Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória 99

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História 99

Description:
Revisão Idade Média e Expansão Marítima Portuguesa

Author:
AVATAR

Creation Date:
29/06/2023

Category:
History

Number of questions: 6
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Observe a imagem, do Navio Inglês da Guerra dos Cem Anos, e responda. Durante a Idade Média os navios que seriam empregados em operações militares recebiam adaptações como as vistas acima, na forma de estruturas, chamadas castelos, na proa e popa do navio. Isso se dava devido ao fato de: o advento da artilharia ter transformado a guerra naval na Idade Média, tornado necessário o uso de castelos de proa e popa como bases para a artilharia embarcada. a tática naval da Idade Média, mesmo para navios a pano, como era o caso dos que navegavam no Atlântico, era a abordagem. As manobras eram no sentido de aproximar os navios para permitir essa abordagem. o emprego do fogo grego ter se disseminado por toda a Europa durante a baixa Idade Média, tornando necessário o emprego dos castelos para alojar os lançadores de chamas. a guerra dos Cem Anos ter sido estritamente terrestre. Os castelos de proa e de popa eram apenas instalações que visavam criar mais espaço no navio para o transporte militar, não tendo nenhum uso militar além desse. que muitas das cidades do litoral da França eram protegidas com muralhas e os castelos de popa e proa servia como armas de cerco, facilitando o ataque dos ingleses.
Durante a Idade Média, muitos conflitos ocorreram entre os reis e senhores feudais europeus. Muitos desses conflitos tiveram consequências para o desenvolvimento do comércio marítimo nesse período histórico. Sobre a Guerra dos Cem Anos, marque a única opção correta: Contribuiu decisivamente para a formação da Marinha de Guerra da Inglaterra fundada por Henrique VIII em 1347. Afetou negativamente o intenso comércio marítimo do litoral norte da Europa que, ameaçado pelas constantes batalhas navais, entrou em declínio. Incentivou o comércio marítimo, visto que era mais seguro transportar os produtos pelo mar do que por terra, onde marchavam os exércitos, pilhando e combatendo. Não teve impacto nenhum, sendo exclusivamente um conflito terrestre, sem influência nas operações navais. Viu o emprego de corsários pelos franceses para atacar o litoral da Inglaterra e ajudar a assegurar a reivindicação francesa ao trono inglês.
“O pouco poder ofensivo dos primitivos canhões impunha que essa arma fosse empregada contra o homem e não contra o material, já que neste não faria dano considerável. Geralmente, a tripulação vencida era jogada pela borda. Sendo fracos em seu poder ofensivo, esses canhões navais primitivos eram chamados de:” Ship Killers Fogo Grego Men Killers Poitas Arcabuzes.
“A progressiva participação lusa no comercio europeu ganhou impulso já no início do século XV. Assim, a precoce centralização monárquica (Revolução de Avis, em 1385), associando os poderes políticos nas mãos do rei aos interesses do setor mercantil, teve papel decisivo na montagem das grandes navegações portuguesas.” Após lermos o fragmento, identifique a afirmativa abaixo outro fator foi decisivo para que Portugal fosse pioneiro no além-mar? expulsão dos mouros e estudos náuticos liderados por D. Henrique da Borgonha. aperfeiçoamento das caravelas e expulsão dos judeus das regiões do Porto. estudos náuticos liderados pelo Infante D. Henrique e aperfeiçoamento das caravelas. fim da Guerra dos Cem anos e Cruzadas. o investimento de comerciantes venezianos na expansão portuguesa após o declínio de Veneza frente à Gênova.
Sobre o Tratado de Toledo de 1480, entre o Rei de Portugal e o Rei de Castela é correto afirmar que: concedia a Portugal e Espanha as terras encontradas a partir de um meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Sendo que este destinava à Portugal todos os territórios situados a leste e a Espanha, as terras localizadas a oeste do meridiano. Criou uma linha 370 léguas a oeste de Cabo Verde. Concedendo a Portugal todas as terras a leste deste meridiano e a Espanha todas as terras a Oeste deste meridiano. Portugal obtinha o reconhecimento do seu domínio sobre a ilha da Madeira, o Arquipélago dos Açores, o de Cabo Verde e a costa da Guiné, enquanto que Castela recebia as ilhas Canárias, renunciando a navegar ao Sul do cabo Bojador. Estabeleceu para a Espanha a posse de Cabo Verde e da ilha da Madeira. O Rei de Castela abdicou de seus direitos ao trono de Portugal, finalmente terminando com a crise Dinástica iniciada cem anos antes.
Além das lendas quanto ao “mar tenebroso” (oceano Atlântico), qual era o grande problema náutico do séc. XIV que atravancava a expansão marítima para esse oceano? Determinação da longitude a bordo, devido à necessidade do emprego de cronômetros. Pouca prática de marinharia, já que Portugal não desenvolver atividades marítimas antes do século XV. Pouco investimento, devido às guerras de Reconquista que consumiam todos os recursos do reino. Pouca madeira, já que Portugal era uma nação pobre em carvalho, madeira importante para a construção naval. Muitos corsários que, empregados pelos reis europeus da Idade Média, tornavam a navegação oceânica inviável.
Report abuse Consent Terms of use