Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória 06

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História 06

Description:
Idade Média e cruzadas

Author:
AVATAR

Creation Date:
04/07/2023

Category:
History

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Na passagem do mundo medieval aos tempos modernos deu-se o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais e suas origens se encontram na Baixa Idade Média, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos. Assinale a alternativa que não faz sentido a afirmação acima: A condição fundamental para formação das monarquias nacionais foi a crise do mercantilismo e a emergência do absolutismo. Na Inglaterra o poder real sofreu limitações significativas com a Carta Magna e somente depois da Guerra das Rosas os reis da dinastia Tudor retomaram a caminhada rumo à centralização do poder. A afirmação do poder nacional dependia da diminuição dos poderes particulares (senhores, cidades) e universais (papado e Sacro Império). Entre o final da Guerra dos Cem Anos e os inícios do século XVI, o poder real consolidou-se na França, especialmente com os reis Carlos VIII, Luís XII e Francisco I.
Um dos saberes mais valorizados na época medieval foi a Teologia e um dos nomes mais expressivos foi de Tomás de Aquino, no século XIII, que: Defendeu fortemente a prática do nicolaísmo e da simonia, sendo um dos principais críticos da reforma gregoriana. Desenvolveu a teoria do livre arbítrio, segundo a qual Deus concede ao homem a liberdade para escolher suas ações. Escreveu a Suma Teológica e sistematizou os cânones da crença cristã, numa tradição conhecida como Escolástica. Pregava uma religião de caráter mais individual, na qual os leigos teriam mais importância e nos ritos religiosos deveria ser utilizada a língua vernácula que substituiria o latim. É o autor da "Cidade de Deus", obra que incorporava elementos da filosofia antiga e as relacionava ao mundo cristão, sobretudo o pensamento de Platão, caracterizando-se desta forma em uma produção neoplatônica.
Leia o fragmento de texto abaixo e assinale a alternativa correta: Em 1095, uma autoridade religiosa assim se expressava: "A todos os que partirem ou morrerem pelo caminho, em terra ou mar, ou que perderam a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados" Montellato, Andrea Rodrigues Dias, história temática: diversidade cultural e conflitos, S. Paulo Scipione, 2000, p. 36. a relação entre guerra e religião é específica da cultura mulçumana. A difusão do cristianismo no mundo se fez por uso da força. O espírito das cruzadas associa o sacrifício e a perda da vida com a ideia da salvação. As cruzadas representam a expansão do cristianismo sem violência.
A Igreja Católica centralizou ações políticas e não se descuidou de aumentar seu poderio econômico na Idade Média. Teve, também, presença na formulação do pensamento e na construção da cultura da época. Um dos pensadores mais expressivos foi Santo Agostinho, que: era favorável ao fim das crenças baseadas apenas na fé, procurando seguir os princípios das concepções de mundo de Platão. escreveu As Confissões, obra de valor para o catolicismo, responsável pela defesa da razão e da igualdade social entre os seus adeptos construiu reflexões que influenciaram Calvino e Lutero na efetivação da reforma protestante nos tempos modernos. compartilhou com as teorias de Tomás de Aquino, todas voltadas para a defesa da fé absoluta no poder de Deus.
Dentre as obrigações a serem pagas pelos servos durante o Feudalismo, NÃO ESTÁ: A banalidade. O dízimo. A mão morta. O colonato A primícia.
O historiador Henri Pirenne, em sua obra As Cidades da Idade Média atribui falência do sistema feudal e ascensão da Idade Moderna a elementos transformações externos como: O acirramento dos antagonismos sociais. O aumento do poder principesco. O desenvolvimento comercial e o renascimento das cidades. O maior poder da Igreja Católica. As campanhas de avanço em direção ao oriente, conhecidas como Cruzadas.
São características da sociedade feudal: I. A posse da terra definia as diferenças entre os grupos sociais. II. Os guerreiros possuíam a direção militar da sociedade. III. No topo da sociedade, figuravam o rei e os clérigos, detentores do poder político na Europa Oriental. Quais estão corretas? Apenas I Apenas II Apenas I e II Apenas II e III Todas estão corretas.
A Europa do século XIV foi marcada pela maior crise do feudalismo e do regime senhorial. A respeito desse tema, analise as assertivas a seguir. I - Com o agravamento da crise da produção agrícola, boa parte da Europa foi atingida pela chamada grande fome. Enfraquecidos pela falta de alimentos, os que sobreviveram acabaram contraindo vários tipos de moléstias. Dentre elas a peste negra, que dizimou parte da população europeia. II - A chamada peste negra foi entendida pela sociedade feudal como um cólera carnal, responsável por grande parte da mortandade da população. A dizimação causada pela doença ocorreu de forma explosiva e século e restrita às regiões centro e norte da Europa, isentando territórios do sul europeu, como no caso da península Itálica. III - Em virtude da grande baixa demografia nas terras dos senhores feudais eles procuraram incentivar a permanência dos que já viviam e a imigração de vilões para suas terras, através da diminuição dos valores pagos pelo trabalho de camponeses e também dos impostos pagos pelos mesmos para garantir moradia e proteção no feudo. De acordo com as assertivas anteriores, assinale: Apenas I está correta. Nenhuma está correta. Somente as assertivas I e III estão corretas. Somente a assertiva II está correta. Somente as assertivas II e III estão corretas.
O conflito europeu conhecido como Guerra dos Cem Anos, durante o de 1337 a 1453 - entremeada de curtas tréguas, teve como principal ponto de partida: O confronto entre Flandres e a península itálica pelo controle exclusivo rota das especiarias. Uma guerra civil entre grupos rivais da nobreza inglesa para suceder o trono monárquico inglês. A disputa entre o Sacro Império Romano e a Rússia por reinos estratégicos e fronteiriços com as duas regiões. O enfrentamento entre os Estados nacionais de França e Inglaterra que buscavam o domínio de territórios. A disputa pela sucessão da Coroa Francesa entre o monarca inglês e uma parcela da nobreza francesa.
As Cruzadas foram importantes para as transformações ocorridas na Europa ao final da Idade Média. Em relação às Cruzadas, é possível afirmar que: seus efeitos imediatos sobre a vida europeia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar, sensivelmente, o poder absoluto dos monarcas europeus. em termos legais, as Cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, pois difundiram no Extremo Oriente o conceito de propriedade dominante. seus resultados abalaram, seriamente, o prestígio do papado provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical. os efeitos sociais das Cruzadas fizeram-se sentir, principalmente, sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, passaram a defender a substituição da servidão pelo trabalho livre. as exigências das expedições contribuíram, decididamente, para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo espaço para que as suas águas viessem a sustentar, posteriormente grande parte das rotas de comércio europeu.
Report abuse Consent Terms of use