de tropas brasileiras, inclusive um contingente do Corpo de Fuzileiros Navais, para lutar ao lado de tropas americanas que invadiram a Guatemala em 1954. Os encouraçados Minas Gerais e São Pualo, adquiridos na época em que navios desse tipo constituíam as peças básicas das batalhas navais, estavam obsoletos e foram enviados para modernização nos Estados Unidos. Entre as decisões do convênio político militar assinado com os Estados Unidos, foi estabelecido que esse país forneceria material para que o Brasil pudesse organizar uma força expedicionária e um grupo aéreo de apoio. Tudo de acordo com o lend-lease act.
Concurso: CA-AA-AFN/2018 Prova: Amarela Profissão: CPA Questão 28) Leia a letra da música a seguir. "Mas eu deixei de ser sambista para ser soldado, Troquei o violão por um bom fuzil. Não esperei a Pátria me chamar, E o prazer é todo meu em defender o meu Brasil. Muitas vezes precisei da Pátria, E a Pátria nunca precisou de mim. Eu sei que tenho esse dever a cumprir, E todos os brasileiros devem proceder assim." (Henricão e Rubens Campos, Dever de um Brasileiro, samba-choro, 1943). Gravado durante a Segunda Guerra Mundial, o samba Dever de um Brasileiro, de Henricão e Rubens Campos, possui um tom de exaltação patriótica e ênfase em uma mobilização militar em prol do pais. Tais aspectos foram bastante explorados pelo Estado Novo diante da necessidade da mobilização de marinheiros e soldados para a grande conflagração, além do desejo de construir um forte sentimento de patriotismo e de dever entre os brasileiros. Com relação à mobilização e ao adestramento do pessoal para a Marinha do Brasil durante a Segunda Grande Guerra, assinale a opção correta: A Marinha do Brasil convocou ao serviço ativo todos os reservistas até a idade de 60 anos, além da totalidade dos tripulantes da Marinha Mercante e dos trabalhadores da pesca. Com os recursos obtidos por meio da Lei de Empréstimos e Arrendamentos, foi possível instalar no Brasil o Centro de Instrução de Guerra Anti-Submarino, que, em 1944, teve seu nome alterado para Centro de Instrução de Tática Anti-Submarino (CITAS). Na Base Naval de Manaus, sob o comando do Almirante Ari Parreiras, foram convocados todos os reservistas daquela cidade, num total de 5.000 homens. Com a instalação da Comissão de Recebimento de Caça-Submarinos em La Spezia, vários oficiais e praças foram selecionados para serem treinados na Itália em técnicas e táticas anti-submarino. Na cidade de Fortaleza foi organizado o Brazi/-United States Air Training (USBATU), que tinha por finalidade dar instrução aérea e terrestre aos militares componentes da Aviação Naval da Marinha do Brasil.
Concurso: CA-AA-AFN/2019 Prova: Verde Profissão: CPA Questão 30) A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) afetou imensamente as nações do continente americano como o Brasil e os EUA. Sobre esse perfodo, é correto afirmar que: foi uma guerra essencialmente antisubmarino, e a missão brasileira foi patrulhar uma área marítima contra os submarinos alemães, compreendida entre Dakar no Senegal e Gibraltar na entrada do Mediterrâneo. a aliança com os Estados Unidos, por meio do Programa de Empréstimo e Arrendamento, o Lend-Lease (1941-1944), supriu as demandas não só do Brasil como de outros países da América Latina, na questão de armamentos e suprimentos. Por esse programa, o Brasil recebeu diversos navios, entre eles: Cruzadores Barroso, Bahia e Rio Grande do Sul e os Encouraçados Minas Gerais e São Paulo. um dos fatos importantes que contribuíram efetivamente para o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi a tomada da Ilha de Fernando de Noronha, no Atlântico Sul, pela marinha de guerra italiana (Regia Marina). o Brasil rompeu as relações diplomáticas com os países que compunham o Eixo, em 1941, logo após a declaração de guerra por parte do governo de Getúlio Vargas, e recebeu apoio financeiro não só dos Estados Unidos, como também da Inglaterra e do Canadá. a Segunda Guerra provocou o fortalecimento das relações diplomáticas entre as nações americanas, o pan-americanismo, e o aumento da intensidade das relações econômicas entre os países latinoamericanos e os Estados Unidos.
Concurso: CA-AA-AFN/2021 Prova: Verde Profissão: CPA/CAP Questão 30) A Primeira Revolução Industrial e o Iluminismo do Século XVIII, somados ao surgimento dos Estados Unidos da América, da Segunda Revolução Industrial do Século XIX e suas consequências polfticas, econômicas e sociais, dentre outros fatores, favoreceram o choque de interesses entre os países no final do XIX e durante todo século XX. Nesse último período de tempo de cem anos, ocorreram os dois conflitos mundiais e a reordenação polftica, por meio da criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Sobre os conflitos de interesses políticos, econômicos e sociais travados entre os países na Idade Contemporânea, marque a opção correta: O Almirante lsoroku Yamamoto foi o responsável pela elaboração do plano de conquista do atol de Midway. Fortemente inspirado na grande Batalha Naval de Tsushima, Yamamoto, à frente de impressionante força naval, pretendia derrubar as defesas norte-americanas, sediadas em Midway e invadir as duas pequenas ilhas que compõem o atol, estabelecendo ali uma base aérea. Segundo seus planos, as forças militares dos Estados Unidos não chegariam a tempo de tentar impedir a invasão. A Batalha Naval de Tsushima e a Batalha Naval da Jutlândia tiveram papéis importantes na alteração da tática naval. O resultado concreto dos ensinamentos de Tsushima foi a valorização do canhão de médio e grosso calibres que inspiraram a criação de navios dotados de canhões de· vários calibres. As inutilidades do canhão perante os encouraçados fizeram da Jutlândia a última grande batalha naval, na qual o canhão foi decisivo. A Guerra Civil norte-americana trouxe a técnica para o campo de batallia: ainda que os europeus estivessem à frente no desenvolvimento de navios a vapor blindados. O primeiro combate entre esse tipo de vaso de guerra se deu durante essa guerra civil. Os couraçados Virgínia (da União) e o Monitor (dos Confederados) foram utilizados por ambos os lados na Batalha Naval de Hampton Roads, decisiva para o fim do conflito em favor dos Nortistas. A Batalha do Atlântico foi o mais importante evento bélico da Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill, em sua "História da Segunda Guerra Mundial", afirmou que a Batalha do Atlântico foi o momento em que mais temeu pela sorte do Império Britânico e nada o assustou mais do que o "o perigo dos porta-aviões" alemães operando no Oceano Atlântico. De forma distinta do Primeiro-Ministro Britânico, o presidente. Franklin D. Roosevelt, desde o ataque surpresa a Pearl Harbour, manteve o claro objetivo de vencer primeiro a ameaça nipônica. A luta pela posse do Arquipélago das Falkiands/Malvinas está intimamente ligada aos interesses da Guerra Fria. De um lado, a Argentina, apoiada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e, em lado oposto, o Reino Unido, recebendo ajuda dos Estados Unidos da América. A tecnologia das revoluções industriais estava presente neste conflito, destacando-se as ações do submarino nuclear Conqueror, británico, responsável pelo afundamento do Cruzador Ligeiro Belgrano da Argentina.
Concurso: CA-AA-AFN/2022 Prova: Verde Profissão: CPA/CAP Questão 26) Segundo Caminha, na Guerra Hispano-Americana (1898) um tipo de belonave mostrou-se tão eficiente em todas as formas de combate, aumentando ano a ano, em tamanho, velocidade e poderio para atacar navios de sua espécie e ser empregado com eficiência contra todos os demais navios. Nas duas guerras mundiais, esse tipo navio teve grande desenvolvimento e foi usado com muito sucesso. (CAMINHA, José Carlos. Introdução à História Marftima Brasileira. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 2006, p. 178). Com base no texto acima, assinale a opção que identifica corretamente o tipo de navio mencionado. Fragata Navio-Aeródromo Contratorpedeiro Encouraçado Submarino.
Report abuse Consent Terms of use