Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História

Description:
História

Author:
AVATAR

Creation Date:
14/11/2018

Category:
Others

Number of questions: 53
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
De acordo com Bittencourt (2006), que Revolta fez frente ao movimento separatista que enclodiu em Pernambuco, em março de 1817, onde a Marinha atuou na repressão, bloqueando o porto de Recife? Da Chibatada Sabinada Nativista Praiera dos Marinheiros.
Tendo em vista os eventos da formação da Marinha Imperial Brasileira, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta. ------------------------------------------------------- A Marinha Imperial teve seu início com o aproveitamento dos navios que tinham sido deixados no porto do Rio de Janeiro pelos portugueses e dos oficiais e praças da Marinha portuguesa que aderiram a Independência. ------------------------------------------------------- O Almirante Luís da Cunha Moreira, após a proclamação da Independência, foi nomeado Ministro da Marinha, tornando-se o primeiro ministro brasileiro nato da nossa Marinha. ------------------------------------------------------- A Academia Real de Guardas-Marinha, que acompanhou a Família Real ao Brasil, teve sua instalação nas dependências da ilha das Enxadas, tornando-se o primeiro estabelecimento de ensino superior no Brasil. ------------------------------------------------------- A necessidade de se dispor da Força Naval como um eficiente elemento operativo e como uma fator de dissuasão para as pretensões de reconquista portuguesa fez com que o governo imperial brasileiro contratasse Lorde Horatio Nelson, um brilhante e experiente oficial da Marinha inglesa, como Comandante em Chefe da Esquadra. (F) (V) (F) (V) (V) (V) (F) (F) (V) (V) (V) (F) (F) (F) (F) (V) (V) (F) (V) (F).
"O Lorde Cocharne, no comando da Nau Pedro I, fez dessa embarcação a ponta de lança de uma grande força naval que viria próxima, trasnportando um vultoso Exército nacional.Porém, tudo não passava de um blefe para levar a deposição da Junta Governativa que se mantinha fiel a Lisboa, o que aconteceu em 27 de julho de 1823".(Introdução a História Maritima Brasileira: Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 2006). Esta afirmativa se refere a que episódio? Bloqueio naval de São Luís. Ocupação da Banda Oriental do Uruguai. Bloqueio Naval a Montevidéu. Atuação da Marinha contra a confederação do Equador. Invasão da capital da Guiana Francesa, Caiena.
Ainda no reinado de D.Pedro I, uma revolta na Província de Pernambuco colocou em perigo a integridade territorial do Império.A Marinhaatuou contra a essa revolta a partir de abril de 1824, que congregou no seu ápice, também as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Aque episódio se refere essa afirmativa? Revolta dos Alfaiates. Dezembragada. Confederação do Equador. Revolta Nativista. Desembarque em Maldonado.
Em 9 de janeiro de 1822, D.Pedro declarou que permaneceria no Brasil, apesar da determinação das Cortes para que retornasse a Lisboa. Como esse dia ficou conhecido? Dia da Independência. Dia do Fico. Dia do Brasil. Dia de D.Pedro. Dia de Portugal.
Um movimento importante de D.João na política externa foi a ocupação da Banda Oriental. Qual país da América do Sul se originou dessa ocupação? Estados Unidos da América. México. Brasil. Uruguai. Canadá.
A pressão pela restauração do pacto colonial, com o consequente esvaziamento das atribuições de regente, levou D.Pedro a defender a autonomia brasileira perante a restauração da condição de colônia pretendida pelas Cortes. Com isso, como ficou conhecido o dia 7 de setembro de 1822? Dia do Fico. Dia da Independência do Brasil. Dia do Brasil e Portugal. Dia de D.Pedro. Dia de Portugal.
O nascimento da Marinha Imperial se deu em regime de urgência, aproveitando os navios que tinham sido deixados pelos portugueses. Esses navios foram reparados em um intenso trabalho do Arsena de Marinha: do Rio de Janeiro. do Maranhão. do Rio grande do Sul. do Piauí. da Bahia.
O primeiro estabelecimento de ensino superior no país, que acompanhou a Família Real e teve sua instalação nas dependências do mosteiro de São Bento, foi a Academia Real de: Oficiais. Combatentes. Militares. Guardas-Marinha. Marinheiros.
Qual a principal caracteristica do Pacto Colonial no tocante ao comércio? Liberava as colônias para o comércio entre si. Proibia o comércio das colônias com a Inglaterra. Liberava o comércio das colônias somente com a Inglaterra. Só poderia ser realizado entre as colônias e a metrópole. Liberava as colônias para o comércio com outros países.
Quais foram as duas principais ações de D.João no tocante a política externa do Brasil? Expulsão dos franceses e consolidação do terrirório brasileiro. Conquista de Caiena e ocupação da Banda Oriental. Construção da ponte da amizade e estudos topográficos no Sul do país. Abertura dos porto e construção da hidrovia do Madeira. Reestruturação das forças de defesa nacional e criação da alfândega do Sul do país.
O que provocou o retorno de D.João VI a Portugal? O estado revolucionário em que se encontrava Portugal. A declaração da Indepêndencia do Brasil. A derrota de Napoleão. A intensificação do comércio com a Inglaterra. O congresso de Viena.
D e acordo com Bittencourt (2006), como foi denominada a revolta que enclodiu contra a autoridade da Regência na Bahia e combateu uma diminuta força naval montada pelos rebeldes com navios apresados, sendo sufocada em 1838? Balaiada. Guerra dos Farrapos. Cabanagem. Sabinada. Revolta Praiera.
De acordo com Bittencourt (2006), os dois grandes conflitos nos quais o Império brasileiro se envolveu, desde sua independência até o inicio das hostilidades que levariam á guerra contra o Paraguai, foram, respectivamente: Guerra Cisplatina; e Guerra contra Manuel Oribe e Juan Manuel de Rosas. Guerra da Independência; e Guerra Cisplatina. Guerra contra Manuel Orive e Juan Manuel de Rosas; e Guerra da Independência. Guerra do Paraguai; e Guerra da Independência. Guerra Cisplatina; e Guerra do Paraguai.
Como é denominada a embargação de alto-bordo, com dois ou três mastros envergando velas redondas e gurupés com velas de proa, empregada no transporte de ouro e prata da América para Espanha e Portugal nos séculos XVI, XVII E XVIII, e era armada com numerosos canhões? Galera. Monitor. Galé. Galeão. Fragata.
Assinale a opção que apresenta a primeira revolta ocorrida n Grão-Pará, no período regencial, e que se generalizou em 1835 com a ocupação da capital da província, Belém. Sabinada. Revolta Praiera. Cabanagem. Balaiada. Guerra dos Farrapos.
"No período regencial, o conturbado ambiente político da Corte se refletiu nas províncias do império em movimentos armados que explodiram por todos os principais centros regionais, desde 1831 até os anos de consolidação do reinado de D. Pedro II" Com relação a esse período da História Brasileira, é correto afirmar que a Marinha: enfrentou grandes inimigos no mar. participou de combates navais de duração de meses. participou do transporte de tropas do Exército imperial da Corte e de outras províncias, bloqueios e desembarques. realizou diversas ações que determinaram o fim do escravismo. consolidou o reinado de D. Pedro II a ponto de evitar a Guerra do Paraguai.
Em qual Guerra o imério brasileiro, que se opunha frontalmente a anexação do Uruguai ao território da Argentina, apoiou o governo constituído do Uruguai, exercido pelo Partido Colorado? Guerra contra Oribe e Rosas. Guerra da Cisplatina. Guerra do Uruguai. Guerra dos Farrapos. Guerra Sabinada.
De acordo com Bittencourt (2006), a força naval brasileira ultrapassou, sob disparos dos canhões das tropas de Juan Manuel de Rosas, o ponto fortificado adversário no Rio Paraná, ultilizando pela primeira vez em um conflito armado navios: com hélice. com turbina. a vapor. com canhão. com motor.
No Brasil, várias revoltas foram deflagradas em diversas províncias e abafadas pelo Governo Regencial com a ultilização da Marinha e do Exército. Dentre essas revoltas, pode-se citar. Cabanagem, no Pára. Revolta Praiera, no Ceará. Balaiada, no Rio Grade do Sul. Guerra dos Farrapos, no Maranhão e Piauí. Sabinada, em São Paulo.
Em que guerra o Brasil recém-independente envolveu-se entre 1825 e 1828, com as províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina, pela posse de uma província brasileira que havia sido anexada por D. João VI, em 1821, que é atualmente a atual República Oriental do Uruguai? Guerra dos Farrapos. Guerra da Lagosta. Guerra contra Manuel Oribe e Rosas. Guerra Cisplatina. Guerra do Paraguai.
Ainda no reinado de D.Pedro I, uma revolta na Província de Pernambuco colocou em perigo a integridade territorial do Império.A Marinhaatuou contra a essa revolta a partir de abril de 1824, que congregou no seu ápice, também as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Aque episódio se refere essa afirmativa ? Revolta dos Alfaiates. Dezembragada. Confederação do Equador. Revolta Nativista. Desembarque em Maldonado.
Na segunda metade do século XIX, o Brasil se envolveu em questões que definiram o seu território. Nesse contexto, os navios brasileiros, mesmo os de propulsão mista, eram adequados para operar no mar e não nas condições de águas restritas e pouco profundas que o teatro de operações nos Rios Paraná e Paraguai exigia; a possibilidade de encalhar era um perigo sempre presente . Essa afirmativa se refere a que episódio da histório marítima brasileira? Guerra contra Oribe e Rosas. Guerra da Cisplatina. Guerra dos Farrapos. Guerra da Tríplice Aliança. Combate de Lara-Quilmes.
De acordo com Bittencourt (2006), durante as operações contra o governo do Paraguai ao longo da guerra da Tríplice Aliança, o Vice-Almirante Joaquim Inácio comandou, em 15 de agosto de 1857, um enfrentamento contra o fogo das bateriais de terra dos inimigos e contra os obstáculos no rio, sucedendo com êxito a passagem de dez navios encouraçados. Esse fato ficou conhecido como passagem Heroica de: Humaitá. Corrientes. Curuzu. Riachuelo. Curupaiti.
De acordo Bittencourt (2006), embora todos os navios da esquadra paraguaia fossem adequados para navegar nos rios, somente um era verdadeiramente navio de guerra; os outros, apesar de convertidos, não formam projetados para tal. Como esse navio era denominado? Marajó. Guajará. Taquary. Macaé. Tupi.
Quais eram os países que compunham a Tríplice Aliança? Brasil, Paraguai e Uruguai. Brasil, Argentina e Uruguai. Argentina, Paraguai e Uruguai. Brasil, Chile e Bolívia. Chile, Bolívia e Uruguai.
Quem foi designado como Comandante das Forças Navais Brasileiras em Operação na Guerra do Paraguai? General Manoel Marques de Souza. Almirante Barroso. Almirante Joaquim Marques Lisboa. Marquês de Caxias. Capitão de Mar e Guerra Delfim Carlos de Carvalho.
O dia 11 de junho é considerado a data magna da marinha, pois marcou , em 1865, uma vitória decisiva da Força Naval brasileira na Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai. "O Brasil espera que cada um cumpra seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória e nossa" foram os dois sinais de Barroso, chefe de divisão, no comando das duas divisões navais brasileiras no conflito. Essas informações se referem a que Batalha? Tomada da Fortaleza de Curuzu. Guerra Cisplatina. Batalha Naval do Riachuelo. Batalha do Forte de Humaitá. Dezembrada.
Durante a Guerra Cisplatina, a Marinha Imperial Brasileira lutou com a força naval argentina e com corsários que atacavam os navios mercantes brasileiros por toda a nossa costa. Assinale a opção que apresenta a primeira ação de guerra da força naval brasileira na Guerra Cisplatina. Estabelecimento de um bloqueio fluvial no Rio da Prata. Abordagem e captura de uma fragata Argentina. Conquista de uma praça fortificada na margem esquerda do Rio da Prata. Corte do abastecimento por mar da capital argentina. Resgate de dois navios mercantes capturados por corsários.
Após a Proclamação da independência do Brasil em 1822, o Governo Imperial teve a necessidade de criar rapidamente uma esquadra brasileira com a intenção de efetivar a independência e combater as forças opositoras a autonomia política da nação. Além de a recem criada Marinha do Brasil ter sido fundamental na guerra pela independência , que outro fator de destaque pode ser atribuído a esquadra imperial brasileira? A transformação da colônia brasileira em uma República. A manutenção da unidade territorial brasileira. A incorporação das Províncias Unidas do Prata ao território brasileiro. O apresamento dos navios portugueses seguido da tomada da cidade de Lisboa. A proibição de contratação de estrangeiros para comporem a Marinha do Brasil.
Leia o texto a seguir. "... minha resolução foi de acabar de uma vez, com toda a esquadra paraguaia, que eu teria conseguido se os quatro vapores que estavam mais acima não tivessem fugido. Pus a proa sobre o primeiro, que o escangalhei, ficando inutilizado completamente, de água aberta, indo pouco depois ao fundo. Segui a mesma manobra contra o segundo, que era o Marquês de Olinda, que inutilizei, e depois o terceiro, era o Salto, que ficou pela mesma forma". (Parte de Combate escrita em 12 de junho de 1865 a bordo da Fragata Amazonas pelo Chefe de Divisão Francisco Manoel Barroso). O trecho acima se trata do relato do Almirante Barroso a respeito do vitória brasileira sobre as forças navais paraguaias, na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 186. Apesar de a guerra ter se estendido até 1970, por que tal Batalha Naval pode ser considerada como decisiva para a vitória da Tríplice Aliança? O Presidente paraguaio, Francisco Solano Lopez, foi morto durante a Batalha Naval do Riachuelo, desestabilizando as forças paraguaias. Na Batalha Naval do Riachuelo, grande parte da esquadra paraguaia foi aniquilada, o que garantiu o bloqueio naval que impediu o Paraguai de receber armamentos do exterior. Com a vitória brasileira em Riachuelo, parte das fortalezas paraguaias se rebelou contra o governo paraguaio. Tal batalha anulou todas as forças paraguaias, de modo que o restante do conflito foi uma marcha sem esforços da Tríplice Aliança até Assunção Com a vitória em Riachuelo, a Argentina entrou na guerra ao lado do Brasil, saindo de seu estado de neutralidade.
De Acordo com Bittencourt (2006), no recuo das forças paraguaias, durante a guerra da Tríplice Aliança contra o governo do Paraguai os combates que ali ocorreram, corpo a corpo, entre as tripulações de embarcações, constituíram um dos conjuntos de episódios mais dramáticos da guerra. Participaram deles, com grande bravura, jovens oficiais brasileiros, como os Tenentes: Saldanha da Gama e Júlio de Noronha. Jerônimo de Albuquerque e Júlio de Noronha. Francisco Manuel Barroso da Silva e Joaquim Marques Lisboa João Maria Wandenkolk e Jerônimo de Albuquerque Saldanha da Gama e João Maria Wandenkolk.
Quais foram os países que, durante a Primeira Guerra Mundial, formavam a Tríplice Entente? Império Autro-Húngaro, Itália e Alemanha. França, Inglaterra e Rússia. Estados Unidos, França e Inglaterra. Rússia, Alemanha e França. Alemanha, Portugal e França.
Quem foi o autor do Programa de reaparelhamento da Marinha em 1904? Almirante Pedro Max Fernando de Frontin. Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva. Almirante Júlio de Noronha. Almirante Alexandrino Faria de Alencar. Almirante Joaquim José Ignácio.
Qual foi a participação da Marinha na primeira Guerra Mundial? Patrulhar a costa brasileira em conjunto com a Marinha Francesa. Patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o mar do Caribe e nosso litoral. Como medida de caráter orgânico, foram instalados Comandos Navais, criados pelo Decreto no 10.359 de 31 de agosto de 1942, com o propósito de prover uma defesa mais eficaz da nossa fronteira marítima. O envio de uma Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), que tinha como missão patrulhar uma área marítima contra submarinos alemães, compreendida entre Dakar no Senegal e Gibraltar. Organizar uma defesa ativa, atuando em pontos focais da costa, com a finalidade de repelir qualquer ataque aéreo ou naval inimigo.
Na Segunda Guerra Mundial, quem era responsável pela defesa, proteção e controle que abrangia a área entre os Estados de Sergipe, Bahia e Espírito Santo, com sede em Salvador? Comando Naval do Nordeste. Comando Naval do Centro. Comando Naval do Leste. Comando Naval do Norte. Comando Naval do Sul.
Em 1917, o Brasil entrou na Primeira Guerra Mundial, quando a campanha submarina alemã atingiu seus navios mercantes, afundados em razão do bloqueio alamão a Grã-Bretanha. De acordo com Bittencourt (2006), o Brasil enviou, em 1918, uma Divisão Naval para operar com a Marinha Britânica entre: Senegal e Marrocos. Gibraltar e Marrocos. Senegal e Dakar. Dakar e Gibraltar. Gibraltar e Senegal.
De acordo com Bittencourt (2006), em 1940, obedecendo ao novo programa Naval então aprovado, decidiu-se pela construção, no Brasil, de uma série de navios Mineiros varredores, todos pertencentes a classe: Carioca. Mineira. Paulista. Gaúcha. Potiguar.
Na segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto por quais países? Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Itália, Estados Unidos e Rússia. França, Inglaterra e Estados Unidos. Brasil, Inglaterra e Itália. Alemanha, Itália e Japão.
Qual foi o fato que deu inicio a Primeira Guerra Mundial? A invasão da Polônia pelo exército alemão. A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França. O assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco. A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália. A disputa pelo território brasileiro.
Durante a Primeira Guerra Mundial, navios mercantes brasileiros foram atacados por submarinos alemães, o que levou o governo brasileiro a declarar estado de guerra com o Império Alemão em 1917. Constitui-se como ação brasileira nesta guerra a criação: da Divisão Naval em Operações de Guerra. da Força Naval do Noredeste. da Força Naval do Nordeste. da Força Aérea Brasileira. do Corpo de Fuzileiros Navais.
Na década de 1960, uma crise envolveu Brasil e França em uma questão correlacionada a soberania do mar territorial brasileiro. Tal crise levou o governo brasileiro a tomar uma atitude de persuasão naval coercitiva, determinando o envio de navios da Marinha do Brasil ao local da crise a fim de demonstrar que o País estava disposto a defender seus direitos. Finalmente, o conflito de interesses foi resolvido no campo da diplomacia. Como ficou conhecida essa crise? Guerra das Malvinas. Guerra dos Mísseis. Questão Christie. Guerra da Lagosta. Crise Vichy.
Qual da missões abaixo representou a atuação da Marinha do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial? Patrulhar a área compeendida entre Dakar-São-Vicente-Bibraltar na costa da África. Realizar o bloqueio naval no Rio da Prata. Transportar tropas para a Europa e realizar operações anfíbias de desembarque na França ocupada. Enfrentar os encouraçados alemães no Atlântico Sul , dentre os quais pode ser citado o Encouraçado Graf Spee. Patrulhar o o Atlântico Sul e escoltar os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o litoral sul do Brasil.
Na crise da década de 1960, chamada de Guerra da Lagosta, que tipo de persuasão naval o Governo brasileiro ultilizou contra a França? Sustentação. Dissuasão. Intimidação. Coerção Deterrente Imposição.
Qual foi a missão da Marinha do Brasil na segunda Guerra Mundial ? Invadir a Alemanha junto com os Estados Unidos. Destruir os navios mercantes alemães. Patrulhar o Pacífico e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o nosso litoral norte contra a ação dos submarinas e navios corsários germânicos e italianos. Invadir a Itália junto com os Estados Unidos. Patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o nosso litoral sul contra a ação dos submarinos e navios corsários germânicos e italianos Voga Larga.
Assinale a opção que apresenta a composição correta dos blocos militares formados antes da Primeira Guerra Mundial. Típlice Aliança ( Espanha, Itália e Alemanha) e Tríplice Entente ( Estados Unidos, França e Japão ). Tríplice Aliança ( Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente ( Japão, Alemanha e Grã-Bretanha ). Tríplice Aliança ( França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente ( Portugal, França e Estados Unidos ). Tríplice Aliança ( Itália, Império Austro-Hungaro e Alemanha) e Tríplice Entente ( Rússia, Inglaterra e França ). Tríplice Aliança ( Brasil, Itália e Alemanha) e Tríplice Entente ( Rússia, França e Espanha ).
Marque a opção que, segundo Bittencourt (2006), apresenta os tipos de Persuasão Naval, específicos do emprego do Poder Naval em tempo de paz, classificados quanto aos modos em que os efeitos políticos se manifestam. Flexibilização, Mobilização e Atuação. Mobilização, Dissuasão e Ação. Sustentação, Atuação e Mobilização. Coerção, Flexibilização e Moderação. Sustentação, Dissuasão e Coerção.
A missão da Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o nosso litoral sul. Segundo Bittencourt (2006), contra que ameaça eram realizadas essas patrulhas? A ação de submarinos japoneses e chineses. A ação dos submarinos e navios corsários germânicos e italianos. O bombardeio das esquadras alemã e austríaca. A ação dos submarinos italianos e holandeses. A investida das forças navais da Itália e Japão.
De acordo com Bittencourt (2006), na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o governo de Wenceslau Braz decidiu enviar, para operar sob as ordens da Marinha Britânica, uma Divisão Naval que foi denominada Divisão Naval em Operações: de Apoio Logístico. Antissubmarino. de Guerra. de Minagem. de Reconhecimento.
O Programa de Reaparelhamento da Marinha de 1904, que veio a ser remodelado e reformado em 1906, incluia alguns melhoramentos fundamentais para um Poder Naval que se desejava no Brasil. Assinale a opção que NÃO representa uma das propostas ou melhoramentos desse Programa. Aquisição de navios que, naquele momento, equipavam as melhores Esquadras do mundo. Criação de um moderno Arsenal. Adição de novos encouraçados de 20 mil toneladas. Construção de um porto militar. Desenvolvimento de submarinos com propulsão nuclear.
No decurso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em 11 de março de 1941, foi assinada uma lei com os Estados Unidos que permitia, sem operações financeiras imediatas, o fornecimento dos materiais necessários ao esforço de guerra dos países aliados. De acordo com Bittencourt (2006), essa lei foi denominada Lei de: Cooperação Mútua para a Guerra. Esforço de Guerra das Partes. Investimento Financeiro. Participação Ativa no Conflito. Empréstimo e Arrendamento.
Qual era a principal tarefa da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) na Primeira Guerra Mundial? Participar das festividades promovidas pelos vitoriosos em comemoração ao Armistício da Primeira Guerra Mundial. Patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o nosso litoral sul contra a ação dos submarinos germânicos e italianos. Atuar no transporte de material bélico com navios fretados pelo governo norte-americano. Organizar comboios, nos portos nacionais, que reuniam navios mercantes da navegação de longo curso e de cabotagem, escoltados por navios de guerra brasileiros e norte americanos. Patrulhar uma área maritima contra os submarinos alemães, compreendida entre Dakar, no Senegal, e Gibraltar, na entrada do Mediterrâneo, com subordinação ao Almirantado inlglês.
Na História, há numerosos exemplos de navios corsários que surgiram de surpresa diante de um porto para danificarem suas instalações ou amedrontarem suas populações. Do ponto de vista militar, os efeitos dessas incursões são reduzidos, sendo a ação, na maioria das vezes, executada para desorganizar a vida da localidade e obter efeitos morais. Com advento do submarino, o perigo tornou-se maior, com a possibilidade de torpedeamento de navios surtos nos portos. Por esses motivos, durante a 2ª Guerra Mundial foi organizada uma defesa que atuaria em pontos focais da costa, com a finalidade de repetir qualquer ataque aéreo ou naval inimigo, por meio de ações coordenadas da Marinha de Guerra, do Exército e da Aeronáutica. De acordo com Bittencourt (2006), como foi denominada essa defesa organizada? Ativa Positiva Costeira Submarina Naval.
Report abuse Consent Terms of use