Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONHistória 99

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
História 99

Description:
Revisão: Antiguidade e Cruzadas

Author:
AVATAR

Creation Date:
29/06/2023

Category:
History

Number of questions: 6
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
As Guerras Púnicas, entre romanos e cartagineses, duraram de 264 a 146 a.C. Entre seus resultados finais, podemos considerar que elas: contiveram a expansão romana em direção ao mar Mediterrâneo, pois as ilhas ao sul da península itálica passaram ao controle cartaginês. fortaleceram a presença romana na região do mar Mediterrâneo, com o estabelecimento de províncias nas terras conquistadas. eliminaram os gastos militares do Império Romano, pois impediram o surgimento de revoltas e tensões sociais. permitiram a expansão comercial de Roma por toda a península itálica e em direção ao ocidente, com a decorrente conquista da Gália. reduziram consideravelmente o número de escravos no Império Romano, pois a maioria deles foi alistada nas tropas e morreu em combate.
A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi: uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar Mediterrâneo; uma luta entre dórios e aqueus na época da ocupação do território grego que resultou na formação das cidades de Esparta e Atenas; uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Liga de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego; uma guerra entre gregos e romanos, pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre os povos do Oriente Próximo; uma invasão do território grego pelas tropas de Alexandre - O Grande, na época de expansão do Império Macedônico que herdara de seu pai.
A partir do século VIII a.C., a história grega torna-se mais clara. Obrigados, pela pobreza do solo, a emigrar, fundam colônias na Ásia Menor e na Magna Grécia. Tirando partido de seu litoral recortado e rico em portos naturais, desenvolvem numerosas cidades, entre as quais Atenas, Esparta, Tebas, Corinto, Olímpia, Argos e Platéia. Tornam-se um povo de arrojados navegadores, substituindo os fenícios e os cretenses na tarefa de ligar, pelo comércio, os povos mediterrâneos. A denominação Magna Grécia refere-se à(s): principais cidades-estados gregas: Atenas e Esparta; fase expansionista grega e a conquista de regiões em França e África. áreas colonizadas pelos gregos no sul da Itália e na Sicília. Bizâncio, onde os gregos formaram suas mais importantes colônias. hegemonia ateniense durante o período arcaico.
As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar: a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso. a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu. a formação da Liga de Delos, uma liga militar de cidades lideradas por Atenas. a intensificação da luta interna entre facções políticas em Atenas. a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.
As cruzadas influíram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. A mais significativa de suas consequências foi: a reunificação das Igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cismo do Oriente. um novo Cisma no cristianismo com o início da Reforma protestante no século XVI. a conquista dos lugares sagrados do cristianismo situados na Ásia Ocidental. a “reabertura” do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação dos contratos entre Ocidente e Oriente, intensificou o renascimento comercial e urbano na Europa. o declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no ocidente da Europa.
“Os promotores das cruzadas e os cruzados haviam se colocado, pelo menos, três objetivos: a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os infiéis. Mas nenhum desses objetivos havia sido alcançado plenamente. Nas palavras de um importante historiador da Idade Média, ‘Se os cruzados são os grandes perdedores da expansão cristã, os grandes ganhadores foram, em definitivo, os comerciantes’.” Citado em LE GOFF , Jacques. La Baja Edad Media. Madrid: Siglo XXI, 1985. Nesse afã de conquistar as rotas comerciais do Mediterrâneo, os venezianos conseguiram fundar o Reino Latino de Constantinopla, após saquearem a cidade bizantina. Em qual das cruzadas realizadas pelos europeus ocorreu esse fato? Quarta Cruzada (1202-1204) Sétima Cruzada (1250) Terceira Cruzada (1189-1192) Primeira Cruzada (1096-1099) Quinta Cruzada (1218-1221).
Report abuse Consent Terms of use